Anda di halaman 1dari 10

Captulo 2

Captulo 3

BRASIL
E CABO VERDE

73

Book Cabo Verde.indb 73

21.03.07 01:01:36

Captulo 3

Brasilin, Cabo-Verdo
e s na ltima dcada do sculo XX a msica cabo-verdiana comeou a ser conhecida no Brasil como, de resto, em grande parte do mundo , o mesmo no aconteceu no sentido inverso. Sempre que se fala ou escreve da prpria msica cabo-verdiana, a inuncia brasileira apontada, seja no que diz respeito morna, cuja origem j foi apontada como estando na modinha, seja o landu, muitas vezes associado ao que no Brasil era designado como lundu, de origem africana. Contudo, os estudos at hoje publicados no esclarecem a que ponto esta provvel inuncia pode tambm ter sido no sentido Cabo Verde-Brasil, em tempos remotos, e, portanto, se, ao receber e recriar msicas de l, Cabo Verde no estaria repescando uma nova verso de algo que j tinha sido seu. Num dos textos do seu livro Combates pela Histria, o historiador Antnio Leo Correia e Silva apresenta uma verso alternativa letra de Pedro Rodrigues que diz Cabo Verde um brasilin, armando, por outras palavras, que, de certa forma, o Brasil que um cabo-verdo. H muito que investigar por a. Fiquemos, para j, com o que h escrito sobre a inuncia no sentido Brasil-Cabo Verde. Pedro Cardoso, no seu livro Folclore Cabo-verdiano (publicado em 1933 e reeditado em 1983 em Paris pela Solidariedade Caboverdiana), dedica um captulo a estes uxos. Depois de lembrar que desde os primeiros tempos da colonizao os portos do arquiplago recebiam regularmente navios brasileiros e que Cabo Verde foi o destino da deportao de dois parceiros de Tiradentes na Incondncia Mineira um dos quais, Jos Resende Costa, tem descendentes na Praia , Pedro Cardoso aponta o facto de que, na altura em que escreve o seu livro, s o Porto Grande de S. Vicente continua sustentando relaes directas com o Brasil, recebendo e transmitindo s outras ilhas, com os produtos da sua indstria, msicas, cantos, modinhas, expresses e at modas tipicamente brasileiras. O escritor Baltazar Lopes da Silva, por sua vez, ao escrever sobre B.Lza no VP, em 1981, fala da grande inuncia brasileira na juventude cabo-verdiana dos anos 20 e 30, que adoptou novos estilos, maneiras de falar, msicas e danas o Carnaval, por exemplo, que at ento era o tradicional Entrudo portugus, passa a contar com desles, at data inexistentes. B.Lza foi um claro exemplo disso, e consensual que a inovao que introduziu na morna, o meio-tom, tenha sido fruto da inuncia dos tocadores brasileiros que os navios de guerra e mercantes despejavam regularmente no Porto Grande.
75

