Anda di halaman 1dari 4

(AJ ADMINISTRATIVO / TRE AP/ FCC-2006) correto afirmar que so a) considerados brasileiros natos, os nascidos em pases de lngua portuguesa

sa e de pais estrangeiros, desde que registrados nas embaixadas brasileiras. b) privativos de brasileiros natos, dentre outros, os cargos da carreira diplomtica, de senador e de deputado federal. c) naturalizados os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de me brasileira, desde que venham a residir no Brasil e optem em qualquer tempo, pela nacionalidade brasileira. d) smbolos da Repblica Federativa do Brasil, a bandeira, o hino, as armas e o selo nacionais. e) vedados ao Distrito Federal e aos Territrios, a utilizao de smbolos prprios. (Analista Judicirio rea Judiciria Ativ. Proces. - TJDFT / CESPE-2003) - Um casal de brasileiros reside por determinado tempo na Alemanha, onde o marido jogador de um clube de futebol. Nem o marido nem a mulher encontram-se a servio da Repblica Federativa do Brasil. O filho do casal de brasileiros nasceu em territrio alemo, no dia 15 de maio de 2003. Considerando a situao hipottica acima descrita e sabendo que a Alemanha adota o sistema do jus sanguini como forma de aquisio da nacionalidade originria, assinale a opo correta. A) Se o filho do casal vier a residir na Repblica Federativa do Brasil e optar, em qualquer tempo, pela nacionalidade brasileira, adquirir a condio de brasileiro nato. B) O filho do casal ser brasileiro nato, desde que seja registrado em repartio consular brasileira competente na Alemanha ou que venha a residir no Brasil antes da maioridade e, nesse caso, opte em qualquer tempo pela nacionalidade brasileira. C) O filho do casal considerado brasileiro nato, independentemente de qualquer condio, uma vez que, apesar de nascido no estrangeiro, filho de pai e me brasileiros. D) Caso o filho do casal obtenha a condio de brasileiro nato, aps atendidos os requisitos estabelecidos na legislao brasileira, no perder jamais essa condio, visto que a Constituio Federal prev expressamente que nenhum brasileiro nato pode perder a nacionalidade brasileira. E) Caso o filho do casal obtenha a condio de brasileiro naturalizado, ainda assim poder ter a sua naturalizao cancelada, por sentena judicial, mas somente em decorrncia de crime comum, praticado antes da naturalizao, ou de comprovado envolvimento em trfico ilcito de entorpecentes. QUESTES 1. O filho do Embaixador da Itlia e de me, tambm, italiana, nascido no Brasil, considerado como: a) Brasileiro nato. b) Brasileiro naturalizado. c) Estrangeiro. d) Aptrida. e) Brasileiro nato, desde que resida no Brasil at completar 21 anos e, aps esta data, opte pela nacionalidade brasileira.

3. Aos portugueses que optem pela naturalizao brasileira, exigido: a) Residncia por 2 anos ininterruptos e idoneidade moral. b) Residncia por 1 ano ininterrupto e idoneidade moral. c) Residncia por 4 anos ininterruptos e idoneidade moral. d) Residncia por 15 anos e sem condenao penal. e) Residncia permanente no Pas e reciprocidade em favor dos brasileiros

4. Marque V, se a assertiva for verdadeira, e F, se a assertiva for falsa. privativo de brasileiro nato o cargo de Deputado Estadual. ( ) FALSA ( ) VERDADEIRA

