Anda di halaman 1dari 26

Cognio e interacionalidade atravs do YouTube

Paulo Henrique Souto Maior Serrano

ndice
Introduo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1 Metodologia . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2 Sobre o YouTube e suas Polticas . . . . . . . 3 Mapeamento de Recursos . . . . . . . . . . . 4 YouTube como Ferramenta de Aprendizagem 5 Valor Cognitivo do Grotesco . . . . . . . . . Concluso . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Bibliograa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2 4 7 12 14 19 24 25

Resumo
O YouTube consiste numa ferramenta de publicao de vdeos disponvel no ciberespao com acesso irrestrito, descentralizado e interativo. Esse artigo traz uma abordagem explicativa sobre novas tecnologias e o YouTube descrevendo os seus recursos interativos e funcionais, determinantes para a utilizao do sistema como uma ferramenta para a democratizao da comunicao e aprendizagem. Palavras-chave: YouTube. Mdias Digitais. Cibercultura.
Bacharel em Comunicao Social, habilitao jornalismo, pela Universidade Federal da Paraba.

Paulo Serrano

Introduo
O espao das comunicaes realizadas atravs das redes de computadores interconectadas mundialmente chamado de ciberespao o termo uma juno de ciberntico com espao e foi inventado em 1984 por William Gibson no romance de co cientca Neuromancer. O ciberespao possui diversas interfaces, aplicaes e modos de comunicao distintos, mas basicamente sua funo realizar transmisses de dados digitalizados e criptografados. Inseridas no ciberespao esto as pginas web, como documentos hipermiditicos - documentos que renem vrias mdias em um suporte computacional - com ligaes hipertextuais. O hipertexto no jargo computacional um sistema de interconexo entre os contedos visualizados, onde cada documento tem referncias a outros documentos que estendem ou complementam a mensagem inicial conectando e construindo novos sentidos. O conjunto de pginas web forma um site. O acesso a um site feito atravs de um endereo eletrnico requisitado em um programa de navegao ou browser. A utilizao do ciberespao como forma de comunicao entre pessoas do mundo todo atravs de comunidades, salas de bate-papo, mundos virtuais, entre outras, de forma reducionista trata do conceito de cibercultura. A universalidade e a pluralidade so as principais caractersticas da cibercultura.
A cibercultura encarna a forma horizontal, simultnea, puramente espacial, da transmisso. S encadeia no tempo por acrscimo. Sua principal operao a de conectar no espao, de construir e de estender os rizomas do sentido. (Levy, 1999)

O conceito est diretamente relacionado com a atividade humana nos ambientes digitais, a cibercultura pode ser entendida como o resultado da Comunicao Mediada por Computadores, CMC. Esta pesquisa se props a estudar as possibilidades de cognio e interacionalidade atravs da pgina da web YouTube, cujo endereo eletrnico www.youtube.com ou a verso em portugus http://br.youtu be.com/, consiste em um servio de publicao de vdeos que proporciona aos participantes e visitantes a possibilidade de compartilhar e comentar clipes de vdeo. O sucesso do YouTube com relao aos outros sites de publicao de vdeos encontra-se em dois aspectos:
www.bocc.ubi.pt

Cognio e interacionalidade atravs do YouTube

1) O pioneirismo no processo de digitalizao dos contedos audiovisuais. O YouTube foi o primeiro site a utilizar a compresso dos vdeos para o formato FLV, ou Flash Vdeo. Esse formato aumenta a compresso e reduz o tamanho do arquivo, potencializando a velocidade de transmisso de dados. 2) A interatividade. Alm da simples recepo do vdeo, os mecanismos de resposta propostos pelo site permitem a submisso de comentrios, inscries, receber noticaes de novos acrscimos de determinado usurio e a resposta aos vdeos j publicados. Essa comunicao entre os usurios do site incentiva troca de informaes e estimula a alteridade com o objetivo de desenvolver o sentimento de comunidade. De acordo com Howard Rheingold em seu livro Virtual Communities, ...sempre que a tecnologia CMC (Comunicao Mediada por Computador) se torna disponvel para as pessoas em qualquer lugar, elas inevitavelmente constroem comunidades virtuais, da mesma forma que microorganismos inevitavelmente criam colnias. (Rheingold, 2003: 5)
O ciberespao cria um mundo operante, interligado por cones, portais, stios e home-pages, permitindo colocar o poder de emisso nas mos de uma cultura jovem, tribal, gregria, que vai produzir informao, agregar rudos e colagens, jogar excesso no sistema. (Lemos 2002)

A observao de trfego e estatsticas do prprio site arma que 60% de todos os vdeos assistidos na internet so originrios do YouTube. Isso resulta na exibio diria de centenas de milhes de vdeos e o envio de centenas de milhares de vdeos tambm a cada dia. A cada minuto, dez horas de vdeo so enviados e publicados. (fonte: YouTube Fact Sheet) Esse excesso de contedo ou dilvio informacional (Levy, 1998), consiste em um fenmeno que surge na sociedade contempornea e que altera a maneira com que o entretenimento, o lazer, o trabalho, gerenciamento poltico, democracia, consumo, comunicao, educao, enm, toda a cultura em geral produzida e recebida pela populao. Essa pesquisa parte da hiptese de que possvel, em meio a todo o processo catico com que so publicados e armazenados os vdeos no YouTube, que o usurio seja capaz de encontrar contedos que atravs do processo de interao possam produzir conhecimento. O objetivo

www.bocc.ubi.pt

Paulo Serrano

comprovar essa hiptese e evidenciar a eccia desse sistema de publicao audiovisual como uma forma de comunicao educativa midiatizada que contribui para processos de autoformao e co-formao (Alava, 2002: 16) entre seus usurios ou visitantes.

Metodologia

A escolha do YouTube como objeto de anlise provocou a necessidade de um rigor sistemtico especco. A estratgia utilizada para a anlise teve por objetivo eliminar o problema da limitao quantitativa que acreditamos no ter comprometido a qualidade da pesquisa. O acervo selecionado composto por aproximadamente 1120 vdeos e 983 canais, a diversidade do contedo denota a preocupao em abranger a pesquisa a todas as categorias disponveis no site, sendo, portanto irrelevante a quantidade de contedo existente em cada categoria. A primeira etapa da pesquisa consistiu no levantamento bibliogrco interdisciplinar, durante esse processo identicamos os autores capazes de auxiliar teoricamente a seleo, anlise e crtica dos contedos selecionados. Acreditamos que o estabelecimento de critrios para avaliao dos contedos se d atravs da base terica aplicada. O reconhecimento do potencial cognitivo, as possibilidades ldicas e interacionais e a competncia comunicativa so alguns conceitos que procuraram ser estudados nas obras dos autores selecionados. Aps e durante o levantamento bibliogrco a leitura das obras foi acompanhada pelo chamento de citaes e de idias relevantes pesquisa. O aprofundamento na conceituao e na anlise cognitiva de hipermdias alocadas no ciberespao foi fundamental para a pesquisa. O embasamento terico aprofundado facilitou a compreenso dos conceitos norteadores e da metodologia aplicada para o estudo desses conceitos. A terceira etapa buscou mapear as informaes audiovisuais publicadas no YouTube. Como j foi armado, foram assistidos aproximadamente 1120 vdeos e 983 canais de exibio, os canais so pginas que armazenam vrios vdeos de um mesmo autor. Nessa etapa foi possvel encontrar os mais variados contedos, serviram de base para facilitar a quarta etapa da pesquisa que foi a seleo do material mais adequado a cada segmento audiovisual publicado no site. Durante a atividade de mapeamento dos vdeos foi detectado uma
www.bocc.ubi.pt

