Anda di halaman 1dari 10

UNIOESTE UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARAN CECE CENTRO DE ENGENHARIAS E CINCIAS EXATAS Jferson Petry Jssica Caroline Zanette

te Julcimari Deak Mateus Engels Henke Patrcia Juchen

COLISO BIDIMENSIONAL

Relatrio apresentado como requisito parcial para a avaliao da disciplina de Fsica Geral e Experimental II, do Curso de Engenharia Qumica da Universidade Estadual do Oeste do Paran Campus Toledo.

Prof. Dr. Fernando Espinoza Quiones

Rodolfo

TOLEDO PARAN Maro/2012

1.

INTRODUO

Uma coliso um processo isolado em que uma fora age em dois ou mais corpos por um tempo relativamente curto, podendo trocar energia e momento devido a sua interao. A energia total do sistema sempre se conserva numa coliso, embora parte da energia mecnica possa converter-se em outras formas de energia, como o calor. (NUSSENZVEIG, Herch Moiss, 2002, p. 169) A coliso entre duas bolas de bilhar no perfeitamente elstica. Quando elas se chocam, ouvimos um som: logo, parte da energia convertida em vibraes, que do origem a ondas sonoras. H tambm um (ligeiro) aquecimento da superfcie de contato, ou seja, converso parcial de energia mecnica em calor. Entretanto, a perda total de energia cintica pequena podendo ser desprezada, tratando a coliso como se fosse elstica. (NUSSENZVEIG, Herch Mois, 1933, p. 172). Tendo como foco principal, provar que em uma coliso bidimensional, e de massas iguais, o ngulo entre os corpos de 90o , e assim, tambm constatar a conservao do momento linear e da energia cintica em uma coliso elstica bidimensional. Para isso foi realizado um experimento no qual foi utilizado uma rampa, duas esferas metlicas idnticas, papel milimetrado e papel carbono. Inicialmente colocou-se uma das esferas no incio da rampa para que ela deslizasse e casse sobre o papel carbono posicionado em cima do papel milimetrado marcando, assim, a posio em que atingiu a mesa (considerada o eixo x). Para melhor preciso este procedimento foi repetido mais nove vezes. Tendo as medidas da posio final (alcance), foi calculada a velocidade inicial com que a esfera sai da rampa atravs de equaes do movimento parablico. Em seguida posicionou-se a segunda esfera prxima a sada da rampa, de modo que quando a primeira esfera descesse a rampa realizasse uma coliso bidimensional com a segunda esfera, que estava em repouso. Aps a coliso as esferas caem sobre o papel carbono marcando suas posies finais. Esta coliso foi realizada dez vezes. Os erros experimentais foram obtidos pela disperso de pontos no papel milimetrado. Sabendo as posies finais e iniciais, as massas das esferas e a velocidade inicial da primeira esfera foi possvel calcular os momentos lineares inicial e final do sistema assim como as energias cinticas final e inicial. Desta forma provou-se a conservao dessas grandezas fsicas em uma coliso elstica bidimensional, dentro das incertezas experimentais.

2.

OBJETIVOS GERIAS

- Representao vetorial do Momento Linear de dois corpos. - Colises elsticas em duas dimenses. - Verificao da conservao da Energia Cintica e do Momento Linear do sistema de dois corpos que colidem elasticamente.

3.

MATERIAL UTILIZADO

Um conjunto para Lanamentos Horizontais Moller composto por: -Um trip e trs sapatas niveladoras amortecedoras; - Uma rampa de lanamentos com escala de posicionamento vertical, haste, suporte regulvel de apoio da esfera alvo, primo removvel e mufla abraante; - Uma chave inverso normalmente aberta; - Um conjunto fixador e alinhador com bobina e conexo eltrica polarizada; Duas esferas idnticas metlicas; Duas folhas de papel carbono e duas folhas de papel oficio; Fita adesiva, lpis, rgua e transferido.

4.

