Anda di halaman 1dari 14

~

(,

(,

()
( i

GEORGES DUBY

"'

r)
(i

r'l ri

rj
()
(i ,
,

(,

rl

ri
(j

..;..

..

GUERREIROS E CAMPONESES
OS PRIMRDIOS DO CRESCIMENTO ECONO~CO EUROPEU ,DO SE;CULQ vn AO SE;CULO xn

(,

() () () ()

r)
(
(,

() di)J)U,J#!~

ri
(:
( l

(C#r

(\ (i

(\
(I

()

1980 Editorial Estampa Lisboa

C
IBlZ

I'.----

....":":"':~::::::::::======= i

VI - A ERA DO FEUDALISMO
")

( (
(

,1(il"I' .a

IHH'
1

liilllll.'
11

t"

~:,!I, [1'111,;1" I 1 111 ,11,1:1' :


T

i' ' li!, 'I


'I

1::111111,

WI1111

fi; rljvlfvl
jJJJ \O#~(}./"
~

~'
( ( ( (

J.;JAA)JuJP
\~.
.,/

~rjJJJ
(

J vimos que nas fronteiras da cristandade latina, e progressivamente para leste e para sul, a existncia de ~erraS,I!I~i; e a sua inteI?-sificao revi~alizaram u~~ economia aseaAdaili~!!, n~ capt?-ra vlOlent~ e na pI.lhagem,.f~clhtara~ a. transfere~'~' I b,. era de rrqueza e criaram aSSIm condies favorveis de cresci- ~' "',:I,i,',",' mento. No entanto, ao mesmo tempo, e durante dcadas antes I r~ e depois do ano 1000, podemos detectar no cerne da Europa ' h"" sintomas de uma nova ordenao das relaes humanas. Allllilll esta ordem social, os historiadores tm o hbito de chamar.w :llrl:1 ':;'0 sistema feudal, Basicamente, estes aspectos representam -t'IIIV_ a aparncia superficial de um~ alterao profunda que. fora ,i:li', li acelerada pelas mva~oes ~os seculos ~X e X, ~as. que tivera ,!I!! :111, o..:'eu po~to de partida am~a no p~r!odo carOllI~gIo.Nas reli:;: gioes mais avanadas, ISto e, na Glia, o feudahsmo chegou ,I', i " maturidade durante as ltimas dcadas do sculo XI, mas ' s afectou a recm-formada Germnia cerca de um sculo depois. E no extremo mediterrnico da cristandade, nomeada- ~/ ,," II mente" em Itlia, as instituies feudais dissolveram-se, em L-V1. A..t , contacto com outras, mais antigas, que assentavam na vitaJ / LAtKt lidade urbana e no renascimento nrecoce da circulao:iiiiie:. 'rr.

1!:llllllrt f 'hl!!! f. '[Iiii.:!! f

tt"

I>

I'

~~

(
(

f;.Adu-I

J~
1

I
I

Uma tal alterao na organizao social e poltica era, em ".: parte, resposta s modificaes da economia agrria. Esta era controlada por uma nobreza cuja posio tinha sido fortale-,./ V cida pelas aventuras militares. Mas a nobreza reagiu por sua t;l?-. ~~'-I vez e criou um novo ambiente, cujos benefcios actuaram deci" ' siva~ente sobre o desenvolvimento interno da economia europeia.

u,u,tt~"
g,

1-" "1

%~C-.

173
(

-(

SitilMM-!?~!7S: A-~~.
" IIfIJ 1_ Os
~I

~
Wwbat"j.J? O~

MI~'
n~ r

'. .. rlJMi.1JJ.N:. r;)p. WUA prunerros smars de ex ansao '" p 1. 1 Os .sintomas deste desenvolvimento sur em Ien t amen t e. I , ( ,'/t notono que os cronistas que escreviam nagGa'I' duran t e a . . Ia (~,IIL~ ~ pr imerra metade do sculo XI -homens como Ademar de ))11"Chabannes ou Raul Glaber _ no parecem ter conscincia ( ./ <de qualquer progresso na civilizao material sua volta. ( claro que es~es homens foram educados nos mosteiros, e muit~s nunca ~alram as suas portas. Para mais, o mundo da carne ( nao mere~I~ ateno, pois os verdadeiros elementos do mundo eram esprtuas A histria tal como estes bi . " ( Iam, devi preocupar-se com o destino moral monges a conceevia da humanidade, ( a marcha em direco ao fim dos tempos e cidade celestial. , ~ao podemos, portanto, esperar que sejam testemunhas fide( d.I&.na~ s~br~ assuntos econmicos. De qualquer forma, o seu G silncio indica que essas mudanas na economia se proces-, savam muito lentamente e no tinham a natureza de uma ( ruptura. Algumas facetas destas modificaes foram postas ( em relevo por escntores da Igreja porque viram nelas sinais dos desgnios de Deus. ' ( Eram sensveis sobretudo a dois tipos de fenmenos. Por ~m l~d.o, os desastres, que interpretavam como expresses da ( Ira divina ou das foras do mal que atrasavam o Homem no caminho para a luz. Assim descreveram as grandes epidemiasque avassalavam a Europa Ocidental e que' s podiam ser tra( vadas por preces, actos de penitncia colectiva e o recurso ao poder protector das relquias. No h dvida que a dissemi( na.ao da doena, e sobretudo do mal dos ardentes, era favorecId~ pelas deficincias alimentares. Um destes escritores tambem chama a ateno para a ligao entre a epidemia ( que. devastava o Norte da Frana em 1045 e a falta de comida: Um fogo mortal comeou a devorar inmeras vtimas: .. E ao mesmo tempo, a populao de quase todo o mundo sofna as fomes resultantes da falta de vinho e de cereais. (1) As pessoas descritas nestes -relatos parecem ter vivido sob a ameaa constante da fome. De vez em quando, a subnutrio cr~Illca agravava-se, causando mortalidade catastrfica' da( qUI a maldio penitencial que, a acreditar em Raul Gaber, ( flagelou a Europa durante trs anos cerca de 1033. . N~ e~iste, contudo, nada que ~os impea de ver verda( deI~<;>s .smaIs de e~panso nesta forrie permanente e nas crises ( peno dicas que deixavam pilhas de cadveres por enterrar nos

( ~ ri;P ()JJ!.~ '~

:tCI) i r~
l-1a.

fJ/ltJ(). aIArt J li /'r.

awwaqf~-f),~aWPttpJclc-~/~//I~iM-~
VV- 'I(", \

-I> 1JA)VIh YJJ; /JJuJII/fIAC....


,.",." .

'
'

'ruzamentos das estradas e que levavam os homens e as mulheres a comer fosse o que fosse - terra e . at carne , humana. ., . Elas 'por certo representam um desequilbrio temporano entre . , . os nrveis da p~o~u~o, ~s defICI~nCIastec~llcas duma agricultura de sobre~IlVenClaamda muito vulneravel ao mau tempo (<<~huvas contll?-uas al~garam ~oda a terra a ponto de durante tres anos s~r ~mposslVel abnr ~egos capazes de receber semente) _e o numero de consumidores que aU!ll~ntava com a populaa? De qualquer modo, o retrato tragco que Raul Glaber pmta das fomes de 1033 mostra que estes desastres . ., oco~n~ num cI' ima que era ja a Itamente voI' '1 O,s a.ctos d e atu, canl~a~smo que ele condena ocorrer~m numa 'provmcIa o?-de os VIajantes se deslocavam ao longo de caI?mho~ e faziam escala nas estalagens; on~e a .carne se ~e?dIa habitualmente nos mercados; onde o dinheiro era utilizado normalmente par~ obter comida (eento os ornamentos eram tirados das igrejas par~ serem ven~idos a fa,:o: .dos pobre?) e ~s especuladores tiravam partido da rmserra generalizada (). Este era um mundo em mudana e as calamidades que o atIigiam eram, na r~alidade, o preo da'"'e"1'an.sodem~grfica: <).uese dava, possivelmente, a uma cadncia demasiado rpida e, de qualquer forma, no regulada, mas que pode ser encarada como um dos primeiros frutos do crescimento econmico. Por outro lado, os cronistas foram impressionados por certas inovaes. Interpretavam-nas luz de uma histria que se centrava na salvao da humanidade, mas eles prprios as consideravam fuarcas mdubltveis de progresso. Depois do milnio da Paixo de Cristo, Raul Glaber regsta as manifestaes do que lhe parece ser uma nova aliana, uma nova primavera para o mundo cuja floraao r"a o resultado da clemncia divina. Entre os sinais que o impressionaram, havia trs que aparentemente envolviam o jogo das foras econmicas. Em primeiro lugar, salienta o trfego desusado nas estradas. Os nicos viajantes a que este homem da Igreja se refere especificamente so os peregrinos, mas parecem-lhe ser' mais numerosos do que nunca:
A' ,.

fi,I:::1 ~I :,

li!,I;I!11

'li ill

i!111

till

!'

irllll
,I.,I!I

~i Ilt!
, I'::

',llit
fiiW,

'111:

....,

f'l

'li'

... ningum podia prever tal multido: para comear, havia membros das classes mais baixas; depois, as pessoas das classes mdias; e depois os da mais alta linhagem, reis ou condes, marqueses ou prelados, e, por

( ( (') Raul Glaber, Les cinq livres de son histoire, livro V, 1, ed. M. Prou (Paris 1886), p. 127. (') Ibiem, livro IV, 4, 5, ed. Prou, pp. 99-106.

