Anda di halaman 1dari 16

REVISTA CONTEDO

ARTIGO

A IMPORTNCIA DA ARTE PARA A FORMAO DA CRIANA

Daniela Cristina Coleto1

RESUMO Atualmente, a arte voltada para a educao do desenvolvimento do indivduo, da formao de seu senso crtico e afetivo, est sendo desvalorizada. Muitas vezes as pessoas no so incentivadas a buscar dentro de si algo novo e criativo. A imagem que nos passada a de apreciao das grandes obras e no a do despertar da capacidade criadora. Para que isso ocorra, podemos como professores, fazer uso das linguagens artsticas (teatro, dana, msica e artes visuais) que so carregadas de sentidos e fazem parte da condio humana, para desenvolver nos alunos a capacidade de se relacionar, de sentir e de assumir uma conscincia crtica. Este artigo tem por finalidade apresentar uma reflexo sobre a arte, para mostrar como ela importante na formao da criana. Assim como os outros componentes curriculares, a disciplina Arte relevante em seu processo de formao. As aulas de Arte, assim como os professores, no precisam visar a formao de pintores, escultores ou peritos em artes, mas devem buscar ampliar o conhecimento e sensibilidade dos alunos tornando-os indivduos criativos e dinmicos inseridos no contexto da sociedade. Palavras-chave: 1. Arte, 2. Educao da criana, 3. Linguagem.

Egressa do Curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educao Cenecista de Capivari ISECC, 2009. E-mail: dani.criscoleto@gmail.com

Revista Contedo, Capivari, v.1, n.3, jan./jul. 2010 ISSN 1807-9539

137

REVISTA CONTEDO

ARTIGO

Introduo Neste artigo, analisaremos de que forma a disciplina Arte pode ser aplicada na educao da criana, por sentirmos necessidade de entender e responder qual o valor dessa disciplina e como ela pode ajudar na educao da criana, visando estimular a sensibilidade do aluno, incentivando-o a pensar, sentir e agir de maneira diferente, por meio do uso das diversas linguagens artsticas, buscando favorecer o desenvolvimento do potencial criador do indivduo. De acordo com os autores que contriburam para este artigo, podemos notar, que a arte ainda no ensinada e aprendida de uma maneira suficiente pela maioria das crianas e adolescentes brasileiros. necessrio um espao para o desenvolvimento pessoal e social por meio de vivncia e posse do conhecimento artstico e esttico do aluno, e para isso preciso pensar uma nova metodologia. A arte tem uma grande importncia na educao escolar e em geral ela tem funo indispensvel na vida das pessoas desde o incio das civilizaes, tornando-se um fator essencial de humanizao. Cada um de ns, combinando percepo, imaginao, repertrio cultural e histrico, l o mundo e o reapresenta sua maneira, sob o seu ponto de vista, utilizando formas, cores, sons, movimentos, ritmo, cenrio... (MARTINS, M. et al, 1998, p.57). De acordo com Ferraz e Fusari (1999, p. 16), a arte se constitui de modos especficos de manifestao da atividade criativa dos seres humanos ao interagirem com o mundo em que vivem, ao se conhecerem e ao conhec-lo. Assim, o propsito deste artigo explicar qual a importncia da Arte para a criana. Para isso, nos apoiaremos nas idias apresentadas pelas autoras Martins, Picosque e Guerra (1998), quando se referem a um estudo elaborado sobre o desenvolvimento expressivo da criana, que na obra Didtica do ensino de arte: a lngua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte foi separado em quatro movimentos. importante deixar claro desde o incio que esses movimentos no so estticos, no delimitam seu territrio de maneira estanque, definitiva (1998, p. 94). So importantes para o desenvolvimento da criatividade da criana, principalmente pelo trabalho do professor como mediador.

Revista Contedo, Capivari, v.1, n.3, jan./jul. 2010 ISSN 1807-9539

138

REVISTA CONTEDO

ARTIGO

Por esse prisma, consideramos que a Arte deixe de ser apreciada como uma atividade e passe a ocupar a categoria de disciplina de Arte, para que ela passe a ser mais do que algo para ser tratado s na escola, mas algo que provoque mudanas de comportamento.

