Anda di halaman 1dari 20

Escola Tcnica Universitrio Curso Tcnico em Nutrio e Diettica Disciplina: Educao para o Auto Cuidado (EAC) Prof.

: Marines

Trabalho sobre crie dentria

Componentes: Juliana da Silva Nlvia Daniele Ferreira Sirlei Virgnia dos Santos Paula Irene Weber Viviane Fonseca Farias

Introduo
A crie dentria uma doena infecto-contagiosa e incurvel que acomete cerca de 95% da populao mundial de forma diferente para cada indivduo (Stamford TCM et al., 2005). A crie uma das enfermidades cujos ndices a classificam entre as de mais alta frequncia; ao ponto de costrituir o mais grave e constante problema para os programas de sade bucal no mundo. De acordo com Lima, J. E. O. (2009), dentre os problemas de sade bucal, a crie dentria ainda constitui um dos maiores desafios da Odontologia e o seu entendimento como um processo multifatorial levou os pesquisadores busca do desenvolvimento de inmeros mtodos para a sua preveno, os quais objetivavam essencialmente o controle de possveis fatores envolvidos no processo, assim como a tentativa de aumentar a resistncia do hospedeiro. Segundo Silva e Maltz (2001), a incidncia de crie dentria vem diminuindo em todo o mundo. A maioria dos autores atribui essa queda ao uso do flor nas suas diversas formas. No se observam grandes mudanas quanto ingesto de sacarose na dieta e nem modificaes acentuadas na remoo de placa. Essa associao de formas de uso de flor tem sido apontada, tambm, como causa do aumento na incidncia de fluorose. Porto Alegre uma cidade com gua de abastecimento fluoretada artificialmente desde 1975. A partir do final dos anos 80, a maioria dos dentifrcios, inclusive os de preo mais acessvel, passaram a ser fluoretados. Acredita-se que essa medida provocou impacto populacional, tanto na incidncia de crie, como na incidncia de fluorose.

Crie
Etimologicamente o nome da doena derivada do latim caries, que significa putrefao. A crie uma doena dentria infecciosa e transmissvel, que se caracter iza pela desintegrao progressiva de seus tecidos calcificados, devido ao de

microrganismos sobre os carboidratos fermentveis provenientes da dieta. Como 2

resultado, ocorre a desmineralizao da poro mineral e a subsequente desagregao da parte orgnica, fenmenos caractersticos da doena (Hernostroza et al.,2008). Um erro que se comete o uso incorreto da palavra crie. Crie a denominao exclusiva para a doena, enquanto leso cariosa corresponde destruio que esta produz nos dentes (Hernostroza et al.,2008).

Fatores etiolgicos
Em meados do sculo XX, foi possvel conhecer a real natureza e mecanismos iniciais do desenvolvimento da crie dental. Em 1960 Paul Keyes, estabeleceu que a etiologia da crie dental obedecia a um diagrama composto por trs agentes (hospedeiro, microrganismos e substratos /dieta) que devem interagir entre si. Tal relao foi resumida num grfico que transcedeu o sculo XX, com a denominao de Trade de Keyes.

Figura 1 -Trade de Keys

Assim se estabeleceu o conceito que sustenta que o processo da crie est fundamentado nas caractersticas dos denominados fatores bsicos, primrios ou principais: dieta, hospedeiro e microrganismos (Quadro 1), cuja interao considerada indispensvel para comprometer o esmalte e, portanto, para que seja provocada a crie, j que impossvel que esta ocorra de outra maneira.

Quadro 1 - Fatores etiolgicos primrios. Fatores etiolgicos primrios Hospedeiro Saliva Fluxo Tampo Microrganismos (agente) Dente Anatomia Posio Imunidade Gentica

Streptococcus mutans Lactobacilos sp Actinomyces sp.

Dieta (substrato meio)

Carboidratos SACAROSE Frequncia de consumo

(Hernostroza et al.,2008) Em 1978, o cientista Newburn, com a disposio de tornar mais preciso o modelo de Keyes, adicionou o fator tempo como um novo etiolgico, necessrio para produzir a crie . J a idade, devido sua importncia na etiologia da crie, foi tambm adicionada ao grfico, na dcada de 1990, gerando chamado grfico pentafatorial (Fig. 2) (Hernostroza et al.,2008).

Figura 2 - Grfico pentafatorial.

