Anda di halaman 1dari 30

GOVERNO DO

PARANA

Rua Mximo Joo Kopp, 274 - Bloco 1 82630-900 - CURITIBA-PR Tel.: (41)3351-6335|3351-6345 - Fax: (41)3351-6347 www.ipardes.gov.br bde@ipardes.pr.gov.br

Secretaria de Estado da Cincia, Tecnologia e Ensino Superior

SEAB
SECRETARIA DE ESTADO

DA AGRICULTURA E DO ABASTECIMENTO

Caracterizao Socioeconmica da
ATIVIDADE LEITEIRA DO PARAN
Sumrio Executivo

Caracterizao Socioeconmica da ATIVIDADE LEITEIRA DO PARAN


Sumrio Executivo
Financiamento: Secretaria de Estado da Cincia, Tecnologia e Ensino Superior - Fundo Paran

CURITIBA 2009

GOVERNO DO ESTADO DO PARAN ROBERTO REQUIO - Governador SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA E DO ABASTECIMENTO - SEAB VALTER BIANCHINI - Secretrio COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E GESTO ESTRATGICA PARA A CADEIA PRODUTIVA DO LEITE NEWTON POHL RIBAS UNIDADE DE GERENCIAMENTO DO PROGRAMA LEITE DAS CRIANAS OSMAR BUZINHANI INSTITUTO EMATER (CO-EXECUTOR) ARNALDO BANDEIRA - Diretor-Presidente ADEMIR ANTNIO RODRIGUES - Diretor tcnico CARLOS ANTNIO FERRARO BIASI - Diretor administrativo AGOSTINHO DOS SANTOS - Assessoria de Gabinete SECRETARIA DE ESTADO DO PLANEJAMENTO E COORDENAO GERAL NIO JOS VERRI - Secretrio INSTITUTO PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO ECONMICO E SOCIAL - IPARDES CARLOS MANUEL DOS SANTOS - Diretor-Presidente NEI CELSO FATUCH - Diretor Administrativo-Financeiro MARIA LCIA DE PAULA URBAN - Diretora do Centro de Pesquisa DEBORAH RIBEIRO CARVALHO - Diretora do Centro Estadual de Estatstica THAS KORNIN - Diretora do Centro de Treinamento para o Desenvolvimento NCLEO DE ESTUDOS SETORIAIS Paulo Roberto Delgado - Coordenador Equipe Tcnica Srgio Wirbiski (Coordenador), Angelita Bazotti, Louise Ronconi de Nazareno, Marisa Sugamosto, Paulo Wavruk ANLISE ESTATSTICA Arion Cesar Foerster, Augusto Csar Mazza Canedo Santos, Sachiko Araki Lira, Srgio Aparecido Igncio PROGRAMAO E SISTEMATIZAO DO BANCO DE DADOS Francisco Carlos Sippel COLABORAO Alessandro Pelegrini Minho (IAPAR - Londrina), Eliane Maria Dolata Mandu (IPARDES) Francisco Perez Jr. (SEAB/CPLEITE - sede), Jos Lananova (IAPAR - Londrina) Jos Lzaro da Rocha (IAPAR - Londrina), Lourival Uhlig (SEAB/CPLEITE - sede) Luiz Augusto Pfau (EMATER - sede), Maria Celina Jorge Leme (IAPAR - Londrina) EDITORAO Maria Laura Lima Zocolotti (coordenao), Estelita Sandra de Matias (reviso), Ana Batista Martins (editorao eletrnica), Stella Maris Gazziero (projeto grfico, diagramao e tratamento de imagens), Rgia Toshie Okura Filizola (capa), Lucrcia Zaninelli Rocha (mapa)

Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econmico e Social Caracterizao socieconmica da atividade leiteira do Paran: sumrio executivo / Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econmico e Social. Curitiba: IPARDES, 2009. 29 p. Convnio IPARDES, EMATER, SEAB, SETI. 1. Leite. 2. Produtor rural. 3. Paran. I. Ttulo. CDU 637.1(816.2)

PRESENTAO

Esta publicao sintetiza os principais resultados do Projeto Caracterizao Socioeconmica da Atividade Leiteira do Paran1, resultante de convnio entre o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econmico e Social - Ipardes e a Secretaria de Estado da Cincia, Tecnologia e Ensino Superior - SETI, com a parceria do Instituto Paranaense de Assistncia Tcnica e Extenso Rural - Emater-PR, para atender a demanda da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paran - SEAB, mais especificamente da Coordenao de Planejamento e Gesto Estratgica para a Cadeia Produtiva do Leite. O projeto Caracterizao Socioeconmica da Atividade Leiteira do Paran teve por objetivo geral elaborar um diagnstico do setor leiteiro paranaense abordando os diversos aspectos que envolvem a produo primria, destacando a tecnologia empregada na produo de leite. O estudo incluiu, ainda, questes relacionadas s caractersticas da famlia do produtor e da unidade produtiva; condies em que se desenvolve o processo produtivo; principais atividades realizadas na propriedade; importncia do leite no conjunto das atividades desenvolvidas na propriedade; tecnologia adotada para a produo de leite; acesso assistncia tcnica e crdito rural, insero em redes de representao, como sindicatos, associaes e cooperativas. A maior parte das anlises contemplou dois nveis de agregao: Paran como um todo e Regies do Estado. As anlises regionais foram realizadas de acordo com os mesmos agrupamentos de regies utilizados para a extrao de amostra estatstica e realizao da pesquisa de campo. Para isto, o territrio paranaense foi subdividido em quatro grandes regies: Centro-Oriental, Oeste Sudoeste, que abrigam as principais bacias leiteiras do Paran, responsveis por parcela expressiva da produo leiteira estadual, e as outras regies foram agregadas numa quarta, denominada de Demais Regies.
Pesquisa de campo Para a concretizao deste estudo, foram entrevistados 1.035 produtores de leite, amostrados em 148 municpios, entre os meses de outubro e dezembro de 2007. A coleta das informaes, por meio e de questionrios, foi realizada com o apoio do Instituto Emater.

O relatrio referente a esse Projeto est disponvel em www.ipardes.gov.br.

CARACTERIZAO SOCIOECONMICA DA ATIVIDADE LEITEIRA NO PARAN

Este sumrio executivo foi organizado de forma a possibilitar uma leitura dos principais resultados relacionados s condies de produo e reproduo da atividade leiteira do Estado, no sentido de potencializar a implantao de polticas pblicas para o desenvolvimento do setor. O texto est organizado em quatro partes. Na primeira, denominada: Caracterizao da Atividade Leiteira, so apresentados os dados relativos s estimativas do nmero de produtores, produo, produtividade e importncia econmica dessa atividade na renda do produtor. Alm disso, faz-se uma caracterizao dos produtores de leite e de suas famlias, com destaque para faixa etria, escolaridade, outras fontes de renda e habitabilidade das moradias. Na segunda parte, so apresentadas as bases da produo leiteira, tais como: rea explorada, utilizao das terras, composio do rebanho e fontes de alimentao do rebanho. Na seo sobre o Desenvolvimento da Atividade, so analisados os resultados referentes ao manejo do rebanho e das pastagens, sanidade animal, prticas de higienizao, disponibilidade de benfeitorias, mquinas e equipamentos e apoio produo. A quarta parte, Tipificao dos Produtores segundo o Nvel Tecnolgico, apresenta um exerccio de classificao dos produtores por nvel de tecnologia (alto, mdio e baixo), obtido por meio de tcnica de estatstica multivariada. A partir disso, os dados de produo, renda e produtividade so selecionados para determinar o grau de influncia do nvel de tecnologia adotado pelo produtor de leite. Por fim, com o objetivo de mostrar um panorama geral das informaes coletadas sobre as quatro regies do Estado, tem-se um quadro sntese desses resultados.

SUMRIO EXECUTIVO

CARACTERIZAO DA ATIVIDADE LEITEIRA

1.1

PRODUO DE LEITE NO PARAN

O Paran vem apresentando um expressivo crescimento da produo leiteira, o qual, entre 1997 e 2006, foi de 71%, consolidando-se como segundo estado produtor de leite do Brasil. Esta expanso foi mais intensa nas regies Oeste e Sudoeste do Estado, com forte crescimento do rebanho e dos nveis de produtividade. A pesquisa permitiu estimar em 114.488 o nmero de produtores de leite no Paran. Deste total, foram identificados 99.573 produtores inseridos no mercado, sendo que o restante apenas consome o que produz. Esse conjunto de produtores que atua no mercado de leite e/ou derivados (99,6 mil), e que objeto deste estudo, representa cerca de do total dos produtores dedicados agropecuria no Estado e foi responsvel pela produo de 2,5 bilhes de litros de leite em 2007, volume que, monetarizado, significou um Valor Bruto da Produo (VBP) de R$ 1,4 bilho.2 Na classificao dos produtores segundo seu porte, verifica-se que 55,3% dos produtores com produo de at 50 litros/dia so responsveis por 14,7% da produo paranaense de leite. Na outra ponta, apenas 5,9%, que produzem acima de 251 litros/dia, respondem por 41,8% da produo (grfico 1).
GRFICO 1 - PERCENTUAL DE PRODUTORES E DA PRODUO DE LEITE, SEGUNDO ESTRATO DE PRODUO DIRIA DE LEITE - PARAN - NOV 2006 - OUT 2007 % 60 50 40 30 20 10 0

Estratificao Os produtores de leite foram classificados segundo trs estratos de produo diria: at 50 litros/dia; de 51 a 250 litros/dia; e 251 e mais litros/dia. Os estratos adotados so usuais e possibilitam comparao com outros estudos sobre o tema.

at 50 litros/dia

51 - 250 litros/dia

251 e mais litros/dia

FONTE: Pesquisa de campo - IPARDES - EMATER


2 Essas duas estimativas so da mesma ordem de grandeza daquelas divulgadas pelo IBGE e pela SEAB, referentes a 2006: respectivamente, produo de 2,7 bilhes de litros de leite e um VBP de R$ 1,3 bilho.