COLISO ELASTICA BIDIMENSIONAL

A energia total de um sistema se conserva numa coliso na ausncia de foras dissipativas, parte da energia mecnica pode converter-se em outras formas de energia. Numa coliso elstica, a energia cintica do sistema antes da coliso igual a energia cintica aps a coliso. A coliso entre duas esferas metlicas pode-se assumir que perfeitamente elstica, desprezando-se pequenas perdas de energia cintica durante o processo de coliso. Objetivando simplificar a anlise da coliso elstica bidimensional de duas esferas idnticas, restringiu-se ao caso em que o alvo est em repouso. O caso mais geral pode ser obtido transformando as velocidades para um referencial onde ambas esferas estejam em movimento. Para especificar se a coliso frontal ou lateral entre as duas esferas de raio R 1 e R2 conveniente introduzir o parmetro de choque b, que a distncia que a partcula incidente passaria da outra se no houvesse coliso.

Figura 1 Parmetro de choque numa coliso no frontal Se o valor de b for igual a 0, tem-se uma coliso frontal, essencialmente unidimensional; se b for maior do que R1+R2, no h coliso. Logo, para que haja uma coliso, b deve ser menor ou igual a soma de R1+R2. Numa coliso bidimensional, os vetores momento linear de cada partcula, antes e aps a coliso, pertencem ao mesmo plano, que o plano de coliso. Neste plano adota-se o sistema de referncia cuja origem a posio inicial do alvo e o eixo das abscissas a prpria direo da partcula incidente.

Figura 2 : Coliso elstica entre duas partculas de mesma massa, que se afastam a 90 entre si. Para que isto seja vlido, a partcula alvo deve estar inicialmente em repouso e a coliso no pode ser frontal. Para esse sistema de duas esferas que colidem elasticamente aplica-se a conservao do momento linear do sistema que leva a : (1)

Vetorialmente:

Figura 3 Representao vetorial das componentes do choque Como supe-se que a coliso elstica, temos tambm a conservao da energia cintica, em termos dos mdulos dos momentos lineares de cada partcula do sistema, que leva a:

(2)
Considerando que a coliso elstica entre dois corpos de massas iguais, tm-se as seguintes equaes de conservao: - Conservao de Energia Cintica: (3) - Conservao de Momento Linear: (4) Igualando as equaes (3) e (4), obtm-se a seguinte condio entre os momentos lineares finais:
, logo:

= 90

(5)

Assim, as direes de movimento de dois corpos de massas iguais, aps uma coliso elstica, com uma delas inicialmente em repouso, fazem um ngulo de 90 graus, independente do valor do parmento de impacto.

5.

MONTAGEM E PROCEDIMENTO

5.1 CONDIES INICIAIS Fez-se uso da rampa de lanamentos horizontal de projteis afim de definir as condies iniciais no momento antes da coliso elstica bidimensional: Parmetro de choque; velocidades iniciais das duas esferas: uma delas em repouso. - Definiu-se o plano de coliso como aquele paralelo base da rampa de lanamento e que passa necessariamente pelo nvel zero da rampa e pela posio do alvo. - Pesou-se e mediu-se as massas e os raios das duas esferas. Com o intuito de simplificar a anlise da coliso, considerou-se o caso de duas esferas idnticas e metlicas. - Uma esfera de massa M2 ficou inicialmente em repouso no suporte regulvel perto da sada da rampa de lanamentos. Como origem de coordenadas, define-se a posio da esfera em repouso. Marcou-se no papel de registro a origem de coordenadas.

5.2 MEDIDAS PR-COLISO

- A esfera 1 foi inicialmente solta de uma altura h acima do nvel zero da rampa, ou seja, tinha sua energia mecnica totalmente na forma potencial. Mediu-se a altura h. - A esfera 1, ao descer pela rampa, foi ganhando energia cintica at a posio de contato com a esfera 2. O mdulo da velocidade inicial da esfera 1 no momento antes da coliso pode ser estimado medindo seu alcance e o tempo de vo sem obstculo; - Repetiu-se o procedimento acima 10 vezes, obtendo um aglomerado de pontos. - Mediu-se o alcance mdio D1i e o seu desvio longitudinal e transversal. - A partir dos pontos registrados no papel, obteve-se as grandezas fsicas: Vetor velocidade e momento linear, e a energia cintica, assim como seus respectivos desvios para a esfera 1.