Cognio e interacionalidade atravs do YouTube

diculdade no processo de busca despretensiosa de contedos. Sem as palavras-chave as categorias disponveis no site seriam a nica forma de segmentar o contedo dos vdeos, porm a categorizao proposta pelo site a categorizao clssica, originria de Plato em seus dilogos Polticos, formando categorias mutuamente exclusivas e coletivamente exaustivas. Vdeos engraados de animais no eram adequadamente enquadrados pelos usurios nas categorias humor ou animais. Para resolver esse problema a melhor soluo encontrada foi desenvolver uma proposta de categorizao dos vdeos a partir de um agrupamento conceitual, no qual os objetos podem pertencer a uma ou mais categorias em graus diferenciados de pertinncia e uma proposta de categorizao a partir do processo de produo de cada vdeo. As categorias existentes no site so: Animais Cincia e tecnologia Educao Entretenimento Esportes Filmes e desenhos Humor Instrues e estilo Msica Notcias e poltica Pessoas e blogs Veculos Viagens e eventos Na proposta de agrupamento conceitual as categorias disponveis no site no teriam alterao, apenas caria permitido ao usurio incluir o seu vdeo em duas ou mais categorias ao mesmo tempo.
www.bocc.ubi.pt

Paulo Serrano

A explorao mais apropriada da produo audiovisual publicada no YouTube se deu a partir do desenvolvimento de um mtodo de categorizao que considera essencialmente a esttica de produo de cada vdeo e o pblico originalmente destinado a receber o contedo. Dessa forma, a segmentao feita entre: 1) vdeos adaptados de outras mdias; 2) vdeos produzidos diretamente para difuso online. Os vdeos adaptados compreendem todas as reprodues digitalizadas de contedos originrios de outras mdias, so adequaes de produtos audiovisuais ou artsticos que tinham como objetivo essencial a difuso em outro suporte mas que so reconguradas para o formato de exibio na internet. Essa categoria subdivide-se em: 1) contedos originrios da televiso, como seriados, novelas, propagandas e transmisses esportivas; 2) cinema, curtas, trailers, documentrios; 3) teatro, apresentaes teatrais registradas digitalmente e publicadas no site; 4) msica, o registro de shows e videoclipes; 5) games, incluindo vdeos ilustrativos ou tutoriais explicativos; 6) artes plsticas, seleo de obras exibidas como um lbum digital. Os vdeos produzidos diretamente para o YouTube, diferente dos vdeos adaptados, tem por nalidade a difuso no prprio ciberespao, trata-se da proposta essencial do site: Broadcast yourself ou transmita voc mesmo. So vdeos geralmente produzidos de forma independente, por pessoas comuns, videomakers ou videobloggers. Com o crescimento do site, o mercado publicitrio tambm passa a utilizar o espao para a difuso pblica de produtos, desenvolvendo tcnicas de marketing viral - o termo refere-se ao conceito de que os prprios usurios das redes sociais iro transmitir o contedo publicitrio como um vrus - e astroturng - publicidades que tentam criar a impresso de serem naturais, espontneas. Nesse caso so vdeos publicitrios produzidos diretamente para o YouTube, por isso tambm enquadram-se nessa categoria. A subdiviso para os vdeos deste segmento : 1) pessoais, incluem vdeos com contedo relacionado s atividades pessoais dos usurios e que so publicados para o compartilhamento com os amigos e com a comunidade. So exemplos deste agrupamento: os vdeos de opinio; costumes, videoblogs; acidentes domsticos, homenagens, auto-promoo, enm qualquer contedo pessoal publicizado; 2) independentes, so as produes individuais ou de pequenos grupos que no possuem contedo pessoal, compreendem todas as pardias (spoofs), vdeos musicais ou videoclipes, vdeos de carter poltico, instrues, animaes,
www.bocc.ubi.pt

Cognio e interacionalidade atravs do YouTube

entre outros. 3) publicitrios, so os vdeos que buscam a maior visualizao de uma marca ou a venda de um determinado produto, possuem todas as caractersticas de um anncio. So produzidos com o objetivo de conseguir muita visualizao, razo pela qual geralmente so divertidos para que possam ser disseminados como um vrus. Essa proposta de categorizao orientou toda a pesquisa e a seleo de material. Os vdeos selecionados serviram de modelo para evidenciar o potencial cognitivo e interativo do YouTube e na quinta etapa analisamos a seleo com o objetivo de raticar a sua importncia didtica e social como vetor de conhecimento, o importante a ser destacado dessa etapa o fato de termos buscado analisar um modelo em todas as categorias identicadas no site. Aliado ao processo de anlise do contedo ocorreu a reexo sobre as teorias empregadas, sexta etapa da pesquisa. Durante esse processo procuramos comparar os objetos com a anlise terica dos autores estudados, procurando por elementos capazes de comprovar a hiptese inicial que norteou o plano de trabalho: Existe a possibilidade de elevao cognitiva atravs da experincia audio-visual e interativa proporcionada pelo YouTube?

