Anda di halaman 1dari 5

Ao Doce

Geralmente chamam de ao doce o ao de baixo teor de carbono, com % C < 0,20 - outros consideram % C < 0,25%. uma ao macio. Bom para dobrar, estampar, etc. Assim chama-se ao doce queles com teor de carbono baixo, em torno de 0.1% de carbono. um ao dtil, macio, fcilmente conformvel em estampagem. Exemplo: o ao da lataria de veculos. medida que aumenta-se o teor de carbono o ao fica mais rijo, mais duro e quebradio (para facas, por exemplo)

Ferro Fundido Branco


Menos comum que o ferro fundido cinzento, o branco utilizado em peas em que se necessite elevada resistncia a abraso. Este tipo de ferro fundido no possui grafita livre em sua microestrutura. Neste caso o carbono encontra-se combinado com o ferro, resultando em elevada dureza e elevada resistncia a abraso. Praticamente no pode ser usinado. A pea deve ser fundida diretamente em suas formas finais ou muito prximo delas, a fim de que possa ser usinada por processos de abraso com pouca remoo de material. utilizado na fabricao de equipamentos para a moagem de minrios, ps de escavadeiras e outros componentes similares.

Ferro fundido cinzento


Entre os ferros fundidos, o cinzento o mais comum, devido s suas caractersticas como baixo custo (em geral fabricado a partir de sucata); elevada usinabilidade, devida presena de grafite livre em sua microestrutura; Alta fluidez na fundio, permitindo a fundio de peas com paredes finas e complexas; e facilidade de fabricao, j que no exige equipamentos complexos para controle de fuso e solidificao. Este tipo de material utilizado em larga escala pela indstria de mquinas e equipamentos, indstria automobilstica, ferroviria, naval e outras. A presena de veios de grafite em sua microestrutura proporciona diversas caractersticas que tornam do ferro fundido cinzento quase que insubstituvel na fabricao de carcaas de motores e bases de equipamentos. A grafite, entrecortando a matriz metlica, absorve vibraes, facilita a usinagem e confere ao ferro fundido uma melhor estabilidade dimensional. Existem diversas classes de ferro fundido cinzento, com diferentes tipos, tamanhos e quantidades de grafite e diferentes tipos de matriz metlica (variaes nos teores de perlita e cementita). Podem ser submetidos a tratamentos trmicos para endurecimento localizado, porm, em geral, so utilizados principalmente no estado bruto de fundio, podendo ainda ser normalizado ou recozido, por tratamento trmico.

Ductibilidade: capacidade que o material tem de ser deformado sem se romper. Tenacidade: a capacidade que um material tem de absorver energia at a sua
ruptura.

3. Tipos de Tratamentos Trmicos


Os tratamentos trmicos se dividem em basicamente em dois grandes grupos, que so: Tratamentos trmicos calricos so aqueles tratamentos onde existe somente a influncia do calor e resfriamento dos metais. Tratamentos trmicos termoqumicos so aqueles que alm de existir calor e resfriamento, existe ainda adio de elementos qumicos na superfcie do ao.

3.1. Normalizao
Tratamento trmico que consiste no aquecimento do metal, acima de sua temperatura de austenitizao (abaixo do ponto de fuso), mantido a essa temperatura por um determinado tempo, mas que no pode ser muito longo para no causar um excessivo aumento do tamanho do gro, e aps a sua completa austenitizao retira-se a pea do forno e a expe ao ar natural, deixando a sua temperatura cair lentamente sob a influncia da temperatura do meio ambiente. Para aos carbono objetiva-se com este tratamento trmico a formao da estrutura metalrgica ferrita e perlita refinada. veja anexo abaixo a ordem de 1 a 5.

3.2. Recozimento
Tratamento trmico que consiste no aquecimento do metal, acima de sua temperatura de austenitizao (abaixo do ponto de fuso), mantido a essa temperatura por um determinado tempo e aps, desliga-se o forno e resfria-se o metal lenta e controladamente dentro do forno, diferente do processo anterior que a pea retirada e resfriada ao ar. A determinao do correto processo a ser adotado no recozimento de uma pea metlica est diretamente ligado a composio qumica do ao, ou seja, do tipo do ao a ser tratado. Existem inmeras tabelas tcnicas que determinam o tempo e a temperatura para cada tipo de ao que deve ser recozido. Ideal para melhorar a usinabilidade Existem quatro tipos de recozimento, que so: Recozimento de recristalizao, tratamento trmico, atravs do qual o material recristalizase, resultando uma estrutura com novos gros, o tamanho de gro dessa estrutura pode ser maior ou menor que o original em funo do ciclo trmico e do grau de encruamento. Recozimento pleno, tratamento trmico no qual os aos aps austenitizao, so resfriados lentamente, normalmente dentro do forno, a microestrutra obtida est prevista no diagrama Fe-C. Recozimento de alvio de tenses, tratamento trmico que tem o objetivo de eliminar tenses residuais, causadas pela usinagem ou soldagem. Recozimento de esfeirodizao, tratamento trmico que busca transformar a cementita lamelar em perlita esfeirodizada, facilitando a usinagem do metal. Recozimento de Esferoidizao Este processo deseja transformar a Cementita em Perlita Esferoidizada, melhorando a usinagem, normalmente utiliziado quando o tratamento trmico de recozimento

convencional no serve para baixar a dureza de um ao com mdio ou elevado teor de carbono.