Book Cabo Verde.indb 75

21.03.07 01:01:36

Notcias Que Fazem a Histria

Esta anidade ca tambm explcita na letra de uma morna, Brasil, alusiva provavelmente visita a Cabo Verde do socilogo Gilberto Freire, no incio dos anos 50. Mas tambm nas muitas marchas de Carnaval que comps, na mais perfeita tradio daquelas produzidas poca no Rio de Janeiro. Poderamos ainda especular se o prprio nome Floriano, com que baptizara o seu clube cultural na ilha do Fogo, no seria uma aluso ou homenagem ao marechal Floriano Peixoto (1839-1895), um dos primeiros presidentes da Repblica do Brasil. Outro grande nome da msica cabo-verdiana cuja obra revela a inuncia brasileira o violonista Lus Rendall, autor de muitos solos em que passeou por vrios gneros musicais, como valsas, foxes e sambas, englobados no chamado choro, criado por grupos instrumentais brasileiros do m do sculo XIX. Antes de chegar aos discos que h dcadas os cabo-verdianos vm gravando e nos quais, alm de inuncias, muitos temas brasileiros aparecem mesmo gravados por diferentes grupos, cantores e instrumentistas, vejamos alguns registos que a imprensa cabo-verdiana nos deixou para exemplicar esses contactos. Em 1938, a seleco de futebol do Brasil, de volta da Frana, onde fora disputar o mundial de futebol, visita S. Vicente (NCV, 15 de Julho). A confraternizao no deve ter sido inferior de dois anos antes, quando o navio-escola Almirante Saldanha passou pelo Porto Grande, dando pretexto a jantares, concertos e bailes que reuniram, durante alguns dias, a nata da sociedade mindelense e a ocialidade do navio (NCV, 19 e Outubro de 1936). A 23 de Abril de 1940 reproduzido por esse jornal o artigo O Brasil em Cabo Verde, no qual o jornalista Arnon de Mello (pai do ex-presidente Fernando Collor de Mello) revela, ao m de uma viagem s ilhas, as suas impresses sobre So Vicente e as anidades entre o Brasil e Cabo Verde, referindo o samba e a morna. Em 1951, Gilberto Freire visita Cabo Verde1. O Boletim de Propaganda e Informao publica, em Junho, o poema Voc, Brasil, de Jorge Barbosa. Em Novembro, Flix Monteiro escreve sobre esta visita, que dar origem veemente reaco de Baltasar Lopes da Silva (que na altura se encontrava justamente no Brasil, em licena graciosa) ao que o socilogo escreveu no seu livro Aventura e Rotina, sobre aspectos que observou no arquiplago e que contrariavam ideias defendidas na altura pelo escritor claridoso.

Rera-se, a ttulo de curiosidade, que em visita Fundao Gilberto Freire, no Recife, em 2006, camos a saber que uma fazenda da famlia, hoje propriedade de um neto do socilogo brasileiro, chama-se Morabeza, evidente reminiscncia da visita dos anos 50.

76

Book Cabo Verde.indb 76

21.03.07 01:01:36

Captulo 3

Falar de Baltasar Lopes da Silva lembrar Claridade, movimento que deixou patente tambm os contactos cabo-verdiano-brasileiros, no mbito da literatura. Como curiosidade, vale referir uma entrevista do escritor Joo Cond a Alfredo Margarido, publicada pelo mesmo Boletim em Julho de 1959, em que o brasileiro arma que, dez anos antes, o Jornal de Letras, que dirigia no Rio de Janeiro, tinha 22 assinaturas em Cabo Verde, o que lhe chamara a ateno, diz, por ser muito para um jornal do gnero em ilhas perdidas no Atlntico... Por essa altura, m dos anos 50 e incio dos 60, era a companhia area brasileira Panair que fazia a ligao de Cabo Verde com Portugal, antecedendo a TAP. Atravs de uma edio dO Arquiplago de Dezembro de 1963, camos a saber que o Voo da Amizade, como era chamado, passava a realizar-se trs vezes por semana, ao invs de duas, como at ento. Do Voo da Amizade actual ponte area para Fortaleza, muitas trocas continuaram a ser feitas, por ar, mar, satlite ou mail. Uma novssima gerao de artistas cabo-verdianos que foi respirar os ares e sons brasileiros como Gamal, Vera Cruz, Isa Pereira, Lcia Cardoso desponta na virada do sculo com recriaes interessantes. Mas, antes de chegarmos a eles, vejamos os que os precederam. ***

a msica, o que faz sucesso no Brasil tambm faz em Cabo Verde. Basta entrar num autocarro na cidade da Praia para comprovar que, no fosse o zouk, a hegemonia seria verde-amarela, em vrias rdios crioulas. Das letras melodramticas do que no Brasil se chama brega (irmo do pimba portugus), aos alegres pagodes cariocas e axs baianos, jamais esquecendo o rei Roberto Carlos nem os temas da novela do momento, msica brasileira o que no falta. Os modismos sucedem-se, como na matriz. No ter sido casual ao contrrio, bastante reveladora do impacto que tinha a msica na altura entre o pblico cabo-verdiano a escolha do Morango do Nordeste para as campanhas eleitorais, legislativa e presidencial, que saram vitoriosas em 2001. E a msica continuou a render em Cabo Verde, mais tarde na voz do cantor Roger, em ritmo de zouk.

