Anda di halaman 1dari 66

Sub-perodos ou Estdios fenolgicos da cana-de-acar

Fases de Crescimento do Cultivo


Cana-de-acar tem essencialmente quatro fases de crescimento: brotao, perfilhamento (formao), crescimento dos colmos e maturao. Uma compreenso breve dessas fases de crescimento ajudar a gerenciar melhor o cultivo.

Figura : Sub-perodos ou Estdios fenolgicos da cana-de-acar. Fonte: Gascho e Shih (1983)

Fases de Crescimento do Cultivo


Brotao e emergncia dos brotos (colmos primrios); Perfilhamento e Estabelecimento da cultura (da emergncia dos brotos ao final do perfilhamento); Perodo do Grande Crescimento (do perfilhamento final ao inicio de acumulao da sacarose), e Maturao (intensa acumulao de sacarose nos colmos

Brotao e Fase de Estabelecimento


A fase de brotao da plantao at a compleio da brotao das gemas. Sob as condies do solo, a brotao comea de 7 a 10 dias e geralmente dura ao redor de 3035 dias. Na cana de acar, a brotao denota ativao e subseqente florescimento da gema vegetativa. A brotao da gema influenciada por fatores externos e internos. Os fatores externos so a umidade do solo, temperatura do solo e aerao
.

Brotao e Fase de Estabelecimento


Os fatores internos so a sada da gema, a umidade do sett (cortes ou seco do caule), a reduo do contedo de acar do sett e status do nutriente sett. Temperatura ideal para florescimento ao redor de 28 - 30o C. A temperatura bsica para brotao ao redor de 12o C. Solo mido e calor asseguram uma brotao rpida. Os resultados da brotao resultam em uma respirao aumentada e assim uma boa aerao do solo importante. Portanto, solos porosos de estrutura aberta facilitam uma brotao melhor. Sob as condies do solo, ao redor de 60 por cento da brotao pode ser considerada segura para cultivo satisfatrio.

Fase Perfilhamento
O perfilhamento comea ao redor de 40 dias depois do plantio e pode durar at 120 dias. O perfilhamento um processo fisiolgico de ramificao subterrnea contnuo da juntas nodais compactas ao broto primrio. O perfilhamento proporciona ao cultivo o nmero de talos necessrios para uma boa produo. Vrios fatores tais como variedade, luz, temperatura, irrigao (umidade do solo) e prticas de fertilizantes influenciam o perfilhamento.

Fase Perfilhamento
Luz o mais importante fator externo que influencia o perfilhamento. Luz adequada alcanando a base da planta da cana de acar durante o perodo de perfilhamento de extrema importncia. Temperatura ao redor de 30o C considerada ideal para o perfilhamento. Temperatura abaixo de 20o C retarda o perfilhamento. Perfilhos formados mais cedo ajudam a produzir talos mais grossos e mais pesados. Perfilhos formados mais tarde morrem ou permanecem curtos ou imaturos. A populao de perfilho mxima alcanada ao redor de 90 120 dias depois do plantio. Ao redor de 150 - 180 dias, pelo menos 50% dos perfilhos morrem e uma populao estvel estabelecida.

Fase Perfilhamento
Prticas de cultivo tais como espaamento, tempo de fertirrigao, disponibilidade de gua e controle de ervas daninhas influenciam o perfilhamento. Embora 6 - 8 perfilhos so produzidos de uma gema, ultimamente somente 1.5 a 2 perfilhos por gema permanecem para formar canas. O cultivo de cana-soca produz muito mais e mais cedo o perfilhamento que um cultivo de planta. A motivao de um bom perfilhamento importante para construir uma populao adequada

Fase de Crescimento dos Colmos


A fase de crescimento dos colmos comea a partir de 120 dias depois do plantio e dura at 270 dias em um cultivo de 12 meses. Durante o perodo anterior dessa fase de perfilhamento, ocorre uma estabilizao. Do total de perfilhos produzidos somente 40 - 50% sobrevivem at 150 dias para formar cana para moer. Essa a fase mais importante do cultivo onde ocorre a formao e alongamento e assim resulta na produo.

Fase de Crescimento dos Colmos


Sob condies favorveis, os talos crescem rapidamente quase que de 4 - 5 entrens por ms. Irrigao por gotejamento, fertirrigao, calor, umidade e condies climticas solares favorecem um alongamento de cana melhor. Falta de umidade reduz a extenso dos entrens. Uma temperatura ao redor de 30o C com uma umidade ao redor de 80% mais condutiva para um cultivo melhor.

