Anda di halaman 1dari 101

ANTOLOGIA DA POESIA PORTUGUESA

- Linhas Mestras Tomo II Sculos XVI a XIX

Faculdade de Letras UFRJ

Setor de Literatura Portuguesa 2011

ndice
SCULO XVI S de Miranda Antnio Ferreira Diogo Bernardes Cames Poemas na medida velha Babel e Sio Sonetos Cano IX SCULO XVII Rodrigues Lobo Toms Pinto Brando Francisco de Vasconcelos Jernimo Bahia Antnio Barbosa Bacelar Sror Violante do Cu D. Francisco Manuel de Melo D. Toms de Noronha Francisco de Vasconcelos Coutinho Andr Nunes da Silva Antnio Serro de Castro Frei Antnio das Chagas SCULO XVIII Correia Garo Paulino A. Cabral Abade de Jacente Filinto Elsio Nicolau Tolentino Marquesa de Alorna Bocage SCULO XIX Almeida Garrett Joo de Deus Antero de Quental Gomes Leal Guerra Junqueiro Cesrio Verde Antnio Nobre Eugnio de Castro Camilo Pessanha 1 2 3 4 6 6 14 18 32 34 35 37 38 38 39 40 41 43 46 46 47 47 48 49 51 52 53 54 56 62 63 67 69 75 77 79 87 92 96

SCULO XVI

S de Miranda Antnio Ferreira Diogo Bernardes Cames

S DE MIRANDA (1481-1558)

1 3 O sol grande, caem coa calma as aves, Do tempo em tal sazo, que si ser fria; Esta gua que dalto cai acordar-mia Do sono no, mas de cuidados graves. cousas, todas vs, todas mudaves, Qual tal corao quem vs confia? Passam os tempos, vai dia trs dia, Incertos muito mais que ao vento as naves. Eu vira j aqui sombras, vira flores, Vi tantas guas, vi tanta verdura, As aves todas cantavam damores. Tudo seco e mudo; e, de mestura, Tambm mudando-meu fiz doutras cores: e tudo o mais renova, isto sem cura!

No sei que em vs mais vejo; no sei que Mais ouo e sinto ao rir vosso e falar; No sei que entendo mais, t no calar, Nem quando vos no vejo a alma que v; Que lhe aparece em qual parte que est, Olhe o cu, olhe a terra, ou olhe o mar; E, triste aquele vosso suspirar, Em que tanto mais vai, que direi que ? Em verdade no sei; nem isto que anda Entre ns: ou se ar, como parece, Se fogo doutra sorte e doutra lei, Em que ando, e de que vivo; nunca abranda; Ora o que eu sei to mal, como o direi? Por ventura que vista resplandece.

Em tormentos cruis, tal sofrimento, Em to contnua dor, que nunca aliva, Chamar a morte sempre, e que ela, altiva, Se ria dos meus rogos, no tormento! E ver no mal que todo entendimento Naturalmente foge, e quando aviva A dor mais o vagar da alma cativa, A quem no far crer que tudo um vento? Bem sei uns olhos, que tm toda a culpa, E so os meus, que a toda a parte vem Aps o que vm sempre e os desculpa. minhas vises altas, meu s bem, Quem vos a vs no v, esse me culpa, E eu sou o s que as vejo, outrem ningum!

Quando eu, senhora, em vs os olhos ponho, E vejo o que no vi nunca, nem cri Que houvesse c, recolhe-se a alma a si E vou tresvaliando, como em sonho. Isto passado, quando me disponho, E me quero afirmar se foi assi, Pasmado e duvidoso do que vi, mespanto s vezes, outras mavergonho. Que, tornando ante vs, senhora, tal, Quando mera mister tantoutr ajuda, De que me valerei, se alma no val? Esperando por ela que me acuda, E no me acode, e est cuidando em al, Afronta o corao, a lngua muda.

3
ANTNIO FERREIRA (1528-1569)

O alma pura, em quanto c ias, Alma l onde vives j mais pura, Por que me desprezaste? quem to dura Te tornou ao amor, que me devias? Isto era o que mil vezes prometias, Em que minhalma estava to segura, Que ambos juntos ua hora desta escura Noite nos subiria aos claros dias? Como em to triste crcer me deixaste? Como pude eu sem mim deixar partir-te? Como vive este corpo sem sua alma? Ah! que o caminho tu bem mo mostraste, Porque correste gloriosa palma! Triste de quem no mereceu seguir-te!

Dos mais fermosos olhos, mais fermoso Rosto, quentre ns h, do mais divino Lume, mais branca neve, ouro mais fino, Mais doce fala, riso mais gracioso: Dum Anglico ar, de um amoroso Meneio, de um esp'rito peregrino Sacendeu em mim o fogo, de quindino Me sinto, e tanto mais assi ditoso. No cabe em mim tal bem-aventurana. pouco ua alma s, pouca ua vida. Quem tivesse que dar mais a tal fogo! Contente a alma dos olhos gua lana Pelo em si mais deter, mas vencida Do doce ardor, que no obedece a rogo.

Aquela, cujo nome a meus escritos Que a meu amor dar melhor ventura, Toda a virtude, toda a formosura, Quaps si leva os olhos, e os espritos, Aquela branda em tudo, s aos gritos Meus surda, spera aos rogos, a Amor dura Podia cum sorriso, ua brandura Dolhos curar meu mal, ornar meus ditos, Mas que dar de si ua estril veia? Um desprezado amor? ua cruel chama? Seno desconcertado, e triste pranto? Quem de tristezas vive, s me leia: Cante a quem inspira Amor mais doce canto; Busco piedade s, no glria, ou fama.

Os dias conto, e cada hora, e momento, Qualongando-me vou dos meus amores, Nas rvores, nas pedras, ervas, flores, Parece que acho mgoa, e sentimento. As aves, que no ar voam, o Sol, e o vento, Montes, rios, e gados, e Pastores, As estradas, e os campos mostram as dores Da minha sadade, e apartamento. E quanto mera l doce, e suave Mais triste, e duro Amor c mo apresenta, A que entreguei da minha vida a chave. Em lgrimas fora quas faces lave, Ou que no sinta a dor, que na tormenta Memria da bonana faz mais grave.

DIOGO BERNARDES (1530?-1605)

Da branca neve, e da vermelha rosa O Ceo de tal maneira derramou No vosso rosto as cores, que deixou A rosa da manh mais vergonhosa. Os cabelos (dAmor priso fermosa) No douro, que ouro fino desprezou, Mas dos raios do Sol vo-los dourou, Do que Cntia tambm anda envejosa. Um resplendor ardente, mas suave, Est nos vossos olhos derramando Quo claro deixa escuro, o escuro aclara, A doce fala, o riso doce e grave, Entre rubis e perlas lampejando, No tem comparao por cousa rara.

Um firme corao posto em ventura, Um desejar honesto, que senjeite De vossa condio, sem que respeite A meu to puro amor, a f to pura: Um ver-vos de piedade, e de brandura Imagem sempre, faz-me que suspeite Qualguma brava fera vos deu leite, Ou que nascestes duma pedra dura. Ando buscando causa que desculpe Crueza to estranha; porm quanto Nisso trabalho mais, mais mal me trata, Donde vem que no h quem nos no culpe: A vs, porque matais quem vos quer tanto; A mim, que tanto quero a quem me mata.

Se poder tanto morte defender-se A vida, que por vs deve estimar-se, Que veja em vossos olhos apagar-se A luz, que faz o Sol escurecer-se, E o ouro dos cabelos converter-se Em branca prata, o rosto descorar-se, De tal maneira em fim tudo mudar-se, Que mais ousadamente deixe ver-se; Ento, firme em mudanas to continas, Vereis como no amo, nem receio De vs o que no pode ter firmeza, Mas outra fermosura, outras divinas Graas, de quesse esprito vejo cheio, As quais no d, nem tira a natureza.

goas do claro Lima, que corria Pera mim, noutro tempo, claro, e puro, que correr vejo agora turvo, escuro, Quem afogou em vs minhalegria? Cuidei que com vos ver descansaria Do mal do cativeiro, triste, e duro; Mas mais sem gosto aqui, menos seguro Me vejo, do que vi em Berberia. Mudana vejo aqui em arvoredos: Cresceram muitos, muitos acabaram, Fez seu ofcio em tudo a natureza: Duas cousas porm no se mudaram: Lugar e duro ser destes penedos, De vossos naturais teima, e dureza.

5 ALHEIO A dor, que minha alma sente, No a saiba toda a gente.

VOLTAS Ande no peito escondida Ua dor to desusada, De mim s seja chorada, No seja doutrem sentida; Ou me mate, ou me d vida, Ou viva triste, ou contente, No se confie da gente. Tenho feito juramento (Porquassi o quis Amor) De sempre como avarento Guardar em mim minha dor. Por me no tratar pior Se disto o contrrio sente, No a saiba toda a gente. 6

Horas breves de meu contentamento, Nunca me pareceu, quando vos tinha, Que vos visse tornadas to asinha, Em to compridos dias de tormento.

Aquelas torres, que fundei no vento, O vento as levou j que as sustinha; Do mal, que me ficou, a culpa minha, Que sobre cousas vs fiz fundamento.

Amor, com rosto ledo e vista branda, Promete quanto dele se deseja, Tudo possvel faz, tudo segura: Mas desque dentro nalma reina, e manda, Como na minha fez, quer que se veja Quo fugitivo , quo pouco dura.

6 CAMES (1524?-1580)
Poemas na Medida Velha
1 MOTE ALHEIO Perdigo perdeu a pena, No h mal que lhe no venha. VOLTAS Perdigo que o pensamento Subiu a um alto lugar, Perde a pena do voar, Ganha a pena do tormento. No tem no ar nem no vento Asas com que se sustenha: No h mal que lhe no venha. Quis voar a uma alta torre, Mas achou-se desasado; E, vendo-se depenado, De puro penado morre. Se a queixume se socorre Lana no fogo mais lenha: No h mal que lhe no venha. Iseno a molhos Que eles dizem terdes, No so de olhos verdes, Nem de verdes olhos. Sirvo de geolhos, E vs no me credes, Porque me no vedes. Havia de ser, Por que possa v-los, Que uns olhos to belos No se ho de esconder. Mas fazeis-me crer Que j no so verdes, Por que me no vedes. Verdes no o so No que alcano deles; Verdes so aqueles Que esperana do. Se na condio Est serem verdes Por que me no vedes? 3 MOTE Pus meus olhos numa funda, E fiz um tiro com ela s grades duma janela. VOLTAS Uma dama, de malvada, Tomou seus olhos na mo E tirou-me uma pedrada Com eles ao corao. Armei minha funda ento, E pus os meus olhos nela: Trape! Quebro-lh'a janela.

2 MOTE ALHEIO Menina dos olhos verdes, Por que me no vedes? VOLTAS Eles verdes so, E tm por usana Na cor esperana E nas obras no. Vossa condio No de olhos verdes, Porque me no vedes.

7
Porque a alma namorada A traz to bem debuxada E a memria tanto voa, Que, se a no vejo em pessoa, Vejo-a na alma pintada. O desejo que se estende Ao que menos se concede, Sobre vs pede e pretende, Como o doente que pede O que mais se lhe defende. Eu, que em ausncia vos vejo, Tenho piedade e pejo De me ver to pobre estar, Que ento no tenho que dar Quando me pede o desejo. Como quele que cegou cousa vista e notria, Que a Natureza ordenou, Que se lhe dobre em memria O que em vista lhe faltou, Assim a mim, que no rejo Os olhos ao que desejo, Na memria e na firmeza Me concede a Natureza O natural que no veja. 7 MOTE Coifa de beirame namorou Joane. VOLTAS PRPRIAS Por cousa to pouca andas namorado? Amas a toucado e no quem o touca? Ando cega e louca por ti, meu Joane; tu, pelo beirame. Amas o vestido? s falso amador. Tu no vs que Amor se pinta despido? Cego e perdido andas por beirame; e eu por ti, Joane. (continua)

4 A UMA DAMA QUE LHE CHAMOU CARA SEM OLHOS

Sem olhos vi o mal claro Que dos olhos se seguiu, Pois cara sem olhos viu Olhos que lhe custam caro. De olhos no fao meno, Pois quereis que olhos no sejam: Vendo-vos, olhos sobejam; No vos vendo, olhos no so.

AO DESCONCERTO DO MUNDO

Os bons vi sempre passar No mundo graves tormentos; E para mais me espantar, Os maus vi sempre nadar Em mar de contentamentos. Cuidando alcanar assim O bem to mal ordenado, Fui mau, mas fui castigado. Assim que s para mim Anda o mundo concertado. 6 MOTE ALHEIO Vejo na alma pintada Quando me pede o desejo O natural que no vejo. GLOSA Se s de ver puramente Me transformei no que vi, De vista to excelente Mal poderei ser ausente, Enquanto o no for de mi.

8
Se algum te vir, que dir de ti? Que deixas a mi por cousa to vil! Ter bem que rir, pois amas beirame, e a mim no, Joane. Quem ama assi H de ser amada; ando maltratada damores por ti. Ama-me a mi e deixa o beirame, que razo, Joane! A todos encanta tua parvoice; de tua doudice Gonalo se espanta e, zombando, canta: Coifa de beirame namorou Joane! Eu no sei que viste neste meu toucado que to namorado dele te sentiste. No te veja triste: ama-me, Joane, e deixa o beirame! (Joana gemia. Maria chorava; assi lamentava o mal que sentia. Os olhos feria, e no o beirame que matou Joane.) No sei de que vem amares vestido, que o mesmo Cupido vestido no tem. Sabes de que vem amares beirame? Vem de ser Joane. 8 MOTE ALHEIO Campos bem-aventurados, Tornai-vos agora tristes, Que os dias em que me vistes Alegre, j so passados. GLOSA Campos cheios de prazer, Vs que estais reverdecendo, J me alegrei com vos ver, Agora tenho a temer Que entristeais em me vendo. E, pois a vista alegrais Dos olhos desesperados, No quero que me vejais, Para que sempre sejais Campos bem-aventurados. Porm, se por acidente Vos pesar de meu tormento, Sabereis que Amor consente Que tudo me descontente, Seno descontentamento. Por isso vs, arvoredos, Que j nos meus olhos vistes Mais alegria que medos, Se mos quereis fazer ledos, Tornai-vos agora tristes. J me vistes ledo ser; Mas depois que o falso Amor To triste me fez viver, Ledos folgo de vos ver, Por que me dobreis a dor. E se este gosto sobejo De minha dor me sentistes, Julgai quanto mais desejo As horas que vos no vejo, Que os dias em que me vistes. O tempo, que desigual, De secos, verdes vos tem; Porque em vosso natural Se muda o mal para o bem, Mas o meu para mor mal Se perguntais, verdes prados, Pelos tempos diferentes Que de Amor me foram dados, Tristes, aqui so presentes; Alegres, j so passados.

9
9 Descala vai pela neve: Assim faz quem Amor serve. Os privilgios que os reis No podem dar, pode Amor, Que faz qualquer amador Livre das humanas leis. Mortes e guerras cruis, Ferro, frio, fogo e neve, Tudo sofre quem o serve. Moa fermosa despreza Todo o frio e toda a dor. Olhai quanto pode Amor Mais que a prpria Natureza: Medo sem delicadeza Lhe impede que passe a neve. Assim faz quem Amor serve. Por mais trabalhos que leve, A tudo se ofreceria; Passa pela neve fria, Mais alva que a prpria neve; Com todo o frio se atreve. Vede em que fogo ferve O triste que o Amor serve! 10 Muito sou meu inimigo Pois que no tiro de mi Cuidados com que nasci, Que pem a vida em perigo. Oxal que fora assi!