O surgimento da crie dental no depende apenas dos fatores etiolgicos primrios, sendo que a gerao da enfermidade requer a interveno adicional de outros participantes, denominados fatores etiolgicos moduladores, os quais contribuem e influem decisivamente no surgimento e evoluo das leses cariosas. Entre eles se encontram: tempo, idade, sade geral, fluorestos, grau de instruo, nvel

socioeconmico, experincia anterior em crie, grupo etiolgico e variveis de comportamento (Hernostroza et al.,2008). Deve-se ressaltar que cada um dos fatores mencionados considerado causa necessria, isto , so imprescindveis para que a enfermidade se instale; porm por si ss, no chegam a construir causa suficiente para ocasion- la. Pois para isto, crucial que ocorra a interveno adicional dos fatores moduladores (Hernostroza et al.,2008) .

Fatores etiolgicos primrios


Microrganis mos A cavidade bucal contm uma das mais variadas e concentradas populaes microbianas do organismo. Estima-se que nela habitem mais de mil diferentes espcies, cada uma delas representada por uma grande variedade de cepas. Entre as bactrias presentes na boca encontram-se trs espcies principalmente relacionadas crie: Streptococcus, com as subespcies S. mutans, S. sobrinus e S. sanguinis; Lactobacillus, com as subespcies L. casei, L. fermentum, L plantarum e L. oris e os Actinomyces, com as subespcies A. israelise A. naslundii (Quadro 2) (Hernostroza et al.,2008).

Quadro 2 - Principais bactrias que formam a crie dental. Bactrias Streptococcus mutans Caractersticas Produzem grandes quantidades de polissacardeos extracelulares que permitem uma grande formao de biofilme dental. Produzem grandes quantidades de cidos mesmo em pH cido Quebram algumas glicoprotenas salivares importantes para impedir as etapas de desenvolvimento inicial das leses cariosas. Lactobacillus Aparecem quando existe uma ingesta frequente de carboidratos Produzem grande quantidade de cidos. Cumprem importante papel em leses dentrias. Actinomyces Relacionados com leses cariosas radiculares. Raramente produzem crie em esmalte. Produzem leses de progresso mais lenta que os outros microrganismos. (Hernostroza et al.,2008).

O desenvolvimento da crie somente ocorre na presena de microrganismos na superfcie dental, contudo, a simples presena destes no suficiente para o desenvolvimento da doena (Leites et al., 2006). Na cavidade oral os microrganismos precisam aderir-se firmemente a uma superfcie porque se no sero levados pelo fluxo salivar e deglutidos, dessa forma a maioria dos microrganismos so encontrados em reas de estagnao na forma de biofilme (Leites et al., 2006). O termo biofilme define uma comunidade bacteriana, metabolicamente integrada, que se adere superfcie do dente (Hernostroza et al.,2008). O biofilme dental assim formado composto por um grupo heterogneo de microrganismos nos diferentes stios e tende a se estabilizar com o passar do tempo (Leites et al., 2006). Muitas bactrias do biofilme utilizam acares presentes na dieta (sacarose, glicose, frutose e lactose) para seu metabolismo energtico. O amido (polissacardeo da glicose) pode ser utilizado aps a degradao em carboidratos de baixo peso molecular (por ex. maltose) pela amilase salivar e bacteriana. O biofilme cresce rapidamente. A fermentao de carboidratos no metabolismo anaerbio das bactrias resulta na produo de cidos, principalmente o cido lctico. O aumento na concentrao do on hidrognio (pH cido) causa subsaturao do clcio e do fosfato na fase fluida ao redor do dente, ocasionando o processo de desmineralizao dos tecidos denta is (Leites et al., 2006).
Transmisibiliade

H evidncias de que as mes so a fonte de infeco primria nas crianas, e que o nvel de infeco da me um preditor do grau de infeco e do desenvolvimento das leses de crie da criana. Mes com altas concentraes salivares de S. mutans (105 UFC) tm maior chance de infectar seus filhos do que as mes com baixos nveis salivares especialmente nos primeiros meses de vida (Leites et al., 2006). Segundo Leites et al. (2006), o carter de contgio que acontece entre mes e filhos tambm ocorre entre pais e filhos e entre irmos. Dieta A dieta ocupa uma posio central no desenvolvimento da crie, a ingesto de acares dirio e frequente, alcana cariogenicidade ou seja individuo com grande