CARACTERIZAO SOCIOECONMICA DA ATIVIDADE LEITEIRA NO PARAN

Uma importante constatao a regularidade dessa produo, pois verificou-se que, em termos mdios, no existe acentuada variao entre os perodos de inverno e de vero. Essa superao da sazonalidade da produo leiteira do Estado est associada ao desempenho apresentado pelos maiores produtores, que mantm praticamente constante a sua produo durante todo o ano. Contudo, a questo da irregularidade da produo ainda est presente entre os pequenos produtores. A produtividade mdia diria das vacas superior a mdia nacional, atingindo 10,9 litros. Porm, existe importante diferenciao conforme o porte dos produtores, variando de 7,1 litros/vaca/dia, para os pequenos, a 18,5 litros/vaca/dia, para os maiores produtores. No Paran, trs bacias se destacam na produo de leite: Centro-Oriental, Oeste e Sudoeste. Estas trs bacias envolvem 95 municpios, concentram 48,5% dos produtores e so responsveis por 53% da produo estadual de leite (grfico 2). Regionalmente, ocorrem diferenciais de produtividade, principalmente no caso da regio Centro-Oriental, onde este indicador atinge 15,1 litros/vaca/dia. A performance desta regio se deve, fundamentalmente, aos nveis de produtividade alcanados pelo rebanho dos grandes produtores (23 litros) grfico 3.
Regionalizao No mbito deste estudo o Estado do Paran foi subdividido em quatro grandes regies: CentroOriental, Oeste, Sudoeste e Demais Regies (ver mapa). As trs primeiras so consideradas as principais bacias leiteiras do Estado. As regies Oeste e Sudoeste correspondem s respectivas mesorregies do IBGE. Na regio CentroOriental foram considerados somente os municpios das microrregies geogrficas de Ponta Grossa e Jaguariava. As outras sete mesorregies, com participao individual menor na produo estadual (inferior a 10%), foram agrupadas em uma nica grande regio denominada Demais Regies.

GRFICO 2 - PARTICIPAO PERCENTUAL DOS PRODUTORES E DA PRODUO DE LEITE, SEGUNDO REGIO DO ESTADO PARAN - NOV 2006 - OUT 2007
%

GRFICO 3 - PRODUTIVIDADE DAS VACAS DO REBANHO LEITEIRO, SEGUNDO REGIO DO ESTADO - PARAN - NOV 2006 OUT 2007 Produtividade (litros/vaca/dia) 16 15,1 14 12
10,9 10,4 9,4 8,5

60 50 40 30 20 10 0

10 8 6 4 2 0

FONTE: Pesquisa de campo - IPARDES - EMATER

SUMRIO EXECUTIVO

ESTADO DO PARAN
CARACTERIZAO SOCIOECONMICA DA ATIVIDADE LEITEIRA NO PARAN

Regies amostradas
Centro-Oriental Oeste Sudoeste Demais Regies

CARACTERIZAO SOCIOECONMICA DA ATIVIDADE LEITEIRA NO PARAN


FONTE: IPARDES BASE CARTOGRFICA: SEMA (2004)

40

40

80 km

A quase totalidade do leite produzido pelos produtores vendida na forma de leite fluido para cooperativas e laticnios. A produo de subprodutos na propriedade (queijo, nata e manteiga) reduzida e comercializada por outros canais, como feiras e mercearias. A estimativa das receitas mostra que o leite j uma importante fonte geradora de renda para os produtores paranaenses, pois, para metade deles, representa mais de 50% da renda obtida com a explorao agropecuria. Regionalmente, verifica-se que a importncia econmica dessa atividade no uniforme, pois, enquanto na regio Centro-Oriental para 2/3 dos produtores o leite representa mais de 75% da receita agropecuria, nas regies Sudoeste e Oeste esta mesma proporo obtida por pouco mais de 1/4 dos produtores. Esta diferena est relacionada a sistemas diferenciados de produo; na regio Centro-Oriental os produtores possuem nvel maior de especializao na produo leiteira, enquanto nas outras regies o leite faz parte de uma estratgia de diversificao de atividades da propriedade. Quanto ao destino das receitas provenientes da atividade leiteira, observa-se que a maioria dos produtores paranaenses de leite combina sua utilizao entre as despesas de manuteno da famlia e o reinvestimento na prpria atividade. Embora em todos os estratos estes mesmos destinos se repitam com propores elevadas, a aplicao das receitas do leite na prpria atividade menor entre os pequenos produtores. A necessidade de utilizar a renda do leite para a sobrevivncia, impossibilitando reinvestir na atividade, restringe a ampliao e melhoria dos padres de produo desses produtores, condicionando a expanso da atividade leiteira obteno de crdito. A maioria dos produtores de leite paranaenses avalia positivamente a atividade: 86,7% esto satisfeitos, 93,5% desejam continuar e 74,2% pretendem realizar investimentos na atividade. Esta avaliao comum aos diversos estratos de produtores; porm, entre os pequenos h uma proporo maior de produtores sem perspectiva de investir na atividade.

1.2

PERFIL DO PRODUTOR E DE SUA FAMLIA

Embora se tenha conhecimento de que a produo de leite no Paran est fundamentada na utilizao da mo-de-obra feminina, isto no implica que as mulheres sejam consideradas responsveis pela gesto dos estabelecimentos onde se desenvolve a atividade. Dessa forma, apurou-se que aproximadamente 93% dos responsveis pelas propriedades leiteiras do Estado so do sexo masculino. Quanto faixa etria, verifica-se que esses produtores so relativamente mais velhos, uma vez que 51% deles tm mais de 50 anos. Com relao ao grau de instruo, a maioria dos produtores possui apenas o ensino fundamental incompleto, reproduzindo o padro de escolaridade da populao rural do Estado. Tendo em vista a sua idade, conclui-se que esse quadro de baixa escolaridade est consolidado e dificilmente sofrer mudanas amplas sem que haja polticas especficas e focalizadas (grficos 4 e 5).

SUMRIO EXECUTIVO

GRFICO 4 - DISTRIBUIO PERCENTUAL DOS PRODUTORES DE LEITE, SEGUNDO FAIXA DE IDADE - PARAN - OUT 2007 40 %
36,5 35,3

GRFICO 5 - NMERO DE PRODUTORES DE LEITE, SEGUNDO NVEL DE INSTRUO MAIS SIGNIFICATIVO - PARAN - OUT 2007 80 70 60 50 Produtores (1.000)
73.711

30

20
16,1 12,1

40 30 20 10
7.180 11.019

10

0 FONTE: Pesquisa de campo - IPARDES - EMATER

NOTAS: H casos de no declarao. A estimativa do nmero de produtores com 66 anos ou mais de idade a nica que ultrapassa 25% em seu coeficiente de 3 variao . 3

O benefcio previdencirio rural (aposentadoria e/ou penso) constitui a nica fonte de rendimento significativo alm daquela proveniente da explorao agropecuria. Verificouse que parcela expressiva dos produtores em idade de aposentadoria j dispe desse tipo de benefcio, sendo o acesso mais expressivo entre os pequenos produtores de leite. As famlias dos produtores de leite possuem em mdia trs membros residindo na mesma casa. importante ressaltar que 1/3 das famlias no possui filhos residentes na mesma moradia. Naquelas famlias que possuem filhos residentes, tem-se a mdia de dois filhos por famlia. As famlias dos produtores de leite do Paran envolvem uma populao de cerca de 371 mil pessoas, considerando, inclusive, os parentes do produtor residentes em outras moradias na propriedade. Ressalta-se que dessa populao desenvolvem alguma atividade dentro das terras exploradas. Essa populao sofre o mesmo processo de envelhecimento demogrfico observado no meio rural paranaense, onde a frao da populao idosa em relao frao da populao jovem atinge 24,1%.4 Para a populao pesquisada esse ndice de 27,3%, indicando uma situao de progressivo envelhecimento demogrfico. Aspecto que pode afetar o processo de sucesso nas propriedades de agricultores familiares dedicados atividade leiteira. Em relao situao de habitabilidade dessa populao, observam-se alguns avanos importantes, principalmente quando se considera que a maioria desses produtores reside nos estabelecimentos rurais: a totalidade das residncias servida por energia eltrica; a maioria
3 Quando se utilizam resultados provenientes de pesquisas amostrais, obtm-se estimativas (mdias, percentagens, frequncias), as quais esto sujeitas a variaes inerentes ao processo de amostragem. Neste sentido, importante considerar, alm dos valores das estimativas, os erros a elas associados. Considerando isto, para todas as estimativas pontuais foram realizados clculos para avaliao de erro, utilizando-se como medida, neste caso, o Coeficiente de Variao (CV). Assim, no se apresentou nenhuma estimativa pontual em que o CV fosse maior do que 50%, por ser imprecisa, e destacaram-se as estimativas em que o CV est entre 25 e 50%, devido tambm pouca preciso das mesmas. 4 Informaes geradas a partir dos microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclio (PNAD), do IBGE - 2007.

