Anda di halaman 1dari 23

CURSO ON-LINE ECONOMIA ANALISTA TCNICO SUSEP PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Economia para Analista Tcnico da SUSEP

Aula Demonstrativa

Caros (as) alunos (as),

Oferecemos a vocs o curso de Economia voltado preparao para a prova 1 da rea de Controle e Fiscalizao.

Inicio esta aula demonstrativa me apresentando. Sou servidor do Banco Central, exercendo minhas atividades em Porto Alegre.

Leciono em cursos preparatrios para concursos desde 2005, j tendo dado aulas em cursos preparatrios presenciais, bem como em cursos tele-transmitidos, alm claro de cursos no site do Ponto dos Concursos. Nossa atuao se deu em disciplinas como Economia, Finanas Pblicas, Finanas e matrias afins, em cursos para a Receita Federal, Tesouro Nacional, Policia Federal, MPOG, CGU, Fiscal dos Estados dentre outros.

O curso ser estruturado seguindo o seguinte calendrio:

Aula Demonstrativa

Contedo Programtico: 1. Introduo geral aos problemas econmicos: escassez e escolha. Curva de possibilidade de produo, fatores de produo, oferta, demanda e equilbrio de mercado.

Aula 1 Dia 3 de maro de 2010

Contedo Programtico: 2. Microeconomia. Elasticidade de preo da demanda, bens substitutos e bens complementares. Elasticidade de preo da oferta, bens

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA ANALISTA TCNICO SUSEP PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

substitutos e bens complementares na oferta. Fatores que afetam a elasticidadepreo. Elasticidade renda, bens normais e bens inferiores.

Aula 2 Dia 10 de maro de 2010

Contedo Programtico: Escolha envolvendo risco

Aula 3 Dia 17 de maro de 2010

Contedo Programtico: Bens pblicos e externalidades. Assimetria de informao moral hazard, seleo adversa, sinalizao e mecanismos de incentivo.

Aula 4 Dia 24 de maro de 2010

Contedo Programtico: Introduo Macroeconomia: noes de contas nacionais.

Aula 5 Dia 31 de maro de 2010

Contedo Programtico: Introduo Macroeconomia: noes de poltica monetria e noes de poltica fiscal

Dadas as informaes iniciais sobre o curso, passamos agora introduo do contedo da disciplina, essencial para um bom desenvolvimento do aprendizado da matria.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA ANALISTA TCNICO SUSEP PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

Introduo geral aos problemas econmicos: escassez e escolha. Curva de possibilidade de produo, fatores de produo, oferta, demanda e equilbrio de mercado.
De acordo com Vasconsellos (2002, pg. 21), a economia pode ser definida como a cincia social que estuda como o indivduo e a sociedade decidem utilizar recursos produtivos escassos, na produo de bens e servios, de modo a distribulos entre as vrias pessoas e grupos da sociedade com o objetivo de satisfazer as necessidades humanas.

Conforme verificamos pela prpria interpretao da definio da economia, a sociedade encontra-se na responsabilidade de decidir como utilizar os recursos produtivos escassos. Esta questo abordada porque os indivduos possuem necessidades ilimitadas, renovadas pelo crescimento populacional e pelo desejo de melhoria dos padres de vida.

A escassez a varivel que traz o contexto de todo o estudo econmico. Se no existisse a escassez, no haveria a necessidade de se estudar fenmenos econmicos como a inflao, que a subida de preos ocasionada ou pelo excesso de demanda sobre a oferta ou pela prpria falta de oferta de bens e servios escassos.

A disponibilidade de bens limitados na economia est tambm relacionada aos chamados fatores de produo econmicos, que so aqueles representados pela mo-de-obra dos trabalhadores, pela terra (espao para a produo) e pelo capital, que o recurso utilizado para a realizao de investimentos.

A Eficincia Produtiva

A eficincia produtiva refere-se mobilizao dos fatores de produo presentes em uma economia, independentemente do seu estgio de

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA ANALISTA TCNICO SUSEP PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

desenvolvimento e de seus padres culturais - seja uma tribo indgena da regio amaznica que ainda no tenha entrado em contato com o que convencionamos chamar de civilizao, seja uma moderna nao industrializada. Todos os pases dispem dos mesmos recursos, mesmo em estgios diferenciados de

desenvolvimento. Estes pases ainda se defrontam com a exigncia de mobiliz-los segundo os mximos padres possveis de eficincia.