suscetibilidade a doena crie, tendo efeitos locais (metabolismo da placa, produo de cidos, que associados a queda do pH causam carie. Se voc ingerir acares cinco vezes ao dia seus dentes ficam expostos ao acido durante 100 minutos. Os alimentos no so criognicos, mas podem se tornar atravs de uma interao complexa de composio dos alimentos, padro de consumo, flora bacteriana do biofilme e tempo que permanece na cavidade oral. Os alimentos que danificam os dentes, so os ricos em carboidratos e aucares, fermentam na boca formando cidos. A sacarose (acar de mesa) o acar mais comumente associado s cries, embora glicose e maltose paream ser igualmente nocivos. A quantidade de acar consumido menos importante do que a frequncia, pois a mesma proporciona maior exposio dos dentes ao nvel baixo de pH nos quais a desmineralizao acontece, desta forma no devemos consumir alimentos contendo acar to frequente para que os dentes tenham chance de se repara. Alimentos que tm facilidade de aderir aos dentes tambm podem ocasionar caries, especialmente se tiverem sacarose. Por isso recomendado a ingesto de alimentos criognicos junto com as refeies. Os sucos e bebidas de frutas apresentam maior acidez que os refrigerantes, porm ambos so capazes de induzir queda do pH , favorecendo a produo de cidos pelos microrganismos oriundos de suas associaes tornando-se potenciais causadores da crie. Com a reduo do consumo destes viles alm de se obter uma boca mais saudvel, pode-se diminuir as quantidades de calorias do nosso organismo.

Quadro 3 - Quadro indicativo dos alimentos com maior e menor poder cariognico.

Grupo de alimentos Laticnios Frutas & Verduras. Carnes

Alime ntos mais cariognicos

Alime ntos menos cariognicos

Chocolate (tipo nescau), "milkQueijo, iogurte natural, ch/caf/leite shake", iogurte de frutas, com adoante. ch/caf/leite com acar. Conservas de frutas, gelias, frutas Todas as frutas frescas e todos os secas, ma do amor, frutas tipos de verduras e vegetais. caramelizadas, ... Carnes com temperos adocicados, Carnes em geral (boi, porco, peixe, com cremes, molhos, etc. galinha...). 7

Cereais Doces

Bolos, tortas, po doce, bolachas, ... Doces em geral, balas, confeitos, sorvetes, chicletes, chocolates... Refrigerantes em geral, sucos artificiais.

Po e torradas com manteiga, arroz, feijo. Chicletes sem acar.

gua mineral, refrigerantes Bebidas dietticos, sucos de frutas naturais sem acar. Pizza, cachorro quente, hambrguer Pizza, cachorro quente, hambrguer, sem 'ketchup' e ingredientes ou Lanches todos com 'ketchup' e ingredientes molhos doces, pipoca salgada, batata ou molhos doces, pipoca doce... frita... (MATIELLO, 1998) Em contrapartida, existem alimentos que ajudam na higiene bucal. Estes so os chamados alimentos detergentes, que agem durante a mastigao. Esses alimentos so na sua maioria de consistncia firme com pouco teor de acar e muitas fibras que so de difcil deteriorizao durante a mastigao. A riqueza destes alimentos em fibras proporciona um considervel aumento da produo de saliva elevando o pH da boca, o que reduz a acidez. Porm cabe frizar que estes alimentos no substituem a escovao eles s auxiliam a higienizao da boca. So alguns exemplos o mamo, a cenoura, a ma, a pera, a acelga, o pepino, o aipo e chicletes sem adio de acar. A modificao nos nosso hbitos alimentares deve enfatizar sobretudo, uma reduo na frequncia e no consumo de acar. importante lembrar que para se obter um bom resultado na modificao da microflora bucal e, consequentemente na sade bucal no deixe de lado as necessidades nutricionais, preciso estar consciente que a alimentao sade. Higiene bucal A higiene bucal deve comear na infncia antes mesmo que os primeiros dentes apontarem na cavidade bucal, criando assim um ambiente para a microflora bucal isento de microrganismos causadores de carie, doena periodontal, e outras. Ou pelo menos desfavorvel para proliferao e atuao dos mesmos. O leite materno com a presena da lactose possui potencial cariog nico (7g/100ml). Por isso a higiene bucal deve comear no inicio da vida, seguindo na juventude na fase adulta e na terceira idade. Os idosos, que usam dentadura moveis tambm devem ter cuidado quanto a higiene e limpeza da boca e prtese. Esse cuidado deve ser feito ao acordar, aps as 8

refeies e principalmente a noite, pois as placas bacterianas tambm se formam na mesma,e podem provocar doenas infecciosas. Para limpeza correta deve se usar uma escova para dentadura e outra para os dentes se ele tiver algum. J se o idoso no tiver nenhum dente deve-se promover a limpeza das mucosas e gengiva usando soluo de digluconato de clorexidina a 0,12% sem lcool aplicada num gaze. Idoso que no tem condies de fazer a higiene bucal sozinho deve se feita pelo cuidador.

