Anda di halaman 1dari 35

IETEC INSTITUTO DE EDUCAO TECNOLGICA PS-GRADUAO GESTO E TECNOLOGIA DA INFORMAO

Computao em nuvem: Conceitos e Perspectivas

Augusto Carvalho dos Santos Bruno Gil Pedrosa Henrique Santos Higor Gonalves Godinho Leandro Silva Rafael do Carmo Schettino Rodrigo Carvalho dos Santos Srgio Henrique Amaral Mendes

Belo Horizonte, 25 de agosto de 2010

AUTORIZAO DE PUBLICAO

AUTORIZAMOS A PUBLICAO DE NOSSO TRABALHO NA INTERNET, JORNAIS E REVISTAS TCNICAS DO IETEC. NO AUTORIZAMOS A PUBLICAO OU DIVULGAO DO NOSSO TRABALHO.

BELO HORIZONTE, ____/____/____

CURSO: SEMESTRE/ANO: TTULO DO TRABALHO:

Gesto e Tecnologia da Informao 1 / 2010 TURMA: 14

Computao em Nuvem: Conceitos e Perspectivas

NOME DOS PARTICIPANTES (LEGVEL)

ASSINATURA

SUMRIO

1 - RESUMO .......................................................................................................................... 2 2 - INTRODUO ................................................................................................................ 3 3 - REFERENCIAL TERICO ............................................................................................. 5 3.1 - O QUE COMPUTAO EM NUVEM? ................................................................... 5 3.2 - PREPARANDO O AMBIENTE PARA COMPUTAO EM NUVEM ..................... 6 3.3 - MIGRANDO PARA UM AMBIENTE DE COMPUTAO EM NUVEM .............. 10 3.4 - COMPUTAO EM NUVEM NO AMBIENTE CORPORATIVO .......................... 14 3.5 - TIPOS DE OFERTA DE SERVIO EM COMPUTAO EM NUVEM ................. 17 3.6 - ALGUNS EXEMPLOS DE APLICAES EM NUVEM ......................................... 20 3.7 - SEGURANA .............................................................................................................. 22 3.8 - PERSPECTIVAS FUTURAS DA COMPUTAO EM NUVEM ............................ 25 3.9 - COMPUTAO EM NUVEM NO BRASIL .............................................................. 26 4 - CONCLUSO ................................................................................................................ 27 5 - GLOSSRIO .................................................................................................................. 28 6 - REFERNCIA BIBLIOGRFICA ................................................................................ 30

1 - RESUMO
Esse trabalho tem por objetivo conceituar o termo Computao em Nuvem, que cada vez mais atrai a ateno dos gestores e profissionais de TI com a premissa de ser um novo paradigma que ir mudar a forma como os servios sero estruturados e oferecidos. Sero abordados temas relacionados ao ambiente corporativo, visando analisar de uma forma macro se as expectativas com esta nova tecnologia iro suprir as necessidades de negcios das organizaes. Analisaremos se as empresas esto preparadas para adotar e migrar para a computao em nuvem, alm de abordarmos sobre os pontos essenciais em relao segurana, que um dos mais relevantes entraves na implantao dos servios em nuvem. Destacaremos tambm os principais servios e aplicativos que existem atualmente e as perspectivas futuras no mundo e no Brasil.

Palavras-chave: Computao em Nuvem, Cloud Computing, Segurana nas Nuvens.

2 - INTRODUO
Em uma economia globalizada e com constantes entradas de novas tecnologias, as empresas se deparam frequentemente com o seguinte dilema: quando migrar para uma tecnologia ainda emergente? Por toda parte vemos mudanas tecnolgicas: o crescimento do comrcio eletrnico, as operaes bancrias pela internet e a transformao de algumas indstrias, como a fonogrfica, em negcios voltados para a internet. Como analisar uma tecnologia emergente e os impactos que ela ter nos negcios? Como comprar este idia sem termos certeza sobre sua real aplicabilidade e benefcios que ela trar? O uso de uma nova tecnologia deve estar alinhado com os objetivos estratgicos da empresa. O desafio para a correta tomada de decises descobrir como essa tecnologia ser inserida no contexto dos negcios e quais vantagens competitivas ela trar. Existem muitos riscos a serem avaliados: riscos de mercado, riscos de viabilidade tcnica e os prprios riscos organizacionais. Muitos CIOs j analisam o uso da computao em nuvem, apesar de ainda tomarem poucas decises. Muitos receios ainda existem e podemos citar alguns: A nuvem estvel? Existe a possibilidade de acordos de nveis de servio com provedores de nuvens? Os provedores so bem conceituados no mercado ou so empresas pouco conhecidas e de pouca tradio em TI? Os provedores tm um plano slido e sustentvel para o negcio de computao em nuvem? O provedor vai continuar no mercado? A computao em nuvem j um conceito maduro?

Como fica a segurana das aplicaes em nuvem? Existem aplicaes prontas para a nuvem que atendero meu negcio? A nuvem vai oferecer disponibilidade adequada ao meu negcio? Meu negcio vai ficar amarrado a um provedor ou software especfico? Disponibilizar os dados do meu negcio na nuvem legalmente vlido e aceito? Pretendemos discutir isso neste trabalho para fundamentar conceitos sobre esta tecnologia e chegarmos a uma concluso sobre a viabilidade de utilizao a nuvem no momento de transio no qual nos encontramos.

3 - REFERENCIAL TERICO 3.1 - O QUE COMPUTAO EM NUVEM?


A Computao em Nuvem - ou Cloud Computing - pode ser definida como um conjunto de recursos como capacidade de processamento, armazenamento, conectividade, plataformas, aplicaes e servios disponibilizados na Internet. (TAURION, 2009, p. 2). De acordo com Moreira (2008), Cloud Computing pode ser definido como um modelo no qual a computao (processamento, armazenamento e softwares) est em algum lugar da rede e acessada remotamente, via internet..

3.2 - PREPARANDO O AMBIENTE PARA COMPUTAO EM NUVEM


Taurion (2009, p. 58) dispe sobre o contexto no qual est inserido a computao em nuvem:
No caso da computao em nuvem, a sustentao tecnolgica pode ser analisada pelas tecnologias bsicas que a impulsionam. Claramente a disposio de comunicaes por banda larga e a diminuio dos custos de computao a tornam bastante atrativa para explorar seu potencial.

Uma varivel importante para analisarmos o potencial de uma tecnologia emergente analisando o ecossistema de negcios no qual ela se encontra. Segundo Taurion (2009, p. 59):
Ecossistema de negcios como uma empresa colabora com a outra para chegar a determinado fim, por exemplo, quando empresas colaboram umas com as outras para trazer eletricidade s casas, escritrios e fbricas. O mesmo acontece no ramo da tecnologia da informao. Seja com qualquer Hardware ou software existem vrias empresas atuando para fazer com que esse produto chegue a empresas e usurios.