A arte e a formao da criana A arte importante na vida da criana, pois colabora para o seu desenvolvimento expressivo, para a construo de sua potica pessoal e para o desenvolvimento de sua criatividade, tornando-a um indivduo mais sensvel e que v o mundo com outros olhos. Os seres humanos so dotados de criatividade e possuem a capacidade de aprender e de ensinar. A criatividade da criana precisa ser trabalhada e desenvolvida, e por meio do trabalho realizado com a arte nas escolas que isso ser possvel, pois, nas palavras de Buoro (2000, p. 39) Arte se ensina, Arte se aprende. Porm, nas escolas podemos ver que ocorre o contrrio, a arte est sendo desvalorizada e colocada apenas como momento de repouso das outras disciplinas que so consideradas mais importantes, ou ainda recurso para enfeitarem datas comemorativas, como nos relata os PCN Artes (1997). Alm disso, ainda existem professores que intervm no processo de construo do aluno, tentando impor suas tcnicas ou o que acham correto, desestimulando assim os alunos e impedindo que desenvolvam sua prpria potica, seu prprio estilo. Para entendermos a importncia que a arte exerce na criana analisaremos algumas caractersticas do seu desenvolvimento expressivo. Iniciaremos com as crianas de 02 anos e seguiremos at aproximadamente seus 12 anos. 2 A arte vista e sentida de maneiras diferentes por crianas e adultos. Para o adulto est associada ao belo, s exposies, a museus, esttica. J para a criana, a arte uma forma de se expressar, pois a natureza da criana lidar com o mundo de modo ldico, fazer o que lhe d prazer e satisfao. Por isso gosta tanto de brincar e desenhar (SANS, 1995, p. 21). A criana faz o que lhe d prazer e alegria, brincar e

Essas idades so utilizadas por LOWENFELD, V.; BRITTAIN, W. L. Desenvolvimento da Capacidade Criadora. So Paulo: Mestre Jou, 1970 e aqui as utilizaremos para facilitar a compreenso, pois elas no so estanques, pode haver variaes.

Revista Contedo, Capivari, v.1, n.3, jan./jul. 2010 ISSN 1807-9539

139

REVISTA CONTEDO

ARTIGO

desenhar envolve-a por completo e, sempre que age, valoriza os seus desejos e as suas vontades. Geralmente, a criana comea a desenhar por volta dos dois anos. Nesse perodo est aberta a experincias, no tem medo de se arriscar, pois o seu corpo ao e pensamento: ela pode tocar, cheirar, pensar e experimentar com o corpo.

Seu pensamento se d na ao, na sensao, na percepo, sempre regado pelo sentimento. Convive, sente, reconhece e repete os smbolos do seu entorno, mas no , ainda, um criador intencional de smbolos. Sua criao focaliza a prpria ao, o exerccio, a repetio (MARTINS, PICOSQUE e GUERRA, 1998, p. 96).

nesse perodo que a criana inicia suas garatujas, ou seja, quando manifesta de forma grfica, sonora ou corporal o que est sentindo, o que conseguiu pesquisar no ambiente. importante ressaltar que as garatujas no so apenas grficas, pois os pequenos tambm podem explorar materiais sonoros e o prprio corpo para se expressarem, como quando fazem movimentos com a boca e produzem sons ou quando montam e desmontam pilhas de caixas por prazer. Em todas essas situaes esto pesquisando o que existe ao seu redor e o que podem fazer. A criana valoriza mais o material que est utilizando, o processo, do que o resultado final. Ao se expressar de forma grfica faz vrios rabiscos, livremente, faz traos horizontais, verticais e inclinados at perceber que pode utilizar a linha curva para construir crculos de tamanhos diferentes. Por mais que para os adultos esses rabiscos no possuam significado algum, devem ser estimulados. A criana deve ser encorajada a garatujar, pois esses traos so o incio de sua expresso grfica e, posteriormente, a levaro at a escrita. Vrios estudos foram feitos para apresentar a evoluo dessas garatujas. Como mostram Martins, Picosque e Guerra (1998), a pesquisadora Rhoda Kellogg (1985) desenvolveu um mandala para expressar essas fases.3 Esse mandala representado por um crculo com diversas sequncias de figuras, que mostram a evoluo dos desenhos das crianas. Os desenhos se iniciam com crculos de vrios tamanhos que tem seu contorno cortado por riscos, que apresentam o formato de um sol. Aos poucos, devido
3

O mandala citado acima pode ser consultado em: MARTINS, PICOSQUE e GUERRA (1998).

