Anda di halaman 1dari 6

CRIMES ELETORAIS INTRODUO Os Crimes Eleitorais vem merecendo ateno maior de estudiosos e doutrinadores, dado os ltimos acontecimentos que

ocorrero e ocorre em nosso cenrio poltico. Essa ateno fruto da conscientizao da importncia do Direito Eleitoral, como consolidao de nosso Estado de Direito e das plenas liberdades democrticas, especialmente as consagradas com a promulgao da Constituio Federal de 1988. A sistematizao e anlise dos Crimes Eleitorais no tarefa fcil, j que no h regras prprias de processamento judicirio, a no umas poucas no Cdigo Eleitoral e em outras raras leis que regem o tem. Assim, as regras de Direito Processual Penal e Direito Penal so aplicadas subsidiariamente aos Crimes Eleitorais, como forma de interpretar e integrar as normas que regem o tema. Desse modo, procura-se nesse texto fornecer uma informao clara e precisa ao leitor sobre os Crimes Eleitorais, a competncia para apur-los e julg-los, os procedimentos de apurao e as partes legitimas para agir. 1. O QUE SO CRIMES ELEITORAIS Crimes eleitorais so atitudes anti-sociais lesivas regra jurdica preestabelecida, sendo que essas atitudes so vinculadas aos atos eleitorais, isto , do alistamento do eleitor diplomao do eleito. Unnime o entendimento de que so considerados crimes eleitorais os que buscam atingir as eleies emqualquer das suas fases, desde a inscrio do eleitor at a sua diplomao. O crime eleitoral, doutrinariamente, uma espcie do crime poltico. Estes podem englobar os crimes contra a segurana do Estado e os crimes eleitorais, que so atentatrios lisura dos atos eleitorais, ou praticados com objetivos eleitorais. Segundo Fvila Ribeiro[1], "os crimes polticos dividem-se em duas categorias, estando a primeira ocupada pelos crimes contra a segurana nacional e a ordem poltica e social; e a segunda referir-se-ia aos crimes eleitorais". Sobre os crimes polticos, explica Cludio Pacheco[2]: "De um modo geral, pode-se indicar como crimes polticos aqueles que se dirigem contra a segurana do Estado e a integridade das suas instituies polticas. Consideram-se nesta categoria tanto os crimes praticados contra a ordem polticas da Unio, como os que sejam praticados contra a ordem poltica dos Estados, do Distrito Federal, dos Territrios e dos Municpios. Quando falta uma definio ou mesmo uma discriminao legal de crime poltico, a doutrina tem encontrado dificuldades em estabeler esta noo"