De acordo com Taurion (2009, p. 59) necessrio que todos os elos de um ecossistema estejam saudveis em termos de negcios, ou seja, sendo rentveis. A boa sade do ecossistema depende da boa sade de todos os elos envolvidos e existem formas (indicadores) para avaliar isso: O principal a capacidade de o ecossistema gerar receita para todas as partes, fazendo com que a tecnologia evolua. A solidez do ecossistema um fator importante. Quanto mais estabelecida a tecnologia dificilmente ela ser substituda. Na maioria dos casos um ecossistema tem organizaes pilares que provm as bases e sustentaes tecnolgicas e comerciais. No caso da computao em nuvem, Taurion (2009, p. 60) acredita que:

[...] o ecossistema constitudo por empresas que fornecem tecnologias bsicas de hardware e software, middleware (camada de software que cria a nuvem), servios de educao, implementao e integrao, aplicaes e consultorias e um mercado receptivo a esse conceito.

Um fator exponencial para o crescimento do mercado de computao em nuvem o visvel aumento no uso de tecnologias de computao social, tais como blogs e sites de compartilhamento de fotos e vdeos. Para acessar estes servios no so mais necessrios poderosos desktops, pois cada vez mais o acesso pode ser feito tambm atravs de smartphones e netbooks. Com essa gama de dispositivos na mo dos usurios, est se tornando comum a busca pelo acesso instantneo e remoto a informaes e arquivos, o que impulsiona, de certa forma, o uso de tecnologia em nuvem. Esta demanda proporciona tambm a queda dos custos da tecnologia, em funo do ganho em escala. J existem alguns ecossistemas de computao em nuvem, organizados em torno de empresas pilares como IBM, HP, Sun, Google, Amazon e outras. (TAURION, 2009, p. 61) As empresas podem adotar aes entre as seguintes estratgias extremas para adoo de tecnologias emergentes, como Computao em Nuvem (TAURION, 2009, p. 63): Observar e aguardar: Ao sugerida quando a empresa prefere esperar que a tecnologia amadurea. Essa estratgia no deve tomar tempo demais pois a empresa pode estar perdendo oportunidade competitiva com uso estratgico da tecnologia. Acreditar e liderar: Quando a oportunidade muito promissora e a empresa pode comear a explor-la de maneira pioneira. Segundo Taurion (2009, p. 63), muitos CIOs j analisam o uso da computao em nuvem apesar de ainda tomarem poucas decises. Muitos receios ainda existem e podemos citar alguns: A estabilidade da nuvem ainda questionvel. [...] medida que o mercado amadurea, os provedores vo sofisticar cada vez mais sua oferta de servios e as questes de estabilidade, desempenho e disponibilidade passaro a ser mais exigidas. (TAURION, 2009, p.63).

Os provedores so bem conceituados no mercado ou so empresas pouco conhecidas e de pouca tradio em TI? Os provedores tm um plano slido e sustentvel para o negcio de computao em nuvem? Importante analisar o que pode acontecer com suas aplicaes se o provedor sair do mercado Computao em Nuvem ainda no um conceito maduro. Ainda so poucos os casos de sucesso e os CIOs tendem a ser bastante conservadores e se afastam de experimentaes. (TAURION, 2009, p. 64). A proteo dos dados na nuvem adequada? Entretanto, muitas vezes os procedimentos de segurana do provedor so mais adequados que os de muitas empresas de pequeno a mdio porte (TAURION, 2009, p. 64). Pouca oferta de aplicaes. De acordo com Taurion (2009, p. 64), a maioria dos aplicativos ainda no est preparada para rodar em nuvens. Disponibilidade adequada ao meu negcio? Vale ressaltar que, de acordo com Taurion (2009, p. 64), muitos data centers de empresas apresentam problemas de indisponibilidade e muitas nuvens apresentam altos nveis de disponibilidade. A falta de integrao entre aplicativos pode ser um problema na computao em nuvem devido ao uso de softwares proprietrios. Com o tempo esse problema tende a acabar devido a necessidade de integrao. importante observar a legalidade do armazenamento de informaes nas nuvens. Conforme Taurion (2009, p. 64), determinadas leis exigem que a empresa mantenha dados dentro de casa ou mesmo dentro do prprio pas. Neste caso deve-se verificar os data centers do provedor e verificar a localidade dos mesmos. Taurion (2009, p. 65) afirma que:
Como a computao em nuvem esta em um incio de sua evoluo o cenrio futuro dever ser diferente e os CIOs devem ter como preocupao a sustentabilidade do negcio dos seus provedores de servio.

Na maior parte das vezes mercados novos fazem com que inmeras pequenas empresas sejam criadas e nem todas consigam sobreviver, como aconteceu com vrias ponto-com no incio da internet. Cuidados devem ser tomados na implantao da computao em nuvem, deve ser feita de forma gradual e no no estilo big-bang. Pode-se comear com alguns servios e ao longo do tempo aumentando sua abrangncia na operao de TI da corporao. Segundo Taurion (2009, p.66), adotar internamente o conceito de nuvem implica em um plano de ao que deve contemplar profundas analises referentes a sua infraestrutura, efetuando, como primeiro passo, um due diligence, para entender as potencialidades e restries do ambiente tecnolgico atual do data Center. As colocar servidores em nuvem, os nveis de servio atuais sero mantidos, melhorados ou piorados? Qual relao de custo x benefcio? A infraestrutura tem capacidade tal que permita ao Data Center operar em nuvem de forma eficaz com custo menor que o modelo anterior? Que servios podero ser ofertados em nuvem? Quais as restries de banda do Data Center atual? Que tecnologias devero ser adquiridas?