Revista Contedo, Capivari, v.1, n.3, jan./jul. 2010 ISSN 1807-9539

140

REVISTA CONTEDO

ARTIGO

s interferncias do meio e aos processos que a criana vai assimilando seu desenho se modifica, os crculos tornam-se casinhas, flores, carrinhos, figuras humanas etc. Para Kellogg (1985) todos os desenhos que uma pessoa far tm por base os movimentos que tiveram incio em sua primeira infncia e que eram, geralmente, registrados em papel ou massinha. Como vemos em Lowenfeld e Brittain (1970, p. 115) a arte pode contribuir imensamente para esse desenvolvimento, pois na interao entre a criana e seu meio que se inicia a aprendizagem. A interao importante, pois a criana gosta de imitar o que o adulto faz, ela observa seus gestos e aes e tenta reproduzir, ela se interessa pela ao e no pelo que o adulto est fazendo. Por isso fundamental o incentivo, tanto da famlia como da escola, oferecendo-lhe repertrio suficiente para que possa ampliar seus conhecimentos e suas aes. Os pais e os professores devem ficar atentos para deixar a criana se expressar livremente, evitar comentrios negativos e no devem apress-la para que saia da fase das garatujas, pois essas manifestaes so importantes para o seu desenvolvimento e aes futuras. Quando a criana reprimida pode passar a ter medo de se arriscar e, conseqentemente, de se expressar. Podemos concordar com Martins, Picosque e Guerra (1998, p. 102), quando dizem que a arte a linguagem bsica dos pequenos e deve merecer um espao especial, que incentive a explorao, a pesquisa, o que certamente no ser obtido com desenhos mimeografados e exerccios de prontido. Os processos pelos quais as crianas passam so mais importantes que o produto final e, por isso, merecem tanta ateno. Aps a fase das garatujas, entre 04 e 07 anos a forma de se expressar da criana passa a apresentar outras caractersticas: ela descobre que tudo tem um nome, um significado e um porqu. Nessa fase, o jogo do faz de conta est muito presente na vida da criana quando uma vassoura pode ser seu cavalinho, ou uma caixa de papelo pode representar seu carro. No desenho os seus rabiscos vo, aos poucos, depois de inmeras tentativas, se tornando letras e ela passa a diferenciar a escrita do desenho. Seus traos comeam a ser controlados e, geralmente, o primeiro smbolo que a criana constri a figura humana.

Revista Contedo, Capivari, v.1, n.3, jan./jul. 2010 ISSN 1807-9539

141

REVISTA CONTEDO

ARTIGO

Como vimos na mandala desenvolvida por Rhoda Kellogg, as figuras nascem dos sis e, em algumas ocasies, a figura humana representada por um crculo com olhos, nariz e boca. Para Sans (1995, p. 28), depois que a criana desenha o sol irradiante, parece descobrir um tipo de frmula para representar o rosto humano. Geralmente, ela desenha dois pequenos crculos representando os olhos, um ponto como se fosse o nariz e um risco horizontal como boca. A criana nesta fase busca em suas experincias um modo para representar o homem como um todo. Ela no se preocupa em organizar as cenas no papel, seus desenhos so dispostos de forma aleatria, os objetos podem aparecer acima, abaixo, ou nos cantos do papel, pois a criana os desenha da forma como os compreende e no conforme a realidade. Procede da mesma maneira com as cores. Um cachorro pode ser azul ou rosa, uma vez que no se incomoda com o aspecto visual e sim o afetivo que a cor proporciona. A figura humana vai aos poucos se enriquecendo de detalhes, como as orelhas e o umbigo e isto influenciar outros desenhos, como por exemplo, ao representar flores ou animais manter as caractersticas humanas como boca, nariz e olhos. Nas representaes com massinha ou argila a criana tambm apresentar evolues, e aos poucos, as figuras deixam de ser bidimensionais, para serem tridimensionais.4 Os desenhos das crianas, assim como todas as suas formas de expresso podem ser considerados um reflexo da sua criatividade infantil, pois so os registros dos seus sentimentos e das suas percepes do meio, o que proporciona ao professor um modo de compreender melhor seu aluno e assim ajud-lo, pois a arte infantil faculta-nos no s a compreenso da criana mas tambm a oportunidade de estimular seu desenvolvimento, atravs da educao artstica 5 (LOWENFELD e BRITTAIN, 1970, p. 176). atravs das aulas de Arte que o professor ir estimular seu aluno a investigar, inventar, explorar e, mesmo cometendo erros, ele no ter medo de liberar sua
4

Nas representaes com massinha e argila bidimensionais a criana constri suas figuras apoiadas em superfcies, como em uma folha de papel, com o tempo passar a construir as figuras em p, ocupando o espao de modo tridimensional, ou seja, as figuras tero comprimento, altura e largura. 5 A edio do livro utilizada para essa pesquisa datada de 1970, por isso o autor ainda utiliza o termo Educao Artstica, sendo que a partir da publicao da LDB 9394/96, art. 26, 2 a disciplina passou a se chamar Arte.

