Anda di halaman 1dari 2

ALIMENTAO SAUDVEL PARA AS GESTANTES Durante a gravidez, muitas mulheres se preocupam com alimentao, tanto pela sade do beb

quanto pelo fato de no quererem engordar, mesmo porque alm de ser difcil de emagrecer depois a sade acaba sendo prejudicada. Quando a mulher fica grvida, o organismo comea a se preparar fazendo mudanas para criar o ambiente ideal para a gestao. Os hormnios ficam em alta, mudando o ritmo do seu corpo. Sendo fundamental fazer mudanas na alimentao para suprir a me e o beb. Principalmente na gravidez, de grande importncia manter o peso adequado. O ideal consultar um nutricionista que possa planejar uma alimentao saudvel e adequada para me e o beb. Confira o que deve fazer parte de uma alimentao saudvel: Vitamina A Atua no desenvolvimento celular, no crescimento sseo e na formao dos dentes do feto. Tambm traz benefcios aos olhos e para os mecanismos de defesa da me.A sua falta pode levar a deficincia do sistema imunolgico. Onde encontrada: leites e derivados, na gema de ovo, no fgado, em frutas como laranja e mamo e nos vegetais amarelados. Vitamina C Ajuda na formao do colgeno, que compe pele, vasos sanguneos, ossos e cartilagem. Aumenta a absoro do ferro e deixa o sistema imunolgico mais resistente. Sua falta resulta no o enfraquecimento das defesas imunolgicas da me. Onde encontrada: em frutas ctricas, banana, manga, caju, rabanete, tomate, pimento e verduras. Vitaminas D e E Colaboram para a sade das clulas que transportam oxignio. A vitamina D, junto com o sol, ainda ajuda na absoro de clcio e fsforo. Sua carncia resulta no raquitismo na gestante e na m formao ssea do beb. Onde encontrar: nos laticnios, fgado e gema. A vitamina E est presente tambm no milho, aveia, feijo e verduras. Vitamina B1 Atua no metabolismo energtico, transformando glicose em energia. A sua falta pode levar a insuficincia cardaca e fraqueza muscular na gestante. Onde encontrar: carnes, cereais integrais, frutas, ovos e nos legumes. Niacina Estimula o desenvolvimento cerebral do feto. Transforma glicose em energia. Sua ausncia pode resultar em diarria e intenso nervosismo na gestante. Onde encontrar: em verduras, legumes, gema de ovo, carne magra, leite e derivados. Vitamina B6 fundamental para o crescimento e ganho de peso do beb. Sua falta pode resultar em baixo peso fetal e irritabilidade na gestante. Onde encontrar: no trigo, milho, fgado, frango, peixe, leites e derivados. cido flico Mexe na formao do material gentico da criana. Sua ausncia pode resultar em m formao do feto e anemia na me. Onde encontrar: fgado e em verduras de cor verde-escura.

Carboidratos So a principal fonte de energia do corpo. Se no forem consumidos na quantidade certa podem causar na gestante fadiga, depresso e fraqueza, caso o consumo seja insuficiente; ou aumento excessivo de peso, se o consumo for alto demais. Onde encontrar: na batata, no arroz e nas massas. Ferro Ajuda na formao das clulas sangneas do feto. O aumento do volume sanguneo na me tambm provoca maior demanda de hemoglobina, cuja produo de responsabilidade do ferro. Sua ausncia pode resultar em anemia na gestante. Onde encontrar: no fgado, nas carnes e nas leguminosas. Clcio e fsforo So vitais para a formao dos dentes e da estrutura ssea. Sua falta pode levar a m formao ssea do beb e em gengivite e cimbras na gestante. Onde encontrar: nos leites e derivados, na gema de ovo e nos cereais. Carnes magras e laticnios tambm so fornecedores de fsforo.

Boa sorte para as mames de planto ;)

Anda mungkin juga menyukai