Viver eu, sendo mortal, De cuidados rodeado, Parece meu natural; Que a peonha no faz mal A quem foi nela criado. Tanto sou meu inimigo Que, por no tirar de mi Cuidados com que nasci, Porei a vida em perigo. Oxal que fora assi! Tanto vim a acrescentar Cuidados que nunca amansam, Enquanto a vida durar, Que canso j de cuidar Como cuidados no cansam. Se estes cuidados que digo Dessem fim a mim e a si, Fariam pazes comigo, Que pr a vida em perigo, O bom fora pera mi. 11 Verdes so os campos, De cor de limo: Assim so os olhos Do meu corao. Campo, que te estendes Com verdura bela; Ovelhas, que nela Vosso pasto tendes, De ervas vos mantendes Que traz o Vero E eu das lembranas Do meu corao. Gados que pasceis Com contentamento, Vosso mantimento No no entendeis: Isso que comeis No so ervas, no: So graas dos olhos Do meu corao.

10

12
ENDECHAS A UA CATIVA COM QUEM ANDAVA DE AMORES NA NDIA, CHAMADA BRBARA.

Aquela cativa que me tem cativo porque nela vivo, j no quer que viva. Eu nunca vi rosa em suaves molhos, que para meus olhos fosse mais fermosa. Nem no campo flores, Nem no cu estrelas me parecem belas como os meus amores. Rosto singular, olhos sossegados, pretos e cansados, mas no de matar. Ua graa viva, que neles lhe mora, para ser senhora de quem cativa. Pretos os cabelos, onde o povo vo perde opinio que os louros so belos. Pretido de Amor, to doce a figura, que a neve lhe jura que trocara a cor. Leda mansido que o siso acompanha; bem parece estranha, mas brbara no. Presena serena que a tormenta amansa; nela, enfim, descansa toda a minha pena. Esta a cativa que me tem cativo. E pois nela vivo, fora que viva.

11
CARTA DE LUIS DE CAMES A DONA FRANCISCA DE ARAGO, COM AS GLOSAS ABAIXO FEITAS AO MOTE POR ELA MANDADO:

Senhora,

Deixei-me enterrar no esquecimento de v. m., crendo me seria assi mais seguro: mas agora que servida de me tornar a ressuscitar, por mostrar seus poderes, lembro-lhe que ua vida trabalhosa menos de agradecer que uma morte descansada. Mas se esta vida que agora de novo me d, for para ma tornar a tomar, servindo-se dela, no me fica mais que desejar que poder acertar com este moto de v.m., ao qual dei trs entendimentos, segundo as palavras dele puderam sofrer: se forem bons, o moto de v.m.; se maus, so as glosas minhas.

13
A DONA FRANCISCA DE ARAGO, MANDANDO-LHE ESTA REGRA, QUE LHA GLOSASSE

Mas porm a que cuidados? VOLTA Tanto maiores tormentos foram sempre os que sofri daquilo que cabe em mi, que no sei que pensamentos so os para que nasci. Quando vejo este meu peito a perigos arriscados inclinado, bem suspeito que a cuidados sou sujeito: mas porm a que cuidados? OUTRA AO MESMO Que vindes em mi buscar, cuidados, que sou cativo eu no tenho que vos dar. Se vindes a me matar, j h muito que no vivo; se vindes, porque me dais tormentos desesperados, eu, que sempre sofri mais, no digo que no venhais: mas porm a qu, cuidados? OUTRA AO MESMO

Se as penas que Amor me deu vm por to suaves meios, no h que temer receios, que val um cuidado meu por mil descansos alheios. Ter nuns olhos to fermosos os sentidos enlevados. bem sei que, em baixos estados, so cuidados perigosos Mas porm, ah! que cuidados!

12
14

ESTANCIAS NA MEDIDA ANTIGA, QUE TM DUAS CONTRARIEDADES: LOUVANDO E DESLOUVANDO UMA DAMA

[Vs] sois uma dama das feias do mundo; de toda a m fama sois cabo profundo,

Do gr merecer sois bem apartada; andais alongada do bem parecer.

A vossa figura no para ver; em vosso poder no h fermosura.

Bem claro mostrais em vs fealdade; no h i maldade que no precedais.

[Vs] fostes dotada de toda a maldade; perfeita beldade de vs tirada

De fresco caro Vos vejo ausente; em vs presente a m condio.

Sois muito acabada de tacha e de glosa: pois, quanto a fermosa, em vs no h nada.

De ter perfeio mui alheia estais; mui muito alcanais de pouca razo.

15 MOTE Foi-se gastando a esperana, Fui entendendo os enganos: Do mal ficaram meus danos E do bem s as lembranas.

13

GLOSA Nunca em prazeres passados Tive firmeza segura, Antes to arrebatados, Que inda no eram chegados Quando mos levou ventura. E como quem desconfia Ter em tal sorte mudana, No meio desta porfia, De quanto bem pretendia Foi-me gastando a esperana. No tive por desatino A ocasio de perd-la; Mas foi culpa do destino, Que a ningum, como mais dino, Amor pudera sust-la. Dei-lhe tudo o que era seu, No receando tais danos Deste, a quem alma lhe deu; Quando j no era meu, Fui entendendo os enganos. Fiquei deste mal sobejo A quem a causa compete, Dizer-lhe tudo o que vejo, Que amor aceita o desejo, Mas mente no que promete. Que se a mim se me obrigou A dar-me bens soberanos, Foi engano que ordenou, Que do bem tudo levou, Do mal ficaram meus danos. E se dor to desigual Sofro em mim com padec-los, Quero de novo sofr-los. Que, por a causa ser tal, No determino ofend-los. Dobre-se o mal, falte a vida, Cresa a f, falte a esperana, Pois foi mal agradecida; Fique a dor na alma imprimida, E do bem s as lembranas

BABEL E SIO

14

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. 32. 33. 34. 35. 36. 37. 38. 39. 40. 41. 42. 43. 44. 45.

Sobolos rios que vo por Babilnia me achei onde sentado chorei as lembranas de Sio e quanto nela passei. Ali o rio corrente de meus olhos foi manado, e tudo bem comparado: Babilnia ao mal presente, Sio ao tempo passado. Ali, lembranas contentes n'alma se representaram, e minhas cousas ausentes se fizeram to presentes como se nunca passaram. Ali, depois de acordado, co rosto banhado em gua, deste sonho imaginado, vi que todo o bem passado no gosto, mas mgoa. E vi que todos os danos se causavam das mudanas, e as mudanas dos anos; onde vi quantos enganos faz o tempo s esperanas. Ali vi o maior bem quo pouco espao que dura, o mal quo depressa vem, e quo triste estado tem quem se fia da ventura. Vi aquilo que mais val que ento se entende melhor quando mais perdido for; vi o bem suceder mal, e o mal muito pior. E vi com muito trabalho comprar arrependimento; vi nenhum contentamento; e vejo-me a mim, que espalho tristes palavras ao vento. Bem so rios estas guas com que banho este papel; bem parece ser cruel variedade de mgoas e confuso de Babel.

46. 47. 48. 49. 50. 51. 52. 53. 54. 55. 56. 57. 58. 59. 60. 61. 62. 63. 64. 65. 66. 67. 68. 69. 70. 71. 72. 73. 74. 75. 76. 77. 78. 79. 80. 81. 82. 83. 84. 85. 86. 87. 88. 89. 90.

Como homem que, por exemplo, dos transes em que se achou, despois que a guerra deixou, pelas paredes do templo suas armas pendurou, assi, despois que assentei que tudo o tempo gastava, da tristeza que tomei, nos salgueiros pendurei os rgos com que cantava. Aquele instrumento ledo deixei da vida passada, dizendo: "Msica amada, deixo-vos neste arvoredo memria consagrada. Frauta minha que, tangendo, os montes fazeis vir para onde estveis, correndo; e as guas, que iam descendo, tornavam logo a subir. Jamais vos no ouviro os tigres, que se amansavam; e as ovelhas, que pastavam, das ervas se fartaro que, por vos ouvir, deixavam. J no fareis docemente em rosas tornar abrolhos na ribeira florecente; nem poreis freio corrente, e mais, se for dos meus olhos. No movereis a espessura, nem podereis j trazer atrs vs a fonte pura, pois no pudestes mover desconcertos da ventura. Ficareis oferecida Fama, que sempre vela, frauta de mim to querida; porque, mudando-se a vida, se mudam os gostos dela. Acha a tenra mocidade prazeres acomodados, e logo a maior idade j sente por pouquidade aqueles gostos passados.

15
91. 92. 93. 94. 95. Um gosto que hoje se alcana amanh j o no vejo; assi nos traz a mudana de esperana em esperana, e de desejo em desejo. 136. Canta o preso docemente 137. os duros grilhes tocando; 138. canta o segador contente; 139. e o trabalhador, cantando, 140. o trabalho menos sente. 141. Eu, que estas cousas senti 142. n' alma, de mgoas to cheia, 143. "Como dir, respondi, 144. quem to alheio est de si 145. doce canto em terra alheia?" 146. Como poder cantar 147. quem em choro banha o peito? 148. Porque, se quem trabalhar 149. canta por menos cansar, 150. eu s descansos enjeito. 151. Que no parece razo 152. nem seria cousa idnea, 153. por abrandar a paixo, 154. que cantasse em Babilnia 155. as cantigas de Sio. 156. Que, quando a muita graveza 157. de saudade quebrante 158. esta vital fortaleza, 159. antes moura de tristeza 160. que, por abrand-la, cante. 161. Que, se o fino pensamento 162. s na tristeza consiste, 163. no tenho medo ao tormento: 164. que morrer de puro triste, 165. que maior contentamento? 166. Nem na frauta cantarei 167. o que passo e passei j, 168. nem menos o escreverei; 169. porque a pena cansar, 170. e eu no descansarei. 171. Que, se vida to pequena 172. se acrescenta em terra estranha 173. e se amor assi o ordena, 174. razo que canse a pena 175. de escrever pena tamanha. 176. Porm se, para assentar 177. o que sente o corao, 178. a pena j me cansar, 179. no canse para voar 180. a memria em Sio.

96. Mas em vida to escassa 97. que esperana ser forte? 98. Fraqueza de humana sorte 99. que quanto da vida passa 100. est receitando a morte! 101. Mas deixar nesta espessura 102. o canto da mocidade... 103. No cuide a gente futura 104. que ser obra da idade 105. o que fora da ventura. 106. Que idade, tempo, o espanto 107. de ver quo ligeiro passe, 108. nunca em mim puderam tanto 109. que, posto que deixe o canto, 110. a causa dele deixasse. 111. Mas, em tristezas e nojos 112. em gosto e contentamento, 113. por sol, por neve, por vento, 114. tern presente los ojos 115. por quien muero tan contento. 116. rgos e frauta deixava, 117. despojo meu to querido, 118. no salgueiro que ali estava; 119. que para trofu ficava 120. de quem me tinha vencido. 121. Mas lembranas da afeio, 122. que ali cativo me tinha, 123. me perguntaram ento 124. que era da msica minha 125. qu'eu cantava em Sio. 126. Que foi daquele cantar 127. das gentes to celebrado? 128. Por que o deixava de usar, 129. pois sempre ajuda a passar 130. qualquer trabalho passado? 131. Canta o caminhante ledo 132. no caminho trabalhoso, 133. por antre o espesso arvoredo; 134. e de noite o temeroso, 135. cantando, refreia o medo.

181. Terra bem-aventurada, 182. se, por algum movimento, 183. d' alma me fores mudada, 184. minha pena seja dada 185. a perptuo esquecimento. 186. A pena deste desterro, 187. que eu mais desejo esculpida 188. em pedra ou em duro ferro, 189. essa nunca seja ouvida, 190. em castigo de meu erro. 191. E se eu cantar quiser 192. em Babilnia sujeito, 193. Jerusalm, sem te ver, 194. a voz, quando a mover, 195. se me congele no peito. 196. A minha lngua se apegue 197. s fauces, pois te perdi, 198. se, enquanto viver assi, 199. houver tempo em que te negue 200. ou que me esquea de ti. 201. Mas tu, terra de Glria, 202. se eu nunca vi tua essncia, 203. como me lembras na ausncia? 204. No me lembras na memria, 205. seno na reminiscncia. 206. Que a alma tbua rasa 207. que, com a escrita doutrina 208. celeste, tanto imagina 209. que voa da prpria casa, 210. e sobe ptria divina. 211. No logo a saudade 212. das terras onde nasceu 213. a carne, mas do Cu, 214. daquela santa cidade, 215. donde esta alma descendeu. 216. E aquela humana figura, 217. que c me pde alterar, 218. no quem se h-de buscar: 219. raio da fermosura 220. que s se deve de amar. 221. Que os olhos e a luz que ateia 222. o fogo que c sujeita, 223. no do sol, mas da candeia, 224. sombra daquela Ideia 225. que em Deus est mais perfeita. 226. E os que c me cativaram 227. so poderosos efeitos 228. que os coraes tm sujeitos: 229. sofistas, que me ensinaram 230. maus caminhos por direitos.

16
231. Destes o mando tirano 232. me obriga, com desatino, 233. a cantar ao som do dano 234. cantares de amor profano 235. por versos de amor divino. 236. Mas eu, lustrado co santo 237. Raio, na terra de dor, 238. de confuses e de espanto, 239. como hei-de cantar o canto 240. que s se deve ao Senhor? 241. Tanto pode o benefcio 242. da Graa que d sade, 243. que ordena que a vida mude; 244. e o que tomei por vcio 245. me fez grau para a virtude. 246. E faz que este natural 247. amor, que tanto se preza, 248. suba da sombra real, 249. da particular beleza 250. para a Beleza geral. 251. Fique logo pendurada 252. a frauta com que tangi, 253. Jerusalm sagrada, 254. e tome a lira dourada 255. para s cantar de ti! 256. No cativo e ferrolhado 257. na Babilnia infernal; 258. mas dos vcios desatado, 259. e c desta a ti levado, 260. Ptria minha natural. 261. E se eu mais der a cerviz 262. a mundanos acidentes, 263. duros, tiranos e urgentes, 264. risque-se quanto j fiz 265. do gro livro dos viventes. 266. E tomando j na mo 267. a lira santa e capaz 268. doutra mais alta inveno, 269. cale-se esta confuso, 270. cante-se a viso da paz. 271. Oua-me o pastor e o rei, 272. retumbe este acento santo, 273. mova-se no mundo espanto, 274. que do que j mal cantei 275. a palindia j canto. 276. A vs s me quero ir, 277. Senhor e gro Capito 278. da alta torre de Sio, 279. qual no posso subir 280. se me vs no dais a mo.

281. No gro dia singular 282. que na lira o douto som 283. Jerusalm celebrar, 284. lembrai-vos de castigar 285. os ruins filhos de Edom. 286. Aqueles, que tintos vo 287. no pobre sangue inocente, 288. soberbos co poder vo; 289. arrasai-os igualmente, 290. conheam que humanos so. 291. E aquele poder to duro 292. dos efeitos com que venho, 293. que encendem alma e engenho, 294. que j me entraram o muro 295. do livre alvdrio que tenho; 296. estes, que to furiosos 297. gritando vm a escalar-me, 298. maus espritos danosos, 299. que querem como forosos 300. do alicerce derrubar-me; 301. derrubai-os, fiquem ss, 302. de foras fracos, imbeles, 303. porque no podemos ns 304. nem com eles ir a Vs, 305. nem sem Vs tirar-nos deles. 306. No basta minha fraqueza 307. para me dar defenso, 308. se vs, santo Capito, 309. nesta minha fortaleza 310. no puserdes guarnio. 311. E tu, carne que encantas, 312. filha de Babel to feia, 313. toda de misrias cheia, 314. que mil vezes te levantas 315. contra quem te senhoreia! 316. Beato s pode ser 317. quem co a ajuda celeste 318. contra ti prevalecer, 319. e te vier a fazer 320. o mal que lhe tu fizeste; 321. quem com disciplina crua 322. se fere mais que a vez, 323. cuja alma, de vcios nua, 324. faz ndoas na carne sua, 325. que j a carne na alma fez; 326. e beato quem tomar 327. seus pensamentos recentes 328. e, em nascendo, os afogar, 329. por no virem a parar 330. em vcios graves e urgentes;

17
331. quem com eles logo der 332. na pedra do furor santo 333. e, batendo, os desfizer 334. na Pedra, que veio a ser 335. enfim cabea do Canto; 336. quem logo, quando imagina 337. nos vcios da carne m, 338. os pensamentos declina 339. quela Carne divina 340. que na Cruz esteve j; 341. quem do vil contentamento 342. c deste mundo visvel, 343. quanto ao homem for possvel, 344. passar logo o entendimento 345. para o mundo inteligvel, 346. ali achar alegria 347. em tudo perfeita e cheia 348. de to suave harmonia 349. que nem, por pouca, recreia, 350. nem, por sobeja, enfastia. 351. Ali ver to profundo 352. mistrio na suma alteza 353. que, vencida a natureza, 354. os mores faustos do mundo 355. julgue por maior baixeza. 356. tu, divino aposento, 357. minha ptria singular! 358. Se s com te imaginar 359. tanto sobe o entendimento, 360. que far se em ti se achar? 361. Ditoso quem se partir 362. para ti, terra excelente, 363. to justo e to penitente 364. que, despois de a ti subir, 365. l descanse eternamente.