Desse modo acredita-se que por atingirem diretamente a ordem poltica do Estado, os crimes eleitorais so classificados como espcie do gnero crimes polticos, que so os crimes dirigidos contra a ordem poltica e social do Estado. Nesse sentido, destaca Nelson Hungria, "crimes eleitorais, exatamente apreciados so, por conseqncia, crimes contra o Estado ou contra a Ordem Pblica"[3] Importante ressaltar que os crimes eleitorais no esto vinculados ao Direito Penal Comum. Os crimes e as penas, o processo de apurao, desde a denncia at o trnsito em julgado, esto disciplinados nas leis eleitorais, dentre quais podemos citar: o Cdigo Eleitoral, a Lei de Inegelibilidades, Lei Geral das Eleies (Lei Complementar n. 64/90) e a Lei dos Partidos Polticos. Ao se analisar os Crimes Eleitorais, deparamos-nos com duas indagaes: ou a imputao do delito penalmente atpica, e, assim, no h justa causa para desencadear o processo; ou o fato se enquadra perfeitamente dentro dos tipos proibitivos das normas eleitorais, caracterizando dolo suficiente para dar prosseguimento ao processo a fim de apurar, identificar e punir aos autores e a, ou a acusao procede ou no procede. Jos Joel Cndido entende que ''se a ao do agente for manifestamente com escopo eleitoral, eleitoral ser o crime; caso contrrio, o crime ser comum''[4]. Forte corrente doutrinria entende que os crimes eleitorais so crimes ''especiais'', por no estarem contemplados nem no Cdigo Penal, nem no Cdigo de Processo Penal. O Superior Tribunal Federal entende que ''os crimes eleitorais incluem-se entre os crimes comuns''[5], e esta a orientao jurisprudencial firme. No se situa entre os demais crimes polticos, como os relacionados com a segurana nacional e, portanto, no tm nem o rito processual nem as penalidades a estes relativas. Como toda legislao penal, a legislao penal eleitoral tem uma srie de dispositivos de cunho geral, em seguida elenca os crimes eleitorais e as penalidades respectivas, e finalmente trata do processo das infraes. Alm disso, existe o aspecto do uso dos meios de comunicao de massa para o cometimento de crimes eleitorais, quando o Cdigo Eleitoral assim preceitua: ''Art. 288 ''Nos crimes eleitorais cometidos por meio da imprensa, do rdio ou da televiso, aplicam-se exclusivamente as normas deste Cdigo e as remisses a outra lei nele contempladas''. 1. A COMPETENCIA PARA APURAO DOS CRIMES ELEITORAIS A polcia judiciria encarregada de investigar os crimes eleitorais a Polcia Federal, embora, admite-se a atuao conjunta da Polcia Civil e at mesmo da Polcia Militar por solicitao da Polcia Federal, requisio da Justia Eleitoral ou at mesmo de ofcio (Dec.-lei n. 1.064/69, Decreto Federal n. 73.332/73 e Resoluo TSE n. 11.494/82.).

Em regra a denncia ou a queixa subsidiria pertinente a crime eleitoral dever ser apresentada ao juiz eleitoral do lugar do crime, observadas as regras do artigo 6. do Cdigo Penal[6]. Assim, qualquer cidado que tiver conhecimento de infrao penal eleitoral dever comunicla ao juiz eleitoral da zona onde a mesma se verificou, e esse remeter a notcia ao Ministrio Pblico. Caso o autor do delito desfrute de prerrogativas funcionais, o processo e o julgamento ser deslocado do Juiz Eleitoral para o Tribunal Regional Eleitoral, caso o crime eleitoral seja praticado por um Juiz Eleitoral, um promotor eleitoral ou um prefeito; para o Superior Tribunal Judicirio, caso o crime eleitoral seja praticado por um governador; ou para o Supremo Tribunal Federal, caso o do crime eleitoral seja praticado pelo Presidente da Repblica, Deputado Federal ou Senador. O rito do processo nos tribunais, segundo prevalece na jurisprudncia, o da Lei n. 8.038/90 por fora da Lei n. 8.658/93). Essa regra de competncia tambm ser observada nos casos de habeas corpus, cuja matria verse sobre crimes eleitorais. De acordo com o artigo 53 da Constituio Federal, na redao da Emenda Constitucional n. 35, de 20.12.2001, os Deputados Federais e os Senadores so inviolveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opinies palavras e votos (inviolabilidade denominada imunidade material ou real). O 3. do artigo 53 da Constituio Federal, por sua vez, alterou as regrasda imunidade processual (formal) e passou a estabelecer uma espcie de moratria processual. Com isso, dispensou a prvia autorizao da casa legislativa para o recebimento de denncia contra deputado (federal ou estadual) ou senador. Pelas novas regras, ao receber a denncia contra deputado ou senador, por crime ocorrido aps a diplomao, o Supremo Tribunal Federal, ou o Tribunal de Justia no caso de deputado estadual, dar cincia casa legislativa a que pertence o parlamentar. 1. A AO PENAL PBLICA Os crimes eleitorais so julgados mediante ao penal pblica incondicionada (artigo 355 do Cdigo Eleitoral), jque o Estado o principal sujeito passivo dos delitos de tal natureza. Deferido o pedido de arquivamento do inqurito policial, no cabe recurso, nos termos da Smula n. 524 do Supremo Tribunal Federal. Caso discorde do pedido de arquivamento, o juiz eleitoral dever remeter as peas ao Procurador Regional Eleitoral, e no ao Procurador-Geral de Justia, que poder insistir no pedido de arquivamento, caso em que o juiz dever arquivar o expediente, oferecer denncia ou designar outro promotor para oferec-la (artigo357 do Cdigo Eleitoral). No entanto, possuindo desde logo elementos suficientes para ofertar a denncia, o Ministrio Pblico poder dispensar o inqurito policial. O Ministrio Pblico no est obrigado a informar a fonte de suas informaes.