10

3.3 - MIGRANDO PARA UM AMBIENTE DE COMPUTAO EM NUVEM


Os principais fornecedores de computao em nuvem so Microsoft, Salesforce, Skytap, HP, IBM, Amazon e Google, onde seus clientes para ter acesso a servios completos precisam pagar pelos recursos que utilizam. Porem para se confiar nos servios necessrio visualizar a nuvem profundamente, e isso algo que nem todos os fornecedores permitem, pois alguns adotam em seu modelo de negocio o sigilo sobre parte dos requisitos como arquitetura, polticas, estrutura virtual, entre outros, destaca Ritcher. (apud GREENE, 2010) Outro fato importante a ser considerado na seleo do fornecedor como feito o gerenciamento de acesso aos dados, o que impede que os usurios no autorizados de acessem informaes importantes ao negcio da sua empresa? Este requisito tem que ser bem avaliado e garantido, pois com certeza ele ser alvo de auditorias dentro da empresa. Uma forma de garantir e minimizar o impacto deste requisito a contratao de um modelo de nuvem privada, pois permite um maior nvel de controle sobre os dados, aplicaes e infraestrutura, afirma Ritcher. (apud GREENE, 2010) Porem segundo Ritcher, a equipe de TI no pode abrir mo da responsabilidade de proteger os dados, devendo manter dentro da empresa o controle sobre os ambientes de forma a ajudar as empresas a evitar qualquer surpresa, portanto na escolha do fornecedor indicado que se avalie oito passos para a migrao para o modelo de computao em nuvem (apud GREENE, 2010): 1 Avalie profundamente cada aplicao. As aplicaes que sero migradas para a nuvem devem ser analisadas profundamente para assegurar que no haver falhas de segurana, uma vez que elas estaro mais expostas a ataques, deve se tambm verificar se as aplicaes esto em conformidade com o ambiente da nuvem, assegurando que so suportadas pelos servios contratados. Em muitos casos so necessrio alteraes nestas aplicaes para se adequar ao ambiente de nuvem. "Algumas delas esto enraizadas no sistema da corporao e a nuvem nunca atingir o grau necessrio de conformidade e segurana", destaca Richter (apud GREENE, 2010).

11

2 Classifique os dados e determine tudo o que dado e processo sensvel. Deve ser feito um levantamento dos dados e dos processos que sero migrados para a nuvem, identificando assim os processos mais crticos e as informaes relevantes e sigilosas, para determinar o tipo de nuvem que ser contratada. Desta forma o cliente assegura que os processos no sero interrompidos e as informaes esto disponveis para os usurios corretos. 3 Determine o tipo de nuvem que melhor se enquadra na corporao. Aps a anlise das aplicaes, dados e processos, possvel determinar o consumo e a utilizao que ser necessrio contratar de um provedor de computao em nuvem, e assim determinar o tipo de nuvem para o melhor aproveitamento da empresa. Os tipos podem variar de software como servio, plataforma como servio ou infraestrutura como servio de acordo com a necessidade da corporao. 4 Escolha o modelo de implantao, que pode ser um dos seguintes: Para os tipos de nuvem que foram contratados necessrio escolher o modelo de implantao que determina o grau de segurana, gerenciamento, terceirizao e compartilhamento das informaes com outros clientes do provedor. O modelo de implantao pode ser em nuvem privada, nuvem auto-gerenciada, gerenciada, nuvem pblica terceirizada, nuvem pblica corporativa ou nuvem hbrida. Segundo Mell & Grance, os modelos mais comuns podem ser conceituados como: Modelo de implantao Privado - A infra-estrutura de nuvem operada exclusivamente pela organizao. Pode ser geridos pela organizao ou por terceiro e seu acesso pode ser local ou remoto (MELL et al., 2009). Modelo de implantao Pblico - A infra-estrutura de nuvem disponibilizada ao pblico em geral ou de um grupo grande indstria que disponibilizada por um provedor de servios em nuvem (MELL et al., 2009).

12

Modelo de implantao Comunidade - A infra-estrutura de nuvem compartilhada por diversas organizaes e suporta o compartilhamento de uma determinada comunidade conforme os interesses (por exemplo, a misso, os requisitos de segurana, poltica e consideraes de compliance). Pode ser geridos pela organizao ou por terceiro e seu acesso pode ser local ou remoto (MELL et al., 2009). Modelo de implantao Hbrido - A infra-estrutura de nuvem uma composio de duas ou mais nuvens (privado, comunidade ou pblico) que permanecem em uma entidades nicas, mas esto unidos pela tecnologia padronizada ou proprietria que permite a portabilidade de dados e aplicativo. (MELL et al., 2009). 5 Especifique uma arquitetura para a plataforma. necessrio especificar os requisitos de arquitetura como armazenamento, backup, roteamento de rede, virtualizao e hardware dedicado, para garantir que a plataforma para onde as aplicaes sero migradas esteja de acordo com os requisitos da aplicao e da quantidade de informao e processamento que ser disponibilizada no ambiente de nuvem.

6 Especifique cuidadosamente todos os servios de segurana. Na contratao de servio de infraestrutura e software, os requisitos de segurana devem estar bem analisados e descritos com relao utilizao firewalls, deteco de intrusos, gerenciamento de identidade, preveno a perda de dados, criptografia, buscas por vulnerabilidade, entre outros, garantindo assim a segurana necessria para as informaes relevantes e sigilosas da empresa. 7 Confira cuidadosamente todas as polticas do fornecedor de computao em nuvem para verificar se tudo est enquadrado nos requerimentos da empresa. As polticas do provedor de computao em nuvem devem ser analisadas profundamente para avaliar se est de acordo com os requisitos da empresa com relao segurana da informao, gerenciamento, configuraes e upgrade de todo o ambiente que ser migrada para a nuvem, evitando assim qualquer surpresa futura. "Esse fator varia absurdamente em diferentes fornecedores", afirma Richter.

13

8 Analise bem o provedor de servio. O provedor deve ser cuidadosamente avaliado levando em conta aspectos geogrficos e de segurana, para garantir a capacidade para atender um crescimento futuro do negocio, permitindo que seus usurios possam atribuir recursos de forma autnoma, e com monitoramento do trfego, evitando os ataques de negao de servio. fundamental avaliar tambm se os acordos de nvel de servios (SLAs) esto de conforme os requisitos suportados pela empresa e se o provedor tem capacidade financeira para futuros investimentos e multas contratuais.

14

3.4 - COMPUTAO EM NUVEM NO AMBIENTE CORPORATIVO


De acordo com Taurion (2010, p. 91), o ambiente corporativo demanda uma srie de exigncias que so diferentes das necessrias ao mundo dos usurios domsticos. O primeiro passo para uma empresa optar pela computao em nuvem determinar se, de fato, trar algum benefcio. Existem vrias razes para as empresas optarem pela nuvem, principalmente o fato de poder simplificar suas operaes. Em nvel de comparao, podemos dizer que este um argumento parecido ao que leva uma empresa e decidir pela contratao de outsource. Computao em Nuvem se refere essencialmente idia de utilizao, independente da plataforma ou lugar, de variadas aplicaes por meio da internet com a mesma facilidade de t-las instaladas em nossos prprios computadores (Alecrim, 2008). Esta mesma facilidade incentiva e acelera a procura pela implantao da nuvem num ambiente corporativo e, desta forma, conforme afirma Alves (2010), o servio comea a ganhar mais espao no ambiente corporativo, especialmente nas reas de desenvolvimento, aplicativos menos crticos e servios.