CARACTERIZAO SOCIOECONMICA DA ATIVIDADE LEITEIRA NO PARAN

dispe de pelo menos um ponto de distribuio de gua e de banheiros internos; e, o nvel de adequao entre nmero de dormitrios e membros residentes encontra-se dentro do parmetro (at duas pessoas por dormitrio) recomendado pela Organizao Mundial da Sade - OMS. Levando em conta o conjunto de itens que compem as condies bsicas de habitabilidade, observou-se que ainda reduzida a parcela de produtores que reside em moradias que atendem a todos os requisitos mnimos. Este baixo ndice, em torno de 20%, est relacionado existncia de um nmero reduzido de produtores que dispem de infraestrutura adequada de abastecimento de gua e destino dos dejetos e do lixo (tabela 1). Existem aspectos relacionados habitabilidade da moradia que apontam algumas carncias que merecem ser atendidas. A maioria dos produtores depende de gua proveniente de fontes existentes na propriedade e h indcios de que no realizado o monitoramento peridico da qualidade dessa gua.
Infraestrutura bsica das moradias Para medir as condies bsicas de habitabilidade dos produtores, considerou-se um conjunto mnimo de infraestrutura das moradias: 1. Abastecimento de gua, quando realizado a partir de rede pblica, poo comum com bomba eltrica ou operao manual ou poo artesiano; 2. Existncia de pelo menos um ponto de distribuio de gua dentro de casa; 3. Existncia de pelo menos um sanitrio dentro ou anexo residncia; 4. Destino apropriado dos dejetos (rede de esgoto ou fossa sptica); 5. Destino apropriado do lixo: coletado; vendido; reaproveitado; reciclado; depositado em aterro; enterrado (desde que combinado com uma ou mais das cinco opes anteriores).

m O destino dos resduos produzidos pelas moradias tambm um problema entre os produtores, tanto em termos de saneamento quanto em relao gerao de lixo. Quase metade das moradias ainda faz uso da fossa negra e menos de dos produtores tem o lixo domstico coletado pelas prefeituras; a maioria o queima ou enterra na propriedade.
TABELA 1 - PERCENTUAL DE PRODUTORES DE LEITE SEGUNDO CONDIES DE HABITABILIDADE E REGIES DO ESTADO - PARAN - OUTUBRO 2007 CONDIES BSICAS DE HABITABILIDADE Abastecimento de gua gua dentro de casa Sanitrio dentro da residncia ou anexo a ela Destino adequado dos dejetos Destino adequado do lixo Todas as condies FONTE: Pesquisa de campo - IPARDES-EMATER PARAN 55,6 98,4 96,2 53,4 59,3 19,9 CENTROORIENTAL 58,3 99,7 98,3 63,2 50,2 20,1 OESTE 62,7 95,2 98,7 37,2 66,3 15,7 SUDOESTE 49,6 98,5 95,7 44,7 70,1 20,4 DEMAIS REGIES 55,6 99,6 95,3 63,8 51,5 21,3

10

SUMRIO EXECUTIVO

BASES DA PRODUO LEITEIRA

O sistema de produo de leite dos produtores paranaenses no foge realidade brasileira de produo a pasto. No entanto, h diferenas entre segmentos de produtores caracterizados como subsistemas de produo, relacionados ao modo de desenvolvimento da atividade e que, no limite, se expressam na polarizao entre a produo mais especializada de leite e aquela em que o leite faz parte de uma estratgia de diversificao da produo. Um dos elementos que condicionam a organizao da produo a pasto a disponibilidade de terras. No Paran, 86% dos produtores de leite so proprietrios das terras, as quais tm rea mdia de 32,3 hectares. Entretanto, h uma expressiva variao regional, com a Sudoeste apresentando rea mdia equivalente a menos da metade da verificada na Centro-Oriental, respectivamente 19,0 e 48,1 hectares. Esta diferena mais acentuada quando se considera o porte dos produtores, cuja variao vai de 20,2 hectares, entre os pequenos, a 98,0 hectares, entre os grandes. Cabe lembrar que estes ltimos so responsveis pela metade da produo leiteira estadual (grficos 6 e 7).
GRFICO 6 - ESTIMATIVA DA REA MDIA DOS PRODUTORES DE LEITE, SEGUNDO REGIO DO ESTADO E PARAN - OUT 2007
GRFICO 7 - ESTIMATIVA DA REA MDIA DOS PRODUTORES DE LEITE, SEGUNDO ESTRATO DE PRODUO - PARAN - OUT 2007

60 50 40
32,4 48,1 41,2

120 100 80 60
19,0

Estrato de produo

98,0

30 20 10 0

25,0

55,3 38,8 20,2


5,9

40 20 0

39,7

FONTE: Pesquisa de campo - IPARDES -EMATER

Em relao ocupao das reas, verifica-se que aproximadamente 92% da rea total utilizada, sendo que a metade ocupada com pastagem. Em nvel regional esses valores esto muito prximos. A rea mdia ocupada com pastagens nas propriedades leiteiras do Paran de 16,6 hectares, chegando a 24 hectares na regio Centro-Oriental.

CARACTERIZAO SOCIOECONMICA DA ATIVIDADE LEITEIRA NO PARAN

11

A utilizao das terras com lavouras temporrias ocorre em 69% dos estabelecimentos, com participao mais expressiva na regio Oeste (80%). Esta maior destinao das terras para a produo de lavouras temporrias nesta regio est relacionada, alm da produo do milho para silagem, utilizada na propriedade, combinao do cultivo de soja e milho em gros, para comercializao. Na regio Centro-Oriental, apenas 1/3 dos produtores utiliza suas terras com lavouras temporrias, indicando que a maior parcela dos produtores especializada na produo leiteira (tabela 2). Aqueles que fazem uso das terras com lavouras temporrias produzem, predominantemente, silagem para a alimentao animal.
TABELA 2 - ESTIMATIVA DE PRODUTORES DE LEITE E REA MDIA DAS TERRAS EXPLORADAS, SEGUNDO REGIO DO ESTADO E PRINCIPAL MODO DE UTILIZAO - PARAN - OUTUBRO 2007 PRODUTORES DE LEITE Paran rea mdia (ha) 17,33 16,62
(1)

Regies do Estado Centro-Oriental Produtores (%) 36,9 100,0 28,0 73,0 2.243 Oeste rea mdia (ha) 12,45 10,49 1,77 5,02 25,12 Sudoeste Produtores (%) 65,8 100,0 16,4 78,3 25.343 Demais Regies rea mdia (h) 16,06 23,16
(1)

UTILIZAO DAS TERRAS

Produtores (%) Lavouras temporrias Pastagens Terras no exploradas Matas nativas TOTAL DE PRODUTORES 69,0 100,0 16,9 65,2 99.573

rea Produtores mdia (%) (ha) 31,63 23,94 8,35 10,66 48,1 80,1 100,0 10,0 58,8 20.731

rea Produtores mdia (%) (ha) 9,19 8,88 2,47 3,76 19,06 67,6 100,0 19,5

4,20

5,16

5,63 33,37

61,1 6,79 51.256 41,201

FONTE: Pesquisa de campo - IPARDES-EMATER (1) O coeficiente de variao para esta estimativa est entre 25 e 50%.