SONETOS

18
1 3

Enquanto quis Fortuna que tivesse Esperana de algum contentamento, O gosto de um suave pensamento Me fez que seus efeitos escrevesse. Porm, temendo Amor que aviso desse Minha escritura a algum juzo isento, Escureceu-me o engenho co tormento Pera que seus enganos no dissesse. vs, que Amor obriga a ser sujeitos A diversas vontades! Quando lerdes Num breve livro casos to diversos, Verdades puras so e no defeitos; E sabei que, segundo o amor tiverdes, Tereis o entendimento dos meus versos.

Pede o desejo, Dama, que vos veja. No entende o que pede; est enganado. este amor to fino e to delgado, Que quem o tem no sabe o que deseja. No h cousa a qual natural seja Que no queira perptuo o seu estado. No quer logo o desejo o desejado, Por que no falte nunca onde sobeja. Mas este puro afeito em mim se dana; Que, como a grave pedra tem por arte O centro desejar da natureza, Assim o pensamento pela parte Que vai tomar de mim, terrestre, humana, Foi, Senhora, pedir esta baixeza.

Eu cantarei de amor to docemente, Por uns termos em si to concertados, Que dois mil acidentes namorados Faa sentir ao peito que no sente. Farei que amor a todos avivente, Pintando mil segredos delicados, Brandas iras, suspiros magoados, Temerosa ousadia e pena ausente. Tambm, Senhora, do desprezo honesto De vossa vista branda e rigorosa, Contentar-me-ei dizendo a menor parte. Porm, para cantar de vosso gesto A composio alta e milagrosa, Aqui falta saber, engenho e arte.

A fermosura desta fresca serra E a sombra dos verdes castanheiros, O manso caminhar destes ribeiros, Donde toda a tristeza se desterra; O rouco som do mar, a estranha terra, O esconder do Sol pelos outeiros, O recolher dos gados derradeiros, Das nuvens pelo ar, a branda guerra; Enfim, tudo o que a rara Natureza Com tanta variedade nos ofrece, Me est, se no te vejo, magoando. Sem ti, tudo me enoja e me aborrece; Sem ti, perpetuamente estou passando Nas mores alegrias mor tristeza.

19
5 7

O cu, a terra, o vento sossegado; As ondas que se estendem pela areia; Os peixes, que no mar o sono enfreia; O noturno silncio repousado... O pescador Anio que, deitado Onde com o vento a gua se meneia, Chorando o nome amado em vo nomeia, Que no pode ser mais que nomeado. Ondas dizia , antes que Amor me mate, Tornai-me a minha Ninfa, que to cedo Me fizeste morte estar sujeita. Ningum lhe fala. O mar, de longe bate; Move-se brandamente o arvoredo... Leva-lhe o vento a voz, que ao vento deita.

Alegres campos, verdes arvoredos, Caras e frescas guas de cristal, Que em vs os debuxais ao natural, Discorrendo da altura dos rochedos; Silvestres montes, speros penedos, Compostos em concerto desigual, Sabei que, sem licena de meu mal, J no podeis fazer meus olhos ledos. E pois me j no vedes como vistes, No me alegrem verduras deleitosas Nem guas que correndo alegres vm. Semearei em vs lembranas tristes, Regando-vos com lgrimas saudosas, E nascero saudades de meu bem.

Com grandes esperanas j cantei, Com que os deuses no Olimpo conquistara; Depois vim a chorar, porque cantara; E agora choro j porque chorei. Se cuido nas passadas que j dei, Custa-me esta lembrana s to cara Que a dor de ver as mgoas, que passara, Tenho pela mor mgoa que passei. Pois logo, se est claro que um tormento D causa que o outro nalma se acrescente, J nunca posso Ter contentamento. Mas esta fantasia se me mente? Oh! ocioso e cego pensamento! Ainda eu imagino em ser contente!

Verdade, Amor, Razo, Merecimento Qualquer alma faro segura e forte; Porm, Fortuna, Caso, Tempo e Sorte Tm do confuso mundo o regimento. Efeitos mil revolve o pensamento E no sabe a que causa se reporte; Mas sabe que o que mais que vida e morte, Que no o alcana humano entendimento. Doutos vares daro razes subidas; Mas so experincias mais provadas, E por isso melhor ter muito visto. Cousas h i que passam sem ser cridas E cousas cridas h sem ser passadas... Mas o melhor de tudo crer em Cristo.

20

11

Pois meus olhos no cansam de chorar Tristezas que no cansam de cansar-me; Pois no abranda o fogo, em que abrasar-me Pde quem eu jamais pude abrandar; No canse o cego Amor de me guiar A parte donde no saiba tornar-me; Nem deixe o mundo todo de escutar-me, Enquanto me a voz fraca no deixar. E se em montes, rios, ou em vales, Piedade mora, ou dentro mora Amor Em feras, aves, plantas, pedras, guas, Ouam a longa histria de meus males E curem sua dor com minha dor; Que grandes mgoas podem curar mgoas.

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades; Muda-se o ser, muda-se a confiana; Todo o mundo composto de mudana, Tomando sempre novas qualidades. Continuamente vemos novidades, Diferentes em tudo da esperana; Do mal ficam as mgoas na lembrana, E do bem, se algum houve, as sadades. O tempo cobre o cho de verde manto, Que j coberto foi de neve fria, E em mim converte em choro o doce canto. E, afora este mudar-se cada dia, Outra mudana faz de mor espanto, Que no se muda j como soa.

10

12

Leda serenidade deleitosa, Que representa em terra um paraso; Entre rubis e perlas, doce riso; Debaixo de ouro e neve, cor de rosa Presena moderada e graciosa, Onde ensinando esto despejo e siso Que se pode por arte e por aviso, Como por natureza, ser fermosa; Fala de quem a morte a vida pende, Rara, suave, enfim, Senhora, vossa; Repouso, nela, alegre e comedido: Estas as armas so com que me rende E me cativa Amor; mas no que possa Despojar-me da glria de rendido.

Presena bela, anglica figura, Em quem quanto o Cu tinha nos tem dado; Gesto alegre, de rosas semeado, Entre as quais se est rindo a Fermosura; Olhos onde tem feito tal mistura Em cristal branco o preto marchetado, Que vemos j no verde delicado No esperanas, mas inveja escura; Brandura, aviso e graa, que aumentando A natural beleza cum desprezo, Com que, mais desprezada, mais se aumenta: So as prises de um corao que, preso, Seu mal ao som dos ferros vai cantando, Como faz a sereia na tormenta.

21
13

De quantas graas tinha a Natureza Fez um belo e riqussimo tesouro, E com rubis e rosa, neve e ouro, Formou sublime e anglica beleza. Ps na boca os rubis, e na pureza De um belo rosto, as rosas por quem mouro; No cabelo o valor do metal louro; No peito a neve em que a alma tenho acesa. Mas nos olhos mostrou quanto podia, E fez deles um sol, onde se apura A luz mais clara que a do claro dia. Enfim, Senhora, em vossa compostura Ela a apurar chegou quanto sabia De ouro, rosas, rubis, neve e luz pura.

14

Ah! Minha Dinamene! Assim deixaste Quem no deixara nunca de querer-te! Ah! Ninfa minha! J no posso ver-te, To asinha esta vida desprezaste! Como j para sempre te apartaste De quem to longe estava de perder-te? Puderam estas ondas defender-te, Que no visses quem tanto magoaste? Nem falar-te somente a dura morte Me deixou, que to cedo o negro manto Em teus olhos deitado consentiste! mar, Cu, minha escura sorte! Que pena sentirei, que valha tanto, Que inda tenha por pouco viver triste?

22

15

17

Sete anos de pastor Jac servia Labo, pai de Raquel, serrana bela; Mas no servia ao pai, servia a ela, E a ela s por prmio pretendia. Os dias, na esperana de um s dia, Passava, contentando-se com v-la; Porm o pai, usando de cautela, Em lugar de Raquel lhe dava Lia. Vendo o triste pastor que com enganos Lhe fora assim negada a sua pastora, Como se a no tivera merecida, Comea de servir outros sete anos, Dizendo: -- Mais servira, se no fora Para to longo amor to curta a vida!

C nesta Babilnia, donde mana Matria a quanto mal o mundo cria, C onde o puro amor no tem valia, Que a me, que manda mais, tudo profana; C, onde o mal se afina e o bem se dana, E pode mais que a honra a tirania; C onde a errada e cega Monarquia Cuida que um nome vo a desengana; C neste labirinto, onde a nobreza Com esforo e saber pedindo vo s portas da cobia e da vileza; C neste escuro caos de confuso, Cumprindo o curso estou da Natureza. V se me esquecerei de ti, Sio!

16

18

Busque Amor novas artes, novo engenho Para matar-me, e novas esquivanas; Que no pode tirar-me as esperanas, Que mal me tirar o que no tenho. Olhai de que esperanas me mantenho! Vede que perigosas seguranas! Que no temo contrastes nem mudanas, Andando em bravo mar, perdido lenho. Mas, conquanto no pode haver desgosto Onde esperana falta, l me esconde Amor um mal, que mata e no se v, Que dias h que na alma me tem posto Um no sei que, que nasce no sei onde, Vem no sei como, e di no sei por qu.

Um mover de olhos, brando e piedoso Sem ver de qu; um riso brando e honesto, Quase forado; um doce e humilde gesto, De qualquer alegria duvidoso; Um despejo quieto e vergonhoso; Um repouso gravssimo e modesto; Uma pura bondade, manifesto Indcio da alma, limpo e gracioso; Um encolhido ousar; uma brandura; Um medo sem ter culpa; um ar sereno; Um longo e obediente sofrimento: Esta foi a celeste formosura Da minha Circe, e o mgico veneno Que pde transformar meu pensamento.

23

19 21 Ondados fios de ouro reluzente, Que agora da mo bela recolhidos, Agora sobre as rosas estendidos, Fazeis que sua beleza se acrescente; Olhos, que vos moveis to docemente, Em mil divinos raios encendidos, Se de c me levais alma e sentidos, Que fora, se de vs no fora ausente? Honesto riso, que entre a mor fineza De perlas e corais nasce e parece, Se nalma em doces ecos no o ouvisse. Se imaginando s tanta beleza De si, em nova glria, a alma se esquece, Que far quando a vir? Ah! quem a visse!

Quem v, Senhora, claro e manifesto O lindo ser de vossos olhos belos, Se no perder a vista s em v-los, J no paga o que deve a vosso gesto. Este me parecia preo honesto; Mas eu, por de vantagem merec-los, Dei mais a vida e alma por quer-los, Donde j me no fica mais de resto, Assim que a vida e alma e esperana, E tudo quanto tenho, tudo vosso, E o proveito disso eu s o levo. Porque tamanha bem-aventurana O dar-vos quanto tenho e quanto posso, Que, quanto mais vos pago, mais vos devo.

20

22

O tempo acaba o ano, o ms e a hora, A fora, a arte, a manha, a fortaleza; O tempo acaba a fama e a riqueza, O tempo o mesmo tempo de si chora; O tempo busca e acaba e onde mora Qualquer ingratido, qualquer dureza; Mas no pode acabar minha tristeza, Enquanto no quiserdes vs, Senhora. O tempo o claro dia torna escuro, E o mais ledo prazer em choro triste; O tempo, a tempestade em gro bonana. Mas de abrandar o tempo estou seguro O peito de diamante, onde consiste A pena e o prazer desta esperana.

Lembranas que lembrais meu bem passado, Para que sinta mais o mal presente, Deixai-me, se quereis, viver contente, No me deixeis morrer em tal estado. Mas se tambm de tudo ordenado Viver, como se v, to descontente, Venha, se vier, o bem por acidente, E d a morte fim a meu cuidado. Que muito melhor perder a vida, Perdendo-se as lembranas da memria, Pois fazem tanto dano ao pensamento. Assim que nada perde quem perdida A esperana traz de sua glria Se esta vida h de ser sempre em tormento.

24

23

25

Quando de minhas mgoas a comprida Imaginao os olhos me adormece, Em sonhos aquela alma me aparece Que para mim foi sonho nesta vida. L numa sodade, onde estendida A vista pelo campo desfalece, Corro para ela: e ela ento parece Que mais de mim se alonga, compelida. Brado: No me fujais, sombra benina! Ela os olhos em mim cum grande pejo, Como quem diz que j no pode ser . Torna a fugir-me; e eu, gritando: Dina... Antes que diga mene, acordo, e vejo Que nem um breve engano posso ter.

Com grandes esperana j cantei, Com que os deuses no Olimpo conquistara; Despois vim a chorar, porque cantara; E agora choro j, porque chorei. Se cuido nas passadas que j dei, Custa-me esta lembrana s to cara Que a dor de ver as mgoas, que passara, Tenho pola mor mgoa, que passei. Pois logo, se est claro que um tormento D causa que o outro nalma se acrescente, J nunca posso ter contentamento. Mas esta fantasia se me mente? Oh! ocioso e cego pensamento! Ainda eu imagino em ser contente!

24 O cu, a terra, o vento sossegado; As ondas, que se estendem pela areia; Os peixes, que no mar o sono enfreia; O noturno silncio repousado... O pescador Anio que, deitado Onde co vento a gua se meneia, Chorando, o nome amado em vo nomeia, Que no pode ser mais que nomeado. Ondas -- dizia --, antes que Amor me mate Tornai-me a minha Ninfa, que to cedo Me fizestes morte estar sujeita. Ningum lhe fala. O mar, de longe, bate; Move-se brandamente o arvoredo... Leva-lhe o vento a voz, que ao vento deita.

26 O dia em que nasci moura e perea, No o queira jamais o tempo dar; No torne mais ao mundo e, se tornar, Eclipse nesse passo o Sol padea. A luz lhe falte, o Sol se lhe escurea, Mostre o mundo sinais de se acabar; Nasam-lhe monstros, sangue chova o ar, A me ao prprio filho no conhea. As pessoas pasmadas, de ignorantes, As lgrimas no rosto, a cor perdida, Cuidem que o mundo j se destruiu. gente temerosa, no te espantes, Que este dia deitou ao mundo a vida Mais desgraada que jamais se viu!

25
Em continuao a esta breve antologia das redondilhas e dos sonetos de Cames, apresentaremos a seguir alguns poemas que, relacionados aos que lhes so postos em paralelo, demonstram a permanncia deste poeta renascentista na obra de autores portugueses e brasileiros modernos. Observemos o dilogo intertextual que entre eles se mantm. Mais adiante, em poetas de sculos tambm posteriores, outras referncias podero ainda ser identificadas, seja do ponto de vista da retomada de temas, seja quanto ao resgate dos prprios versos camonianos. Descubra outras relaes intertextuais.

