Anda di halaman 1dari 4

AULA 1

HISTRIA

PROGRAMAO PARALELA - PP
NASCIMENTO DA IGREJA CRIST
Perseguio e crescimento

O Cristianismo nasceu e desenvolveu-se dentro do quadro poltico-cultural do Imprio Romano. Durante trs sculos, o Imprio Romano perseguiu os cristos porque a sua religio era vista como uma ofensa ao Estado, pois representava outro universalismo e proibia os fiis de prestarem culto religioso ao soberano imperial. Durante a perseguio e, apesar dela, o Cristianismo propagou-se pelo Imprio. As principais e maiores perseguies foram as de Nero, no sculo I, a de Dcio, no ano 250, a de Valeriano (253-260) e a maior, mais violenta e ltima, a de Diocleciano entre 303 e 304, que tinha por objetivo declarado acabar com o Cristianismo e a Igreja. O balano final desta ltima perseguio constituiu-se num rotundo fracasso. Diocleciano, aps ter renunciado, ainda viveu o bastante para ver os cristos viverem em liberdade.

Martrio de So Pedro, por Caravaggio

Fim das perseguies e o desenvolvimento da DOUTRINA


Em 313, o Imperador Constantino publicou o Edito de Milo legalizando o Cristianismo. Segundo a lenda, o imperador teria visto no cu uma cruz com a inscrio: "Com este smbolo vencers", durante a Batalha da Ponte Mlvia, na qual venceu seu inimigo na disputa do trono. Ento, converteu-se. Em seguida, fez devolver aos cristos os seus bens, proibiu o trabalho nos domingos e o assassinato de escravos; restringiu a prtica do divrcio; e, para ajudar os cristos a levarem uma vida mais asctica, aboliu as leis de Augusto que estimulavam os casamentos. Ao fundar a cidade de Constantinopla, em 330, o imperador consagrou-a Virgem Maria, me de Jesus. Embora essas medidas favorecessem os cristos, elas garantiram a liberdade religiosa dentro do Imprio. Agora havia liberdade para todos os credos religiosos, do paganismo ao Cristianismo. O Imperador Juliano, tentou mais tarde, restaurar o culto pago em Roma, sendo por isso chamado de Apstata. O progresso do Cristianismo se acelerou a partir da sua oficializao. Foi nas camadas urbanas que ele encontrou mais adeptos. As populaes rurais continuavam ainda presas aos valores pagos. O Imperador Teodsio fez-se batizar em 380 e, em 391, aboliu definitivamente o paganismo. Nesse momento, o Cristianismo tornava-se a religio oficial do Imprio. Como religio oficial, sofreria muitas transformaes.

Novos Horizontes
O Cristianismo, com a invaso dos brbaros germnicos vindos do Oriente a partir do sculo IV, teve nova oportunidade de expanso. Missionrios levaram a mensagem do Cristianismo para alm das divisas antigas do Imprio. Winifrid, monge ingls que mudou o nome para Bonifcio, foi o grande apstolo da Alemanha. Nos primrdios do sculo VI, no Natal, Clodoveu (Clvis),

OBJETIVO - 1

rei dos francos, recebeu o batismo catlico. Com ele, todo o Reino se converteu ao Catolicismo. A Frana considerada a filha primognita da Igreja. Os magiares se converteram acompanhando o seu rei Santo Estevo, os bomios com So Wenceslau e os poloneses com o batizado do duque Miezko, O Mediterrneo, no entanto, por volta do sculo VII, viu-se s voltas com o avano muulmano, estes dominaram o norte da frica, parte do Oriente que havia sido cristianizado e, no ano 711, desembarcaram na Pennsula Ibrica para conquistar, com velocidade surpreendente, o reino visigodo cristo e, afinal, serem detidos em Poitiers por Carlos Martel. Por oito sculos, os muulmanos permaneceram na pennsula. O relacionamento, nesse perodo, entre muulmanos e cristos conheceu altos e baixos, desde inimigos em combates histricos a aliados episdicos contra vizinhos desafetos, uns e outros suportaram a dominao do adversrio de forma desigual e inconstante, segundo as circunstncias histricas de cada sculo. No incio da Idade Mdia, o Cristianismo sofreu ingerncias dos senhores feudais, tanto nos bispados como na Santa S, o que levou a vida eclesistica a sofrer uma decadncia moral.