HOSPEDEIRO: Saliva, Dente, Imunizao e Gentica


Saliva

A participao da saliva no processo carioso tem sido comprovada mediante estudos diversos, nos quais - com a diminuio do fluxo salivar - foi observado o aumento substancial dos nveis de leses de cries. O papel protetor da saliva se revela cada vez mais importante. Seus benefcios so considerados coadjuvantes na preveno da crie dental. A ao da saliva promove o desenvolvimento da microflora mediante dois efeitos principais: antimicrobianos (excluindo microrganismos patognicos e mantendo a microbiota normal) e nutricional (estimulando seu crescimento mediante o aporte de nutrientes para microrganismos atravs das glicoprotenas, uma vez que estas podem ser degradadas por estes). Pessoas que tem aplicao de radioterapia na regio da cabea e pescoo, hiperteno arterial, diabetes, enfermidades gastrointestinais, problemas psiquitricos, cncer, atrite, problemas neuromusculares, hipoparatireoidismo. Da mesma maneira, o consumo de determinados medicamentos, por exemplo: anti-colinrgicos,

antidepressivos, tranquilizantes, relaxantes musculares, anti- histamnicos, neurolpticos, anti-hipertensores e diurticos. A medida que o fluxo salivar diminui, aumenta a quantidade de microrganismos na cavidade oral, logo ocorrendo o aumento na atividade dos microrganismos acidognicos.
Dente

Segundo Hernostroza et al.(2008), os dentes apresentam trs particularidades fortemente relacionadas ao favorecimento dos desenvolvimento de leses cariosas. 9

Estas so: Presiposio: Certos dentes apresentam uma maior incidncia de cries, assim como algumas superfcies dentrias so mais propensas do que as outras, inclusive num mesmo dente. O alinhamento dos dentes, anatomia da superfcie, textura superficial e outros fatores de natureza hereditria, favorecem a propenso ao desenvolvimento de leses cariosas (Hernostroza et al.,2008). Permeabilidade do esmalte: A permeabilidade do esmalte diminui com a idade. Ocorre no esmalte um processo de maturao estrutural, que consiste fundamentalmente na capacidade deste de incorporar pequenas molculas que influenciaro em suas propriedades fsicos-qumicas. Anatomia: A disposio e a ocluso dos dentes apresentam estreita relao com o surgimento de leses cariosas, uma vez que favorecem o acmulo de placa e alimentos pegajosos, alm de dificultar a higiene bucal.
Imunizao

Existem sinais de que o sistema imunolgico capaz de atuar contra a microflora cariognica, produzindo resposta humoral mediante anticorpos.
Gentica

A associao da gentica resistncia ou suscetibilidade crie partiu da existncia de indivduos que apresentam menor tendncia a desenvolver leses cariosas em relao a outros nas mesmas condies.

Fatores relativos ao hospedeiro :

Capacidade tampo da saliva. Tempo de eliminao do cosposto. Concentraes de ccio e fosfato na saliva. Composio da matriz do biofilme dental. Anatomia dos dentes. Micro-estrutura do esmalte. Flor no biofilme dental e no esmalte. Padres de mastigao, deglutio, enxgue e suco. 10

Respirao bucal. Frequencia de ingesta dos alimentos. Variaes de ingesta em diferentes ocasies.

Cries dentrias e outras doenas


So inmeras as evidncias da relao entre as doenas periodontais e outras patologias. A doena periodontal pode agravar manifestaes coronarianas, propiciar partos prematuros (bebs com baixo peso), diabetes, doenas pulmonares, alm de diversas outras complicaes. As doenas periodontais ainda constituem fator de risco para algumas condies sistmicas como a febre reumtica, colapso de vlvula mitral, sopro cardaco entre outras. As doenas do corao ou doenas cardiovasculares matam mais gente no mundo todo do que outras doenas existentes. Pode existir a predisposio gentica para seu aparecimento, mas ela sempre se manifesta com a idade e a vida que cada indivduo leva, associada ou no a hbitos pouco saudveis como fumo, lcool, vida sedentria, dieta inadequada, alm de outros fatores predisponentes. As doenas cardiovasculares se manifestam de vrias formas. Vo desde uma crise de hipertenso arterial, isquemia, infarto do miocrdio, angina, acidente vascular cerebral, etc (Perisse, 2010). As doenas cardiovasculares persistem como a maior causa de morte em todo o mundo. Vrios estudos epidemiolgicos demonstram que fumo, concentrao srica de colesterol, hipertenso e diabetes so fatores de risco altamente significantes para o desenvolvimento destas doenas. Estudos recentes apontam a condio bucal, principalmente doena periodontal, como um dos principais fatores de risco s doenas cardacas, talvez at mais importante que o fumo (Lindemberg, 2010). As doenas bucais se manifestam atravs da crie dentria e das doenas periodontais. As doenas periodontais comeam pela formao da placa bacteriana, que constituda por uma diversidade imensa de bactrias muito virulentas que atingem a corrente sangunea e podem se instalar em vrios rgos vitais do corpo humano causando uma srie de acometimentos. Se a placa no for removida, instala-se a gengivite, que a inflamao das gengivas. Deve-se ressaltar que a doena das gengivas pode ocorrer em qualquer idade, porm mais comum em adultos (Perisse, 2010).

