Anda di halaman 1dari 2

Escola Muni cipal de Ensino Fundament al Dr. HLIO FERRAZ Nome: ____________________________ Turma :____ Dat a: ___/___/___ Prof.

Waldiana Disciplina: Cincias Val or :10,0 - Avaliao

NOTA

Leia o texto e em seguida resolva as questes a ele relacionadas.

GUA VERDADEIRO TESOURO Esse preciso lquido est correndo o risco de acabar. Em consequncia, a grande mquina viva pode parar. Sem gua no haveria vida na Terra. Uma pessoa pode viver um ms sem se alimentar. No entanto, viveria apenas uma semana sem beber gua. O volume de gua na Terra muito grande, e suas reservas so constantes, ou seja, sempre mesma gua que ns e a natureza usamos. chegada a hora de todos, pases ricos ou no, pouparem a gua, protegerem da poluio as guas dos rios garantirem que no futuro possamos beber dessa fonte. Aes como fechar a torneira ao escovar os dentes, no usar o vaso sanitrio como lixeira, aproveitar melhor o papel ao escrever, alm de evitar a derrubada de rvores, economiza gua, pois para se produzir um quilo de papel so necessrios 540 litros. A gua prpria para o consumo humano e para a produo de alimentos limitada, corresponde a 0,8% distribuda em rios e lenis freticos. O restante, 97% corresponde a gua salgada dos mares e oceanos, e, 2%, a gelo. Portanto, um recurso limitado. O mau uso da gua e a poluio dos rios tornaram- se um problema alarmante e perigoso. O despejo de produtos qumicos nos rios torna escassa a vida marinha, fonte importante de alimentos, alm de causar doenas graves em crianas e adultos. O crescimento da populao e o desperdcio implicam em maior consumo e em menor disponibilidade de gua .
QUESTES 1- A que mquina viva se refere o texto, logo no primeiro pargrafo? Explique. ________________________________________________________________________________________________ 2- Quais medidas devem ser utilizadas para evitar o desperdcio de gua? ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ 3- Qual o percentual de gua existente na Terra que prpria para o consumo humano e para a produo de alimentos? ________________________________________________________________________________________________ 4-Em quais estados fsicos encontramos gua na natureza?_____________________________________________ 5- Assinale V(verdadeiro) e F (Falso) para as afirmativas abaixo: ( ) Tornou um problema alarmante e perigoso a fato de a gua que usamos estar sendo desviada para as indstrias e fbricas. ( ) Os fatores que contribuem para acelerar a escassez nos rios so o despejo de produtos siderrgicos e materiais degradveis. ( ) Tornou-se um problema alarmante e perigoso o mau uso da gua e a poluio dos rios.

( ) A gua um bem renovvel e ilimitado, portanto jamais acabar no nosso Planeta, que possui 97% de sua totalidade desse precioso lquido. ( ) Este texto informativo, tem a finalidade de alertar a populo mundial sobre a sria questo da gua em nosso planeta.

6-Dois recipientes de diferentes formatos e com a mesma quantidade de gua na forma

liquida foram colocados em um local que recebe diretamente a luz solar.

a) O que vai acontecer com a gua desses recipientes com o passar do tempo? _____________________________ b) Em qual desses recipientes toda a gua vai se transforma em vapor primeiro? Por que? ____________________ _____________________________________________________________________________________________
7 - Numere a coluna de acordo com a mudana de estado fsico que ocorre em cada situao abaixo: (1) fuso (2) vaporizao (3) solidificao (4) condensao (____) gotas de gua na parede aps o banho (____) gotas de gua da embalagem da carne descongelando na pia (____) gua fervendo para cozinhar o arroz (____) vapor de gua que forma as nuvens

8 - Marque com um X as frases corretas. Corrija as que estiverem erradas. ( ( ( ( ( ( ) A gua que bebemos no precisa ser tratada. ) As pessoas, os animais e as plantas podem viver alguns dias sem beber gua. ) S devemos beber gua mineral, gua filtrada ou fervida. ) A gua pode ser inodora ou no. H guas de cheiro, podendo imitar cheiro de rosas ou outras flores. ) A gua tem cor. ) Encontramos gua no mar, no rio, na lagoa.

( ) A gua vem direto da natureza para os canos de nossa casa, depois de nosso uso, encaminhadas pelos ralos vo para a Estao de Tratamento de gua e depois para a Estao de Tratamento de Esgoto e s ento jogada no rio.

___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________


Boa Sorte!!!

Anda mungkin juga menyukai