A busca por eficincia produtiva decorre, conforme vimos, devido escassez dos recursos, no sentido de que o suprimento de todos eles finito ou limitado. Alm disso, o conceito econmico de escassez tem a ver com as ilimitveis necessidades sociais. Estas superam a dotao de recursos: os agentes buscam sempre ampliar seus nveis de satisfao, atravs de maior suprimento e de maior variedade de bens e servios. Mais ainda: buscam produtos de qualidade cada vez mais apurada e de desempenho cada vez mais avanado. Ao mesmo tempo, procuram aprimorar os recursos e empreg-los de tal forma que se minimizem as taxas ocorrentes de ociosidade (que a m utilizao dos recursos) e o desemprego (mo-de-obra no empregada), maximizando assim os retornos com a produo de bens e servios

.Em resumo, podemos dizer que a busca pela eficincia produtiva pressupe as seguintes condies:

A utilizao de todos os recursos disponveis, no sentido de que no se observe a indesejvel ocorrncia de quaisquer formas de subemprego ou de desemprego. Esta condio acaba por implicar na ausncia de capacidade ociosa. Entre os chamados economistas clssicos conceitualmente chamado de pleno-emprego dos recursos produtivos;

A existncia de mobilizao e a combinao dos recursos disponveis sob padres timos de desempenho e de organizao do processo produtivo, de forma que no seja observado o subaproveitamento do potencial mximo disponvel de recursos escassos.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA ANALISTA TCNICO SUSEP PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

De forma conceitual, a eficincia produtiva alcanada quando, alm de estarem plenamente empregados e no ociosos, os recursos escassos esto operando no limite mximo de seus potenciais. Assim somente se considera que uma economia est operando na plenitude de sua eficincia produtiva quando as possibilidades de produo so mobilizadas em seus nveis mais elevados.

Uma vez alcanado este limite, no possvel aumentar a produo pela utilizao de recursos que tenham permanecido ociosos (posto que se encontram plenamente empregados) nem pela reorganizao do modo pelo qual os recursos esto sendo utilizados (uma vez que o sistema est operando nos limites mais avanados da capacitao tcnica conhecida).

Eficincia (eficcia) Alocativa

A eficcia alocativa est tambm relacionada escassez de recursos e s ilimitveis necessidades sociais. Dado o conflito entre a escassa disponibilidade de meios e a multiplicidade crescente de necessidades a atender, no basta que os recursos estejam empregados segundo padres de mxima eficincia produtiva: este um requisito necessrio, mas no suficiente. Alm dele, coloca-se a questo da eficincia alocativa, que diz respeito escolha dos bens e servios finais, de consumo e de capital, que a economia produzir.

Considerando que so escassos os recursos e ilimitveis as necessidades manifestadas pela sociedade, conceitualmente impossvel produzir todos os bens e servios requeridos para satisfazer a todas as necessidades sociais efetivamente existentes e a todos os desejos individuais. A escassez implica escolhas, sendo que as escolhas implicam em custos de oportunidade - expresso que, neste caso, tem a ver com os desejos e as necessidades que deixam de ser atendidos sempre que outros so priorizados.

Atuando como agente econmico, o governo reduz o poder aquisitivo da sociedade, por tributos diretos e indiretos. Com a receita tributria, investe em infrawww.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA ANALISTA TCNICO SUSEP PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

estrutura econmica e social e na produo de bens e servios pblicos e semipblicos. Quanto a sua atuao podem ser levantados vrios pontos intimamente ligados questo da eficincia alocativa.

De forma conceitual, considera-se que o resultado da ao produtiva preenche as condies da eficcia alocativa quando:

O processo de alocao dos recursos tende a uma escala de prioridades que satisfaa s exigncias mnimas requeridas pelos diferentes grupos sociais da nao. Assim, por serem escassos os recursos, certamente no ser possvel atender totalidade dos desejos manifestados por todos os grupos sociais;

Uma vez satisfeitas as requisies mnimas vitais da sociedade, os recursos ainda disponveis so destinados produo de um conjunto dado de produtos, cuja diversificao seja suficientemente ampla, abrangendo as demais exigncias manifestadas pela sociedade.

Em resumo, podemos dizer que a eficincia produtiva e alocativa devem funcionar em conjunto, de forma a que sejam atingidos os objetivos de otimizao na produo de bens e servios a partir da escassez dos insumos produtivos. De outra forma, esta produo deve primar pela eficincia alocativa, e forma a atender os desejos e necessidades da sociedade.