11

Inmeros estudos j esto

relacionando a periodontite com doenas

cardiovasculares. As gengivas possuem uma imensa rede de pequenos vasos sanguneos que levam as bactrias mais virulentas aos demais vasos calibrosos do corpo, instalando esses microorganismos patognicos nos rgos vitais do corpo humano, provocando as mais diversas doenas. Entretanto, essa estreita relao entre doena periodontal e doenas cardiovasculares ainda so foco para inmeras pesquisas futuras, mas uma com certeza contribui como fator de risco para o agravamento da outra (Perisse, 2010). Quando a higienizao, com escovao e utilizao de fio dental, ineficiente, o biofilme (placa bacteriana), contendo uma infinidade de bactrias permanece e pode provocar o que se denomina bacteremia (que a entrada de bactrias na corrente sangunea). Isso ocorrer em qualquer pequeno trauma ou injuria como uma simples escovao, mesmo que o paciente no tenha se machucado neste ato. Esse processo normal e acontece em todo organismo algum grau de bacteremia transitria, logo vencido pelo sistema imunolgico. Porm quando isso ocorre com um grande nmero de bactrias e principalmente os Streptococcus beta hemolticos do grupo A poder ocorrer uma colonizao de vlvulas cardacas por estes microrganismos levando ao desenvolvimento de endocardite bacteriana (um processo infeccioso em vlvulas cardacas) que leva ao desenvolvimento de uma cardiopatia. Portadoras de febre reumtica, prolapso de vlvula mitral ou sopro cardaco, podem necessitar de antibioticoterapia prvia a procedimentos periodontais, pois j so mais predispostos ao desenvolvimento de endocardite bacteriana. Seu dentista e seu cardiologista sero capazes de determinar se suas condies periodontais e cardacas requerem antibiotecoterapia prvia aos procedimentos periodontais (Lindemberg, 2010). Nas periodontites, alguns microrganismos do biofilme dental que possuem capacidade de agregar plaquetas e se disseminar atravs da corrente sangnea, podem contribuir para a formao de trombos, para a ocorrncia da aterosclerose, para o aumento do risco de isquemia, para eventos tromboemblicos agudos e infarto do miocrdio (Lindemberg, 2010). A diabetes outras doena que promove inflamaes gengivais,

desenvolvimento de doena periodontal com grandes perda ssea e mobilidade dentaria que evolui com a perda dos dentes. Quando no controlada a glicemia existe um descontrole total da doena periodontal; E o no controle da doena periodontal

12

dificulta tambm o controle glicemico, sendo uma via de mo dup la onde uma doena agrava outra (Lindemberg, 2010). Outro caso que merece muita ateno so os paciente geritricos. A idade pode e com frequncia traz diabetes, obesidades, problemas circulatrios, sedentarismo, e outros problemas de sade inerentes da idade e da predisposio de cada um, alm de problemas bucais. Muitos idosos apresentam problemas periodontais associado perda precoce de dentes e consequente desestruturao da mastigao, gerando inflamao e infeco pelo uso de prteses inadequadas.

