Anda di halaman 1dari 4

ATAS

ASSOCIAO DE TREINAMENTO E APOIO AOS SURFISTAS

0104

MAQUETE - VISTA DO CALADO

FOTO - VISTA DO CALADO

01. Introduo O Brasil localiza-se na rea centro-oriental da Amrica do Sul, tendo como limites todos os pases sul-americanos, com exceo do Equador e o Chile. Est praticamente dentro da zona intertropical (92% de seu territrio). Com seus 8.511.965 km2, o Brasil o pas mais extenso da Amrica do Sul, o terceiro das Amricas e o quinto do mundo. So 27 estados sendo 18 destes litorneos. No estado do Cear temos 573km de faixa de praia, com 25km de zona praiana s na constituindo-se em um importante aglomerado demogrco, com grande expresso poltica e econmica. O lazer, o turismo, e conseqentemente, o comrcio da cidade se concentram na faixa de praia.

02. Escolha do Tema Percorrendo as ruas de Fortaleza vimos uma enorme necessidade de integrao entre o povo e a sua cidade, entre o povo e este mesmo povo. O melhor caminho para esta integrao utilizarmos a educao como meio para a diminuio do desequilbrio social, e o esporte uma das formas mais diretas para atingirmos este objetivo. Ele age como tecido de coeso a m de diminuir a grande disparidade entre as classes, ensinando sobre cooperativismo, cidadania e solidariedade s esprito. Olhando para as diversas reas, percebemos uma categoria que nos ltimos anos vem crescendo em sua quantidade e qualidade de atletas: o surfe. Fortaleza uma das cidades que possuem maior potencial na qualicao destes atletas e pouco investimento. Esta modalidade esportiva alm de promover o contato com a natureza melhora, consideravelmente o nvel de qualidade de vida.

03. Objetivo O pblico principal que o projeto se props a atingir: os jovens carentes. Crianas e adolescentes de periferia que muitas vezes possuem seus rumos desviados pela violncia e marginalidade e que podem ter um futuro promissor atravs do esporte. Casos como Tita Tavares, Silvana Lima, Fbio Silva e Heitor Alves vem crescendo nas favelas de Fortaleza.
SURFISTAS DO SERVILUZ FOTO - COMEO DO ESPIGO FOTO - TERRENO VISTO DA PRAIA

capital. A regio metropolitana de Fortaleza formada por um conjunto de 13 municpios, onde todos lutam por uma mesma meta, com um nico objetivo, formando um s corpo e um

Surstas de periferia conhecidos nacionalmente e internacionalmente. Casos como estes teramos vrios exemplos a dar, cada vez que visitamos comunidade carente onde existe uma escola de surfe. Crianas e adolescentes que dedicam-se ao esporte e possuem uma agenda cheia durante todo o dia. So oportunidades como esta que o projeto deseja oferecer, uma outra chance de 4.2. As condies do Terreno O terreno no valorizado em todo seu potencial, uma vez que impedido o passeio pelo espigo pois o aterro que lhe d acesso um terreno cercado, sem uso abrigando apenas uma elevatria da Companhia de gua e Esgoto do estado. A proposta para o aterro de um parque de entretenimento e contemplao da paisagem. Um espao onde as pessoas pudessem se encontrar, interagir, comercializar seus produtos e proporcionar o ldico. 05. Lei de Uso e Ocupao do Solo (LUOS) 04. Terreno 4.1. Escolha do terreno Olhando para a zona metropolitana de Fortaleza, percebemos que o litoral ao longo da avenida leste-oeste est em uma localizao geogrca eqidistante das comunidades: da Barra do Cear, 06. Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro (PNGC) De acordo com o PNGC estas so as regras para quais quer edicaes quando encontramos um terreno de marinha: Art. 10 - As praias so bens pblicos de uso comum do povo, sendo assegurado, sempre, livre e franco acesso a elas e ao mar, em qualquer direo e sentido, ressalvados os trechos considerados de interesse da Segurana Nacional ou includos em reas protegidas por legislao especca. Piramb, do Mucuripe e Serviluz. H nesta regio um espigo de quase 200m criado para proteo da zona costeira, sendo este o local ideal para a implantao do equipamento. O acesso para essa regio tornar-se- ainda melhor, pois alm da frota de nibus urbano que atende a comunidade, com a construo do metr de Fortaleza teremos uma estao a duas quadras do ponto onde o projeto pretende ser instalado, possibilitando um rpido e direto acesso ao complexo. Taxa de Permeabilidade - 30 Taxa de Ocupao - 55 Frao - 35 ndice de Aproveitamento - 1,5 Altura Max - 48 Testada - 60 Profundidade - 25 rea Min - 150

