Anda di halaman 1dari 14

A RELAO ENTRE DIREITO E IDEOLOGIA NO GOLPE DE 64 Glayton Robert Ferreira Fontoura RESUMO

Este artigo procura trazer de forma suscinta e resumida os conceitos bsicos de Direito e Ideologia e a sua interrelao na criao e manuteno da vida estatal enfocando, de forma particular, a imposio do regime de exceo promovido pelo golpe militar (tambm chamado de revoluo) instaurado no Brasil em 31 de maro de 1964.
1

PALAVRAS-CHAVE:
Direito, ideologia, golpe de Estado de 64

ABSTRACT
This article seeks to bring and succinctly summarized the basic concepts of law and their interrelationship and Ideology in the creation and maintenance of state life focusing so particular, the imposition of the emergency regime promoted by the military coup (also called "revolution") introduced in Brazil in March 31, 1964

KEY WORDS:
Law, ideology, coup d'etat of 64.

Bacharel em Direito pela UNIASSELVI/FAMEBLU. Ps-graduado em Direito Constitucional pela Universidade Anhanguera-UNIDERP.

CONCEITUAO PRELIMINAR

Tidas como disciplinas fundamentais em qualquer curso jurdico, no estudo da Sociologia e da Filosofia do Direito que teremos um primeiro contato com as relaes existentes entre o Direito e a Ideologia. Para iniciar tal estudo, evidentemente preciso que se saiba a sua origem histrica e que haja conceitos bem definidos do que seja uma e outra categoria para que, num segundo momento, possam ser relacionados entre si. Marilena Chau (2001, p. 25), a renomada professora no curso de Filosofia da USP, ao lecionar sobre a origem do termo, ensina que
O termo ideologia aparece pela primeira vez na Frana, aps a Revoluo Francesa (1789), no incio do sculo XIX, em 1801, no livro de Destutt de Tracy, Elments dIdologie (elementos de Ideologia). Juntamente com o mdico Canabis, com De Grando e Volney, Destutt de Tracy pretendia elaborar uma cincia da gnese das idias, tratando-as como fenmenos naturais que exprimem a relao do corpo humano, enquanto organismo vivo, com o meio ambiente.

Neste mesmo sentido leciona Diego Prezzi Santos (2006), dando um alcance ainda maior ao conceito e j o posicionando em outro momento histrico, relacionando-o com o que h atualmente como conceito de Ideologia, escrevendo que:
A palavra ideologia foi criada no comeo do sculo XIX para se referir a uma teoria geral das idias. Karl Marx, por sua vez, foi quem se utilizou dela em seu livro A ideologia Alem, escrito com Friedrich Engels, em um sentido voltado para a poltica e a colocando como a idia de que a ideologia criada por uma classe para dominar outra.

Certamente, houve um momento na histria em que o conceito dominante de Ideologia deixou de ser aquele inicial do mero estudo das idias passando a representar um grupo de idias racionalmente formuladas com o objetivo intencional de manipular uma grande massa de pessoas, transformando-se, nas palavras de Roberto Lyra Filho (1999, p. 16) em uma crena falsa, uma evidencia no refletida que traduz uma deformao inconsciente da realidade. Este momento crucial para o estudo do conceito de Ideologia foi proporcionado por Napoleo Bonaparte que, num discurso ao Conselho de Estado em 1812, segundo o ensinamento de Chau (2001, p. 27), declarou que:

Todas as desgraas que afligem nossa bela Frana devem ser atribudas ideologia, essa tenebrosa metafsica que, buscando com sutilezas as causas primeiras, quer afundar sobre suas bases a legislao dos povos, em vez de adaptar as leis ao conhecimento do corao humano e s lies da histria

Esta conceituao, segundo, ainda, o ensinamento de Chau (2001, p. 28), ser tambm utilizada por Karl Marx que, nas palavras da professora:
conservar o significado napolenico do termo: o idelogo aquele que inverte as relaes entre as idias e o real. Assim, a ideologia, que inicialmente designava uma cincia natural da aquisio, pelo homem, das idias calcadas sobre o prprio real, passa a designar, da por diante, um sistema de idias condenadas a desconhecer sua relao real com a realidade.