Mas j era assim h mais de 50 anos. Tanto que Fernando Quejas, ao comear a cantar em programas de caloiros em Portugal, no m dos anos 40, interpreta vrios temas brasileiros que j levava das tocatinas na Praia, onde chegavam via rdio de ondas curtas as vozes de Nelson Gonalves, Orlando Silva e Slvio Caldas e os sambas de Ary Barroso. A morna e a msica brasileira eram as nossas msicas, armou-nos o cantor.
77

Book Cabo Verde.indb 77

21.03.07 01:01:37

Notcias Que Fazem a Histria

Outro msico dessa poca, que passou por Portugal e percorreu vrios pases apresentando-se como artista afro-brasileiro, foi o mindelense Eddy Moreno (Adolfo Silva, j referido). Numa fotograa antiga reproduzida h anos num jornal, vemo-lo tal e qual o clich do malandro carioca, com uma T-Shirt s riscas e chapu de palha de aba curta. No disco que veio a gravar j nos anos 80, em Paris, pouco tempo antes da sua morte, a composio intitulada Solo B.Lza, que provavelmente ter aprendido de ouvido, pelas cordas do violo do antigo companheiro, nada mais nada menos que o clssico do choro brasileiro Odeon, de Ernesto Nazareth informao que camos a dever ao conhecimento minucioso do arquivista da RCV no Mindelo, Francisco Sequeira, sobre todo o material que tem sob seu cuidado. Enquanto Quejas cantava em Lisboa e Eddy corria mundo, em Mindelo o posto experimental CR4AC tambm chamado rdio Pedro Afonso, aluso ao seu fundador faz um concurso de vozes com um prmio de 10 escudos, de acordo com a recordao do vencedor de uma dessas iniciativas, na altura um garoto que mal alcanava o microfone, pelo que teve de subir a uma cadeira para poder entoar a moda sertaneja em voga na altura: Quem me ensinou a nadar... Foi os peixinhos do mar... (sic). Era Djosinha, pela primeira vez a cantar na rdio. Ele, que sara de casa s escondidas da me, foi denunciado pela sua prpria voz, que ela ouviu pelo rdio. Alguns anos mais tarde, e ainda antes de cantar mornas, Titina estreia-se aos 12 anos num espectculo de variedades que o Clube Castilho fazia anualmente. O vice-presidente do clube ouvira-a cantarolar em casa e pediu ao pai que a deixasse participar, contou-nos. E assim comea a sua vida de palco, com o samba-cano Quase Certo, sucesso do momento na voz de ngela Maria. Saltando cerca de uma dcada, e para os estdios holandeses onde foram gravados os primeiros discos da Morabeza Records, vamos encontrar novamente Djosinha a interpretar temas brasileiros: em Regresso do Voz de Cabo Verde, h Menina Moa, Recado e Mulher de 30. No ano seguinte, no LP Partida, empresta a voz ao clebre tema de Dorival Caymmi, Nem Eu. Djosinha pode talvez ser considerado o maior cantor cabo-verdiano de msica brasileira. Em diferentes discos, como vocalista do Voz de Cabo Verde ou a solo, o seu repertrio verde-amarelo conta, entre outros temas, com Mas que Nada, Que Pena, A Volta do Bomio, Por Causa de Voc, Bangal de Chocolate, Corao Vulgar e Splica Cearense, um clssico do repertrio de Luiz Gonzaga cuja letra a verso brasileira de Sina de Cabo Verde morrer de fome, sem chuva, ou afogado por ela.

