Anda di halaman 1dari 11

Neoclassicismo

Definio
Movimento cultural europeu, do sculo XVIII e parte do sculo XIX, que defende a retomada da arte antiga, especialmente greco-romana, considerada modelo de equilbrio, clareza e proporo. O movimento, de grande expresso na escultura, pintura e arquitetura, recusa a arte imediatamente anterior - o barroco e o rococ, associada ao excesso, desmedida e aos detalhes ornamentais. sinuosidade dos estilos anteriores, o neoclassicismo ope a definio e o rigor formal. Contra uma concepo de arte de atmosfera romntica, apoiada na imaginao e no virtuosismo individual, os neoclssicos defendem a supremacia da tcnica e a necessidade do projeto - leia-se desenho - a comandar a execuo da obra, seja a tela ou o edifcio. A isso liga-se a defesa do ensino da arte por meio de regras comunicveis, o que se efetiva nas academias de arte, valorizadas como locus da formao do artista. O entusiasmo pela arte antiga, a recuperao do esprito herico e dos padres decorativos da Grcia e Roma se beneficiam da pesquisa arqueolgica (das descobertas das cidades de Herculano em 1738 e Pompia em 1748) e da obra dos alemes radicados na Itlia, o pintor Anton Raphael Mengs (1728 - 1779) e o historiador da arte e arquelogo Joachim Johann Winckelmann (1717 1768), principal terico do neoclassicismo. A edio em 1758 de Runas dos Mais Belos Monumentos da Grcia, de J.-D. Le Roy e de A Antigidade de Atenas (1762), dos ingleses James Stuart e Nicholas Revett, evidenciam a intensidade da retomada greco-romana.

A escultura neoclssica tem em Roma o seu centro irradiador, nas verses de Antonio Canova (1757 - 1822), Bertel Thorvaldsen (1770 1844) e John Flaxman (1755 - 1826). Teseu e o Minotauro (1781 - 1783) considerada a primeira grande obra de Canova, seguida pela sepultura do papa Clemente XIV, na Igreja dos Santos Apstolos (1783 - 1787). Ainda que amparada em modelos semelhantes, a escultura de Thorvaldsen vista como oposta a de Canova pelo acento no volume em detrimento do movimento e luz. A fama internacional de Flaxman advm das gravuras para a Ilada e a Odissia (1793). Na pintura, o epicentro do neoclassicismo desloca-se para a Frana. Ali, diante da Revoluo Francesa, o modelo clssico adquire sentido tico e moral, associando-se a alteraes na viso do mundo social, flagrantes na vida cotidiana, na simplificao dos padres decorativos e na forma despojada dos trajes. A busca de um ideal esttico da Antigidade vem acompanhada da retomada de ideais de justia e civismo, como mostram as telas do pintor Jacques-Louis David (1748 - 1825), que exercita seu estilo a partir de suas estadas na Itlia em 1774 e 1784 e do exemplo dos pintores franceses de Nicolas Poussin (1594 - 1665) e Claude Lorrain (1600-1682). A dico austera das composies de David - ao mesmo tempo simples e grandiloqentes - despidas de ornamentos e detalhes irrelevantes, nas quais as cores so circunscritas pelos traos firmes do contorno, tornarse- sua marca caraterstica. O Juramento dos Horcios (1784) e A Morte de Socrtes (1787) so exemplos ntidos da gramtica neoclssica empregada pelo pintor francs, em que convivem o equilbrio e preciso das formas. Pintor da Revoluo Francesa (A Morte de Marat, 1793), David foi tambm defensor de Napoleo (Coroao de Napoleo, 1805-1807). Nos dois momentos, a Frana encena os modelos da Roma Republicana e da Roma Imperial, tanto na arte quanto na vida social, pela recusa do estilo aristocrtico anterior.

A Revoluo Francesa, a proeminncia da burguesia e o incio da Revoluo Industrial na Inglaterra modificam radicalmente a posio do artista na sociedade. A arte passa a responder a necessidades sociais e econmicas. A construo de edifcios pblicos - escolas, hospitais, museus, mercados, crceres etc. - e as intervenes no traado das cidades evidenciam a exigncia de racionalidade que a arquitetura e a urbanstica, nova cincia da cidade, almejam. A defesa da racionalizao dos espaos anunciada por arquitetos como tienne-Louis Boulle (1728 - 1799) e Claude-Nicolas Ledoux (1736 - 1806), que traduzem os anseios napolenicos de transformar arquiteturas e estruturas sociais, com nfase na funo das edificaes. Tal iderio origina, paradoxalmente, projetos e construes "visionrias", como os edifcios em forma de esfera (Casa dos Guardas Campestres, 1780, de Ledoux). Aps a revoluo, a arquitetura neoclssica teve papel destacado na formao do estilo burgus imperial, presente, entre outros, na Rua de Rivoli e no Arc du Carrousel em Paris. Reverberaes do neoclassicismo se observam em toda a Europa. Todas as naes e cidades, afirma o historiador italiano Giulio Carlo Argan, tm uma fase neoclssica, relacionada vontade de reformas e de planejamento racional correspondentes s transformaes sociais em curso. As dificuldades de aclimatao do modelo neoclssico no Brasil vm sendo apontadas pelos estudiosos, por meio de anlises das obras de Nicolas Taunay (1755 - 1830) e Debret (1768 - 1848), entre outros. Na arquitetura, a antiga Alfndega, hoje Casa Frana-Brasil, e o Solar Grandjean de Montigny, atualmente pertencente Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro - PUC/RJ, constituem exemplos de construo

