Anda di halaman 1dari 7

TRIBUTOS INCIDENTES SOBRE VENDAS So considerados "tributos incidentes sobre vendas" aqueles que guardam proporcionalidade com o preo

de venda ou dos servios. Esses encargos esto presentes em praticamente todas as transaes comerciais envolvendo compra e venda de mercadorias e servios, sendo importante o conhecimento do seu trata mento contbil. Os impostos incidentes sobre as vendas so: ICMS: Imposto sobre Operaes relativas Circulao de Mercadorias e sobre Prestaes de Servios de Transportes Interestadual e Intermunicipal, e de Comunicaes. ISS: Imposto Sobre Servios PIS: Programa de Integrao Social COFINS: Fundo de Investimento Social

ICMS O imposto sobre operaes relativas a circulao de mercadorias e sobre prestaes de servios de transportes interestadual e intermunicipal e de comunicaes. O nome desse imposto estadual autoexplicativo e tem uma larga abrangncia. Vamos nos limitar, no entanto, ao ICMS sobre mercadorias. Quando uma empresa compra qualquer artigo, no preo j est incluso o ICMS. Da mesma forma, quando a mercadoria vendida, no preo da venda j est includa uma parcela correspondente a esse imposto, calculada com base em alquotas estabelecidas pela legislao estadual. Assim, toda companhia que transaciona com mercadorias deve pagar o imposto correspondente diferena entre ICMS pago na compra da mercadoria e o ICMS cobrado do comprador, quando a mercadoria vendida. Para ilustrar, suponhamos que uma companhia compre 500 unidades de uma mercadoria Z, ao preo unitrio de $ 20, no valor total de 10.000, e que dentro deste valor esteja includo o montante de $ 1.000 correspondente ao ICMS. Supondo, agora, que as 500 unidades fossem vendidas ao preo de $ 30 cada uma, o valor total dessa venda seria de $ 15.000, e o imposto contido nesse montante seria de $ 1.500. Nesse caso, a companhia deveria recolher o imposto no valor de $ 500, que a diferena entre o ICMS pago na compra das mercadorias ($ 1.000) e o imposto recebido pela venda delas ($ 1.500), incluso no preo de venda. Essa diferena entre o imposto pago na compra e o imposto recebido na venda pode resultar em imposto a recuperar, ao invs de imposto a pagar. Ilustrando: se a companhia a cima comprasse 1.500 unidades de mercadorias Z (ICMS de 3.000) e vendesse no mesmo ms apenas 500 unidades (gerando um ICMS a pagar de $ 1.500), ela teria o valor de $ 1.500 de ICMS a ser recuperado no futuro com a venda das unidades restantes. O processo descrito contnuo, e a apurao do imposto feita mensalmente. Para que a empresa possa controlar o ICMS nas compras e vendas, a legislao estabeleceu o uso obrigatrio de livros fiscais, independentemente dos registros contbeis. Quando a empresa compra, os detalhes da nota fiscal (n, data, valor, total de compra, etc., bem como o valor do ICMS contido no valor de compra) so escriturados em um LIVRO DE

REGISTRO DE ENTRADAS (o valor do ICMS referente s entradas representa um CRDITO FISCAL). Quando a companhia vende, detalhes da nota fiscal de venda so escriturados no LIVRO DE REGISTRO DE SADAS (o valor do ICMS relativo s sadas representa um DBITO FISCAL). Essa escriturao feita em bases mensais, registrando as compras e vendas de cada ms. No final de cada ms, os totais extrados dos livros de registros de entradas e de registro de sadas, so transcritos no LIVRO DE REGISTRO DE APURAO DO ICMS, encontrando-se, dessa forma, a diferena correspondente ao imposto a pagar ou a recuperar. O Tratamento Contbil do ICMS Os procedimentos contbeis para o ICMS podem ser ilustrados atravs do exemplo acima mencionado, quando a companhia acusou o imposto a pagar de $ 500.

Comentrios: Na compra de mercadorias, embora o ICMS esteja contido no valor da compra ( destacado ou indicado na nota fiscal), ele registrado fora dos estoques, em funo do estabelecido pela legislao. Na venda de mercadorias, o ICMS contido no preo registrado como receita de vendas e concomitantemente feito outro lanamento, registrando o ICMS faturado (despesa) e

o valor a recolher. Esse procedimento tambm determinado pela legislao. A conta ICMS - conta corrente pode apresentar saldo devedor ou credor, conforme haja imposto a recuperar ou apagar, respectivamente.

ISS - IMPOSTO SOBRE SERVIOS Sem entrar em maiores consideraes, o ISS basicamente um imposto municipal incidente sobre servios prestados a terceiros, calculado e acrescido nota fiscal de prestao de servios. Consoante a legislao, o ISS considerado um imposto incidente sobre a venda de servios e, como tal, integra o valor da receita bruta a ser contabilizada.

Se, ao contrrio, uma empresa paga a outra pela prestao de servios, o custo destes ser integralmente registrado como despesa, inclusivo o ISS contido na nota fiscal. Obs.: O ISS acrescido nota fiscal de prestao de servios quando for pago pelo cliente. Quando isso no ocorrer, a prpria empresa prestadora de servio ter esse encargo, calculando o ISS, e creditado de "bancos - c/movimento" ou ISS a recolher. A diferena entre os tratamentos que, no primeiro caso, o ISS um imposto faturado, sendo apresentado como uma deduo das vendas. No segundo caso, as despesas com impostos operacional, no sendo apresentada no grupo de impostos incidentes sobre vendas.

PIS - Programa de Integrao Social O PIS foi criado em 1970 e tinha por finalidade formar um Fundo de Participao destinado a integrar os empregados no desenvolvimento das empresas, mediante a distribuio de quotas de participao (em dinheiro) desse fundo. A Constituio de 1988, porm, alterou o objetivo dessa contribuio, que passou a financiar o programa de seguro-desemprego e o abono d e um salrio mnimo por ano aos empregados que recebem mensalmente at dois salrios-mnimos. O PIS incide, genericamente, de duas formas: a) sobre o Faturamento, assim entendido como o somatrio das receitas que compem o Resultado Lquido do Perodo, sendo irrelevantes o tipo de atividade exercido pela pessoa jurdica e a classificao contbil das receitas, no caso, falando genericamente, de empresa com fins lucrativos (aqui pode haver algumas dedues, conforme estipulado pela legislao tributria); b) sobre a folha de pagamento, no caso de entidades que no realizam habitualmente venda de bens e servios, inclusive as fundaes (sem fins lucrativos). O PIS sobre a receita operacional mensal calculado mediante a alquota de 0,65% a outra forma de contribuio com base em 1% sobre o total de folha de pagamento mensal dos empregados.

CONFINS - Contribuies para a Seguridade Social

Tendo sido criado pelo governo originalmente (1982) com a finalidade de custear investimento de carter assistencial em alimentao, habitao popular, sade, educao e amparo ao pequeno agricultor, a partir de 1990 o CONFINS tem por objetivo financiar a seguridade social. De uma forma geral, esto sujeitas ao pagamento do CONFINS todas as empresas que vendem mercadorias ou servios, sendo essa contribuio calculada com base em 3% (a partir de 01/02/1999) sobre o Faturamento, assim entendido como o somatrio das receitas que compem o Resultado Lquido do Perodo, sendo irrelevantes o tipo de atividade exercido pela pessoa jurdica e a classificao contbil das receitas, no caso, falando genericamente, de empresa com fins lucrativos (aqui pode haver algumas dedues, conforme estipulado pela legislao tributria).

Anda mungkin juga menyukai