27

VINICIUS DE MORAIS

Oh! Como se me alonga de ano em ano A peregrinao cansada minha! Como se encurta e como ao fim caminha Este meu breve e vo discurso humano! Vai-se gastando a idade e cresce o dano; Perde-se-me um remdio que inda tinha; Se por experincia se adivinha, Qualquer grande esperana grande engano. Corro aps este bem que no alcana; No meio do caminho me falece; Mil vezes caio e perco a confiana. Quando ele foge, eu tardo; e na tardana, Se os olhos ergo, a ver se ainda parece, Da vista se me perde e da esperana.

Passem-se dias, horas, meses, anos Amaduream as iluses da vida Prossiga ela sempre dividida Entre compensaes e desenganos. Faa-se a carne mais envelhecida Diminuam os bens, cresam os danos Vena o ideal de andar caminhos planos Melhor que levar tudo de vencida. Queira-se antes ventura que aventura medida que a tmpora embranquece. E fique tenra a fibra que era dura. E eu te direi: amiga minha, esquece... Que grande este amor meu de criatura Que v envelhecer e no envelhece.

26

28

Soneto de separao

VINICIUS DE MORAIS Aquela triste e leda madrugada, Cheia toda de mgoa e de piedade, Enquanto houver no mundo sadade Quero que seja sempre celebrada. Ela s, quando amena e marchetada Saa, dando ao mundo claridade, Viu apartar-se de uma outra vontade, Que nunca poder ver-se apartada. Ela s viu as lgrimas em fio, Que de uns e de outros olhos derivadas, Se acrescentaram em grande e largo rio. Ela ouviu as palavras magoadas Que puderam tornar o fogo frio E dar descanso s almas condenadas. De repente, do riso fez-se o pranto, Silencioso e branco como a bruma, E das bocas unidas fez-se a espuma E das mos espalmadas fez-se o espanto. De repente, da calma fez-se o vento Que dos olhos desfez a ltima chama E da paixo fez-se o pressentimento E do momento imvel fez-se o drama. De repente, no mais que de repente, Fez-se de triste o que se fez amante E de sozinho o que se fez contente. Fez-se do amigo prximo o distante, Fez-se da vida uma aventura errante, De repente, no mais que de repente.

29

Carolina MACHADO DE ASSIS

Alma minha gentil, que te partiste To cedo desta vida, descontente, Repousa l no cu eternamente E viva eu c na terra sempre triste. Se l no assento etreo, onde subiste, Memria desta vida se consente, No te esquea daquele amor ardente Que j nos olhos meus to puro viste. E se vires que pode merecer-te Alguma coisa a dor que me ficou Da mgoa, sem remdio, de perder-te, Roga a Deus, que teus anos encurtou, Que to cedo de c me leve a ver-te, Quo cedo de meus olhos te levou.

Querida, ao p do leito derradeiro, Em que descansas desta longa vida, Aqui venho e virei, pobre querida, Trazer-te o corao do companheiro. Pulsa-lhe aquele afeto verdadeiro Que, a despeito de toda a humana lida, Fez a nossa existncia apetecida E num recanto ps o mundo inteiro. Trago-te flores, restos arrancados Da terra que nos viu passar unidos E ora mortos nos deixa e separados. Que eu, se tenho nos olhos mal feridos Pensamentos de vida formulados, So pensamentos idos e vividos.

27

30

Soneto de fidelidade VINICIUS DE MORAIS

Tanto do meu estado me acho incerto, Que em vivo ardor tremendo estou de frio; Sem causa, juntamente choro e rio; O mundo todo abarco e nada aperto. tudo quanto sinto um desconcerto; Da alma um fogo me sai, da vista um rio; Agora espero, agora desconfio, Agora desvario, agora acerto. Estando em terra, chego ao cu voando; Numa hora acho mil anos, e de jeito Que em mil anos no posso achar uma hora. Se me pergunta algum por que assim ando, Respondo que no sei; porm suspeito Que s porque vos vi, minha Senhora.

De tudo, ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo e sempre e tanto Que, mesmo em face do maior encanto, Dele se encante mais meu pensamento. Quero viv-lo em cada vo momento E em seu louvor hei de espalhar meu canto E rir meu riso e espalhar meu pranto Ao seu pesar e ao seu contentamento. E assim, quando mais tarde me procure Quem sabe a morte, angstia de quem vive, Quem sabe a solido, fim de quem ama, Eu possa me dizer do amor (que tive): Que no seja imortal, posto que chama, Mas que seja infinito enquanto dure.

31

Glosas de amor e morte JOS AUGUSTO SEABRA

Eu cantarei de amor to docemente, Por uns termos em si to concertados, Que dois mil acidentes namorados Faa sentir ao peito que no sente. Farei que amor a todos avivente, Pintando mil segredos delicados, Brandas iras, suspiros magoados, Temerosa ousadia e pena ausente. Tambm, Senhora, do desprezo honesto De vossa vista branda e rigorosa, Contentar-me-ei dizendo a menor parte. Porm, para cantar de vosso gesto A composio alta e milagrosa, Aqui falta saber, engenho e arte.

To doce mente amor de s cantar-se que eu cantarei de amor to docemente se cantar s de amor os acidentes dos desconcertos teus to concertados na msica do canto magoados amor fizer que a todos avivente ou mate. Enquanto a cada canto as lentas armas engenho quais se a tanto a arte te no falea ou desfalea enquanto desmemria da vida se consente e desejo for s contentamento do muito imaginar descontentado. Verdades puras so se mas desmente Docemente o amor se doce mente.

28

32

Transforma-se o amador na coisa amada HERBERTO HELDER Transforma-se o amador na coisa amada com seu feroz sorriso, os dentes as mos que relampejam no escuro. Traz rudo e silncio. Traz o barulho das ondas frias e das ardentes pedras que tem dentro de si. E cobre esse rudo rudimentar com o assombrado Silncio da sua ltima vida. O amador transforma-se de instante para instante, E sente-se o esprito imortal do amor Criando a carne em extremas atmosferas, acima De todas as coisas mortas. Transforma-se o amador. Corre pelas formas dentro. E a coisa amada uma baa estanque. o espao de um castial, A coluna vertebral e o esprito Das mulheres sentadas. Transforma-se em noite extintora. Porque o amador tudo, e a coisa amada uma cortina Onde o vento do amador bate no alto da janela Aberta. O amador entra Por todas as janelas abertas. Ele bate, bate, bate. O amador um martelo que esmaga. Que transforma a coisa amada. A paixo segundo Cames CARLOS FELIPE MOISS Transforma-se o amador em coisa alguma, sem dolo, sem virtude e sem razo. Por muito amar, dispersa o corao e ri daquilo que a alma nenhuma. As esperanas perde, uma a uma, de decifrar o rosto da paixo. Sem rumo, ilhado entre o sim e o no, se no amor de um mar sem espuma. Transforma-se o amador em coisa errante, atira ao vento um grito enrouquecido, buscando se encontrar na coisa amada. A pele rota, o gesto vacilante, transforma-se, de amar como um perdido, em sombra de si mesmo, ausncia, nada.

Transforma-se o amador na coisa amada, Por virtude do muito imaginar; No tenho logo mais que desejar, Pois em mim tenho a parte desejada. Se nela est minha alma transformada, Que mais deseja o corpo de alcanar? Em si somente pode descansar, Pois consigo tal alma est liada. Mas esta linda e pura semidia, Que, como o acidente em seu sujeito, Assim com a alma minha se conforma, Est no pensamento como idia; E o vivo e puro amor de que sou feito, Como a matria simples busca a forma.

33

29
Definio do amor ( ANNIMO do Sculo XVII )

Amor fogo que arde sem se ver; ferida que di e no se sente; um contentamento descontente; dor que desatina sem doer; um no querer mais que bem querer; solitrio andar por entre a gente; nunca contentar-se de contente; cuidar que se ganha em se perder; querer estar preso por vontade; servir a quem vence, o vencedor. ter com quem nos mata lealdade. Mas como causar pode seu favor Nos coraes humanos amizade Se to contrrio a si o mesmo Amor?

um nada amor que pode tudo, um no se entender o avisado um querer ser livre e estar atado, um julgar o parvo por sisudo; um parar os golpes sem escudo, um cuidar que e estar trocado, um viver alegre e enfadado, no poder falar e no ser mudo; um engano claro e mui escuro, um no enxergar e estar vendo, um julgar por brando ao mais duro; um no qurer dizer e estar dizendo, um no mor perigo estar seguro, , por fim, um no sei qu, que no entendo.

Soneto maneira de Cames SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN Esperana e desespero de alimento Me servem neste dia em que te espero E j no sei se quero ou se no quero To longe de razes meu tormento. Mas como usar amor de entendimento? Daquilo que te peo desespero Ainda que mo ds pois o que eu quero Ningum o d se no por um momento. Mas como s belo, amor, de no durares, De ser to breve e fundo o teu engano, E de eu te possuir sem tu te dares. Amor perfeito dado a um ser humano. Tambm morre o florir de mil pomares E se quebram as ondas do oceano.

30

34

Cames e a tena Erros meus, m fortuna, amor ardente Em minha perdio se conjuraram; Os erros e a fortuna sobejaram, Que para mim bastava amor somente. Tudo passei; mas tenho to presente A grande dor das cousas que passaram, Que as magoadas iras me ensinaram A no querer j nunca ser contente. Errei todo o discurso dos meus anos; Dei causa a que a Fortuna castigasse As minhas mal fundadas esperanas. De amor no vi seno breves enganos. Oh! Quem tanto pudesse, que fartasse Este meu duro Gnio de vinganas! SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN Irs ao Pao. Irs pedir que a tena Seja paga na data combinada Este pas te mata lentamente Pas que tu chamaste e no responde Pas que tu nomeias e no nasce Em tua perdio se conjuraram Calnias desamor inveja ardente E sempre os inimigos sobejaram A quem ousou seu ser inteiramente E aqueles que invocaste no te viram Porque estavam curvados e dobrados Pela pacincia cuja mo de cinza Tinha apagado os olhos no seu rosto Irs ao Pao irs pacientemente Pois no te pedem canto mas pacincia Este pas te mata lentamente

35 Em prises baixas fui um tempo atado, Vergonhoso castigo de meus erros; Inda agora arrojando levo os ferros, Que a morte, a meu pesar, tem j quebrado. Sacrifiquei a vida a meu cuidado, Que amor no quer cordeiros nem bezerros; Vi mgoas, vi misrias, vi desterros. Parece-me que estava assi ordenado. Contentei-me com pouco, conhecendo Que era o contentamento vergonhoso, S por ver que cousa era viver ledo. Mas minha Estrela, que eu j agora entendo, A Morte cega e o Caso duvidoso Me fizeram de gostos haver medo.

31

Poema da auto-estrada ANTNIO GEDEO Voando vai para a praia 1 Leonor na estrada preta . 2 Vai na brasa , de lambreta. VOLTAS AO MOTE Leva cales de pirata, 3 vermelho de alizarina , modelando a coxa fina, de impaciente nervura. 4 Como guache lustroso, 5 amarelo de indantreno , 6 blusinha de terileno 7 desfraldada na cintura. 8 Fuge , fuge, Leonoreta. Vai na brasa, de lambreta. Agarrada ao companheiro na volpia da escapada 9 pincha no banco traseiro em cada volta da estrada. Grita de medo fingido, que o receio no com ela, mas por amor e cautela abraa-o pela cintura. Vai ditosa, e bem segura. Como um rasgo na paisagem corta a lambreta afiada, 10 engole as bermas da estrada e a rumorosa folhagem. Urrando, estremece a terra, bramir de rinoceronte, enfia pelo horizonte como um punhal que se enterra. Tudo foge sua volta, o cu, as nuvens, as casas, e com os bramidos que solta lembra um demnio com asas. Na confuso dos sentidos j nem percebe, Leonor, se o que lhe chega aos ouvidos so ecos de amor perdido se os rugidos do motor. Fuge, fuge, Leonoreta. Vai na brasa, de lambreta.
1.asfaltada. 2. Ardente, entusiasmada. 3. Corante. 4. Tinta guache. 5. Corante. 6. Tecido. 7. Solta, ao vento. 8. Fuja, afaste-se. 9. Pula, sacode. 10. Acostamento.

Descala vai para a fonte Lianor pela verdura; Vai fermosa e no segura. Leva na cabea o pote, O testo nas mos de prata, Cinta de fina escarlata, Sainho de chamalote; Traz a vasquinha de cote, Mais branca que a neve pura. Vai fermosa e no segura. Descobre a touca a garganta, Cabelos de ouro o tranado, Fita de cor de encarnado, To linda que o mundo espanta. Chove nela graa tanta, Que d graa fermosura. Vai fermosa e no segura.

32
CANO IX que eu j no mundo vi, quando vivi, por me dobrar dos males a aspereza, por me mostrar que havia no mundo muitas horas de alegria. Aqui estive eu e estes pensamentos gastando o tempo, e a vida; os quais to alto, me subiam nas asas que caa ( e vede se seria leve o salto! ) de sonhados e vos contentamentos em desesperao de ver um dia. Aqui o imaginar se convertia num sbito chorar e nuns suspiros, que rompiam os ares. Aqui, a alma cativa, chagada toda, estava em carne viva, de dores rodeada e de pesares, desamparada e descoberta aos tiros da soberba Fortuna: soberba, inexorvel e importuna. No tinha parte donde se deitasse, nem esperana alguma onde a cabea um pouco reclinasse, por descanso. Tudo dor lhe era e causa que padea, mas que perea no, por que passasse o que quis o Destino nunca manso. Oh! que este irado mar, gritando, amanso! Estes ventos da voz importunados, parece que se enfreiam! Somente o Cu severo, as Estrelas e o Fado sempre fero com meu perptuo dano se recreiam, mostrando-se potentes e indignados contra um corpo terreno, bicho da terra vil e to pequeno. Se de tantos trabalhos s tirasse saber inda por certo que alguma hora lembrava a uns claros olhos que j vi; e se esta triste voz, rompendo fora, as orelhas anglicas tocasse daquela em cujo riso j vivi; a qual, tornada um pouco sobre si,

Junto de um seco, fero e estril monte, intil e despido, calvo, informe, da natureza em tudo aborrecido onde nem ave voa, ou fera dorme, nem rio claro corre, ou ferve fonte, nem verde ramo faz doce rudo; cujo nome, do vulgo introduzido, Feliz, por antfrase infelice; o qual a Natureza situou junto parte onde um brao de mar alto reparte Abssia da arbica aspereza, onde fundada j foi Berenice, ficando parte donde o Sol que nele ferve se lhe esconde; nele aparece o Cabo com que a costa africana, que vem do Austro correndo, limite faz, Aromata chamado Aromata outro tempo; que, volvendo os cus, a ruda lngua mal composta dos prprios outro nome lhe tem dado; Aqui, no mar que quer apressurado entrar pela garganta deste brao, me trouxe um tempo e teve minha fera ventura. Aqui, nesta remota, spera e dura parte do mundo, quis que a vida breve tambm de si deixasse um breve espao, por que ficasse a vida pelo mundo em pedaos repartida. Aqui me achei gastando uns tristes dias, tristes, forados, maus e solitrios trabalhosos, de dor e de ira cheios, no tendo to-somente por contrrios a vida, o sol ardente e guas frias, os ares grossos, frvidos e feios; mas os meus pensamentos, que so meios para enganar a prpria Natureza, tambm vi contra mi, trazendo-me a memria alguma j passada e breve glria,

33

revolvendo na mente pressurosa os tempos j passados de meus doces errores, de meus suaves males e furores, por ela padecidos e buscados, tornada ( inda que tarde ) piadosa, um pouco lhe pesasse e consigo por dura se julgasse; isto s que soubesse, me seria descanso para a vida que me fica; com isto afagaria o sofrimento. Ah! Senhora, Senhora, que to rica estais que, c to longe, de alegria me sustentais c'um doce fingimento! Em vos afigurando o pensamento, foge todo o trabalho e toda a pena. S com vossas lembranas me acho seguro e forte contra o rosto feroz da fera Morte,

e logo se me ajuntam esperanas com que a fronte, tornada mais serena, torna os tormentos graves em saudades brandas e suaves. Aqui co eles fico, perguntando aos ventos amorosos, que respiram da parte donde estais, por vs, Senhora; s aves que ali voam, se vos viram, que fazeis, que estveis praticando, onde, como, com quem, que dia e que hora. Ali a vida cansada, que melhora, toma novos espritos, com que vena a Fortuna e Trabalho, s por tornar a ver-vos, s por ir a servir-vos e querer-vos. Diz-me o Tempo que a tudo dar talho; mas o Desejo ardente, que detena nunca sofreu, sem tento me abre as chagas de novo ao sofrimento. Assi vivo; e se algum te perguntasse, Cano, como no mouro, podes-lhe responder que porque mouro.