neoclssica no pas.

Romantismo
Emoo tona
As cores fortes pretendem trazer a emoo tona. Nessa obra, Delacroix retrata um acontecimento histrico, a rebelio dos republicanos e liberais contra o rei Carlos 10o em 1830, na Frana. O fato escolhido pelo pintor verdico, mas a maneira de retrat-lo fantasiosa: pouco provvel que houvesse uma mulher de seios nus durante a rebelio, guiando os manifestantes!

O artista romntico criava em suas obras uma atmosfera de fantasia e

herosmo, valorizando a emoo e a liberdade de criao. Alm de acontecimentos histricos contemporneos, tambm tinha como temtica culto natureza. O romantismo pode ser descrito como o movimento artstico e filosfico que surgiu no fim do sculo 18 e se estendeu pelo 19, decorrente das fortes mudanas sociais, polticas e culturais na Europa, sob os efeitos da Revoluo Francesa e da Revoluo Industrial. uma viso de mundo subjetiva e emotiva, oposta racionalidade e objetividade do neoclassicismo e do iluminismo. Como expoentes do romantismo, alm do pintor Eugne Delacroix (17981863), podem-se citar os artistas Thodore Gricault (1791 - 1824) na Frana, e William Turner (1775 - 1851) e John Constable (1776 - 1837) na Inglaterra, entre outros.

Goya
As primeiras manifestaes romnticas na pintura foram realizadas por Francisco de Goya (1746-1828), que, apesar de pertencer academia, no seguia as regras do racionalismo neoclssico. Em muitas de suas pinturas h contrastes de luz e sombra que do um efeito dramtico cena. Alm de sua presena na arte e na filosofia, temos o movimento romntico na msica e na literatura, vertentes que no Brasil (saiba mais sobre o romantismo na literatura brasileira) tiveram muita fora com o maestro Carlos Gomes e o escritor Jos de Alencar.

Diferenas entre Romantismo e Neoclassicismo Nas duas ltimas dcadas do sculo XVIII e ns 3 primeiras do sculo XIX, uma nova tendncia esttica predominou nas criaes dos artistas europeus. Trata-se do Academicismo ou Neoclassicismo, que expressou os valores prprios de uma nova e fortalecida burguesia, que assumiu a direo d sociedade europia aps a Revoluo Francesa e principalmente com o imprio de Napoleo. Chama-se Neoclassicismo porque retoma os princpios d arte da Antiguidade greco-romana (mais uma vez! Lembre-se que isso j foi retomado antes, no Classicismo). O termo 'academicismo' surgiu do uso dos conceitos da antiguidade para o ensino das artes nas academias e escolas. Com isso, as tcnicas e convenes da arte clssica predominaram. Na arquitetura, tudo deveria seguir o modelo dos templos grecoromanos ou do Renascimento (o que d quase na mesma) Italiano.

Na pintura, mantem-se tambm a influncia grega e renascentista, principalmente da tcnica do pintor Rafael. Um dos principais pintores do neoclassicismo foi Jacques Louis David. O quadro 'Bonaparte atravessando os Alpes' faz at lembrar um pouco um quadro muito conhecido no Brasil. Viva a Academia! Entretanto, o sculo XIX foi agitado por fortes mudanas sociais, polticas e culturais causadas pela Revoluo Francesa e Industrial. do mesmomodo, a atividade artstica tornou-se mais complexa. O ROMANTISMO foi um movimento cultural que se desenvolveu na primeira metade do suclo XIX. O Romantismo foi um movimento de oposio ao neoclassicismo academicista do final do sculo XVIII. Os artistas procuraram se libertar das regras atravs de uma livre expresso da personalidade do artista. Como caracterstica principal podemos citar a valorizao dos sentimentos e da imaginao como princpio da criao artstica. Alm dessa caractersticas podemos citar tambm a valorizao da natureza e no nacionalismo. De uma certa forma, os pintores romnticos aproximam-se da esttica e formas barrocas na tentativa de recuperar o dinamismo e o realismo negados pelo neoclassicismo. As composies so em diagonal, para gerar movimento. Luz e sombra tambm voltam a ser utilizados. Quanto aos temas, a histria nacional, fatos reais e a natureza. Os principais pintores foram Goya, Delacroix,, Turner e Constable