Durante este processo crescente de desenvolvimento, um grande desafio para as empresas tornou-se a escolha do fornecedor do servio. Taurion (2010, p. 91), afirma que:
[...] as ofertas de computao em nuvem para empresas foram desenvolvidas de forma independente e cada uma traz suas caractersticas e posicionamentos tecnolgicos prprios. O fato que ainda no existem padres para Computao em Nuvem, de modo que as empresas enfrentaro algumas barreiras de sada ao migrar de um servio para o outro.

Uma empresa pode decidir mover para as nuvens seus aplicativos que rodam em cerca de 20 servidores diferentes para passar a utilizar o servio de apenas uma fornecedora de solues para computao em nuvens, onde seus aplicativos passariam a rodar em quatro servidores virtuais, onde, conforme Korzienowski (2009):
O baixo custo o maior atrativo para escolha. A computao em nuvem muda o modelo de gasto de capital-investimento em hardware, gastos em equipamentos de rede e licenas de software, por gasto em operao com base em taxas mensais.

15

Christen (2010) afirma que a computao em nuvem sem dvida uma grande inovao e est mudando os paradigmas da computao como conhecemos, mas para as empresas no s a facilidade e os baixos custos que chamam a ateno. As empresas esto preocupadas com o controle e o monitoramento nas nuvens por parte dos fornecedores. Para isso, Taurion (2009, p. 92) lista alguns pontos de ateno na escolha do fornecedor deste servio: Que plataformas so suportadas pelo provedor de nuvem? Existem servios de portabilidade ou a aplicao desenhada para um ambiente computacional ficar restrita a este ambiente? O provedor responsvel por manter atualizada a plataforma tecnolgica? Como sero resolvidas as atualizaes nos aplicativos? Qual a unidade de trabalho enviada nuvem? Por exemplo, esta unidade de trabalho uma imagem completa de uma mquina virtual, compreendendo sistema operacional e aplicativo, ou um container, incluindo apenas a aplicao e o cdigo de suporte como drivers e DLLs? Onde a unidade de trabalho reside quando no est sendo executada? Fica armazenada na nuvem ou nos servidores da empresa? Se a unidade de trabalho demandar um pacote aplicativo, o fornecedor deste pacote suporta o seu processamento em nuvem? Alm destes cuidados, importante ressaltar que a maturidade da empresa de grande importncia para o sucesso deste servio no ambiente corporativo. Segundo Christen (2010), se a empresa tem hoje um nvel baixo de maturidade e automatizao na organizao de TI, o impacto da integrao da computao em nuvem pode aumentar o esforo de trabalho, reduzindo os benefcios imediatos da computao em nuvem. Seria necessrio, nestes casos, um pr-avaliao da maturidade da empresa na gerencia de TI para evitar um fracasso tecnolgico e financeiro completo da empresa. Como vimos, o mercado de computao em nuvens est crescendo e tende a tomar o espao do ambiente de TI tradicional. Segundo Taurion (2009, p. 93) [...] o modelo de computao

16

em nuvem vai se disseminar, pois as empresas podero usar as nuvens de terceiros em vez de manter seus prprios Data Centers. O futuro aponta para este caminho: facilidade, agilidade, menos custos, resta s companhias avaliar e adotar ou no esta tecnologia.

17

3.5 - TIPOS DE OFERTA DE SERVIO EM COMPUTAO EM NUVEM


Conforme Martinez (2010), at o momento a denominao Computao em Nuvem divide-se em 11 categorias de servios. As mais estudadas e mais populares so 3: Saas, PaaS e IaaS. As outras categorias esto sendo aprimoradas e aperfeioadas com o passar dos anos. Em um curto prazo de tempo, outras vertentes sero idealizadas de acordo com as necessidades do mercado. No entanto, possvel analisar mais de perto as trs categorias mais populares quando o assunto Computao em Nuvem: SaaS (Software como Servio) - um tipo de computao em nuvem onde o sistema/software oferecido em forma de servio ou prestao de servios. O software roda remotamente em um servidor na web. No preciso instalar nada na maquina do cliente, basta conect-lo pela internet. Neste tipo de servio, paga-se um valor peridico como se fosse uma assinatura somente pelos recursos que utilizar e/ou pelo tempo de uso. Os servios do tipo SaaS mais comuns no mercado so Google Docs, Gmail e SalesForce. PaaS (Plataforma como Servio) - Este tipo de cloud oferece um ambiente de desenvolvimento de aplicaes. Ou seja: aes como compilar, desenvolver, depurar e testar em um desenvolvimento passaram a ser executadas na nuvem. Segundo Martinez (2010):
[...] pode parecer que estamos voltando poca dos mainframes e, de certa forma isso mesmo , porm de forma organizada e escalar. A vantagem deste servio poupar custos, no alocar hardware desnecessariamente e poder escalar dados de forma simples sem ter que lidar com o ambiente fsico diretamente.

Alguns servios que se encaixam nessa modalidade so: Google AppEngine e Force.com da Salesforce. IaaS (Infraestrutura como Servio) - o IaaS refere-se a disponibilidade de uma infraestrutura computacional como um servio. O cliente/usurio para de se preocupar com servidores para uma determinada aplicao, ele contrata este servio que estar hospedado em um datacenter apropriado e com as especificaes necessrias para o momento atual. Este tipo de servio e escalonvel. cobrado de acordo com a

18

utilizao ou pela quantidade de recursos contratados. EC2, da Amazon e BlueCloud, da IBM, so servios que se encaixam nessa modalidade.

Figura 1 - Exemplo simples da relao entre os cenrios, onde dois IaaS so usados para a construo de um PaaS, que, por sua vez, utilizado para a implementao de duas aplicaes (SaaS).

Banco de Dados como Servio - O banco de dados como Servio tem a capacidade de oferecer servios de um banco de dados hospedado remotamente. Funcionaria como se fosse um banco de dados local porm estar hospedado em um datacenter. Sua principal vantagem est na economia com licenas de software e aquisio de hardwares. Governana como Servio - A governana como Servio auxilia no gerenciamento de topologias, monitoramento de recursos e virtualizao via internet, com base em polticas definidas para dados e servios. Informao como Servio - A informao como Servio tem como conceito e como objetivo de consumir informaes hospedadas remotamente, assim como uma integrao de softwares, utilizando, por exemplo, APIs.