Chega-se, desta forma, ao conceito-chave mais utilizado atualmente para a Ideologia. A partir dele muitos outros surgem todos os dias mantendo, contudo, a sua essncia. o caso, por exemplo, do conceito dado por Lyra Filho (1999, p. 17-18) onde explica de forma detalhada este conceito-chave, escrevendo o seguinte:
a ideologia cegueira parcial da inteligncia entorpecida pela propaganda dos que a forjaram. O discurso competente, em que a cincia se corrompe a fim de servir dominao, mantm ligao inextrincvel com o discurso conveniente, mediante o qual as classes privilegiadas substituem a realidade pela imagem que lhes favorvel, e tratam de imp-la aos demais, com todos os recursos de que dispem (rgos de comunicao de massas, ensino, instrumentos especiais de controle social de que participam e, claro, com forma destacada, as prprias leis)

Destacado o conceito de Ideologia, preciso ainda tratar do conceito de Direito, sem o qual no ser possvel costurar a necessria relao entre ambos para fundamentao deste trabalho. O professor Andr Franco Montoro (1999, p. 29-61) traz em sua clssica obra, Introduo Cincia do Direito, o seu conceito dentro do preceito epistemolgico, bem como as diversas origens morfolgicas do vocbulo e o seu amplo sentido alcanado. Ser utilizado nesta pesquisa, contudo, a explicao mais sucinta trazida por Frederico Abraho de Oliveira (1996, p. 73) que diz:
Os romanos designavam o que hoje entendemos por Direito, com o vocbulo Jus, advindo do latim e associado idia de poder divino, ordem divina, decorrendo da aquilo que ordenado por uma autoridade.

O vocbulo Direito remanesce do latim directum, com o sentido de reto, de acordo com um traado reto, ou ainda, conforme o regramento.

Oliveira traz ainda o conceito dado por outros autores de renome dizendo que, segundo Nietzsche, o Direito a vontade de perpetuar uma determinada situao de poder (1996, p. 78). Alm disso, traz tambm os seguintes conceitos:
Direito a arte do bem e do eqitativo. (ULPIANO. De justitia et jure, D-50, I). Direito a proporo real e pessoal de homem para homem, que conserva a sociedade, mas que, destruda a destri. (DANTE ALIGHIERI. De monarchia, II, 5, I). Direito o conjunto das condies segundo as quais o arbtrio de cada um pode coexistir com o arbtrio dos outros, de acordo com uma lei geral de liberdade. (KANT. Introduo teoria do Direito.) Direito a vinculao bilateral-atributiva da conduta humana para a realizao ordenada dos valores de convivncia. (REALE, Miguel. Filosofia do Direito. So Paulo, 5 ed., 1969.) Para Norberto Bobbio, entre os vrios significados do vocbulo Direito, quatro principais enfoques devem estar presentes: a) o Direito como o ordenamento normativo; b) convergncia entre ordenamento jurdico e poder estatal na filosofia poltica moderna; c) a supremacia da lei; d) poder legal e poder de direito (78-80).

Tendo, portanto, definido os principais conceitos de Ideologia e de Direito, criam-se as possibilidades de serem traadas as relaes existentes entre eles. Ora, sendo a Ideologia um conjunto de idias articuladas com o fim de manipular a sociedade em prol de um projeto de poder e sendo o Direito o instrumento regulador da vida em sociedade, evidencia-se a a estreita relao havida entre um e outro no sentido de que, nos Estados onde so adotados o regime democrtico, o plano de governo nada mais que a aplicao de um determinado programa partidrio de governo que, se aprovado pelo Congresso Nacional (tambm este formado por membros de partidos que se identificam ou no com a linha ideolgica adotada pelo Poder Executivo), tornam-se leis que formam o tecido jurdico que rege toda a sociedade. Carlos Simes (1994, p. 29) explicita muito bem este entendimento quando ensina que em Marx, ... o direito uma forma especfica de a classe dominante impor seus interesses, distinta da represso. Mais frente Simes (1994, p. 30) explica, ainda, que

Lnin, em O Estado e a Revoluo e em textos esparsos, evidenciou que o direito pode ser instrumento a servio de todo o povo. Fundamentou a tese de que o Estado e, portanto, o direito, tinha uma tarefa a cumprir no socialismo. Tambm Ben-Hur Rava (2006) se manifesta neste sentido ao escrever:
No h como deixar de considerar que o Direito, sendo obra da racionalidade, deve estar comprometido com uma determinada categoria ideolgica com vistas a alcanar o poder e, de certo modo, lutar pela sua conservao para que possa afastar o perigo do conflito, instaurando uma modalidade de dominao.

