Anda di halaman 1dari 6

A falncia do Corpus Juris Civilis demonstrou flagrantemente que o Estado romano esfacelou qualquer tentame de autoridade sobre um pseudo

Poder Judicirio; e quando registro o pseudo porque em muitos casos a justia no era feita, ela no era perpetrada de forma que a deixasse uma instituio sria!

At hoje, enquanto se tenta falar das pandectas, como forma briosa de se fazer o direito impecavelmente lcito, de fato deveria ser justaposto os princpios do digerere, mas antes e sempre, tudo guia-se pela bssola que somente dirige sua agulha a uma terra quimrica; e a grande e sublime arte de se obrar a sabedoria jurdica, esvai-se em termos pulcros e arqutipos legais, que em tese servem apenas para entupir belos livros de capas douradas que faceiram amplas estantes. Este foi e permanece sendo o Direito Romano; aquele que foi copiado e que dizem t-lo melhorado, inclusive no Brasil!

Permanecer endeusando o que de fato antiquado e infrequente, na prtica, somente nos refugia no calcanhar dos fatos; onde jazeremos sempre conjecturando a justia e arquitetando que ela somente penitencia os indigentes sociais. Estabelecimento legal onde somente pretos, prostitutas e pobres so os que mais sofrem com as castigos judiciais, aqui no Brasil e no resto do mundo onde se pratica este modelo de justia.

sempre bom lembrar que os cdigos romanos tambm apunham apelaes discriminatrias, aberrantes do prisma da justia como alta acepo de juzo do verbete. A justia que florejava os augustos pantees de mrmore e que pregava equidade nos primrdios; tolhiam alguns povos at de atos sexuais familiares; que o digam os judeus, que foram perseguidos por Roma e por aquilo que chamavam de JUSTIA!

Com o passar dos tempos, as interpolaes foram tantas e mesmo assim, o padro romano permanece at hoje afvel apenas a quem se nutre do efmero Poder; quem pratica e acredita na simplicidade do delito; e os pberes colegiais, famosos nefitos acalorados que lotam as faculdades; porque na prtica, na mais fulgente luz da veridicidade, todos os pilares do Direito

Romano so vulnerveis e inertes; e aprova mais clara disso o prprio Direito que se aplica no Brasil; que pouco mudou deste o Imprio e permanece dando asas para que criminosos voem rumo a mais crimes. Tudo isso, em tese, e basicamente, porque aquilo que entendemos por execuo; e que deveria ser cumprimento ou a implementao, neologismo a parte, da sentena, de fato e de direito, no passa de pantomimas sinalizadas por caquticos operadores da Lei, abalizados por uma Lei baldia e libertina!

No dia 14 de maio de 2005; a mdia nacional revela ao Brasil que o ento desconhecido Maurcio Marinho do alto escalo dos Correios cobrava propina para facilitar negcios dentro da empresa pblica. Em uma gravao que foi ao ar na poca, o ento executivo dos Correios conversava com um falso empresrio que havia armado tudo para denunciar o esquema. Foi a primeira vez que o Brasil passaria a familiarizar-se tambm com outro nome: Roberto Jefferson, o homem forte do PTB e aliado poltico do PT e do Presidente Lula. O mesmo Lula que tratou de colocar o maior grupo de juristas amigos dentro do Supremo Tribunal Federal, a instncia mxima de nossa justia!

Estvamos to acostumados a tantos escarcus que envolveram ao PT e seus aliados, que confesso: - este, na parte que envolveu Maurcio Marinho e os Correios, em nada me deixou acalorado! Tudo parecia que se tratava de mais uma corrupozinha medocre do tipo que fortalece os salrios desta gente espria que permanece a frente do PT; mas este foi o engano de todos; este tambm foi meu engano, mas todas as esferas das carreiras jurdicas constitudas tambm o trataram de modo simplrio; e por que isso ocorreu? Porque nossa Constituio Federal, pobre e rf de pai, me e parteira, assim conduz tal tipo de processo penal; com brandura e acastelamento!

No dia 7 de junho de 2005 todos os jornais e todas as televises do Brasil e at de alguns pases da Europa escancararam em seus recantos principais que o Brasil era uma ptria de corruptos; que a corroso causada pelo crime do Poder havia chegado a todos os setores de todos os trs Poderes; e o que foi que o Estado fez? Calou-se e apostou que seria mais um caso do qual nosso povo acfalo esqueceria! De fato o povo j nem sabe mais o que foi, quando foi, muito menos quem foi que esteve no dito Mensalo, mas por fortuna, ainda, desta ptria mal amada, a imprensa no esqueceu.

Muitas vezes a imprensa sria age com muito mais vigor, muito mais responsabilidade do que quem constitudo para isso; da deve-se incluir neste rol de maldosos esquecidos, desde o Presidente da Repblica at alguns delegados de polcia; passando claro, por procuradores, juzes, desembargadores e ministros. O papel da imprensa atual, pelo menos a parte que tambm no se corroeu, administra doses altas de um antdoto que cobra a aplicao da lei e faz a justia no dormir em bero soberbo.

