Anda di halaman 1dari 6

SOCIEDADE COOPERATIVA E O NOVO CDIGO CIVIL

Autora: Dra. Mariangela Monezi

Celebram contrato de sociedade cooperativa as pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir com bens ou servios para o exerccio de uma atividade econmica, de proveito comum, sem objetivo de lucro. As cooperativas so sociedades de pessoas, com forma e natureza jurdica prprias, de natureza civil, no sujeitas a falncia, constitudas para prestar servios aos associados.

Caractersticas As cooperativas distinguem-se das demais sociedades pelas seguintes caractersticas:

-1) variabilidade, ou dispensa do Capital Social; - 2)concurso de scios em nmero mnimo necessrio a compor a administrao da sociedade, sem limitao de nmero mximo; 3) - limitao do valor da soma de quotas do Capital Social que cada scio poder tomar; 4) - intransferibilidade das quotas do capital a terceiros estranhos sociedade, ainda que por herana; 5) - quorum, para a assemblia geral funcionar e deliberar, fundado no nmero de scios presentes reunio, e no no capital social representado; 6) - direito de cada scio a um s voto nas deliberaes tenha ou no capital a sociedade, e qualquer que seja o valor de sua participao; 7) - distribuio dos resultados, proporcionalmente ao valor das operaes efetuadas pelo scio com a sociedade, podendo ser atribudo juro fixo ao capital realizado;8) - indivisibilidade do fundo de reserva entre os scios, ainda que em caso de dissoluo da sociedade.

Legislao
O Cdigo Civil de 1.916 nada dispunha acerca das sociedades cooperativas, que poca eram reguladas pela Constituio Federal e legislao especial. O Novo Cdigo Civil de 2.002 limitou-se a enunciar os princpios gerais que regem esse tipo de sociedade, em seus artigos 1.093 a 1.096, ressalvando, no entanto, a aplicao da vigente legislao atinente matria (Lei n. 5.764/71). Com a convivncia desses dois diplomas legais sobre cooperativas podero surgir dificuldades na aplicao das normas jurdicas constantes de um ou de outro, principalmente daquelas que tiverem contedos contraditrios ou incompatveis. Segundo alguns doutrinadores, deve prevalecer as normas contidas no Cdigo de 2.002, visto tratar-se de lei posterior que dispe sobre o mesmo assunto da Lei n. 5.764/71, revogando-a, portanto, no que dispuser em contrrio. Segundo outros, existindo contradio, deve sempre prevalecer a legislao especial, no caso a Lei n. 5.764/71.

Denominao
As Sociedades Cooperativas podero adotar por objeto qualquer gnero de servio, operao ou atividade, assegurando-lhes o direito exclusivo e exigindo-se-lhes a obrigao do uso da expresso cooperativa em sua denominao, conforme artigo 5o. da Lei 5.764/71. A expresso Limitada ou Ltda indica um tipo societrio. Essa expresso deve ser entendida como exclusiva das sociedades limitadas, no podendo ser utilizada na denominao social de outros tipos societrios para indicar a responsabilidade dos scios. A Lei 5.764/71, obriga as sociedades por ela disciplinadas a usarem a expresso cooperativa. Esse dispositivo legal no prev a possibilidade de as cooperativas utilizarem o vocbulo Limitada. Assim se manifestou a Procuradoria da Jucesp atravs do Parecer CJ/JUCESP no. 78/2004.

Constituio
A cooperativa constituda na forma da legislao vigente apresentar ao respectivo rgo executivo federal de controle, ou ao rgo local para isso credenciado, dentro de 30 dias da data da constituio, para fins de autorizao, requerimento acompanhado do ato constitutivo, estatuto e lista nominativa, alm de outros documentos considerados necessrios. Uma vez aprovados os atos de constituio, os documentos devem ser encaminhados Junta Comercial para registro. Arquivados os documentos na Junta Comercial e feita a respectiva publicao, a cooperativa adquire personalidade jurdica, tornando-se apta a funcionar.

Sociedade Simples ou Empresria


As cooperativas sempre tiveram seus estatutos e atos societrios registrados na Junta Comercial. De acordo com o novo cdigo civil, so consideradas sociedades simples, independentemente de seu objeto e porte, e portanto, devem ter seus estatutos registrados em Cartrio. Esta mais uma questo polmica. Os cartrios entendem que todas as cooperativas devem registrar seus atos no Registro Pblico das Pessoas Jurdicas em conformidade com o novo Cdigo Civil. A Junta Comercial informa que continuar a registrar os atos das cooperativas. A Receita Federal no est entrando no mrito da questo, fornecendo o CNPJ tanto para os atos constitutivos de cooperativas registradas em Cartrio ou na Junta Comercial. Mais uma vez, quem decide e arca com a responsabilidade da escolha so os scios. At que haja um pronunciamento oficial dos referidos rgos e uma posio mais uniforme da doutrina, as cooperativas constitudas a partir da vigncia do novo Cdigo, devem usar dos mesmos critrios utilizados para as sociedades limitadas. Se tiverem uma estrutura mais empresarial devem registrar seus atos na Junta Comercial, do contrrio, so registradas em Cartrio. Para as Cooperativas j existentes e registradas na Junta Comercial, no aconselhvel, no momento, nenhuma mudana.