78

Book Cabo Verde.indb 78

21.03.07 01:01:37

Captulo 3

Lus Morais, por sua vez, tambm com o grupo ou nos muitos discos em nome prprio que produziu na sua longa carreira, faz do seu clarinete um choro de primeira. Sem contar Mech, do Voz de Cabo Verde, que um disco de choro de cabo a rabo, com temas brasileiros e cabo-verdianos e possivelmente um dos melhores do grupo ir gravar, entre outros temas, para citar s os mais conhecidos: Manh de Carnaval, gua de Beber, Madame Fulana de Tal, Meditao, Caminhemos, Candelria, Serra da Boa Esperana, Voc Abusou, Modinha, Porque Negamos, No Deixe o Samba Morrer, Sbado em Copacabana e Ningum me Ama. Neste ltimo caso, faz uma recriao inusitada para quem conheceu primeiro as interpretaes brasileiras deste depressivo samba-cano que um smbolo da msica de dor-de-cotovelo dos anos 50, ao transform-lo num saltitante samba, deixando de lado, na sua verso instrumental, a cano e com ela a tristeza da letra. Por sua vez, Bau, que descobre os recursos do cavaquinho como instrumento solista ao ouvir os choros de Waldir Azevedo e que cria a sua prpria verso do instrumento a partir do brasileiro vai gravar temas deste compositor em vrios dos seus CD, comeando por Delicado, no primeiro, Top dCoroa, at Brasileirinho, no mais recente, Silncio, no qual aparece tambm o mestre do violo Dilermando Reis, com Maguado. O tema que abriu o primeiro grande concerto de Cesria no Olympia, em Paris, no incio dos anos 90, do qual resultou o CD com este ttulo, tambm de Waldir Azevedo, Guanabarino, intepretado justamente por Bau, na altura lder do grupo que acompanhava a cantora. Por outro lado, no tema que leva o seu prprio nome, da autoria de Hernni Almeida, que Bau grava em Blimundo, no passa despercebido como trecho incidental os inconfundveis acordes de Berimbau, de Baden Powell. Mas o celebrado violonista brasileiro aparece muito antes disso na cena discogrca cabo-verdiana. ***

aden Powell ter sido, nos anos 60, uma das inuncias do jovem Humbertona, que nos apontou os discos brasileiros como uma das ferramentas do seu aprendizado ao violo e veio a gravar, de Powell, Consolao, naquele que foi o seu verdadeiro encontro com os sons brasileiros: o LP Stora Stora, com o seu primo Waldemar Lopes da Silva e o brasileiro Marcelo Melo mais tarde fundador, no Recife, do Quinteto Violado.