E ainda, mais adiante, salienta que:


A linguagem e, mais especificamente, a linguagem jurdica est a servio do status quo do Estado e do poder, que usam do Direito como uma espcie de adaptador social da realidade s suas finalidades ideologizadas que se apresentam escondidas ou reprimidas.

Alm da relao poltica havida entre a Ideologia e o Direito, pode-se afirmar haver tambm o que se convenciona chamar de ideologia jurdica, que seria a forma de pensamento dominante entre os magistrados que, com o tempo, fazem surgir linhas de pensamentos mais ou menos harmnicos entre si a partir de temas similares. Segundo Santos (2006), as elaboraes e conceituaes do que seria legal ou no, do que de direito ou no, numa modernidade em que o sistema legal codificado e positivado as formas de leis so, indiscutivelmente, pautadas por tais pressupostos de manipulao. Sobre este aspecto, alis, assim se expressa Simes (p. 12):
a teoria de um jurista que se pretenda neutro, imune parcialidade, por entender que os princpios em que se baseia so lgicos, universais e imparciais, constitui-se numa ideologia como qualquer outra, uma concepo em confronto com as demais e, portanto, parte de um conjunto ideolgico conflitivo existente acerca de determinada questo.

Demonstrada a inequvoca relao havida entre a Ideologia e o Direito, evidencia-se que o resultado por ela pretendido seja, em ltima anlise, a obteno do Poder Poltico. neste sentido que Santos se manifesta ao escrever:
Os governos institudos ao longo da histria humana foram constitudos com base em diversos fatores. Dentre os quais se destacam: cultura, momento histrico, surgimento de lideranas e ideologia predominante.

O Direito, bem como a sociedade em geral, no foge a regra e vitimado por, ora sutis ora gritantes, intentos ideolgicos. Tais situaes condicionaram, de forma clara, mudanas nos ordenamentos jurdicos alcanados por tais idias, dessa forma, constituindo parcialidade de carter indiscutvel.

Firma-se, portanto, definitivamente o entendimento defendido no qual o Direito utilizado como instrumento ideolgico para a manuteno do Poder Poltico nas palavras da professora Chau (2001, p. 83):
Atravs do Estado, a classe dominante monta um aparelho de coero e de represso social que lhe permite exercer o poder sobre toda a sociedade, fazendo-a submeter-se s regras polticas. O grande instrumento do Estado o Direito, isto , o estabelecimento das leis que regulam as relaes sociais em proveito dos dominantes. Atravs do Direito, o Estado aparece como legal, ou seja, o Estado de direito. O papel do Direito ou das leis o de fazer com que a dominao no seja tida como uma violncia, mas como legal, e por ser legal e noviolenta deve ser aceita. A lei direito para o dominante e dever para o dominado. Ora, se o Estado e o Direito fossem percebidos nessa realidade real, isto , como instrumentos para o exerccio consentido da violncia, evidentemente ambos no seriam respeitados, e os dominados se revoltariam. A funo da ideologia consiste em impedir essa revolta fazendo com que o legal aparea para os homens como legtimo, isto , como justo e bom. Assim, a ideologia substitui a realidade do Estado pela idia do Estado ou seja, a dominao de uma classe substituda pela idia de interesse geral encarnado pelo Estado. E substitui a realidade do Direito pela idia do Direito ou seja, a dominao de uma classe por meio das leis substituda pela representao ou idias dessas leis como legtimas, justas, boas e vlidas para todos

O resultado desta equao, como se tem demonstrado, a instituio da regulao da sociedade atravs de certos marcos ideolgicos firmado por governos que, desta forma, detm o poder poltico. A atuao dos governantes, por seu turno, feita com o objetivo de perpetuar o seu prprio projeto poltico vinculando-o cada vez mais a este poder. Desta forma, a Repblica brasileira, ao longo de seus 123 anos de durao, tem acompanhado peridicos golpes de Estado e revolues patrocinadas, no pela grande parcela da sociedade oprimida, como foi o caso das revolues francesa em 1789 e russa em 1917, mas sim por parte do prprio aparelho estatal que, descontente com os rumos que eram dados pelos chefes de governo de ento, promovia a sua queda sempre em nome da democracia e do desenvolvimento do povo brasileiro, a comear pela prpria proclamao da Repblica constituda atravs de um golpe de Estado promovido por parte do exrcito brasileiro contra o imprio de Dom Pedro II.