A Curva de Possibilidade de Produo

Uma boa forma de representao da alocao escassa dos bens e servios produzidos na economia pode ser expressa pela chamada Curva de Possibilidade de Produo.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA ANALISTA TCNICO SUSEP PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

A CPP mostra as alternativas de produo feitas pela sociedade, considerando a plena utilizao dos recursos produtivos, o chamado por ns de pleno emprego dos recursos.

Conforme afirma Vasconsellos (2002, pg. 28), trata-se de um conceito eminentemente terico, que permite ilustrar como a limitao de recursos leva necessidade de a sociedade fazer opes ou escolhas entre as alternativas de produo.

Um exemplo terico quase sempre utilizado para a ilustrao da CPP referese a escolha de produo entre bens de consumo, alimentos, e a produo de bens de capital, por exemplo, canhes.

Venhamos as seguintes alternativas de produo:

Tabela 1

Alternativas de Produo A B C D E

Canhes (milhares) 25 20 15 10 0

Alimentos (toneladas) 0 30 45 60 70

Considerando os dados da tabela acima, chegamos a formatao da Curva de Possibilidades de Produo.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA ANALISTA TCNICO SUSEP PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Grfico 1 Curva de Possibilidade de Produo

Alimentos 70 60 45 30 F C B E D

A 0 10 15 20 25 Canhes

A CPP representa as diferentes escolhas produtivas na qual um pas pode fazer considerando os recursos escassos existentes. De acordo com a anlise da curva, verifica-se que a sociedade dever escolher, em determinado momento do tempo, um dos pontos representados pelas letras A, B, C, D, E.

Conforme podemos perceber, no ponto A a sociedade decide alocar todos os seus recursos na produo de canhes. De forma inversa, no ponto E a esta destina seus recursos somente produo de alimentos.

Como pode ser constatado em uma anlise minuciosa da CPP, verifica-se a existncia de pontos localizados fora da linha de fronteira. No ponto F a sociedade est subutilizando os seus recursos produtivos, desconsiderando o preceito econmico de eficincia produtiva e alocativa.

O ponto G, diferentemente dos demais pontos localizados sobre a linha de fronteira da CPP, representa um ponto intangvel de ser obtido pela sociedade atravs do processo produto, isto devido escassez de recursos disponveis para www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA ANALISTA TCNICO SUSEP PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

tal. Assim, mesmo que a sociedade seja eficiente em termos alocativos e produtivos, no poder beneficiar-se de tal produo.

O custo de oportunidade associado produo

Para entendermos o conceito de custo de oportunidade, podemos inicialmente raciocinar em termos pessoais. Imaginemos qual o nosso custo de oportunidade de estarmos aqui, neste momento, estudando economia para um determinado concurso. Sem precisarmos ter a mente muito frtil, podemos imaginar que poderamos estar em casa relaxando, com a famlia, tomando uma cerveja ou mesmo fazendo nada. Assim, o custo de oportunidade de estarmos estudando representado pelo o que deixamos de fazer ao optarmos em passar no concurso. Compreendido? Ento vamos aplicao deste conceito quando analisado na CPP.

As opes realizadas pela sociedade quanto alocao dos recursos escassos, dentro do processo produtivo na economia, implica em que esta deixe de ter a oportunidade de produzir outros bens. a prpria escolha de deixar de produzir canhes em benefcio da produo de alimentos.

importante considerarmos que o custo de oportunidade no , pelo menos neste momento, um custo que implique no dispndio de recursos financeiros. Uma outra questo importante a de que a considerao do custo de oportunidade s feita quando considerado que a economia esta trabalhando com o pleno-emprego dos recursos, ou seja, em todos os pontos constantes na linha da CPP.

O conceito de custo de oportunidade muito aplicado dentro do mundo das finanas. O aporte de recursos financeiros em projetos de investimentos por empresas pblicas e privadas implica com que estas deixem de ganhar a remunerao na forma de juros com a aplicao dos recursos no mercado financeiro.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA ANALISTA TCNICO SUSEP PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

10

A nossa anlise do custo de oportunidade no se estende, neste momento, considerao do custo de oportunidade como sendo o custo do dinheiro, mas to somente como sendo o custo imposto sociedade por conta de esta deixar de produzir determinados bens ou servios em benefcio de outros.