Pensamos em criar um equipamento arquitetnico que sedie, treine e at mesmo aloje


Fortaleza

qualidade, para quem faz do surfe um esporte ou uma oportunidade de vida,

jovens com um grande potencial neste esporte. Um edifcio que seja referncia como escola transformando-o em prosso. O programa foi criado para suprir esta necessidade. de surfe no s no estado, mas tambm em todo pas.
Barra do Cear

Leste-oeste
Piramb

Mucuripe Serviluz

N N

01

TERRENO ESCOLHIDO
SEM ESCALA

MAQUETE - ENTRADA DO COMPLEXO

UNIVERSIDADE DE FORTALEZA BEATRIZ CARNEIRO

ATAS

ASSOCIAO DE TREINAMENTO E APOIO AOS SURFISTAS


07. Sistema Administrativo Para o sistema funcionar preciso ter o auxlio de uma gerncia administrativa que organize e coordene tudo. Junto a ela estaro pessoashabilitadas que auxiliem na administrao como est discriminado no organograma montado na pgina seguinte. Os internos que forem convidados a passarem um perodo no complexo, devero ser nanciados, ou pelo governo ou pela Federao Cearense de Surfe. A escola para crianas das comunidades carentes ser gratuita e nela o aprendiz usar o material da mesma at que este possa adquirir o seu prprio. Com a ajuda e superviso da Federao Cearense de Surfe, a Associao tem o intuito de sedear campeonatos. 08. Sistema Pedaggico Surfe para todas as idades, de qualquer classe social, nativos, turistas, portadores de decincia mental, Sndrome de Down e paralisia infantil. Para estes ltimos, a proposta foi desenvolvida a partir dospreceitos da Ecoterapia, utilizando esta metodologia para aplicao no surfe. A idia transformar o surfe em um para-desporto. Para os internos, a diferena so os horrios dos treinamentos, que como so especcos deste grupo, podero acontecer paralelamente com as aulas de surfe da escola. Semelhante a um internato, os residentes desse complexo vivero em um sistema de disciplina, tornando-os sempre responsveis pela manuteno e limpeza dos seus alojamentos. A limpeza de banheiros dever ser diria e a faxina nos cmodos no mnimo semanalmente. Para os turistas ou qualquer pessoa que queira aprender a surfar ou dar aos seus lhos aulas de surfe como colnia de frias, os alojamentos devero ter taxa para manuteno do equipamento. Exigncia de continuar os estudos at ao Ensino Mdio, o atleta tambm ter acompanhamento com professores remunerados e voluntrios para o reforo do aprendizado.
Diretor geral
Responsvel por assuntos externos que dizem respeito a implantao do prdio.

0204
ORGANOGRAMA

Diretoria
Distribuda em trs coordenaes, que trabalham em conjunto, uma em comunho com a outra.

Diretor Administrativo
Responsvel por assuntos internos que correspondem toda a rea comercial e publicitria do prdio.

Diretor Pedaggico
Responsvel por assuntos internos que correspondem toda a parte educativa, seja ela no ensino escolar e educativo dos alunos e internos.

Pista de Skate Anteatro


Feirinhas Acampamentos Manifestaes alternativas

Terceiros Lanchonete
Acompanhamento de uma nutricionista para o balanceamento alimentar.