7. Marque V, se a assertiva for verdadeira, e F, se a assertiva for falsa. Por ser a sede da Unio, o Distrito Federal no poder ter smbolo prprio. ( ) FALSA ( ) VERDADEIRA 1) (EXERCCIOS SOBRE NACIONALIDADE) So brasileiros naturalizados, dentre outros: a) os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originrios de pases de lngua portuguesa apenas residncia por um ano ininterrupto e idoneidade moral. b) os nascidos na Repblica Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes no estejam a servio de seu pas. c) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou me brasileira, desde que qualquer deles esteja a servio da Repblica Federativa do Brasil. d) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou me brasileira, desde que venham a residir na Repblica Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira. 2) (EXERCCIOS SOBRE NACIONALIDADE) O tempo ininterrupto de residncia, no Brasil, constitucionalmente exigido para que um natural de Moambique possa se naturalizar brasileiro, de: a) seis meses; b) um ano; c) cinco anos; d) dez anos. 3) (EXERCCIOS SOBRE NACIONALIDADE) So privativos de brasileiro nato os seguintes cargos: a) Presidente e Vice-Presidente da Repblica, Presidente do Senado Federal, Presidente da Cmara dos Deputados e Ministro do Supremo Tribunal Federal; b) Presidente e Vice-Presidente da Repblica, Presidente do Senado Federal, Presidente da Cmara dos Deputados e Presidentes de Partidos Polticos; c) Presidente e Vice-Presidente da Repblica, Presidente do Senado Federal, Presidente da Cmara dos Deputados e Presidentes de Organismos Internacionais com sede no pas; d) Presidente e Vice-Presidente da Repblica, Presidente do Senado Federal, Presidente da Cmara dos Deputados e Governadores de Estados. 4) (EXERCCIOS SOBRE NACIONALIDADE) Pode ser extraditado: a) brasileiro nato, acusado de trfico de entorpecentes; b) brasileiro naturalizado, acusado da prtica de trfico de entorpecente praticado depois da naturalizao; c) estrangeiro, acusado da prtica de crime de opinio; d) brasileiro naturalizado, acusado da prtica de trfico de entorpecente praticado antes da naturalizao.

5) (EXERCCIOS SOBRE NACIONALIDADE) Assinale a alternativa INCORRETA: a) Brasileiro naturalizado pode ser extraditado por crime cometido antes da aquisio da nacionalidade brasileira ou por comprovado envolvimento em trfico de entorpecentes. b) Para a composio do Conselho da Repblica, podem ser indicados brasileiros natos ou naturalizados h mais de 10 anos. c) A propriedade da empresa jornalstica e de radiodifuso sonora e de sons privativa de brasileiros natos ou naturalizados h mais de 10 anos. d) No se admite a extradio de brasileiro nato em qualquer hiptese.

1) (EXERCCIOS SOBRE NACIONALIDADE) Em relao nacionalidade, INCORRETO afirmar: a) So brasileiros natos os nascidos no Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes no estejam a servio de seu pas. b) So brasileiros naturalizados os nascidos no estrangeiro, de pai ou me brasileiros, desde que venham a residir no Brasil e optem em qualquer tempo pela nacionalidade brasileira. c) So brasileiros naturalizados os estrangeiros de qualquer nacionalidade residentes no Brasil h mais de quinze anos ininterruptos e sem condenao penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira. d) So brasileiros natos os nascidos no estrangeiro, de pai ou me brasileiros, desde que qualquer deles esteja a servio do Brasil.

2) (EXERCCIOS SOBRE NACIONALIDADE) A extradio solicitada por Estado estrangeiro ser processada e julgada originariamente pelo: a) Superior Tribunal de Justia. b) Tribunal Regional Federal do Distrito Federal. c) Tribunal Regional Federal do domiclio do extraditando. d) Supremo Tribunal Federal.

3)(EXERCCIOS SOBRE NACIONALIDADE) Determinado indivduo nasce na Venezuela, filho de me brasileira que no estava a servio oficial de nosso pas e de cidado venezuelano. Aos 12 anos de idade, este jovem estabelece residncia no Brasil, no municpio de So Paulo. Com relao a seus direitos polticos e sua elegibilidade, considerando que agora conta com 19 anos de idade, correto dizer que:

a) poder concorrer ao cargo de Prefeito Municipal quando completar 21 anos de idade, desde que tenha optado pela nacionalidade brasileira e adquirido direitos polticos, pois ser cidado e brasileiro nato. b) poder concorrer ao cargo de Prefeito Municipal quando completar 21 anos de idade, desde que tenha optado pela nacionalidade brasileira e adquirido direitos polticos, pois ser cidado e brasileiro naturalizado, no sendo o cargo de Prefeito Municipal privativo de brasileiro nato. c) no poder concorrer ao cargo de Prefeito Municipal quando completar 21 anos de idade, mesmo que tenha optado pela nacionalidade brasileira e adquirido direitos polticos, pois ser brasileiro naturalizado, e o cargo de Prefeito Municipal privativo de brasileiro nato. d) no poder concorrer ao cargo de Prefeito Municipal quando completar 21 anos de idade, mesmo que tenha optado pela nacionalidade brasileira e adquirido direitos polticos, pois a idade mnima para concorrer ao cargo de 25 anos de idade. 4) (EXERCCIOS SOBRE NACIONALIDADE)O princpio do "jus solis" significa que sero brasileiros os que nascerem em qualquer parte do nosso domiclio. assim sendo, so brasileiros natos: a) os nascidos em navio de guerra brasileiro, onde quer que se encontre independentemente da nacionalidade de seus pais. b) todos aqueles que nascem em territrio brasileiro c) esto corretos os itens "a" e "d" d) os nascidos no brasil, com exceo dos filhos de pai e me estrangeiros, desde que estes estejam a servio de seu pas 5) A Constituio faz distino entre brasileiros natos e naturalizados? a) Em hiptese alguma estabelece distino entre eles. b) Excepcionalmente, estabelece distino entre eles. c) Estabelece distino entre os que foram naturalizados antes de 1930. d) Estabelece distino entre os que exercerem cargo eletivo.