O prazo para o oferecimento da denncia de dez dias, esteja o acusado preso ou solto, e, em regra, a competncia para o seu julgamento do juiz eleitoral. A denncia ofertada pelo Ministrio Pblico desde logo deve especificar as testemunhas, em nmero de cinco, crimes punidos com pena de multa e/oudeteno, ou oito, crimes punidos com pena de recluso. No h previso de interrogatrio, o qual poder ser facultado pelo juizeleitoral ao acusado. Recebida a denncia, o acusado citado para contestar emdez dias, seguindo-se com a colheita dos depoimentos das testemunhas e com asalegaes finais (arts. 355 a 364 do CE). No havendo pena expressamente prevista, aplicam-se os prazos mnimosprevistos no artigo 284 do Cdigo Eleitoral, ou seja, 15 dias para os crimes punidos comdeteno, e um ano para os crimes punidos com recluso. A execuo da pena por crime eleitoral ser realizada pelo Juzo dasExecues Criminais, nos termos da Smula n. 192 do Superior Tribunal deJustia. O acompanhamento de medidas suspensivas decorrentes do artigo 89 daLei n. 9.099/95 feito pelo prprio Juzo eleitoral (Juzo processante), conformedecidiu o Superior Tribunal de Justia no Conflito de Competncia n. 18.673,DJU de 19.5.1997. Durante os efeitos da condenao, o sentenciado fica com seus direitos polticos suspensos (artigo 15, inciso III, da Constituio Federal). Quanto aos direitos polticos passivos (elegibilidade), h que se observarque os condenados criminalmente, com sentena transitada em julgado, pela prtica de crimes contra a economia popular, a f pblica, a administrao pblica, o patrimnio pblico, o mercado financeiro, por crimes eleitorais e portrfico de entorpecentes, permanecero inelegveis por trs anos aps o cumprimento da pena (artigo 1. , inciso I, alnea "e", da Lei Complementar n.64/90). Das sentenas condenatrias ou absolutrias cabe recurso, normalmente denominado apelao criminal, no prazo de dez dias (artigo 362 do CE). Esserecurso o nico com efeito suspensivo. Contra as decises previstas no artigo 581 do Cdigo de Processo Penal, cabe o recurso em sentido estrito, no prazo de cinco dias. Em face das decises do Tribunal Regional Eleitoral cabem recurso especial (artigo 121, 4., incisos I e II, da Constituio Federal) ou recursoordinrio (artigo 121, 4., inciso V, da Constituio Federal), no prazo de trs dias. Contra deciso do Presidente do Tribunal Regional Eleitoral que negue seguimento ao recurso especial cabe agravo de instrumento, em trs dias (artigo 279 do CE). Contra as decises do Tribunal Superior Eleitoral cabem recurso extraordinrio ou recurso ordinrio (se deciso denegatria de habeas corpus oumandado de segurana), em trs dias.

