Anda di halaman 1dari 9

SANTEIRO, ALM DA MATRIA Luciomar de Jesus 1

Luciomar de Jesus explicou que, ao ser convidado pela professora Mauricia Maia para fazer uma apresentao no 3 Encontro de Pesquisadores do Caminho Novo, o tema sugerido foi a obra de Aleijadinho. Entretanto, por j ter abordado o assunto em outras oportunidades, escolheu falar sobre o ofcio de santeiro que traz em si um envolvimento espiritual muito grande. Destacando ser extremamente difcil lidar com o universo da f, o artista lembrou que produzir uma obra desta natureza implica lidar com o imaginrio do devoto que, diante do santo, no se detm na obra de arte em si, mas naquilo que est alm daquela matria. Sendo assim, o escultor precisa produzir algo tangvel que tenha o poder de levar o devoto ao universo intangvel. Para situar o tema, falou da origem da arte escultrica, destacando que a escultura a arte de plasmar a matria entalhando a madeira, modelando o barro, cinzelando a pedra ou o mrmore, fundindo o metal para produzir figuras em relevo ou em trs dimenses. As trs dimenses, ou seja, altura, largura e profundidade, so apenas indicadas nas obras bidimensionais como as pinturas, atravs dos efeitos de luz e sombra. Em seguida a plateia teve oportunidade de ver alguns exemplares de arte escultrica desde o perodo paleoltico, atravs de imagens projetadas no telo, acompanhadas de comentrios do artista como, por exemplo, o fato das esculturas egpcias terem sempre algum ornamento ou objeto prximo ao pescoo para dar sustentao e evitar que se quebrem, j que a ideia que perpassava a produo das imagens de que fossem permanentes. Logo em seguida foram apresentadas imagens de materiais utilizados para esculpir barro, pedra ou madeira e exemplares produzidos em bronze. Discorrendo sobre os materiais, Luciomar de Jesus informou que Imaginria Barroca o estudo das imagens, ou seja, das esculturas que representam os Santos da Igreja Catlica. Conhecer a iconografia fundamental para o santeiro, j que cada santo tem um atributo, um adereo, uma histria. Como no existem fotografias dos santos porque a arte fotogrfica recente, o rosto no importa. Identificadores so os trajes e objetos caractersticos de cada um. O santeiro no exatamente um artista, mas um operrio da f que precisa respeitar o universo intangvel j mencionado, declarou

SANTEIRO, ALM DA MATRIA Luciomar de Jesus 2

Luciomar, sempre incluindo um comentrio interessante e muitas vezes espirituoso sobre as imagens que estavam sendo projetadas. As esculturas, disse o artista, falam atravs de seus adereos. E na atividade de santeria o artista precisa ter muito claro o objetivo do que ir produzir, respeitando os quatro grupos em que se dividem as esculturas devocionais: retabulares, processionais, cenas escultricas e imagens de oratrio.

Aqui no necessrio cuidar dos detalhes das costas da imagem.

Para atenderem ao objetivo de serem carregadas em procisso, precisam ser leves.

SANTEIRO, ALM DA MATRIA Luciomar de Jesus 3

Estas cenas representam uma situao, como so os passos de Congonhas.

Dando prosseguimento, o escultor reiterou que a arte do santeiro est sujeita ao condicionamento, ou seja histria do santo. Alm disso, preciso uma grande sensibilidade para identificar o que deseja o encomendamente e adequar o pedido aos imperativos da atividade. Durante a produo de uma escultura necessrio estabelecer um dilogo com o material bruto em busca de inspirao que permita transform-lo em um objeto de devoo. Com este destaque o artista introduziu uma fala do Mestre Vitalino, que no criou santos por acreditar ser um sacrilgio colocar um santo no fogo para cozer o barro com que trabalhava.

SANTEIRO, ALM DA MATRIA Luciomar de Jesus 4

Encerrando a primeira parte de sua apresentao, Luciomar de Jesus projetou imagens das vrias etapas de um de seus trabalhos.

SANTEIRO, ALM DA MATRIA Luciomar de Jesus 5

SANTEIRO, ALM DA MATRIA Luciomar de Jesus 6

SANTEIRO, ALM DA MATRIA Luciomar de Jesus 7

SANTEIRO, ALM DA MATRIA Luciomar de Jesus 8

Na segunda parte o artista encantou a plateia com rpida oficina de produo de uma escultura.

SANTEIRO, ALM DA MATRIA Luciomar de Jesus 9

Anda mungkin juga menyukai