79

Book Cabo Verde.indb 79

21.03.07 01:01:38

Notcias Que Fazem a Histria

H no disco temas cabo-verdianos e brasileiros, e entre estes podemos ainda destacar Asa Branca (Lus Gonzaga), Canta Maria (Geraldo Vandr), Viramundo (Gilberto Gil) e Samba Erudito (Paulo Vanzolini). Um LP histrico, seja do ponto de vista dos encontros Cabo Verde/Brasil, seja da luta pela independncia, pois a PIDE proibiu a entrada do disco no arquiplago com a capa, que trazia uma fotograa de Waldemar e Humbertona, na altura j conotados com o PAIGC, alm de textos bastante politizados. Ainda nos anos 70, mas sem conotaes polticas nem as preferncias musicais dos universitrios de Louvain, em Paris e arredores o grupo Les Flammes alinhava com uma msica brasileira mais popular, ao gosto das comunidades cabo-verdiana e portuguesa que frequentavam os bailes animados pela voz de Mrio Pop e o grupo Les Flammes. Alm de tocados nos bailes, foram gravados por este grupo vrios temas de Roberto Carlos e outros sucessos do momento no Brasil, como Eu Digo Adeus, Proposta, Amada Amante, Alm do Horizonte, Sorria, Atitudes, entre outras. A maior parte, msicas que os prprios brasileiros mais jovens desconhecem, de compositores como Odair Jos ou Lus Amrico, mas inesquecveis para quem foi por elas bombardeado na poca. Enquanto isso, em Lisboa, Longino grava Maria, Eu Te Amo, A Distncia e o antigo samba Laranja Madura. O Voz de Cabo Verde, j com nova formao, ataca com O Show j Terminou, Por Causa de Voc, Sou Filho da Via e Pare de Tomar a Plula. Poucos anos depois, ser a vez de Leonel Almeida gravar Voc e Retalhos. Amndio Cabral com Manh de Carnaval, num disco dos anos 70 gravado nos EUA ; Manecas Matos com dois sucessos de Maysa Oua e Meu Mundo no seu nico LP; Cotchy como vocalista do efmero Ques Moce com A Volta do Bomio (que vez por outra ainda podemos ouvir na voz de Pal, outro grande intrprete crioulo da msica brasileira), so outros casos de uma longussima lista. Sem esquecer Cesria vora Negue, Beijo Roubado e, em dueto com Marisa Monte, Doce Morrer no Mar, includa na edio brasileira de Caf Atlntico. Albertino (Acaba a Valentia), Teresa Lopes da Silva (Sinh Maria), Celina Pereira (Ave Maria no Morro), Manuel de Candinho (Mgoas de Cabocla) e o grupo de rap Triumph, este a retomar a antiqussima marchinha Mame eu Quero, so mais alguns exemplos. A msica brasileira, como se v, atravessa um vastssimo leque de intrpretes e grupos cabo-verdianos. Por outro lado, longe das hierarquias estabelecidas pela crtica do outro lado do Atlntico, o repertrio brasileiro destes artistas de um notvel eclectismo, reunindo num mesmo saco desde o panteo mais elitista da MPB e do samba tradicional Tom & Vincius, Paulinho da Viola, Nelson Cavaquinho, Ataulfo Alves... ao mais popularesco e descartvel. E s vezes, at num mesmo disco, como Internacional, de Lus Morais,
80

Book Cabo Verde.indb 80

21.03.07 01:01:39

Captulo 3

onde encontramos tanto o clssico Berimbau, de Baden e Vincius, como Olha que Coisa Linda, do bregussimo Lindomar Castilho. No sentido inverso, de gravaes brasileiras de msica cabo-verdiana, pouca coisa h a apontar. Alcione ter sido a pioneira, ao gravar num disco de 1983 o tema Regresso, tambm conhecido como Mame Velha, cuja letra um poema de Amlcar Cabral. Em 2001, esta msica reaparece em So Vicente di Longe de Cesria vora, em dueto com Caetano Veloso. Carlinhos Brown, por sua vez, em Omelete Man, gravou Direito de Nasc, de Manuel de Novas, mas com a letra vertida para o portugus. Nesta mesma linha, o menos conhecido Ray Jo (Raimundo Jos) gravou algumas coladeiras num CD intitulado Cabo Verde e Amarelo. Martinho da Vila, em Lusofonia, apresenta verses de Dana M Mi Criola (Toy Vieira) e de Nutridinha (Ti Goy), contando nesta ltima com a participao de Celina Pereira. H ainda a referir o Quinteto Violado, cujo fundador, Marcelo Melo, trazia dos tempos de estudante na Blgica a memria dos temas cabo-verdianos. Em 1988 o grupo foi convidado a actuar em Cabo Verde, do que resultou, no ano seguinte, o LP Ilhas de Cabo Verde, cuja gravao teve como consultor Nhelas Spencer, de quem o disco traz Sodade, Tem Pena de dMim, alm de Fidjo Magoado, de Jotamonte, e vrios temas populares. *** culo XXI. Entre os mais recentes exemplos de inuncia ou inspirao brasileira na msica produzida em Cabo Verde podemos citar: Djinho Barbosa, que foi estudante no Brasil e em cujo disco de estreia, Trs di Son, transparece algo do som mineiro de Flvio Venturini, Tavinho Moura e companhia... Isa Pereira e o irmo Valdo, que no regresso da universidade carregaram para Cabo Verde vrias ideias de fuso, que vo revelando pouco a pouco nos seus concertos... Lcia Cardoso, tambm ela estudante no Brasil, que surpreendeu ao voltar Praia para as suas primeiras actuaes em pblico com um repertrio da mais sosticada MPB... Danae, por sua vez, reeditando a estratgia escolhida por Fernando Quejas h meio sculo, principia a sua discograa com sotaque brasileiro. Quanto a Mayra, f de Caetano Veloso, embora no tendo gravado nenhum tema brasileiro no seu primeiro disco, teve sempre um ou outro no seu repertrio em palco, para alm de ter-se cercado da cumplicidade musical dos instrumentistas brasileiros que a acompanham e de contar com a participao, em Navega, do bandolim de Hamilton de Holanda.
81