SCULO XVII

Rodrigues Lobo Toms Pinto Brando Francisco de Vasconcelos Jernimo Bahia Antnio Barbosa Bacelar Sror Violante do Cu D. Francisco Manuel de Melo D. Toms de Noronha Francisco de Vasconcelos Coutinho Andr Nunes da Silva Antnio Serro de Castro Frei Antnio das Chagas

35
RODRIGUES LOBO (1579?-1621)
(Pergunta e respostas) RESPOSTA DE UM PASTOR PERGUNTA: Quem ama sem esperana, Se ama mais perfeitamente?
RESPOSTA DE UM PASTOR PERGUNTA

O que verdadeiro amante No se funda na esperana, S seu querer pe diante, E se por ventura alcana Sem ventura mais constante. Quando nalma uma beleza Mostra seu raio invencvel E amor seu preo e grandeza, No faz diferente empresa Entre fcil e impossvel. E j cousa averiguada Que somente este rigor Merece ante a cousa amada, E o que quiser mais de amor, Nem quer, nem merece nada. CANTIGA Ando perdido entre a gente, Nem morro, nem tenho vida. Depois que ando transformado Num cuidado que me obriga A viver sempre enleado, No posso achar quem me diga Se sou perdido, ou ganhado; Nem por f se me consente Que saiba parte de mi, Quem me tem nega, e no mente, Que, depois que me perdi, Ando perdido entre a gente. A alma que buscou lugar Que Amor por seu fim lhe ordena, Bem se queria empregar, Mas ficou presa no ar, Aonde anda e aonde pena; Nem ganhada, nem perdida Posso dela saber nada, Nem de mim, se algum duvida, Quem me d vida emprestada, Nem morro, nem tenho vida.

Ningum ama sem querer, Ningum quer sem esperar; O que ama espera e quer; Poder nunca alcanar, Mas sempre h de pretender. Se hera lhe falta a planta Em cujo tronco se arrime, Nem cresce nem se alevanta, Que enfim no tem fora tanta Que se levante e sublime. E se a amor lhe faltara Esperana que o sustente, Na raiz prpria secara, E inda no sei se brotara Ou se afogara a semente. De sorte que em qualquer peito, Sem esperana, ou favor De seu desejado objeto, No s falta amor perfeito, Mas falta, de todo, Amor.
RESPOSTA DE UMA PASTORA MESMA PERGUNTA

Amor, que a prprio respeito Todo o desejo oferece S por seu gosto, ou proveito, No se chame amor perfeito, Antes perfeito interesse: Amor somente amar, Este seu meio e seu fim, E o que pretende alcanar Nem se h de lembrar de sim, Nem do que pode esperar.

36

CANTIGA

SONETOS

Descala vai para a fonte Leanor pela verdura; Vai fermosa, e no segura. A talha leva pedrada, Pucarinho de feio, Saia de cor de limo, Beatilha soqueixada; Cantando de madrugada Pisa flores na verdura: Vai fermosa, e no segura. Leva na mo a rodilha Feita de sua toalha, Com uma sustenta a talha, Ergue com outra a fraldilha; Mostra os ps por maravilha, Que a neve deixam escura: Vai fermosa, e no segura. As flores por onde passa, Se o p lhe acerta de por, Ficam de inveja sem cor E de vergonha com graa; Qualquer pegada que faa Faz florescer a verdura: Vai fermosa, e no segura. No na ver o Sol lhe val Por no Ter novo inimigo, Mas ela corre perigo Se na fonte se v tal; Descuidada deste mal Se vai ver na fonte pura: Vai fermosa, e no segura.

Fermoso Tejo meu, quo diferente Te vejo e vi, me vs agora e viste: Turvo te vejo a ti, tu a mim triste, Claro te vi eu j, tu a mim contente. A ti foi-te trocando a grossa enchente A quem teu largo campo no resiste; A mim trocou-me a vista em que consiste O meu viver contente ou descontente. J que somos no mal participantes, Sejamo-lo no bem. Oh! quem me dera Que framos em tudo semelhantes! Mas l vir a fresca Primavera: Tu tornars a ser quem eras de antes, Eu no sei se serei quem de antes era.

Que amor sigo? Que busco? Que desejo? Que enleio este vo da fantasia? Que tive? Que perdi? Quem me queria? Quem me faz guerra? Contra quem pelejo? Foi por encantamento o meu desejo E por sombra passou minha alegria; Mostrou-me Amor, dormindo, o que no via, E eu ceguei do que vi, pois j no vejo. Fez sua medida o pensamento Aquela estranha e nova fermosura E aquele parecer quase divino; Ou imaginao, sombra ou figura, certo e verdadeiro o meu tormento: Eu morro do que vi, do que imagino.

37
TOMS PINTO BRANDO
AO NOVO INVENTO DE ANDAR PELOS ARES

Esta maroma escondida, Que abala toda a cidade; Esta mentida verdade, Ou esta dvida crida; Esta exaltao nascida No Portugus Firmamento; Este nunca visto invento Do Padre Bartolomeu; Assim fora santo eu, Como ele coisa de vento; Esta fera Passarola, Que leva, porque mais brame, Trezentos mil ris de arame, Somente para a gaiola; Esta urdida paviola, Ou este tecido enredo; Esta das mulheres medo, E enfim dos homens espanto; Assim fora eu cedo santo, Como se h de acabar cedo.

AVISO PARA SOLTEIROS QUE QUISEREM VIVER Todo o solteiro que este mundo logra E por casado assezoado berra Considere que peste, fome e guerra O diabo lhe d em dar-lhe sogra. A doce liberdade se malogra, De todo o paraso se desterra, E de viver enfim os termos erra, Porque em vida se enterra se se ensogra. Ter sogra ad initio et ante bruxa, Ter sogra ad perpetuam rei tarascia, Sogra per omnia secula proluxa: Que peste no contgio que lhe encasca, fome na misria que lhe embucha, guerra no drago que se lhe enfrasca.

38
FRANCISCO DE VASCONCELOS (1665-1723)
FRAGILIDADE DA VIDA HUMANA Esse baixel nas praias derrotado Foi nas ondas Narciso presumido; Esse farol nos cus escurecido Foi do monte libr, gala do prado. Esse ncar em cinzas desatado Foi vistoso pavo de Abril florido; Esse estio em vesvios encendido Foi Zfiro suave, em doce agrado. Se a nau, o Sol, a rosa, a Primavera Estrago, eclipse, cinza, ardor cruel Sentem nos auges de um alento vago, Olha, cego mortal, e considera Que s rosa, Primavera, Sol, baixel, Para ser cinza, eclipse, incndio, estrago. MORTE DE F. Esse jasmim que arminhos desacata, Essa aurora que ncares aviva, Essa fonte que aljfares deriva, Essa rosa que prpuras desata; Troca em cinza voraz lustrosa prata, Brota em pranto cruel prpura viva, Profana em turvo pez prata nativa, Muda em luto infeliz tersa escarlata. Jasmim na alvura foi, na luz aurora, Fonte na graa, rosa no atributo, Essa herica deidade que em luz repousa. Porm, fora melhor que assim no fora, Pois a ser cinza, pranto, barro e luto, Nasceu jasmim, aurora, fonte, rosa.

JERNIMO BAHIA
A F. FAVORECENDO COM A BOCA E DESPREZANDO COM OS OLHOS Quando o Sol nasce e a sombra principia, A doce abelha, a borboleta airosa Procura luz ardente e fresca rosa, Que faz a terra cu e a noite dia. Mas quando flor se entrega, luz se fia, Uma fica infeliz, outra ditosa, Pois vive a abelha e morre a mariposa Na favorvel rosa e chama impia. Flis, abelha sou, sou borboleta, Que com afeto igual, com igual sorte, Busco em vs melhor luz, flor mais seleta. Mas quando a flor branda, a chama forte, Nctar acho na flor, na luz cometa; A boca me d vida, os olhos morte. AO RIGOR DE LSI

Mais dura, mais cruel, mais rigorosa Sois, Lsi, que cometa, rocha ou muro Mais rigoroso, mais cruel, mais duro, Que o Cu v, cerca o mar, a terra goza. Sois mais rica, mais bela, mais lustrosa Que a perla, rosa, Sol ou jasmim puro, Pois por vs fica feio, pobre e escuro, Sol em Cu, perla em mar, em jardim rosa. No viu to doce, plcida e amena, (Brame o mar, trema a terra, o Cu se agrave), Luz o Cu, ave a terra, o mar sirena. Vs triunfais de sirena, luz e ave, Claro Sol, perla fina, rosa amena, Mor cometa, rduo muro, rocha grave.

39
ANTNIO BARBOSA BACELAR

A UMAS SAUDADES

VARIEDADE DO MUNDO

Saudades de meu bem, que noite e dia A alma atormentais, se vosso intento Acabares-me a vida com tormento, Mais lisonja ser, que tirania: Mas quando me matar vossa porfia, De morrer tenho tal contentamento, Que em me matando vosso sentimento, Me h de ressuscitar minha alegria: Porm matai-me embora, que pretendo Satisfazer com mortes repetidas O que beleza sua estou devendo; Vidas me da para tirar-me vidas,
Que ao grande gosto, com que as for /perdendo

Este nasce, outro morre, acol soa Um ribeiro que corre, aqui suave Um Rouxinol se queixa brando, e grave, Um Leo co rugido o monte atroa: Aqui corre uma fera, acol voa Co grozinho na boca ao ninho uma ave; Um derruba o edifcio, outro ergue a trave, Uma caa, outro pesca, outro enferroa. Um nas armas se alista, outro as pendura, Ao soberbo Ministro aquele adora, Outro segue do Pao a sombra amada. Este muda de amor, aquele atura: Do bem de que um se alegra, o outro chora. Oh mundo, oh sombra, oh zombaria, oh nada!

Sero todas as mortes bem devidas.

A UMA AUSNCIA

SETE ANOS DE PASTOR

Sinto-me, sem sentir, todo abrasado No rigoroso fogo que me alenta; O mal que me consome me sustenta; O bem que me entretm me d cuidado. Ando sem me mover; falo calado; O que mais perto vejo se me ausenta; E o que estou sem ver mais me atormenta; Alegro-me de ver-me atormentado. Choro no mesmo ponto em que me rio; No mor risco me anima a confiana; Do que menos se espera estou mais certo. Mas, se de confiado desconfio, porque entre os receios da mudana, Ando perdido em mim como em deserto.

Pretendendo a Raquel, serrana bela, Sete anos de pastor Jac servia; Porm, como a Raquel s pretendia, No servia a Labo, servia a ela. Consolava a esperana s com v-la, Indo passando um dia e outro dia; Dava-lhe alento o muito que queria, E pagava-se s com merec-la. Porm, quando por meios to tiranos De Raquel se lhe nega a formosura, Agradece a Labo estes enganos, Cifrando em mais servir maior ventura, Dizendo: Servirei, porque os meus anos Com servi-la ho de ser de eterna dura.

40

RETRATO DE UM BBADO

A UM PEITO CRUEL

Perdi-me vendo a pipa, o torno aberto; Minha alma est metida em vinho tinto; To bbado estou que j no sinto Ser bbado coberto ou encoberto. Tenho a cama longe, o sono perto, No cho estou e erguer-me no consinto, A barriga de inchada aperta o cinto, Falando estou dormindo qual desperto. Venha mais vinho e dem-mo vezes cento, Que alegra o corao, sustenta a vida, E pouco vai que engrosse o entendimento. Vingar-me quero, que grande a bebida; Tudo o que no beber lixo e vento, Que para to grande gosto curta a vida.

O Bem passado que ? mal presente, O mal presente que ? dor esquiva, A dor esquiva que morte viva, A morte viva que ? Inferno ardente, Com mal quem poder viver contente, Com dor quem haver que alegre viva, Com morte quem no tem pena excessiva, Com inferno quem vive alegremente? Por bem passado mal vou padecendo, Por alegria dor, por vida morte, Com glria o mesmo inferno estou sofrendo: Mas ah, peito cruel, que ainda mais forte A dura condio, que em ti estou vendo, Que bem, e mal, e dor inferno e morte.

SROR VIOLANTE DO CU
A UMA SUSPEITA Amor, se uma mudana imaginada com tanto rigor minha homicida Que far, se passar de ser temida, A ser, como temida, averiguada? Se s por ser de mim to receada, Com dura execuo me tira a vida, Que far, se chegar a ser sabida? Que far, se passar de suspeitada? Porm, j que me mata, sendo incerta, Somente o imagin-la e presumi-la, Claro est, pois da vida o fio corta, Que me far depois, quando for certa? Ou tornar a viver para senti-la, Ou senti-la tambm depois de morta?

Se era brando o rigor, firme a mudana, Humilde a presuno, vria a firmeza, Fraco o valor, cobarde a fortaleza, Triste o prazer, discreta a confiana; Ter a ingratido firme lembrana, Ser rude o saber, sbia a rudeza, Lhana a fico, sofstica a lhaneza, spero o amor, benigna a esquivana; Ser merecimento a indignidade, Defeito a perfeio, culpa a defensa, Intrpido o temor, dura a piedade; Delito a obrigao, favor a ofensa, Verdadeira a traio, falsa a verdade, Antes que vosso amor meu peito vena.

41
DOM FRANCISCO DE MELO (1608 1666)
DOMINE, TU MIHI LAVAS PEDES? Ousado pescador, que da tormenta Nas mansas guas desse breve vaso? Duvidais vs de entrar, tmido acaso, Quando que nele entreis o Mestre intenta? Como, se antes ousada, hoje avarenta Se mostra a planta, que por longo prazo O bravo mar pisou, qual campo raso, Em virtude do brao que a sustenta? Ento lhe obedeceis os pensamentos, Porque se mostrou Deus, e hoje vestido De escravo, duvidais seus mandamentos? Pois diz o amor que para obedecido
Mais , que quando aos ps rende elementos,

EM GRAA DUMA LIANOR Por vida dos Manuis, Que eu nunca vi as Raquis, Mas, se as Lias so assi Como a Lia que hoje vi, No so feias nem cruis. Eu vi hoje certa Lia, Que s v-la era alegria, Porque, se os sis foram dois, Os seus olhos foram sis E ela toda fora um dia. tal, que, se eu Jac fora Em minha vida alguma hora E o pai por paga ma desse, Mal houvera eu, se eu quisesse Mais Raquel para senhora! Foi ser Lia, sem ser feia, Que me enlia e que me enleia A liberdade e o juzo; E folgo ver preso o siso, Por ser preso em tal cadeia. Contra todos coraes Em seus olhos valentes Investem, rompem, forcejam; Mas quem se espanta que sejam, Se ela Lia, eles lies? Se ela toda destes panos E h i sogros sem enganos, D-ma o pai, sem mais cautela, Que eu o servirei por ela, Mas que sejam cem mil anos!

Quando ele o pe a vossos ps rendido.