Sobre o YouTube e suas Polticas

As novas tecnologias constituram o principal fator condicionante do surgimento das comunicaes digitais. A evoluo das pesquisas em telecomunicao, informtica e eletrnica resultam na maior disseminao das tecnologias que condicionam as prprias pesquisas. Onde h uma rpida evoluo tecnolgica existe mais acessibilidade e mais popularizao dos equipamentos. Quanto mais fabricantes de computadores surgem, mais computadores so vendidos e mais pessoas podem ter acesso informaes digitalizadas.
J tempo portanto, de virar o disco dos discursos sociolgicos sobre o poder da televiso e comear a encarar a mdia eletrnica como fato da cultura, capaz de exprimir com eloqncia a complexidade e as contradies de nosso tempo. (Machado 1997)

Os contedos digitalizados so informaes de qualquer natureza, armazenadas dentro de computadores e codicadas como dados. Um
www.bocc.ubi.pt

Paulo Serrano

computador capaz de se conectar a outras mquinas possuiu autonomia para acessar e compartilhar seus contedos disponveis. A internet ou rede mundial de computadores amplia as dimenses de acesso e compartilhamento desses contedos digitais para uma escala mundial. A inuncia que essa tecnologia trouxe humanidade extremamente evidente. Na sociedade contempornea os computadores deixaram de ser mquinas de calcular e transformaram-se em mquinas de comunicar. (Santaella 2003) As culturas tornaram-se mais plurais e heterogneas, o surgimento de novas mdias, principalmente a Internet, alteraram muitos paradigmas nas esferas econmica, poltica e social.
As novas tecnologias da informao e comunicao esto mudando no apenas as formas do entretenimento e do lazer, mas potencialmente todas as esferas da sociedade: o trabalho (robtica e tecnologias para escritrios), gerenciamento poltico, atividades militares e policiais ( a guerra eletrnica ), consumo ( transferncia de fundos eletrnicos ), comunicao e educao (aprendizagem a distncia), enm, esto mudando toda a cultura em geral. (Santaella 2003)

Considerando a importncia desse fenmeno e sua atuao em diferentes nveis da estrutura de nossa sociedade esta pesquisa busca, dentro de um modelo de anlise direcionado s mdias digitais, contextualizar e categorizar um novo processo de comunicao digital democrtico que realizado atravs de contedos audiovisuais publicados na pgina web YouTube.
... a verdadeira questo no ser contra ou a favor, mas sim reconhecer as mudanas qualitativas na ecologia dos signos, o ambiente indito que resulta da extenso das novas redes de comunicao para a vida social e cultural. (Levy 1999)

O YouTube foi fundado em fevereiro de 2005, por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim (que abandonou o projeto para cursar a graduao). Os dois funcionrios que deram continuidade criao do site trabalhavam em uma empresa de desenvolvimento de programas de computador, tiveram a idia a partir do inconveniente de transmitir arquivos de vdeo pelo e-mail e por publicao convencional na internet, pois o processo era muito demorado. O YouTube comeou como
www.bocc.ubi.pt

Cognio e interacionalidade atravs do YouTube

um programa pessoal de compartilhamento de vdeo. (Cloud, apud Turkheimer 2008 p.17) Em novembro de 2005 a empresa recebeu trs e meio milhes de dlares da empresa Sequoia Capital. O investimento permitiu aos trs desenvolvedores lanarem o site para todo o pblico em dezembro do mesmo ano. O interesse do pblico foi muito rpido, principalmente os usurios do programa de relacionamentos MySpace, que podiam incluir os vdeos do YouTube em seus pers. O aumento da quantidade de usurios e visitantes aumentou o trco de informaes no site tornando necessrio a aquisio de servidores mais potentes, com isso a Sequoia Capital investiu mais oito milhes de dlares na companhia. Nesse momento o terceiro desenvolvedor do site j havia se afastado da companhia, restando a Steve Chen e Chad Hurley a tarefa de implementar novos recursos e aumentar a popularidade do site. Tarefa que conseguiram realizar muito bem. Em novembro de 2006 o YouTube foi comprado pela Google Inc. por 1,65 bilhes de dlares, essa venda permitiu um aumento ainda maior na capacidade de armazenamento de contedos. Atualmente mais de 100 milhes de vdeos so assistidos diariamente no site, (Youtube Fact Sheet apud Turkheimer 2008 p. 17) hoje o site de compartilhamento de vdeos mais visto na internet. O site j est traduzido para o Ingls (EUA e Reino Unido), japons, coreano, italiano, francs, espanhol, holands, polons, portugus, chins (tradicional), alemo, russo. A digitalizao da informao condiciona a livre troca de contedo que antes era alocado em suportes analgicos de difcil reproduo. Com a introduo do sistema numrico a prpria natureza, o estatuto e a substncia do contedo que se transformam radicalmente (Machado, 1997). O desenvolvimento tecnolgico permite aos sites como o YouTube armazenar e publicar quantidades extraordinrias de arquivos digitais e aos usurios permite a facilidade de captao de imagens, atravs de cmeras de celulares, webcameras, cmeras de fotograa digital, entre outros. O processo de captao, tratamento e publicao das imagens bastante simplicado, por isso tem tantos vdeos. O YouTube uma ferramenta de publicao de vdeos que se utiliza da rede mundial de computadores para armazenar e expor os seus contedos, no existe no mundo outro suporte tcnico capaz de realizar essa tarefa para tantas pessoas e de uma forma to acessvel. Cada visi-

www.bocc.ubi.pt

10

Paulo Serrano

tante ou usurio pode assistir ou publicar o vdeo que quiser, a hora que quiser, no existe uma programao pr-denida. Para assistir aos vdeos necessrio apenas ter acesso ao endereo em que esto hospedados, chamado URL. A possibilidade de publicar vdeos est disponvel apenas para usurios cadastrados gratuitamente. suciente preencher alguns dados para identicao e concordar com os termos de uso que incluem o respeito s leis de direitos autorais e a no publicao de contedo violento, abusivo ou pornogrco. Essas so as nicas restries de publicao feitas pelo site, a maior parte da comunidade atende as regras e sinalizam os contedos considerados imprprios, uma vez sinalizado, o YouTube analisa e remove do sistema caso seja comprovado a violao dos termos de uso. Uma vez cadastrado, o usurio est integrado a uma comunidade de compartilhamento de vdeos pessoais e tem acesso a diversos recursos alm da publicao de vdeos. A proposta de unir os usurios como uma rede social um grande diferencial do site. As regras de utilizao do servio advertidas pelas diretrizes da comunidade probem a disponibilizao de vdeos contendo: 1) contedo sexualmente explcito; 2) abuso de animais; 3) abuso de drogas; 4) fabricao de bombas; 5) violncia explcita ou gratuita; 6) sensacionalismo de acidentes e cadveres; 7) informao protegida por propriedade intelectual; 8) apologia intolerncia tnica, religiosa, etc; 9) comportamento predatrio, ameaas, assdio; 10) invaso de privacidade. Em caso de violao das regras, alm da remoo do vdeo, o usurio pode ser advertido ou ter a conta permanentemente encerrada. No caso de encerramento de conta o e-mail utilizado para o cadastro no ser aceito novamente, nem o nome de usurio. Durante a pesquisa zemos a monitorao de um vdeo que violava as regras de utilizao do YouTube por conter informao protegida por propriedade intelectual. Tratava-se de um trecho do desenho Bob Esponja, produzido pela rede de televiso Nickelodeon, que vinculada ao grupo Viacom. O vdeo foi postado no dia 6 de maro de 2008 e estava disponvel para visualizao at o dia 22 de maro do mesmo ano, quando foi removido e a seguinte frase acrescentada: Este vdeo no est mais disponvel devido reclamao de Viacom International Inc. contra a violao de direitos autorais. O usurio que publicou o contedo inadequado foi advertido e ser expulso da comunidade caso volte a enviar vdeos que violam as regras de uso. Em 2007 a grande corporao de entretenimento Viacom que detm
www.bocc.ubi.pt