Publicaes Legais
Somente os documentos de constituio e os anncios de convocao devem ser publicados. Os atos constitutivos devem ser publicados aps o respectivo registro na Junta Comercial. Os anncios de convocao devem ser publicados num nico jornal de livre escolha, com antecedncia mnima de 10 dias da data marcada para a assemblia geral.

Responsabilidade dos Scios


O art. 1.095 do Cdigo Civil estabelece a responsabilidade dos scios da cooperativa, que pode ser limitada ao valor de suas quotas no capital social ou ilimitada. Note-se que, em ambas as hipteses, a responsabilizao do cooperado ser sempre subsidiria, nos termos do que prev o art. 13 da Lei n. 5.764/71 (A responsabilidade do
associado para com terceiros, como membro da sociedade, somente poder ser invocada depois de judicialmente exigida da cooperativa).

limitada a responsabilidade na cooperativa em que o scio responde somente pelo valor de suas quotas e pelo prejuzo verificado nas operaes sociais, guardada a proporo de sua participao nas mesmas operaes. ilimitada a responsabilidade na cooperativa em que o scio responde solidria e ilimitadamente pelas obrigaes sociais.
Responsabilidade Ilimitada. As cooperativas de responsabilidade ilimitadas

constituem-se sem capital social, respondendo os cooperados ilimitadamente pelas obrigaes sociais. Nesta espcie de cooperativa, dificilmente encontrada na prtica nos dias atuais, os eventuais credores da sociedade tero como garantia o patrimnio pessoal dos cooperados. Antigamente, nos primeiros diplomas legais sobre cooperativas, admitia-se a existncia de cooperativas sem capital social. Esta permisso foi posteriormente revogada, no tendo a Lei n. 5.764/71 contemplado a hiptese,

limitando-se a enunciar no inciso II de seu art. 4o., como caracterstica da cooperativa, a variabilidade do capital social representado por quotas-partes . Com o advento do novo Cdigo Civil de 2.002, prevalece o disposto no inciso I do art. 1.094, sendo facultado s cooperativas constituir-se sem capital social, ou dispensa-lo, se existente, devendo nessa hiptese, transformar-se em cooperativa de responsabilidade ilimitada ( 2o. do art. 1.095).

Responsabilidade Limitada. Com relao cooperativa de responsabilidade

limitada, desde sua origem se admitia que os scios respondessem apenas pelo valor de sua contribuio para a formao do capital social. No entanto, o Decreto-Lei n. 59/66 ampliou os limites da responsabilidade do cooperado, prevendo em carter subsidirio sua responsabilizao tambm por eventuais prejuzos da cooperativa, na proporo das operaes por ele praticadas. Esta norma legal provocou uma crise no setor, uma vez que onerava em demasia o patrimnio dos cooperados. Com a promulgao da Lei n. 5.764/71 os efeitos danosos dessa norma foram atenuados, na medida em que seu art. 11 estabeleceu que nas cooperativas limitadas a responsabilidade do cooperado corresponde somente ao valor do capital

subscrito.Contudo, o Cdigo Civil de 2.002 restabeleceu a sistemtica das cooperativas de responsabilidade limitada do Decreto-Lei n. 59/66. Em decorrncia da expressa previso do art. 1.095, o scio de cooperativa de responsabilidade limitada passa a responder no somente pela parcela de sua contribuio ao capital social, correspondente s quotas por ele integralizadas, mas tambm pelos prejuzos porventura verificados, na proporo das operaes que tiver realizado. Com isso, foi revogado o art. 11 da Lei n. 5.764/71.

aconselhvel constar no Estatuto, explicitamente, a responsabilidade dos scios. Dever constar que o scio responde subsidiariamente pelas obrigaes contradas pela Cooperativa perante terceiros, e limitadamente parcela de sua contribuio ao capital social, correspondente s quotas por ele integralizadas, bem como pelos prejuzos porventura verificados, na proporo das operaes que tiver realizado.

Autora: Dra. Mariangela Monezi


Avenida Engenheiro Luiz Carlos Berrini, 801 - Mapa CEP: 04571-010 - So Paulo SP - Brasil Telefone: 55 (0xx11) 2884-4878 - Telefax: 55 (0xx11) 2884-4877 E-mail: atendimento@cerqueiraleite.com.br http://www.cerqueiraleite.com.br/newsletter/newsletterweb_05_06_2009.html

DISPONIBILIZAO:

http://bancoop.forumotion.com/ Vitimas da Bancoop

Anda mungkin juga menyukai