Embora a alimentao do rebanho esteja baseada na pastagem, j se encontra generalizado o uso da suplementao alimentar, pois 90% dos produtores paranaenses utilizam essa prtica para alimentar o rebanho. Dentre estes, esto aqueles que o fazem devido insuficincia de pastagem (40% do total de produtores) e aqueles que buscam uma maior produtividade do rebanho. Em cada regio h predominncia de diferentes tipos de pastagem, prevalecendo as gramneas perenes ou anuais (forrageiras tropicais). Alm das forrageiras observa-se que os produtores utilizam, na regio Centro-Oriental, milho e milheto, e, nas outras trs regies, cana-de-acar, como principais alternativas para aumentar a quantidade de volumoso ofertada ao rebanho. A suplementao alimentar tem por base a utilizao de trs principais produtos: silagem, farelo e rao; cada um deles foi apontado por cerca de 40% dos produtores. Na regio CentroOriental, o uso de silagem e rao bem mais elevado, 66,7% e 85,7%, respectivamente. A importncia da combinao de pastagem e suplementao alimentar fica evidenciada quando se avalia sua contribuio para a produtividade do rebanho. Aqueles que fazem essa combinao apresentam nvel mais elevado de produtividade, 13 litros/vaca/dia, contra 8,3 litros obtidos por aqueles que no fazem suplementao. Na regio Centro-Oriental este diferencial de quase 100% (grfico 8).

12

SUMRIO EXECUTIVO

GRFICO 8 - PRODUTIVIDADE DO REBANHO, SEGUNDO A REALIZAO DE SUPLEMENTAO ALIMENTAR COM SILAGEM OU RAO, POR REGIO DO ESTADO - PARAN - NOV 2006 - OUT 2007

Produtividade (litros/vaca/dia)

O rebanho bovino de leite do Paran foi estimado em 2.852 mil cabeas, com mdia de 29 animais por produtor. As trs principais bacias leiteiras do Estado, juntas, tm um rebanho de 1.156 mil cabeas, concentrando 40,5% do rebanho estadual. Embora com menor plantel (128 mil cabeas), na regio Centro-Oriental o nmero mdio de cabeas o dobro da mdia estadual, ou seja, 58 animais. A maioria dos produtores paranaenses de leite possui animais mestios. A metade deles dispe de animais com caractersticas da raa holandesa, e 40% deles tm animais da raa jersey. Entretanto, a importncia das raas leiteiras na

Composio do rebanho leiteiro Considerou-se que o rebanho leiteiro composto de animais das raas holandesa, jersey, pardo-sua, gir leiteira, girolanda e mestia, envolvendo os reprodutores, vacas em lactao, vacas secas, vacas para descarte, bezerras com menos de 1 ano, novilhas de 1 a 2 anos e novilhas de 2 a 3 anos.

composio do rebanho diferenciada segundo o porte dos produtores. Entre os grandes, as raas leiteiras representam 2/3 do rebanho, fundamentalmente animais de origem holandesa. Em duas regies, a importncia das raas leiteiras mais acentuada: na CentroOriental, onde predominam os animais de origem holandesa, e na Sudoeste, a qual, alm do gado holands, possui uma participao expressiva de animais da raa jersey, devido, possivelmente, adaptabilidade desta raa s condies de relevo e clima dessa regio (grficos 9 e 10).

CARACTERIZAO SOCIOECONMICA DA ATIVIDADE LEITEIRA NO PARAN

13

GRFICO 9 - DISTRIBUIO DO REBANHO LEITEIRO, SEGUNDO RAA E ESTRATO DE PRODUO - PARAN - OUT 2007

GRFICO 10 - DISTRIBUIO DO REBANHO LEITEIRO, SEGUNDO RAA E REGIO DO ESTADO - PARAN - OUT 2007

FONTE: Pesquisa de campo - IPARDES - EMATER

No que se refere produtividade, observa-se que os produtores que possuem rebanho, em que a proporo de animais de raas leiteiras superior a 50%, apresentaram melhores resultados. No Paran, a produtividade desses produtores atinge 13,5 litros/vaca/dia, enquanto para os demais esse ndice de somente 8,4 litros. Regionalmente, o destaque a regio Centro-Oriental, onde a produo passa de 10,0 para 19,2 litros/vaca/dia (grfico 11).

GRFICO 11 - PRODUTIVIDADE DO REBANHO, SEGUNDO PERCENTUAL DE PRODUTORES COM ANIMAIS DA RAA LEITEIRA, POR REGIO DO ESTADO - PARAN - NOV 2006 - OUT 2007 litros/vaca/dia 25

20

15

10

FONTE: Pesquisa de campo - IPARDES - EMATER

14

SUMRIO EXECUTIVO

DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE

Alm de influenciarem positivamente a produtividade de leite dos rebanhos, tanto a alimentao quanto a presena de raas especializadas tm reflexos, tambm, sobre a qualidade do leite. Porm, para o aproveitamento dessas condies necessrio fazer uso de um conjunto de prticas sanitrias e de manejo do rebanho e das pastagens, bem como dispor de um conjunto mnimo de benfeitorias e equipamentos para o desenvolvimento da atividade.

3.1

MANEJO SANITRIO

Por meio de um manejo sanitrio bem conduzido realizao de exames clnicos e vacinaes , o produtor consegue a preveno, o controle e at mesmo a erradicao de algumas doenas. importante ressaltar que, alm da febre aftosa, outras enfermidades, como a tuberculose, brucelose, raiva bovina, mastite e doenas parasitrias devem ser acompanhadas e tratadas. O estudo identificou que os principais problemas de sade apresentados pelo rebanho leiteiro paranaense so os decorrentes da incidncia de parasitas: carrapato, mosca-do-chifre e berne. Observou-se que a quase totalidade dos produtores realizou, no perodo de referncia da pesquisa, a vacinao contra a febre aftosa, e uma parcela expressiva (3/4) vacinou o rebanho contra carbnculo e brucelose. A vacinao contra a raiva bovina foi realizada por um nmero menor de produtores (1/3), uma vez que indicada apenas nas regies onde ocorrem focos do morcego vampiro. A realizao de exames clnicos para a deteco de doenas infecto-contagiosas ainda pouco difundida entre os produtores paranaenses. Os exames mais realizados foram os relativos brucelose e tuberculose, mesmo assim por apenas metade dos produtores. Porm, entre os grandes produtores esta uma prtica generalizada, principalmente na regio Centro-Oriental (grficos 12 e 13).

CARACTERIZAO SOCIOECONMICA DA ATIVIDADE LEITEIRA NO PARAN

15

GRFICO 12 - PERCENTUAL DE PRODUTORES QUE REALIZARAM EXAMES DE BRUCELOSE NO REBANHO, SEGUNDO REGIO DO ESTADO - PARAN - NOV 2006 - OUT 2007 100 80 60 40 20 0

GRFICO 13 - PERCENTUAL DE PRODUTORES QUE REALIZARAM EXAMES DE TUBERCULOSE NO REBANHO, SEGUNDO REGIO DO ESTADO - PARAN - NOV 2006 - OUT 2007 100 80 60 40 20 0

FONTE: Pesquisa de campo - IPARDES - EMATER

A mastite uma doena que, em termos econmicos, considerada uma das mais dispendiosas na atividade leiteira, tendo sido verificada em 38% dos estabelecimentos leiteiros. Uma tcnica para a deteco precoce desta doena o teste da caneca de fundo escuro5, o qual foi realizado por apenas 1/3 dos produtores paranaenses.

3.2

MANEJO DO REBANHO

O manejo do rebanho envolve alguns procedimentos bsicos, tais como: reproduo controlada/inseminao artificial, programao da primeira cobrio e do perodo de lactao, registros de cobertura/inseminao e do nascimento dos bezerros. A combinao entre idade e peso das novilhas para a realizao da primeira cobrio, embora seja a prtica mais recomendada tecnicamente, pouco utilizada, sendo realizada por apenas 10% dos produtores. A maioria dos produtores que controlam a cobrio considera apenas a idade das fmeas. Cabe destacar, ainda, que 45% dos produtores paranaenses no utilizam nenhum critrio para a realizao da primeira cobrio. Outros procedimentos que resultam num melhor desempenho da atividade leiteira so os registros da cobertura/inseminao e do nascimento dos bezerros e a realizao da programao de partos. No Paran, comum, em todos os estratos de produo, a realizao do registro da cobertura/inseminao artificial e do nascimento dos bezerros. A programao de partos utilizada somente por 8,8% dos produtores de leite. A proporo de produtores que realizam esses dois registros e a programao de partos crescente medida que aumenta o tamanho do estrato de produo (tabela 3).
O teste, feito a cada ordenha, detecta a mastite clnica nos primeiros jatos de leite. Quando h mastite, h um depsito de leuccitos no canal da teta e estes formam grumos que so visualizados logo nos primeiros jatos; estes jatos devem ser depositados na caneca de fundo escuro, onde os grumos so identificados mais facilmente. (RIBEIRO, Antonio C. C. L.; FURLONG, John. Controle da mastite. Disponvel em: <http://www.agencia.cnptia. embrapa.br/Agencia8/AG01/arvore/AG01_71_21720039240.html>. Acesso em: 19/2/2009).
5

16

SUMRIO EXECUTIVO

TABELA 3 - ESTIMATIVA DE PRODUTORES DE LEITE, SEGUNDO REGISTRO DA COBERTURA/INSEMINAO E NASCIMENTO DOS BEZERROS, PROGRAMAO DE PARTOS E ESTRATO DE PRODUO - PARAN NOVEMBRO 2006 - OUTUBRO 2007 ESTRATO DE PRODUO (litros/dia) At 50 51 a 250 251 e mais TOTAL PRODUTORES DE LEITE Total (Abs.) 55.085 38.619 5.869 99.573 Registra Cobertura/ Inseminao (%) 55,6 77,6 84,3 65,8 Registra Nascimento Realiza Programao dos Bezerros (%) de Partos (%) 51,7 70,3 84,1 60,8 ... 24,4 35,6 8,8
(1) .