Teoria de equilbrio de mercado

A teoria elementar de funcionamento do mercado procura demonstrar como consumidores e produtores interagem com o objetivo de atingir o maior bem-estar possvel, considerando a srie de variveis envolvidas no processo decisrio.

A escassez de recursos leva ao fenmeno da precificao de tudo o que produzido, especialmente porque sem este estmulo, os chamados ofertantes de produtos no teriam interesse em produzir.

No obstante, a mesma precificao gera resultados diretos sobre o consumo de bens e servios, tornando-os menos desejados a todo o momento em que os preos tendam a subir.

A partir do prximo tpico abordaremos os conceitos pertinentes s funes oferta e demanda, verificando como variaes nos preos e nos demais bens tende a impactar o chamado equilbrio de mercado, que seria aquele em que consumidores e produtores chegam a um consenso terico quanto aos preos e quantidades negociadas.

Funo de Demanda (Curva de Demanda)

A demanda ou tambm chamada de Procura pode ser definida como as vrias quantidades de um determinado bem ou servio que os consumidores estaro dispostos e aptos a adquirir, em funo dos vrios nveis de preos possveis, em determinado perodo de tempo. Ou seja, a demanda a correlao

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA ANALISTA TCNICO SUSEP PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

11

entre as diversas quantidades procuradas de um bem, com os diversos nveis de preos apresentados.

A demanda dependente de uma srie de variveis, dentre as quais o preo do bem X (PX), a renda dos consumidores (R), o preo dos outros bens (PY) assim como os gostos dos consumidores (G).

DX = f (PX,R, PY, G), sendo a demanda dada em funo dos parmetros anteriores. A Lei da Demanda1 diz que h uma correlao inversa entre preos e quantidades demandadas, coeteris paribus (expresso latina que significa tudo o mais constante, como a renda do consumidor, os preos de outros bens e as preferncias dos consumidores). Quanto maior for o preo, menor ser a quantidade demandada do bem que o consumidor estar disposto a adquirir e vice-versa. Perceba o grfico que se segue: P 10 5 20 40 Q A B

Quanto maior o preo, menor a quantidade demandada (coeteris paribus).

Sendo assim, corroboramos a informao de que existe uma relao inversa entre o preo e quantidade demandada, o que nos leva a interpretar, conforme o grfico acima, que a curva (representada neste caso por uma reta por ser uma definio aproximada da economia) apresenta uma declividade (inclinao) negativa.

No se trata de uma lei em sentido explcito, mas sim se uma mxima da economia.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA ANALISTA TCNICO SUSEP PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

12

A curva de demanda negativamente inclinada devido ao efeito conjunto de trs fatores: o efeito substituio, o efeito renda e a utilidade marginal do produto:

Efeito substituio: se um bem X possui um substituto Y, ou seja, outro bem similar que satisfaa a mesma necessidade, quando seu preo aumenta, coeteris paribus, o consumidor passa a adquirir o bem substituto Y, reduzindo-se assim demanda pelo bem X. Exemplo: se o preo do fsforo subir demasiadamente, os consumidores passam a consumir isqueiro, reduzindo a demanda por fsforo; Efeito renda: quando aumenta o preo de um bem, tudo o mais constante (renda do consumidor e preos de outros bens constantes), o consumidor perde poder aquisitivo e a demanda pelo produto cai; Utilidade Marginal: quanto maior a quantidade de um produto que o consumidor pode adquirir, menor ser a utilidade ou satisfao adicional (marginal) com cada unidade adicional consumida, o que o levar a reduzir a quantidade demandada do bem. Exemplo: o primeiro copo de gua, para quem est com muita sede, proporciona uma certa satisfao (utilidade); o segundo copo proporcionar uma satisfao adicional, mas com uma utilidade marginal inferior ao primeiro copo e assim sucessivamente. Pense se isso no verdadeiro!

Consideraes quanto s variaes de preos e impactos na quantidade demandada

At o presente momento dissemos que elevaes nos nveis de preos tendem a diminuir a quantidade demandada. A questo que existem excees a esta regra. So os chamados bens de Veblen e bens de Giffen.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA ANALISTA TCNICO SUSEP PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Bens de Veblen

13

Os bens de Veblen so bens de consumo de alto valor agregado, muitas vezes associado idia de ostentao, tais como jias, automveis de luxo e obras de arte.

Para estes consumidores, como o padro de ostentao o preo, quanto mais alto for este, maior ser a procura pelo bem.