IDEOLOGIA E DIREITO NO GOLPE DE 64

No foi diferente em 31 de maro de 1964. Descontentes com os rumos que j h anos vinham sendo dados poltica brasileira desde o governo de Juscelino Kubitschek e com a popularidade do Vice-presidente Joo Goulart, o alto comando do exrcito brasileiro aliado a setores da elite conservadora nacional tentou, atravs de vias institucionais com a instaurao do parlamentarismo como novo sistema de governo no Brasil, inviabilizar a sua posse que deveria se dar, por ocasio da misteriosa e mal explicada renncia de Jnio Quadros, no momento de seu retorno da viagem oficial que fazia Repblica Popular da China. Joo Goulart s pde tomar posse do cargo de Presidente da Repblica mediante o compromisso formal de respeitar o novo regime de governo, porm, pouco depois de assumir, props um plebiscito no qual a populao escolheria entre o parlamentarismo implantado ou o presidencialismo, ento extinto. Foi por ampla maioria e graas principalmente s suas propostas de base que Joo Goulart conseguiu que o Brasil, pelas vias democrticas, retornasse ao regime presidencialista, irritando os altos oficiais da Escola Superior de Guerra que encaravam o seu governo como uma forma de levar o pas ao comunismo que vinha ganhando adeptos por todo o mundo e em particular na Amrica Latina. Assim, atravs de um golpe militar, chamado de Revoluo de 64, teve o seu mandato cassado e o pas passou, ento, a pr em prtica o plano de manuteno do poder poltico engendrado pela Escola Superior de Guerra, rgo do alto comando do Exrcito Brasileiro. Como dito acima, a justificativa ao que fora dado o nome de Revoluo no poderia ter sido outra, seguindo a tradio, que no o interesse e a vontade da nao demonstrado firmemente no prembulo do Ato Institucional (N 1) que, apesar de extenso, merece aqui a sua transcrio:
indispensvel fixar o conceito do movimento civil e militar que acaba de abrir ao Brasil uma nova perspectiva sobre o seu futuro. O que houve e continuar a haver neste momento, no s no esprito e no comportamento das classes armadas, como na opinio pblica nacional, uma autntica revoluo. A revoluo se distingue de outros movimentos armados pelo fato de que nela se traduz, no o interesse e a vontade de um grupo, mas o interesse e a vontade da Nao.