Cognio e interacionalidade atravs do YouTube

11

a MTV, VH1, Paramount, Dreamworks, Comedy Central, Nickelodeon, entre outras empresas de entretenimento deu incio a um processo contra a Google e o YouTube pedindo uma indenizao de US$ 1 bilho devido a exibio no-autorizada de 160 mil vdeos protegidos por direitos autorais mais de 1,5 bilhes de vezes e a remoo de todos os vdeos que so pertencentes ao grupo. A Google anunciou nos jornais que o processo da Viacom pode ameaar a liberdade na internet. A Viacom se defende armando que a Google no respeita a Lei Millenium de Autoria Digital (Digital Millennium Copyright Act - "DMCA"). O resultado do processo ainda no foi decidido at a data de nalizao deste artigo. A insatisfao com a publicao de contedos protegidos por direitos autorais no exclusiva da Viacom, sempre existiro indivduos ou corporaes interessadas na remoo de seu produto do site. O problema est no controle e na scalizao do contedo e o fato que todos os dias contedos protegidos por direitos autorais sero publicados e posteriormente removidos. O principal problema desse sistema de controle o tempo para a identicao do contedo ilegal, nesse exemplo especco foram 16 dias. Por 16 dias o vdeo encontrava-se disponvel no site, mesmo violando as regras de uso. O YouTube alega que no pode bloquear de forma preventiva o contedo protegido pelas leis de copyright, pois no tem condies de identica-los e se defende garantindo que a limitao da durao de todos os vdeos postados para no mximo 10 minutos, com exceo dos diretores que tm o direito de postar vdeos com mais tempo, uma medida de segurana para impedir a exposio completa de sries, shows e outros contedos protegidos. Michael Kwun, consultor snior na rea de disputas judiciais do Google, arma que j esto sendo desenvolvidas ferramentas para identicao digital de impresses digitais nos vdeos, dessa forma, seria possvel impedir a publicao de determinados contedos. E deixa claro que todas as medidas para a localizao dos vdeos por parte dos seus titulares so disponibilizadas da forma mais simples possvel, sendo assim, os proprietrios podem escolher fazer o que quiserem com o contedo exposto.

www.bocc.ubi.pt

12

Paulo Serrano

Mapeamento de Recursos

Enquanto o YouTube disponibiliza vdeos, msicas, videoclipes, programas de televiso e vdeos originais, ele tambm cria um ambiente com forma idntica a uma rede social, os indivduos se renem em volta do contedo disponibilizado no para simplesmente assistir horas de televiso e vdeo, mas para ver e ser visto por outras pessoas, para fazer parte desse ambiente comunitrio. O YouTube procura promover muito mais esse aspecto do seu servio para manter elevada a circulao de informaes e visitantes, que possivelmente poderiam interromper a sua utilizao em razo da concorrncia dos sites autorizados a veicular os contedos exclusivos, e das brigas judiciais de copyright. (Diaz, 2004) A seguir apresentaremos os recursos disponveis no site e a classicao desenvolvida na faase da pesquisa em que nos comprometiamos a analisar o objeto. Os recursos podem ser classicados como: funcionais, que estruturam e facilitam a operabilidade do site; interacionais, mais relacionados aos modos de comunicao entre usurios, interface de comunicao e os sistemas de resposta. Dentre os recursos funcionais existe: 1) O envio de videos para o prprio site e a possibilidade de exportao desses vdeos para outros sites, blogs ou e-mails atravs do cdigo de incorporao disponibilizado; 2) a faculdade de escolha dos usurios se preferem que o vdeo seja pblico ou privado; 3) as inscries, que funcionam como lembretes, avisando quando novos vdeos de determinado usurio forem postados; 4) a captura rpida, atravs de webcam e o software da macromedia Flash os usurios podem gravar vdeos diretamente no site, sem a necessidade de armazen-lo em seu computador pessoal; 5) o TestTube, trata-se de um espao de discusso e teste para novos recursos do site, o endereo http://br.youtube.com/testtube; 6) diviso dos vdeos em categorias, cada vdeo pode pertencer a uma reas de tpicos; 7) sistema de busca por palavras-chave; 8) contagem e seleo de vdeos de acordo com a quantidade de visualizaes, comentrios, quantidade de vezes que foi adicionado como favorito e inscries que recebeu; 9) exibio de vdeos relacionados; 10) modo de exibio Warp!, esse recurso permite ao usurio visualizar os vdeos em tela-cheia, assim como, navegar por seus relacionados; 11) vdeos em destaque, vdeos selecionados pelos editores que aparecem na pgina inicial e das categorias. Os recursos interacionais incluem funes como: 1) as listas de re-

www.bocc.ubi.pt

Cognio e interacionalidade atravs do YouTube

13

produo, os usurios cadastrados podem adicionar os vdeos em listas pessoais, categorizando e facilitando o acesso ao contedo j visto; 2) a opo de sinalizar os vdeos, uma vez encontrado um vdeo considerado imprprio, que infringem os termos de uso do site, os usurios podem marc-lo para que seja avaliado e removido posteriormente; 3) compartilhamento de vdeos com amigos cadastrados ou diretamente pelo e-mail; 4) possibilidade de adicionar o vdeo lista pessoal de favoritos; 5) avaliao dos vdeos, realizada pelos prprios usurios; 6) conexo de vdeos atravs de vdeos respostas, que podem ser acrescentados; 7) comentrios dos vdeos postados e avaliao dos comentrios, os usurios cadastrados podem denir se os comentrios so relevantes ou no, desqualicando os hostis; 8) resposta aos comentrios; 9) adio de amigos; 10) troca de mensagens entre amigos; 11) construo de comunidades de interesse comum entre usurios; 12) promoo de concursos que promovem a interao e participao dos usurios; 13) compartilhamento ativo, esse recurso permite saber quem mais est assistindo ao mesmo vdeo que voc ou explorar histricos recentes dos usurios. O ciberespao possu diversas formas de agregao social popularizadas pelos seus instrumentos, ou interfaces que condicionam sua existncia. De acordo com Howard Rheingold as comunidades virtuais so:
Organizaes que emergem da NET quando um nmero suciente de pessoas levam adiante discusses pblicas com um mnimo sentimento humano para formar teias e relaes pessoais no ciberespao. (Rheingold 2003)

As relaes pessoais so condicionadas por redes de comunicao como chats, e-mails, fotologs, blogs, comunidades virtuais, fruns, IRQs, BBSs, MUDs, MMORPGs, entre outras existentes no ciberespao. No YouTube a rede de comunicao formada entre os usurios cadastrados muito evidente, pois a possibilidade de comentrios e respostas aos vdeos j publicados representa uma troca de informaes recproca e horizontal, pessoas do mundo inteiro podem assistir qualquer contedo audiovisual publicado e coment-lo. O emissor em nenhum momento encontra-se isolado dos receptores da informao, telespectadores e usurios tornam-se sujeitos ativos no processo comunicacional, que ocorre de forma desterritorializada, trata-se de uma exploso na democracia digital. O contedo audiovisual do Youtube cria uma nova modalidade de comunicao cujo nico requerimento necessrio
www.bocc.ubi.pt

14

Paulo Serrano

o acesso internet, popularmente feito atravs de computadores, e recentemente aberto a plataformas de celulares e TVs digitais.