Fase de Maturao
A fase de maturao em um cultivo de doze meses dura ao redor de trs meses comeando de 270 - 360 dias. A sntese de acar e acumulo rpido de acar acontece durante essa fase, e o crescimento vegetativo reduzido.

Conforme a maturao avana, aucares simples (monossacardeo, frutose e glicose) so convertidos em cana de acar (sacarose, um dissacardeo). A maturao da cana procede de baixo para cima e assim a parte de baixo contm mais acar que a poro de cima. Bastante luz solar, cu limpo, noites frescas e dias quentes (ex: variao diurna maior em temperatura) e clima seco so altamente condutivos para a maturao.

Implicaes Prticas
Melhor compreenso do que acontece na planta. Essa compreenso ajuda no gerenciamento de gua e nutrientes eficientes. Controle de crescimento vegetativo e manipulao da produo de acar at certo ponto so possveis. Conhecimento das fases de crescimento *fenolgicas essencial para maximizar a produo de cana-de-acar.

*A fenologia pode ser definida como o estudo dos eventos peridicos da vida da planta em funo da sua reao s condies do ambiente

Botnica da cana-de-acar
As canas cultivadas atualmente so consideradas um
hbrido das seguintes espcies:

Saccharum officinarum

S. barbieri
S. robustum S. spontaneum S. sinense S. edule

Botnica da cana-de-acar
Portanto, a terminologia taxonmica atual dos
cultivares de cana Saccharum spp., j que no se cultiva comercialmente canas que no sejam frutos de melhoramento (hbridas).
Nota: spp. o plural de sp., que uma abreviao para espcie, nos casos em que esta no pode ser determinada.

Saccharum officinarum L. (Linneu)


Plantas de Porte mdio e alto Colmos normalmente so grossos e com elevados teores de sacarose Baixo teores de fibra Exigentes em relao s condies edafoclimticas (condies de solo e clima) Sensveis praga e doenas No Brasil, as cultivares Caiana, Manteiga, Roxa, Riscada, Cristalina, Preta.

Saccharum spontaneum L
Planta mais baixas do que as espcie da anterior Colmo curtos, finos, fibrosos e praticamente sem acar. Sistema radicular destaca-se por ser abundantemente perfilhado e bem desenvolvido. menos exigente em termos de fertilidade, apresentando maior adaptabilidade a condies adversas. Resistente ao vrus do mosaico.

Saccharum sinense Roxb


So encontradas na sia (China e Japo) Plantas de porte alto, colmos finos e fibrosos com teores mdio de sacarose Sistema radicular bem desenvolvido e pouco exigente em termos de fertilidade do solo. Resistencia ao mosaico no caracterstica generalizada

Saccharum barbieri Jesw


Normalmente , constituda por plantas de baixo porte Colmos finos com elevados teores de fibra e baixo teor de sacarose So plantas rusticas, tolerante a solos pobres, tolerante ao frio e suscetvel ao vrus mosaico.

Saccharum robustum Jesw


Planta pode atingir at 10 metros de altura Alto teores de fibra e baixo teores de sacarose. So suscetveis ao vrus do mosaico, mas tolerante bem ao excesso de umidade.

Classificao da cana-de-acar
Hbrido: uma variedade ou cultivar formado a partir do cruzamento sexual entre diferentes espcies afins. Espcie A + Espcie B = hbrido C

Classificao da cana-de-acar
Os hbridos atuais recebem uma nomenclatura

especfica que informa a instituio responsvel pelo


cruzamento e seleo, o ano do cruzamento e o nmero especfico do clone. Exemplo:

IAC91-5155 / RB92579

Algumas das principais siglas do Brasil:


CB Campos; IAC Instituto Agronmico de Campinas; RB Repblica Brasil (Planalsucar/Ridesa); SP So Paulo (Copersucar); CTC Centro de Tecnologia Canavieira; PO Pedro Ometto (Usina da Barra); PB Pernambuco.

Cana Planta
A cana-de-acar de primeiro chamada de cana planta

Cana Soca
A cana-de-acar de segundo corte "cana soca"

Ressoca
A cana-de-acar de terceiro corte em diante "ressoca".