5.3 MEDIDAS PS-COLISO

-Ajustou-se o parmetro de choque a ser menor que duas vezes o raio da esfera. -fez-se o teste parmetro de impacto de modo a minimizar perdas de energia ou momento durante a coliso. - A condio experimental que foi observada aps a coliso para verificar a coliso elstica entre corpos idnticos, foi de que o ngulo resultante entre as direes de movimento deveria ser de 90, independente do valor do parmetro de impacto. - marcou-se no papel a projeo da posio de sada da rampa e a projeo da posio da esfera em repouso. Estimou-se no papel a projeo da posio do ponto de coliso. Acertou-se corretamente a posio do suporte, colocou-se uma esfera na parte superior da rampa numa altura h e a outra perto da sada da rampa numa distancia X 0. Mediu-se h e X0 - Utilizou-se o mtodo da medida do alcance das duas esferas lanadas aps a coliso, para determinar as velocidades das esferas aps terem colidido, lembrando que as velocidades finais de cada esfera so diferentes tanto em modulo como em direo;.

Figura 4 Representao do esquema de montagem dos aparelhos e coliso das esferas 1 e 2 - As componentes das velocidades, aps a coliso, podem ser inferidas via a medida das componentes do vetor alcance da cada esfera no papel de registro.

- Nas mesma condies, repetiu-se 10 vezes o procedimento acima,. Obteu-se um aglomerado de pontos tanto para a esfera 1 como para a esfera 2. -Mediu-se o ngulo mdio e o desvio que fizeram as direes dos vetores velocidades aps a coliso.

6.

ANLISE ESCALAR E VETORIAL DOS DADOS

Com o auxilio de uma rgua, mediu-se os alcances mdio (em m), como tambm os desvios longitudinais de cada aglomerado de pontos registrados pelas esferas no papel. Tabela 1 Alcances mdios das esferas

Alcances mdios (m) em 10-3

Final Inicial (??? +- ???) Esfera 1 (???+=????) Esfera 2 (???+-???)

Tendo: H = ????? g = 9,807 m/s tvoo = (???+-???)s ( Frmula 1 em anexo). Utilizando o tempo do vo das esferas, fez-se a converso dos alcances mdios nos mdulos das velocidades de cada esfera, bem como de seus erros, os dados em questo esto demonstrados na Tabela 2 (equaes em anexo):

Tabela 2 Velocidades mdias obtidas das esfras 1 e 2

Velocidades mdias (m/s) em 10-3

Final Inicial (??? +- ???) Esfera 1 (???+=????) Esfera 2 (???+-???)

Sabendo que: m = (??????+-??????)kg Sabendo o valor da massa das esferas, e de suas respectivas velocidades, foi possvel calcular as energias cinticas das esferas antes e depois da coliso., Os calores das energias cinticas so apresentados juntados juntamente com as incertezas. (Frmulas em anexo).

Tabela 3 Energias cinticas obtidas das esferas 1 e 2

Energia cinticas (J) em 10-3

Final Inicial (??? ???) Teoricamente energia cintica inicial da esfera 1 deveria ser igual a soma das energias cinticas finais das esferas 1 e 2. Porem, experimentalmente verificou-se uma pequena variao na energia cintica total do sistema, variao estra ocasionada pela impreciso dos aparelhos e tambm por falha humana. Todavia, isto pode ser fisicamente desprezvel, pois se observa que o valor de Kb est contido no intervalo de erro da soma : K1 + K2. Assim, temos a comprovao da conservao da energia cintica: +Esfera 1 (???+=????) Esfera 2 (???+-???)

10

K0 = K1 + K2

Figura 5 Conservao do momento na coliso bidimensional

Anda mungkin juga menyukai