Book Cabo Verde.indb 81

21.03.07 01:01:39

Notcias Que Fazem a Histria

Lura, que h j algum tempo encontrou o seu rumo, passou anos, no incio da sua carreira e sobretudo no palco, a imitar as interpretaes da brasileira Alcione, coisa para a qual a sua voz poderosa estava particularmente apta. Tal como Diva Barros, que ainda no deixou emular a Marrom, mas que certamente o far, quando por sua vez encontrar um caminho prprio. Acrescente-se lista anteriormente apresentada o tema Corintiano, que Kim Alves gravou em Dana das Ilhas, numa homenagem a Lus Morais. S que, julgando ser a msica da autoria do clarinetista mindelense cujo nome provavelmente aparece como sendo o autor, na capa do disco em que a gravou , Kim interpretou na verdade um tema da autoria do brasileiro Lus dos Santos, tambm conhecido como Saraiva. Saliente-se tambm o quanto este disco presta tributo, embora no mencionado explicitamente, aos dois pilares brasileiros da obra musical de outro Lus Rendall, neste caso: os solos de violo e o choro. Prosseguindo neste mbito das gravaes de temas brasileiros, vale citar Maria de Barros, com Manh de Carnaval, que ela conheceu na infncia, atravs do lme Orfeu Negro, num contexto totalmente distante dos conhecidos contactos Cabo Verde-Brasil, j que a cantora passou a infncia na Mauritnia e foi a que ouviu a msica pela primeira vez. Na vertente dos encontros, ca uma referncia gravao de Mrio Lcio com Gilberto Gil, no CD Mar e Luz, do cantor e compositor cabo-verdiano, e Morna Brasileira, do casal crioulo-brasileiro Ricardo e Vera de Deus, gravada em Fragmentos, lbum deste pianista brasileiro radicado na Praia. E ainda a gravao de Dudu Arajo, em Pidrinha, de uma composio do brasileiro Riko Dorileu, cujo contacto em Lisboa com a comunidade musical cabo-verdiana, resultou num tema intitulado Morna. Rodrigo Lessa , at o m da redaco destes textos, o mais recente exemplo de trocas musicais Brasil-Cabo Verde. Compositor, executante de violo e bandolim e arranjador, este msico carioca anunciou, em nais de 2006, pelo seu site na Internet, um trabalho que resulta de uma viagem a Cabo Verde, em Abril desse ano, e da colaborao de Toy Vieira e Vaiss, que participam das gravaes. O disco, que deve sair em 2007 com o ttulo Das Ilhas Mestias, aborda as anidades Brasil-Cuba-Cabo Verde. Por outro lado, de referir que foi editada em 2006 a maior parte dos trabalhos referidos neste segmento, o que indica que os pontos de contacto entre os dois povos e os encontros humanos e musicais que da resultam continuam intensos e cada vez mais na ordem do dia.

82

Book Cabo Verde.indb 82

21.03.07 01:01:40

Captulo 3

Adolfo Silva, ou Eddy Moreno, auto-intitulado artista afro-brasileiro. Dcada de 50, provavelmente.
FOTO CEDIDA POR LUIZ SILVA

B.Lza sofreu a inuncia brasileira na juventude e a introduziu na morma. Quando Gilberto Freire visitou Cabo Verde, nos anos 50, o msico mindelense comps um tema em homenagem ao socilogo.
FOTO CEDIDA POR FOTO DJIBLA

83

Book Cabo Verde.indb 83

21.03.07 01:01:40

Anda mungkin juga menyukai