Observao
Aps este primeiro corte, os estgios de corte seguintes so denominados de cana-soca, onde a cada corte ocorre a brotao da soqueira e o incio de um novo estgio de corte. Com o aumento do nmero de estgios de corte ocorre uma perda gradativa na produtividade agrcola (CTC, 2008). Os estgios de corte de cana-soca se repetem em intervalos anuais at que a lavoura no seja mais rentvel economicamente, quando a cultura passa pelo manejo denominado de reforma e o ciclo reinicia com o plantio de uma nova muda (Segato et al., 2006).

cana bisada
cana bisada: cana que no foi colhida na safra passada. Mais fibroso Maior teor de amido (em alguns casos 5 vezes mais) Maior incidncia de pragas, alm da reduo do volume do caldo (Chocamento)

A escolha da Variedade de Cana de Acar


As variedades de cana de acar so hbridos complexos, desenvolvidos de forma apresentar as seguintes propriedades:
Maior Produo de acar por unidade de area plantada Resistncia a doena e pragas, Resistncia a aplicao de herbicidas e inseticidas Persistncia da produtividade ao longo dos sucessivos cortes, Adaptao a solos e climas diversos

A escolha da Variedade de Cana de Acar


Resistencia ao tombamento Porte ereto Separao facilitada da palha do colmo Resistencia ao impacto por maquinas e implementos Nitidez de diferenciao das variedades aptas ao corte manual ou ao corte mecanizado da cana cru No ocorrncia de florescimento e isoporizao

A escolha da Variedade de Cana de Acar


Favorecimento da ao de maturadores atravs da maior absoro desses produtos, Alta velocidade de crescimento vegetativo para o rpido sombreamento das entrelinhas, Resistncia ao de microrganismos deterioradores, Atendimento as exigncias tecnolgicas

A escolha da Variedade de Cana de Acar


OBSERVAO Portanto, nem sempre uma nova variedade deve, obrigatoriamente, produzir mais do que outra. Ela pode produzir igual ou at menos, mas possuir caractersticas especificas que tornem interessante o seu cultivo.

Fatores para escolha das Variedades


Depois de conhecido o local e as condies edafoclimticas (solo e clima ) deve se escolher as variedades de acordo com seguintes fatores PIU ( Perodo til de Industrializao)
Aps tingir a maturao por quanto tempo essa variedade permanecer madura sem sofrer perdas significativas da sacarose

Teor de Fibra Teor de Acar Tipo de Solo Resistencia a Praga e Doenas

Caractersticas das variedades de cana-de-acar mais plantadas na Regio Centro-Sul do Brasil.


EXIGNCIA DE SOLOS Muito exigentes
Exigentes

SP77-5181, SP87-396, SP87-344, SP83-5073, RB85-5546.

RB85-5453, RB85-5036, SP80-1816, SP80-1842, SO87-365, SP80-3280, RB855536, SP86-155, SP79-1011, SP81-320, SP-911049.

Pouco exigentes

RB85-5156, RB83-5053, RB83-5486, RB84-5210, RB85-5113, SP86-42.

No exigentes
RB72-454, RB92-8064, RB83-5089, RB86-7515, RB86-5230, SP83-2847, RB85-5035, SP85-5077.

Caractersticas das variedades de cana-de-acar mais plantadas na Regio Centro-Sul do Brasil.


MATURAO
Precoce
RB83-5054, RB85-5453, SP77-5181, RB85-5035, RB83-5486, SP83-5073, SP80-1842, SP86-155, IAC86-2210.

Super-precoce
RB85-5156, SP87-396

Mdia
SP81-3250, SP80-1816, RB84-5210, RB85-5536, SP87-365, RB86-5230, RB85-5113, RB92-8064, SP85-3877, SP86-42, SP83-2847.

Tardia
RB72-454, RB83-5089, RB86-7515.

Caractersticas das variedades de cana-de-acar mais plantadas na Regio Centro-Sul do Brasil.


COLHEITA MECNICA
Pssimo
RB83-5054, RB85-5156, RB83-5089.

Ruim
RB83-5486.

Boa
SP79-1011, RB85-5453, SP80-3280, SP80-1816, SP81-3250, RB85-5113, RB72-454, SP-2233, RB86-7515, RB92-8064.

Caractersticas das variedades de cana-de-acar mais plantadas na Regio Centro-Sul do Brasil.


BROTAO DE SOCA COM PALHA
Excelente
RB85-5536, SP80-1842, SP79-1011, SP80-1816, SP86-155, SP80-3280, IAC87-3396, SP81-3250, RB85-5453, SP86-42, SP87-365, RB86-7515, RB92-8064, RB86-5230, RB82-5336.