Questes sobre o assunto


Questo 01. Marque (C) CERTO ou (E) ERRADO: 1. ( E )A arte neoclssica trazia um tom calmo e completamente racional, enfatizando o desenho com linhas, sem que se percebesse vestgios das pinceladas e tinha temas contra a arte grega. 2. ( E ) Agora se quer herosmo e virtudes cvicas, assinalou o escritor alemo Goethe. A arte neoclssica era sria, ilustrando temas da histria antiga ou da mitologia nrdica, em vez das frvolas cenas de festa rococ. 3. ( C ) A linha mestra do estilo neoclssico era dada por figuras severas, desenhadas com exatido. 4. ( E ) O neoclassicismo foi um fenmeno francs. Esse estilo derivou da ruptura de seus antecessores. Os neoclssicos queriam que a arte fosse mais 4

substancial, no inteiramente delicada a captar um momento passageiro. Sua principal temtica era a vida noturna, naturezas-mortas e auto retratos. QUESTO 02 - A respeito do Neoclassicismo, julgue os itens com ( C) para correto e ( E) para errado: 01 ( E ) Os artistas negavam toda influncia greco-romana. 02 ( E ) Foi formulada uma arte com base nos princpios da racionalidade, proporo, medida, simetria e nitidez. 03 ( C ) Os neoclssicos queriam expressar contornos nitiodos. 04 ( C ) O neoclassicismo o estudo nas escolas de belas artes. Questo 03 julgue os itens a seguir em (C) CERTOS ou (E) ERRADOS: 1. ( C ) Foi a primeira e forte reao ao Neoclassicismo. 2. ( E ) O romantismo no valorizava a natureza, pois seus artistas acreditavam na tristeza e consideravam a natureza alegre. 3. ( C ) Os artistas romnticos usavam na pintura uma composio em diagonal, valorizando a cor e o contraste claro-escuro. 4. ( E ) O romantismo era composto de sentimentos como o amor e paixes.

QUESTO 04 - A respeito do Romantismo julgue os itens com ( C ) para as alternativas corretas e ( E ) para erradas:

01 ( E ) Seguia normas impostas para imitar a arte greco-romana 02 ( C ) Os artistas eram fascinados pelo mistrio e o sobrenatural. 03.( C ) As obras feitas no romantismo eram repletas de fantasias e o

herosmo acompanhava a emoo. 04 ( E ) O artista romntico retratava a realidade tal qual ela . Questo 05 Quanto ao Romantismo julgue os itens: a) ( C ) O Romantismo vem a negar as tendncias do Neoclssico. b) ( E ) O artista romntico est fortemente ligado ao real e ao religioso. c) ( E ) A linhas e curvas do Renascimento e do Maneirismo so utilizadas como base para a criao dos desenhos. d) ( E ) O Romantismo o primeiro dos movimentos a se unir ao neoclassicismo.

Texto conclusivo
O neoclassicismo um movimento artstico que, a partir do final do sculo XVIII, reagiu ao barroco e ao rococ, e reviveu os princpios estticos da antigidade clssica, atingindo sua mxima expresso por volta de 1830. No foi apenas um movimento artstico, mas cultural, refletindo as mudanas que ocorrem no perodo, marcada pela ascenso da burguesia. Essas mudanas esto relacionadas ao racionalismo de origem iluminista, a formao de uma cultura cosmopolita e profana; Entre as principais filosofias do perodo neoclssico temos a pregao da tolerncia; da igualdade e fraternidade entre os povos (nada mais nada menos que os ideias revolucionrios que motivaram a Revoluo Francesa), ou seja, o pensamento iluminista.

O romantismo foi um movimento artstico ocorrido na Europa por volta de 1800, que representa as mudanas no plano individual, destacando a personalidade, sensibilidade, emoo e os valores interiores. Atingiu primeiro a literatura e a filosofia, para depois se expressar atravs das artes plsticas. A arte romntica se ops ao racionalismo da poca da Revoluao Francesa propondo a elevao dos sentimentos acima do pensamento. Curiosamente, no se pode falar de uma esttica tipicamente ou exclusivamente romntica, visto que nenhum dos artistas se afastou completamente do academicismo, mas sim de uma homogeneidade conceitual pela temtica das obras. A poduo artstica romntica reforou o individualismo na medidade em que baseou-se em valores emocionais subjetivos e muitas vezes imaginrios, tomando como modelo os dramas amorosos e as lendas hericas medievais, a partir dos quais revalorizou os conceitos de ptria e repblica. E mostrou especial interesse pelas culturas exticas, pela alteridade.

Anda mungkin juga menyukai