YouTube como Ferramenta de Aprendizagem

A anlise dos vdeos selecionados buscou apresentar um estudo qualitativo do contedo audiovisual presente no YouTube e a sua importncia na construo da inteligncia coletiva (Levy 1999). O termo designa o conhecimento da humanidade armazenado no ciberespao. apresentado pelo autor como um processo social inalcanvel em sua plenitude. Nenhum individuo capaz de conhecer tudo, mas toda a humanidade o .
... o ciberespao suporta tecnologias intelectuais que amplicam, exteriorizam e modicam numerosas funes cognitivas humanas: memria ( banco de dados, hiperdocumentos, arquivos digitais de todos os tipos), imaginao (simulaes), percepo (sensores digitais, telepresena, realidades virtuais), raciocnios (inteligncia articial, modelizao de fenmenos complexos). (Levy 1999)

O YouTube representa uma memria individual e coletiva da humanidade, os acontecimentos pessoais so armazenados como documentos digitais e disponibilizados na rede, a possibilidade de compartilhamento entre vrios indivduos aumentam o potencial de inteligncia coletiva dos grupos que apresentam como ponto em comum o interesse por determinado contedo. Seraphin Alava em seu livro: Ciberespao e formaes abertas. Rumo a novas prticas educacionais?. Estabelece a partir da emergncia de prticas de formao mediadas pelo ciberespao quatro diferentes possibilidades de entender o conceito de autoformao: 1)Autoformao como prtica didtica autnoma, o ciberespao entendido como um lugar individual e autodidata, as oportunidades de se autoformar devem ser aproveitadas sempre que forem encontradas. 2)Autoformao como pedagogia individualizada, o ciberespao aumenta as possibilidades de autoformao e exige uma maior interao entre os formadores e os aprendizes para que esse processo seja realizado de forma plena. 3)Autoformao como co-formao por meio da troca, o ciberespao reconstri espaos fsicos de aprendizagem e a interao possibilitada criam condies de aprendizagem a partir da troca de experincias e
www.bocc.ubi.pt

Cognio e interacionalidade atravs do YouTube

15

colaborao social. 4) Autoformao como aprendizagem autodirigida, nessa categoria estariam instituies que controlariam os procedimentos de formao de um aprendiz a partir de uma pedagogia especca para o ensino pelo ciberespao. (Alava, 2002: 15-17)
Nessas novas prticas, h dois eixos de abordagem fortemente complementares: um eixo que se preocupa com a midiatizao tecnolgica dos saberes e das aes de interao entre o sujeito e os saberes (hipertexto, interatividade, diversidade de percursos) e um eixo que visa reconstruo das condies de uma mediao humana, vetor de interao e construo coletiva de saberes. Assim, o paradigma que predomina nessas prticas o da responsabilidade pelo prprio percurso da formao. ( Alava, 2002: 14)

A seguir apresentaremos um exemplo no YouTube para cada uma das quatro divises dos processos de autoformao propostos por Seraphin Alava. As categorias so distribuidas quanto a sua forma de utilizao, os exemplos a seguir foram selecionados a partir dos critrios estabelecidos at a data de elaborao deste relatrio. A utilizao de algum contedo pode ter sido modicada aps o relatrio, alterando sua classicao. A conferncia de Lcia Santaella no III Congresso Internacional de Semitica realizado na UFES foi disponibilizada no YouTube e pode ser acessada nos seguintes endereos: Parte 1: http://br.youtube.com/watch?v=IN2anWS0b5I Parte 2: http://br.youtube.com/watch?v=Irkymh3K3ZQ Parte 3: http://br.youtube.com/watch?v=bP2maOFRrRE O vdeo foi dividido em trs partes devido a limitao de durao apenas 10 minutos de contedo podem ser publicados em cada vdeo - imposta pelo site para evitar a disponibilizao integral de contedos inadequados. No vdeo a professora fala do conceito de mediao, linguagem, signo e dos meios de comunicao. A classicao que esse material estaria adequado a de autoformao como prtica didtica autnoma. O vdeo est disponibilizado para quem tiver interesse. No h uma preocupao com sua utilizao coletiva ou a discusso de seu contedo no prprio site. Devido a isso o
www.bocc.ubi.pt

16

Paulo Serrano

processo de aprendizagem feito de forma autnoma por quem assiste ao vdeo. O canal ProfessorToid acessado pelo endereo: http://br.youtube.com/user/ProfessorToid o exemplo mais pertinente encontrado na pesquisa de um processo de autoformao como pedagogia individualizada. O professor que d aulas em escolas de ensino mdio na cidade de Maring no Paran disponibilizou no YouTube mais de 260 videoaulas sobre os mais diferentes assuntos: biologia, artes, literatura, fsica... O que caracteriza esse procedimento e o diferencia de outros processos de autoformao que o professor interage com os visitantes que comentam os vdeos, ele responde perguntas e d explicaes detalhadas em seus comentrios. Esse exemplo diferencia-se das outras categorias devido a interao entre apenas as duas partes envolvidas no processo de ensino convencional, o formador e o aprendiz. A utilizao dos mecanismos de resposta disponveis no site favorece a troca de experincias e informaes, mas a relao mantm-se no nvel professor e aluno. O canal de vdeos Expert Village, que pode ser acessado atravs do endereo: http://br.youtube.com/expertvillage o exemplo mais signicativo de autoformao como co-formao por meio da troca. Esse canal oferece uma enorme quantidade de vdeos informativos que respondem a qualquer tipo de pergunta. O canal paga outros usurios de diferentes localidades do mundo para produzirem os vdeos explicativos, portanto a procedncia das informaes pode ser considerada convel. So apresentados mais de 81 mil vdeos com informaes que vo desde dicas culinrias, danar a Hula Taitiana, at como trocar o leo do carro, passando por dicas de defesa pessoal e origamis. Os estadunidenses usam o termo How To para designar esse tipo de contedo, so vdeos de como fazer determinada atividade. O canal j foi visitado por quase trs milhes de visitantes. Para a pesquisa o Expert Village o exemplo mais signicativo da possibilidade cognitiva no YouTube, em cada vdeo os usurios comentam ou at mesmo corrigem algum eventual erro atravs do recurso de vdeo-respostas, j citado anteriormente.
www.bocc.ubi.pt