A revoluo vitoriosa se investe no exerccio do Poder Constituinte. Este se manifesta pela eleio popular ou pela revoluo. Esta a forma mais expressiva e mais radical do Poder Constituinte. Assim, a revoluo vitoriosa, como Poder Constituinte, se legitima por si mesma. Ela destitui o governo anterior e tem a capacidade de constituir o novo governo. Nela se contm a fora normativa, inerente ao Poder Constituinte. Ela edita normas jurdicas sem que nisto seja limitada pela normatividade anterior sua vitria. Os Chefes da revoluo vitoriosa, graas ao das Foras Armadas e ao apoio inequvoco da Nao, representam o Povo e em seu nome exercem o Poder Constituinte, de que o Povo o nico titular. O Ato Institucional que hoje editado pelos Comandantes-em-Chefe do Exrcito, da Marinha e da Aeronutica, em nome da revoluo que se tornou vitoriosa com o apoio da Nao na sua quase totalidade, se destina a assegurar ao novo governo a ser institudo, os meios indispensveis obra de reconstruo econmica, financeira, poltica e moral do Brasil, de maneira a poder enfrentar, de modo direto e imediato, os graves e urgentes problemas de que depende a restaurao da ordem interna e do prestgio internacional da nossa Ptria. A revoluo vitoriosa necessita de se institucionalizar e se apressa pela sua institucionalizao a limitar os plenos poderes de que efetivamente dispe. O presente Ato institucional s poderia ser editado pela revoluo vitoriosa, representada pelos Comandos em Chefe das trs Armas que respondem, no momento, pela realizao dos objetivos revolucionrios, cuja frustrao esto decididas a impedir. Os processos constitucionais no funcionaram para destituir o governo, que deliberadamente se dispunha a bolchevizar o Pas. Destitudo pela revoluo, s a esta cabe ditar as normas e os processos de constituio do novo governo e atribuir-lhe os poderes ou os instrumentos jurdicos que lhe assegurem o exerccio do Poder no exclusivo interesse do Pais. Para demonstrar que no pretendemos radicalizar o processo revolucionrio, decidimos manter a Constituio de 1946, limitando-nos a modific-la, apenas, na parte relativa aos poderes do Presidente da Repblica, a fim de que este possa cumprir a misso de restaurar no Brasil a ordem econmica e financeira e tomar as urgentes medidas destinadas a drenar o bolso comunista, cuja purulncia j se havia infiltrado no s na cpula do governo como nas suas dependncias administrativas. Para reduzir ainda mais os plenos poderes de que se acha investida a revoluo vitoriosa, resolvemos, igualmente, manter o Congresso Nacional, com as reservas relativas aos seus poderes, constantes do presente Ato Institucional. Fica, assim, bem claro que a revoluo no procura legitimar-se atravs do Congresso. Este que recebe deste Ato Institucional, resultante do exerccio do Poder Constituinte, inerente a todas as revolues, a sua legitimao. Em nome da revoluo vitoriosa, e no intuito de consolidar a sua vitria, de maneira a assegurar a realizao dos seus objetivos e garantir ao Pas um governo capaz de atender aos anseios do povo brasileiro, o Comando Supremo da Revoluo, representado pelos Comandantes-em-Chefe do Exrcito, da Marinha e da Aeronutica resolve editar o seguinte.

Assim, portanto, formalizou-se a tomada do poder legtimo por fora de um golpe de Estado que deixou clara a sua inteno de utilizar todos meios

para manter o Brasil dentro de um marco ideolgico considerado por estas foras como o ideal contra o que chamavam de bolchevizao do Estado. O professor Roberto Diniz Saut (2005, p. 117) assim descreve o episdio:
O golpe de 1964 vence (...) sob a argumentao de uma democracia salvadora, mas que na verdade torna evidente a tendncia de se fazer vencer a prtica da Doutrina de Segurana Nacional, nascida esta nos laboratrios poltico-ideolgicos norte-americanos, no perodo ps 2 Guerra Mundial. [...] As Foras Armadas (...) vinham numa tradio de conceituarem-se como integradas vida poltica nacional, e, achando-se normalmente como um dos modelos de solues polticas ao pas.

O ato institucional dava ao Presidente da Repblica uma incrvel margem de manipulao sobre os demais poderes constitudos, ao passo que, j em sua justificativa, coloca o prprio Congresso Nacional sob o seu jugo e decreta em seu artigo 7 a suspenso, por seis meses, das garantias constitucionais ou legais de vitaliciedade e estabilidade, pondo, portanto, em risco a carreira de qualquer magistrado que neste perodo ousasse questionar a legalidade daquele ato. Neste sentido, Sader (apud SAUT 2005, p. 125) utiliza-se da ratificao do Marechal Castelo Branco como o pirmeiro Presidente do perodo revolucionrio para descrever a subordinao do parlamento, bem como a anulao do Poder Judicirio como instncia de defesa do Estado de Direito sendo corroborado nesta idia por Germano (apud SAUT 2005, p. 125), que assim se posiciona:
No Brasil, a partir de 1964, o Estado caracteriza-se pelo elevado grau de autoritarismo e violncia. Alm disso, pela manuteno de uma aparncia democrtico-representativa, uma vez que o Congresso no foi fechado definitivamente (embora tenha sido mutilado) e o Judicirio continuou a funcionar, ainda que como apndice do Executivo

Alm disso, investiu-se o Poder Executivo da prerrogativa de poder livrar-se daqueles que lhe fizessem qualquer tipo de oposio incluindo neste novo ordenamento jurdico a possibilidade prevista no seu artigo 10, cujo teor o seguinte:

No interesse da paz e da honra nacional, e sem as limitaes previstas na Constituio, os Comandantes-em-Chefe, que editam o presente Ato, podero suspender os direitos polticos pelo prazo de 10 (dez) anos e cassar mandatos legislativos federais, estaduais e municipais, excluda a apreciao judicial desses atos. (grifo nosso)