19

Integrao como Servio - A integrao como servio tende a oferecer as funes e os recursos de um EAI - Enterprise Application Integration porm, operando em nuvem. Processo como Servio - Processo como Servio oferece um recurso remoto que pode reunir muitos outros, criando assim processos de negcio. O aplicativo pode interagir tais como servios e dados, que combinados, geram uma seqncia de processos empresariais. Segurana como Servio - Segurana como servio tem a capacidade de oferecer servios de segurana aplicados a e-mail, navegao entre outros, acoplando uma interface de monitoramento via internet. Armazenamento como Servio - Armazenamento como Servio seria o componente mais primitivo da computao em nuvem, explorado pela maioria das outras modalidades. Esta modalidade oferece o armazenamento como servio dentro de um DataCenter, podendo ser acessado por aplicaes externas. Testes como Servio - Testes como Servio a capacidade de testar sistemas locais ou mesmo sistemas em nuvem em um ambiente para testes de aplicaes nas nuvens tambm. Segundo Martinez (2010), o conceito vem evoluindo constantemente, tanto que j se fala at em Everything as a Service (EaaS ou XaaS), ou seja, tudo como servio rodando na nuvem. O caminho, sem dvida, tende a esse final, visto que a rede pode, de fato, viabilizar essa tendncia.

20

3.6 - ALGUNS EXEMPLOS DE APLICAES EM NUVEM


Os termos Cloud Computing e Computao nas Nuvens so, de certa forma, bem recentes, mas quando analisamos bem, a idia no relativamente muito nova.

De forma mais abrangente, podemos citar uma variedade de aplicaes que a maioria das pessoas j utilizou sem se dar conta. Servios de Webmail como Gmail e Yahoo!Mail, discos virtuais na Internet, sites de armazenamento e compartilhamento de imagens e vdeos como o Flickr e Youtube, aplicaes de escritrio (planilhas e processadores de texto) como as disponibilizadas pelo Google atravs do GoogleDocs, e aplicaes no mbito corporativo como as aplicaes de CRM fornecidas pela Salesforce e Microsoft. Ou seja, so servios que no executam na mquina do usurio e so acessados de qualquer lugar, basta ter um dispositivo compatvel e com acesso a Internet. Atualmente possumos vrios provedores de servios nas nuvens, dentro dos quais podemos citar as grandes corporaes como a Amazon, que oferece servio de IaaS (Infrastructure as a Service - Infraestrutura como servio) chamado de AWS (Amazon Web Services), o Google com ofertas de SaaS (Software as a Service Software como servio), Paas ( Plataform as a Service Plataforma como servio) chamado Google ApplicationEngine (GAE) e a Microsoft, com a plataforma de desenvolvimento Azure. Em relao a DaaS (Database as a service Banco de dados como servio), Taurion (2009, p. 131-132) contextualiza que:
Hoje temos algumas ofertas pioneiras como o SimpleDB da prpria Amazon, o EnterpriseDB (Cloud Edition) e MySQL, oferecidos tambm em cima da nuvem da Amazon. Alm disso, empresas tradicionais de banco de dados como IBM, Oracle e Microsoft j comeam a enderear este mercado. A IBM oferece na nuvem da Amazon os produtos DB2 Express-C e Informix Developer Edition. A Microsoft anunciou o SQL Server Data Services (SSDS), ainda em beta, para servios DaaS embarcados nos data centers da prpria Microsoft.

O Google apresenta o BigTable. Um banco de dados projetado para trabalhar com imenso volume de dados. Atualmente, mais de 60 produtos e projetos do Google utilizam essa tecnologia tais como o Analytics, Finance e Earth.

21

Conforme Taurion (2009, p. 138), ainda sobre servios na computao em nuvem no servio de BaaS (Backup as a Service Backup como servio), podemos citar a IBM que entrou neste segmento aps a aquisio da Arsenal Digital Solutions. E no s grandes empresas esto no mercado de solues de backup e recuperao, empresas de menores dimenses oferecem seus servios em cima da nuvem da Amazon, como Zmanda e JungleDisk . No exterior, empresas de telefonia como a AT&T e BT (British Telecom), esto aproveitando a prpria estrutura de Data Centers e recursos de comunicao para entrar neste segmento. No caso da BT, seus servios de BaaS so oferecidos para os PCs de seus clientes corporativos de Banda Larga. No servio SaaS (Software as a Service Software como servio) que est intimamente ligado a computao nas nuvens, podemos citar a IBM e HP que j oferecerem suas solues: IBM SaaS e HP SaaS. Alm dessas empresas mencionadas, companhias como Dell, Intel, Oracle e Microsoft j esto trabalhando nas mais variadas solues para Computao em Nuvem. Esta ltima, por exemplo, anunciou o Azure, uma plataforma prpria para a execuo de aplicaes nas "nuvens" que simplesmente pode ser definido com um sistema operacional on-line com um variado leque de servios tais como CRM, Gerenciador de banco de dados entre outros.

22

3.7 - SEGURANA
Segurana ainda uma questo bastante polmica para os observadores de Computao em Nuvem. H quem fale que os usurios acreditam na segurana das nuvens, enquanto outros dizem existir um excesso de pessimismo. Os pessimistas podem apontar para qualquer incidente que venha comprovar os riscos das aplicaes em nuvem. Conforme notcia publicada pelo site CIO (2010):
Recentemente a gingante Google admitiu que desde 2007 vinha, por engano, coletando dados de navegao em redes sem criptografia Wi-Fi. Alm disso, tambm foi divulgado que um hacker obteve mais de 300 documentos confidenciais que o Twitter armazenava com o Google Apps. Entretanto, aps investigaes, foi constatado que esse incidente foi mais culpa de um problema de senhas fracas do que de segurana no Data Center.

Todos os sistemas so propensos a falhas. Em muitos casos, as empresas concluem que os seus prprios sistemas so mais seguros do que os sistemas operados por provedores de computao em nuvem ou que os riscos de armazenar determinados dados fora de sua prpria infra-estrutura so grandes o suficiente para refutar a hiptese de disponibiliz-los nas nuvens. A grande maioria das pesquisas realizadas sobre segurana nas nuvens aponta para uma desconfiana do mercado. Segundo um relatrio anual sobre falhas de segurana realizado pela PriceWaterhouseCoopers apenas 17% das empresas confiam nas medidas de segurana adotadas pelos provedores de solues baseadas nas nuvens. (CIO) Toda essa preocupao com a segurana levou um grupo de especialistas a criarem a Cloud Security Alliance - CSA, uma organizao sem fins lucrativos, fundada em 2008 para promover a utilizao das melhores prticas de garantia de segurana na Cloud Computing (CSA). O diretor executivo da CSA, Jim Reavis, considera que, por mais que as novas tecnologias paream familiares, basta procurar um pouco para descobrir uma srie de riscos escondidos, pois como em todo novo servio de tecnologia, o nmero de facilidades proporcional aos problemas. Com a ajuda de 29 empresas de consultoria e tambm fornecedores de Computao em Nuvem o especialista elaborou um documento contendo o que ele chama de os sete pecados mortais da segurana na nuvem, divulgados atravs do site CIO: Perda de dados ou vazamento - Segundo Reavis, no existe um nvel de controle aceitvel na nuvem. Alguns aplicativos podem deixar dados vazarem como resultado