(
(

174

175

( ( ~

rJ.,.~.dJ
(

J~

{WVb;/,;~4}4W4

ui

~ J01tJiJ,W11

fim, algo que nunca antes~ra, muitas mulheres, das mais nobres s mais pobres, faziam o caminho de Jerusalm. (1) . Mesm~ que seja necessrio explicar o aumento. ~estas piedosas viagens por urna alterao das atitudes religiosas, ( corno sugerem os historiadores desse tempo, indubitvel ~ , que o processo foi facilitado pela cres,ente circula~o da ri: ( ~ queza e que ele prprio contribuiu' para esta mobIlI ade. POIS ""~~ '.para ~nici~rem as suas viagens, os peregrinos tinham de arran( ~ jar dmheIro, us-lo e distribu-Io. Todas as pessoas de todas r as classes podiam beneficiar de alojamento e comida gratuita ( nas casas religiosas, mas t~I no sucedIa em fo,?"as~s paragen~. E corno durante a peregnnao, em regra, nao pilhavam ali( mentos, pelo menos enquanto se mantinham em territrio cristo, tinham de comprar comida e equipamento. Assim ~ deixavam por onde passavam um rasto de denarii que era reco( lhido pelos produtores e pelos intermedirios e que servia de estmulo desde o cruzamento das estradas at ao interior das f provncias. Alm disso, estas viagens levavam-nos muitas vezes at s fronteiras' turbulentas do mundo cristo, onde no fal( tavam oportunidades de pilhagens lucrativas, a expensas dos ( infiis, e muitos peregrinos no regressavam de mos vazias. Uma segunda inovao, notada pelos historiadores e tam( bm apontada como progresso espiritual, foi a construo de ( igrejas. .
(

' J

construo desviahm do campo uma parte da sua mo-de-obra para as pedreiras, porte e tratamento dos materiais. Alguns destes trabalhadores podiam ser dependentes dos senhores eclesisticos e compelidos a dar um dia de trabalho sem pagamento, mas muitos eram certamente trabalhadores livres. Tinham de ser alimentados enquanto trabalhavam nas construes e como os excedentes normais da produo senhorial no podiam suportar este aumento de consumidores, as provises tinham de ser trazidas do exterior. Tambm era necessrio pagar salrios em denarii. Assim, a restaurao dos edifcios eclesisticos tambm foi favorecida pelo progresso da circulao monetria. Ajudou a movimentar os metais preciosos que se tinham acumulado nos cofres das igrejas e dos magnatas que criavam interiores sumptuosos para o ofcio divino, atravs de esmolas em ouro e prata. As informaes dispersas nos registos da poca indicam uma tendncia para a riqueza entesourada ser liberta. Nos seus relatos dos melhoramentos feitos nos edifcios religiosos, os cronistas referem-se descoberta e imediata disperso de tesouros escondidos, e frequentemente apresentam-nos como milagres. Voltando construo da catedral de Orlans, Raul Glaber escreve: Enquanto o bispo e os seus companheiros trabalhavam apressadamente na empresa que comeara, de modo a complet-Ia magnfica e rapidamente, foi visivelmente abenoado com o encorajamento divino. Um dia, quando os pedreiros experimentavam a solidez dos terrenos para escolher o stio dos alicerces da catedral, encontraram uma quantidade aprecivel de ouro. Calcularam que ele fosse suficiente para pagar todo o trabalho de restaurao da catedral, apesar do seu tamanho. Pegaram no ouro e levaram-no todo ao bispo. Este agradeceu a Deus Todo Poderoso a oferta que lhe fizera e entregou-o aos encarregados da obra, ordenando-lhes que o gastassem na construo da igreja ... Assim foi que no s os edifcios da catedral, mas tambm, e por ordem do bispo, outras igrejas em mau estado, na mesma cidade, consagradas a vrios santos, foram reconstrudas de forma mais elegante do que as suas predecessoras Pouco depois, a prpria cidade estava cheia de casas Helgaud de St. Benoit-sur-Loire, bigrafo de Roberto, o Piedoso, de Frana, relata que a rainha Constana, depois da

Vc1ro que este; progran;~d;

Ar/\ ljA-lbJ!/A~

o/iwJ;vll f1.. r-1flhv./Iw@1{!J[J,&..'oAJ


1JIAA)
JJ

11-t~Mi.- IJlMettN

Z;;i.A

trans-lu{iA".,.
u~

O#'VVI <1- d"


A

1_ ..

......,
I

I
I

~'

( (

W,~.
v

1\1.

}J~f
.

I~

1/l

( /'V,
( ( ( ( (
(

medida que se aproximava o terceiro ano aps o milnio, as baslicas das igrejas comearam a ser re~ovadas sobre quase toda a face da terra, mas especialmente na Itlia e na Glia. Embora muitas no precisassem, por serem de boa construo, a rivalidade entre as diversas comunidades crists levava-as a terem uma mais sumptuosa do que a dos vizinhos. Era corno. se toda a terra se agitasse e, pondo de lado a sua decrepitude, se vestisse com um manto branco de igrejas. Nessa altura, quase todas as igrejas das sedes episcopais, santurios monsticos dedicados a diversos santos e mesmo oratrios de pequenas aldeias foram embelezados pelos fis. (2)

I I
I

I'i

(
(
(I) Glaber, Les cinq livres, livro IV, 6, ed. Prou, p. 106. (2) GIaber, Les cinq livres, livro lU, 4, ed. Prou, p. 62.

ti

( ( ~

176

177

11 J 1 1 ,I i : A A I fV l ~VVV\fA...UfJt(/LNV
A

ri

A AJ; UVV~YVV'.

,J A;.

JJl)/J

() l1AA/JM))A
I""V

to -Wl~1 Vv, r-OIJ .1/lNJA


J'1r!
"!AV ,

!
/~VI

s .

.J 11 fi

I /WJJ t Vb. W1kJJ ~

morte do marido, mandou tirar as sete libras de ornamentos em ouro com que o monarca cobrira o altar de S. Pedro na Ca~edr~l de Orlans e ofereceu-as para a reparao do telhado da IgreJa: (j ~ma!s de uma terceira inovao, registada pelos cronistas dos incios do sculo XI, so o testemunho de uma nova ,ordem: o estabelecimento das instituies feudais.

(
(

2 -: A ordem feud!!!,

l ~cLoJM

t1;vW )

(
(

(
v~

( -c:
(

\~

(~

"~

( ~

A utilizao da palavra feudalismo (fodalisme), adoptada pelos historiadores marxistas para definir uma das fases principais da evoluo social e econmica, justifica-se pelo papel do feudalismo (fodalit) (no seu sentido mais lato, recobrindo o exerccio do poder na Europa Ocidental a partir do primeiro milnio) na organizao de novas relaes entre as foras produtivas e aqueles que delas tiravam proveito. Assim, essencial examinar em profundidade esta grande alterao que se deu nas estruturas polticas. O feudalismo caracterizava-se, em primeiro lugar, pela de..f.adncia da autoridade real e vimos j que a incapacidade dos' CaroIngIOs para conter os ataques do exterior tinha acelerado a disperso do seu poder no decurso do sculo IX. A .defesa da terr3;: - a funo primeira da realeza - passou rpida e irreversivelmente para as mos dos prncipes locais. Estes assumiram os direitos reais que neles tinham sido delegados e incorporaram-nos no patrimnio duma dinastia cujas fundaes Iam seno Tanadas como parte do mesmo processo. Depois, a maior parte dos grandes principados foi-se, por sua vez, desintegrando, tal como os reinos. Os senhores de mdia linhagem, primeiro os condes e depois, por volta do ano IODO, os comandantes das fortalezas obtiveram a sua independncia dos prncipes. Estes acontecimentos ocuparam todo o sculo X na Glia, afectaram a monarquia inglesa e penetraram em Itlia, embora aqui fossem alterados pela fora das cidades. Foram lentos a chegar Germnia, onde as instituies polticas carolngias sobreviveram at ao alvorecer do sculo XII. Esta subdiviso em unidades territoriais cada vez mais pequenas do direito de punir, comandar e assegurar a paz e a justia constituiu um ajustamento s possibilidades concre(') Glaber, Les cinq livres, livro lI, 5, ed. Prou, p. 36; Helgaud, Epitoma Vitae Regis Roberti Pii 22 in J. P. Migne (ed.) Patrologia