Hall de Entrada Servios Gerais Assistncia Social Tesouraria


Acompanhamento familiar dos alunos e integrao social.

Perodo Integral Orientao de Estudos


Acompanhamento escolar.

Servios Auxiliares Biblioteca Eventos Ocinas Lavanderia


Uso dos internos.

Eventos externos

Segurana Uniformes
Acompanhamento de uma educador fsico para o preparo especializado.

Auxiliares e Monitores
Acompanhamento nas aulas de surfe.

Servios Gerais Publicidade

Alojamentos

Musculao

Loja
Mdico Acumputurista Fisioterapeuta Odontlogo

Sistema de Sude

04

ANFITEATRO
SEM ESCALA

02

CAMPO VERDE
SEM ESCALA

03

MIRANTE
SEM ESCALA

9.2. Implantao O complexo ca localizado na Avenida Leste-Oeste ao lado do terreno do antigo cartdromo, nas

N N

proximidades do Hotel Marina Park. Para o estacionamento foram previstas vagas para automveis, motos e bicicletas, j que deste ltimo se faz bastante uso no local. O parque composto por quatro elementos de aglomerao popular: uma pista de skate, um gramado coberto por coqueirais, anteatro e um ptio pavimentado. Com uma larga rampa, o equipamento uma extenso do parque, onde o trreo ca a

01

PLANTA DE SITUAO
1/750

09. Partido Arquitetnico 9.1. Programa de Necessidades Trreo -Loja ; -Ocina de Acessrios; -Ocina de Prancha; -Sala de apoio; - Estamparia; -Sala de musculao; -Banheiro e Vestirio Masculino; -Banheiro e Vestirio Feminino; -Lanchonete. 1 Pavimento -Administrao e Servio Social ; -Secretaria; -Depsitos: Depsito Geral, DML e Rouparia ; -Banheiro Feminino / Masculino; -Sala de sioterapia e acumputura; -Salas de sade bsica; -Salas de treinamento; -Salas de aula :como reforo escolar ; -rea de convivncia; -Biblioteca. 2 Pavimento - Alojamentos; - Wcs e vestirios: feminino e masculino ; -Lavanderia; -Observatrio .

aproximadamente quatro metros da superfcie, permitindo o uso de uma galeria sob o piso. Esta galeria permitir o uso em campeonatos na disposio do jri e de admiradores do esporte em poca de Competio. O prdio dispe de trs pavimentos: trreo, 1e 2 pavimentos. No Trreo se encontra o setor comercial, de maior uso da populao, permitindo um uxo livre de quem faz uso do parque. No 1 pavimento foi setorizada toda a rea pedaggica e de assistncia sade bsica, tendo um acesso particular a quem faz uso do curso de aulas, sejam eles alunos residentes ou no. No 2 pavimento se encontram os alojamentos, de uso mais restrito, pois o acesso exclusivo a quem os faz uso.
MAQUETE - VISTA DO SUL PARA O NORTE MAQUETE - VISTA DO NORTE PARA O SUL

UNIVERSIDADE DE FORTALEZA BEATRIZ CARNEIRO

ATAS

ASSOCIAO DE TREINAMENTO E APOIO AOS SURFISTAS

0304
N N

01

02 03 04 05

06

07 08

09

01

PLANTA BAIXA - TRREO


1/750

04

CORTE AA
1/750

10 12 13 11

14 16 15

17

17 13

18

19

05

CORTE BB
1/750

06

CORTE CC
1/750

07

CORTE DD
1/750

02

PLANTA BAIXA - 1 PAV.


1/750

08

FACHADA LESTE
1/750

20 20 20

21

20 2020

21

22 23

20 20 20

23

03

PLANTA BAIXA - 2 PAV.