Bem diferente daqui; e bem diferente do modelo de direito que aplicamos; nos Estados Unidos da Amrica o povo o fidalgo do poder e no tolera a nenhum governo faa domnio absoluto sobre ele. Nem mesmo o poder central, que circunspecto, em equidade do princpio federalista, pelos prottipos polticos locais. Na Terra do Tio Sam, a lei, em virtude de uma verdadeira e ajustada representatividade poltica, h de se anuir com a ambio, fundamentalmente da comunidade local e, em segundo lugar, do Estado. A me Estado s pode legislar, restritivamente, sobre assunto de interesse geral, deixando para a comunidade o regramento de matrias que lhes so peculiares. De modo que, mesmo a lei, l, parecendo esdrxula para algum daqui, representa em regra a vontade da sociedade local, expressa por sua maioria; e por isso que as sentenas judiciais so cumpridas e respeitadas a risca; e quem tentar atrapalh-la, envolve-se diretamente na questo mais crucial para eles: a liberdade!

O modelo de justia que se aplica nos Estados Unidos da Amrica simplesmente aprecivel e nem ao longe se lembra dos traos medocres do Direito Romano. A base constitucional, exclusivamente federalista, no argui qualquer temtica que faa seu povo destoar de seus princpios e de sua inabalvel liberdade ampla; ao contrrio daqui, onde estamos sempre escravos do Poder central e a margem, sempre, da Lei!

Desde 1803 que o Poder Judicirio dos Estados Unidos se constitui de fato como um poder poltico; e este visa controlar os demais poderes constitudos, sem faz-lo maior ou melhor do que os demais. Nos EUA os componentes do Judicirio Federal (District Courts, Courts of Appeals e US Supreme Court) so recomendados, tambm, pelo presidente da Repblica. Em alguns estados h ELEIES para o preenchimento de cargo de juzes, e quando estes magistrados se comportam de modo inexoravelmente indecente, ele perde o cargo, mesmo que este lhe seja vitalcio. Contraditrio? No! Justo; e eu entreabro bem sobre a matria...!

Esta briosa qualidade do Direito estadunidense, praticamente irretocvel h 200 anos, pode ter feito daquela terra uma terra odiada por muitos; coisa que tambm no defendo, porque os atos que a deixaram execrada por algumas naes em nada tm a ver com sua justia, mas sim com sua posio poltica internacional. Esta qualidade de justia e sua admirada fora para a aplicao da equidade lhes trouxeram como produto a ausncia de golpes de Estado, o incontestvel poder econmico e a invejvel superioridade ante outras naes. Tudo isso por causa das garantias que a Constituio Federal oferece ao povo; e que so causas ptreas.

Em todas as aes penais o indivduo deve ser julgado pelo jri; e isso quer dizer que ele ser julgado pelo seu povo e pela mesma sociedade onde vive e compartilha valores. Os jurados, aps altercarem entre eles o pretexto, obtemperam apenas a uma demanda de fato: culpado ou inocente; e a deciso tem que ser unnime. H algo mais justo do que isso?

Quanto ao direito de o ru conservar-se reservado, l o usual, enquanto que, no Brasil, o juiz obrigado a interrog-lo, e se for culpado, ou confessar o crime, acaba produzindo prova contra si, o que em tese proibido. Isso sim a mais pura interpretao da contradio legal! O ru tambm pode mentir; o que moralmente reprovvel, mxime numa Corte de Justia; por isso que este pilar que abriga o justo no direito de l, eleva a interrogao da prpria sociedade, eximindo o Estado de faz-lo sob o prisma da desconfiana ou do flagrante ato de acolhimento dos amigos!

No direito penal brasileiro a prpria constituio acolhe a mentira quando assegura apenas o direito do ru permanecer calado; e quando ele resolve falar, pode faz-lo quantas vezes quiser, da mesma forma que pode mudar quantas vezes desejar o seu protesto diante da Justia. Nos Estados Unidos o ru somente se manifesta por interesse da defesa; e acaso minta em juzo, uma vez provada a mentira, responde ele tambm pelo crime de perjrio, que o diga o ex-presidente Bill Clinton...

Por todas estas colocaes pessoais, pode-se coligir sem claudicao, sobre a superioridade do Direito Americano, que deveramos professar como paradigma, primeiro, porque o arcabouo de nossa Carta Magna, desde a de 1891, um clone da Constituio Americana de 1787 e, segundo, porque nossa atual constituio adotou, com atraso de quase oito sculos em relao Inglaterra e duzentos anos, referentemente aos EUA, a clusula do devido processo legal, que possibilita o Judicirio a obrar politicamente, em contribuio ao princpio da separao dos poderes e da doutrina dos cabrestos e contrapartidas, interrogando o contedo das leis, a fim de verificar se elas se calham com os cabealhos bsicos que se ordena numa sociedade moderna: democracia, liberdade e livre iniciativa, dentre outros que so depositados na Carta Magna.

