Anda di halaman 1dari 4

Centro Universitrio de Rio Preto

TRABALHO DE MORFOLOGIA E ANATOMIA VEGETAL

Aluno: Oswaldo Augusto Martins Turma: 16.111-0 Disciplina: Morfologia e Anatomia Vegetal Curso: Agronomia Professor: Valria Stranghetti So Jos do Rio Preto, 22 de maro de 2012.

1- Quais as 3 caractersticas das clulas vegetais que as diferenciam das clulas animais ? R: So consideradas caractersticas tpicas da clula vegetal ; Parede Celular; Vacolo e Plastdios. 2- Os Plastdios esto envolvidos na realizao da fotossntese; no armazenamento de Amido, Protenas e Lipdios? R: Os plastdios so corpsculos citoplasmticos tpicos da clula vegetal, com estrutura e funo variada, a classificao dos plastdios se baseia na presena ou no de pigmentos. Cloroplastos, so plastos de clorofila, responsvel pela fotossntese. S so encontrados em clulas expostas luz. formado por uma membrana externa e uma interna que sofre invaginaes formando sacos empilhados, os tilacides. Alguns se dispem uns sobre os outros formando uma pilha chamada granum (plural = grana). A matriz interna chamada de estroma e pode conter grnulos de amido espalhados por ele. Na fotossntese as clulas dos vegetais captam energia luminosa por meio de um pigmento verde chamado Clorofila, encontrado nos cloroplasto, a energia luminosa transformada em energia qumica, transferida para a glicose, que pode ser armazenada como amido.

Amido: so partculas slidas com formas variadas, pode ser encontrado no cloroplasto ou no leucoplasto. Formam gros com muitas camadas centradas em um ponto chamado hilo. Protena: as protenas ergstricas so materiais de reserva e se apresentam no endosperma de muitas sementes em forma de gros de aleurona. Lipdios: pode ocorrer em forma de leo ou gordura se for para armazenamento ou em forma de terpenos que so produtos finais como leos essenciais e resinas. Taninos: um grupo de compostos fenlicos que podem ficar em vrios rgos vegetais (se acumulam nos vacolos) e podem impregnar a parede celular

3- Ao analisar uma clula vegetal, qual a estrutura celular voc utilizaria para classificla como uma clula imatura ou matura. Explique R: Deste modo podemos definir clula tronco como uma clula imatura que ao se dividir, pode gerar uma clula igual ela (capacidade de auto-renovao) ou gerar uma clula madura de qualquer tecido do organismo (capacidade de diferenciao). Os vacolos so especialmente desenvolvidos nas clulas vegetais, estando ausentes nas clulas animais. Nas clulas vegetais mais jovens so pequenos e numerosos, fundindo-se e aumentando de volume medida que a clula vai amadurecendo. Numa clula vegetal madura o vacolo pode ocupar cerca de 90% do volume celular. 4- Como se caracterstica o tecido Meristemtico?

R: basicamente o tecido embrionrio na planta adulta que pode se dividir em novas Celulas
(atividade mitotica) e produzir outros tecidos. As celulas meristemticas so geralmente de parede fina, com muito citoplasma e vacuolo pequeno. Existem diversos tipos de meristemas na planta, com diferentes origens (primrio e secundrio) e posies. Os tecidos originados do meristema tambm so classificados em primrios e secundrios, por se originarem de meristemas primrios e secundrios.

Tecidos primrios: Protoderme (revestimento primrio), procmbio (vasculares primrios), meristema fundamental (sustentao e preenchimento) Tecidos secundrios: cmbio (vascular secundrio), felognio (revestimento secundrio)

5- A organizao do meristema apical do caule mostra ser mais complexa que a da raiz. Explique

R: Os meristemas apicais tm uma estrutura prpria, com diferentes graus de diferenciao: Estrutura dos meristemas apicais

Protomeristema: formado pelas clulas iniciais do pice. Protoderme: d origem a epiderme Procmbio: origina xilema e floema Fundamental: origina o parnquima, colnquima e esclernquima.