Cognio e interacionalidade atravs do YouTube

17

O produto nal resultado da interao entre os usurios, uma informao completa, testada e portanto convel. O canal TED Talks Director contm vdeos de conferncias promovidas pela Technology, Entertainment, Design. Os participantes so os mais notveis pensadores de diversas partes do mundo que possuem so desaados a falar durante 18 minutos sobre suas idias. As conferncias esto licenciadas como Creative Commons portanto podem ser republicadas e compartilhadas sem nenhum problema. O canal ocial no YouTube o: http://br.youtube.com/tedtalksdirector Possui mais de 270 vdeos visualizados aproximadamente 305 mil vezes. Esse canal se caracteriza um processo de autoformao como aprendizagem auto-dirigida. A instituio TED encarrega-se de selecionar e publicar o material cognitivo, esse processo passa por uma reexo pedaggica, o objetivo nal a mais fcil recepo de sua audincia. Porm o direcionamento ou a reexo sobre o contedo apresentado j est exposto, so portanto, informaes auto-dirigidas. Vrios questionamentos so realizados sobre a ecincia dos mtodos de ensino mediados pelo ciberespao, esse questionamento denota a necessidade de releitura sobre a dialtica entre formao e comunicao. As atividades de formao sob a tica comunicacional no nascem no ciberespao. Todo dispositivo didtico precisa ser concebido em uma dimenso estritamente comunicacional. (Peraya apud Alava 2002: 18)
As primeiras tecnologias sgnicas, da comunicao e da cultura, j foram a fala e o gesto. No obstante sua pretensa naturalidade, a fala j um tipo de sistema tcnico, quase to articial quanto um computador. Tanto um artifcio que, para se realizar, a fala teve de roubar parte do funcionamento dos rgos naturais da respirao e deglutio emprestando-lhes novas e imprevistas nalidades articulatrias. Deu-se a por iniciada a fuso entre os sistemas tcnicos e a biologia do corpo. (Santaella, 2004: 211)

Os exemplos de processos cognitivos apresentados at o momento possuem um carter mais utilitarista, incluem contedos predominantemente educativos, apresentados de uma forma didtica. O fato que esses vdeos so a minoria no YouTube, a apresentao desse material

www.bocc.ubi.pt

18

Paulo Serrano

justica-se na necessidade de apresentar a academia, e mais especicamente aos docentes, exemplos de utilizao do site como um recurso pedaggico. Um outro vis muito comum de utilizao do site a publicao de contedos polticos. Essa forma de utilizao vem alterando a maneira como a sociedade enxerga a poltica. As propostas e informaes sobre a gesto e os polticos no esto mais limitadas ao horrio eleitoral gratuito. qualquer usurio pode publicar a sua opinio.
J armou Enzensberger que meios ditos de comunicao como o rdio e a tev, em seu aspecto atual, no esto a servio da comunicao, pois no admitem nenhuma inuncia recproca entre o emissor e o receptor, reduzindo qualquer possibilidade de feedback ao nvel mnimo que permite o sistema. (Machado, 1997)

A ampliao do acesso recepo e emisso de informao uma importante ferramenta para a concretizao do ideal de democratizao da comunicao. Margot Turkheimer em seu estudo sobre o momento poltico norteamericano e o YouTube conclui que desde 20005 quando o site foi lanado candidatos - principalmente em eleies regionais - sem visibilidade e perspectiva duplicaram as chances de eleio aps a utilizao do site como ferramenta de campanha. O site dispe um espao para os votantes e membros de campanha publicarem vdeos que podem ser vistos por todos os cidados.
Com a introduo do contedo de vdeos gerados por usurios na internet, mais importante na esfera poltica, e o desenvolvimento do YouTube em 2005, a face da poltica na internet se tornou menos sobre o que est sendo dito e incrivelmente focada em como est sendo dito. (Turkheimer 2008:97)

O YouTube possui diversos exemplos de utilizao que atendem a uma necessidade da sociedade por direito a informao e democratizao da informao, que nunca pde ser satisfeita por outras mdias. Durante a seleo de contedos foi encontrada uma outra aplicao social indita para o site, a CNN em parceria com o YouTube promoveu debates entre os usurios do site e os candidatos a presidente dos Estados Unidos nas eleies de 2008, atravs de um canal prprio no YouTube:
www.bocc.ubi.pt

Cognio e interacionalidade atravs do YouTube

19

http://www.youtube.com/youchoose. Nesse canal os usurios podiam enviar perguntas aos candidatos ou comentar as propostas e discutir com outros usurios, retornando ao ideal grego de democracia em que as idias eram discutidas nas goras por todos os cidados. Temas como poltica global, economia, sade, educao, energia e imigrao so pautados pelos usurios e respondidos pelos candidatos. Alm da interao com os cidados, so publicados discursos e promovidos debates entre os candidatos. Os debates so exibidos ao vivo e posteriormente armazenados para a visualizao em tempo integral de qualquer visitante. O debate entre os prprios usurios tambm muito comum muitos usurios contestam os contedos que necessitam de resposta dos candidatos. Uma outra prtica, realizada por campanhas locais e mais dirigidas a produo de vdeos virais que exigem poucos recursos nanceiros, os candidatos que fazem uso desse tipo de marketing conseguem grande visualizao com um investimento muito baixo.

Valor Cognitivo do Grotesco

No m de 2006 e comeo de 2007 o enforcamento do ex-ditador iraquiano Saddam Husseim foi gravado por testemunhas e publicado no YouTube com a advertncia para exibio apenas a usurios maiores de 18 anos. Dois dias aps o ocorrido haviam quatro usurios diferentes publicando o mesmo vdeo resultando em um total de mais de 350 mil visualizaes. Uma das publicaes pode ser acessada atravs do seguinte endereo: http://br.youtube.com/watch?v=1LjYYfMIS2Q O vdeo da dana da deputada ngela Guadagnin do PT-SP comemorando a absolvio do deputado Joo Magno do PT-MG, conhecido como a Dana do Mensalo; o prefeito de So Paulo, Gilberto Kassab, agredindo um cidado em uma unidade de sade; o presidente francs Nikolas Sarkozy xingando um idoso; o governador da Paraba, Cssio Cunha Lima traindo a esposa; luta de candidatos da campanha eleitoral sovitica; a queda em que o ex-ditador Fidel Castro fraturou o joelho. Todos esses vdeos exemplicam a possibilidade de utilizao poltica que se utiliza de imagens de bastidores, comentrios agressivos,

