Anda di halaman 1dari 6

Dvidas frequentes

O que deve ser uma loja? Uma loja deve ser o reino da harmonia. O modelo da futura sociedade almejada pelos maons. O que o local onde os maons se renem? o mundo da fraternidade e da justia social, o local onde os maons trabalham pela futura comunho universal. O que se entende por loja constituda? So aquelas que possuem cartas constitutivas permanentes, esto investidas na plenitude de seus direitos. O que uma loja? o local onde se renem os maons periodicamente para praticar as cerimnias ritualsticas que lhe so permitidas, num ambiente de fraternidade. O que representa o recinto de uma loja? O recinto de uma loja manica representa um sodalcio de elevadas experincias morais, onde dosado o carter dos homens. um laboratrio de cultura, de estudo, de progresso moral e do saber avantajado. Para que os maons se renem em loja? Para combater a tirania, a ignorncia, os preconceitos, os erros e para glorificar o direito, a justia e a verdade. O que pretende promover, os maons, reunidos em loja? Os maons reunidos pretendem promover o bem estar da ptria e da humanidade. O que se pratica dentro de uma loja? Dentro de uma loja levantam-se templos virtude e cavam-se masmorras ao vcio. Onde se renem os maons? Os trabalhos de uma loja regularmente constituda realizam-se em locais adequados, especialmente construdos para essa finalidade ou devidamente adaptados. Estes lugares onde os maons se renem para seus trabalhos chamam-se templo.

Qual o templo espiritual de um maom? O templo espiritual de um maom simblico, construdo no corao de todos os maons. atravs do aperfeioamento moral e intelectual de seus membros que a sublime instituio pretende alcanar a evoluo de toda humanidade. Qual a linguagem que predomina dentro de uma loja? Predomina a linguagem dos smbolos, eis que estes falam incessantemente alma humana, o idioma da razo, em busca de um grande ideal: a perfeio. Quais os tipos de sesses que uma loja realiza? So sesses ordinrias, extraordinrias e magnas. Para que possa reunir uma loja, quantos obreiros so necessrios? necessria a presena de, no mnimo, sete obreiros, dentre os quais, ao menos trs devem ser mestres maons. Por que se associa a loja ao templo de Salomo? Na concepo manica, foram templos todas as edificaes destinadas s lojas, reproduzindo, destarte, o de Salomo, com as imagens e a ideia do universo e de todas as maravilhas da criao. O que lembra o designativo de Salomo? Lembra o vulto do grande monarca que se transformou num smbolo inimitvel de sabedoria e de justia; de sua sabedoria invulgar nasceu sua magnfica obra arquitetnica, que deu origem ao simbolismo manico. Qual a forma e quais as dimenses de uma loja? a de um quadrilongo no Oriente e dois quadrilongos no Ocidente. Seu comprimento do oriente ao ocidente, sua largura do norte ao sul e sua altura da terra ao cu. O que simboliza to vasta extenso? O que simboliza a extenso a universalidade da sublime instituio. O que uma loja regular? Loja regular aquela que obedece a uma potncia manica regular. Por qual razo a loja est situada do oriente para o ocidente? A razo que a luz do sol e as luzes do evangelho da civilizao vieram do oriente, espalhando-se pelo ocidente.

O que sustenta uma loja? Trs grandes colunas, denominadas: sabedoria, fora e beleza. O que representam essas trs colunas? Respectivamente: Salomo, Hiram e Hiram Abif. Quais ordens de arquitetura foram dadas a essas trs colunas? A jnica para representar a sabedoria; a drica para representar a fora e a corntia para representar a beleza. O que representa o teto do templo? A abbada celeste. Quais so os sustentculos da abboda que cobre uma loja? Doze lindas colunas que representam os doze signos zodacos. O que simbolizam as roms sobre os capiteis? Simbolizam as lojas e as suas sementes os maons espalhados pela face da terra. O que a sala dos passos perdidos? uma sala que existe antes do templo, devendo ser o mais confortvel possvel, servindo para a recepo dos visitantes e permanncia dos obreiros. O que o trio? Nas lojas manicas d-se este nome ao espao ou a sala que existe entre as entradas do templo e a sala dos passos perdidos, no existindo em todas as Lojas. Como feita a circulao dentro de um templo? Da esquerda para a direita, no sentido dos movimentos dos ponteiros do relgio. Para se retirar de um templo, o que necessrio? Necessita-se da permisso do venervel mestre, deixando o bulo na bolsa de beneficncia e jurando nada relevar do que ali foi tratado. Qual a ordem dos trabalhos em loja? A) abertura ritualstica; B) leitura do balastre; C) leitura do expediente;