6- As clulas do colnquima possuem semelhanas com as do parnquima?

R: Colenquima formado de clulas vivas, justapostas (sem espaos) com paredes espessadas desigualmente. Serve como tecido de sustentao em rgos jovens e em herbceas maduras, nunca lignificado, encontrado nas margens de folhas ou em suas nervuras maiores e no caule, em forma de cilindro ou faixas longitudinais. Geralmente fica logo abaixo da epiderme. Tipos de colnquima

Angular: as paredes formam ngulos entre si Laminar ou lamelar: as paredes formam lminas com as clulas anteriores e posteriores Lacunar: surgem espaos entre as clulas Anelar Radial: clulas paralelas, alongadas e alocadas radialmente.

O parnquima o tecido de preenchimento adulto, origina-se do meristema fundamental e concentra a maioria das funes vegetais. formado de clulas polidricas, vivas, com grandes vacolos e pouca diferenciao (pode retomar a atividade meristemtica facilmente). Forma um tecido contnuo que pode ser encontrado em toda a planta, geralmente h muito espao intercelular e o citoplasma das clulas se comunica. Tipos de parnquima

Aerfero ou Aernquima: tem espaos intercelulares muito desenvolvidos que acumulam ar e encontrado muito comumente em plantas aquticas. Suas clulas tm formas variadas, como braciformes, retangulares e etc. Clorofiliano ou clornquima: rico em cloroplastos e responsvel pela fotossntese. encontrado principalmente no mesfilo foliar, em caules jovens e

razes areas. Suas clulas podem ter um vacolo grande que empurra os cloroplastos para perto da parede optimizando a absoro de gases. Aqufero: especializado e estocagem de gua, comum em plantas de ambiente seco. Suas clulas podem conter mucilagem (polissacardeo hidrfilo). Parnquima de reserva: acumula substncias de reserva, rico em leucoplastos. Parnquima de preenchimento: so clulas isodiamtricas com pequeno espao intercelular. encontrado principalmente no crtex do caule e da raiz.

7- Os tecidos de sustentao so originais do meristema fundamental e fazem parte do sistema do corpo primrio da planta. Existe diferena entre tecidos. Explique

R: Os tecidos vegetais todos tm origem em tecido embrionrio, o meristemtico. Existem dois tipos:

Primrios: so originados diretamente das celulas do embrio. Secundrios: so originados de celulas j diferenciadas que retornam ao estgio embrionrio. Isso ocorre porque as clulas vegetais so capazes de se desdiferenciar, ao contrrio das celulas animais em que h diferenciao definitiva de todos os tecidos no embrio. Eles tambm so chamados de tecidos jovens, os tecidos originados dos meristemas so chamados de tecidos adultos.

Tecidos meristemticos
basicamente o tecido imbrionrio na planta adulta que pode se dividir em novas celulas (atividade mitoticas) e produzir outros tecidos. As celulas meristemticas so geralmente de parede fina, com muito citoplasma e vacuolo pequeno. Existem diversos tipos de meristemas na planta, com diferentes origens (primrio e secundrio) e posies. Os tecidos originados do meristema tambm so classificados em primrios e secundrios, por se originarem de meristemas primrios e secundrios.

Tecidos primrios: Protoderme (revestimento primrio), procmbio (vasculares primrios), meristema fundamental (sustentao e preenchimento) Tecidos secundrios: cmbio (vascular secundrio), felognio (revestimento secundrio)

Tipos de tecido meristemtico

Meristemas apicais: geralmente um primrio, fica nas extremidades de caules, razes e ramificaes e responsvel pelo crescimento primrio. Origina a protoderme [origina a epiderme], o procmbio [tecidos vasculares] e o meristema fundamental (tecidos de preenchimento e sustentao). Meristemas laterais: esto presentes em plantas com crescimento em espessura (secundrio). Formam novos tecidos de conduo e de revestimento (cmbio e felognio). Meristema intercalar: uma parte do meristema apical que se separou do pice durante o desenvolvimento da planta. bastante evidente nos entre ns de monocotilednea.

Anda mungkin juga menyukai