Preveno da cri e dentria


Assim como as causas da cries so mltiplos, deve adotar-se um conjunto de medidas de preveno tendo como objetivo proteger ou aumentar as resistncias do hospedeiro dissoluo cida, eliminar ou pelo menos reduzir a cariogenicidade do substrato (dieta) e diminuir, tanto quanto possvel, a flora oral cariognica. determinar o grau de risco do paciente pela histria clnica, determinao da taxa de saliva e contagem salivar de Streptococcus mutans e de lactobacilos. Pode-se assim determinar se o paciente de baixo, mdio ou alto risco bem como determinar a estratgia mais apropriada. Porm, no existe, qualquer programa de preveno como modelo, pelo contrrio, cada programa dever ser adaptado a cada paciente em particular. Se a crie dentria no pode ser erradicada devido a influncia de vrios fatores scio-econmicos, higinicos e culturais, com relaes complexas, uma reduo significativa pode ser conseguida pela aplicao racional e inteligente de programas a nvel individual, no consultrio mdico e a nvel de coletividade. Aume nto da resistncia do hospedeiro Um aumento das resistncias do hospedeiro crie dentria deve ser obtido pela utilizao de diversas medidas de preveno, dentre as quais apresentam um alto nvel de eficcia.

Utilizao de fluoretos A utilizao de flor sob diferentes formas hoje considerada como a medida mais eficaz de preveno da crie dentria. Dos diferentes mtodos, o de fluoretao das 13

guas de consumo, por razes prticas e de eficcia, o mtodo de eleio em Sade Pblica. Tem sido que este constitui um mtodo eficaz e seguro para reduzir a crie dentria em crianas Mtodos tpicos de utilizao de flor tem tido o maior interesse inclusive em adultos. Os dentfricos fluoretados e os bochechos com solues fluoretadas constituem os meios de utilizao tpicos de flor com maior interesse em Sade Pblica. So meios eficazes, prticos e econmicos.

Selantes de fissuras A eficcia dos selantes na preveno das cries de fssulas e fissuras tanto maior quanto mais cedo, aps a erupo, o selante for aplicado. Deve-se salientar que a aplicao de selantes deve fazer-se to cedo quanto possvel, sendo as suas indicaes e contra-indicaes determinadas pela morfologia oclusal, pela atividade de crie e pelo tempo decorrido aps a erupo. Os selantes esto indicados quando as fssulas e fissuras so estreitas e profundas, quando existem muitas leses no dente e ainda quando os dentes erupcionaram recentemente. Inversamente, os selantes esto contra- indicados quando h distncia correta entre os dentes e ainda quando, tendo decorrido quatro ou mais anos aps a erupo, os dentes se apresentam isentos de crie.

Imunidade Os estudos at agora realizados em animais de experincia mostraram alguns resultados positivos mas ainda muito modestos para que possa alimentar-se uma esperana justificada na obteno, a curto prazo, duma vacina que seja eficaz contra a crie. Embora desempenhando um papel de grande relevncia na promoo da crie dentria, o S. mutans no a nica bactria cariognica. Por outro lado, o carter multifatorial da crie (quantidade de bactrias, variabilidade das caractersticas da placa, diferenas nos padres dietticos e nos hbitos de higiene oral, etc.) torna muito difcil a compreenso dos mecanismos ntimos que levam ocorrncia de crie como resultado dum desequilbrio entre os fatores microbianos de ataque e os fatores de defesa do hospedeiro.

Controle da placa bacteriana 14

Por ser a crie dentria uma doena infecciosa e tra nsmissvel, bvio que o combate flora oral cariognica constitui uma medida de preveno da doena com o maior interesse. Para tal, so diversos os meios disponveis para o combate s bactrias cariognicas. Higiene Oral A higiene oral pode ser realizada com o recurso a diferentes meios mecnicos, sendo a escova dentria e o fio dentrio os mais correntemente utilizados. Estes meios apresentam importantes limitaes tais como a maior parte das pessoas no escovar os dentes meticulosamente e nem sequer dedicar escovagem dentria o tempo necessrio. Isto significa que pequena a eficcia da escovagem dentria como meio de prevenir a crie, salvo quando a consideramos como o meio mais prtico e mais adequado para a aplicao dos dentfricos fluoretados sobre os dentes. Utilizao de agentes antimicrobianos Quando a remoo ou controle dos meios mecnicos da placa no suficiente, a utilizao de agentes antimicrobianos constitui um meio complementar do maior interesse. Todavia alguns dos agentes tm efeitos laterais que contra- indicam a sua utilizao por rotina. Tal o caso das biguanidas cuja utilizao dever ser particularmente considerada em relao a doentes de alto risco. Preveno da trans misso Uma vez que a crie dentria uma doena infecciosa e transmissvel, entendese que uma reduo to grande quanto possvel da transmisso da flora oral cariognica um dos aspectos importantes na sua preveno. Existem dados cientficos que permitem concluir que quanto mais tarde a criana infectada pe lo S. mutans tanto menor ser a sua susceptibilidade crie. A flora oral cariognica transmite-se por contato direto ou indireto, podendo o beijo e as partculas da saliva desempenhar um papel importante na transmisso direta, enquanto que escovas dentr ias, utenslios e brinquedos podem ter grande significado como contato indireto. A preveno da crie dentria na grvida com eliminao das leses ativas reduz as contagens salivares de lactobacilos e de S. mutans e contribui, obviamente, para a preveno da doena nas crianas. CONTROLE DA DIETA Aceita-se geralmente que a crie dentria est diretamente relacionada com o consumo de acar, o que foi amplamente demonstrado por estudos epidemiolgicos, 15

