Anda di halaman 1dari 4

O Guia do Fisioterapeuta: Fevereiro 2010

http://sioterapiahumberto.blogspot.pt/2010_02_01_archive.html

Os determinantes da marcha
Em 1953, Saunders e colaboradores, publicaram um trabalho no Journal of Bone and Joint Surgery (disponvel para download) no qual descreveram seis mecanismos de otimizao da marcha humana. Estes mecanismos, batizados de "determinantes da marcha", teriam como objetivo reduzir o deslocamento do centro de gravidade durante a marcha. Conhecer os determinantes da marcha item obrigatrio para quem pretende se aprofundar no estudo da marcha humana. Mas para aqueles que no esto interessados em passar divertidas horas lendo livros de biomecnica, basta entender que so estratgias para aumentar a eficincia e a conservao de energia durante a caminhada. Ou seja: so maneiras que o corpo humano encontrou para andar por mais tempo e se cansar menos. Mas os determinantes da marcha no so s uma curiosidade terica. Eles complementam sua anlise da marcha e podem ser muito teis ao fisioterapeuta para identificar mais rapidamente padres alterados de movimento durante a marcha e isso particularmente importante, pois creio que assim como eu boa parte dos fisioterapeutas brasileiros no contam com um laboratrio de marcha para avaliar seus pacientes. Pois bem, chega de bl-bl-bl e vamos ao que interessa:

A MARCHA HUMANA - Entendendo o Deslocamento do Centro de Gravidade


A marcha uma tarefa motora que envolve um padro complexo de contraes musculares em diversos segmentos do corpo. A anlise da marcha feita dentro do evento definido como "ciclo da marcha", que a descrio da seqncia de eventos que ocorrem em um membro inferior entre dois contatos iniciais consecutivos do mesmo p. Pensando em termos biomecnicos, a marcha pode ser vista como o deslocamento do centro de gravidade do corpo atravs do espao com o menor consumo de energia possvel. Na verdade, esse consumo de energia no constante. Isso ocorre devido a caracterstica de acelerao e desacelerao e partidas e paradas dos membros inferiores, e ainda, devido ao deslocamento do centro de gravidade para cima e para baixo e de um lado para o outro. A figura abaixo ilustra bem o deslocamento para cima e para baixo do centro de gravidade. Imagine uma criana que resolva riscar a vidraa de uma loja enquanto caminha despreocupada. Perceba que a linha traada no ser perfeitamente horizontal ao solo, na verdade ela se parecer com uma onda, ou em termos mais apropriados: uma senide, refletindo a subida e descida do centro de gravidade do corpo durante a passada.

Durante o ciclo da marcha, o centro de gravidade deslocado duas vezes em seu eixo vertical. O pico se d durante o meio da postura na fase esttica quando a perna que sustenta o peso est vertical e seu ponto mais baixo quando as duas pernas esto sustentando peso com posio de apoiar o calcanhar e a outra em ponta de dedos. Linguagem tcnica meio difcil de entender n? mas vamos trocar em miudos: o ciclo da marcha envolve um passo com a perna direita e um passo com a perna esquerda, para cada passo, uma subida e uma descida do centro de gravidade. Em relao ao deslocamento latero-lateral, este tambm comporta-se como uma senide, a figura abaixo um grfico que demonstra os dois movimentos ocorrendo simultneamente.

1 de 4

12/08/14 19:06

O Guia do Fisioterapeuta: Fevereiro 2010

http://sioterapiahumberto.blogspot.pt/2010_02_01_archive.html

DETERMINANTES DA MARCHA
Para obter eficincia e conservao de energia durante a marcha, o deslocamento vertical do Centro de Gravidade deve ser minimizado. Os determinantes da marcha, so estratgias de movimento que justamente reduzem a magnitude dos deslocamentos do Centro de Gravidade pois se o nosso centro de gravidade subisse e descesse com grande amplitude, andaramos "quicando". Alm de ridculo, teramos de nos adaptar a um gasto energtico muito grande e a simples tarefa de ir a esquina comprar po seria uma verdadeira malhao. Vamos deixar o silly walk de lado e voltar a nos concentrar nos seis determinantes da marcha: (1)Rotao Plvica: Durante a marcha, realizamos um movimento de dissociao de cinturas. A pelve faz um movimento alternado de rotao para a direita e para a esquerda de cerca de quatro graus. Com o membro inferior vertical e o p apoiado no solo, para uma passada necessrio flexionar e estender os quadris. Uma vez que a pelve uma estrutura rgida, o movimento ocorre alternadamente em cada quadril a qual passa de uma rotao interna para externa durtante a fase de apoio.A rotao plvica o mecanismo que permite que a pelve rode sobre um eixo vertical de maneira a avanar o quadril que entra em flexo e recuar o quadril que entra em extenso. Ao se realizar esta discreta rotao, o corpo pode "economizar movimento", pois diminui a necessidade de flexo e extenso de quadril necessrios para o passo.