D) bolsa de propostas e informaes E) ordem do dia (com a entrada dos visitantes); bolsa de beneficncia; F) palavra ao bem da ordem geral e do quadro em particular, sem discusso e nem dilogo; G) saudao dos visitantes; H) cadeia de unio; I) encerramento ritualstico. Por que se encontra a bandeira nacional dentro do templo? Por que o amor, o respeito e a glorificao da ptria constituem o apangio permanente da maonaria. Assim, para que se preste esse culto que o pavilho nacional encontra-se dentro do templo. Qual o traje para as sesses magnas? obrigatrio o traje a rigor, preto ou azul-marinho, gravata, sapatos e meias pretos, camisa branca. O que o balandrau? um traje antigo usado pelos maons como formato de opa ou capote longo, com mangas compridas e capuz, hoje simplificado como capa ou beca. Quando se permite a presena de no maons, especialmente, convidados nas sesses das lojas? permitida a presena de convidados apenas nas sesses magnas pblicas. A administrao da loja Como se compe a administrao de uma loja? Compe-se de luzes, dignidades e oficiais. Quais so as luzes de uma loja? As luzes so o venervel mestre e os primeiros e segundos vigilantes. Quais so as dignidades de uma loja? As dignidades so o orador, o secretrio, o tesoureiro e o chanceler. Quais so os oficiais de uma loja? Os oficiais so o mestre de cerimnias, o hospitaleiro, o primeiro e o segundo dicono, o porta espada, o porta estandarte, os primeiros e segundos expertos, o guarda do templo, o cobridor, o mestre de banquetes, o mestre de harmonia, os arquitetos e o bibliotecrio. Qual a funo do venervel mestre em uma loja? O venervel mestre o presidente nato de uma loja, representando-a junto sua potncia manica, ao poder civil e em suas relaes com terceiros em geral; internamente, dirige a loja.

Qual deve ser a conduta do venervel? Ele deve ser um exemplo aos que dirige. Recomendao e prestgio maonaria. Quem substitui o venervel mestre em suas faltas ou impedimentos? Pode ser substitudo, observando a seguinte ordem: 1Vig , 2Vig ou ex Ven M mais recente. Quais as funes dos vigilantes? Suas funes primeiras so verificar se o templo est coberto e se todos os presentes so maons. Quais as funes do orador? O orador o principal responsvel pelo fiel cumprimento das disposies legais, competindo-lhe, entre outros, opor-se de ofcio a toda e qualquer deliberao contrria s leis e resolues emanadas da autoridade competente, interpretando e dirimindo dvidas sobre tais disposies e apresentar as concluses finais de toda a matria em debate, sem entrar no mrito da questo. Qual a funo do guarda do templo? Verificar se, realmente, o templo est coberto, zelando para que ningum venha perturbar a sesso. O que simboliza o mestre de cerimonias? Simboliza o ordenamento do caos e a criao do universo, tendo a misso de compor a loja, preenchendo os cargos. O que preciso para que uma loja seja justa e perfeita? No R E A A a presena do Vem M 1Vig , 2Vig , Ora , Secr , M.CCer , Hosp , 1Diac , Companheiro e Aprendiz em cargos que no tenha que ir ao Oriente O que representam as colunas da loja? As colunas representam: Jnica - sabedoria; venervel - oriente; Drica - beleza; primeiro vigilante - ocidente; Corntia - beleza; segundo vigilante - sul. Por que o venervel mestre representa o pilar da sabedoria? Por que ele dirige os obreiros.

Por que o primeiro vigilante representa o pilar da fora? Por que paga salrio aos obreiros, que a fora e a manuteno de existncia. Por que o segundo vigilante representa o pilar da beleza? Por que faz repousar os obreiros e fiscaliza-os no trabalho. Quais so as joias mveis da loja? O esquadro, o nvel e o prumo, porque so transferidas a cada ano aos novos dirigentes. O que significa o esquadro no colar do venervel mestre? Significa que ele deve agir com retido, obedecendo aos estatutos da ordem. O que significa o nvel trazido pelo primeiro vigilante? Significa a igualdade social, base do direito natural. O que significa o prumo trazido pelo segundo vigilante? O prumo significa que o maom deve ser reto em seu julgamento. Durante os trabalhos quem pode falar sentado? Podem falar sentado, o venervel mestre, os ex-venervel e os vigilantes. Quem mais pode falar sentado durante os trabalhos? O orador ao fazer as suas concluses e o secretrio ao fazer a leitura do balastre e do expediente. O que simboliza o chapu que o venervel mestre usa em loja? O chapu o smbolo da superioridade e da autoridade. A origem deste costume est na corte onde o rei era o nico que mantinha sua cabea coberta, enquanto os demais deixavam as cabeas descobertas em sinal de respeito.

Colaborao: Sergio E.S. Kaster M M Maio/2012

Anda mungkin juga menyukai