observaes clnicas e estudos controlados no homem, e ainda por testes realizados em animais de experincia. Conforme foi averiguado em alguns estudos, mais que a quantidade de acar ingerida, a frequncia da sua ingesto um fator da maior relevncia na determinao da crie dentria. Crianas que consumiram produtos cariognicos duas a trs vezes ao dia, todos os dias, apresentaram 4,41 vezes mais chances de ter alta severidade de crie quando comparadas com as que consumiram esses produtos no mximo uma vez ao dia (Peres et al, 2000). Atravs do controlo da dieta dever tentar-se reduzir a quantidade total de acar ingerida e modificar, sempre que necessrio, os seus padres de utilizao. A substituio do acar da dieta por agentes edulcorantes no fermentveis pelas bactrias cariognicas comea a revelar-se do maior interesse na preveno da crie dentria, tendo sido demonstrado que o xilitol no s tem um efeito cariosttico como tambm anti-cariognico. A composio e os ingredientes de alguns dos alimentos e bebidas que se consomem na atualidade so determinadas pelo fabricante, e no pelo consumidor. Em consequncia, o controle da crie pela modificao da dieta a nvel de sade pblica necessita de ajuda e cooperao da indstria alimentcia, s assim ter verdadeira importncia. A indstria no desconhece sua responsabilidade na melhoria da sade dentria, assim como da necessidade de produzir alimentos no cariognicos.

Concluso
Sendo a crie uma doena multifatorial, entende-se o quo difcil o controle dessa doena. A fluoretao das guas de abastecimento pblico, a adio de flor nos dentifrcios, as alteraes no padro de consumo de acar, a melhora da higiene pessoal, incluindo a escovao, e o maior acesso informao e a educao foram fatores para declnio da prevalncia da crie nas ltimas dcadas. Mas despeito dos esforos governamentais nesse sentido, ainda assim os resultados esto longe do ideal. O fator socioeconmico de maior importncia nesse contexto e tambm de difcil resoluo. Lembrando que a renda familiar foi o fator socioeconmico de maior importncia. Crianas cuja renda familiar foi menor que 4 salrios- mnimos tiveram 4,18 vezes mais chances de apresentar alta severidade de crie quando comparadas com as que apresentaram renda familiar superior a 5 salrios mnimos. 16

Portanto, urgente que se intensifique aes de preveno nas diversas frentes, atacando os diferentes fatores que influenciam na disseminao da carie, principalmente a educao no sentido de esclarecer a importncia do cuidado com os dentes e os fatores que influenciam nesse processo, da necessidade da consulta peridica aos profissionais da odontologia, j que visitar o dentista periodicamente para reviso de rotina parece reduzir o risco de perder dentes e principalmente o qual prejudicial pode ser essa doena e sua relao com outras enfermidades.