www.bocc.ubi.pt

20

Paulo Serrano

intervenes e at denncias. Esses contedos esto ou estiveram publicados entre inmeros outros vdeos de polticos que encontram no YouTube um canal livre de censura, onde a informao pode conseguir uma visibilidade considervel e car armazenada permanentemente sem horrio especco de reprise. Esse armazenamento caracterstico dos meios de comunicao assncronos amplica a visibilidade de fatos que em outras mdias no seriam percebidos, ou no teriam tanta repercusso. Em julho de 2006 o apresentador esportivo Fernando Vanucci apareceu no seu programa Bola na Rede aparentemente confuso. O vdeo foi publicado na internet com o ttulo Fernando Vannucci bbado: http://br.youtube.com/watch?v=KE8nN90ewlI Atualmente existem 5 cpias do mesmo contedo resultando em um total de mais de 1 milho de visualizaes, audincia muito superior do programa de TV. Tudo pode se tornar evidente na cultura da visibilidade total. Uma discusso levantada durante a anlise do objeto foi com relao ao nvel de liberdade que os usurios possuiriam para postar os seus contedos. Em 2005, poca em que o site foi publicado a scalizao do contedo era bem menos regular, porm com o crescimento das visitas ao site, dando mais visibilidade aos vdeos armazenados em seus servidores, o YouTube comeou a ser acionado para no expor determinados vdeos, na maioria dos casos por infringir as leis de direitos autorais, ou ter contedo pornogrco. Um clebre acontecimento noticiado pela imprensa brasileira foi o caso Cicarelli, a modelo e apresentadora processou o YouTube responsabilizando o site pela exibio das imagens em que ela aparecia com trocando carcias com o namorado em uma praia, o vdeo foi removido e o site foi bloqueado no Brasil por algum tempo, mas a justia julgou improcedente a ao. O site voltou ao ar e 15 novas cpias foram disponibilizadas com outras palavras-chave para dicultar a localizao. O caso Cicarelli, as leis de direitos autorais e os termos de uso denidos pelo site levantam a discusso sobre como feita a scalizao dos vdeos, j que a quantidade de publicaes realizadas por dia so superiores a 100 mil novos vdeos. A scalizao do contedo em determinados casos feita pelos prprios usurios atravs do sistema de Flag, quando algum usurio encontra um vdeo que considera inadequado proposta do site ele pode
www.bocc.ubi.pt

Cognio e interacionalidade atravs do YouTube

21

marc-lo como inapropriado, os responsveis pela manuteno do site vo avaliar o vdeo e remove-lo caso julguem necessrio. A preferncia da maioria dos usurios do site direcionada aos vdeos que tm em comum:
a gura do rebaixamento (chamada de bathos, na retrica clssica), operado por uma combinao inslita e exasperada de elementos heterogneos, com referncia freqente a deslocamentos escandalosos de sentido, situaes absurdas, animalidade, partes baixas do corpo, fezes e dejetos por isso, tida como fenmeno de desarmonia do desgosto ou disgusto, como preferem os italianos que atravessa as pocas e as diversas formaes culturais, suscitando um mesmo padro de reaes: riso, horror, espanto, repulsa. (Sodr & Paiva 2004: 17)

Esses vdeos possuem o maior nmero de visualizaes no site. Pode-se pensar que esses contedos no possuiriam valor cultural, sendo apenas entretenimento descartvel, mas nessa pesquisa procuramos entende-los como uma nova proposta de produo cultural condicionada pela evoluo e acessibilidade s tecnologias. O elemento esttico do grotesco encontra-se presente na maioria dos vdeos analisados, o imaginrio coletivo percebe esses contedos como formas estranhas, ridculas ou satricas. A sensao proveniente da recepo dessas informaes se expressa predominantemente no riso comunitrio, evocativo de uma alegre heterogeneidade (Sodr & Paiva 2004: 39) que se supe presente nos usurios do site. Os valores hedonistas encontram no ciberespao um lugar de satisfao muito eciente, os vdeos com caractersticas do grotesco so buscados para provocarem reaes capazes de satisfazer esses valores presentes em qualquer ser humano. Mas, esses vdeos podem adquirir valor cognitivo? O elemento esttico signo de comunicao, que se abre para uma semntica do imaginrio coletivo e que se faz presente, como uma forte aparncia ou forma sensvel, nas relaes comunicacionais e intersubjetivas (Sodr & Paiva. 2004: 38) da sociedade. essa forma a citao desse contedo voluntria ou no j assume um carter cognitivo.
Sejam quais forem as tecnologias da linguagem, aparelho fonador, instrumentos de desenho, gravura, aparelhos de foto,

www.bocc.ubi.pt

22

Paulo Serrano

gravaes sonoras, cinema, vdeo, holograa, computadores, redes telemticas, so todas elas prteses, sempre complexas, algumas mais, outras menos, que no s estendem e amplicam os cinco sentidos de nossos corpos, mas tambm, atravs dessas extenses, produzem, reproduzem e processam signos que aumentam a memria e a cognio de nossos crebros. (Santaella, 2004: 224-225)

Outra forma dos contedos adquirirem valor cognitivo a partir de seu formato de compresso. O YouTube utiliza o Flash Vdeo de extenso .v, esse formato permite a reduo do tamanho dos arquivos melhorando a velocidade de transmisso dos contedos, em contrapartida a resoluo da imagem reduzida para 320 pixels por 240 pixels, em maro de 2008 o site permitiu a exibio de vdeos com melhor denio, 480 x 360 pixels essa melhoria bastante signicativa, mas pela necessidade de rpida transmisso os vdeos ainda so de baixa denio.
A percepo das formas e a combinao das cores no vdeo dependem, portanto, de certo empenho do espectador no sentido de fazer emergir a congurao plstica nal. [...] Resulta da que os sistemas de baixa denio aguam a imaginao e exigem maior grau de participao do pblico receptor. [...] Quando as crianas comeam a ver imagens familiares nas formas das nuvens, elas esto participando de um processo de formao simblica em que a precariedade do sistema estimula o trabalho do agente perceptivo para fazer emergir a forma pregnante. (Machado, 1997)