A constatao do economista Thorstein Veblen fica muito bem ilustrada atravs de uma citao retirada de sua obra mais famosa, a teoria da classe ociosa:

A base sobre o qual a boa reputao em qualquer comunidade industrial altamente organizada finalmente repousa a fora pecuniria, e os meios de demonstrar fora pecuniria e, merc disso, obter ou conservar o bom nome, so o cio conspcuo (notvel) e um consumo conspcuo de bens. Parnteses nosso. Pode-se dizer que a curva de demanda de Veblen apresenta inclinao positiva, ou seja, quanto maior o preo, maior a quantidade demandada.

Bens de Giffen

Os bens de Giffen so produtos de baixo valor mas que representam muito do consumo e, conseqentemente, do oramento das famlias de mais baixa renda. Sua interpretao a de que caso ocorra uma elevao nos preos destes bens, haver um aumento na quantidade demandada.

A interpretao para tal situao a de que como ocorreu um aumento no preo do bem, sobrar menos renda disponvel. Considerando que estes bens ainda

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA ANALISTA TCNICO SUSEP PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

14

so mais baratos que os demais bens, o consumidor demandar maior quantidade do prprio bem2.

Distino entre demanda e quantidade demandada

Embora tais termos tendam a serem utilizados como sinnimos, estes possuem interpretaes diferentes. Por demanda entendemos toda a escala ou curva que relaciona os diferentes preos e quantidades dos bens transacionados na economia. Por quantidade demandada devemos entender um ponto da curva que relaciona o preo e a quantidade demandada de um determinado bem.

No grfico a seguir, a curva de demanda esta indicada pela letra D, sendo que a quantidade demandada relacionada ao preo P0 e a quantidade Q0. Caso o preo aumentasse para P1, haveria uma diminuio na quantidade demandada e no na demanda. Ou seja, as alteraes da quantidade demandada ocorrem ao longo da mesma curva de demanda.

P P1 P0 Q0 Q1 D Q

No grfico abaixo a curva da demanda inicial est indicada por D0. Caso ocorresse um aumento na renda dos consumidores, coeteris paribus, a demanda ir se deslocar para a direita D1, indicando que o consumidor estaria disposto a adquirir maiores quantidades de bens e servios.

A descoberta devida a Robert Giffen foi realizada quando da anlise feita pelo economista em uma

pequena comunidade rural da Inglaterra. A comunidade tinha como seu alimento principal a batata, hoje vulgarmente chamada de batata inglesa.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA ANALISTA TCNICO SUSEP PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

15

P P1 P0 Q1 Q0
D1

D0

Verificamos que movimentos da quantidade demandada ocorrem ao longo da mesma curva de demanda (D0), devido somente a mudanas no preo do bem. Quando a curva de demanda se desloca (devido a variaes da renda ou de outras variveis, que no o preo do bem), temos um deslocamento da demanda (e no da quantidade demandada).

Funo de Oferta (Curva de Oferta)

Pode-se conceituar a curva de oferta como as vrias quantidades de bens e servios que produtores esto dispostos a oferecer no mercado aos mais variados nveis de preos. Ao contrrio da funo demanda, a funo oferta representa a correlao positiva (direta) entre quantidade ofertada e nvel de preos.

P 10 5

O0

20

40

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA ANALISTA TCNICO SUSEP PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Distino entre oferta e quantidade ofertada

16

A oferta representa o total de bens e servios oferecidos por determinada empresa. Esta mesma oferta dependente de uma srie de variveis, tais como o preo do bem a ser vendido (PX), preo dos insumos (produtos utilizados na produo) (PINS), a tecnologia empregada no processo produtivo (T) bem como o preo dos demais bens.

Podemos demonstrar a funo oferta da seguinte maneira:

OX = f (PX, PINS., T, PY), sendo a oferta dada em funo dos parmetros anteriores.

Assim como ocorre na anlise da demanda, as variaes na quantidade ofertada so derivadas to somente de alteraes no preo do produto, conforme exposto pelo mesmo grfico acima.

J as variaes na oferta de bens e servios so devidas a outros fatores que no a mudana de preos. Um bom exemplo pode ser derivado, por exemplo, da descoberta de nova bacia exploratria de petrleo em guas profundas brasileiras. Neste caso ocorrer o deslocamento da curva de oferta para baixo e para direita, de acordo com o grfico seguinte.

