Anda di halaman 1dari 2

Introduo

1. Introduo
Aquele que enfrenta o mundo como se tivesse acabado de aparecer nele, como se nada fosse bvio, como se tivesse que explor-lo pela primeira vez, est com a disposio necessria para fazer filosofia. (Zubieta, 2002)

Uma equipa que queira ser de top, tem que defender zona!... Foi com esta ideia, expressa, ocasionalmente, pelo professor Vtor Frade, numa das suas aulas de Metodologia Aplicada II Opo de Futebol, que tudo comeou... Nessa altura (j l vo quase trs anos!), pouco sabia sobre esse modo de defender... Sabia que os jogadores se posicionavam/movimentavam em funo da posio da bola, que cada um era responsvel por determinado espao,... Pouco mais!... Muito longe estava de conhecer todos os pressupostos (e potencialidades que deles emanam) desta forma de organizao defensiva. Ainda assim, apercebia-me, nos jogos que tinha possibilidade de ver, que existiam claras diferenas entre o padro defensivo das grandes equipas e o das equipas do nosso futebolzinho. Se nas primeiras era notria uma preocupao com a ocupao racional dos espaos (facilmente reconhecia uma organizao colectiva), por c era (e !) clara uma obsesso pelas marcaes, pelo encaixe na equipa adversria, o que transformava cada partida num autntico jogo de pares (e no de equipa), pouco contribuindo para a qualidade do espectculo (bem pelo contrrio!). O F.C. Porto de Mourinho e o S.L. Benfica de Camacho foram excepes (bem visveis aos meus olhos) que apenas vieram confirmar a regra. No de estranhar, portanto, que estes dois treinadores apaream, frequentemente, ao longo deste trabalho. Cheio de curiosidade em saber mais sobre a zona, fui vasculhando a literatura procura de respostas s minhas perguntas... Muitas dvidas me assaltavam!... No tivesse surgido por essa altura mais um livro de Valdano, El miedo escnico y otras hierbas, e talvez eu me tivesse contentado com aquilo que fui encontrando sobre o assunto. Hoje, sei que a generalidade da literatura sobre o tema mais no tem feito que amputar/distorcer/corromper o conceito... No seu livro, Jorge Valdano falava apaixonadamente sobre a zona, parafraseava Menotti (A zona liberdade), Maturana (A zona faz da defesa a arte de atacar) e deliciava-me com as descries da zona inteligente, agressiva e harmoniosa do Milan de Sacchi. A zona

Introduo

de que Valdano falava aproxima-se da zona com que tive, pela primeira vez, contacto, aquela a que, superficial e esporadicamente, o professor Vtor Frade fazia referncia nas aulas. Estava decidido! A minha monografia tinha que ser sobre a defesa zona!!! Senti que era a minha oportunidade de fazer algo realmente pertinente, original... at controverso, por ir contra muito do que via como institucionalizado no futebol portugus e descrito na literatura. Um pouco amedrontado, embarquei nesta viagem, sem saber bem para onde ir,... sem saber bem onde iria chegar... Sabia, porm, aquilo que sentia e, por isso, o que procurar. Aquilo que lia e ouvia a respeito da zona no me satisfazia. Muitas vezes, era o oposto daquilo que eu concebia... Aos poucos, a minha ideia da zona foi crescendo e, cada vez mais, sentia-me inconformado com o que dela se dizia e escrevia. Lembro-me de, certo dia, estar a ouvir o relato de um jogo da SuperLiga na rdio e, a dada altura, ficar perplexo com o que acabava de ouvir... As duas equipas esto a defender zona, o que d tempo e espao ao adversrio para pensar, afirmava o comentador desportivo!!!... A minha zona, aquela que fui arquitectando no meu imaginrio, era outra!... Tinha mesmo de esclarecer a noo de defesa zona... Rapidamente me apercebi que a complexidade do conceito me iria atrasar... Foram quase trs anos!... certo que esse facto me levou a ultrapassar, em muito, o nmero de pginas habitual para um trabalho desta natureza. Porm, acredito que isso me permitiu torn-lo muito mais qualitativo, muito mais elucidativo. At no que diz respeito a muitas outras problemticas subjacentes complexidade do jogar. A isso me obrigou a natureza singular da defesa zona. Peo, para terminar, a quem tem curiosidade em ler este trabalho, que no julgue uma qualquer parte sem antes tentar entender o todo... E para ter sempre presente que, em momento algum, discuti pessoas. Somente ideias.

Anda mungkin juga menyukai