Revista Contedo, Capivari, v.1, n.3, jan./jul. 2010 ISSN 1807-9539

142

REVISTA CONTEDO

ARTIGO

criatividade. O professor deve apresentar a atividade como algo essencial para a criana, e tambm deve estar motivado com o trabalho, no apenas orientando de forma mecnica, mas fazendo a criana sentir sua importncia para que a atividade seja significativa para o aluno. De acordo com as idias de Martins, Picosque e Guerra (1998) no jogo de faz de conta, ou jogo simblico que a espontaneidade esttica e a capacidade de criao ficam evidentes, quando a criana inventa e representa situaes atravs da imagem simblica de objetos ausentes. Ela representa de forma espontnea, mas no tem inteno de representar teatralmente uma histria com comeo, meio e fim. Podemos dizer que a principal caracterstica desse segundo movimento expressivo a possibilidade de inventar da criana, de criar a partir de suas prprias idias. Nessa fase o trabalho do professor muito importante devendo incentivar a criana a se expressar, a imaginar outras possibilidades, caso contrrio o aluno poder se tornar apenas um repetidor de respostas e modelos prontos, pois a perda do ldico provoca na criana o envelhecimento precoce e a atrofia da espontaneidade (SANS, 1995, p. 22). Aos poucos a criana apresenta novas caractersticas quanto ao desenvolvimento expressivo. Por volta dos 07 anos, quando j est sendo alfabetizada, sente necessidade de registrar tudo o que descobriu ou inventou, as solues grficas que encontra, a inveno de novas relaes, so algumas das peripcias criativas que a criana vai produzindo para registrar o que v, sabe, intui e imagina (MARTINS, PICOSQUE e GUERRA, 1998, p. 110). A principal particularidade dessa fase do desenvolvimento expressivo o aparecimento da linha de base ou o cho e nela a criana ir apoiar todos os seus desenhos, sendo que em algumas ocasies poder tambm utilizar a borda do papel como cho. Por ser exigente consigo mesma, busca fazer suas representaes da forma mais realista que conseguir o que, muitas vezes, a deixa insegura e com medo de errar. Tentando evitar os erros usa constantemente a borracha ou se apia no uso da rgua. A linha de contorno tambm lhe d segurana na representao. A busca pela realidade tambm influencia o uso das cores, pois as representaes passam a ter cores

Revista Contedo, Capivari, v.1, n.3, jan./jul. 2010 ISSN 1807-9539

143

REVISTA CONTEDO

ARTIGO

convencionais, como os telhados vermelhos, a grama sempre verde e as nuvens sempre azuis sobre fundo branco. Outra caracterstica presente no desenho a transparncia que, de acordo com Sans (1995, p. 30)
[...] comum, tambm, a criana desenhar o que sabe existir, mesmo que esteja escondido. Ao desenhar uma casa, ela pode colocar, no mesmo plano das linhas de contorno, os mveis que esto dentro dela.

Por volta dos 09 e 10 anos a criana entra na fase do eu no sei desenhar. O professor precisa estar atento autocrtica que est sendo desenvolvida por ela, ao comparar o real ao que foi produzido, comum um nmero grande de alunos perguntar ao professor se o seu trabalho de Arte est certo ou errado. A noo de aprovao e reprovao to forte, que eles se sentem tolhidos e inseguros para se expressar (BUORO, 2000, p. 36). Nesse momento o professor precisa mostrar criana que h outras possibilidades de representao e, para isso, pode enriquecer seu repertrio atravs de observaes de obras ou figuras, podendo, tambm, discutir com a classe ou individualmente outras maneiras de representao. O importante que o professor desafie seu aluno para que ele desenvolva sua potica pessoal. A presena da organizao e da regra faz surgir nas criaes teatrais das crianas uma outra linha, a linha de palco, que divide o palco da platia. De acordo com as autoras Martins, Picosque e Guerra (1998) importante que nesse perodo a criana aprenda uma msica que goste, pois ela est em sintonia com a produo musical de seu meio. importante ainda que o professor coloque a criana em contato com produes de outras pocas e culturas para que ela desenvolva a escuta ativa e perceba os diferentes aspectos estruturais e emocionais da msica aumentando, dessa forma, seu repertrio e valorizando a produo musical do ser humano. Nessa fase tambm tem incio o interesse por trabalhos em grupos, em todas as linguagens artsticas (teatro, dana, msica e artes visuais) e essa necessidade ser ainda maior na prxima fase do seu desenvolvimento expressivo. Ainda de acordo com Martins, Picosque e Guerra (1998, p. 114) podemos levar desse terceiro movimento expressivo a inveno de relaes e regras que geram critrios prprios, na busca de solues criativas que vo alimentando um pensamento criador com maior autonomia.

