Anda di halaman 1dari 19

Os porferos

Departamento de Biologia Disciplina : Zoologia

O filo Porfera constitudo por animais pluricelulares que apresentam poros na parede do corpo. So conhecidas cerca de 5 mil espcies de porferos, todos aquticos. Eles so predominantemente marinhos (minoria em gua doce), sendo encontrados desde o nvel das praias at uma profundidade de 6 mil metros.

Os porferos so animais ssseis, fixandose sobre rochas, conchas, etc. Apresentam formas variadas, sendo assimtricos ou de simetria radial. As maiores esponjas medem 2 metros, mas h espcies minsculas de l mm.

Embora pluricelulares, os porferos tm uma estrutura corporal diferente dos demais metazorios. As suas clulas possuem um certo grau de independncia e no se organizam em tecidos.

A parede do corpo constituda por 2 camadas celulares. A camada externa formada por clulas achatadas (pincitos). Entre os pincitos, h clulas maiores e alongadas que se estendem desde a parede externa at a parede interna.

So os porcitos, clulas que possuem um canal em seu interior, que permite a entrada de gua do exterior para a espongiocela, atravs da abertura chamada stio.

A camada interna formada por clulas flageladas providas de um colarinho, formao membranosa que envolve o flagelo. Essas clulas, chamadas coancitos, revestem a esponjiocela ; o batimento de seus flagelos faz com que a gua existente em seu interior da cavidade saia pelo sculo.

Entre as camadas internas e externas h uma mesnquima gelatinosa, nas quais se encontram clulas e espculas. As clulas so dotadas de movimentos ameboides e por isso so denominadas amebcitos.

As espculas so elementos esquelticos que sustentam a parede do corpo e mantm a esponja ereta. Reconhecem-se trs tipos estruturas de esponjas : ascon, sicon e lucon, que diferem entre si pela complexidade da parede do corpo.

ascon o mais simples. A parede fina e possui poros inalantes que se abrem diretamente na espongiocela.

Nas esponjas do tipo sicon, a parede do corpo formada por projees em forma de dedos. Identificam-se dois tipos de canais: os inalantes e os radiais. A gua penetra pelas camadas radiais, indo para a espongiocela. Os canais radiais so revestidos internamente por coancitos.

No tipo leucon, a parede do corpo mais espessa e percorrida por um complicado sistema de canais.

A respirao aerbia. O Oxignio penetra na esponja dissolvido na gua. Cada clula efetua com o meio trocas gasosas. O gs carbnico produzido sai para o exterior tambm dissolvido na gua. As esponjas no possuem sistema nervoso e clulas sensoriais. Apesar disso, a maioria capaz de contrair-se quando submetida a estmulos fortes. Nesse caso, os estmulos so transmitidos de clula para clula.

A reproduo das esponjas pode ser assexuada e sexuada. No caso da assexuada, reconhecem-se trs proceso:

Regenerao: os porferos possuem grande poder de regenerar partes perdidas do corpo. Qualquer parte cortada de uma esponja tem a capacidade de se tornar uma nova esponja completa.

Brotamento: consiste na formao de um broto a partir da esponja-me. Os brotos podem se separar, constituindo novos animais.

Gemulao: um processo realizado pelas espcies de gua doce e alguns marinhos. Consiste na produo de gmulos, um grupo de ameboides que so envolvidos por uma membrana grossa e resistente.

Quando a reproduo sexuada, observa-se que a maioria das esponjas hermafrodita, embora existam espcies com sexo separado, no h gnadas para a formao de gametas, sendo estes originados pelos asquecitos. A fecundao (interna) e as primeiras fases do desenvolvimento embrionrio ocorrem no interior do organismo materno. Nas esponjas do tipo sicon, do ovo origina-se uma larva denominada anifiblstula, que sai pelo sculo e fixa-se ao substrato, originando uma nova esponja.

Fim da apresentao de slides Acesse www.vestibular1.com.br

Anda mungkin juga menyukai