'~ (I

I
I

tas do exerccio da autoridade num mundo rural e brbaro, onde era difcil comunicar distncia. A organizao poltica ia sendo adaptada s condies da vida material. Mas importa frisar que esta mudana s se realizou quando a memriadas guerras de pilhagem sazonais, anteriormente conduzidas por todo o corpo de homens livres contra inimigos de outras tribos, se apagou da memria dos camponeses. Coincidiu com a adopo de um novo tipo de guerra e com a criao de um e novo conceito de paz. . n O desenvolvimento da ideologia da paz de Deus caminhou de mos dadas com ' as ltimas fases da feudiizao. Foi pela primeira vez expressa' pouco antes do ano 1000 no I Sul da Glia, regio onde se deu primeiro o colapso da autoI ridade real. Lentamente esta ideia foi ganhando uma certa consistncia, embora se tenha espalhado por toda a cristanI I dade latina sob diversos aspectos. Os seus princpios eram muitos claros: Deus tinha delegado nos reis ungidos a tan:fa de manter a 12ze a justia; os reis j no eram capazes de a levar a cabo' assim Deus tinha-lhes retirado esse oder de coman ar ue de novo passou ara as suas mos e investira-o noutros seus servidores, os ispos, com a a'u a os dnci e "11: : ocais. SSIm, os cone IOS, convocados pelos prelados, reu:,;j," niam-se em cada distrito, e os magnatas e os seus guerreiros , ~'~"I, participavam neles. Estas assembleias, baseando-se em prin- , 1J.liJ).f1:V, . cpios de ordem moral e espirituaL procuravam refrear a violncia e estabelecer regras e conduta para todos os que usa[) vam armas: por meio de um juramento colectivo, todos os I n . Vu} guerreiros profissionais se obrigavam a cumprir e respeitar ~Jt,.i1 c:11: certas proibies, sob pena de excomunho. Este sistema no IIJWV/ - U I se revelou muito eficaz. Durante os sculos XI e XII, os cam" pos do Ocidente foram constantemente devastados por grupos desregrados de guerreiros. Mesmo assim, a instituio da Paz de Deus teve profundas repercusses sobre o comportamento dos homens e sobre as bases elementares da vida econmica. Para comear, estabelecia pela primeira vez uma moral " coerente de guerra. Na primeira sociedade medieval, lt f era considerada uma actividade normal e aquela em que a Cft.~" liberdade legal atingia a sua expresso mais elevada. Nenhum ganho era considerado mais justo do que o conseguido pela guerra. De agora em diante, e de acordo com os preceitos dos conclios de paz, j no era permitido lutar (nem manipular dinheiro, ou ter relaes sexuais) a no ser dentro de limites especficos, Definiram-se campos de aco fora dos ,ql!ais o recurso as armas era condenado como mal e contrano aos

I I I I I I

\IJ)Vll:~l~

~'l

b'Mf <te,

~d};~~;LIrJ~a~'M~'J)J/':1;'
1M (~
__ l~~

dd:n;d~~o;;;t;:t;;;fd;~1;g~';liAtIJMv ..
lv- dtOWr.!J!
fl;WJM1
/t,

.. - ~'"
~

r~~8b: tu' pJJJ1A 1JJol ~ .I .'~OZ.uJ~'" ~.rJ)''tg,;(MV/J, f2Wp1~ lAJA}{/\01--1 _vwU ()~

~&tL{ tJo/;M ?W* ~ L/.JfJAMr-~

I\
r

PA.iAbf. ~ M-WO ti Li
~oJf,.

i;

'1M lta" ;

~ ~

MtVl

/YJ 3at/JM; ~)!LWJdribJdMfUJ


mem; uns devM.fP!:tf/t;ftp!J1allao ~utros deviam lutar para proteger o povo; cabia aos membros do terceiro-estado, de longe o mais numeroso, alimentar, com o seu trabalho, os homens de religio e da guerra. Este padro, que rapidamente marcou a conscincia colectiva, apresentava uma forma simples e em conformidade com o plano divino e assim sancionava a desigualdade social e todas as formas de explorao econmica. No interior de uma estrutura mental to clara e rgida podiam existir livremente as diversas relaes de dependncia desde h muito estabeleci das entre os trabalhadores camponeses e os proprietrios rurais e que definiam o mecanismo dum sistema econmico que na generalidade pode ser apelidado de feudal.

violncia militar foi proibida em certas reas ~"%~ocaIs l.de culto, marcados pelas cruzes ergui das nas estradas), duI~L",rante certos perodos, correspondentes s ocasies maIs. s~( " ~VIJI gradas do calendrio litrgico e contra certos grupos SOCIaIS considerados vulnerveis (os clrigos e os pobres, ou massas ( : 111 nJJl populares). Estes princpios morais existiam j em forma ~m.UJ,,r .brionria nas regras de paz e justia que os reis carolingios 1 tinham tentado fazer respeitar. Mas por serem agora da ~es( ~_ ,:111 ponsabilidade da Igreja latina que as amalgamou num CdIgO ( \)V , uniforme, vlido para todos os seguidores de Cristo, e~am agora muito mais fceis de impor comunidade crist, e IStO numa altura em que os grandes Estados recm-formados pela ( conquista se desintegravam numa multido de p~queno~ p?(. tentados rivais. A fragmentao da Europa em numeraveis unidades polticas poderi~. ter criado condies para o aumento do~ c?nfrontos militares, para o fortalecimento das (.. r '(; guerras tribais e para ,q~e se restaurasse: no coraao da Eur. . \ li ~A.. ropa, uma. ord:m econormca baseada na pilhagem perman~n~e. ~"(J ,As determmacoes da Paz de Deus afa~taram do mundo cnstaQ as foras a ressivas .'.:. da_ soc,ledade feu~;;tl. Contra o~ ' (Y mirmgos e eus, os infiis, nao so era permItIdo como ate ( francame.nte sal~tar pegar e~ armas. Os ho~~ns da guerra ( I er~m aSSIm convId,a?os a praticar as suas actIvIda~es fora da ~ / li, cnstandade ..O espI~Ito de cruza~a, que emanava dIrectamente , (J\ ~f\IJ dUJ?a nova Ideolog}a de paz, l?~llava-osp;;tr~ as guerras no ex, , ~' tenor, para as prosperas regioes .fronteI:"1aSo?de a guerra A )} 'era um estmulo poderoso para a circulao da nqueza. ( n~ .. " O roubo de riquezas pertencentes s igrejas e aos campoJ ( 1 \' IjfWfleses por meio da violncia militar contra o povo de. Deus ,Ili' era assim visto cada vez mais claramente pelos gue tinham ( IJ' vocao para a luta como um perigo para a salvaao da alma. . 1 No entanto, a aquisio de riquezas podia-se fazer por out~o.s meios, desde que fossem pacficos - e estes e~am permiti( '~ dos pela instituio do senhorio. Ao condenar a pIlhageJ? pela , violncia, a tica da paz de Deus, em compensao, legItImou ( 'JN~~exp.lorao senhorial. Esta era apresentada como <? preo ( ',IR InllJJr' que tinha de ser pago pela segurana que o novo regime gaJj)JI rantia aos trabalhadores. (, . A explorao senhorial obedecia a um padro sociolgico que provavelmente se ajustava realidade das relaes econmicas e que, ao mesmo tempo, lhes dava uma maior solidez. (, A medida que se afastava o ano 1000, os conclios de paz co.- . mearam a invocar a teoria das trs ordens, que tinha germi( nado lentamente num estreito crculo de intelectuais: desde a ('\ Criao, Deus tinha distribudo tarefas especficas a cada ho-

Iiil:II'j

IIII~, :IIII~ :! !~"