Carlos Martel detm o avano rabe na Batalha de Poitiers

A organizao da Igreja
A definio da doutrina da Igreja, com seus dogmas e sua moral, durou sculos. Tambm foi demorada a organizao interna da Igreja, sobretudo da hierarquia do clero.

A doutrina crist
A literatura crist que serviu de base para a definio dos princpios do Cristianismo apresenta trs etapas bem distintas. Os principais escritos da primeira etapa foram os evangelhos de So Mateus, So Marcos, So Lucas e So Joo. O ltimo a ser escrito foi o de So Joo, por volta dos fins do sculo I e incio do sculo II. Os evangelhos foram complementados com outros escritos: os Atos dos Apstolos, as Epstolas (14 de So Paulo, 2 de So Pedro, 3 de So Joo, l de So Tiago e l de So Judas) e o Apocalipse (de autoria de So Joo). Esses escritos formam o Novo Testamento. A segunda etapa marcada pelos escritos apologticos, destinados a defender o Cristianismo e a rebater as acusaes dos pagos contra os cristos. Um dos principais documentos apologticos o Discurso, de So Cipriano. Os escritos da terceira etapa giram em torno das heresias. Os padres e bispos cristos defendiam a doutrina da Igreja contra os hereges. Escreviam, para isso, verdadeiros tratados sobre a f crist. O papel dos Conclios Ecumnicos, na definio da doutrina, foi decisivo. Os conclios estabeleciam o que devia ser aceito como definitivamente certo na doutrina da Igreja. O Imperador Constantino convocou o Primeiro Conclio, o de Niceia, em 325 (primeira assembleia de bispos de todas as partes do mundo romano, convocado para solucionar controvrsias). Esse conclio estabeleceu, como dogma, que Cristo era Filho de Deus e igual ao Pai. Essas definies eram necessrias por causa das numerosas heresias que surgiam em toda parte. A principal, combatida pelo Conclio de Niceia, era a do arianismo, de autoria do Bispo rio, de Alexandria. rio pregava que Cristo no era Deus e, portanto, no era igual ao Pai. Essa ideia deu origem a outras heresias, como a do nestorianismo, que negava a natureza divina de Cristo e, em consequncia, no considerava a Virgem Maria como me de Deus. O Conclio de Constantinopla (381) estabeleceu que o Esprito Santo deve ser do mesmo ser que Deus Pai. Essa deciso do conclio sobre o Esprito Santo tambm deu apoio oficial para o conceito de Trindade. O Conclio de Calcednia (451) estabeleceu a posio de que Cristo realmente Deus e realmente homem, sendo essas duas naturezas preservadas na sua pessoa, o que completaria a Trindade.

A hierarquia da Igreja
A organizao da hierarquia da Igreja foi lenta. No comeo do Cristianismo, havia apenas os padres ou presbteros, encarregados da parte espiritual, e os diconos, encarregados da parte material. Depois surgiram os bispos (vigilantes), com a misso de vigiar a integridade da doutrina e a prtica do culto.

OBJETIVO - 2

O Grande Cisma
O Bispo de Roma era tido pelos outros Patriarcas como "o primeiro entre iguais", embora o seu estatuto e influncia tenham crescido quando Roma era a capital do Imprio, com as disputas doutrinrias ou procedimentais a serem frequentemente remetidas a Roma para obter uma opinio. Mas quando a capital se mudou para Constantinopla, a sua influncia diminuiu. Enquanto Roma reclamava uma autoridade que lhe provinha de So Pedro (que, segundo a tradio, morreu naquela cidade, e considerado por ela o primeiro papa) e So Paulo, Constantinopla tornara-se a residncia do Imperador e do Senado. Uma srie de dificuldades complexas (disputas doutrinrias, Conclios disputados, a evoluo de ritos separados e se a posio do Papa de Roma era ou no de real autoridade ou apenas de respeito) levaram diviso em 1054, que separou a Igreja entre a Igreja Catlica no Ocidente e a Igreja Catlica Ortodoxa Oriental no Leste (Grcia, Rssia e muitas das terras eslavas, Anatlia, Sria, Egito etc.) A essa diviso chama-se o Grande Cisma. Bibliografia: Arruda, J.Jobson de Andrade. Histria Antiga e Medieval.SP.Atica,1985 Perry, Marvin. Civilizao Ocidental-Uma Histria concisa. SP. Martins Fontes, 1985 Enciclopdia Temas e Debates. Circulo de Leitores Ltda. Portugal, 1995