MUNDO COMDIA

Dez figas para vs, que com furtado Consular nome vos chamais Prudncia, Se, fazendo co Mundo conferncia, Discursais, resolveis, e eis tudo errado! Quem vos vir, Apetite disfarado, Digno vos julgar de reverncia, E a vs, dio, por homem de conscincia, Vendo-vos to sesudo e to pesado. Dous a dous, trs a trs, quatro a quatro, Entram, de flamas tcitas ardendo, Astutos Paladies em simples Trias. Quem enganas, Mundo, em teu teatro? A mim no, pelo menos, que estou vendo Dentro do vesturio estas tramias.

42
CADA UM FADO DE SI MESMO ANTES DA CONFISSO

Mas adonde irei eu, que este no seja, Se a causa deste ser levo comigo? E se eu prprio me perco, e me persigo, Quem ser que me poupe ou que me reja?
Por que me hei de queixar do Tempo e Inveja,

Eu que fao? Que sei? Que vou buscando? Conto, lugar, ou tempo, a esta fraqueza?
Tenho eu mais que acusar, por mais firmeza,

Toda a vida sem mais como nem quando? Se cuidando, Senhor, falando, obrando, Te ofenda minha ingrata natureza, Nascer, viver, morrer, tudo torpeza, Donde vou? Donde venho? Donde ando? Tudo culpa, bom Deus! No uma e uma Descubro ante os teus olhos. Toda a vida Se conte por delito e por ofensa. Mas que fora de ns, se esta, se alguma, Fora mais que uma gota, a ser medida Com o largo Mar de tua Graa imensa?

Se eu a quis mais fiel ou mais amigo? Fui deixado em si mesmo por castigo: Triste serei em quanto em mim me veja.
Esta empresa que em mim tanto em vo tomo,

Esta sorte que em mim seu dano ensaia, Esta dor que minha Alma em mim cativa. Vs s podeis mudar. Mas isto como? Como? Fazendo que a minha alma saia De mim, senhora, e dentro de vs viva.

EM DIA DE CINZAS SOBRE AS PALAVRAS: QUIA PULUIS ES

MEMRIAS E QUEIXAS

Melhor h de mil anos que me grita Uma voz que me diz: s p da terra. Melhor h de mil anos que a desterra Um sono, que esta voz desacredita. Diz-me o p que sou p e a crer me incita Que vento quanto neste p se encerra; Diz-me outro vento que esse p vil erra. Qual destes a verdade solicita? Pois se mente este p, que foi do Mundo? Que do gosto? Que do cio? Que da idade? Que do vigor constante e amor jucundo? Que da velhice? Que da mocidade? Tragou-me a vida inteira o Mar profundo! Ora quem diz sou p falou verdade.

Esses Mares que vejo, essas areias Rompi, pisei, beijei hoje h sete anos: Sete servi, sete perdi, tiranos Sempre os Fados nas vozes das Sereias. Tantos h que, arrastando cruis cadeias, No guardo ovelhas, mas aguardo danos; Das fermosas Raquis vendo os enganos, Sem a promessa ouvir das Lias feias. Sofra Jac fiel, Labo mentindo Que, se dobra o servir, da alta consorte J no pode negar-lhe a mo devida. Ai do que espera, quando mais servindo! Para um to triste fim, to leda a Morte! Para um to largo amor, to curta a vida!

43

D. TOMS DE NORONHA
A UNS NOIVOS, QUE SE FORAM RECEBER, LEVANDO ELE OS VESTIDOS EMPRESTADOS, E INDO ELA MUITO DOENTE E CHAGADA

A UMA MULHER ACAUTELADA EM FECHAR A POPRTA, MAS DIZIAM ANDAVA COM O CURA.

Saiu a noiva muito bem trajada, Saiu o noivo muito bem trajado, O noivo em tudo muito conchegado, A noiva em tudo muito conchagada. Ela uma angua muito bem bordada, Ele um capote muito bem bordado, Do mais do noivo tudo de emprestado, Do mais da noiva tudo de emprastada. Folgamos todos os amigos seus De ver o noivo assim com tanto brio, De ver a noiva assim com tantos brios. Disse-lhe o cura, ento: Confio em Deus, E respondeu o noivo: E eu confio, E respondeu a noiva: E eu com fios.

Que importa ao crdito vosso Fechardes, todos os dias, A porta s Ave-Marias, Se abris ao Padre-nosso?

AO CONDE DE LINHARES QUE, MATANDO EM FRICA UM LEO, SE LHE FIZERAM MUITAS POESIAS EM LOUVOR, QUE VENDO-AS O AUTOR FEZ ESTE

PRAGAS SE CHORAR MAIS POR UMA DAMA CRUEL

SONETO No sossegue eu mais que um bonifrate, De urina sobre mim me vaze um pote, As galas que eu vestir sejam picote, Com sede me dem gua em aafate, Se jogar um xadrez, me dem um mate, E, jogando as trezentas, um capote, Faltem-me consoantes para um mote, E sem o ser me tenham por orate, Os licores que beba sejam mornos, Os manjares que coma sejam frios, No passeie mais rua que a dos fornos, E para minhas chagas faltem fios, Na cabea por plumas traga cornos, Se meus olhos por ti mais forem rios.

Matou o Senhor Conde de Linhares Um leo; por que tudo se publique, Mui grande sonetada o testifique, Vozeando-lhe vozes populares. Vs sedes que gr presa de aduares, Que vitria celebra este repique, Que assalto em Flandres e que rota em Dique, Que expulso de piratas desses mares! Que lanas tremulantes, vitorioso, ( Qual outro j pregou ) vemos fixadas nessas portas de Fez ou de Marrocos! Se fama alcanar que de valeroso, Rompa esquadres de mouros s lanadas No faa cum bichinho tantos cocos.

44

A UMA FREIRA QUE LHE MANDOU PEDIR MEIAS E SAPATOS PARA ENTRAR EM UMA COMDIA, E VESTIDO.

Vestido, meias, sapatos Me pedis, senhora Ins, Para entrar numa comdia E sair num entremez. f de poeta honrado, Que ficareis desta vez, Despida de todo o ponto, De cabea, perna e ps. Porque pedir tal vestido A quem vestido no tem, Ser deixar-vos em branco Vestindo-vos de papel. Pois desta sorte vestida, De ponto em branco entrareis, Que entrando de encamisada, Em camisa entrareis mui bem. Despida por despedida Praza a Deus que no fiqueis, E vos tome sem camisa Quem vos tomar por mulher. Buscai, senhora, outro amante, Que tal vestido vos d, Porque vos no quer vestida, Quem s despida vos quer. Vestido nunca peais A quem amor vos tiver, Que Amor como anda despido No d vestido a ningum. Assim que estais enganada Se cuidais, senhora Ins, De alguns destes meus vestidos Fazer roupa de francs. Vestido no quero dar-vos, Nem vestido meu tereis, Que para vestir um santo Despir outro no convm.

Que dar vestido um poeta Coisa que se nunca fez, Pois s cortes de vestir Sabe um poeta fazer. A capa sem ser vestido, Se quiserdes vos darei, S por deixar-vos nas mos A capa como Jos. Porm meias nem sapatos, Por Deus que vos no darei, Que fazer gato-sapato De quem sapatos no tem. Pobre, senhora, de mim, Pois se os sapatos vos der, No terei em toda a vida Outros que meta nos ps. E ser coisa forada Se calado no tiver, Nos Carmelitas Descalos Professar, em que me ps. Nestes pontos dos sapatos Nem das meias me faleis, Que perco o ponto em cuidar Nas pontas de vosso p. De meias podeis andar Com quem as meias vos der, Que eu no dou por no dar meias Nem meias natas a el-rei. L vos havei com o trino, Pedi-lhe, senhora Ins, Que vos vista e que vos calce Como marido e mulher. Com botas ou borzeguins Entrai no vosso entremez, Que, calando desta sorte, Calareis ao portugus. E se no nessa comdia Entrar em pernas podeis, Representando descala A figura de Moiss. E no torneis a pedir-me Coisa que valha um vintm, Que o pedir despedir-me Para todo sempre, amm.

45

TRISTE REMDIO O MAL DE MUITOS

APLOGO DA MORTE

Eu vi rir esta fonte; e deste rio A verdura regada, ser inveja Da que mais verde entre esmeraldas seja; Hrrido o bosque, o prado vi sombrio. Vejo chorar a fonte, e que de frio O rio pra, o prado se despeja: Seca a verdura; a neve s sobeja, O triste inverno assombra o claro estio. Ora se servir de ser vingado Ver quo mal da mudana se assegura A fonte, o rio, o bosque, o estio, o prado. Ai de mim, que me chega a sorte dura A querer que alivie o meu cuidado Por exemplos de alheia desventura!

Vi eu um dia a Morte andar folgando Por um campo de vivos que a no viam. Os velhos, sem saber o que faziam, A cada passo nela iam topando. Na mocidade os moos confiando, Ignorantes da Morte, a no temiam. Todos cegos, nenhuns se lhe desviam: Ela a todos com o dedo os vai contando. Ento quis disparar, e os olhos cerra: Tirou e errou. Eu, vendo seus empregos, To sem ordem, bradei: Tem-te homicida! Voltou-se e respondeu: Tal vai de guerra; Se vs todos andais comigo cegos, Que esperais que convosco ande advertida?

DESGRAA, INVEJA DE TUDO NEGAO DO AMOR ( Annimo do Sc. XVII ) Quem cuida haver amor vive enganado, Engana-se quem tem tal pensamento, So cuidados de amor torres de vento, Que enfim o vento leva este cuidado. Fundei-me no amor, fiquei frustrado, Que em tudo falso seu fundamento; No h no mundo amor, que tenha assento, E todo o bem da terra bem sonhado. cego para o bem, como bem o cega, E para o mal sutil, e cauteloso, Traidor ao corao, que se lhe entrega. Fugi, homens, fugi deste aleivosa, Que trata com rigor que se lhe chega, Fugi, que quem mais foge venturoso.

Junto do manso Tejo, que corria Para o Mar, que nos braos o esperava, Jaz um Pastor, que no semblante dava Mostras da dor que o corao cobria. Falava o gesto quanto nalma havia, Que, qui por ser muito, ela o calava: Mas, vencido do mal, que o atormentava, Sem licena do mal, assim dizia: Corre alegre e soberbo, doce Tejo. Pois vives sem fortuna, de que esperes Que encaminhe teu passo a teu desejo. Vs, e tornas. E irs como vieres. Ditoso tu, que vs o que eu no vejo! Ditoso tu, que vs adonde queres.

46

FRANCISCO DE VASCONCELOS COUTINHO


COMPARANDO O SEU AMOR AO FNIX Tu, Fnix, tu do amor doce traslado, Companheiro em meus males peregrino, Pois, se em fogo se acaba o teu destino, Em chamas me atormenta o meu cuidado. Tu te podes queixar de um triste fado, Eu me queixarei de um Deus Menino, Pois tu, por desgraado, e eu por fino, Acabas incendido, eu abrasado. Mas oh! que as tuas nsias so pequenas vista do martrio em que discorro, Porque renasces em morrendo apenas; E, servindo-te as penas de socorro, Tu renasces do fogo em tendo penas, Eu porque muito peno, em chamas morro.

ANDR NUNES DA SILVA


NA VITRIA QUE D. SANCHO MANUEL, CONDE DE VILA FLOR, ALCANOU DE D. JOO DE UTRIA, FILHO DE FILIPE IV DE CASTELA

(soneto de versos de Cames) Faz contra Lusitnia vir Castela O filho de Filipe nesta parte, Fervendo-lhe no peito o duro Marte Das soberbas e vrias gentes dela. Quando d a grande e sbita procela Um portugus mandado logo parte, Treme a bandeira, voa o estandarte, Com manha, esforo, e com benigna estrela. Eis se ajunta o soberbo castelhano Por que levasse avante o seu desejo, Tomando aquele prmio e doce glria; Mas nas mos vai cair do lusitano Sancho, de esforo e de nimo sobejo, Que causa inda ser de larga histria.

47
ANTNIO SERRO DE CASTRO (1610-1686?)

A UMA DAMA CHAMADA GRCIA MUITO INTERESSEIRA A UMA MOA VENDENDO CAMOEZAS Grcia, to interesseira Sois como os vossos amores, Que alcanar vossos favores Sente-o a bolsa e a algibeira. No sejais dessa maneira, Que pior que ser ingrata; E pois vossa graa mata E sois de graas tesouro, No vos dei, Grcia, por ouro; Dai-vos, Grcia, gratis data. Para a feira vai Luiza Com seu balaio cabea, Todo enramado de louro E cheio de camoezas. Leva saia de cilcio, Tambm jubo branco leva, Que serve o jubo de branco Sobre os dedos pendurados Levava os punhos da renda; To valentona caminha Que teme o bairro de v-la. L no meio do Rossio Levanta a voz mui serena Como se aprendera solfa: Eu j tenho camoezas! A voz to divina e grave, A voz to divina e bela, Os galantes se alvoroam E ferve a bulha na feira. Deixam todos as boninas S por ver esta aucena; Em um momento cercada Se viu esta fortaleza. Os requebros que lhe dizem So balas de grandes peas, Mas no muro de seu peito Acham grande resistncia. Uns apreavam a fruta, Outros tiram da algibeira s mos cheias os tostes, A alqueires as moedas. Mas Luiza mui de espao Alevantando a voz bela, De quando em quando repete: Eu j tenho camoezas! Onde amor atira as flechas.

FREI ANTNIO DAS CHAGAS


A SANTA MARIA MADALENA De noite a Madalena vai segura, Passa por homens de armas sem temor, Tanto elevada vai no seu amor Que no atende a quanto se aventura. Indo buscar a vida sepultura, Quando no achou nela a seu Senhor, Com suspiros, com lgrimas, com dor Movia a piedade a pedra dura. Suave Esposo meu, todo o meu bem Os olhos no sepulcro, comeou Quem vos levou, Senhor, donde vos tinha? Quem vos levou, Senhor, onde vos tem? Torne-me [meu] Senhor quem mo levou Ou leve com seu corpo esta alma minha.

SCULO XVIII

Correia Garo Abade de Jazente Filinto Elsio Nicolau Tolentino Marquesa de Alorna Bocage

49
CORREIA GARO ( 1724-1772 )
1

Quem de meus versos a lio procura, Os farpes nunca viu de Amor insano, Nem sabe quanto custa um vil engano Traado pela mo da formosura. Se o peito no tiver de rocha dura, Fuja de ouvir cantar tamanho dano, Que a desabrida voz do desengano O mais firme semblante desfigura. Olhe que h de chorar, vendo patente, Em to funesta e lacrimosa cena, O cadafalso infame e sanguinoso. Ver levado morte um inocente: E condenado a vergonhosa pena O mais fiel amor, mais generoso.

Infeliz, onde estou? So estas brenhas, Estes montes adonde Circe mora? Fortuna cruel, enganadora, Que veloz para o dano me despenha! Como hei de caminhar por estas penhas Se tudo horror o que descubro agora? Cego fui: quem me vira daqui fora Antes que tu, tirana Circe, venhas! Mas j a horrenda porta est patente, Treme a serra ao revolver dos gucios, E o sangue congelou-se de repente. De que sai a matar vem dando indcios: Todos beijam a terra humildemente, Porm ela despreza os sacrifcios.

2 No se paga de versos a saudade, Nem de relva se farta o manso gado; O campo, que do gelo foi crestado, No torna a rebentar co a tempestade. Se queres que te creiam, se verdade Que este Crio te deve algum cuidado, No estejas em casa encoquinhado: Foge, foge da msera Cidade. Estes campos te esperam com mil flores; A Fonte Santa seus cristais desata; Sem ti o nosso pranto se no seca. Desprezas o agasalho de pastores? Pois de se aparecer aqui no trata, Fazemo-lhe seqestro na rebeca.

