Anda di halaman 1dari 48

ATENO FARMACUTICA

Nira Villas Bas Vidal de Oliveira/FU/UFRJ

NECESSIDADE SOCIAL
Contribuir para que os pacientes obtenham o mximo benefcio na utilizao de seus medicamentos

DOENAS RELACIONADAS AOS MEDICAMENTOS I


EUA/1971: 140.000 mortes 1 milho de pacientes hospitalizados (Tallaey y Laventurier) EUA/1987: 12.000 mortes 15.000 hospitalizaes (Manasse) representariam 10% do real

DOENAS RELACIONADAS AOS MEDICAMENTOS II


EUA: > U$ 175 bilhes (2001/Strand) Brasil: 27,27% das intoxicaes (2001/SINITOX)

INTERNAO HOSPITALAR
Cncer 5,2/1.000 PRM 4/1.000 Infarto do miocrdio 3,1/1.000 Diabetes mellitus 1,9/1.000 Asma 1,8/1.000
E.U.A 2001

Centro de farmacovilncia do Cear Relatrio das atividades no perodo de Janeiro de 1997 a Dezembro de 1998 TABELA 4. Frequncia de Reaes Adversas a Medicamentos por grupo farmacolgico. GRUPO FARMACOLGICO FREQUNCIA % Antibiticos de Uso Sistmico 38,4 Sistema Nervoso Central 15,3 Sistema Cardiovascular 11,5 Sistema Respiratrio 8,4 Antineoplsicos e AgentesImunomoduladores 5,3 Aparelho Digestivo e Metabolismo 5,3 Antitrombticos 4,8 Sistema Msculo-esqueltico 4,3 Antiparasitrios 2,2 Outros 4,5

AF/IMPACTO ECONMICO
1996/Hospital de La Santa Creu i Sant Pau de Barcelona: 19% das internaes devidas a RAMs;

1999/McMullin: impacto econmico das intervenes farmacuticas: custo com medicamentos 41% menor que o grupo controle.

AF/IMPACTO ECONMICO
2003/Rodriguez-Monguio e col. : Pacientes hospitalizados que desenvolveram RAM , tiveram um tempo mdio de internao de 1,2 a 3,8 dias a mais que os que no desenvolveram RAM = custo adicional mdio de U$ 2.284,56; Custo associado a RAM de U$ 215 35.459

AF/IMPACTO ECONMICO
2003/Gautier e cols., a ocorrncia de RAM durante a hospitalizao ou como causa de responsvel por um custo de aproximadamente 2.800 na Frana.

O PROBLEMA DO USO IRRACIONAL


O uso irracional constitui para a OMS o maior desafio dentro da Poltica de Medicamentos.
Estima-se que (1): at 75% dos antibiticos so prescritos inapropriadamente; somente 50% dos pacientes, em mdia, tomam seus medicamentos corretamente; cresce constantemente a resistncia da maioria dos germes causadores de enfermidades infecciosas prevalentes; a metade dos consumidores compram medicamentos para tratamento de um s dia.
(1) Brundtland Gro Harlem. Global partnerships for health. WHO Drug Information Vol 13 N. 2, 1999.

MEDICAMENTO
Objetivo Curar ou melhorar Enfermidades Sintomas

Melhorar a qualidade de vida dos pacientes

FARMACOTERAPIA
Efeitos adversos Toxicidade No consegue objetivos

FALHA

A FARMACOTERAPIA FALHA
Porque no consegue os resultados desejados para o que foi prescrito ou indicado; Porque alcana resultados no desejados que interferem na sade do paciente.

A FARMACOTERAPIA FALHA
1. Prescrio inadequada; 2. Distribuio inadequada; 3. Comportamento do paciente inadequado; 4. Idiossincrasia do paciente; 5. Monitorizao inadequada.

Farmacoterapia apropriada

Farmacoterapia inadequada

Ateno sanitria segura e econmica

Graves conseqncias para os pacientes e para a sociedade

O farmacutico o profissional de sade ideal para o controle da farmacoterapia devido a/ao: Formao especfica em medicamentos

Acessibilidade para os pacientes


Desperdcio profissional

NECESSIDADE

OPORTUNIDADE

REPROFISSIONALIZAO DA FARMCIA
Satisfazer as novas necessidades sociais

HISTRICO INTERNACIONAL
1975: Mikeal; 1980: Brodie; 1988: Hepler; 1990: Hepler y Strand - Oportunidades y responsabilidades en la Atencin Farmacutica; 1993: Informe de La Reunin de la OMS - Tokio, Japn; 1996: Good Pharmacy Practice in Community and Hospital - WHO; 1997: The Role of the Pharmacist in the Health Care System - Vancouver - WHO; 1998: El Papel del Farmacutico en el Sistema de Atencin de Salud - Nueva Delhi;

PAPEL DO FARMACUTICO NA ATENO SADE


Reunio de Especialistas: Servios Farmacuticos de Qualidade. Tquio 1993; Assemblia Mundial de Sade. WHA 47.12/94; Reunio Grupo de Consulta: Preparando o Futuro Farmacutico, Desenvolvimento Curricular. Vancouver, agosto 1997; Reunio Grupo de Consulta. Papel do Farmacutico em auto-cuidado e automedicao. Haia. Holanda 26-28 de agosto de 1998.

