Anda di halaman 1dari 1

LECIONRIO DOMINICAL ANO B 19 DOMINGO TEMPO COMUM TEXTOS BBLICOS: BBLIA J. F.

DE ALMEIDA REVISTA E ATUALIZADA (*)

cf. LECIONRIO em: CCT - Consultation on Common Texts, (www.commontexts.org/Default.html)

DESENHO: www.servicioskoinonia.org/cerezo/

DA HUMANIDADE DE JESUS NASCE A VIDA PARA O MUNDO NOVO


1 Leitura: Em meio morte, o profeta caminha para a vida 8 ... Com a fora daquela comida, caminhou... at... o monte de Deus Leitura do Primeiro Livro dos Reis (1Reis 19,4-8) [Naquele tempo, o profeta Elias] foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, SENHOR, a minha alma, pois no sou melhor do que meus pais. 5 Deitou-se e dormiu debaixo do zimbro; eis que um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te e come. 6 Olhou ele e viu, junto cabeceira, um po cozido sobre pedras em brasa e uma botija de gua. Comeu, bebeu e tornou a dormir. 7 Voltou segunda vez o anjo do SENHOR, tocou-o e lhe disse: Levanta-te e come, porque o caminho te ser sobremodo longo. 8 Levantou-se, pois, comeu e bebeu; e, com a fora daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites at Horebe, o monte de Deus.
4 ...

Evangelho: Da humanidade de Jesus nasce a vida para o mundo

Salmos responsorial: Sl 34,1-2,3-4,5-6,7-8; (R./8a) R. 8a Oh! Provai e vede que o SENHOR bom Bendirei o SENHOR em todo o tempo, o seu louvor estar sempre nos meus lbios. 2 Gloriar-se- no SENHOR a minha alma; os humildes o ouviro e se alegraro. R.
3 Engrandecei o SENHOR comigo, e todos, uma, lhe exaltemos o nome. 4 Busquei o SENHOR, e ele me acolheu; livrou-me de todos os meus temores. R. 1

41 ... Eu sou o po que desceu do cu Evangelho de Jesus Cristo segundo Joo (Jo 6,41-51) [Naqueles dias,] pois, dele os judeus, porque dissera: Eu sou o po que desceu do cu. 42 E diziam: No este Jesus, o filho de Jos? Acaso, no lhe conhecemos o pai e a me? Como, pois, agora diz: Desci do cu? 43 Respondeu-lhes Jesus: No murmureis entre vs. 44 Ningum pode vir a mim se o Pai, que me enviou, no o trouxer; e eu o ressuscitarei no ltimo dia. 45 Est escrito nos profetas: E sero todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que da parte do Pai tem ouvido e aprendido, esse vem a mim. 46 No que algum tenha visto o Pai, salvo aquele que vem de Deus; este o tem visto. 47 Em verdade, em verdade vos digo: quem cr em mim tem a vida eterna. 48 Eu sou o po da vida. 49 Vossos pais comeram o man no deserto e morreram. 50 Este o po que desce do cu, para que todo o que dele comer no perea. 51 Eu sou o po vivo que desceu do cu; se algum dele comer, viver eternamente; e o po que eu darei pela vida do mundo a minha carne. Orao do dia Prprio 14 (Livro de Orao Comum LOC, pg. 131) Concede-nos, Senhor, te rogamos, a graa de pensar e executar sempre o que justo e bom, para que ns, que sem Ti nada podemos, por Ti nos tornemos capazes de viver conforme a tua vontade; mediante nosso Senhor Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o Esprito Santo, um s Deus, agora e sempre. Amm Beno (Livro de Orao Comum LOC, pg. 67): E a Bno de Deus Onipotente, Pai, Filho e Esprito Santo, seja convosco, e convosco habite eternamente. Amm
41 Murmuravam,

e sereis iluminados, e o vosso rosto jamais sofrer vexame. 6 Clamou este aflito, e o SENHOR o ouviu e o livrou de todas as suas tribulaes. R.
7 O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem e os livra. 8 Oh! Provai e vede que o SENHOR bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia. R.

5 Contemplai-o

2 Leitura: A fotografia do Homem Novo 2 ... Andai em amor, [a exemplo de] Cristo... Leitura da Carta de Paulo aos Efsios (Ef 4,30 5,2) [Irmos:] 30 .... no entristeais o Esprito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redeno. 31 Longe de vs, toda amargura, e clera, e ira, e gritaria, e blasfmias, e bem assim toda malcia. 32 Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como tambm Deus, em Cristo, vos perdoou. 5:1 Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; 2 e andai em amor, como tambm Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por ns, como oferta e sacrifcio a Deus, em aroma suave.

Aclamao ao Evangelho (Jo 6,51a) Eu sou o po vivo que desceu do cu; se algum dele comer, viver eternamente...

Anda mungkin juga menyukai