FONTE: Pesquisa de campo - IPARDES-EMATER (1) O coeficiente de variao para esta estimativa superior a 50%.

A reproduo dos bovinos ocorre por duas formas: a inseminao artificial e o acasalamento, este ltimo realizado por meio de monta natural controlada ou monta natural no-controlada. A principal forma de reproduo utilizada a monta natural no-controlada, prtica informada pela metade dos produtores, sendo sua adoo mais elevada entre os pequenos produtores (64%). importante destacar que estes resultados indicam dificuldades de melhoramento gentico no rebanho. A inseminao artificial a segunda tcnica de reproduo do rebanho mais empregada, e sua adoo predomina entre os maiores produtores. A monta natural controlada, embora seja o mtodo menos utilizado, quando bem conduzida possibilita ao produtor o controle da reproduo animal, com programao das coberturas e paries, identificao de problemas reprodutivos, entre outros (tabela 4).
TABELA 4 - ESTIMATIVA DE PRODUTORES DE LEITE, SEGUNDO TIPO DE REPRODUO DO REBANHO E ESTRATO DE PRODUO - PARAN - NOVEMBRO 2007 - OUTUBRO 2007 PRODUTORES DE LEITE ESTRATO DE PRODUO (litro/dia) Total (Abs.) 55.085 38.619 5.869 99.573 Tipo de Reproduo (%) Inseminao artificial 22,1 40,9 76,5 32,6 Monta natural controlada 15,3 20,4 13,3 17,2 Monta natural no-controlada 64,0 44,7 (1) ... 53,8

At 50 51 a 250 251 e mais TOTAL

FONTE: Pesquisa de campo - IPARDES-EMATER NOTA: H casos de produtores que utilizam mais de um tipo de reproduo em seus rebanhos. (1) O coeficiente de variao para esta estimativa maior do que 50%.

O manejo reprodutivo importante tambm para a otimizao do retorno econmico da atividade, no sentido de manter boa parte das vacas em produo, havendo recomendao tcnica para que 83% delas sejam mantidas em lactao. No Paran esta proporo atinge 60%, sendo a regio Centro-Oriental, com 75%, a que mais se aproxima do ndice recomendado pela Embrapa.

CARACTERIZAO SOCIOECONMICA DA ATIVIDADE LEITEIRA NO PARAN

17

3.3

MANEJO DAS PASTAGENS

Mencionou-se, anteriormente, a importncia das pastagens para o sistema de produo do leite no Paran. Para a utilizao mais eficiente dessas pastagens recomendada a realizao do manejo adequado. As prticas de piqueteamento e rotao das pastagens so realizadas por 67% e 53% dos produtores, respectivamente. Esses procedimentos esto mais presentes entre os mdios e grandes produtores.

3.4

PRTICAS DE HIGIENIZAO

De acordo com as orientaes tcnicas, a rotina da ordenha deve compreender alguns procedimentos de higienizao dos tetos dos animais e dos equipamentos utilizados na ordenha e no armazenamento do leite. Na higienizao dos tetos, orienta-se a lavagem com gua corrente e potvel, imerso dos tetos em soluo desinfetante prpria para este fim, antes e aps a ordenha, e secagem com material absorvente e descartvel. Estas prticas so necessrias para evitar a propagao de germes e bactrias que podem comprometer a sade e a produtividade dos animais. A higienizao na ordenha realizada pela maioria dos produtores; somente 11% deles no adotam nenhum tipo de procedimento. Entretanto, apenas 14% dos produtores fazem a higienizao adequadamente e 75% fazem-na de modo inadequado. Quanto higienizao ps ordenha, estimou-se que menos de 1/3 dos produtores do Paran realiza esta prtica. A limpeza e a desinfeco dos equipamentos utilizados na ordenha so prticas recomendadas para a preveno de doenas no rebanho e devem ser realizadas com produtos recomendados (uma combinao de detergentes cidos e alcalinos). No entanto, entre os produtores que adotam a ordenha mecnica, apenas 31% seguem essas recomendaes. Como o processo para a produo de leite necessita de grandes volumes de gua por dia, fundamental que esta seja abundante, corrente, potvel e de fonte livre de agentes de contaminao.6 Os produtores utilizam, basicamente, os recursos hdricos disponveis nas
Adequao da higienizao Faz higienizao adequadamente: refere-se aos produtores que lavam e secam os tetos utilizando uma toalha de papel para cada vaca; usam toalha com desinfetante prprio; fazem desinfeco e secagem dos tetos usando uma toalha de papel para cada vaca. Faz higienizao inadequadamente: refere-se aos produtores que s lavam os tetos; lavam os tetos e os secam usando a mesma toalha de papel para vrias vacas; lavam os tetos e os secam com a mesma toalha de pano para vrias vacas; lavam os tetos e os secam com uma toalha de pano para cada vaca. No faz higienizao: refere-se aos produtores que no lavam os tetos, ou s os secam.

6 Segundo a instruo tcnica n. 31 para o produtor de leite da Embrapa, uma vaca em lactao consome 62,5 litros de gua por dia.

18

SUMRIO EXECUTIVO

propriedades, para o desenvolvimento da atividade leiteira: 60% fazem uso de mina, fonte, crrego, rio ou aude; 31%, de poo comum ou artesiano; e apenas 9% tm acesso rede pblica de abastecimento. Apesar de a quase totalidade dos produtores considerar a gua utilizada de boa qualidade, chama a ateno o fato de que 2/3 deles nunca realizaram anlise de qualidade e 1/3 nunca fez a desinfeco dos reservatrios.

3.5

BENFEITORIAS, MQUINAS E EQUIPAMENTOS

O planejamento e a escolha de instalaes adequadas esto diretamente relacionadas com o mtodo de criao e manejo da produo, o tamanho do rebanho e os recursos econmicos disponveis. No h somente um padro de instalaes, e no se pode esperar que uma propriedade com poucos animais e criao extensiva invista o mesmo capital nas construes que uma propriedade de explorao intensiva ou semi-intensiva. As informaes sobre benfeitorias indicam que 91% dos produtores de leite no Paran tm pelo menos estbulo e/ou sala para ordenha, o que significa que h ainda 9% que no destinam um local especfico para o tratamento do rebanho e realizao da ordenha. Embora a assistncia tcnica oriente para a utilizao de uma sala especfica para a ordenha, verificou-se que somente 16% dos produtores de leite do Paran dispem desse espao. A disponibilidade desse tipo de benfeitoria maior entre os produtores das regies Centro-Oriental e Oeste, com 29% e 24%, respectivamente. Alm da existncia de benfeitorias apropriadas, outro fator que pode contribuir na produtividade e na qualidade do leite a utilizao de mquinas e equipamentos de forma adequada. Os principais equipamentos do sistema produtivo do leite so a ordenhadeira e o resfriador. Existem duas formas de ordenha, a manual e a mecnica. A mecnica representa um importante avano tecnolgico, com expressivo aumento na produtividade do trabalho. Porm, o manuseio e a higienizao inadequados da ordenhadeira mecnica podem gerar prejuzos em cadeia, resultando na contaminao dos animais, principalmente com mastite, na reduo da produo e na perda de qualidade do leite. Atualmente, em torno de 1/3 dos produtores de leite do Estado possui ordenhadeira mecnica, proporo que se eleva para 2/3 na regio Centro-Oriental. Destaca-se ainda, nessa regio, a utilizao de ordenhadeira canalizada por 21% dos produtores. As recomendaes tcnicas que constam da Instruo Normativa 51 do Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento (Mapa) estabelecem que, aps a ordenha, o leite seja filtrado, armazenado e refrigerado em temperatura adequada at ser entregue s indstrias de processamento. Os resultados sobre o local de estocagem do leite revelaram que 88% dos produtores entregam o leite resfriado para os laticnios. Desse total, o resfriador, considerado o

CARACTERIZAO SOCIOECONMICA DA ATIVIDADE LEITEIRA NO PARAN

19

equipamento mais adequado para a conservao do leite, utilizado por 47% dos produtores, seguido do freezer comum (30%) e da geladeira (11%). Nas regies Centro-Oriental e Oeste, um nmero maior de produtores faz uso do resfriador, respectivamente 77% e 61%.