O0 P 10 5 O1

20

40

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA ANALISTA TCNICO SUSEP PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

17

Equilbrio entre demanda e oferta o mercado de concorrncia perfeita Nesta parte da anlise trataremos as curvas de oferta e demanda como se fossem retas, ok?. Faremos isto pelo fato de estarmos utilizando uma aproximao, o que torna mais fcil anlise da dinmica entre preos e quantidades na relao existente entre a demanda e a oferta de bens e servios.

Uma outra questo a ser considerada a partir de agora a que se refere definio do mercado no qual ocorrem as trocas entre consumidores e produtores. Para fins de anlise, estas realizar-se-o dentro do chamado mercado de concorrncia perfeita3, mercado que melhor representa as negociaes existentes entre consumidores e produtores.

Determinao do Preo de Equilbrio de Mercado A interao entre a demanda e a oferta por bens e servios determina o preo e a quantidade de equilbrio no mercado. As negociaes entre consumidores e produtores funcionam da seguinte maneira: Quando ocorre um excesso de oferta de bens frente demanda, existe uma tendncia natural a que ocorra uma sobra de produtos no mercado. Esta sobra tende a puxar os preos dos produtos para baixo.

De forma inversa, quando ocorre um excesso de demanda frente a uma mesma oferta existe a tendncia de que os preos negociados dos produtos subam. o que chamaramos de escassez de bens.

Elucidaremos de forma mais precisa o mercado de concorrncia perfeita dentro da aula que abordar as estruturas dos mercados de bens. Uma outra considerao a de que o mercado de concorrncia perfeita uma abstrao terica, ou seja, este pouco factvel, existindo na economia apenas aproximaes deste tipo de mercado, como por exemplo o mercado de produtos hortifrutigranjeiros.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA ANALISTA TCNICO SUSEP PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

18

Excesso de oferta P O QEQUIL D PEQUIL. Q Equilbrio entre a oferta e a demanda por bens.

Excesso de demanda Em algumas questes de concurso a definio das curvas de demanda e de oferta feita a partir de uma formatao matemtica. Como a maior parte das vezes consideramos a oferta e a demanda como sendo uma reta, a sua formatao propriamente a equao de uma reta (todos se lembram como a formatao matemtica de uma reta?). Seno vejamos:

Demanda = QD = 120 4PX Sendo: QD = quantidade demandada e PX o preo do bem X; Oferta = Qo = -20 + 3PX Sendo: Qo = quantidade ofertada e PX o preo do bem X. No equilbrio como a oferta deve ser igual demanda, temos os seguintes nveis de preo e quantidades:

QD = 120 4PX = Qo = -20 + 3PX; 120 4PX = -20 + 3PX www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA ANALISTA TCNICO SUSEP PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI -7 PX = -140 PX = 20

19

Substituindo PX = 20 em qualquer uma das duas equaes, temos a quantidade de equilbrio exatamente igual a 40.

Outras variveis que afetam a Demanda Alm do preo do prprio bem (por exemplo, bem X), a demanda afetada por mudanas em outras variveis. Alteraes na renda dos consumidores, nos preos dos bens substitutos (ou concorrentes), nos preo dos bens complementares (camisa social e gravata, caf e leite, etc.) e nas preferncias ou hbitos dos consumidores, impactam diretamente a demanda pelo bem X.

Variaes na Renda dos consumidores

A renda dos consumidores representa o poder de compra destes nos diversos mercados. Aumentos da renda, por exemplo, devem elevar a demanda por um determinado bem ou servio j consumido. Em situaes como esta, conceituamos o bem demandado como sendo o chamado bem normal.

Os bens normais

Os bens normais so aqueles que quando ocorre um aumento na renda dos consumidores, a demanda pelo bem tambm aumenta. De forma grfica temos: O0 P1 P0 D0 Q0 Q1 www.pontodosconcursos.com.br D1

CURSO ON-LINE ECONOMIA ANALISTA TCNICO SUSEP PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

20

Podemos verificar que em funo do aumento da renda a e conseqente elevao da demanda, o preo do bem tende a aumentar. Mas porque o preo aumenta? A resposta devida ao fato de que a oferta do bem continua a mesma, ocasionado assim um excesso de demanda que leva ao aumento do preo do bem. Existe uma classe de bens cuja demanda varia em sentido inverso s variaes da renda. So os chamados bens inferiores.