De fato, o absolutismo perpetrado pelo governo militar durante todo o perodo do estado de exceo manteve sob o jugo de seu poder todos os mecanismos reguladores institucionais da sociedade atravs de cassaes de mandatos eletivos e de direitos polticos, exlios, recessos do Congresso Nacional, instaurao de inquritos e processos dirigidos por oficiais militares, censura prvia entre tantos outros, alm de atos legislativos como Decretosleis, as Emendas Constitucionais, os Atos Complementares e os Atos Institucionais que outra no poderia ser a postura de quem se opusesse seno entrar na clandestinidade. Prova disso so os atos editados logo em seguida da decretao do Ato Institucional. Foram eles: a) Ato N 1: com data de 10 de abril de 1964, decretava a suspenso dos direitos polticos pelo prazo de dez anos de cem personalidades polticas e sociais, dentre elas os ex-presidentes Joo Goulart e Jnio da Silva Quadros e ainda Luiz Carlos Prestes, Miguel Arrais, Darci Ribeiro, Waldir Pires, Leonel Brizola, Celso Furtado, Plnio de Arruda Sampaio, Rubens Paiva, dos juristas Desembargador Osm Duarte Pereira e Ministro Jos de Aguiar Dias e at dos militares Gen. R/1 Luiz Gonzaga de Oliveira Leite, Gen. R/1 Sampson da Nobrega Sampaio e Marechal R/1 Osvino Ferreira Alves; b) Ato N 2: com data de 10 de abril de 1964, cassava os mandatos legislativos de quarenta membros do Congresso Nacional, entre eles: Amauri Silva . PTB Paran, Almino Monteiro lvares Afonso . PTB Amazonas, Jos Guimares Neiva Moreira . PSP Maranho e Clovis Ferro Costa . UDN Par; c) Ato N 3: com data de 11 de abril de 1964, Transferia para a reserva 122 oficiais das foras armadas, sendo 77 do Exrcito, 14 da Marinha e 31 da Aeronutica; e d) Ato N 4: com data de 13 de abril de 1964, suspendia os direitos polticos de mais 62 pessoas, dentre as quais 36 oficiais das Foras Armadas.

Desta forma, o novo regime imposto dava uma clara demonstrao de que no se importaria em afastar, da forma que fosse possvel ou necessria, quem se colocasse frente aos seus planos de tomada e manuteno do novo poder poltico, ora institudo. Saut (2005, p.122) explica com maestria este ponto vista ao escrever:
No Estado brasileiro uma mquina burocrtica bastante pesada e a sociedade civil em sua debilidade de articulao, um campo propcio para o modelo de Segurana e Desenvolvimento da Escola Superior de Guerra, que ir promover seus aparelhos ideolgicos de Estado democratizando sua doutrina, mobilizando elites, como j foi afirmado, para a busca e permanncia hegemnica do processo revolucionrio. Estas so algumas caractersticas do autoritarismo ps-64, em que por uma forte burocracia, por uma determinao de ao tecnolgica de desenvolvimento, pelo controle e aperfeioamento dos meios de comunicao, pela submisso do poder parlamentar a uma poderosa ao legisferante do Poder Executivo, pelos atos institucionais, pelos decretos-leis, pelo aparelho repressivo de informao do SNI (Servio Nacional de Informao), pelos aparelhos repressivos policiais militares, vai consolidando suas intenes com algum consentimento de segmentos da sociedade civil, alm de contar o aparelho repressivo militar com a consonncia pragmtica tolerante ao autoritarismo da cpula da magistratura brasileira, alm de uma base filosfica de direita do mundo jurdico nacional, a aplaudir excees ao desaparecido Estado de Direito.

O ento novo Senador da Repblica pelo MDB, Pedro Simon (2006, p. 36), denunciava em seu discurso de estria, j em 1979, tal situao:
A lei, que deve ser a mesma para todos, protegendo ou punindo, transformou-se em instrumento para a marginalizao daqueles que assumem posies polticas contrrias ao absolutismo dominante. Aos coerentes com as necessidades do povo, a demisso; aos submissos, a promoo. Esse desprezo pela lei, em pura perda de seu sentido civilizador, foi aplaudido pelos arenistas, que se caracterizaram, na histria desses ltimos anos, por dizer amm a todas as manifestaes do direito e da fora, em contraposio da fora do direito.