3.6

APOIO PRODUO

A assistncia tcnica um fator fundamental para o aprimoramento da atividade leiteira. Contudo, praticamente metade dos produtores no acessa esse servio. Embora no seja o nico meio de acesso s informaes sobre a atividade leiteira, a falta de assistncia tcnica reduz a probabilidade de adoo de novas prticas tecnolgicas, sobretudo nas pequenas e mdias propriedades. Constata-se que aqueles produtores que tiveram acesso a esse servio obtiveram melhores resultados em termos de produtividade. Na regio Centro-Oriental, onde 63% dos produtores tm assistncia tcnica, a produtividade dobra em relao queles que no dispem desse servio (grfico 14).
GRFICO 14 - PRODUTIVIDADE DO REBANHO, SEGUNDO O RECEBIMENTO DE ASSISTNCIA PARA A ATIVIDADE LEITEIRA, POR REGIO DO ESTADO - PARAN - NOV 2006 - OUT 2007 litros/vaca/dia 20

15

10

FONTE: Pesquisa de campo - IPARDES - EMATER

restrito o nmero de produtores paranaenses de leite que utilizam o crdito rural oficial na atividade leiteira, tanto para custeio (11%) quanto para investimento (24%). Isto chama a ateno, quando se considera a existncia do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), que disponibiliza linhas especiais de crdito dirigidas a pequenos produtores rurais que utilizam basicamente a fora de trabalho familiar. Como a maioria dos produtores de leite do Paran so pequenos produtores familiares, estes no teriam dificuldades

20

SUMRIO EXECUTIVO

para se enquadrar nas regras para concesso deste crdito oficial. Mesmo assim, parte expressiva desse segmento da produo de leite no toma crdito, e justifica isto pelo receio de no poder pagar, por ter rea pequena ou por possuir recursos prprios. Os produtores que tomaram crdito para investimento tm utilizado esses recursos, principalmente, para a compra de animais de reproduo, visando ao melhoramento gentico dos rebanhos. Este fato ocorre com maior intensidade nas Demais Regies, onde dos produtores que tomaram essa modalidade de crdito o fizeram com esta finalidade. importante lembrar que, nessa regio, localiza-se parcela expressiva dos produtores rurais alvo das polticas federais e estaduais de apoio agricultura familiar e de incluso social. As cooperativas e associaes de produtores tm sido importantes para o desenvolvimento da atividade no que diz respeito produo, transformao e comercializao do leite. Porm, o nmero de associados a essas entidades ainda baixo: apenas 47% so cooperados7 e 26% pertencem a algum tipo de associao de produtores rurais. Os maiores nveis de participao foram observados na regio Sudoeste, onde 66% dos produtores so filiados a cooperativas e 35% a associaes.

7 Os dados se referem filiao do produtor a cooperativa, no necessariamente relacionada atividade leiteira.

CARACTERIZAO SOCIOECONMICA DA ATIVIDADE LEITEIRA NO PARAN

21

TIPIFICAO DOS PRODUTORES SEGUNDO O NVEL TECNOLGICO

Os produtores utilizam-se de inmeras e variadas prticas tecnolgicas para produzir leite, as quais definem padres diferenciados de tecnologia. Para precisar melhor essa diferenciao desenvolveu-se, com recursos de anlise multivariada, uma nova classificao que levou em conta um conjunto maior de variveis na determinao do padro tecnolgico, ao mesmo tempo que permitiu identificar as variveis mais importantes para essa diferenciao. Os indicadores foram selecionados por representarem um conjunto de variveis fundamentais para a pecuria leiteira, tais como: produtividade e proporo das vacas em lactao no rebanho leiteiro; raas; benfeitorias; mquinas e equipamentos; procedimentos na ordenha; suplementao alimentar e tipo de reproduo, entre outras (ver apndice). Para cada regio leiteira foram definidos trs grupos de produtores, compreendendo os seguintes nveis tecnolgicos baixo, mdio e alto. As variveis com maior peso na definio dos padres foram: benfeitorias, mquinas e equipamentos, tipo de ordenha e raas leiteiras. Em todas as regies, os produtores classificados no nvel alto de tecnologia representam a menor proporo dos produtores, sendo maior a participao na regio Centro-Oriental (24,5%) e menor nas Demais Regies (16%); nesta ltima regio, mais da metade dos produtores foi classificada no nvel baixo de adoo de tecnologia. No Sudoeste, a maioria dos produtores (43,6%) foi enquadrada no nvel mdio de tecnologia (tabela 5).
TABELA 5 - NVEL DE ADOO DE TECNOLOGIA DOS PRODUTORES DE LEITE, SEGUNDO REGIO SELECIONADA - PARAN - OUTUBRO 2007 PRODUTORES DE LEITE (%) REGIO Total Alto Centro-Oriental Oeste Paranaense Sudoeste Paranaense Demais Regies 2.243 20.731 25.343 51.256 24,5 20,1 20,6 16,0 Mdio 35,7 31,4 43,6 28,3 Baixo 39,8 48,5 35,8 55,7 Nvel de Tecnologia

FONTE: Pesquisa de campo - IPARDES-EMATER NOTA: Dados trabalhados pelo IPARDES.

Os produtores com nvel alto de tecnologia, embora em menor nmero, respondem por praticamente a metade da produo de leite em todas as regies consideradas no estudo. Na regio Centro-Oriental esta proporo mostra-se ainda mais elevada, atingindo 59% do total produzido (tabela 6).
22
SUMRIO EXECUTIVO

TABELA 6 - ESTIMATIVA DA PRODUO DE LEITE ANUAL DOS PRODUTORES DE LEITE, SEGUNDO NVEL DE TECNOLOGIA E REGIO DO ESTADO - PARAN - OUTUBRO 2007 PRODUO DE LEITE ANUAL (1.000 litros) Nvel de Tecnologia REGIO Total Abs. Centro-Oriental Oeste Sudoeste Demais Regies 364.825 531.154 465.541 1.203.205 215.359 258.509 236.551 598.118 Alto % 59,0 48,7 50,8 49,7 Abs. 132.583 179.855 159.497 306.613 Mdio % 36,3 33,9 34,3 25,5 Abs. 16.883 92.791 69.493 298.474 Baixo % 4,6 17,5 14,9 24,8

FONTE: Pesquisa de Campo - IPARDES-EMATER NOTA: Dados trabalhados pelo IPARDES.

Como exemplo da diferenciao existente entre os grupos de produtores segundo o nvel tecnolgico, vale observar os resultados referentes produtividade mdia das vacas em lactao. H uma forte variao deste indicador, cujos valores vo de 6,5 litros/vaca/dia entre os produtores do nvel baixo, nas Demais Regies, a 21,2 litros, no grupo de alta tecnologia, na regio Centro-Oriental (grfico 15).
GRFICO 15 - PRODUTIVIDADE MDIA DAS VACAS EM LACTAO, SEGUNDO NVEL DE ADOO DE TECNOLOGIA, POR REGIO DO ESTADO - PARAN - NOV 2006 - OUT 2007 25 %

20

15

10

FONTE: Pesquisa de campo - IPARDES - EMATER

Em todas as regies, a atividade leiteira constitui importante fonte geradora de renda, particularmente para os produtores que adotam o nvel mais alto de tecnologia. Esta importncia medida atravs da elevada participao da renda do leite na renda da agropecuria, que, para este nvel de tecnologia, atinge, na regio Centro-Oriental, 73,6%, na Sudoeste 56,1%, nas Demais Regies 49,5%, e na Oeste 41,5% (tabela 7).
CARACTERIZAO SOCIOECONMICA DA ATIVIDADE LEITEIRA NO PARAN

23

TABELA 7 - PARTICIPAO DA RENDA DO LEITE NA RENDA DA AGROPECURIA, SEGUNDO NVEL DE ADOO DE TECNOLOGIA E REGIO SELECIONADA - PARAN - NOVEMBRO 2006 - OUTUBRO 2007 PARTICIPAO DA RENDA DO LEITE NA RENDA DA AGROPECURIA (%) REGIO Alto Centro-Oriental Oeste Paranaense Sudoeste Paranaense Demais Regies FONTE: Pesquisa de campo - IPARDES-EMATER 73,6 41,5 56,1 49,5 Nvel de Tecnologia Mdio 53,6 37,1 39,4 28,9 Baixo 55,6 18,9 26,6 35,3

A seguir, tem-se um quadro sntese dos resultados da pesquisa, agrupados por regies.