1/750

09
LEGENDA Trreo 01-Loja (A=248,00m); 02-Ocina de Acessrios (A=60,57m cada); 03-Ocina de Prancha(A=60,57m cada); 04-Sala de apoio: para aulas de surfe e atendimento de 1 socorros (A=60,57m); 05- Estamparia (A=60,57m cada); 06-Sala de musculao: para o surfe existe uma musculao especca (A=248,00m); 07-Banheiro e Vestirio Masculino (A=62,00m);

FACHADA OESTE
1/750

08-Banheiro e Vestirio Feminino (A=62,00m); 09-Lanchonete: alimentao balanceada para o esporte (A=248,00m).
1 Pavimento 10-Administrao e Servio Social (A=19,91m); 11-Secretaria (A=27,20m); 12-Depsitos: Depsito Geral, DML e Rouparia (A=14,54m cada); 13-Banheiro Feminino / Masculino (A=29,45m cada); 14-Sala de sioterapia e acumputura (A=54,00m); 15-Sade bsica: odontologia e atendimento mdico (A=14,80mcada);

16-Salas de treinamento : 1 socorros (A=115,00m cada); 17-Salas de aula :como reforo escolar (A=115,00m cada); 18-rea de convivncia (A=200,00m); 19-Biblioteca (A=201,00m).
2 Pavimento 20- Alojamentos (A=31,85m cada dormitrio); 21- Wcs e vestirios: feminino e masculino (A=52,83m cada); 22-Lavanderia (A=52,37m); 23-Observatrio :local para observar as condies do mar (A=53,74m cada).

10

FACHADA NORTE
1/750

11

FACHADA SUL
1/750

UNIVERSIDADE DE FORTALEZA BEATRIZ CARNEIRO

ATAS
9.3. Materiais

ASSOCIAO DE TREINAMENTO E APOIO AOS SURFISTAS


na manuteno. Estas percorrem cada pavimento tangenciando lajes, paredes e forros. Seo do Arco Principal Ao galvanizado a fogo No 1 e 2 pavimentos foram criados vazios para que a instalao permanea embutida horizontalmente nos pavimentos. Porm do trreo para o primeiro pavimento a de peas hidrulicas reais.

0404
de lixo txico. O piso foi preparado para coletar e separar o lixo poluente. Ao invs de lajotas pr-fabricadas em resina, toras de eucalpto e ao, o piso se diferencia por uma estrutura de ao em forma de grelha para que permita a precipitao da poeira da resina. Este p passa que se localiza centralizada na laje.

As instalaes cam aparentes. Para cada funo determinado uma cor para facilidade Para a ocina de prancha foi criada uma estrutura no piso especializada devido a produo

Para dar maior leveza a estrutura ultilizamos pilares-vigas em ao galvanizado a fogo em pers de alma cheia. Estes pers so curvos em forma de arco, um elipside de 32,00m de largura e 25,00m de altura; Resina translcida Seo do Tnel Ao galvanizado a fogo 9.4. Sistema Construtivo Ao galvanizado a fogo Ao galvanizado a fogo A coberta/fechamento da estrutura se faz com toras de eucalpto de 20cm de dimetro apoiadas nos arcos e espaadas de forma a permitir a entrada de luz. As toras dispem ora por cima, ora por baixo dos arcos, permitindo o efeito chamin. Apoiam-se no lado leste sobre a estrutura secundria e no lado oeste, diretamente sobre os arcos estruturais, criando uma descontinuidade com sadas de ar no topo da superfcie de coberta. As toras de eucalipto so acompanhadas de resina translcida, emoldurada por um esqueleto de ao possibilitando a proteo contra as intempries e, ao mesmo tempo, a iluminao natural. No momento da idealizao do prdio foi necessrio suspend-lo uma vez que o acesso ao espigo deva ser livre, de acordo com o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro (PNGC). O cruzamento dos mesmos geram mais rigidez na estrutura e permite que ela mesma trabalhe como contraventamento. Os arcos abraam o espigo costelando todo o edifcio. Os arcos secundrios que formam os ambientes do 1 e 2 pavimentos apresentaram 02 (dois) dimensionamentos diferenciados, mudando apenas o comprimento de cada departamento e um deslocamento no eixo horizontal. Para o 1 pavimento o arco um elipse, porm no 2 pavimento os ambientes passam a ter sees circulares quase perfeitas. O trreo apoiado em dois lados diretamente sobre a estrutura de arcos. O 1 pavimento apoia-se em um dos lados, diretamente sobre a estrutura, e no outro suspenso por tirantes. O 2 pavimento totalmente atirantado por cabos de ao encapsulados por tubos Esqueleto em ao Resina de ao para dar maior rigidez ao pavimento.