3.3. Tmpera
A tmpera um tipo de tratamento trmico que aumenta a dureza dos materiais metlicos e, por consequncia, a sua vida til quando em servio. um dos tratamentos trmicos mais tpicos. Consiste no aquecimento do metal acima de sua temperatura de austenitizao (abaixo do ponto de fuso), manuteno do metal pelo perodo de tempo para seu completo encharcamento, ou seja, da superfcie at o ncleo todos os gros de ferrita,perlita e cementita devem ser transformados em austenita, e a essa elevada temperatura, pega-se o metal e rapidamente o resfria at a temperatura ambiente, causando-lhe um choque trmico instantneo. O meio de resfriamento pode ser gua, leo ou banho de sal. Neste caso no se obtem mais a ferrita e a perlita e nem a ferrita e a cementita, quando o metal est na temperatura ambiente, a estrutura metalrgica resultante nesta etapa do processo, para os aos, a estrutura Martenstica que muito dura e resistente.

3.4. Martmpera
A martmpera um tipo de tratamento trmico indicado para aos ligados por que reduz o risco de empenamento das peas, visando obteno da martensita. Consiste em aquecer o ao at a temperatura de austenitizao, e ento, resfriar rapidamente (sem atingir a curva TTT do ao), chegando assim a temperatura de formao da martensita, deixado isotrmico por um tempo, ento resfriado em banho de sal. A martensita obtida apresenta-se uniforme e homognea, diminuindo riscos e trincas. Aps a martmpera necessrio submeter pea a revenimento.

3.5. Revenido
Um dos grandes problemas relacionados com o tratamento trmico de tmpera est relacionado com a baixa ductilidade e a baixa tenacidade do material aps o tratamento. Embora tenhamos um significativo ganho na resistncia mecnica e na dureza, fatores primordiais quando se quer reduzir o peso da pea ou evitar o desgaste superficial, a ductilidade cai quase a zero. Como a utilizao de um ao nestas condies impossvel devido aos riscos de uma falha catastrfica, este problema tem que ser corrigido, o que conseguido atravs do tratamento trmico de revenido. O revenido um tratamento em que se faz o reaquecimento da pea temperada dentro de uma faixa de temperatura entre 150oC e 600oC geralmente. As peas so aquecidas e permanecem durante um intervalo de tempo suficiente para que ocorram as transformaes necessrias recuperao de parte da ductilidade e tenacidade perdidas, sendo aps resfriadas at a temperatura ambiente. Como conseqncia teremos uma perda na resistncia mecnica e na dureza. Quanto mais alta for a temperatura de revenido utilizada ou quanto maior for o tempo de tratamento, maior ser o ganho em ductilidade e tenacidade e maior ser a perda de resistncia e de dureza. Durante o revenido ocorrem transformaes da martensita que so dependentes da temperatura e que iro influir nas propriedades finais do ao. De acordo com a faixa de temperatura temos transformaes diferentes que conduzem ao que se costuma chamar de

estgios ou etapas do revenido. No primeiro estgio, que vai at aproximadamente 200oC, o carbono contido na martensita se precipita formando um carboneto chamado psilon (), que no tem a composio da cementita. Em conseqncia temos uma reduo no teor de carbono da martensita, obtendo-se como resultado uma estrutura bifsica composta de carbonetos e martensita de baixo carbono. As transformaes nas propriedades no so muito significativas, observando-se apenas pequena reduo na dureza e na resistncia e um pequeno aumento na ductilidade e na tenacidade.