BOAS PRTICAS EM EDUCAO FARMACUTICA - BPEF (FIP, 2000)


Papis e responsabilidades do futuro farmacutico (farmacutico 7 estrelas) - Vancouver, 1997 Prestador de servios; Decisor; Comunicador; Lder; Gerente; Aprendiz permanente; Educador.

INFORME DE TQUIO
Envelhecimento da populao; Epidemiologia/mudanas; Aumento do custo sanitrio; Medicamentos mais potentes e complexos; Expectativas e participao dos consumidores; Abuso e uso incorreto dos medicamentos; Base de remunerao dos farmacuticos; Internao domiciliar.
OMS, 1993

PHARMACEUTICAL CARE
responsvel do tratamento farmacolgico com o propsito de alcanar resultados concretos que melhorem a qualidade de vida do paciente. Estes resultados so: 1) cura de uma enfermidade; 2) eliminao ou reduo de sintomas do paciente; 3) interrupo ou retardamento do processo patolgico, ou preveno de uma enfermidade ou de um sintoma.
Hepler y Strand, 1990

Proviso

PROJETO MINNESOTA 1992


O ncleo fundamental da Ateno Farmacutica uma estreita relao entre o farmacutico e o paciente, que trabalham juntos para prevenir, identificar e resolver os problemas derivados do tratamento

O EXERCCIO DA AF

PACIENTE

ATENO FARMACUTICA
A Ateno Farmacutica um conceito de prtica profissional na qual o paciente o principal beneficirio das aes do farmacutico. A AF o compndio das atitudes, os comportamentos, os compromissos, as inquietudes, os valores ticos, as funes, os conhecimentos, as responsabilidades e as habilidades do farmacutico na prestao da farmacoterapia com o objetivo de obter resultados teraputicos definidos na sade e na qualidade de vida do paciente.
OMS,1993

ATENCIN FARMACUTICA
A realizao de Seguimento do Tratamento Farmacolgico do paciente, com dois objetivos: 1. Responsabilizar-se conjuntamente com o paciente de que o medicamento lhe vai fazer o efeito desejado pelo prescritor ou pelo farmacutico que o indicou; 2. Estar atento para que durante o tratamento no apaream ou apaream o mnimo de problemas no desejados e, se aparecerem, resolv-los entre os dois ou com a ajuda do prescritor.
Faus & Martnez

HISTRICO BRASIL
2001: Resoluo n 357 - CFF Boas Prticas de Farmcia; 2001: I Oficina de Ateno Farmacutica Fortaleza/setembro - OPAS/CFF/MS/SBRAFH/REDE
UNIDA;

2002: Encontro de Ateno Farmacutica Braslia/maio - OPAS/CFF/MS/SBRAFH/REDE UNIDA; 2002: Interface entre a Farmacovigilncia e a Ateno Farmacutica - Braslia/junho OPAS/CFF/MS/ANVISA/SBRAFH/REDE UNIDA.

HISTRICO BRASIL
2003: I Form Nacional de Ateno Farmacutica - RIOPHARMA; 2003: Seminario de Atencin farmacutica en hipertensin arterial. FFA-OPS/OMS. 2004: II Frum Nacional de Ateno Farmacutica - Farmaplis

HISTRICO BRASIL
2004: I Seminrio de Ateno Farmacutica da SMS - RJ; 2006: I Seminrio Internacional de Ateno Farmacutica no SUS

HISTRICO BRASIL
Resoluo n 338/2004 Conselho Nacional de Sade
Art. 1 Aprova a Poltica Nacional de Assistncia Farmacutica estabelecida com base nos seguintes princpios: IV as aes de Assistncia Farmacutica envolvem aquelas referentes Ateno Farmacutica, considerada como um modelo de prtica farmacutica, desenvolvida no contexto da Assistncia Farmacutica e compreendendo atitudes, valores ticos, comportamentos, habilidades........