QUADRO 1 - SNTESE DOS RESULTADOS DA PESQUISA - PARAN E REGIES DO ESTADO - OUTUBRO 2006- NOVEMBRO 2007 continua REGIO DO ESTADO VARIVEL PARAN CentroOriental 2.440 2.243 364.825 15,1 69,1 74,9 48,1 23,9 31,6 129 57,5 46,1 75,0 26,5 45,3 16,9 11,5 77,1 81,4 34,1 49,8 18,3 83,7 53,9 28,8 78,3 42,4 76,5 85,0 54,5 48,5 54,8 Oeste Sudoeste Demais Regies

Nmero de produtores (out.-dez./2007) Total 114.488 Que venderam leite 99.573 Quantidade de leite produzida (1.000 litros - out./2006-nov./2007) 2.564.726 Produtividade mdia diria das vacas em lactao (litros) 10,9 Produtores segundo utilizao de mo-de-obra (%) Somente mo-de-obra familiar 85,1 Com mulheres da famlia na atividade 84,1 rea mdia (hectares) Total 33,4 Com pastagens 16,6 Com lavouras 17,3 Rebanho leiteiro Total de cabeas (mil) 2.852 Nmero mdio de cabeas 28,6 Participao das vacas em lactao (%) Rebanho leiteiro 32,8 Total de vacas 60,3 a Produtores por critrio para 1. cobrio das vacas (%) Nenhum critrio 44,9 Idade 38,2 Peso 9,7 Idade e peso 6,5 Produtores que registram (%) Cobertura/ Inseminao 65,8 Nascimento dos bezerros 60,8 (1) Produtores por tipo de reproduo do rebanho (%) Monta natural no-controlada 53,8 Inseminao artificial 32,6 Monta natural controlada 17,2 (1) Produtores que realizam inseminao, segundo o tipo de smen (%) Holandesa 73,6 Jersey 50,9 Produtores que realizam programao de partos no rebanho (%) 8,8 Produtores segundo intervalo mdio de partos do rebanho entre 12 e 14 meses (%) 58,9 Produtores com perodo mdio de 10 meses de lactao das vacas (%) 33,1 Produtores que vacinaram o rebanho contra: (%) Carbnculo 77,5 Brucelose 72,9 Raiva bovina 30,8 Produtores cujo rebanho apresentou mastite (%) 38,2 Produtores que realizaram o teste da caneca de fundo escuro (%) 31,4

21.876 20.731 531.154 10,4 83,9 90,4 25,1 10,5 12,5 514 24,8 35,9 64,5 34,6 47,7 7,5 10,2 72,8 58,8 46,4 36,2 21,9 80,8 54,9 18,4 67,6 32,9 67,0 70,4 62,4 42,2 43,3

27.691 62.481 25.343 51.256 465.541 1.203.205 9,4 8,5 92,1 94,7 19,1 8,9 9,2 513 20,2 34,4 65,5 47,5 38,8 7,6 6,1 66,3 52,3 40,3 39,3 23,4 64,9 73,6 11,7 62,8 50,6 76,6 67,3 21,4 36,8 23,8
(2)

82,7 76,6 41,2 23,2 16,6 1.696 33,1 30,3 56,1 46,8 33,8 12,1 5,5 62,3 64,9 64,3 27,1 12,1 75,1 32,4 2,7 52,7 24,2 84,3 76,2 21,6 36,9 29,4

24

SUMRIO EXECUTIVO

QUADRO 1 - SNTESE DOS RESULTADOS DA PESQUISA - PARAN E REGIES DO ESTADO - OUTUBRO 2006- NOVEMBRO 2007 concluso REGIO DO ESTADO VARIVEL Produtores por tipo de higienizao dos tetos dos animais na ordenha (%) Faz adequadamente Faz inadequadamente No faz Produtores que utilizam produtos recomendados (%) Desinfeco dos tetos Desinfecco dos equipamentos de ordenha Produtores por principais fontes de gua utilizadas na atividade (%) Mina de gua, fonte crrego, rio ou aude Poo comum Poo artesiano Rede pblica Produtores que nunca realizaram (%) Anlise da qualidade dgua Desinfeco de reservatrio Produtores por tipo de ordenha (%) Manual Mecnica Produtores segundo local da ordenha (%) Sala de ordenha Curral Produtores por principais locais de armazenagem do leite (%) Refriador de expanso Resfriador de imerso Freezer comum Geladeira Lato Produtores com pastagens suficientes Produtores que: (%) Realizam piqueteamento Realizam rotao de pastagens Utilizam o esterco nas pastagens Produtores que: (%) Fazem suplementao alimentar Receberam orientao tcnica para realizar suplementao alimentar Produtores segundo filiao em: (%) Cooperativas Associaes de produtores rurais Sindicatos rurais Produtores que receberam assistncia tcnica na atividade leiteira (%) Produtores que receberam assistncia tcnica por principais prestadores: (1) (%) Emater Prefeituras Cooperativas Produtores por tipo de crdito contratado (%) Custeio Investimento Produtores por principais finalidades do crdito investimento (%) Animais para reproduo Mquinas e equipamentos Produtores por principais fontes de informaes sobre a atividade (1) (%) Televiso Tcnico Vizinho/Amigo/ Parente Indstria/Laticnio Produtores por principais tipos de informaes procuradas (1) (%) Preo Novas tcnicas de produo Oportunidade de mercado Produtores por principais agentes compradores (1) Indstria/Laticnio Cooperativas Produtores por participao da atividade leiteira na renda agropecuria (%) At 25% Maior que 25 at 50% Maior que 50 at 75% Maior que 75% Produtores por principais destinos da receita proveniente da ativ. leiteira (1) (%) Na prpria atividade Manuteno da famlia e da casa FONTE: Pesquisa de campo - IPARDES-EMATER (1) Esta pergunta permitiu mais de uma resposta. (2) O coeficiente de variao para esta estimativa est entre 25% e 50%. (3) O coeficiente de variao para esta estimativa maior que 50%. PARAN CentroOriental 48,9 43,9 7,2 89,6 56,5 51,0 25,4 13,9 (2) 9,7 59,3 19,5 31,0 69,0 32,0 65,1 68,8 7,9 6,3 (2) 7,6 (2) 9,4 47,1
(2) (2)

Oeste 13,6 82,3 4,1 68,0 12,7 46,1 15,4 20,3 18,2 57,8 23,9 48,8 51,5 23,9 70,7 26,4 34,5 25,4 10,6 (2) 3,1 63,6 76,7 58,9 72,2 92,3 39,8 45,7 25,8 31,2 64,7 27,4 17,5 24,6 14,8 21,2 56,3 44,4 79,2 61,3 28,5 36,0 60,0 33,2 31,4 70,2 12,7 25,2 27,6 20,2 27,0 71,8 84,5

Sudoeste 7,3 90,9 1,8 85,0 25,8 70,4 16,3 5,0 8,3 75,9 38,5 57,3 42,7 12,8 79,4 13,6 24,5 49,8 11,0 (3) ... 65,9 67,7 55,2 62,5 84,1 24,4 65,5 34,8 61,4 42,7 48,0 43,6 13,2 9,3 23,3 59,2 48,4 72,4 59,4 39,4 22,3 33,6 47,4 18,4 60,1 26,7 21,9 30,1 21,2 26,7 65,6 96,7

Demais Regies 16,3 65,7 18,0 80,1 47,3 60,4 24,3 10,2 (2) 5,0 72,5 33,8 75,5 24,5 12,9 77,2 28,7 15,1 23,4 11,6 21,2 52,7 61,2 49,9 43,6 90,3 32,8 38,2 23,0 36,0 54,4 50,7 22,0 12,9 9,4 25,7 73,2 31,8 32,5 26,3 16,9 11,4 36,9 33,1 20,3 55,4 21,8 23,7 21,8 11,3 43,2 66,4 87,3

14,2 75,1 10,7 79,2 30,8 59,8 20,5 11,1 (2) 8,7 69,9 32,2 64,2 35,8 15,6 76,1 25,3 21,5 30,1 (2) 11,2 (3) .... 58,2
(2) (2)

66,6 53,1 54,7 89,2 32,6 47,0 26,4 41,2 53,8 42,1 26,1 16,5 10,9 24,1 66,3 38,6 68,9 55,8 33,8 25,0 40,8 36,7 22,2 59,6 21,5
(2) (2)

84,3 49,9 69,1 96,0 43,6 48,5 15,9 22,5 62,6 21,0 5,6 36,7 26,8 22,7 56,7 51,9 66,7 71,9 39,1 19,9 34,8 30,4 22,5 52,0 36,4
(2)