Assim, o novo regime se estruturava, no apenas para a assegurar a realizao dos seus objetivos e garantir ao Pas um governo capaz de atender aos anseios do povo brasileiro, como expressamente dizia o Ato Institucional que o originou, como tambm para se perpetuar no poder com um projeto ideolgico de longo prazo que se manteve por mais de duas dcadas ao elevado custo das liberdades democrticas e da suspeno do Estado de Direito.

CONCLUSO

De fato, passado o golpe de 31 de maro de 1964 que em sua gnese descritiva, o Ato Institucional (que no trazia numerao por imaginar-se ser o nico a ser editado), j trazia um prazo pr-determinado de durao que deveria vigorar, conforme constava em seu artigo 11, at 31 de janeiro de 1966, revogadas as disposies em contrrio, no se exauriu em si mesmo durante este perodo. Outros Atos Institucionais vieram, inclusive o Ato Institucional N 5, decretado em 13 de dezembro de 1968, no qual todo o resqucio de qualquer mnima ordem jurdica foi esmagado sob o jugo do Poder Executivo que, neste momento concentrou em suas mos a totalidade dos poderes e implantou o perodo mais duro de todo o regime militar no Brasil e o chamado pacote de abril que trazia em seu bojo Emendas Constitucionais, recesso do Congresso Nacional e Reformas do Judicirio mas que, contudo, no so o alvo deste estudo em especial. Assim, resta demonstrado o uso da ideologia como minrio utilizado na construo do Direito como ferramenta a forjar a criao do ordenamento jurdico como regulador do aparelho estatal repressivo que convalidou o regime de exceo no Brasil.

REFERNCIAS

BRASIL. Ato Institucional N 1. disponvel em: <http://www.acervoditadura.rs.gov.br/legislacao_2.htm>. Acesso em 10/8/2012. _______. Ato N 1. Disponvel <http://www.acervoditadura.rs.gov.br/legislacao_10.htm>. Acesso 10/8/2012. _______. Ato N 2. Disponvel <http://www.acervoditadura.rs.gov.br/legislacao_11.htm>. Acesso 10/8/2012. _______. Ato N 3. Disponvel <http://gedm.ifcs.ufrj.br/upload/legislacao/3.pdf>. Acesso em 10/8/2012. _______. Ato N 4. Disponvel <http://www.acervoditadura.rs.gov.br/legislacao_12.htm>. Acesso 10/8/2012. em: em

em: em

em:

em: em

CHAU, Marilena de Souza. O que ideologia? 2 ed. ver. e ampl. So Paulo: Brasiliense, 2001. (Coleo primeiros passos; 13). FACHIN. Odlia. Fundamentos de metodologia. 4. ed. So Paulo: Saraiva, 2003 FILHO, Roberto Lyra. O que direito. So Paulo: Brasiliense, 1999. (coleo primeiros passos; 62) MONTORO, Andr Franco. Introduo cincia do direito. 25. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1999. 620p. OLIVEIRA, Frederico Abraho de. Filosofia do direito ocidental: momentos decisivos. Porto Alegre: Sagra, 1996. RAVA, Ben-Hur. Direito e ideologia. Revista Juristas, Joo Pessoa, a. III, n. 92, 19/09/2006. Disponvel em: <http://www.juristas.com.br/mod_revistas.asp? ic=2465>. Acesso em: 10/8/2012.

SANTOS, Diego Prezzi. Direito e ideologia: uma perspectiva histricoinstrumental. Revista Juristas, Joo Pessoa, a. III, n. 92, 19/09/2006. Disponvel em: <http://www.juristas.com.br/mod_revistas.asp?ic=1007>. Acesso em: 10/8/2012. SAUT. Roberto Diniz. Transio poltica brasileira ps-1964. Revista Jurdica, Centro de Cincias Jurdicas da FURB, Blumenau, periodicidade semestral, ano 9, n. 18, p. 115-131, jul. 2005. SIMES, Carlos. O direito e a esquerda: crticas dos conceitos fundamentais. So Paulo: Editora Acadmica, 1994. 80p. SIMON, Pedro. Do regime militar ao mensalo: minhas lutas pela dignidade humana. Braslia: Senado Federal, 2006. 680 p.

Anda mungkin juga menyukai