23

de um fraco controle de API, gerao de chaves incorretas, armazenamento ou gesto ineficiente. Alm disso, polticas de destruio de dados podem estar ausentes. Vulnerabilidades de tecnologias compartilhadas - Na nuvem, uma nica configurao errada pode ser duplicada em um ambiente nos quais vrios servidores virtuais compartilham essa informao. A organizao deve aplicar acordos de nvel de servio (SLAs) para o gerenciamento de atualizaes e as melhores prticas para a rede e configurao do servidor. Colaboradores mal intencionados - O nvel de verificaes que os provedores da nuvem realizam em uma equipe pode variar de acordo com o controle de acesso ao datacenter estabelecido pela empresa, segundo Reavis, muitos deles fazem um bom trabalho, mas desigual, completou. A recomendao realizar uma avaliao de fornecedores e definir um nvel de seleo de funcionrios. Desvios de trfego, contas e servios - Muitos dados, aplicativos e recursos so concentrados na nuvem. Sem autenticao segura, um intruso pode acessar uma conta de usurio e obter tudo o que estiver na mquina virtual daquele cliente, afirma Reavis. Para evitar isso, o ideal monitorar proativamente ameaas de autenticao. Interfaces inseguras de programao de aplicativos - importante ver a nuvem como uma nova plataforma e no apenas como terceirizao quando se trata de desenvolvimento de aplicativos. Deve existir um processo de investigao relacionado aos ciclos de aplicaes, no qual o desenvolvedor entende e aplica certas orientaes para controles de autenticao, acesso e criptografia. Abuso da computao em nuvem - Usurios mal intencionados esto cada vez mais preparados, segundo Reavis. Registros indicam que crackers esto aplicando novas ameaas rapidamente, alm da habilidade de se adaptar ao tamanho da nuvem. E tudo que preciso um carto de crdito. Perfil de risco desconhecido - A questo da transparncia continua preocupando os provedores de nuvem. Usurios de contas interagem apenas com a interface final e no

24

sabem muito sobre as plataformas ou nveis de segurana que os provedores esto empregando, afirma Reavis. J a consultoria Forrester Research, atravs de seu analista chefe James Staten, entrevistou alguns usurios e fornecedores de servios na nuvem e constatou que as organizaes no sabem onde esto localizados os Data Centers utilizados para armazenar seus dados. A maioria dos servios na nuvem compartilha o modelo de hospedagem tradicional. Isso significa que os dados dos clientes so gerados e armazenados em ambientes fsicos, sujeitos a implicaes legais e de privacidade. O especialista alerta que conhecer a localidade dos dados imprescindvel para que no haja prejuzos. A falta de conhecimento das empresas, como foi identificada pela Forrester Research, est diretamente ligada falta de padres para gesto das informaes e prticas de segurana. Um vendedor, por exemplo, no obrigado informar aos usurios em que pas ou local os dados esto armazenados. No sabemos quais so as condies de segurana praticadas pelas empresas com as quais dividimos a nuvem, explica o ex-diretor tcnico da Agncia de Segurana Nacional (da sigla NSA, em ingls) dos Estados Unidos, Brian Snow. Quando as empresas optam pela nuvem devem estar cientes dos riscos em relao forma, ao momento e aplicao dessas ferramentas pelas reas de TI. A computao em nuvem ainda tem problemas por falta de uma retaguarda legal, de modelos contratuais e de controles adequados. O modelo tambm falha por dificultar processos de auditoria de segurana e de regulamentao dos dados para backups e das informaes hospedadas na nuvem. Interfaces para a integrao adequada entre os servios da nuvem e aqueles hospedados nas empresas completam a lista de deficincias do modelo de computao em nuvem. Os gestores de TI, no entanto, precisam analisar o projeto de adoo da computao em nuvem como qualquer outra iniciativa ligada rea de tecnologia. Isso exige um processo de avaliao dos riscos e dos benefcios, uma plano bem estruturado para implementao e uma estratgia de aperfeioamento contnuo. Cabe a cada um tentar equilibrar essa equao da melhor maneira.

25

3.8 - PERSPECTIVAS FUTURAS DA COMPUTAO EM NUVEM


Computao em Nuvem sinaliza para o futuro da TI, na realidade a computao em nuvem uma espcie de Box com diversos servios j consolidados oferecidos na internet como SOA, SaaS, virtualizao de servidores, BPM entre outros. Na busca de solues com mais benefcios e menos custos as empresas j do ateno especial para a computao em nuvem. Com oramentos cada vez mais apertados e com desafios cada vez maiores os CIOs esto olhando com mais ateno para a Computao em Nuvem como vantagem competitiva para buscar reduo de custos e ganhos benficos aos negcios. Segundo o Gartner (apud CIO, 2010):
No mundo, os servios de Cloud Computing vo movimentar 68 bilhes de dlares at o final de 2010, com crescimento de 16,6% em comparao com os 58,6 bilhes de dlares gerados em 2009. As projees so de estudo da consultoria Gartner. O documento estima ainda que esse mercado alcanar uma receita de 148,8 bilhes de dlares em 2014. Na avaliao do vice-presidente de pesquisas do Gartner, Ben Pring, esse modelo ganhou mais fora no ano passado com a crise econmica que obrigou muitas companhias a analisarem a alternativa para reduzir os custos de TI. Gerentes de TI comearam a se interessar pelos servios na nuvem, estimulando fornecedores a aumentarem as ofertas.

Este ambiente econmico mundial far certamente com que os provedores de servios de computao em nuvem aumentem a gama de servios prestados fazendo disso uma tecnologia de futuro promissor desde que agreguem mais confiabilidade, disponibilidade dos servios alcanando assim uma maturidade afastando a desconfiana dos consumidores destes servios. Conforme o portal IT Web (2010), est ficando claro que a computao em nuvem no ser uma tecnologia disruptiva, ao menos no por sua definio clssica, onde a ruptura radical reduz o custo dos produtos. Em tempo, o valor da nuvem que ela oferece aos departamentos de TI a possibilidade de fazer mais com praticamente os mesmos recursos.