Revista Contedo, Capivari, v.1, n.3, jan./jul. 2010 ISSN 1807-9539

144

REVISTA CONTEDO

ARTIGO

A cada fase que a criana passa, desenvolve mais sua criatividade e conseqentemente sua autonomia, tendo assim mais facilidade para se expressar e se comunicar com o mundo. Quando tem entre 09 e 12 anos, aproximadamente, a criana comea a deixar de ser criana e tornar-se adolescente, entrando na Idade da Turma (incio do realismo) de acordo com Lowenfeld e Brittain (1970), e/ou no quarto movimento, quando desenvolve sua potica pessoal, como afirmam Martins, Picosque e Guerra (1998). Nesse perodo o adolescente sente a necessidade de estar em grupos, ele est mais crtico e autnomo, percebe que faz parte de uma sociedade,
[...] a descoberta de interesses semelhantes, de segredos compartilhados em comum, do prazer de realizar coisas em conjunto, torna-se acontecimento fundamental. Existe a crescente conscientizao de que se pode fazer mais em grupo do que estando s, e de que o grupo mais poderoso do que a pessoa solitria (LOWENFELD e BRITTAIN, 1970, p. 229).

Essa necessidade no deve ser reprimida. Por mais que a adolescncia seja uma fase complicada na vida do ser humano, a famlia e a escola precisam ser pacientes e saber trabalhar esse quarto movimento, pois cada adolescente se expressa de uma maneira particular. Podemos dizer que a principal caracterstica dessa ltima fase a autonomia que est sendo desenvolvida pelo adolescente, a sua busca pela prpria identidade e potica pessoal, que se reflete diretamente em sua expresso artstica. Podemos enfatizar mais uma vez que nas aulas de Arte, junto ao professor, que isso pode ocorrer, desde que seu trabalho seja instigante e voltado para o desenvolvimento pleno do aluno.

O professor como mediador Durante todo o seu desenvolvimento expressivo a criana conhece e aprimora saberes, tcnicas e sensaes, construindo assim, sua potica pessoal. nesse aprimorar/construir que se faz necessria uma boa prtica pedaggica desenvolvida pelo professor. Podemos concordar com Ferraz e Fusari (1999, p. 49) quando explicam que no encontro que se faz entre cultura e criana situa-se o professor cujo trabalho educativo ser o de intermediar os conhecimentos existentes e oferecer condies para novos

Revista Contedo, Capivari, v.1, n.3, jan./jul. 2010 ISSN 1807-9539

145

REVISTA CONTEDO

ARTIGO

estudos. O papel do professor mediar os conhecimentos, apresentar novos saberes aos que a criana j possui. Tudo o que ela adquire, seja por intermdio do professor ou do seu meio (famlia, colegas, sociedade), ajuda no desenvolvimento de suas expresses e percepes. O professor como principal mediador dos conhecimentos, precisa apresentar criana situaes que lhe possibilitem ampliar e enriquecer suas experincias, de modo prazeroso e ldico. De acordo com os PCN Artes (1997, pp.47 e 48) aprender com sentido e prazer est associado compreenso mais clara daquilo que ensinado, dessa forma funo do professor escolher quais os recursos didticos mais eficientes para expor os contedos, observando sempre a necessidade de introduzir formas artsticas, porque ensinar arte com arte o caminho mais eficaz. Vrios fatores so importantes para que as aulas sejam significativas para as crianas, como ter um ambiente estimulante e desafiador, acolher o que os alunos trazem e trabalhar com o cotidiano das crianas, ou seja, com o repertrio oferecido pela comunidade. (PCN Artes, 1997). De acordo com os PCN Artes (1997, p. 110), o professor um criador de situaes de aprendizagem. Ele o incentivador, estimulador, o profissional que trabalha para que suas aulas sejam significativas para seus alunos. O professor de Arte precisa estar atento ao trabalho que est desenvolvendo com seus alunos, analisar se est ajudando a desenvolver mais sua percepo, buscando assim a construo de sua potica pessoal, pois:
[...] valorizar o repertrio pessoal de imagens, gestos, falas, sons, personagens, instigar para que os aprendizes persigam idias, respeitar o ritmo de cada um no despertar de suas imagens internas so aspectos que no podem ser esquecidos pelo ensinante de arte. Essas atitudes podero abrir espao para o imaginrio (MARTINS, PICOSQUE e GUERRA, 1998, p. 118).