Bens inferiores

Os bens inferiores so bens em que medida que ocorrem aumentos na renda, a demanda por estes bens diminui. Os casos mais clssicos de bens inferiores so a passagem de nibus e a carne de segunda. No caso da passagem, como o consumidor possui mais renda, ele tender a utilizar os recursos extras para realizar a compra de um automvel ou mesmo aumentar a demanda por txi. Esta ao tomada pelo consumidor levar ao menor consumo de passagens.

No caso da carne de segunda, o aumento da renda leva os consumidores a aumentarem o consumo de carne de primeira, j que agora estes possuem mais recursos.

Alteraes nos preos de outros bens A demanda de um bem ou servio tambm pode ser influenciado pelos preos de outros bens e servios.

Bens substitutos

Quando h uma relao direta entre preo de um bem e quantidade de outro bem, coeteris paribus, eles so chamados de bens substitutos. Imaginemos o caso do aumento do preo da margarina. Considerando que os demais fatores que

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA ANALISTA TCNICO SUSEP PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

21

alteram a demanda do consumidor no se alterem, o resultado ser um aumento da demanda por manteiga, em substituio demanda por margarina, agora mais cara.

Bens complementares

Os bens complementares so aqueles em que o aumento do preo do bem X tende a diminuir o consumo do bem Y. Um exemplo de bens complementares so o po e a manteiga. Caso ocorra um aumento no preo do po o resultado ser a diminuio da demanda por manteiga. Alteraes nas preferncias, hbitos e gostos dos consumidores

A demanda de um bem ou servio tambm sofre a influncia dos hbitos, preferncias e gostos dos consumidores. O exemplo que melhor elucida estas variveis, no que concerne s decises dos consumidores, representado por campanhas de marketing que estimulam a mudana de hbitos ou gostos.

Algum de ns bebia tanta Soda Limonada ou mesmo Sprite, em comparao com o consumo de bebidas tipo H2OH ou Aqurios Fresh?

So exatamente estes tipos de estmulo que alteram a demanda de consumidores.

Algumas concluses que devem ser fixadas

Bens de Giffen e bens de Veblen so anomalias teoria da oferta e demanda. O resultado da anlise destes bens feita diante de alteraes no preo do prprio bem.

A conceituao dos bens normais e inferiores esta relacionada s alteraes na renda dos consumidores.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA ANALISTA TCNICO SUSEP PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

22

A anlise dos bens substitutos e complementares se d quando se verifica o resultado na demanda de um bem diante de alteraes no(s) preo(s) de outros bens.

Para fixao inicial do contedo, vejamos uma questo retirada da prova do concurso para Economista do BNDES de 2008:

(Economista/BNDES CESGRANRIO/2008) O grfico abaixo mostra, em linhas cheias, as curvas da demanda e da oferta no mercado de mas.

Considere que mas e pras so bens substitutos para os consumidores. Se o preo da pra aumentar e nenhum outro determinante da demanda e da oferta de mas se alterar, pode-se afirmar que a) a curva de demanda por mas se deslocar para uma posio como AB. b) a curva de oferta de mas se deslocar para uma posio como CD. c) as duas curvas, de demanda e de oferta de mas, se deslocaro para posies como AB e CD. d) o preo da ma tender a diminuir. e) no haver alterao no mercado de mas.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA ANALISTA TCNICO SUSEP PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

23

Resposta: Sendo mas e pras bens substitutos, quando ocorrer o aumento do preo de um dos produtos sem que ocorra qualquer outra alterao nos determinantes da demanda ou da oferta do outro produto, a tendncia natural a substituio do produto que teve o seu preo elevado pelo outro produto que mantm o mesmo preo. Essa substituio representada pelo aumento da demanda por maas, que no grfico acima demonstrando pelo deslocamento da curva de demanda para a curva AB.

Gabarito: letra a

Observaes finais

O resultado da interao entre a oferta e a demanda de bens e servios impactado por uma srie de variveis, conforme verificamos anteriormente. No obstante, o grau de impacto destas medidas representado pelo o que chamamos de elasticidade, que representa a sensibilidade das alteraes ocorridas nos preos e na renda dos consumidores frente oferta e a demanda.

O conceito de elasticidade a matria da nossa prxima aula, momento no qual passaremos a utilizar o instrumental da matemtica em nosso estudo.

Um grande abrao a todos, esperando rev-los em nosso curso!

Prof. Francisco

www.pontodosconcursos.com.br

Anda mungkin juga menyukai