1 111 '1~I,'l, "
1

I~

tJ

k_

(r/

r,

(a) As trs ordens. Neste modelo ideolgico elaborado por 1(1 intelectuais; todos os membros da Igreja desse tempo, os q especialistas da orao, situavam-se obviamente no cume da ,'II!' hierarquia das ordens. No s deviam ficar isentos das mui!ri tas exigncias a que os homens poderosos podiam submeter 1'Ilil'l 1'" .... ' os seus dependentes, atravs da pilhagem ou dos impostos, Ir]: mas deviam ainda ter direito a uma poro substancial de tudo "II!I 'di'" I o que era produzido, que devia ser oferecido a Deus por seu "II!I,',' intermdio. Assim, as pessoas eram induzidas a dar prefern.W ci,a s actividades econmicas relacionadas com a consagrai,! , III! o e o sacrifcio. Esta penetrao na conscincia colectiva l ~ii~,,; ~.t, coincidiu com o momento em que os donativos piedosos s :I!(: , casas religiosas atingiram o ponto mais alto; nunca na histria da Igreja crist do Ocidente foram as ddivas dos laicos to t(j1 , I':~A,~, avultadas como durante as cinco ou seis dcadas depois do t - I, ano 1000. Os fiis davam no dia a dia, para remir os eeados 9ue acabavam e cometer e que poriam em perigo as suas almas. Davam ainda mais generosamente no IeIo de morte -::::::-mesmocom o risco de deixar os herdeiros em m situal/,JArtMlh o - para o funeral e para obter a intercesso dos santos antes do dia do juzo. Davam o que podiam, principalmente terras, uma vez que estas eram as formas mais valiosas de riqueza, especialmente quando tinham trabalhadores para a cultivar. Todas as fontes escritas deste perodo ao dispor dos historiadores provm de arquivos eclesisticos: so na sua maioria escrituras garantindo aquisies das igrejas, fazendo assim luz sobre este fenmeno e fazendo-nos correr o risco de exagerar a sua importncia. Contudo, esta enorme transferncia de propriedades em terra - de que os mosteirs berre'CBtinos eram os principais beneficirios, com as igrejas episcopais em segundo lugar-era a mudana mais dinmica que _
11
I II~

!lli,II'I,. :11, '11

li

O~

'

LA

t-~~

~:PuojJlID~ (/? ~~ dJA)tf:pM fW' ,C ~ pMf.w->,,~dM ~11il~


~\

rJJ!;A)Juf

A {lJ/;(tr;~ 1 ~tlA~

~LAMfML

r.;J)4'aJ..

~daJ"

~ ~~.4P$"

, ~/wLfA.;O/JdJW~tk(dl)/()1I()uMdt~
( ./III/I.,JY/~ ' .;;; 1J).I.dui1.~ C/1iJJ.. M~~ c....

fUiJJ~
c1~ ~c..

( (

(,

c
(

(,

(
(\

afect'~v~'ee6'n~ eu~ope1Td'esta poca e colocou \t ,IgVeja do OCIdente numa posio temporal absolutamente impar, Contudo, no tardou a ser alvo de crticas dos que supunham compreender melhor a mensagem do Evangelho e, em meados do sculo XI come am a levanta en em ibertar os servos de us e reocu e' dem mate,.-!l~lS. nqueza enorme da Igreja criava uma inquietao que agia como fermento da propaganda de heresias e um ponto de partida para sucessivas tentativas de reforma. Tambm originou um aumento constante no nmero de monges e clrigos durante os sculos XI e XII. Estes homens no estavam totalmente afastados dos processos de produo. O clero rural, em maioria, vivia como o campesinato, donde provinha e cujos costumes partilhava. As igrejas e capelas rurais eram servidas por padres que .trabalhavam no campo com as suas famlias (muitos eram casados), cultivavam os pedaos de terra que lhe eram dados pelos senhores do domnio, em paga dos seus servios. As comunidades de monges e cnegos reformados, que se tornaram frequentes no sculo XI, exortavam os seus membros ao trabalho manual. Este ascetismo rgido recaa sobretudo nos de origem rstica, que no participavam interamente no ofcio litrgico. Nas suas penosas circunstncias materiais, estes irmos leigos iconversi) assemelhavam-se ao campesinato. No entanto, muitos dos prelados mais ricos, como recebedores de ofertas mais substanciais, eram simples consumidores. Os que residiam prximo das catedrais gozavam duma situao social semelhante dos seculares mais ricos. Nem lhes ocorria que o seu papel de servidores de Deus pudesse ser cumprido sem ostentao. Das riquezas que recebiam em quantidade, utilizavam uma parte para assistir aos pobres. A sua hospitalidade fazia-se em grande escala. Os pedintes recebiam dinheiro ou alimentos s portas das igrejas e estas esmolas rituais eram alargadas em tempo de calamidades. Esta funo de redistribuio, cuidadosamente definida nas regras financeiras das grandes fundaes monsticas, no era decerto negligencivel; contribua de facto para manter a misria dentro de limites, numa sociedade que era ainda muito subdesenvolvida e continha em si uma massa crescente de homens miserveis e desenraizados. Contudo, a caridade vinha em segundo lugar, depois do preceito antigo. de celebrar o ofcio divino com o luxo mais aparatoso. A melhor funo que os chefes dos mosteiros e catedrais achavam que a riqueza podia ter era a de decorar, embelezar e reconstruir o local de orao e acumular roda dos altares e das relquias dos santos o mais brilhante

O d

esplendor. Certos dos recursos que a generosidade dos fiis coritinuava a aumentar, tinham uma nica atitude econmica: gastar, para glria de Deus. Este ponto de vista era partilhado pelos membros da segunda ordem da sociedade, os especialistas da guerra. Tambm eles gastavam, mas no interesse da sua prpria glria e pelos prazeres da vida. Dando Igreja todos os seus administradores, monopolizando a fora das armas e usando-a com dureza, no obstante as proibies da tica da Paz de Deus, esta categoria social constitua a classe dirigente, a despeito do maior valor atribudo ao clero e da maior riqueza t'; superioridade numrica deste. Foi nos termos do poder e da conduta destes laicos que a teoria das trs ordens se estabeleceu e que se formaram as instituies que procuravam estabelecer a paz. Foi a sua posio e comportamento que governaram toda a economia feudal dos sculos XI e XII. Eles eram os donos da terra, parte aquela que o medo da morte os obrigava a ceder a Deus, aos seus santos e aos que O serviam. Viviam na ociosidade e consideravam o trabalho uma actividade indigna da sua linhagem e da liberdade sobranceira com que reclamavam os seus privilgios. Como a decadncia da autoridade real tinha acabado por colocar os membros desta ordem numa posio de independncia e lhes tinha dado uma mentalidade digna de reis, no aceitavam restries sua liberdade, nem nenhum servio que eles prprios no tivessem escolhido, e que, por no assumir o aspecto de dever material, no lhes parecesse desonroso. Assim, recusavam-se a qualquer pagamento a que no tivessem dado consentimento e s condescendiam a separar-se dos seus bens sob a forma de ofertas e actos de generosidade mtua. A sua vocao era combater, e o principal fim da sua riqueza era adquirir os melhores meios de combate, atravs do treino fsico, ao qual dedicavam muito tempo, e de outros investimentos de que s esperavam um lucro - maior fora militar. Na economia domstica dos homens desta classe, uma proporo significativa dos seus rendimentos, e que parece ter aumentado durante os sculos XI e XII, destinava-se a aperfeioar o equipamento dos guerreiros, melhorar a qualidade dos cavalos e obter as melhores armas ofensivas e defensivas. O cavalo tornou-se a arma principal do homem de guerra e o smbolo da sua superioridade; estes. guerreiros passaram a chamar a si prprios cavaleiros (milites). Nos fins do sculo XI, a cota de malha j se tinha tornado to complexa que valia tanto como uma boa quinta. A nsia de melhorar as armaduras esteve na raiz do contnuo progresso do trabalho do ferro. O rpido progresso da arquitectura militar

:1

,II~
1I

li

II!Il

llli
I!II
illi !lil

i:'
lll!i
':;il !lI:!