50

Ode VI ( Ao senhor Manuel Pereira de Faria, scio da Arcdia ) V, Slvio, como sacudindo o inverno As negras asas, solta a grossa chuva! Cobre os outeiros das erguidas serras mida nvoa! Eis que zunindo furaces horrveis, A porta arranca dos modos gonzos: Corre assustado dum fuzil que o cega luz vermelha!

Na longa costa brada o mar irado Sobre os cachopos; borbotes de espuma Erguem as ondas; as cruis cabeas Ngua negrejam.

Viu espalhadas vboras de fogo; Ouviu, bramando, retumbar no vale Os longos ecos do trovo, que abala Os altos montes!

O frio Noto, rgio soprando, Dobra os ulmeiros, os currais derruba; E o gado junto, pvido balando, Une os focinhos.

V-se partida do voraz corisco A rica proa de um baixel britano, No lhe valendo cem canhes soberbos, Que Nantes teme.

Com duro frio Coridon tremendo, A roxa face no surro esconde; Co os altos socos quebra a presa neve, Corre cabana.

Rotas tremulam as reais bandeiras; Rompem as ondas o infeliz costado; Intil pranto, tristes ais levanta A lassa gente.

Ali ajunta de podadas vides Os secos molhos; assoprando acende Pobre fogueira, aonde as mos aquenta Co os rotos filhos.

Agora, dize, quem seguro vive, Amado Slvio, da cruel Fortuna, Se as altas torres, se as humildes choas A morte pisa?

Pulam nos olhos lgrimas, que enxuga Na grossa manga, reprimindo forte Acerbas dores, reflexes pesadas, Tristes memrias!

Os ureos tetos, dricas colunas, Quadros antigos, marchetados leitos, Servem de Espectros, Grgonas, Cerastes, Na fatal hora.

51

PAULINO ANTNIO CABRAL - Abade de Jazente (1719-1789)


1 PRURIDOS DA NOBREZA Eu no creio que a nossa Fidalguia Procedesse de Ado, que era um coitado, Um paisano, que nunca andou calado, Um pobre, que de peles se vestia. No teve armas, brases; nem possua Por prova de ser nobre algum Morgado; O foro nunca viu; nem foi tratado, Como agora se faz, com Senhoria. Eva inda foi pior, pois na Escritura Se no trata de Dom, nem de Excelncia, Nem se diz se nas danas fez figura. E assim venho a tirar por conseqncia, Que, estando hoje a nobreza em tanta altura, No traz dele, nem dela a descendncia. 3 MEGALOMANIA PORTUGUESA Quem te viu, quem te v, Portugal! To brbaro, grosseiro, tosco e vil! Hoje ests mais polido, e mais civil, custa do teu prprio cabedal. Algum dia poupavas teu real, E fizeste j caso de um ceitil; Hoje gastas cruzados mil a mil, Inda que a renda seja tal ou qual. Lanou a astuta Frana o seu anzol; E, armando-se com isca de ouropel, Te vai pondo na espinha, e tudo ao sol. Mas, enquanto no chega o So Miguel, Se no houver dinheiro, ir ao rol; Vai tu sempre fazendo o teu papel.

DESPREZO PELO MUNDO No desejo chegar a tal grandeza, Que aduladores mis cerquem meus lados, Nem palcios magnficos doirados, Ricas alfaias, nem polida mesa. No me lembram heranas nem riqueza, Que me obrigue a pr nela meus cuidados; No ocupar honrosos magistrados, Nem outras coisas vs que o mundo preza. Quisera s fugir de tanta estima, Livrar-me deste plago profundo, Mudar da natureza que me anima: Subir da lua ao globo alto e rotundo, E depois de apanhar-me l de cima, Desatar os cales, cagar no mundo.

PASTORES ENAMORADOS J corre virao, o sol declina; E da mosca importuna livre o gado Deixa o curral, e vai pastar no prado Ao som da frauta, que Silvandro afina. Acol vem Damnia, ela imagina Que ningum lhe percebe o seu cuidado; Olhem a pobre, vejam o coitado Como mostram a dor que os amofina! Eu tambm, como os outros amadores Em tempo dos grilhes fiz louco alarde, Por isso tenho d dos meus pastores. Mas j, graas a Deus, menos cobarde Zombo do Amor, e em vez dos seus favores,
Guardo os meus bois, enquanto dura a tarde.

52

FILINTO ELSIO
( 1734-1819 )

1 J vem a Primavera desfraldando Pelos ares as roupas perfumadas, E os rios vo, nas guas jaspeadas, Os frondferos troncos retratando. Vo-se as neves dos montes debruando Em tortuosas serpes argentadas; Pelas veigas, o gado, alcatifadas, A esmeraldina felpa vai tosando. Riem-se os cus, revestem-se as campinas; E a Natureza as melindrosas cores Esmera na pintura das boninas. Ah! Se assim como brotam novas flores, Se remoa todo o orbe... das runas Dos zelos renascessem meus amores!

3 Uns lindos olhos, vivos, bem rasgados, Um garbo senhoril, nevada alvura; Metal de voz que enleva de doura, Dentes de aljfar, em rubi cravados; Fios de ouro, que enredam meus cuidados, Alvo peito, que cega de candura; Mil prendas; e (o que mais que formosura) Uma graa, que rouba mil agrados; Mil extremos de preo mais subido Encerra a linda Mrcia, a quem ofreo Um culto que nem dela inda sabido: To pouco de mim julgo que a mereo, Que enjo-la no quero, de atrevido, Coas penas, que por ela em vo padeo.

2 Estende o manto, estende, noite escura, Enluta de horror feio o alegre prado; Molda-o bem co pesar de um desgraado, A quem nem feies lembram da ventura. Nubla as estrelas, Cu, que esta amargura, Em que se agora ceva o meu cuidado, Gostar de ver tudo assim trajado Da negra cor da minha desventura.
Ronquem roucos troves, rasguem-se os ares,

Rebente o mar em vo roucos rochedos, Solte-se o Cu em grossas lanas de gua. Consolar-me s podem j pesares; Quero nutrir-me de arriscados medos, Quero saciar da mgoa a minha mgoa.

53
NICOLAU TOLENTINO ( 1740-1811 )
1 A SUA ALTEZA Nesta cansada triste poesia Vedes, senhor, um novo pretendente, Onde aborrece o que estima toda a gente, Que ter no mundo cargos e valia. Sobre alto trono h anos que regia De dcil povo turba obediente; Mas quer antes sentar-se humildemente Num banco da real secretaria; Qual modesto capucho reverendo, Que em fim de guardania trienal Passa a porteiro as chaves recebendo. Em mim conheo vocao igual: E co a mesma humildade hoje pretendo Passar de mestre a ser oficial. 3 A UMA VELHA PRESUMIDA Debalde sobre a face encarquilhada Pendendo louros bugres emprestados, Ds inda ao louco amor teus vos cuidados, Em carmins enganosos confiada. Postia formosura em vo comprada, No torna atrs os anos apressados: Nem alvos dentes de marfim talhados, Tornam em nova a trmula queixada. De ti no mesmo tempo que do Gama Cantou mil bens a deusa trombeteira, A que os baixos poetas chamam Fama: Porm sempre ficaste em boa esteira; Porque, se j no prestas para dama, Inda serves mui bem como terceira.

2 PRINCESA REAL ESTANDO EM BANHO Ninfas do Tejo j por mim cantadas, Nossa augusta princesa est presente; Pedi-lhe, que honre a plcida corrente, E as guas ficaro mais prateadas. Diante de seus ps ajoelhadas, Em justo acatamento reverente, Serenem vossas mos a clara enchente, E as frias guas corram temperadas. Sobre as ondas as frentes levantando, Ao tempo em que as douradas tranas belas Brandamente lhe fordes enxugando, Dizei-lhe que sustento irms donzelas, Outras vivas; e ide-lhe lembrando, Que o bem que me fizer feito a elas.

4 CEGUEIRA DE AMOR Fiei-me nas promessas que afetavas Nas lgrimas fingidas que vertias, Nas ternas expresses que me fazias, Nessas mos que as minhas apertavas. Talvez, cruel, que, quando as amimavas, Que eram doutrem na idia fingirias, E que os olhos banhados mostrarias De pranto, que por outrem derramavas. Mas eu sou tal, ingrata, que, inda vendo Os meus tristes amores mal seguros, De amar-te nunca, nunca me arrependo. Ainda adoro os olhos teus perjuros, Ainda amo a quem me mata, ainda acendo Em aras falsas, holocaustos puros.

54

MARQUESA DE ALORNA ( 1750-1839 )

3 1 Retratar a tristeza em vo procura Quem na vida um s pesar no sente, Porque sempre vestgios de corrente Ho de aprcer por baixo da pintura. Porm eu, infeliz, que a desventura O mnimo prazer me no consente, Em dizendo o que sinto, a mim somente Parece que compete esta figura. Sinto o brbaro efeito das mudanas, Dos pesares o mais cruel pesar, Sinto do que perdi tristes lembranas; Condenam-me a chorar e a no chorar; Sinto a perda total das esperanas E sinto-me a morrer sem acabar.
DIZENDO-ME UMA PESSOA QUE EU NUNCA HAVIA DE SER FELIZ

Esperanas de um vo contentamento, Por meu mal tantos anos conservadas tempo de perder-vos, j que ousadas Abusastes de um longo sofrimento. Fugi; c ficar meu pensamento Meditando nas horas malogradas, E das tristes, presentes e passadas, Farei para as futuras argumento. J no me iludir um doce engano, Que trocarei ligeiras fantasias Em pesadas razes do desengano. E tu, sacra Virtude, que anuncias, A quem te logra, o gosto soberano, Vem dominar o resto dos meus dias. 4 Eu cantarei um dia da tristeza Por uns termos to ternos e saudosos, Que deixem aos alegres invejosos De chorarem o mal que lhes no pesa. Abrandarei das penhas a dureza, Exalando suspiros to queixosos, Que jamais os rochedos cavernosos Os repitam da mesma natureza. Serras, penhascos, troncos, arvoredos, Ave, fonte, montanha, flor, corrente, Comigo ho de chorar de amor enredos. Mas ah! que adoro uma alma que no sente! Guarda, Amor, os teus prfidos segredos, Que eu derramo os meus ais inutilmente.

2 Bem como se perturba a clara fonte Na agitao contnua da corrente, A minha alma sossego no consente, Por mais que nos meus ais nsias desconte. De cuidado em cuidado, monte em monte, Me leva este pesar que o peito sente; Sempre diviso aflita, descontente, Os princpios da luz pelo horizonte. De que vem este mal? Um mal to claro Vem de um vago sentir que na alma pesa... Amor! Sers comigo sempre avaro? Amor em mim filho da tristeza! Eu sinto o corao ao desamparo!... Pune, oh Deus, pelas leis da Natureza!

5 A UM MOCHO ( cantiga ) Triste pssaro, que tens?... Esse tom dos teus gemidos No tom que desconheam Os coraes afligidos. Tu calas-te quando Febo Dispensa com fausto o dia, E s confias das sombras A tua melancolia. Tambm eu, como tu, gemo, E fujo da claridade, Que importa pouco aos humanos A minha cruel saudade? Mas quando a severa Hecate As sombras negras evoca, Todo o silncio do dia Em suspiros se me toca. Solto ento o freio ao pranto, Ao desafogo abandono Essas horas que os ditosos Entregam a doce sono. Nem eu nem tu procuramos A piedade dos humanos. Uma compaixo estril Entra na lista dos danos. 6 Como est sereno o Cu! Como sobe mansamente A Lua resplandecente, E esclarece este jardim! Os ventos adormeceram; Das frescas guas do rio Interrompe o murmrio De longe o som de um clarim. Acordam minhas idias, Que abrangem a Natureza, E esta noturna beleza Vem meu estro incendiar. Mas se lira lano a mo, Apagadas esperanas Me apontam cruis lembranas, -- E choro em vez de cantar.

55

7 A SOZINHA NO BOSQUE Sozinha no bosque Com meus pensamentos, Calei as saudades, Fiz trgua a tormentos. Olhei para a lua, Que as sombras rasgava, Nas trmulas guas Seus raios soltava. Naquela torrente Que vai despedida Encontro, assustada, A imagem da vida. Do peito, em que as dores J iam cessar, Revoa a tristeza, E torna a penar. 8 O PINTASSILGO E O SAPO (aplogo) Lustroso um astro volante Rompeu das midas relvas: Com seu vo rutilante Alegrava noite as selvas. Mas de vizinho terreno Saiu de uma cova um sapo, E despediu-lhe um sopapo Que o ensopou em veneno. Ao morrer exclama o triste: -- Que tens tu de que me acuses? Que crime em meu seio existe? Respondeu-lhe: -- Porque luzes?

BOCAGE ( 1765-1805 )

56
1 3

Magro, de olhos azuis, caro moreno, Bem servido de ps, meo na altura, Triste de facha, o mesmo de figura, Nariz alto no meio, e no pequeno: Incapaz de assistir num s terreno, Mais propenso ao furor do que ternura; Bebendo em nveas mos por taa escura De zelos infernais letal veneno: Devoto incensador de mil deidades ( Digo de moas mil ) num s momento E somente no altar amando os frades; Eis Bocage, em quem luz algum talento; Saram dele mesmo estas verdades Num dia em que se achou mais pachorrento.

Olha Marlia as flautas dos pastores Que bem que soam, como esto cadentes! Olha o Tejo a sorrir-se! Olha, no sentes Os Zfiros brincar por entre as flores? V como ali, beijando-se os Amores Incitam nossos sculos ardentes: Ei-las de planta em planta as inocentes, As vagas borboletas de mil cores: Naquele arbusto o rouxinol suspira, Ora nas folhas a abelhinha pra, Ora nos ares, sussurrando, gira. Que alegre campo! Que manh to clara! Mas ah! Tudo o que vs, se eu te no vira, Mais tristeza que a noite me causara.

tranas, de que Amor prises me tece, mos de neve, que regeis meu fado! tesoiro! mistrio! par sagrado, Onde o menino algero adormece! ledos olhos, cuja luz parece Tnue raio do Sol! gesto amado, De rosas, e aucenas semeado, Por quem morrera esta alma, se pudesse! lbios, cujo riso a paz me tira, E por cujos dulcssimos favores Talvez o prprio Jpiter suspira! perfeies! dons encantadores! De quem sois? Sois de Vnus? mentira: Sois de Marlia, sois de meus amores.

O ledo passarinho, que gorjeia, De alma exprimindo a cndida ternura O rio transparente, que murmura, E por entre pedrinhas serpenteia: O Sol, que o cu difano passeia, A Lua, que lhe deve a formosura, O sorriso da Aurora alegre, e pura, A rosa, que entre os Zfiros ondeia: A serena, amorosa Primavera, O doce autor das glrias que consigo, A deusa das paixes, e de Citera: Quanto digo, meu bem, quanto no digo, Tudo em tua presena degenera, Nada se pode comparar contigo.

57
5 7

Chorosos versos meus desentoados Sem arte, sem beleza, e sem brandura, Urdidos pela mo da desventura, Pela baa tristeza envenenados: Vede a luz, no busqueis, desesperados, No mudo esquecimento a sepultura: Se os ditosos vos lerem sem ternura, Ler-vos-o com ternura os desgraados. No vos inspire, versos, cobardia, Da stira mordaz o furor louco, De maldizente voz a tirania: Desculpa tendes, se valeis to pouco, Que no pode cantar com melodia Um peito, de gemer cansado, e rouco.

J sobre o coche de bano estrelado Deu meio giro a noite escura, e feia: Que profundo silncio me rodeia Neste deserto bosque, luz vedado: Jaz entre as folhas Zfiro abafado, O Tejo adormeceu na lisa areia; Nem o mavioso rouxinol gorjeia, Nem pia o mocho, s trevas costumado. S eu velo, s eu, pedindo Sorte, Que o fio, com que est minha alma presa vil matria lnguida, me corte. Consola-me este horror, esta tristeza, Porque a meus olhos se afigura a Morte No silncio total da Natureza.