17

Bibliografia consultada
COSTA, Dijane Pereira et al . Desnutrio energtico-protica e crie dentria na primeira infncia. Rev. Nutr., Campinas, v. 23, n. 1, fev. 2010 . Disponvel em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141552732010000100013&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 27 maio 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732010000100013.
CELESTE, Roger Keller; NADANOVSKY, Paulo; LEON, Antonio Ponce de. Associao entre procedimentos preventivos no servio pblico de odontologia e a prevalncia de crie dentria. Rev. Sade Pblica, So Paulo, v. 41, n. 5, out. 2007 . Disponvel em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S003489102007000500018&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 21 maio 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102007000500018. HENOSTROZA, G., HENESTROZA, N., URZA, I. Conceitos, teorias e fatores etiolgicos da crie dental. In: HENOSTROZA, G. et.al. Crie dental: Princpios e procedimentos para o diagnstico. Madri: Editora Ripano, 2008. P.17 36. LEITES, Antonio Cesar Bortowiski Rosa; PINTO, Marcia Bueno; SOUSA, Ezilmara Rolim de Sousa. Aspectos microbiolgicos da crie dental microbiological. Salusvita, Bauru, v. 25, n. 2, p. 135-148, 2006. Disponvel em: http://www.usc.br/biblioteca/salusvita/salusvita_v25_n2_2006_art_09.pdf. Acesso: 24/05/2012. LIMA, Jos Eduardo de Oliveira. Programa preventivo da crie dentria baseado no controle mecnico da placa bacteriana em crianas, por meio da profilaxia profissional peridica: Resultados aps 25 anos de acompanhamento. Rev. Dent. Press Ortodon. Ortop. Facial, Maring, v. 14, n. 3, jun. 2009 . Disponvel em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141554192009000300007&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 21 maio 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S1415-54192009000300007. LINDEMBERG, Ricardo. Cries e inflamao gengival provocam doenas no corao. Jornal Nova Fronteira, Barreiras, Bahia, 28 dez 2010. Disponvel em: <http://www.jornalnovafronteira.com.br/?p=MConteudo&i=2417>. Acesso em 21 maio 2012. MATIELLO, Micheli Nahs. Controle do consumo de alimentos cariognicos. Disponvel em : http://www.saudevidaonline.com.br/odontonline/prev1.htm. Acesso em: 25 maio 2012. MENEZES, H.P.S. Aspecto do atendimento clnico odontolgico ao paciente cardiopata. Disponvel em: <http://www.hs-menezes.com.br/cardiopatia_39.html> acesso em 24 maio 2012. OLYMPIO, Kelly Polido Kaneshiro et al . Preveno de crie dentria e doena periodontal em

18

Ortodontia: uma necessidade imprescindvel. Rev. Dent. Press Ortodon. Ortop. Facial, Maring, v. 11, n. 2, abr. 2006 . Disponvel em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141554192006000200014&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 21 maio 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S1415-54192006000200014. PERES, Karen Glazer de Anselmo; BASTOS, Jos Roberto de Magalhes; LATORRE, Maria do Rosrio Dias de Oliveira. Severidade de crie em crianas e relao com aspectos sociais e comportamentais. Rev. Sade Pblica, So Paulo, v. 34, n. 4, ago. 2000 . Disponvel em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S003489102000000400014&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 21 maio 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102000000400014. PERISSE, Clia Regina. Relao entre sade bucal e as doenas do corao. Jornal Conversa Pessoal, ano X, n 111, fev. 2010. Disponvel em: <http://www.senado.gov.br/portaldoservidor/jornal/jornal111/saude_bucal.aspx>. acesso em: 21 maio 2012. SAITO, Solange Katia; DECCICO, Helena Maria Usberti; SANTOS, Marins Nobre dos. Efeito da prtica de alimentao infantil e de fatores associados sobre a ocorrncia da crie dental em pr-escolares de 18 a 48 meses. Rev Odontol Univ So Paulo, So Paulo, v. 13, n. 1, jan. 1999 . Disponvel em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010306631999000100004&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 21 maio 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-06631999000100004. SILVA, Berenice Barbachan e; MALTZ, Marisa. Prevalncia de crie, gengivite e fluorose em escolares de 12 anos de Porto Alegre - RS, Brasil, 1998/1999. Pesqui. Odontol. Bras., So Paulo, v. 15, n. 3, set. 2001 . Disponvel em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151774912001000300006&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 21 maio 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S1517-74912001000300006. SORANSO, Chrystiano. PREVENO DA CRIE DENTRIA. http://csoranso.sites.uol.com.br/preven.htm. Acesso em: 26 maio 2012. Disponvel em:

STAMFORD, Thayza Christina Montenegro et al . Parmetros bioqumicos e microbiolgicos e suas relaes com a experincia de crie em adolescentes sadios. Rev. Bras. Saude Mater. Infant., Recife, v. 5, n. 1, mar. 2005 . Disponvel em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151938292005000100009&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 21 maio 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S1519-38292005000100009. TOMITA, Nilce E et al . Preferncias por alimentos doces e crie dentria em pr-escolares. Rev. Sade Pblica, So Paulo, v. 33, n. 6, dez. 1999 . Disponvel em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S003489101999000600004&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 21 maio 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101999000600004. VILLENA, Rita S.; BORGES, Denise G.; CURY, Jaime A.. Avaliao da concentrao de

19

flor em guas minerais comercializadas no Brasil. Rev. Sade Pblica, So Paulo, v. 30, n. 6, dez. 1996 . Disponvel em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S003489101996000600004&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 21 maio 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101996000600004.

20

Anda mungkin juga menyukai