23,3 24,9 (2) 15,6 36,2 67,8 89,1

10,8 13,0 (2) 8,3 67,8 86,5 89,0

CARACTERIZAO SOCIOECONMICA DA ATIVIDADE LEITEIRA NO PARAN

25

ONSIDERAES FINAIS

A Caracterizao Socioeconmica da Atividade Leiteira do Paran mostrou que existe uma grande heterogeneidade entre os produtores de leite do Estado. Participam do mercado tanto produtores com maiores volumes de leite quanto um grande contingente de pequenos produtores que se caracterizam por possuir rebanhos reduzidos e sem melhoramento gentico, alm de baixa tecnologia no processo produtivo. Embora esses ltimos respondam por parcela importante do leite produzido, so os grandes produtores e mais tecnificados os responsveis pela maior parte desse leite no Estado. Uma parcela significativa dos produtores que adotam nvel elevado de tecnologia localiza-se na regio Centro-Oriental, onde as anlises destacaram o elevado grau de desenvolvimento da pecuria leiteira, no encontrando paralelo nacional. Nessa regio, o progresso gentico do rebanho e os ndices de produtividade das vacas ordenhadas so comparveis queles obtidos nos pases em que a atividade leiteira mais desenvolvida, como o Canad. Ou seja, uma situao consolidada, a qual, dado o volume e o nvel tecnolgico de produo j alcanados, dificilmente tende a se alterar num futuro prximo. Este no o caso das regies Oeste e Sudoeste, onde a produo de leite tem crescido mais nos ltimos anos, e onde tambm se tem observado avanos importantes na adoo de tecnologia. O potencial para continuar crescendo grande, uma vez que nessas regies encontram-se segmentos importantes da agricultura familiar, tipo de organizao da produo abundante em mo-de-obra, compatvel com os requerimentos necessrios para o desenvolvimento da atividade leiteira. Por outro lado, as anlises realizadas permitiram identificar tambm alguns pontos que podem dificultar o desenvolvimento do segmento leiteiro paranaense. Um deles refere-se elevada proporo de produtores com animais de raas mestias, que chegam a representar mais da metade do rebanho leiteiro, principalmente entre os pequenos e mdios produtores. A qualidade gentica do rebanho determinante para o aumento da produtividade e da renda na atividade leiteira, pois so os animais com sangue de raas europeias que possuem potencial para melhor responder adoo das tcnicas de manejo do rebanho, das pastagens e suplementao alimentar dos animais. A inseminao artificial, cuja adoo ainda baixa entre os produtores de leite paranaenses, uma alternativa vivel para melhorar a qualidade do rebanho, sobretudo dos

26

SUMRIO EXECUTIVO

pequenos e mdios produtores, pois representa um custo mais baixo do que a aquisio e manuteno de touros nas propriedades. Alguns programas relativos inseminao artificial administrados por prefeituras e cooperativas possuem abrangncia restrita aos municpios e rea de atuao das cooperativas que desenvolvem o programa. Uma soluo de amplitude maior poderia ser a reedio do programa estadual de incentivo prtica da inseminao artificial, desenvolvido pela SEAB, que vigorou at 2002. Sua operacionalizao poderia ocorrer atravs do repasse dos incentivos para as CLAFs (Cooperativa Leiteira da Agricultura Familiar), associaes de produtores e condomnios. Estes ltimos, constitudos especificamente para viabilizar os procedimentos de inseminao artificial do rebanho leiteiro e que, segundo avaliao de tcnicos que atuam no setor, j contam com algumas experincias exitosas no Oeste do Estado. Outra questo a ser considerada diz respeito ao baixo investimento na melhoria e especializao da atividade leiteira, particularmente entre os pequenos produtores. O crdito rural oficial, que poderia representar uma alternativa para superar tal situao, pouco utilizado por esse segmento. Este resultado chama a ateno, levando-se em conta a existncia do Pronaf, que disponibiliza linhas especiais de crdito dirigidas a pequenos produtores rurais que utilizam basicamente a fora de trabalho familiar. Como a maioria dos produtores de leite do Paran formada por pequenos produtores familiares, estes no teriam dificuldades para se enquadrar nas regras para concesso desse crdito oficial. Mesmo assim, parte expressiva desse segmento da produo de leite justifica a no tomada de crdito pelo receio de no poder pagar, por ter rea pequena ou por possuir recursos prprios. Considerando que os recursos do crdito oficial podem significar uma melhoria das condies gerais de produo, as dificuldades ou resistncias para tomar crdito podem ser amenizadas por meio da contratao do crdito em grupos, associaes e pequenas cooperativas de produo, para a aquisio de insumos, mquinas e equipamentos. Um exemplo o caso do resfriador, que, em razo do custo elevado, pode ser adquirido e utilizado em grupo, condio esta prevista na Instruo Normativa 51. Assim, possvel reduzir a elevada proporo de produtores que ainda armazenam o leite em lato, geladeira ou freezer comum, considerados inadequados e menos eficientes para realizar esta tarefa e com reflexos sobre a qualidade do leite. A assistncia tcnica, considerada um fator fundamental para se obter bons resultados na atividade leiteira, tambm apresenta restrio de acesso, uma vez que praticamente metade dos produtores no recebe este servio. A falta de assistncia tcnica impede a troca de conhecimentos e informaes sobre a produo leiteira entre o produtor e o tcnico, alm de reduzir a probabilidade de adoo de novas prticas tecnolgicas que geram inovao. Ou seja, a combinao do uso de novas tecnologias com a assistncia tcnica determinante para a viabilidade tcnica e econmica das exploraes leiteiras, principalmente das pequenas e mdias propriedades.

CARACTERIZAO SOCIOECONMICA DA ATIVIDADE LEITEIRA NO PARAN

27

Para a incluso de maior nmero de produtores de leite aos servios de assistncia tcnica oficial preciso reforar as condies materiais e de pessoal da Emater, mediante contrataes e, principalmente, capacitao de tcnicos para a rea do leite, bem como estabelecer parcerias entre a Emater e outros agentes que atuam no setor, como indstrias e cooperativas, para ampliar e melhorar os sistemas de assistncia tcnica existentes no Estado. Embora ainda existam questes a serem enfrentadas no processo de desenvolvimento da atividade, importante reforar que o Paran alcanou, nos ltimos dez anos, uma extraordinria expanso da produo e da produtividade, as quais superaram as mdias nacionais. Alm disso, ocorrem tambm expressivos avanos na gentica do rebanho e nas prticas de manejo da atividade, que no se concentram apenas na bacia mais desenvolvida do Estado, mas tambm se espraiam para outras bacias leiteiras.

28

SUMRIO EXECUTIVO

A
v1 v2 v3 v4 v5 v6 v7

PNDICE - INDICADORES SELECIONADOS

VARIVEIS SELECIONADAS PARA A REALIZAO DA ANLISE ESTATSTICA MULTIVARIADA PARA DETERMINAO DO NVEL DE TECNOLOGIA DOS PRODUTORES PARANAENSES DE LEITE - OUT 2007 VARIVEL DESCRIO Produtividade - corresponde mdia da prod. de leite por vaca, durante o perodo de lactao. Porcentagem de animais em lactao no rebanho - o nmero de vacas em lactao em relao ao nmero total de vacas. Porcentagem de animais da raa holandesa no total do rebanho leiteiro. Porcentagem de animais da raa jersey no total do rebanho leiteiro. Porcentagem de animais da raa girolando no total do rebanho leiteiro. Porcentagem de animais da raa pardo suo no total do rebanho leiteiro. Benfeitorias() - foram selecionadas 8 benfeitorias consideradas bsicas para a produo de leite. 0 a 8 pontos A imputao da pontuao est vinculada existncia das benfeitorias. Mquinas e equipamentos () - foram selecionadas 12 mquinas ou equipamentos prprios ou alugados bsicos para a produo de alimentao animal. A imputao da pontuao est vinculada existncia das mquinas e equipamentos. Tipo de ordenha 0 a 12 pontos 0 - manual 2 - balde ao p 3 - canalizada 0 - cu aberto 1 - curral rstico 3 - sala de ordenha 0 - lato 1 - freezer/geladeira 2 - resfriador imerso 3 - resfriador expanso 0 - no faz 2 - inverno ou vero 3 - inverno e vero 0 - monta natural 2 - monta natural controlada 3 - inseminao artificial 0 - no realiza 3 - realiza 0 - no realiza 1 - no-adequados 3 - adequados FORMA DE MEDIO/ AGREGAO Litros/vaca/dia % % % % %

v8

v9

v10

Local de ordenha

v11

Local de estocagem

v12

Suplementao alimentar

v13

Tipo de reproduo

v14

Teste da caneca de fundo escuro - utilizado para detectar a mastite nas vacas

v15

Higienizao da ordenha()

FONTE: IPARDES (1) Benfeitorias: sala de ordenha; sala de leite; curral de espera; cocho coberto para sal; boxes para bezerros; silos; esterqueira e estbulo. (2) Mquinas e equipamentos : debulhadeira; ensiladeira, forrageira, triturador para forragem; colhedeira; trator; plantadeira plantio direto; roadeira; distribuidor de esterco; distribuidor de calcrio; carreta e balana. (3) Mtodos de higienizao no adequados : somente lavagem dos tetos; lavagem e secagem dos tetos utilizando a mesma toalha de papel para vrias vacas; lavagem e secagem dos tetos utilizando a mesma toalha de pano para vrias vacas; lavagem e secagem dos tetos utilizando uma toalha de pano para cada vaca; s secagem com toalha de pano/papel. Mtodos de higienizao adequados : lavagem e secagem dos tetos utilizando uma toalha de papel para cada animal, desinfeco e secagem dos tetos usando uma toalha de papel, toalha com desinfetante (sistema ipred).

CARACTERIZAO SOCIOECONMICA DA ATIVIDADE LEITEIRA NO PARAN

29

Anda mungkin juga menyukai