,",

fll
:1: ';c. 1 i,11

III1

!'li

d,
I"

I.'".
Ilil

1:1

:1!1

(
( (

182

I
I I

183

(
( (

(
(

durante o sculo XII conduziu abertura de mais estaleiros de construo de castelos, muitas vezes perto dos das igrejas. Havia um segundo motivo para despesas, entre os membros deste grupo social, governado pelo esprito de emulao e para os quais o mrito pessoal se media no s em termos de bravura e habilidade no manejo das armas mas tambm em termos de luxo, ostentao e extravagncia. No ethos a que se dedicavam estes nobres, uma das virtudes mais prezadas era a generosidade e o prazer do desperdcio. Como os antigos reis, o cavaleiro devia ser sempre generoso, lanando riqueza sua volta. Os banquetes e as festas, ond~ se comia e bebia em excesso e onde os frutos da terra eram destruidos colectivamente no meio de orgias em que se competia para ver quem se excedia mais, eram, alm da guerra, o padro de vida da nobreza. Do ponto de vista econmico, a cavalaria representava na sociedade do seu tempo o saque por razes profissionais e o consumo pela prtica tradicional. Resta-nos o terceiro-estado, os trabalhadores, a camada de base formada pela maioria da populao, em que cada membro estava convencido que devia alimentar as duas elites de oratores e bellatores, os que rezavam e os que combatiam, e dar-lhes meios de sustentar a sua preguia e prodigalidade. A sua funo especfica, segundo os ditames da Providncia; condenava-os inexoravelmente a uma vida de trabalho manual, considerado degradante, e privava-os da liberdade plena. Enquanto os ltimos elementos da escravatura desapareciam (a palavra servus desaparece de quase toda a Frana no princpio do sculo XII), o campesinato, no seu conjunto, cada vez mais sobrecarregado pela presso dos que monopolizavam o poder, parece ter sucumbido explorao das outras classes em virtude da prpria situao. Uns propiciavam-lhes a salvao pela prece; outros, em teoria, eram responsveis pela sua segurana e defendiam-nos dos agressores. Como preo destes favores, a sua capacidade produtiva estava totalmente subordinada aos senhores. (b) O senhorio. Do ponto de vista econmico, o feudalismo caracterizava-se no s pela hierarquia das condies sociais que o ordenamento esquemtico das trs ordens tentava representar; caracterizava-se tambm pela instituio do senhorialismo. Isto no era novo, mas tinha-se modificado lentamente pelo desenvolvimento do poder poltico. A despeito da estrutura social racionalizada, cuja simplicidade levou ao seu reconhecimento aps o primeiro milnio, a barreira que separava os trabalhadores do clero e dos 184

(\

guerreiros no correspondia exactamente que colocava os senhores dum lado e os que estavam sujeitos explorao senhorial do outro. Muitos padres, como j vimos, faziam parte da mo-de-obra do domnio. Sob as ordens do senhor que utilizava a sua especializao profissional, realizavam servios de forma anloga ao que faziam os moleiros ou os que coziam po. At ao fim do sculo XII, muitos cavaleiros, particularmente na Germnia e nos pases do litoral do Mar do Norte, continuavam na situao de dependentes domsticos junto dum senhor que os empregava e mantinha. No possuindo terras, embora beneficiassem dos lucros do senhor, no exerciam qualquer autoridade. Em contrapartida, havia camponeses que tinham conseguido acumular mais terras do que as que podiam trabalhar sozinhos e que cediam parcelas a vizinhos menos afortunados a troco de uma renda de tipo senhorial. Entre os servos de origem humilde a quem os senhores tinham delegado a administrao das propriedades, havia alguns que tambm enriqueciam - e muito rapidamente. Aproveitando-se do poder que lhes fora cedido, podiam explorar os inferiores, criando fora do circuito do seu senhor uma rede de rendas, que guardavam para si e que constituam virtualmente o seu domnio pessoal. No entanto, a sociedade feudal estava disposta em duas classes, uma das quais, a dos senhores, compreendia clrigos e cavaleiros. Para eles, parecia escandaloso, para no dizer pecaminoso, que um trabalhador se elevasse da sua classe, a ponto de partilhar os privilgios dos clrigos e dos guerreiros, vivendo na ociosidade graas ao trabalho de outros. Durante o perodo em que as instituies feudais atingiam a maturidade, isto , durante os anos a seguir ao ano 1000,a tenso no interior da estrutura social levou consolidao da posio senhorial dos clrigos e dos cavaleiros e a um alargamento do fosso que os separava das pessoas comuns, no campo das relaes econmicas. Este processo de consolidao deu-se a dois nveis diferentes. Primeiro, a unidade das propriedades aristocrticas reforou-se. As que pertenciam aos leigos estavam ameaadas de dissoluo por duas vias ---,ddivas piedosas e herana com partilhas. O seu efeito conjunto fazia-se sentir mais poderosamente quando o patrimnio passava de uma gerao para outra: uma parte caa nas mos da Igreja; o restante, de . acordo com os costumes herdados da cultura germnica, era subdividida em pores iguais, entre filhos e filhas, que estavam em condio de herdar do pai. Por instinto de defesa, e tirando partido da flexibilidade do costume, na ausncia de cdigos escritos, a nobreza laica tentava afastar o perigo duplo 185

J
11,

II

lii
11'
I1

li""I ;1,
1111

,I,i
r= .

lil

III!
I
1.,1

(
-(

l
(

( (

(,

que representava a diminuio e fragamentao progressiva das suas reservas em terra. Utilizavam o seu poder e as muitas ligaes familiares e de auxlio mtuo que os ligavam aos chefes das grandes instituies religiosas para obter benefcios compensadores retirados da propriedade eclesistica. Muitas vezes estas excediam em muito as necessidades das comunidades de monges e cnegos, especialmente aps o surto de piedade do ano 1000. Para assegurar um tratamento favorvel por parte dos poderosos do seu tempo, os abades, bispos e diconos dos captulos no hesitavam em conferir aos seus familiares e amigos o usufruto de parte das terras oferecidas aos santos padroeiros das suas igrejas. Faziam-no normalmente numa base temporria, mas era difcil recuper-Ias depois dos herdeiros do primeiro beneficirio das propriedades, que estavam agora h muito incorporadas no natrimnio familiar. Por fim, um usufruto desta natureza podia tornar-se indistinguvel da propriedade alodial da famlia, tanto mais que no envolvia praticamente nenhuma obrigao material, quer, fosse um fendo, requerendo apenas a obrigao das homenagens e dos servios de assistncia mtua ou um contrato precrio, ou, como em Itlia, um livello estipulando um pagamento em dinheiro meramente simblico. Estas ddivas comearam a ser restringidas em finais do sculo XI. Acabaram graas aos esforos persistentes dos administradores dos rendimentos eclesisticos para recuperar direitos que tinham sido assim desviados. No entanto, esta prtica tinha durado o tempo necessrio para reduzir parcialmente o desequilbrio entre a riqueza da Igreja e a da nobreza. Alm disso, o que ps fim a esta situao foi o facto da reforma gregoriana condenar a dependncia dos poderes espirituais de poderes temporais, mas tambm o de a abundncia de donativos sob a forma de terras ir cessando lentamente. O contedo dos arquivos eclesisticos mostra claramente a queda gradual do nmero de documentos de doao, a partir de meados do sculo XI, e a sua substituio por ttulos de dvida sujeitos a pagamento. Este fenmeno prende-se com a lenta alterao do sentimento religioso, um retrocesso do formalismo a conscincia cada vez mais ntida de que a alma podia ser' salva por outros meis que no a compra do perdo divino por uma oferta. Mas parece ter sido ainda mais afectada pelo desenvolvimento de uma economia monetria, que tornava possvel a oferta de bens considerados menos preciosos do que a terra e pelo desejo das famlias de conseguirem uma melhor proteco das suas propriedades. Os cartulrios das casas religiosas deixam-nos a impresso. de que os membros da nobreza no sculo XII lhes davam muitas 186
,