No processo e julgamento dos crimes eleitorais e dos crimes comuns que lhe forem conexos, assim como nos recursos e na execuo que lhes digam respeito, aplicar-se-, como lei subsidiria ou supletiva, o Cdigo de Processo Penal (artigo 364 do CE). 1. A AO PENAL PRIVADA SUBSIDIRIA DA PBLICA Como bem leciona o Professor Fvila Ribeiro [7], que "a regra do artigo 355 do Cdigo Eleitoral no mais prevalece em termos absolutos, diante do que vem estipuladono artigo 5., inciso LIX, da Constituio Federal, que admite ao privada nos crimes eleitorais caso a ao pblica no seja intentada no prazo legal. De acordo com o inciso LIX do artigo 5. da Constituio Federal, ser admitida ao penal privada nos crimes de ao penal pblica, se esta no for intentada no prazo legal. A ao penal, em regra, pblica incondicionada. Prevalece o interesse doEstado e o Ministrio Pblico oferece a denncia, independentemente do interesse da vtima. Conforme estabelece o artigo 129, inciso I, da Constituio Federal, compete privativamente ao Ministrio Pblico promover a ao penal pblica, naforma da lei. No entanto, o inciso LIX do artigo 5. da Constituio Federal e alei infraconstitucional (artigo 29 do CPP e artigo 100, 3., do CP) admitem aao penal privada nos crimes de ao pblica, se esta no for intentada pelo Ministrio Pblico no prazo legal. Prevalece o entendimento segundo o qual s cabe a ao penal privadasubsidiria da pblica, a queixa subsidiria ofertada pelo ofendido por seu advogado, e que deve conter os mesmos elementos de uma denncia, nos casos de inrcia do Ministrio Pblico, ou seja, se o Ministrio Pblico, no prazo que lhe concedido, no oferecer denncia, no requerer diligncias e no pedir o arquivamento das peas de representao ou do inqurito policial. O Supremo Tribunal Federal j decidiu que cabe a ao penal privada subsidiria da pblica, caso o Ministrio Pblico s se pronuncie pelo arquivamento aps o prazo legal (RT 575/478 e 647/345). O prazo para apresentao da queixa subsidiria, salvo expressa disposio em contrrio, de seis meses, contados do dia em que se esgotar o prazo para o oferecimento da denncia, sob pena de decadncia (causa de extino da punibilidade), nos termos do artigos 103 do Cdigo Penal e 38 do Cdigo de Processo Penal. Como o Ministrio Pblico deve acompanhar todos os termos do processo e retom-lo caso o querelante seja negligente, no h que falar em perempo (perda do direito de demandar em face da inrcia do querelante nas aes exclusivamente privadas artigo 60 do CPP) nas aes decorrentes de queixa subsidiria. Recebida a denncia, o acusado citado para contestar em dez dias, seguindo-se com a colheita dos depoimentos das testemunhas e as alegaesfinais com prazo de cinco dias para cada uma das partes (arts. 355/364 do Cdigo Eleitoral). 1. CONCLUSO

Os Crimes Eleitorais, assim como qualquer outro delito criminal deve ser punido com a devida rigorosidade pela autoridade competente, seja ela judiciria ou policial. Essa rigorosidade deve ser compatvel com o prejuzo causado pela conduta criminosa, haja vista que na maioria dos tipos penais eleitorais o dano estende-se a toda a sociedade e a organizao do Estado Democrtico de Direito. Ressalte-se que a maioria dos Crimes Eleitorais so cometidos ou envolvem indivduos com imunidade e privilgios polticos, ou pessoas que exercem cargos pblicos e por isso detm um certo grau de poder. No entanto, necessrio romper esse poder e demonstrar que o Estado Democrtico de Direito mais forte. Para tanto necessrio uma aplicao mais rgida da legislao no sentido de coibir a prtica de novos delitos, e conscientizar a populao da necessidade de denunciar os criminosos eleitorais. Assim, somente com a efetiva e real aplicao da justia poderemos evitar a sensao de impunidade que reina entre os indivduos que cometem os Crimes Eleitorais.

Anda mungkin juga menyukai