necessrio que o educador analise e valorize o processo e no o produto final, incentive o aluno a buscar e criar, a se sensibilizar com as cores, gestos e sons. O trabalho do professor incentivar e valorizar a imaginao dos alunos, ouvir e ver o que j sabem fazer. Segundo as autoras Martins, Picosque e Guerra (1998, p. 118)

Revista Contedo, Capivari, v.1, n.3, jan./jul. 2010 ISSN 1807-9539

146

REVISTA CONTEDO

ARTIGO

exercitando esse pensar imaginativo que podemos encontrar solues inovadoras e ousadas, seja no campo da cincia, seja no da arte. J o autor Jorge Larrosa (2003, pp. 51 e 52) nos apresenta uma definio de professor um pouco mais potica. Afirma que professor algum que conduz algum at si mesmo e, se olharmos para nossa vida encontraremos algum que, sem exigir imitao e sem intimidar, mas suave e lentamente, nos conduziu at nossa prpria maneira de ser. Aps essas definies podemos dizer que o bom professor aquele que se empenha no que faz e que tem como objetivo o crescimento e o desenvolvimento de seus alunos. O professor nas aulas de Arte deve visar o desenvolvimento da potica do aluno e do seu modo de se expressar, no de forma impositiva, mas incentivando suas produes. preciso estar atento, pois de acordo com os autores Lowenfeld e Brittain (1970, p. 78) um mau professor pior do que no haver professor algum. Ao conduzir o aluno a si mesmo, o professor pode trabalhar estimulando o desenvolvimento de sua criatividade, o que facilitar a construo de sua potica pessoal e de sua forma de ver, sentir e se expressar no mundo. Para Lowenfeld e Brittain (1970, p. 48) as crianas que ficam inibidas em sua criatividade, por regras ou foras que lhe so alheias, podem retrair-se ou recorrer cpia ou ao desenho mecnico. Para que isso no ocorra importante o trabalho do professor como mediador e incentivador. A potica pessoal, assim como a criatividade e o gosto pela arte, s sero desenvolvidos se fizerem sentido para a criana. Para Martins, Picosque e Guerra (1998, p. 128)
[...] o que decoramos ou simplesmente copiamos mecanicamente no fica em ns. um contedo momentneo, por isso conhecimento vazio que no decorrer do tempo esquecido. No faz parte de nossa experincia. S aprendemos aquilo que, na nossa experincia, se torna significativo para ns.

As aulas de Arte precisam ser significativas. O professor precisa conhecer seus alunos, partir de suas preferncias, do que j sabem e ampliar o seu repertrio. Para isso ele pode levar para a aula materiais diferentes, incentivar as produes dos alunos, questionar qual o significado do que fizeram e propor situaes problemas para que