vezes menos do que o que persistentemente reclamavam pelos benefcios feitos pelos seus antepassados. Nascia uma era litigiosa, marca da por negociaes complicadas, em que o dinheiro tomava um papel cada vez mais decisivo e ditava o que pode ter sido uma poltica firme de consolidao de heranas em terras. . A unidade das propriedades dos nobres tambm foi promovida pela lenta modificao das relaes de parentesco. Ainda pouco investigada pelos historiadores, esta parece ter .acompanhado, em muitas zonas da Europa, a implantao de uma rede de relaes feudais. Nas camadas altas da sociedade, as ligaes de famlia comeavam a ser ordenadas dentro dum quadro rgido destinado a assegurar a unidade de herana - numa palavra, a linhagem. Para cada famlia passa a haver uma linha de descendncia masculina. Ao suceder ao pai, o filho mais velho passava a controlar a propriedade comum deixada pelos antepassados, como garantia da manuteno da importncia da famlia. Neste esquema aparentemente ntido, o desejo de contrariar os efeitos das partilhas de terras irn___ punha limites descendncia colateral. A famlia permitia s aum filho, o mais velho, ou no mximo a dois, contrair casamento legtimo; tanto quanto possvel, aos outros era assegurada posio de alto nvel no clero superior ou em mosteiros; noutras palavras, confiavam nos recursos da Igreja para evitar as partilhas. Este mesmo desejo levou prtica de entregar um dote em bens mveis s filhas casadoiras, privando-as de qualquer pretenso herana em terra. Lentamente foi aceite a idia de que o filho mais velho devia gozar de tratamento preferencial e receber a parte de leo, quando no a totalidade da propriedade paterna. As prticas deste tipo, que entraram no uso comum quase imperceptivelmente, parecem ter restringido com xito as vrias foras tendentes a levar as heranas a dispersar fortunas numa altura de expanso demogrfica generalizada. Adicione-se a isto a presso irresistvel dos constrangimentos sociais, compelindo os magnatas a encontrar casa (casare) para a maior parte dos cavaleiros ainda sustentados em suas casas; permitir-lhes casar; garantindo-lhes feudos, cujo carcter hereditrio. era rapidamente aceite por causa da fora das ligaes familiares; e assim garantir-lhes domnios pessoais. Assim, a nobreza ficou mais firmemente enraizadanas suas propriedades. A maior parte do sculo XII foi aparentemente uma poca de relativa estabilidade para as propriedades, no s da Igreja como da nobreza. Mesmo os cavaleiros menos abastados conseguiam manter-se numa posio distintamente superior ao nvel de vida dos camponeses. 187

'l

(, (

-< )

---

( (

A um segundo nvel, o processo de consolidao foi ajudado pelo desenvolvimento dum sistema fiscal, cujo peso era inteiramente suportado pelos pobres ou trabalhadores. Estes impostos no eram novos, mas sim organizados de uma nova forma. Provinham em linha directa da autoridade (bannum) detida pelos reis da Alta Idade Mdia. Todavia, podem notar-se duas alteraes de grande importncia. Em primeiro lugar, enquanto todos os homens livres haviam estado sujeitos ao bannum real, a diviso da sociedade em trs ordens introduziu um fosso no seio da massa populacional. Um novo conceito de liberdade, que daqui em diante foi considerada um privilgio, ode no estar sujeito a obrigaes humilhantes e, sobretudo, a exigncias fiscais, veio a libertar completamente os cavaleiros e os clrigos da presso exercida por aqueles que detinham a autoridade. Inversamente, colocou numa posio de subordinado qualquer pessoa que no fizesse parte das duas ordens privilegiadas. Juntava num nico grupo homens .cujos antepassados eram livres e os descendentes de escravos. Reunia todos numa classe homognea, obrigada a prestar servios idnticos. Nesta classe, as caractersticas da antiga escravatura foram rapidamente assimiladas. Em segundo lugar, o exerccio dobannum e a colecta de impostos que este sancionava estavam agora confinados a uma rea restrita, um districtus (o termo vem de uma palavra que significa penhorar), cujos limites raramente excediam meio dia a cavalo a partir de qualquer ponto central, invariavelmente um local fortificado. O comandante da guarnio do castelo tomava sobre si a responsabilidade de manter a paz e a justia no territrio - noutras palavras, as funes da realeza. Na parte da Europa crist onde a fundao de reinos e principados tinha tido maior fora - em Inglaterra e no Noroeste europeu - o castelo ainda era dependente de um senhor, agindo em seu nome e entregando-lhe uma parte do rendimento derivado do exerccio do poder. Noutros lados, era independente e ele prprio era a lei. Em toda a parte, tomava jurisdio sobre quem vivesse no territrio da fortaleza e que no fosse clrigo, monge ou cavaleiro. Impunha multas e, em caso de grave ofensa, confiscava bens, mveis e imveis. A sua aco judicial e social era considerada forte ou sbia na medida em que era lucrativa na prtica. Podia obrigar os camponeses a trabalhar na manuteno das fortificaes e a abastecer alimentos frescos para os soldados. Exigia pagamentos aos forasteiros que passavam pelo distrito - mercadores, peregrinos e qualquer indivduo que frequentasse as feiras - a troco da proteco que lhes assegurava. Como os reis do pas,

sado, vigiava os pesos e medidas. Tambm podia cunhar moeda. Por todas as formas ao seu alcance, usava a autoridade por tal forma que, por fim, o bannum assumiu o aspecto de uma rede de extorses, imposta de variadas maneiras, sobre o produto excedentrio dos camponeses e sobre os lucros do comrcio. . O comandante local era o primeiro a deitar mo das economias dos trabalhadores, uma vez que era ele o detentor do poder militar. Tambm era para ele a maior poro. Mas quase todos os habitantes do territrio do castelo eram economicamente dependentes .de outros senhores, cujas terras cultivavam, ou de quem eram sbditos pessoais porque descendiam de escravos ou se tinham submetido voluntariamente. Estes senhores faziam os possveis por libertar os seus sbditos e rendeiros da influncia dos que detinham o bannum. Os impostos que este colectava, chamados exaces (exationes) ou costumes ( consuetudines) nos documentos da poca, eram colhidos nas reservas de riquezas e de trabalho de que eles prprios se queriam apropriar, para seu usufruto exclusivo. Normalmente falhavam e tinham de partilhar o poder econmico sobre os camponeses nas suas terras e sobre a sua criadagem (jamiliae) com o senhor da justia e da paz. Alguns, no, entanto, conseguiam ver. o seu monoplio reconhecido e o distrito que compreendia a castelania era permeado de enclaves, por vezes pequenos, compreendendo unicamente a residncia de um cavaleiro, outras vezes maiores, do tamanho de uma aldeia, sobretudo quando uma instituio religiosa conseguia ver reconhecido o antigo privilgio de imunidade que outrora obtivera dos carolngios. No entanto, os habitantes destes enclaves no conseguiam de modo algum fugir aos impostos. Estavam expostos a exigncias semelhantes vindas do dono das suas terras ou das suas pessoas, qUe se arrogava ele prprio do direito de as julgar e delas extorquir o dinheiro da proteco, exactamente como o senhor' banal (1) fazia noutros lugares. Resumindo: o poder banal, intacto ou fragmentado, estabeleceu-se em linhas uniformes e actuou como factor determinante nos processos econmicos por duas formas especficas.

(') Uma vez que o Dicionrio de Oxford d como primeiro significado do adjectivo banal: do ou pertencendo compulsivamente ao servio feudal parece justificar-se a ressurreio deste termo. Por outro lado, a palavra banho nunca adquiriu o significado da palavra latina medieval bannum, e que foi portanto preferida para traduzir a palavra francesa bano (Nota do tradutor ingls)

(i

188

189

I,
Primeiro, o exerccio deste poder exigia um nmero grande de assistentes como, por exemplo, os sargentos (servientes) que mantinham a ordem nos domnios, os bailios ou prebostes (prepositi) que presidiam s assembleias de aldeia, os guardas florestais (forestarii) que perseguiam os ofensores de direitos consuetudinrios nos bosques ou nos baldios, e os colectores de impostos, assentes nas feiras ou nos pontos de passagem nos rios principais. Todos estes ministeriales, como so chamados nos registos, especialmente na Germnia, eram recrutados pelos senhores entre os seus servidores mais dedicados. O problema era mant-Ios sob controlo. Como estes assistentes participavam directamente nos lucros dos costumes e obtinham comisses sobre os impostos e multas que colectavam, mostravam-se naturalmente implacveis na explorao dos direitos do bannum; aumentavam o mais que podiam os encargos e amassavam as suas fortunas pessoais a partir do rendimento daqueles. Em segundo lugar, esta forma de explorao era altamente rentvel quando levada s suas ltimas consequncias, embora no fosse ilimitada. Como os nomes sugerem, estes impostos colectados sob pretexto de manuteno da paz e da justia eram costumes, isto , a memria colectiva punha limites ao seu lanamento. Tambm era necessrio dar particular ateno resistncia dos camponeses, s fraudes, evases e a todas formas e-- tcticas de no pagamento. Mesmo assim, o costume era malevel. Oferecia pouca resistncia presso dos que brandiam a autoridade. Os agentes dos impostos banais estavam em toda a parte, avarentos e bem equipados de reforos, A quem podiam as vtimas queixar-se das suas malfeitorias? Por este motivo, a mquina fiscal funcionava bem. Era capaz de roubar o campesinato da maior parte daquilo que produzia e que excedesse as suas necessida- . des de subsistncia. E, portanto, retardava consideravelmente qualquer tendncia de melhoria do nvel de vida dos pobres. Estreitava o fosso entre os rendeiros e os lavradores independentes. Estabilizava a situao camponesa. Mas reduzia-os e, como resultado, alargava, sem remisso possvel, o fosso que separava a classe trabalhadora da classe senhorial. A classe senhorial estava longe de ser homognea: os nobres no eram todos socialmente iguais nem podiam explorar o trabalho dos outros da mesma forma. Intrincadamente misturadas umas com as outras e confundidas nas mentes dos seus contemporneos, havia no entanto trs formas distintas de explorao senhorial. Como era muitas vezes associada com aquilo que era ento designado pela palavra familia,
(

