Anda di halaman 1dari 7

Consulta chave de CTe na Sefaz Boletim Tcnico: Consulta chave de CTe na Sefaz Ocorrncia Melhoria Resumo Implementada melhoria

nas rotinas de Documento de Entrada (MATA103) e Nota Conhec. Frete (MATA116) com a possibilidade de consultar a chave de acesso do CTe na Sefaz, aps digitar a chave no campo Chv. NFe/CTe (F1_CHVNFE) na incluso de documentos de espcie CTE e formulrio prprio = NO. IMPORTANTEPara informaes sobre utilizao da Nota Fiscal Eletrnica, fundamental a leitura do Manual para Documentos Eletrnicos que encontra-se disponvel no portal do TDN pelo link http://tdn.totvs.com.br/kbm#110441, no tpico Nota Fiscal Eletrnica SEFAZ. ID do Chamado TEHDJT Aplicabilidade Consulta chave de CTe na Sefaz Produtos
Microsiga 11

Mdulos
SIGACOM SIGAFIS

Portais
Portal do cliente

Pases
Brasil

Tradues
Portugus (Brasil)

Sistema Operacional
todos

Bancos de Dados

todos

Ajustes no Compatibilizador No Integridade Referencial No Aplicao de Patch No Procedimentos para Implementao O sistema atualizado logo aps a aplicao do pacote de atualizaes (Patch) desta FNC. Antes de executar o compatibilizador NFEP11R1 imprescindvel:
a) Realizar o backup da base de dados do produto que ser executado o compatibilizador (diretrio \PROTH EUS11_DATA\DATA) e dos dicionrios de dados SXs (diretrio \PROTHEUS11_DATA\ SYSTEM). b) Os diretrios acima mencionados correspondem instalao padro do Protheus, portanto, devem ser

alterados conforme o produto instalado na empresa. c) Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usurio deve estar utilizando o

sistema. d) Se os dicionrios de dados possurem ndices personalizados (criados pelo usurio), antes de executar o

compatibilizador, certifique-se de que esto identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar ndices, ir adicion-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poder sobrescrever ndices personalizados, caso no estejam identificados pelo nickname. e) O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente! A ativao indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utiliz-la, observe atentamente os procedimentos a seguir: i. No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opo Integridade/Verificao (APCFG60A). ii. Se no h Integridade Referencial ativa, so relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estar selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, no necessrio qualquer outro procedimento de ativao ou desativao de integridade, basta finalizar a verificao e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instrues. iii. Se h Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, exibida uma mensagem na janela Verificao de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificao seja concluda, ou; iv. Se h Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que no na sua totalidade, so relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade est(aro) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotao para posterior consulta na reativao (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informaes quanto a um arquivo que contm essa informao). v. Nestes casos descritos nos itens iii ou iv, E SOMENTE NESTES CASOS, necessrio desativar tal integridade, selecionando a opo Integridade/ Desativar (APCFG60D). vi. Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instrues. vii. Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, atravs da opo Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mos as informaes da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possua(m) ativao da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativao. Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DVIDAS!

1.

Em Microsiga Protheus Smart Client, digite NF EP11R1 no campo Programa Inicial.

Para a correta atualizao do dicionrio de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 12/01/2012.

2.

Clique em OK para continuar.

Aps a confirmao exibida uma tela para a seleo da empresa em que o dicionrio de dados ser modificado ou apresentada a janela para seleo do compatibilizador. Selecione o programa NFE11R107 4. Ao confirmar exibida uma mensagem de advertncia sobre o backup e a necessidade de sua execuo em modo exclusivo. 5. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execuo a preparao dos arquivos. apresentada uma mensagem explicativa na tela. 6. Em seguida, exibida a janela Atualizao concluda com o histrico (log) de todas as atualizaes processadas. Nesse log de atualizao, so apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda no existem no dicionrio de dados. 7. Clique em Gravar para salvar o histrico (log) apresentado. 8. Clique em OK para encerrar o processamento. Descrio de Ajustes
1. Criao no arquivo SX6 Parmetros: Nome da Varivel Tipo MV_CHVNFE (X6_VAR) Lgico (X6_TIPO)

3.

Descrio

Informa se haver consulta da chave de acesso daNFE/CTE no portal da SEFAZ .F.

Valor Padro

Nome da Varivel Tipo Descrio

MV_DCHVNFE (X6_VAR) Lgico (X6_TIPO) Informa se dever digitar a chave da Nfe/CTe caso aespcie seja SPED/CTE e Form.Prprio=NO .F.

Valor Padro

Procedimentos para Configurao


1. No Configurador (SIGACFG) acesse Ambientes/Cadastros/Parmetros (CFGX017). Configure o(s) parmetro(s) a seguir Itens/Pastas Informaes Nome Tipo Cont. Por. Descrio Descrio Informa se haver consulta da chave de acesso daNFE/CTE no portal da SEFAZ MV_CHVNFE Lgico .T.

:
Descrio

Itens/Pastas Informaes Nome Tipo Cont. Por. Descrio Descrio

Descrio

MV_DCHVNFE Lgico .T.

Informa se dever digitar a chave da Nfe/CTe caso aespcie seja SPED/CTE e Form.Prprio=NO

2.

No Configurador (SIGACFG) acesse Base de Dados/Dicionrio/Base de Dados (CFGX031). Edite o(s)

campo(s) a seguir Campo Tipo Decimal Tamanho Formato Form. Varivel Contexto Propriedade Obrigatrio

:
F1_CHVNFE C 0 44 @!

Real Alterar No

Para que seja possvel digitar a chave no campo Chv.Nfe/CTe (F1_CHVNFE) necessrio modificao da Propriedad e do campo para 1=Alterar.

Procedimentos para Utilizao


1. No Compras (SIGACOM) acesse Atualizaes/ Movimentos/ Documento Entrada (MATA103) ou acesse Atualizaes/ Movimentos/ Nt.Conhec.Frete (MATA116).

2.

Realize a incluso de um documento de entrada e preencha o campo Chv.Nfe/CTe com a chave de acesso do CTe (com 44 caracteres), localizado na aba Informaes Danfe.

3.

realizada a consulta da chave digitada na Sefaz.

Para consultar a chave digitada na Sefaz, necessrio que a espcie do documento de entrada seja CTE e o formulrio prprio = NO. imprescindvel que o TSS tenha sido inicializado, caso contrrio um Help ser apresentado solicitando a inicializao do TSS ou inativao do parmetro que consulta a chave digitada.

4.

Caso a chave de acesso do CTe consultado esteja autorizado na Sefaz, a resposta ser apresentada na tela com o cdigo de retorno, mensagem de retorno e nmero do protocolo de autorizao do CTe.

5.

Caso a chave de acesso do CTe consultado esteja cancelado na Sefaz, a resposta ser apresentada

na tela. Escolha a opo SIM para permanecer com a chave e NO para apagar o contedo digitado.

Ao habilitar o parmetro MV_CHVNFE e incluir uma chave de acesso para ser consultada, possvel que haja uma

baixa na performance da rotina, devido disponibilidade da Sefaz.

Informaes Tcnicas
Tabelas Utilizadas SM0 Cadastro de Empresas; SA2 Fornecedores; SB1 Descrio Genrica do Produto; SF4 Tipos de Entrada e Sada; SF3 Livros Fiscais; SF1 Cabealho das Notas Fiscais de Entrada. Rotinas Envolvidas MATA103 Documento de Entrada MATA116 Nt Conhec. Frete

Anda mungkin juga menyukai