Boa
RB83-5054, RB85-5113, RB85-5546, RB83-5486.

Regular
RB72-454, RB80-6043, SP85-3877.

Cultivo da Cana
Segundo Doorembos & Kassam (1979)
Maior parte de cana de acar comerciar produzida entre as latitudes 35N e 35S Temperatura tima para brotamento das mudas de 32 a 38C Para crescimento medias diurnas 22 a 30C, abaixo de 20C diminui a taxa de crescimento Maturao e colheita, se faz necessrio a reduo da temperatura para 10 a 20C Ocorre diminuio na taxa de crescimento e maior acumulo de sacarose

Cultivo da Cana
Segundo Barbieri & Villa Nova (1977)
Para a maturao e colheita, se faz necessrio a reduo da temperatura para 10 a 20C na regio Centro-Sul ou reduo pluviomtrica na regio norte- nordeste, ocorrendo ento a diminuio da taxa de crescimento e maior acumulo de sacarose

Cultivo da Cana
Segundo Magalhes (1987)
A cana de acar cultivada numa ampla faixa de latitudes, dede aproximadamente 35N a 30S Altitudes que varia desde o nvel do mar ate mil metros cultivada em 79 pases em uma area de cerca 12 milhes de hectares

Clima da Cana no Brasil


Tabela: Clima da regio Canavieira do CentroSul do Brasil Fonte: Barbieri & Villa Nova, 1977

REGIO CANAVIEIRA

TIPO CLIMATICO (KOEPPEN)

CARACTERSTICAS REGIONAIS DO CLIMA

MATO GROSSO

Aw. : Clima tropical com Clima tropical, com seca nos meses de jun., jul., e ago. Meses estao seca de Inverno mais chuvosos jan., fev. e maro. Precipitao anual em torno de

1500mm. Temperatura mdia anual de em torno de 24C


GOIIS

Aw. : Clima tropical com Clima tropical, com seca nos meses de jun., jul., e ago. Meses estao seca de Inverno mais chuvosos dez., jan. e fev. Precipitao anual em torno de

1500mm. Temperatura mdia anual de em torno de 22C


Cwa.: Clima temperado vero chuvoso meses nov., dez. e jan. Temperatura do ms mais hmido com Inverno quente superior a 22C. Precipitao anual entre 1250mm e seco e Vero quente

Clima Subtropical com seca no inverno meses jun., jul., e ago. e

SO PAULO

1500mm. Temperatura media anual entre 10C e 22C

PARAN

Cfa : Clima temperado quentes superior a 22C. Meses mais secos jun., jul., e ago. e hmido com Vero meses mais chuvosos dez, jan. e fev. Precipitao anual entre quente

Clima Subtropical sempre mido. Temperatura do ms mais

1250mm. Temperatura media anual em torno de 20C

Cwa.: Clima temperado vero chuvoso meses nov., dez. e jan. Precipitao anual entre hmido com Inverno 1250mm e 1750mm. Temperatura do ms mais quente superior seco e Vero quente
MINAS GERAIS

Clima Subtropical, seco no inverno meses jun., jul., e ago. e

22C

Cwb : Clima temperado Clima temperado, seco no inverno meses jun., jul., e ago. e vero hmido com Inverno chuvoso meses nov., dez. e jan. Precipitao anual em torno seco e Vero temperado 1500mm e 1750mm. Temperatura mais quente inferior a 22C

Cultivo da cana
Segundo PLANALSUCAR (1983) Na organizao operacional da lavoura canavieira da regio Centro-Sul em especial quanto colheita, devem ser levados em consideraes 3 aspectos fundamentais Distribuio da variedades Distribuio do corte Seleo da rea de reformada

Plantio da cana
Ocorrncia
A cana-de-acar cultivada em todo o territrio brasileiro, destacando-se as regies com maior produo Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste, Sul e Norte, respectivamente.