O blog KibeLoco pertencente ao publicitrio carioca Antonio Tabet publicou em maro de 2008 o videoclipe da Dana do Quadrado, msica gravada por Sharon Acioly. A esttica do grotesco predominante nesse vdeo. A cmera xa mostra um gordo, um ano e um magro vestidos com roupas justas de exerccios, danando o funk do quadrado. Segundo as estatsticas do site o vdeo j foi assistido mais de 10 milhes de vezes. A reexo subjetiva da carga simblica desse contedo deve ter sido realizada em um nmero bem superior s suas visualizaes. Abaixo o link para acesso: http://br.youtube.com/watch?v=Ktgsn_G59os

www.bocc.ubi.pt

Cognio e interacionalidade atravs do YouTube

23

O curta Tapa na Pantera em que a atriz Maria Alice Vergueiro nge ser viciada em maconha um exemplo de produo cultural que apresenta uma situao absurda provocando reaes de riso. A utilizao da atriz de mais idade comentando uma situao que pelo senso comum mais relacionada aos jovens, a forma como o roteiro foi elaborado, dando a impresso de ser um documentrio, e a composio do discurso, muitas vezes sem lgica, so elementos que garantiram ao vdeo mais de dois milhes de visualizaes desde agosto de 2006. Abaixo o link para visualizao: http://br.youtube.com/watch?v=6rMloiFmSbw Os vdeos: Lasier Martins tomando choque, As rveres somos nozes, o videoclipe de Vai tomar no cu, Rivaldo sai desse lago so mais alguns exemplos de contedos constituintes da categoria esttica do grotesco. Muitos intelectuais criticam a internet por no considerarem o valor esttico encontrado em contedos como os acima citados. Os vdeos consistem em uma fonte de signos que constatam o acmulo de informao da nossa realidade quotidiana, mesmo se considerarmos essas informaes uma despesa ou excesso improdutivo (Lemos, 2002: 243) o contedo ter importncia fundamental na desconstruo da lgica utilitarista, racional, que reduz todos os esforos e necessidades humanas apenas a materiais de produo e de conservao.
A despesa , como prope Baudrillard, aquilo que vai evitar, por introduzir pequenos desastres, o desastre total de uma racionalizao da vida social, o deserto tecnolgico do real. A despesa eletrnica da cibercultura a possibilidade nal de resistncia a ditadura da tecnocracia, priso e lgica da utilidade e da acumulao ecaz. (Lemos, 2002:243-244)

A pesquisa tambm apresenta como resultado a criao do canal: http://br.youtube.com/ciberanalises O espao Ciberanalises tem como objetivo a comprovao e experimentao pragmtica das idias propostas no plano de trabalho. A resposta a pergunta-chave j foi contemplada na pesquisa, a utilizao do canal est mais relacionada a necessidade de produzir e compartilhar
www.bocc.ubi.pt

24

Paulo Serrano

contedos sobre cibercultura e disponibiliza-los para outros pesquisadores ou prossionais de comunicao terem acesso a esse contedo dentro do prprio espao ou objeto de pesquisa. A seleo de uma videograa tambm a proposta do canal, os contedos citados nesse trabalho e considerados relevantes estaro disponveis para visualizao.

Concluso
A anlise do YouTube convergiu entre os campos da educao e comunicao, com a principal meta de observar os processos cognitivos gerados pelo objeto. Em muitos casos, os usurios utilizam-se dos mecanismos de resposta em busca de mais informaes, revelando detalhes ou links relacionados que complementam a informao do vdeo. A busca da interacionalidade como condicionante pedaggico foi uma das prioridades da pesquisa, conseguimos comprovar que possvel aprender, ter uma experincia esttica e social atravs da construo coletiva de uma mensagem disponvel todos e fundamentada nas particularidades oferecidas por cada categoria, alocadas em uma zona de alta densidade informacional. Durante o processo de mapeamento de contedos obtivemos sucesso quanto a seleo do material pertinente pesquisa, comprovando a hiptese proposta no plano de trabalho. Vdeos como o Innite Solutions (tutoriais de manuteno em informtica): http://br.youtube.com/innitesolutions O slideshow de pinturas e esculturas de Salvador Dali: http://br.youtube.com/watch?v=QHH28cRXu0U Entre outros diversos videoblogs e tutoriais citados no trabalho so referncias importantes para exemplicar o potencial cognitivo do site. A interacionalidade, troca de informaes e contedos existentes nos comentrios dos vdeos e em outros mecanismos de resposta estariam tambm diretamente relacionadas com a formao da inteligncia coletiva (Levy 1999) portanto ligado ao processo de cognio. O processo de cognio atravs de interao, compartilhamento de interesses e troca de conhecimento funciona de forma desterritorializada, a nica fronteira para esse canal de conhecimento o interesse pessoal nos contedos.
www.bocc.ubi.pt

Cognio e interacionalidade atravs do YouTube

25

Cada internauta tem a liberdade de ltrar como bem entender o dilvio informacional (Levy. 1999), ou datasmog (nuvem informacional) (Shenk apud Felinto. 1997), emitido pelo ciberespao, de acordo com seus prprios critrios e interesses. O site possui a capacidade de armazenar vdeos que podem ser exibidos e comentados por qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo, vdeo-aulas, vdeo-conferncias, qualquer contedo audiovisual encontra nesse site um suporte digital eciente e gratuito. A possibilidade submetida aos espectadores e usurios de poder assistir e disponibilizar contedos de cincia, literatura, entretenimento e jornalismo atravs de uma mdia democrtica, acessvel e interativa, atualiza o seu imaginrio simblico e sua percepo esttica. Apresenta como possvel o m dos monoplios de expresso pblica e cria ambientes de interacionalidade entre indivduos com identidades culturais no semelhantes.

Bibliograa
ALAVA, Seraphin. & Colaboradores. Ciberespao e Formaes Abertas: Rumo a Novas Prticas Educacionais?. Porto Alegre Ed. Artmed, 2002 FELINTO, E. Videotrash: O YouTube a Cultura do Spoof na Internet. In: XVI COMPS: Curitiba/PR, 2007, GT Comunicao e Cibercultura, acesso 29.10.2007 http://www.compos.org.br/data/bi blioteca_176.pdf GIBSON, William Neuromancer. So Paulo: Ed. Aleph, 2003 LEMOS, Andr. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contempornea. Porto Alegre, Sulina, 2002 LEVY, Pierre. Cibercultura. So Paulo: Ed. 34, 1999. MACHADO, Arlindo. A arte do vdeo. So Paulo: Brasiliense. 1997 RHEINGOLD, Howard. The Virtual Communities. 2003, http://www.rheingold.com/vc/book/ acesso: abril 2008 SANTAELLA, Lcia. Culturas e artes do ps-humano; Da cultura das mdias cibercultura; So Paulo, 2a Edio 2004
www.bocc.ubi.pt

26

Paulo Serrano

SANTAELLA, Lcia. Da cultura das mdias cibercultura: o advento do ps-humano. Revista FAMECOS, dez / 2003 http://www.pucrs. br/famecos/pos/revfamecos/22/a03v1n22.pdf acesso 10.11.2007 SODR, M. e PAIVA, R. O Imprio do Grotesco. Rio de Janeiro: Mauad, 2004. TURKHEIMER, Margot. A YouTube Moment in Politics: An Analysis of the First Three Months of the 2008 Presidential Election http://departments.oxy.edu/uepi/uep/studentwork/07comps/Turkh eimer-Comps.pdf, acesso 25.06.2008

www.bocc.ubi.pt

Anda mungkin juga menyukai