26

3.9 - COMPUTAO EM NUVEM NO BRASIL


J no Brasil o mercado se encontra mais aquecido. Segundo pesquisa do Gartner, os CIOs brasileiros fizeram uma lista de quais seriam suas prioridades em investimento neste ano de 2010. Confirmando a tendncia mundial, Cloud Computing ficou em primeiro lugar como mais citado como prioridade de investimento, exemplificado no quadro abaixo:

1. Cloud computing 2. 3. Business Intelligence Virtualizao

4. Web 2.0 5. 6. 7. 8. 9. Gesto de TI Mobilidade Solues orientadas a servio Networking Business Process Management

Quadro 1 - Prioridades tecnolgicas do CIO no Brasil - Fonte: Gartner (2010) Segundo a vice-presidente do programa executivo do Gartner, Ione Coco, (apud CIO, 2010):
Hoje o mundo inteiro est de olho no Brasil e existe uma presso para que o CIO local traga respostas que acompanhem o crescimento esperado das empresas. [...] o Cloud (Computing) garante a flexibilidade para responder mais rapidamente s demandas do negcio.

As perspectivas do mercado de TI ainda so incertas, mas como o potencial custo reduzido dos servios oferecidos em nuvem que ainda sero melhores exemplificados neste trabalho so bastante atraentes no s para os gestores de TI, mas tambm para o alinhamento estratgico das empresas fazendo com que o servios em nuvem alm de reduzir custos gerem valor ao negcio. Mesmo assim como se trata de um assunto relativamente novo ainda carece de um amadurecimento dos gestores, dos fornecedores e clientes e isso pode ser um entrave para a adeso da computao em nuvem em um curto prazo.

27

4 - CONCLUSO
Computao em Nuvem j realidade na vida de todos ns. Gmail, Yahoo, Google Docs e Flickr so apenas alguns dos termos que soam em nossos ouvidos a todo o momento. No entanto, medida que ingressamos com a computao em nuvem no ambiente corporativo, o conceito vai encontrando barreiras que afastam o otimismo dos CIOs pelo fato de muitas perguntas ainda no terem respostas. Quando estamos falando de organizaes competitivas onde os dados so estratgicos e sigilosos - a disponibilizao de informaes na rede precisa de uma retaguarda confivel. Como garantir essa confiabilidade se os dados no se encontram mais armazenados no ambiente computacional da empresa? Por outro lado, a atratividade financeira da utilizao dos recursos tecnolgicos como servios - por exemplo, com a reduo de custos patrimoniais e de manuteno - um fator de peso e que pode alavancar a utilizao e visibilidade da nuvem. Acreditamos que, como toda nova tecnologia, essa tendncia ainda precisa passar por um amadurecimento para ganhar espao dentro do cenrio corporativo. Vimos que em muitos casos a sua no utilizao est voltada para a falta de informaes dos gestores com relao ao modelo. Muitas vezes, a desinformao causada por culpa dos prprios fornecedores ou pela falta de um rgo regulamentador. A criao e implantao de padres e o amadurecimento dos provedores sero necessrios para que a nuvem se consolide como uma tecnologia perene, de forma que oferea, efetivamente, ferramentas para integrao total entre todos os elos da tecnologia da informao hardware, software, pessoas e negcios mantendo os trs critrios bsicos de segurana da informao: confiabilidade, integridade e disponibilidade.

28

5 - GLOSSRIO
API - (Application Program Interface) - um conjunto de rotinas, protocolos e ferramentas para a construo de aplicativos de software. Uma boa API deve ser fcil para o desenvolvimento de um programa, atravs do uso de blocos j construdos. Basta ao programador por estes blocos em sua aplicao. Muitos sistemas operacionais, como o MSWindows, disponibilizam APIs para que os programadores possam criar aplicaes consistentes com o sistema operacional. Embora as APIs sejam feitas para programadores, elas so boas para os usurios finais, pois garantem que todos os programas que usem uma API em comum tenham uma interface similar, facilitando o aprendizado de usurios de programas novos. Blog - um "dirio pessoal e pblico" publicado na internet - um tipo de pgina pessoal no qual o dono desenvolve alguma conversa sobre um ou vrios assuntos interessantes e deixa aberto um mural com a opinio dos visitantes. Smartphone - Smartphone um telefone celular com funcionalidades avanadas que podem ser estendidas por meio de programas executados no seu Sistema Operacional Big Bang mtodo de implantao de sistemas ERP onde a implantao de todos os mdulos realizada de uma s vez, migrando imediatamente dos sistemas legados para os novos mdulos. BPM - O termo Gerenciamento de Processos de Negcio (ou BPM) refere-se a atividades realizadas pelas empresas para otimizar e adaptar seus processos.

CIO - O Chief Information Officer ou CIO um ttulo de cargo dado ao diretor de tecnologia da informao, responsvel por alinhar a TI e os negcios de uma organizao. CRM - a abreviao da expresso inglesa Customer Relationship Management, que significa, em portugus, Gesto de Relao com o cliente (ou gerenciamento da relao com o cliente, em portugus do Brasil).

29

Data Center - Centro de processamento e armazenamento de dados. Projetado para funcionar como uma fortaleza, costuma ser equipado com infra-estrutura de alta tecnologia, segurana fsica e lgica, sistemas de extino de incndio, climatizao de ambiente e geradores de energia. Due Diligence - Com a devida dedicao, planejamento nos mnimos detalhes das atividades da empresa e anlise das conseqncias de decises comerciais. SOA - Arquitetura orientada a servio, estratgia de TI que transforma funes de negcios existentes nas aplicaes das empresas em servios de software que se comunicam entre si por meio de contratos bem definidos. Os servios podem ser reutilizados. Wi-Fi - Wi-Fi uma marca registrada da Wi-Fi Alliance, que utilizada por produtos certificados que pertencem classe de dispositivos de rede local sem fios (WLAN) baseados no padro IEEE 802.11.

30

6 - REFERNCIA BIBLIOGRFICA
ALECRIM, Emerson. O que Tecnologia da Informao (TI)? . Info Wester. [S.l.]: 2008. Disponvel em: <http://www.infowester.com/col150804.php>. Acesso em: 12 jul. 2010.

______. O que Cloud Computing (Computao nas Nuvens)? Info Wester. [S.l]: 2008. Disponvel em: <http://www.infowester.com/cloudcomputing.php>. Acesso em: 10 jul. 2010. ALVES, Robson. Computao em Nuvem - 2010. [S.l.]: 2010. Disponvel em: <http://www.mundodoshackers.com.br/computao-em-nuvem-2010>. Acesso em: 10 ago. 2010. AMERICANO, mostra Tatiana. Cloud CIO. Computing [S.l.]: 2010. prioridade para 2010, em:

Gartner.