Revista Contedo, Capivari, v.1, n.3, jan./jul. 2010 ISSN 1807-9539

147

REVISTA CONTEDO

ARTIGO

busquem diferentes respostas, novas formas de se expressar, colocando em prtica seu potencial. Nas aulas de Arte o professor deve utilizar as quatro linguagens artsticas (artes visuais, dana, msica e teatro) como forma do aluno se expressar significativamente e no apenas as visuais, como ocorre na maioria das vezes. Aps o surgimento da fotografia, as artes visuais foram pouco a pouco se modernizando. Hoje, alm das pinturas, gravuras e esculturas possvel trabalhar com vdeos, artes grficas, programas de computador, etc. Para produzir, o aluno precisa conhecer os elementos que compem as artes visuais, como ponto, linha, volume, textura, cor, luz. Tambm precisa experimentar diversos materiais como papis, tintas, argila, mquinas fotogrficas. Alm disso, poder apreciar e estudar obras de arte, de modo que aprenda a unir todos esses conhecimentos para se expressar, mas para isso muito importante a mediao do professor. De acordo com os PCN Artes (1997, p.61) tal aprendizagem pode favorecer compreenses mais amplas para que o aluno desenvolva sua sensibilidade, afetividade e seus conceitos e se posicionar criticamente. A dana tambm uma linguagem que pode ser utilizada pelo professor. Ela sempre esteve presente na cultura humana, seja como atividade de lazer, trabalho ou manifestao religiosa. A criana um ser em constante movimento, dessa maneira que ela explora seu corpo e o ambiente. A dana pode ser utilizada como um estmulo comunicao e criatividade, pois, atravs dela, o professor pode trabalhar de forma ldica e espontnea a estrutura e o funcionamento dos corpos, assim como o trabalho em grupo e a ateno. Os PCN Artes (vol. 06, 1997, p. 67) apontam a dana na escola, como uma atividade que pode desenvolver na criana a compreenso de sua capacidade de movimento mediante um maior entendimento de como seu corpo funciona. Assim, poder us-lo expressivamente com maior inteligncia, autonomia, responsabilidade e sensibilidade. A linguagem musical tambm sempre esteve presente na cultura humana. Para ser trabalhada na sala de aula, o professor precisa acolher o repertrio trazido pelos

Revista Contedo, Capivari, v.1, n.3, jan./jul. 2010 ISSN 1807-9539

148

REVISTA CONTEDO

ARTIGO

alunos, contextualiz-lo e enriquec-lo, levando at eles msicas s quais eles no tm acesso, para que conheam e apreciem, sempre de forma significativa e contextualizada. Assim como nas artes visuais, o aprendiz precisa entrar em contato com tcnicas e nomenclaturas musicais, como altura, som, partituras, instrumentos musicais (que j existem ou outros que podem ser fabricados). Tambm importante apreciar apresentaes musicais, conhecer a produo de grupos populares e participar, atravs do incentivo do professor, de festivais, shows e concertos (PCN Artes, vol. 06, 1997). A capacidade teatral est presente na vida da criana desde seu ingresso na escola, quando vivencia de forma espontnea o jogo de faz de conta. Cabe escola e ao professor incentivar desde esse momento as atividades teatrais. Para isso, pode utilizar jogos que trabalhem a imaginao, a ao e as relaes em grupo, sem perder as caractersticas ldicas e espontneas. De acordo com os PCN Artes (vol. 06, 1997, p. 84),
[...] as propostas educacionais devem compreender a atividade teatral como uma combinao de atividade para o desenvolvimento global do indivduo, um processo de socializao consciente e crtico, em exerccio de convivncia democrtica, uma atividade artstica com preocupaes de organizao esttica e uma experincia que faz parte das culturas humanas.

Podemos utilizar as linguagens descritas acima para conseguir despertar nos alunos uma aprendizagem significativa e prazerosa, mas preciso lembrar o que nos diz Morin (2004, p. 36) o conhecimento das informaes ou dos dados isolados insuficiente. preciso situar as informaes e os dados em seu contexto para que adquiram sentido, portanto necessrio partir sempre da realidade dos alunos, do que j sabem, para ento ampliar e instigar seus conhecimentos. De acordo com Fayga Ostrower (1987, p. 130), a criatividade da criana diferente da criatividade do adulto; nas crianas, o criar que est em todo seu viver e agir um tomada de contato com o mundo, em que a criana muda principalmente a si mesma, ela pode at mudar o ambiente, mas no esse o seu propsito, pois tudo o que faz para saciar suas necessidades. A criana se expressa atravs da arte com mais facilidade, pois em sua produo artstica, que sua criao, no h certo ou errado. Para Lowenfeld e Brittain (1970), a