Plantio da cana
Segundo Barbieri & Vila Nova (1977)
Plantio da cana de acar na regio Centro-Sul feito em duas pocas
Sistema de ano (cana de 12 meses) Sistema de ano-e-meio (cana de 18 meses)
O numero de ciclos vegetativos uteis varia de local para local, mas geralmente adota-se um regime de 3 a 4 cortes

Plantio da cana
Segundo Barbieri & Vila Nova (1977) Reforma Anualmente cerca de 25 a 33 % da rea cultivada
1 ha (hectare = 10 m2) de rea de viveiro para cada 10 ha plantada

Sistema de ano (cana de 12 meses)


Segundo Barbieri & Vila Nova (1977)
A cana-de-acar pode ser plantada no perodo setembro-outubro. (primavera) Desenvolvimento mximo de novembro a abril permite a colheita da cana-de-acar com aproximadamente 11 a 14 meses

As principais vantagens so:


Recupera o dinheiro empregado mais rpido (12 meses); Aproveita o incio de chuvas, utilizando intensamente a terra; O nmero de cortes maior, pois as elevadas condies de temperatura e umidade do solo na poca do corte, fornecem bom ambiente para rebrota; Como no h perodo de descanso do solo, o aproveitamento do adubo residual maior

Entre as desvantagens citamse:


Deve ser plantada em solos frteis, pois a produo depende de um desenvolvimento rpido; Exige um preparo de solo rpido, pois logo aps a colheita anterior h necessidade de se destruir a soqueira e preparar o solo para o plantio at outubro; estas operaes coincidem com as atividades de colheita, exigindo maior concentrao de mo-de-obra; Seu crescimento; O perodo favorvel ao rpido crescimento das plantas daninhas, exigindo maiores cuidados no controle;

A cana-de-ano e meio (18 meses),


Segundo Barbieri & Vila Nova (1977)
A cana-de-acar pode ser plantada no perodo plantada de janeiro-maro (vero) taxa de crescimento mnimo ou mesmo nula ou negativa, de maio a setembro maior desenvolvimento da cultura acontece de outubro a abril, pico do crescimento por volta de dezembro a abril. a colheita da cana-de-acar com aproximadamente 15 a 20 meses

As principais vantagens so:


A presenta boas condies de umidade e temperatura, facilitando a germinao, sem grandes riscos de chuvas pesadas por estar no fim da estao chuvosa; A germinao rpida reduz prejuzo de doenas fngicas nos toletes, facilita o desenvolvimento de razes e parte area suficiente para enfrentar inverno frio e seco. Com a nova estao chuvosa (setembro-outubro) reinicia o desenvolvimento vegetativo. A cana de ano-e-meio cresce mais e tende dar maior produo por rea que a de ano.

Nordeste
A cana-de-acar pode ser plantada no perodo junho-setembro-outubro (inverno) Chuvoso Colheita com 12 a 14 meses.

Plantio de inverno
Perodo final de maio a agosto/setembro Com o uso da torta de filtro que contm cerca de 70 a 80% de umidade, aplicada no sulco de plantio, possvel plantar a cana-de-acar mesmo no perodo de estiagem. A torta fornece a umidade necessria para a brotao. Se ainda for feita uma fertirrigao com vinhaa, ou mesmo irrigao, o plantio da cana pode ocorrer praticamente o ano todo.

Plantio de inverno
*Lembre-se que tanto a cana de ano e meio como a de inverno, ao chegarem as chuvas, no perodo de setembro a novembro, estaro germinadas e perfilhadas e, portanto, prontas para um rpido desenvolvimento nos meses temperatura e precipitao, ou seja setembro/outrubro, do ano de plantio, a maio/junho, do ano da colheita

Vantagens
Menor utilizao do solo 12 a 14 meses em media Com produtividades elevadas, bastantes prximas obtidas com o planto de cana de ano e meio Maior controle erosivo

Desvantagem
Adotada com segurana quando houver disponibilidade de irrigao com agua ou resduos

Cana Soca
Segundo Viana, et al. (2012)
Ciclo da soca de aproximadamente 12 meses, independentemente da poca de plantio.

Soca a produtividade
estimada de 70 toneladas por hectare.

Colheita da Cana
Segundo Barbieri & Villa Nova (1977)
O Brasil possui 2 estaes diferentes e provavelmente o nico pas que 2 colheita anuais Norte-Nordeste que comea Setembro e continua at abril Centro - Sul que vai de junho a dezembro

poca das operaes agrcolas para cana de acar Fonte Barbieri & Villa Nova, 1977

poca de Plantio
Segundo Vitti & Mazza (2003)

pocas de colheita x poca de plantio x variedade


Segundo Vitti & Mazza (2003)

* O tempo de crescimento dever variar entre 13 a 20 meses Cana de ano e meio

* O tempo de crescimento dever variar entre 12 a 14 meses

pocas de colheita x poca de plantio x variedade


Segundo Vitti & Mazza (2003)

* O tempo de crescimento dever variar entre 11 a 14 meses

Anda mungkin juga menyukai