Aos TRIP
Aos TRIP so aqueles que adquirem maior plasticidade mediante a ocorrncia de transformao de fase induzida geralmente por deformao plstica. No caso, a sigla TRIP em ingls significa Transformation Induced Plasticity. Do ponto de vista microestrutural, estes aos, inicialmente austenticos, apresentam composio qumica que permite a transformao desta austenita em martensita atravs da deformao, resultando em resistncia mecnica mais elevada e, simultaneamente, maior ductilidade, devido ao aumento do coeficiente (taxa) de encruamento, associada a este tipo de transformao, uma vez que o aumento da taxa de encruamento (n) resulta em maior deformao plstica uniforme, ou seja, o material capaz de se deformar em maior grau antes da estrico (empescoamento), e assim deforma-se mais antes de fraturar [1-2]. O tratamento termomecnico no campo austentico (ausforming, por exemplo) resulta em elevada densidade de discordncias na austenita [1]. As temperaturas de incio e final de transformao austenticas so assim ajustadas de forma que a austenita se transforma em martensita durante o ciclo trmico normal de fabricao. Embora o teor de carbono ideal de 0,30 % tenha sido inicialmente adotado, posteriormente teores mais baixos foram admitidos, da ordem de 0,05 a 0,20 % C [2]. Uma seqencia tpica de processamento para a produo de aos TRIP envolve os seguintes passos: a) Recozimento a 1200 C e tmpera; b) Deformao da ordem de 80 % de reduo em espessura a 450 C (acima de Mi) para deformar a austenita e precipitar carbetos finos; c) Deformao plstica (laminao: reduo de espessura) temperatura ambiente (abaixo de Mi) para transformar alguma austenita em martensita [1]. Entretanto, a literatura [2] menciona dois mtodos principais para a produo de aos TRIP, embora variaes destes possam ser aplicadas: a) A composio qumica do ao ajustada de modo que este austentico temperatura ambiente, mas a temperatura Mi est acima desta temperatura. O ao ento tratado termomecanicamente a uma temperatura acima de Mi, com elevadas deformaes da ordem de 80 % em temperaturas na faixa de 250 a 550 C. Esta deformao da austenita eleva a temperatura Mf e conseqentemente a temperatura Mi, mas a austenita deformada ainda estvel durante o resfriamento at a temperatura ambiente. Entretanto, ao deformar temperatura ambiente, grande parte da austenita se transforma em martensita, e este aumento de plasticidade induzida por transformao de fase resulta em grande plasticidade aliada alta resistncia mecnica da austenita. Este tipo de tratamento pode ser aplicado a muitas variedades de aos, mas em cada variedade a composio qumica e o tratamento termomecnico utilizado podem ser crticos. Uma faixa de teores de carbono de at 0,3 % pode ser usada para proporcionar uma faixa de nveis de resistncia mecnica. Propriedades tpicas de um ao contendo 0,3 % C; 2 % Mn; 9 % Cr; 8,5 % Ni e 4 % Mo aps reduo a frio por laminao plana a 425 C so: resistncia trao = 1500 MPa, resistncia ao escoamento = 1430 MPa, alongamento = 50 %. Tambm possvel laminar a frio o material tratado termomecanicamente por uma reduo de espessura da ordem de 15 %, permitindo aumentar a resistncia mecnica para uma resistncia trao da ordem de 1750 MPa e resistncia ao escoamento de 1620 MPa, porm com ductilidade muito reduzida. b) O segundo mtodo requer que o ao contenha elementos formadores de carbonetos e que o teor de carbono seja da ordem de 0,3 % e que a composio qumica seja ajustada para que as temperaturas Mi e Mf fiquem abaixo da temperatura ambiente. Aps tratamento de solubilizao o ao est austentico e ento submetido a tratamento termomecnico uma temperatura entre 250 e 550 C, com um grau de

deformao de cerca de 80 %. Este procedimento no apenas deforma a austenita mas tambm provoca a precipitao de carbetos, sendo que ambos os fatores elevam as temperaturas Mi e Mf. Nesse caso a temperatura Mf permanece abaixo da temperatura ambiente, porm a temperatura Mi fica acima desta temperatura. A deformao temperatura ambiente ento leva a austenita a se transformar em martensita com consequente aumento de resistncia mecnica e de ductilidade devido plasticidade induzida por deformao. Novamente o ao pode ento ser trabalhado a frio com reduo de espessura da ordem de 15 % temperatura ambiente aps a deformao termomecnica. Por esses processos a resistncia ao escoamento atinge valores de at 2000 MPa com alongamentos de cerca de 20 a 25 %. Este mtodo de transformao controlada pode adicionalmente ser complementado por um tratamento de resfriamento a 196 C para transformar a austenita em martensita aps deformao termomecnica, seguido por revenido ou envelhecimento a aproximadamente 400 C. Isso se traduz numa combinao de ausforming com transformao controlada. Embora o fenmeno de plasticidade induzida por deformao seja bem conhecido h muito tempo, o considervel aumento de ductilidade com elevados nveis de resistncia mecnica continua sendo explorado, assim como o acentuado ganho de tenacidade fratura. Apesar da elevada resistncia mecnica e da boa ductilidade obtidas nesses aos, eles apresentam algumas desvantagens que limitam suas aplicaes: a) Custo da matria-prima, principalmente devido grande quantidade de nquel (teores que podem chegar a 20 %) com resistncia corroso geralmente no to elevada como a dos aos inoxidveis contendo 17 % de cromo; b) Dificuldade de controlar a composio qumica para proporcionar o correto comportamento de transformao; c) Alto custo de processamento, envolvendo desgaste3 de ferramentas de conformao devido baixa temperatura de transformao e elevados graus de deformao introduzidos; d) Restries quanto ao tipo de material que pode ser processado para formar produtos laminados planos e arames [2]. Uma grande variedade de composies qumicas e processamentos pode sem ser utilizados, resultando em excelentes combinaes de resistncia ao escoamento e alongamento total. Devido ao alto custo dos elementos de liga, dificuldade de deformao plstica em baixa temperatura e problemas na juno de partes, esses aos somente so usados em aplicaes especiais de produtos laminados planos ou arames [1]. Aplicaes potenciais incluem carenagem de foguetes, prendedores inoxidveis de alta resistncia mecnica, agulhas cirrgicas, blindagem inoxidvel e cabos e fios de alta resistncia mecnica [2].

Anda mungkin juga menyukai