(,

( ("

( (

o conjunto domstico das pessoas que rodeavam quem quer que tivesse um mnimo de poder - uma dessas formas pode ser designada por senhorio domstico (seigneurie domestique). Representa a transferncia de direitos que punha o corpo de um ser humano disposio de outro. Era a tenaz sobre. vivncia da escravatura. Sob a presso do poder banal, a servido do tipo antigo fora, em geral, reduzida, mas em certos stios tornou a ser imposta. Noutras zonas tornou a fazer progressos a expensas da populao anteriormente livre, atravs da recomendao (commendatio) e pela necessidade que levava tantos pobres e fracos a colocar-se sob a patronagem de um protector, para assim evitar a fome e a opresso dos sargentos do castelo, ou simplesmente com medo do futuro. Estas ligaes no tinham sido quebradas; na realidade, tinham-se transformado naquilo a que normalmente chamado servido. Na maioria das aldeias da Europa, havia camponeses a quem o senhor se referia como os seus homens (homines proprii). O seu nmero variava: s vezes, toda a aldeia cabia nesta categoria. Realmente pertenciam-lhe desde que nasciam, bem como QS seus descendentes; podia vend-los ou oferec-los: podia castig-Ios: em teoria, deviam-lhe tudo. No entanto, era principalmente d seu trabalho que se apropriava, em casa e nos campos, e o servio (obsequium) que esperava deles no tinha limites. Eles contribuam para a sua economia domstica com uma fonte de trabalho permanente, cujo preo era apenas o do seu sustento. Esta forma de dependncia podia ser tambm uma fonte de receita. Na prtica nem todos estes indivduos habitavam a casa do amo. Longe da sua presena, instalados em terras suas ou de outrem, continuavam ligados ao seu senhor. Esta ligao era representada no s pelas corveias, que a distncia e a prtica iam limitando, mas tambm por trs tipos de pagamento: uma renda anual em dinheiro, uma multa para comprar ao senhor o direito de tomar esposa fora da casa deste e uma deduo na herana, feita pelo senhor. At ao fim do sculo XII, o cultivo de propriedades de qualquer tamanho dependia deste tipo de senhorio que estava muito generalizado e era compartilhado por toda a nobreza, alm de alguns camponeses ricos. Este processo restringia significativamente o recurso ao trabalho pago. Pela grande reserva de mo-de-obra que fornecia, o senhorio domstico constitua uma das duas bases fundamentais de poder econmico. A outra era o que podia ser chamado senhorio da terra (seigneurie [oncire) porque era consequncia da posse no de pessoas mas da terra. As suas caractersticas so uma con191

( (

190

--(

I"
tinuao das que os polpticos carolngios j nos deram a conhecer. Era muito raro os ricos explorarem toda a terra que possuam atravs dos seus dependentes. Muitas vezes cediam uma parte substancial a rendeiros, que podiam ser seus homens ou homens de outros, ou homens completamente livres de servido pessoal. Ceder terra significava obter poder- o poder de explorar os recursos domsticos do rendeiro. Em sentido estrito, estas exigncias no eram ilimitadas, como as que recaam sobre a servido. Eram definidas com preciso, ou em termos de um acordo, em pases como a Itlia, onde o uso da escrita fora preservado, ou ento por normas consuetudinrias igualmente rgidas. Estas envolviam sempre, ou quase sempre, uma percentagem sobre a produo da terra, paga em gneros ou em dinheiro. Frequentemente, tambm envolviam pagamentos em servios prestados pela famlia camponesa, cujos membros eram obrigados a prestar um certo nmero de servios (corves). A terceira forma de explorao feudal nasceu, como vimos, do exerccio dos direitos derivados do bannum (seigneur~~~anale). A autoridade banal podia nermitir aos seus beneficiartos tomar tudo o que pudesse ser levado da casa do campons - dinheiro, colheitas, animais domsticos e at mo-de-obra (atravs de requisio para reconstruo do castelo ou para transporte de provises). No passava, realmente, de uma pilhagem legitimada e organizada, unicamente temperada pela resistncia tenaz das comunidades aldes. Esta forma de explorao econmica coincidia com as outras duas, e muitas vezes ultrapassava-as; mas 'era muito mais concentrada, uma vez que poucos senhores beneficiavam dsse privilgio. A desigual distribuio da autoridade banal criou a principal diviso econmica no seio da classe senhorial. De um lado, havia os que os documentos chamam magnates (optimates, principes) no sculo XI, e ricos homens (ric oms) no sculo XII. Individualmente o ttulo de senhor (dominus) acompanha os seus nomes nas escrituras. Eram realmente a classe dominante e por isso eram os mais ricos. Fossem os mais altos dignitrios eclesisticos (bispos, abades de mosteiros) ou homens que detinham o poder militar - prncipes territoriais, condes, bares (barones) - comandantes de castelos que exploravam as prerrogativas ligadas a esses pilares, da ordem pblica, estavam mais ou menos bem fornecidos. O seu senhorio domstico e o seu senhorio em terras estendiam-se muito longe, pelo territrio que controlavam. Como herdeiros de direitos rgios, podiam apoderar-se das vastas reas incultas, antes dependentes do proprietrio supremo, o 192 rei. Contudo, a riqueza que tinham e as funes que desempenhavam mantinham-nos afastados do solo e dos camponeses que o cultivavam. Os senhores olhavam-nos de uma posio excessivamente alta. Entre tais senhores e os trabalhadores, portanto, colocavam-se. intermedirios que actuavam como intrpretes das suas ordens e que detinham as alavancas do poder econmico. Os prprios magnatas eram geralmente rentiers. Como a sua verdadeira preocupao era a de serem regularmente abastecidos de todo o necessrio ao seu aparato e manuteno do seu prestgio familiar, cediam uma parte substancial do seu poder a outros, que tomavam directamente responsveis pelo exerccio desse mesmo poder, em seu nome. Do outro lado, existiam muitos outros senhores - simples cavaleiros, cnegos que detinham como prebendas (prebendae) uma parte dos rendimentos duma catedral, monges encarregados de uma parquia rural- bem como os representantes dos magnatas. Tambm estes tinham nveis de vida variveis mas tinham, em comum, o controlo directo do trabalho quotidiano de uma propriedade compacta, cujo tamanho no ultrapassava a sua capacidade de organizao. Eram vizinhos dos camponeses; conheciam-nos pelo nome; partilhavam as suas preocupaes; sabiam quanto produziam e quanto lhes podiam extorquir. Tentavam copiar o estilo de vida dos homens ricos, cujas cortes frequentavam, e procuravam aumentar os lucros do senhorio. Como viviam em contacto com a terra e as pessoas que a trabalhavam, podemos consider-los os agentes mais activos da vitalidade econmica e do crescimento que os documentos do sculo XII to claramente nos revelam. 3 - As sementes do crescimento Em ltima anlise, o mpeto por detrs da expanso interna agora experimentada pela economia europeia deve ter tido origem na presso do poder senhorial sobre as foras produtivas. Esta presso crescente nasceu do desejo, comum ao clero e aos guerreiros, de realizar mais completamente um ideal de consumo, um benefcio de Deus ou do seu amor prprio.Durante os sculos XI e XII, os limites deste desejo alargavam-se medida que as aventuras da cristandade latina se estendiam em profundidade pelo Mediterrneo. O fascnio que os modelos da Antiguidade romana exerciam na aristocracia do incio da Idade Mdia foi substitudo pelas recordaes que traziam os aventureiros que voltavam de Espanha e do Sul de 193

r;