Os dois Procuradores Gerais que atuaram (um ainda atua) no caso do Mensalo, em dissertao, afirmaram que se tratou do maior escndalo poltico brasileiro desde a chegada de Cabral; ambos reuniram pilhas e mais pilhas de provas irrefutveis que condenam praticamente todos os 38 envolvidos; e todos sabem que se fossem feitos todos os trmites desde a investigao at os atos processuais, muitos outros seriam envolvidos; e mesmo assim, todos se dizem inocentes, o que um direito; e estamos diante da possvel absolvio de alguns e penalizao em grau mnimo do restante.

So 38 indiciados por crimes contra o Brasil; crimes que vo desde o enriquecimento ilcito, passando por formao de quadrilha; e chegando ao absurdo de manipulao dos Poderes, sobretudo o do Executivo para permanecer soberano. Um esquema to bem arquitetado, mas que at agora ningum comentou em profundidade dos fatos.

O ento Presidente da Repblica acolheu um grupo de criminosos dentro do Palcio do Planalto, que juntamente com a cpula do Partido dos Trabalhadores, no s roubavam o dinheiro pblico, como tambm previram que algo podia dar errado; e se isso ocorresse (como ocorreu), eles teriam guarida no Legislativo e tambm no Judicirio. Os quadrilheiros no s compravam parlamentares, mas tambm trataram de indicar o maior nmero possvel de Ministros do STF. Eles acreditaram e apostaram que se a coisa chegasse nesta esfera a punio no seria exemplar; e isso que provavelmente ir advir!

Se Roberto Jefferson foi o deflagrador da imundice no esquema poltico, o Ministro Gilmar Mendes o foi no esquema judicial; ou algum j se esqueceu das denncias de Gilmar Mendes nos ltimos meses que expuseram Lula ao ridculo, aps exigir reunies com os ministros indicados por ele? Ser que Lula exigiu estas reunies para rever os amigos e apenas beber um golinho de pinga?

Esta facilidade execrvel de se manipular a justia uma obra singela que herdamos do Direito Romano; um modelo to superficial que originou aquilo que hoje chamamos de novela. Apenas para que muitos no se esqueam das velhas aulas de direito, aquelas que introduzem arcaicamente a viso de nossos nefitos; as Institutas, as Pandectas e o Cdigo foram as compilaes feitas por ordem de Justiniano. Depois de terminada a codificao, a qual, especialmente o Cdigo, continha a proibio de se invocar qualquer regra que nela no estivesse prevista. O Imperador Justiniano reservou-se a faculdade de baixar novas leis. A segunda edio do Codex de 534, no paralisou a atividade de legislar do Imperador; que continuou a editar outras 177 constituies importantes da data da promulgao do Cdigo Novo, em 535, at sua morte, em 565.

Tudo isso para que fosse introduzido um grande nmero de modificaes na legislao para solidificao do Poder Central. Essas novas constituies eram conhecidas por Nouellae constitutiones, ou Novelas; e foi a partir destas novelas que se criaram o direito hereditrio e o matrimonial. Justiniano morreu sem ver suas obras editadas num s tomo; e pelo visto, ns brasileiros o ajudamos na posteridade...

Fundamentalmente nosso modelo de direito a base da jurisprudncia latina, incluindo o direito cannico eclesistico (ecclesia vivit lege romana); e tambm um documento nico sobre a vida no Imprio Romano no seu tempo; uma coleo que rene muitas fontes nas quais as leis e outras regras eram expressas ou publicadas na poca dos imperadores de Roma. Leis propriamente ditas, consultas senatoriais, decretos imperiais, lei das sentenas e opinies e interpretaes dos juristas da poca; e tudo isso, com a mais forte base de excluir aquilo que

de fato justo, que fez mrito de toda essa codificao para a sua preservao; a preservao do Direito Romano arcaico para a posteridade.

38 pessoas esto comeando a serem julgadas por todos os crimes implicados pelo Parquet Federal; por outras formas srias de aplicao do direito, eles seriam condenados e no mnimo, ficariam 10 anos trancafiados numa cela de priso; mas como estamos no Brasil; e aqui se aplica o Direito Romano, no mximo eles prestaro servios comunitrios em alguma creche; e em pouqussimo tempo, veremos estes 38 acusados novamente no Poder; depois que este povo sem memria e completamente analfabeto, regressar Lula e sua corja ao Palcio do Planalto!

Eu gostaria de estar vivo se um dia algum pudesse me acordar e informar que o pilar da "per omnia exaequata sunt legata e fideicomissis" tornou-se de fato verdade. Talvez nesse dia eu pudesse tambm acreditar que o Direito Romano um dia tivesse acudido algum padro de JUSTIA; pois isso que se clama; isso que o povo protesta; isso que o mundo brada; apenas isso!

Dedico este texto a preclara poetisa e jurista do mais alto valor, Dra. Cleide Canton!

Carlos Henrique Mascarenhas Pires

Anda mungkin juga menyukai