1-b 2-d 3-a 4-c 5b -------------------------------------------------------------------1) (EXERCCIOS SOBRE NACIONALIDADE) So privativos de brasileiros natos os cargos de; a) Presidente e Vice-Presidente da Repblica, Presidente da Cmara dos Deputados, Presidente do Senado Federal, Ministro do Supremo Tribunal Federal, carreira diplomtica, Governadores de Estado. b) Presidente, Vice-Presidente da Repblica, Presidente da Cmara dos Deputados, Presidente do Senado Federal, Ministros dos Tribunais de Contas, Governadores de Estado, carreira diplomtica. c) Presidente, Vice-Presidente da Repblica, Presidente da Cmara dos Deputados, Presidente do Senado Federal, Ministros do Supremo Tribunal Federal, Oficiais das Foras Armadas, Governadores de Estado. d) Presidente, Vice-Presidente da Repblica, Presidente da Cmara, Presidente do Senado, Ministro do Supremo Tribunal Federal, carreira diplomtica, Oficial das Foras Armadas. 3) (EXERCCIOS SOBRE NACIONALIDADE) Dentre outros, privativo de brasileiro nato o cargo de: a) Ministro dos Tribunais Superiores. b) Oficial das Foras Armadas. c) Governador de Estado. d) Presidente de Assembleias Legislativas. 4) (EXERCCIOS SOBRE NACIONALIDADE) Marque a alternativa incorreta: a) um brasileiro nato pode ter dupla nacionalidade b) um brasileiro naturalizado pode se tornar aptrida c) um brasileiro naturalizado no pode ter dupla nacionalidade d) um brasileiro nato no pode se tornar aptrida 5) Filho de pais alemes, nascido na Repblica Federativa do Brasil, desde que os ascendentes no estejam a servio da Alemanha: a) brasileiro nato b) brasileiro naturalizado c) estrangeiro d) brasileiro nato, desde que opte pela nacionalidade brasileira aps os 21 anos 6) No privativo de brasileiros natos o cargo: a) de Presidente da Repblica. b) de Presidente do Senado Federal. c) de carreira diplomtica. d) de Governador do Estado. 7) (EXERCCIOS SOBRE NACIONALIDADE) So brasileiros naturalizados os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originrios de pases de lngua portuguesa apenas residncia por: a) trs meses ininterruptos e idoneidade moral;

b) seis meses ininterruptos e idoneidade moral; c) um ano ininterrupto e idoneidade moral; d) dois anos ininterruptos; 1- d 2-b 3 -b 4- c 5- a 6- d 7- c (EXERCCIOS SOBRE NACIONALIDADE) Assinale as alternativas corretas: 1 - So brasileiros natos: a ( ) os nascidos na Repblica Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, mesmo que estes estejam a servio de seu pas; b ( ) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou me brasileira, desde que qualquer deles esteja a servio da Repblica Federativa do Brasil; c ( ) os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originrios de pases de lngua portuguesa apenas residncia por um ano ininterrupto e idoneidade moral 2 - condio indispensvel para que estrangeiros (com exceo de portugueses) requeiram a nacionalidade brasileira: a ( ) residncia na Repblica Federativa do Brasil h mais de cinco anos ininterruptos b ( ) residncia na Repblica Federativa do Brasil h mais de dez anos ininterruptos c ( ) residencia na Repblica Federativa do Brasil h mais de quinze anos ininterruptos 3 - (EXERCCIOS SOBRE NACIONALIDADE) cargo privativo de brasileiro nato: a ( ) diplomata b ( ) senador c ( ) deputado Gabarito: 1b 2c 3a

Anda mungkin juga menyukai