r
(

(,

(
(

I \
Itlia aps a captura de Barbastro ou Toledo, Palermo ou Bari, ou adquiridas pelos peregrinos da Terra Santa ao passar por Constantinopla ou Antioquia. Estas recordaes implantaram na mentalidade senhorial uma determinao fixa de recusar um estilo de vida rstico e de adoptar o dos habitantes das cidades do Sul. Este desejo ia ganhando terreno medida que os senhores emergiam do seu isolamento, que aumentavam as oportunidades de se encontrarem uns com os outros e crescia o poder de atraco das cortes dos prncipes. Nestas reunies elegantes iam-se criando modelos de comportamento aristocrtico e exibiam-se as riquezas trazidas do Oriente. Na distante Europa brbara, os prncipes eslavos sonhavam imitar as maneiras dos prncipes germnicos que, por sua vez, eram atrados pelo maior requinte da Glia e de Itlia. A predisposio para a vida de fausto acentuou-se por toda a parte. Para satisfazer gostos cada vez mais faustosos, era necessrio intensificar a pilhagem, o que ainda era possvel fazer, por meios violentos nas fronteiras da cristandade devastadas pela guerra; na Europa feudal estabelecera-se uma forma de lei e de ordem, que limitava o campo aberto aventura militar medida que as estruturas do poder se consolidavam. A principal necessidade consistia em obter rendimentos da explorao senhorial, mas contra isso levantavam-se dois obstculos. O primeiro era o costume. O senhor podia, em teoria, pedir tudo aos seus servos pessoais e o deteritor do bannum estava em posio de tomar quase tudo aos camponeses que habitavam a sua castelania. Os aldeos eram perseguidos pelo mais pequeno motivo e explorados atravs do direito senhorial de hospitalidade (droit de gite). O poder econmico conferido pelas diversas formas de senhorio era ainda maior quando aliado autoridade judicial. Os prprios proprietrios presidiam aos tribunais, que julgavam disputas sobre encargos de rendas e penalizavam as faltas dos rendeiros. As decises destes tribunais eram geralmente sem apelo. Assim, os senhores julgavam os casos em que estavam envolvidos os seus prprios interesses. No entanto, todas as assembleias judiciais no domnio eram compostas pelos prprios trabalhadores; era sobre o seu parecer que o juiz dava a sentena. Ao enfrent-lo, as pessoas do povo sentiam-se solidrias entre si, formando uma fortaleza da defesa dos costumes. Nada se podia fazer contra o costume. Eram eles os seus garantes; era obrigatrio cham-los quando se fazia um inqurito e se o senhor usasse o seu poder senhorial para tentar introduzir nos costumes alteraes que o favorecessem, esbarrava com a obstinada conscin194
(

r
(

(
(

cia popular, cuja memria selectiva sabia muito bem lanar no esquecimento qualquer mudana intolervel. A segunda limitao era estritamente econmica. Nenhum homem podia explorar excessivamente os seus trabalhadores sem ver diminuir a sua produtividade ou for-los a fugir, num mundo onde havia muito lugar para os emigrantes. esta a razo pela qual o desejo de aumentar os lucros da explorao senhorial formulou gradualmente nas mentes dos senhores e dos seus agentes a ideia -de melhoria na produtividade dos camponeses dependentes, e a palavra latina meliorare encontra-se frequentemente nos documentos econmicos da poca. Os camponeses eram encorajados a ter mais filhos e davam-se-lhes oportunidades de expandir as suas capacidades produtivas. Em parte consciente em parte contrariado por outras influncias e atitudes mentais menos elaboradas, este objectivo estimulou o progresso dentro do novo ambiente feudal. Os sintomas deste progresso so detectveis j no ano 1000, mas tornam-se mais evidentes a partir de cerca de 1075. A generalidade das fontes sugere que esta data marca um momento decisivo duma cronologia que ainda muito imprecisa, por causa do laconismo e da natureza extremamente fragmentada e sempre indirecta da documentao. este o perodo em que os tesouros comeam a ser gastos e as moedas de pouco valor se espalham pela Europa oriental. Mais para ocidente, o ritmo de mudana intensificara-se. Durante as ltimas trs dcadas do sculo comeou a construo de novas igrejas, em maior nmero e maiores do que antes. Os cavaleiros do Ocidente envolviam-se em actos de agresso cada vez mais ambiciosos, culminando no lanamento da Primeira Cruzada, em 1095. Novas comunidades monsticas floresciam, recrutando incontveis membros vindos de todas as classes sociais, entusiasmados pela nsia de ascetismo e pela condenao da riqueza. Este fenmeno s se pode explicar pela realizao, num ambiente econmico menos esttico, de um desejo positivo, embora considerado perverso, de crescimento econmico - por outras palavras, a descoberta dos primeiros acessos da doena do lucro. Alm disto podemos ver a infiltrao das actividades econmicas nas zonas rurais, no mesmo perodo. Assim, por exemplo, os valores respectivos das diferentes moedas comearam a ser especificados nas cartas da regio do Maconnais a partir de 1080, o que indica a crescente influncia do dinheiro no mundo rural, a diversificao da cunhagem e o aparecimento de uma nova noo - o cmbio. Ao mesmo tempo, os senhores banais decidiram aproveitar a passagem mais frequente de mercadores carregados de objec195

(,

I I I
mI

"-', \

--------'

( ( (,

(
(

(
( (

tos preciosos. A partir de agora, h mais referncias s portagens, um tipo de colecta cujo valor se multiplicava rapidamente: o papa conseguiu iseno de impostos para os mercadores de Asti que atravessavam a Ilha de Frana e que o rei Filipe I se preparava para lhes impor: o abade de Cluny repreendeu um castelo vizinho por este deter uma caravana de mercadores de Langres e tentar obrig-los a pagar-lhe dinheiro de proteco. As regras de portagem estabeIecidas pelos monges de St. Aubin de Angers, em 1080-1082,mostram claramente que o comrcio no era apenas uma actividade para profissionais. Os camponeses compravam e vendiam gado; faziam acordos de pastoreio com forasteiros; levavam cera, mel, carne de porco, couros e l s feiras vizinhas, carregando-as volta do pescoo. Faziam mesmo sociedades para vender a maiores distncias, de incio carregando os seus animais de carga com comida, e ocasionalmente, tambm, bens estrangeiros de alto preo. Cerca de 1075, o abade de Reichenau concedeu a todos os camponeses (rustici) de uma das suas aldeias o direito de comerciar ... para que eles prprios e os seus descendentes pudessem vir a ser mercadores. Nesta altura, torna-se aparente pela primeira vez uma vitalidade contagiosa. A sua causa residia no facto de os homens se irem lentamente familiarizando com as moedas, que comeavam a ser emitidas em maior nmero e mais regularmente. No corao dos 'iampos ocidentais, a circulao do dinheiro estimulava as activldades cujo crescimento fora quase imperceptvel no sculo anterior, excepto nas fronteiras da cristandade, onde a guerra mantinha a riqueza em movimento. A vitalidade comercial e monetria observvel da em diante no Ocidente nasceu da vitalidade de elementos mais bsicos da economia. Este dinamismo o seu aspecto exterior, mas" os elementos combinavam-se entre si para gerar maior vitalidade. Nas trs ltimas dcadas do sculo XI podemos detectar os alvores de uma nova fase na histria econmica da Europa: a de um desenvolvimento constante e rpido, cujos factores iremos agora analisar.

VII -

os

CAMPONESES

A intensificao dos empreendimentos agrcolas est na raiz desta nova vitalidade. Nasceu em larga medida da presso dos senhores, ansiosos de ver crescer o produto excedentrio do trabalho dos seus dependentes, para poderem apropriar-se dele. l\!as;.o caminho fora aberto h muito por duas modificaes relacionadas entre si. Em primeiro lugar, parece ter havido uma melhoria das condies ecolgicas, uma vez que existem indicaes de que os campos da Europa tinham beneficiado durante sculos de um clima mais clemente e seco, portanto mais favorvel s actividades agrcolas. Em segundo lugar, h o factor indiscutvel do crescimento demogrfico.
1-

O factor humano

(
(

(
(

Referimo-nos a uma corrente subterrnea que virtualmente impossvel observar, mas que adivinhamos ser h muito activa, especialmente na Inglaterra e na Alemanha. Na Glia, no entanto, foi temporariamente atrasada pela rigidez da estrutura senhorial carolngia. A tendncia para o crescimento demogrfico torna-se aparente a partir do momento em que as instituies feudais se estabeleceram e no decurso dos sculos XI e XII. A natureza da documentao faz falhar qualquer tentativa para medir a escala deste fenmeno. : certo que, para a maior parte da Inglaterra durante o ltimo tero do sculo XI, o Domesday Book fornece dados estatsticos de valor excepcional, se bem que de difcil interpretao. Mas esta fonte nica. Para obtermos nmeros posteriores comparveis, teremos de esperar que os mtodos fiscais melhorem, de modo a produzir inquiries sistemticas. E vamos encon197

196
(

--C

Anda mungkin juga menyukai