instalao percorre uma comia de madeira, tangenciando de maneira formar um quadro pela grelha e ci em uma grande lmina de ferro escorrendo at uma bandeja de ferro mvel

Toras de Eucalpto de 20cm

Bandeja metlica

Grelha

O fechamento com resina se interrompe quando deixa de ter funo de coberta permitindo espaos vazados entre elas. Com isso facilitamos a ventilao cruzada, no sentido horizontal do vento, direo lesteoeste, com o sentido vertical, uma vez que a continuidade das linhas de eucalipto so interronpidas em parte, provocando uma enorme fenda no desenho da grande prgola. Esta fenda acontece devido a necessidade de ventilao direta na ocina de prancha devido ao forte cheiro exalado no momento da modelagem das pranchas.

Pavimento atirantado

2 PAVIMENTO

Tora de Eucalpto Resina Translcida

1 PAVIMENTO

MAQUETE - DETALHE DA FENDA

O pier, quanticado em 02 (duas) unidades, de madeira com cmara de ar na parte imersa ngua. A proposta do pier, alm de acesso ao mar sem a necessidade de ultrapassar a zona de arrebentao, tambm segurana no caso de incndio. Para isso, o projeto tambm propem botes salva vidas.

TRREO
PERSPECTIVA - INSTALAES

Com o conjunto da translucidez no piso, durante a noite a estrutura descortinada e coloca

Os mdulos de piso tem a dimenso de 2,00 x 2,00m, so lajotas pr-fabricadas em ao, em relevncia todo o detalhe construtivo. A iluminao arqueada de baixo para cima toras de eucalpto cortas com 7,00cm de altura, emolduradas por cintas de ao, en com transcende a estrutura e permite com que a iluminao contorne o edifcio.

Pavimento atirantado e apoiado


Guarda-Corpo

resina translcida. No corte das toras foram usados 04 (quatro) tipos de bitolas. Essas placas se espalham por todo o edifcio, inclusive internamente, permitindo que a noite eleve a estrutura e deixe ainda mais ntido imagem de uma embarcao ancorada. Para a colocao do bloco de piso pr-fabricado, a montagem feita sobre trelias metlicas, tambm em ao galvanizado a fogo, com vigamento em pers de alma cheia.

A intensa iluminao vista do mar torna a escola de atletas uma navegao rumo a um futuro promissor para muitas crianas e adolescentes que tem suas esperanas naufragadas.

Pavimento biapoiado
A ventilao de ambientes se d por aberturas tipo basculante.

Ao galvanizado a fogo

No observatrio do 2 pavimento a vista proporcionada por sees basculantes do fechamento de toras. Deste modo pode-se avaliar as condies de vento e de formao de ondas.

O acesso aos pavimentos acontece em 03 (trs) pontos: so trs escadas, sendo uma delas descoberta, e uma rampa que ca protegida da chuva e do sol. Tanto nas escadas como na rampa o piso a mesma placa comentada no item acima. As fachadas leste e oeste so protegidas pelas toras de madeira do sol, j nas fachadas norte e sul a coberta foi puxada para fora marcando a entrada do edifcio, com uma rotao de 28 nos arcos estruturais. Assim nestas fachadas o vo permaneceu livre circulao e ao olhar.

Placa de Resina+ tora de eucalpto+ esqueleto de ferro

Perl de ao galvanizado a fogo

Trelia de ao galvanizado a fogo

CORTE - PORTA

CORTE - OBSERVATRIO

MAQUETE - VISTA EM ALTO-MAR

UNIVERSIDADE DE FORTALEZA BEATRIZ CARNEIRO

Anda mungkin juga menyukai