ATENO FARMACUTICA
Modelo de prtica farmacutica, desenvolvida no contexto da Assistncia Farmacutica. Compreende atitudes, valores ticos, comportamentos, habilidades, compromissos e co-responsabilidades na preveno de doenas, promoo e recuperao da sade, de forma integrada equipe de sade. a interao direta do farmacutico com o usurio, visando uma farmacoterapia racional e a obteno de resultados definidos e mensurveis, voltados para a melhoria da qualidade de vida. Esta interao tambm deve envolver as concepes dos sujeitos, respeitadas as suas especificidades bio-psico-sociais, sob a tica da integralidade das aes de sade.
I Oficina de AF, Fortaleza, 2001

ATENO FARMACUTICA

ASSISTNCIA FARMACUTICA
Grupo de atividades relacionadas com o medicamento, destinadas a apoiar as aes de sade demandadas por uma comunidade. Envolve o abastecimento de medicamentos em todas e em cada uma de suas etapas constitutivas, a conservao e controle de qualidade, a segurana e a eficcia teraputica dos medicamentos, o acompanhamento e a avaliao da utilizao, a obteno e a difuso de informao sobre medicamentos e a educao permanente dos profissionais de sade, do paciente e da comunidade para assegurar o uso racional de medicamentos
Portaria 3.916/98 - MS

ATENO FARMACUTICA = SERVIOS FARMACUTICOS

Dispensao Ativa; Formulao Magistral; Consulta Farmacutica; Educao Sanitria; Uso Racional de medicamentos; Farmacovigilncia; Seguimento Farmacoteraputico.

ATENO FARMACUTICA Elementos Indispensveis


Ser realizada por um farmacutico; Cumprir os requisitos da legislao vigente quanto a exigncia da receita mdica; Requer a disponibilidade de procedimentos normatizados de trabalho para a entrevista, tomada de decises e informao ao usurio; Requer a disponibilidade de protocolos e guias para o caso de indicao teraputica; Registrar e documentar todas as atividades realizadas; Fomentar a comunicao com outros profissionais de sade.

SEGUIMENTO FARMACOTERAPUTICO
Prtica profissional; Farmacutico se responsabiliza pelas necessidades do paciente relacionadas com os medicamentos; Detectar, prevenir e resolver PRM; Contnuo, sistematizado e documentado; Colaborando com o paciente e com o resto da equipe de sade; Alcanar resultados concretos que melhorem a qualidade de vida dos pacientes.
Espanha, 2001

SEGUIMENTO FARMACOTERAPUTICO PERSONALIZADO


Exerccio profissional: Buscar Identificar Prevenir Resolver Problemas relacionados com os medicamentos (PRM)

PROBLEMA RELACIONADO COM MEDICAMENTOS (PRM)


um problema de sade, vinculado

com a farmacoterapia e que interfere ou pode interferir com os resultados esperados de sade nesse paciente.
(Consenso de Granada, 1998)

PRM - CATEGORIAS
1. Indicaes no tratadas; 2. Seleo inadequada de medicamentos; 3. Doses subteraputicas; 4. O paciente no recebe o medicamento; 5. Sobre - doses; 6. Reaes adversas aos medicamentos; 7. Interaes medicamentosas; 8. Uso de medicamentos sem indicao. (Strand y cols, 1990)

CLASSIFICAO DE PRM
(consenso de Granada/98)
Necessrio (indicao) Efetivo (efetividade) Seguro (segurana) A ausncia de atendimento a esses requisitos resultam em seis categorias de PRM.

PROBLEMA DE SADE
Todo o problema relacionado com a farmacoterapia de um paciente, que interfere ou pode interferir nos resultados de sade esperados para este paciente, ou qualquer queixa, observao ou fato que um agente de sade percebe como um desvio da normalidade
(Gervs y col.)

PROBLEMAS DE SADE
A. Dor de estmago

MEDICAMENTOS
1. Glibenclamida(1-01) 2. Captopril (1-0-0) 3. Ibuprofeno 4. .....................

B. HTA* (no controlada) C. Diabetes* (controlada) D. Feridas na boca E. Tosse seca F. ..................

FARMACOTERAPIA

Necessria

Efetiva
Segura

FARMACOTERAPIA SEGURA COMPONENTES NECESSRIOS


Reconhecimento dos sinais e sintomas e identificao precisa da enfermidade; Medicamentos seguros e efetivos; Prescrio apropriada com objetivos explcitos; Dispensao orientada ao paciente; Participao do paciente na ateno; Deteco dos problemas e resoluo; Sistemas de documentao e comunicao; Gesto de funcionamento do sistema e de produtos.

WILLIAM PROCTOR, 1858


si se le quita al farmacutico la preparacin de los medicamentos y se convierte simplemente en su dispensador, su negocio se ve despojado de la mitad de su dignidad e importancia, y queda convertido en un simple tendero
Dcada de 50 Farmcia = Canal de Distribuio

MISSO DA FARMCIA NO SCULO XXI


1. O tratamento farmacolgico implica em riscos; 2. O custo da morbi-mortalidade pode ser maior que o custo do tratamento farmacolgico em si; 3. Os servios farmacuticos podem melhorar os resultados e reduzir custos da assistncia.

AF: quando rola o sentimento

Anda mungkin juga menyukai