Disponvel

<http://cio.uol.com.br/gestao/2010/04/14/cloud-computing-e-prioridade-dos-cios-brasileirosem-2010-mostra-gartner/>. Acesso em: 05 jul. 2010. BABCOCK, Charles. O impacto da computao em nuvem para a empresa. InformationWeek EUA. [S.l]: 2010. Disponvel em:

<http://www.itweb.com.br/noticias/index.asp?cod=65884>. Acesso em: 12 jul. 2010. CHIRIGATI, Fernando S. Computao em Nuvem. Rio de Janeiro: 2009. Disponvel em: <http://www.gta.ufrj.br/ensino/eel879/trabalhos_vf_2009_2/seabra/arquitetura.html>. Acesso em: 5 jul. 2010. CHRISTEN, Markus. Computao em Nuvem para a Empresa Corporativa Monitoramento e Notificaes. Microsoft Brasil. [S.l]: 2010. Disponvel em:

<http://blogs.technet.com/b/markuschristen/archive/2010/05/14/cloud-computing-paraempresas-corporativas-monitoramento-e-notifica-es.aspx>. Acesso em: 13 jul. 2010. CIO. Cloud computing: segurana depende da localizao do data

center. CIO. EUA: 2010. Disponvel em: <http://cio.uol.com.br/gestao/2010/04/16/cloudcomputing-seguranca-depende-da-localizacao-do-data-center/>. Acesso em: 12 jul. 2010.

31

CLOUD

SECURITY

ALLIANCE.

Site

Institucional.

[S.l.].

Disponvel

em:

<http://www.cloudsecurityalliance.org/>. Acesso em: 13 jul. 2010. COMPUTERWORLD. Cloud computing: setor ter crescimento de 16,6% em 2010. CIO. [S.l]: 2010. Disponvel em: <http://cio.uol.com.br/gestao/2010/06/23/cloud-computingsetor-tera-crescimento-de-16-6-em-2010/>. Acesso em: 12 jul. 2010.

DGITRO

TECNOLOGIA.

Glossrio

Tecnolgico.

Disponvel

em:

<http://www.portaldigitro.com.br/pt/tecnologia_glossario-tecnologico.php>. Acesso em: 10 ago. 2010. GREENE, cloud Tim. Oito passos para escolher [S.l]: um 2010. fornecedor Disponvel de em:

computing.

COMPUTERWORLD.

<http://computerworld.uol.com.br/gestao/2010/05/27/oito-passos-para-escolher-umfornecedor-de-cloud-computing>. Acesso em: 5 jul. 2010. HOVER, J. Nicholas. de TI. Cloud Computing EUA: coloca 2010. desafios Disponvel para em:

gerenciamento

InformationWeek.

<http://www.itweb.com.br/noticias/index.asp?cod=51523>. Acesso em 13 jul. 2010. INFOWORLD. Entenda as 11 categorias da computao em nuvem. CIO. EUA: 2010. Disponvel em:< http://cio.uol.com.br/tecnologia/2010/03/04/entenda-as-11-categorias-da-

computacao-em-nuvem>. Acesso em: 10 de jul. 2010. IDG NEWS SERVICE. Dez tendncias de cloud computing para 2010. CIO. [S.l.]: 2010. Disponvel em: <http://cio.uol.com.br/tecnologia/2010/01/04/dez-tendencias-de-cloud-

computing-para-2010/>. Acesso em: 13. Jul. 2010. ______. Falta de padres gera frustrao em cloud computing. CIO. [S.l.]: 2010. Disponvel em: <http://cio.uol.com.br/gestao/2010/04/09/falta-de-padroes-gera-frustracao-

com-cloud-computing/>. Acesso em 13 jul. 2010.

32

______. Sete pecados mortais de segurana em cloud computing. CIO. [S.l.]: 2010. Disponvel em: <http://cio.uol.com.br/gestao/2010/04/06/sete-pecados-mortais-de-segurancaem-cloud-computing/>. Acesso em: 13 jul. 2010. KORZENIOWSKI, Paul. Baixo custo o maior atrativo para a adoo da computao em nuvem. ITWeb. EUA: 2009. Disponvel em: <http://www.itweb.com.br/noticias/index.asp?cod=62808>. Acesso em: 13 jul. 2010. MELL, Peter; GRANCE, Tim. The NIST Definition of Cloud Computing. [S.l]: 2009. Traduzido pelos autores. Disponvel em: <http://csrc.nist.gov/groups/SNS/cloud-

computing/cloud-def-v15.doc>. Acesso em: 5 jul.2010. MOREIRA, de Daniela. (2008). Cloud computing: [S.l]: entenda 2010. este novo modelo em:

computao.

IDGNow!.

Disponvel

<http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2008/08/13/cloud-computing-entendaeste-novo-modelo-de-computacao/>. Acesso em: 04 jul. 2010. NETWORK causa WORLD. nas Sucesso empresas. nos lares, cloud EUA: computing 2010. Disponvel ainda em:

tempestade

IDGNow!.

<http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2010/06/28/sucesso-nos-lares-cloudcomputing-ainda-causa-tempestade-nas-empresas/paginador/pagina_1>. Acesso em: 12 jul. 2010. ______. Cinco equvocos sobre cloud computing. CIO. EUA: 2010. Disponvel em: <http://cio.uol.com.br/gestao/2010/05/26/cinco-equivocos-sobre-cloud-computing/>. Acesso em: 13 jul. 2010. ______. O que as empresas precisam saber sobre cloud computing. CIO. EUA: 2010. Disponvel em: <http://cio.uol.com.br/gestao/2010/07/06/o-que-as-empresas-precisam-sabersobre-cloud-computing/>. Acesso em: 08 jul. 2010. REUTERS. Computao em nuvem crescer 21% em 2009. Info Online. [S.l.]: 2009. Disponvel em: <http://info.abril.com.br/noticias/ti/computacao-em-nuvem-crescera-21-em2009-26032009-25.shl>. Acesso em: 12 jul. 2010.

33

TAURION, Cezar. Cloud computing computao em nuvem: transformando o mundo da tecnologia da informao. Rio de Janeiro: Brasport, 2009. TECHNWORLD. cloud S 17% das empresas [S.l.]: confiam 2010. na segurana do em:

computing.

CIO.

Disponvel

<http://cio.uol.com.br/gestao/2010/04/28/so-17-das-empresas-confiam-na-seguranca-docloud-computing/>. Acesso em 13 jul. 2010. WITTMAN, Art. Anlise: cloud uma questo de perspectiva. ITWeb. [S.l]: 2010. Disponvel em: <http://www.itweb.com.br/noticias/index.asp?cod=69529>. Acesso em: 12 jul. 2010.

Anda mungkin juga menyukai