Exerccios
1) Uma caracterstica da Idade Mdia foi o surgimento de heresias. a) Que so heresias? b) Quais as principais reaes da Igreja Catlica diante das mesmas naquele perodo? 2) "A Igreja, durante toda a Idade Mdia, guiava todos os movimentos do homem, do batismo ao servio fnebre. A Igreja

educava as crianas; o sermo do proco era a principal fonte de informao sobre os acontecimentos e problemas comuns. A parquia constitua uma importante unidade de governo local, coletando e distribuindo as esmolas que os pobres recebiam. Como os homens ficavam atentos aos sermes, era frequente o governo dizer aos pregadores exatamente o que deviam pregar."
(Adaptado de Christopher Hill, A REVOLUO INGLESA DE 1640, 1977)

A partir do texto acima, escreva quais eram as funes sociais e polticas da Igreja Catlica na Idade Mdia. 3) Segundo a crena dos cristos de Bizncio, os cones (imagens pintadas ou esculpidas de Cristo, da Virgem e dos Santos) constituam a "revelao da eternidade no tempo, a comprovao da prpria encarnao, a lembrana de que Deus tinha se revelado ao homem e por isso era possvel represent-Lo de forma visvel."
(Franco Jr., H. e Andrade Filho, R. O. O IMPRIO BIZANTINO. So Paulo: Brasiliense, 1994. p. 27.)

Apesar da extrema difuso da adorao dos cones no Imprio Bizantino, o imperador Leo III, em 726, condenou tal prtica por idolatria, desencadeando assim a chamada "crise iconoclasta". Dentre os fatores que motivaram a ao de Leo III, podemos citar o (a): a) intolerncia da corte imperial para com os habitantes da sia Menor, regio onde o culto aos cones servia de pretexto para a aglutinao de povos que pretendiam se emancipar. b) necessidade de conter a proliferao de culto s imagens, num contexto de reaproximao da S de Roma com o imperador bizantino, uma vez que o papado se posicionava contra a instituio dos cones e exigia a sua erradicao. c) tentativa de mirar as bases polticas de apoio sua irm, Teodora, a qual valendo-se do prestgio de que gozava junto aos altos dignitrios da Igreja Bizantina, aspirava secretamente a sagrar-se imperatriz. d) aproximao do imperador, por meio do califado de Damasco, com o credo islmico que, recuperando os princpios originais do monotesmo judaico-cristo, condenava a materializao da essncia sagrada da divindade em pedaos de pano ou madeira. e) descontentamento imperial com o crescente prestgio e riqueza dos mosteiros (principais possuidores e fabricantes de cones), que atraam para o servio monstico numerosos jovens, impedindo-os, com isso de contriburem para o Estado na qualidade de soldados, marinheiros e camponeses. 4) A Igreja Crist foi a instituio mais importante durante a Idade Mdia. Essa importncia, que j existia nos sculos finais do Imprio Romano, continuou crescendo na medida em que a) associada sociedade bizantina atuou no combate s heresias; b) sua influncia poltica, obtida com o apoio dos alamanos, permitiu-lhe que organizasse um Estado em territrio conquistado aos saxes; c) conseguiu ter xito na converso dos brbaros germnicos;

OBJETIVO - 3

d) aumentou seu domnio, atravs do Colgio dos Cardeais, sobre o Sacro Imprio Romano-Germnico; e) fortaleceu seu papel no combate ao reformismo exigido pelos monges de Cluny. 5) O ano de 1054 foi marcado pelo "Cisma do Oriente". Aps um longo processo de conflitos, ocorreu a ruptura entre o papado romano e o patriarca de Constantinopla, ocasionando: a) a criao da Igreja Crist Ortodoxa Grega; b) a transferncia da sede do papado para a cidade de Avignon; c) o conflito denominado Querela das Investiduras; d) a fundao da Igreja Crist Protestante; e) a diviso do Clero em secular ortodoxo e regular monstico. 6) Na origem do chamado "Cisma do Oriente", pode-se assinalar corretamente: a) as desavenas entre os membros da hierarquia catlica e o Imperador bizantino diziam respeito cobrana das indulgncias e corrupo dos bispos; b) significou o aparecimento de inmeras seitas "reformadas", que se desligaram da Igreja romana; c) no Imprio Bizantino, a Igreja era submetida ao Imperador; d) em Bizncio, ao contrrio do Cristianismo ocidental, as imagens e os dolos dos santos no eram objetos de adorao e culto.

OBJETIVO - 4

Anda mungkin juga menyukai