(2) Inclinao Plvica: Durante os movimentos de flexo e extenso dos quadris ocorre oscilao para cima e para baixo do tronco. A inclinao plvica durante a marcha reduz esses movimentos verticais do tronco, de modo que quando o membro esta apoiado em sua maior altura, a pelve inclina-se para o lado em balano (como se fosse um "trendelenburg- veja na figura abaixo), e dessa maneira, a oscilao vertical no ponto mdio da pelve fica menor. A propsito: A combinao da rotao com a inclinao plvica fizeram a fama da Garota de Ipanema e das mulatas do Sargentelli.

(3) Flexo de Joelho na Fase de Apoio: Ao terminar a fase de balanceio, o joelho encontra-se completamente extendido pouco antes do calcanhar tocar o solo. Neste momento, encerra-se a fase de balano e inicia-se a fase de apoio. Quando o corpo avana sobre o membro que est apoiado no solo ocorre uma pequena onda de flexo de joelho, que bem rpida, e to logo o centro d egravidade tenha se deslocado por sobre o joelho, este volta a extender-se at a extenso total no fim da fase de apoio. Mas para que serve esta pequena onda de flexo do joelho? A flexo do joelho encurta o membro no incio do apoio simples, reduzindo a altura do pice da trajetria do centro de gravidade no plano sagital. Esse mecanismo ajusta o comprimento efetivo do membro inferior durante a fase de apoio, a fim de manter a altura do quadril a mais constante possvel.

2 de 4

12/08/14 19:06

O Guia do Fisioterapeuta: Fevereiro 2010

http://sioterapiahumberto.blogspot.pt/2010_02_01_archive.html

Eu sei que muita gente torce o nariz para grficos, mas vale a pena analisar esse aqui de cima com um pouquinho de ateno. O joelho flete duas vezes durante o ciclo da marcha, neste momento, o que nos interessa observar a primeira onda de flexo do joelho, que ocorre justamente na fase de apoio e est associada resposta de carga. Alm de reduzir o deslocamento vertical do centro de gravidade, esta pequena onda de flexo de aproximadamente 20 graus tambm serve para absorver parte da energia do impacto do mebro com o solo. (4 e 5) O quarto e quinto determinantes da marcha dizem respeito a interao entre tornozelo, joelho e p. Os graus de flexo e extenso que ocorrem durante a fase de apoio entre estes trs componentes so intimamente relacionados e previsveis, e tambm atuam na minimizao do deslocamento do centro de gravidade. no incio do apoio o retrop alonga o membro inferior, e no final desta fase, a flexo plantar do tornozelo que produz o seu alongamento. Isso ocorre a partir do momento em que o retrop se desprende do solo, e a flexo plantar do tornozelo faz com que o antep efetivamente alongue o membro, reduzindo a queda do centro de gravidade no final do apoio

(6) Deslocamento lateral da pelve Em cada passo, o corpo desviado ligeiramente sobre a perna que apia peso. O corpo desloca lateralmente de um lado para o outro aproximadamente de 4 a 5 cm em cada passada. Esse deslocamento aumenta durante a marcha se os ps esto mais separados e diminuem se os ps esto mais prximos um do outro e minimizam o deslocamento horizontal do centro de gravidade

Segundo Perry (1992), a interao destes determinantes representam uma melhora de 50% na eficincia da marcha. Entretanto existem muitas controvrsias sobre o tema. Diversos autores afirmam que todos os determinantes citados de fato existem, porm questionam o seu papel na amenizao do deslocamento do centro de gravidade. Abaixo deixo dois links para aqueles que quiserem torrar os miolos estudando este tema.

3 de 4

12/08/14 19:06

O Guia do Fisioterapeuta: Fevereiro 2010


estudando este tema. The six determinants of gait and the inverted pendulum analogy: A dynamic walking perspective The Influence of Stance-Phase Knee Flexion on the Vertical Displacement of the Trunk During Normal Walking

http://sioterapiahumberto.blogspot.pt/2010_02_01_archive.html

4 de 4

12/08/14 19:06

Anda mungkin juga menyukai