Revista Contedo, Capivari, v.1, n.3, jan./jul. 2010 ISSN 1807-9539

149

REVISTA CONTEDO

ARTIGO

criatividade uma ao, um comportamento em que a criana produz e constri continuamente. O trabalho mediador desenvolvido pelo professor ajuda no desenvolvimento da capacidade de criao da criana. Atravs de suas orientaes o professor pode motivar os alunos. Para isso pode utilizar perguntas, situaes problemas, projetos, partindo sempre das necessidades dos alunos e do que lhes desperta o interesse, ampliando seus conhecimentos e sua viso. Outro fator importante o professor conhecer as caractersticas do desenvolvimento expressivo das crianas, mesmo que estas no sigam regras fixas de comportamento e idade, pois podem favorecer o seu trabalho de mediao e, o fundamental, que ele conhea cada um de seus alunos. Podemos concluir dizendo que a arte importante para a criana, pois enquanto cria, desenha, canta, dana ou representa uma cena ela livre para expressar suas idias e seus sentimentos. durante as aulas de Arte que a criana vai aprender a ouvir, a ver e a sentir. No queremos dizer que essas habilidades no possam estar presentes nas outras disciplinas, at devem, pois os conhecimentos precisam ser integrados, mas no contato com a arte, com o professor que gosta de arte e que a leva para a sala de aula, que a criana vai aprender a gostar de arte. Ele vai entender, atravs do comportamento de seu educando e dos seus momentos de apreciao e reflexo que essa disciplina mais do que um momento de repouso, ela representa um agente transformador de atitudes que podero ser levadas para toda a vida. Para Larrosa (2003) se algum l ou escuta ou olha com o corao aberto, aquilo que l, escuta ou olha ressoa nele; ressoa no silncio que ele, e assim o silncio penetrado pela forma se faz fecundo. E assim, algum vai sendo levado sua prpria forma (p. 52). Podemos dizer que quando o professor e a criana alcanarem esse momento, tero entendido o verdadeiro significado da arte.

Revista Contedo, Capivari, v.1, n.3, jan./jul. 2010 ISSN 1807-9539

150

REVISTA CONTEDO

ARTIGO

Consideraes Finais Buscamos no decorrer deste artigo oferecer informaes, despertar reflexes e anlises, com a expectativa de gerar caminhos para melhorar a forma como o ensino e a aprendizagem de Arte vm sendo conduzidos nas escolas. Apontamos no decorrer desta anlise a importncia do professor estabelecer uma prtica pedaggica que valorize a arte, assim como suas linguagens artsticas, procedimentos, desenvolvimento da criatividade e potica pessoal da criana como contedos que devem estar presentes constantemente. Tambm um ambiente adequado, o domnio por parte do professor do que est sendo ensinado e o conhecimento sobre o desenvolvimento expressivo da criana, seu entusiasmo e, acima de tudo, conhecer cada aluno e trabalhar com a sua realidade, sempre de forma contextualizada, proporcionaro aulas de Arte significativas. Podemos concluir dizendo que para a arte ter o mesmo valor das outras disciplinas e ser considerada importante para o desenvolvimento da criana, ser necessria uma conscientizao e tomada de atitude por parte do professor e de toda a escola. No uma atitude conformista ou lamentadora, que olha para os acontecimentos com pesar, buscando culpados e prosseguindo com os mesmos objetivos e atitudes j instaurados, mas um agir, que busque uma verdadeira mudana, em que todos assumam a postura de educadores e trabalhem para essa conquista, visando sempre o melhor para o aluno, com o objetivo de torn-lo um cidado crtico, criativo e que saiba ver, ouvir e sentir com o corao, preparado para atuar na sociedade e construir a sua histria.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BRASIL. Secretaria de Ensino Fundamental. Parmetros curriculares nacionais: arte Braslia, 1997. FUSARI, Maria F. R; FERRAZ, Maria H.C.T. Arte na educao escolar. So Paulo: Cortez, 1993. (coleo magistrio 2 grau. Srie formao geral). _______.Metodologia do Ensino de Arte. 2. ed. So Paulo: Cortez, 1999. (coleo Magistrio. 2 grau. Srie formao do professor.). LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana: danas, piruetas e mascaradas. 4. ed. Traduo de Alfredo Veiga-Neto. Belo Horizonte: Autntica, 2003. Revista Contedo, Capivari, v.1, n.3, jan./jul. 2010 ISSN 1807-9539 151

REVISTA CONTEDO

ARTIGO

LOWENFELD, V.; BRITTAIN, W. L. Desenvolvimento da Capacidade Criadora. So Paulo: Mestre Jou, 1970. MARTINS, Mirian C.; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, M. Terezinha Telles. Didtica do ensino de arte: a lngua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. So Paulo: FTD, 1998. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessrios educao do futuro. Traduo de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; reviso tcnica de Edgard de Assis Carvalho. 9. ed. So Paulo: Cortez; Braslia, DF: UNESCO, 2004. OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criao. Petrpolis: Vozes, 1987. SANS, Paulo de Tarso Cheida. A criana e o artista: Fundamentos para o ensino das artes plsticas. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 1995. (Coleo gere).

Revista Contedo, Capivari, v.1, n.3, jan./jul. 2010 ISSN 1807-9539

152

Anda mungkin juga menyukai