Fiei-me nos sorrisos da Ventura, Em mimos feminis. Como fui louco! Vi raiar o prazer, porm to pouco Momentneo relmpago no dura. No meio agora desta selva escura, Dentro deste penedo mido e oco, Pareo, at no tom lgubre e rouco, Triste sombra a carpir na sepultura. Que estncia para mim to prpria esta! Causais-me um doce e fnebre transporte, ridos matos, lbrega floresta! Ah!, no me roubou tudo a negra Sorte: Inda tenho este abrigo, inda me resta O pranto, a queixa, a solido, a morte.

Marlia, nos teus olhos buliosos Os amores gentis seu facho acendem, A teus lbios voando, os ares fendem Ternssimos desejos sequiosos: Teus cabelos sutis, e luminosos Mil vistas cegas, mil vontades prendem, E em arte aos de Minerva se no rendem Teus alvos, curtos dedos melindrosos. Reside em teus costumes a candura, Mora a firmeza no teu peito amante, A razo com teus risos se mistura. s dos cus o composto mais brilhante: Deram-se as mos a Virtude, e Formosura Para criar tua alma, e teu semblante.

58
9 11

J se afastou de ns o Inverno agreste Envolto nos seus midos vapores. A frtil Primavera, a me das flores O prado ameno de boninas veste. Varrendo os ares, o sutil Nordeste Os torna azuis: as aves de mil cores Adejam entre Zfiros, e Amores, E toma o fresco Tejo a cor celeste: Vem, Marlia, vem lograr comigo Destes alegres campos a beleza, Destas copadas rvores o abrigo. Deixa louvar da Corte a v grandeza: Quanto me agrada mais estar contigo Notando as perfeies da Natureza!

Cames, grande Cames, quo semelhante Acho teu fado ao meu, quando os cotejo! Igual causa nos fez, perdendo o Tejo, Arrostar com o sacrlego gigante: Como tu, junto ao Ganges sussurrante, Da penria cruel no horror me vejo, Como tu, gostos vos, que em vo desejo, Tambm carpindo estou, saudoso amante: Ludbrio, como tu, da Sorte dura, Meu fim demando ao Cu pela certeza De que s terei paz na sepultura! Modelo meu tu s, mas ... tristeza! Se te imito nos transes da Ventura, No te imito nos dons da Natureza.

10

12

vs, que lamentais de Elmano a sorte, Crendo na escura terra o corpo frio, E os manes j sulcando o mudo rio Na barca imensa de geral transporte; Sabei que o doce, inevitvel corte Lhe foge da existncia ao tnue fio. E que seria em vs dever mais pio Chorar-lhe a vida, que chorar-lhe a morte. Existindo agoniza um desgraado: Quem lgrima nas cinzas lhe derrama, Parece que o queria atormentar; Vive, mas pela morte Elmano chama, Com suspiros Elmano implora ao Fado Que seja a voz de agoiro a voz da Fama.

Meu ser evaporei na lida insana Do tropel das paixes que me arrastava, Ah! Cego eu cria, ah! Msero eu sonhava Em mim, quase imortal, a essncia humana! De que inmeros sis a mente ufana A existncia falaz me no doirava! Mas eis sucumbe a Natureza escrava Ao mal, que a vida em sua origem dana. Prazeres, scios meus e meus tiranos, Esta alma, que sedenta em si no coube, No abismo vos sumiu dos desenganos.
Deus... Deus! Quando a morte luz me roube,

Ganhe um momento o que perderam anos, Saiba morrer o que viver no soube!

59
13 15

Liberdade, onde ests? Quem te demora? Quem faz que o teu influxo em ns no caia Por que (triste de mim!), por que no raia J na esfera de Lsia a tua aurora? De santa redeno vinda a hora A esta parte do mundo, que desmaia. Oh! Venha.. Oh! Vinha, e trmulo descaia Despotismo feroz, que nos devora! Eia! Acode ao mortal, que frio e mudo Oculta o ptrio amor, torce a vontade, E em fingir, por temor, empenha estudo: Movam nossos grilhes tua piedade; Nosso nmen tu s, e glria, e tudo, Me do gnio e prazer, oh Liberdade!

Olhos suaves, que em suaves dias Vi nos meus tantas vezes empregados; Vista, que sobre esta alma despedias Deleitosos farpes, no Cu forjados; Santurios de Amor, luzes sombrias, Olhos, olhos da cor de meus cuidados, Que podeis inflamar as pedras frias, Animar os cadveres mirrados; Troquei-vos pelos ventos, pelos mares, Cuja verde arrogncia as nuvens toca, Cuja horrssona voz perturba os ares. Troquei-vos pelo mal que me sufoca; Troquei-vos pelos ais, pelos pesares. Oh cmbio triste! oh deplorvel troca!

16 14 Incultas produes da mocidade Exponho a vossos olhos, leitores: Vede-as com mgoa, vede-as com piedade, Que elas buscam piedade, e no louvores. Ponderai da Fortuna a variedade Nos meus suspiros, lgrimas, e amores; Notai dos males seus a imensidade, A curta durao de seus favores. E, se entre versos mil de sentimento Encontrardes alguns, cuja aparncia Indique festival contentamento, Crede, mortais, que foram com violncia Escritos pela mo do Fingimento, Cantados pela voz da Dependncia.

Sobre estas dura, cavernosas fragas, Que o marinho furor vai carcomendo, Me esto negras paixes na alma fervendo Como fervem no pego as crespas vagas. Razo feroz, o corao me indagas, De meus erros a sombra esclarecendo, E vais nele (ai de mim!) palpando, e vendo De agudas nsias venenosas chagas. Cego a meus males, surdo a teu reclamo, Mil objetos de horror coa idia eu corro, Solto gemidos, lgrimas derramo. Razo, de que me serve o teu socorro? Mandas-me no amar, eu ardo, eu amo; Dizes-me que sossegue, eu peno, eu morro.

17 18 retrato da Morte! Noite amiga, Por cuja escurido suspiro h tanto! Calada testemunha de meu pranto, De meus desgostos secretria antiga! Pois manda Amor, que a ti somente os diga, D-lhes pio agasalho no teu manto, Ouve-os, como costumas, ouve, enquanto Dorme a cruel, que a delirar me obriga. E vs, cortesos da escuridade, Fantasmas vagos, mochos piadores, Inimigos, como eu, da claridade! Em bandos acudi aos meus clamores: Quero a vossa medonha sociedade, Quero fartar meu corao de horrores.

60

J Bocage no sou!... cova escura Meu estro vai parar desfeito em vento... Eu aos cus ultrajei! O meu tormento Leve me torne sempre a terra dura. Conheo agora j quo v figura Em prosa e verso fez meu louco intento. Musa! Tivera algum merecimento Se um raio da Razo seguisse pura! Eu me arrependo; a lngua quase fria Brade em alto prego mocidade, Que atrs do som fantstico corria: Outro Aretino fui... A santidade Manchei! Oh! Se me creste, gente impia, Rasga meus versos, cr na eternidade! 20

19

Importuna Razo, no me persigas; Cesse a rspida voz que em vo murmura; Se a lei de Amor, se a fora da ternura Nem domas, nem contrastas, nem mitigas; Se acusas os mortais, e os no abrigas, Se (conhecendo o mal) no ds a cura, Deixa-me apreciar minha loucura, Importuna Razo, no me persigas. teu fim, teu projeto encher de pejo Esta alma, frgil vtima daquela Que, injusta e vria, noutros laos vejo. Queres que fuja de Marlia bela, Que a maldiga, a desdenhe; e o meu desejo carpir, delirar, morrer por ela.

O CO E A CADELA Tinha de uma cadela um co fome canina Ele bom perdigueiro, ela de casta fina; Mil foscas lhe fazia o terno magano,
Mas gastava o seu tempo, o seu carinho em vo.

Dando no chichisbu dentada, e mais dentada,

A fmea parecia uma cadela honrada, E incapaz de ceder s pretenses de amor: Mas o amante infeliz enfim foi sabedor
De que a mesma em que via aes to desabridas

Era c um torpe co s fagueira escondidas. Se s sagaz, meu leitor, talvez que tenhas visto Cadelas de dois ps, que tambm fazem isto.

21

61
O PAPAGAIO E A GALINHA
Loquaz papagaio Secava a goela, Soltava mil gritos A uma janela. Olhou para a rua Por onde vagava Galinha de popa Que depenicava: Na lngua das aves C um ar suprior Lhe deu estes chascos O vo palrador: Deveras, vizinha, Que podes campar, Co a prenda galante De cacarejar! Deixando ironias, Sempre s cousa pouca, No tens outro chiste Seno esta touca. Depois de defunta S causas prazer; Para te comerem Te do de comer.

Eu em alma, e corpo Sou ave excelente; No pasmas de ouvir-me Falar como a gente?

No pasmo ( responde dos galos a amiga ) vilo, carioca, mordaz de uma figa.

Da lngua, que alegas, Bazfia concebes? Que importa que a fales, Se no a percebes?

Com isto te abates No meu parecer; Os tolos s dizem O que ouvem dizer.

SCULO XIX

Almeida Garrett Joo de Deus Antero de Quental Gomes Leal Guerra Junqueiro Cesrio Verde Antnio Nobre Eugnio de Castro Camilo Pessanha

63
ALMEIDA GARRETT ( 1799-1854 )
IGNOTO DEO D. D. D. BARCA BELA Pescador da barca bela, Onde vs pescar com ela, Que to bela, Oh pescador? No vs que a ltima estrela No cu nublado se vela? Colhe a vela, Oh pescador! Deita o lano com cautela, Que a sereia canta bela... Mas cautela, Oh pescador! No se enrede a rede nela, Que perdido remo e vela S de v-la, Oh pescador! Pescador da barca bela, Inda tempo, foge dela, Foge dela Oh pescador!

Creio em ti, Deus: a f viva De minha alma a ti se eleva. s: o que s no sei. Deriva Meu ser do teu: luz... e treva, Em que indistintas! se envolve Este esprito agitado, De ti vem, a ti devolve. O nada a que foi roubado Pelo sopro criador Tudo o mais, o h de tragar. S vive do eterno ardor O que est sempre a aspirar Ao infinito donde veio. Beleza s tu, luz s tu, Verdade s tu s. No creio Seno em ti; o olho nu Do homem no v na terra Mais que a dvida, a incerteza, A forma que engana e erra. Essncia! a real beleza, O puro amor, o prazer Que no fatiga e no gasta... S por ti os pode ver O que inspirado se afasta, Ignoto Deus, das ronceiras, Vulgares turbas: despidos Das coisas vs e grosseira Sua alma, razo, sentidos, A ti se do, em ti vida, E por ti vida tm. Eu, consagrado A teu altar, me prostro E a combatida Existncia aqui ponho, aqui votado Fica este livro confisso sincera Da alma que a ti voou e em ti s spera.

GOZO E DOR Se estou contente, querida, Com esta imensa ternura De que me enche o teu amor? No. Ai! no; falta-me a vida, Sucumbe-me a alma ventura; O excesso do gozo dor. Di-me a alma sim; e a tristeza Vaga, inerte e sem motivo, No corao me poisou. Absorto em tua beleza, No sei se morro ou se vivo Porque a vida me parou. que no h ser bastante Para este gozar sem fim Que me inunda o corao. Tremo dele, e delirante Sinto que se exaure em mim Ou a vida ou a razo.

64
AS MINHAS ASAS Eu tinha umas asas brancas, Asas que um anjo me deu, Que, em me eu cansando da terra, Batia-as, voava ao cu. Eram brancas, brancas, brancas, Como as do anjo que mas deu: Eu inocente como elas, Por isso voava ao cu. Veio a cobia da terra. Vinha para me tentar; Por seus montes de tesouros Minhas asas no quis dar. Veio a ambio, co'as grandezas, Vinham para mas cortar Davam-me poder e glria Por nenhum preo as quis dar. Porque as minhas asas brancas, Asas que um anjo me deu, Em me eu cansando da terra Batia-as, voava ao cu. Mas uma noite sem lua Que eu contemplava as estrelas, E j suspenso da terra, Ia voar para elas, Deixei descair os olhos Do cu alto e das estrelas... Vi entre a nvoa da terra, Outra luz mais bela que elas. E as minhas asas brancas, Asas que um anjo me deu, Para a terra me pesavam, J no se erguiam ao cu. Cegou-me essa luz funesta De enfeitiados amores... Fatal amor, negra hora Foi aquela hora de dores! Tudo perdi nessa hora Que provei nos seus amores O doce fel do deleite, O acre prazer das dores. E as minhas asas brancas, Asas que um anjo me deu Pena a pena me caram... Nunca mais voei ao cu. O ANJO CADO
Era um anjo de Deus Que se perdera dos cus E terra a terra voava. A seta que lhe acertava Partira de arco traidor, Porque as penas que levava No eram penas de amor. O anjo caiu ferido, E se viu aos ps rendido Do tirano caador. De asa morta e sem splendor O triste peregrinando Por estes vales de dor, Andou gemendo e chorando. Vi-o eu, o anjo dos cus, O abandonado de Deus, Vi-o, nessa tropelia Que o mundo chama alegria, Vi-o a taa do prazer Pr ao lbio que tremia... E s lgrimas beber. Ningum mais na terra o via, Era eu s que o conhecia... Eu que j no posso amar! Quem no havia de salvar? Eu, que numa sepultura Me fora vivo enterrar? Loucura! ai, cega loucura! Mas entre os anjos dos cus Faltava um anjo ao seu Deus; E remi-lo e resgat-lo, Daquela infmia salv-lo S fora de amor podia. Quem desse amor h de am-lo, Se ningum o conhecia? Eu s. E eu morto, eu descrido, Eu tive o arrojo atrevido De amar um anjo sem luz. Cravei-a eu nessa cruz Minha alma que renascia, Que toda em sua alma pus, E o meu ser se dividia, Porque ele outra alma no tinha, Outra alma seno a minha... Tarde, ai! tarde o conheci, Porque eu o meu ser perdi, E ele vida no volveu... Mas da morte que eu morri Tambm o infeliz morreu.

65
OS CINCO SENTIDOS So belas bem o sei, essas estrelas, Mil cores divinais tm essas flores; Mas eu no tenho, amor, olhos para elas: Em toda a natureza No vejo outra beleza Seno a ti a ti! Divina ai! sim, ser a voz que afina Saudosa na ramagem densa, umbrosa, Ser; mas eu do rouxinol que trina No oio a melodia, Nem sinto outra harmonia Seno a ti a ti! Respira naura que entre as flores gira, Celeste incenso de perfume agreste. Sei ... no sinto : minha alma no aspira, No percebe, no toma Seno o doce aroma Que vem de ti de ti! Formosos so os pomos saborosos, um mimo de nctar o racimo: E eu tenho fome e sede... sequiosos, Famintos meus desejos Esto... mas de beijos, s de ti de ti! Macia deve a relva luzidia Do leito ser por certo em que me deito. Mas quem, ao p de ti, quem poderia Sentir outras carcias, Tocar noutras delcias Seno em ti em ti! A ti! ai, a ti s os meus sentidos Todos num confundidos, Sentem, ouvem, respiram, Em ti, por ti deliram. Em ti a minha sorte, A minha vida em ti; E quando venha a morte, Ser morrer por ti. ESTE INFERNO DE AMAR Este inferno de amar como eu amo! Quem mo ps aqui nalma... quem foi? Esta chama que alenta e consome, Que a vida e que a vida destri Como que se veio a atear, Quando ai quando se h de ela apagar? Eu no sei, no me lembra: o passado, A outra vida que dantes vivi Era um sonho talvez... foi um sonho Em que paz to serena a dormi! Oh! que doce era aquele sonhar... Quem me veio, ai de mim! despertar? S me lembra que um dia formoso Eu passei... dava o Sol tanta luz! E os meus olhos, que vagos giravam, Em seus olhos ardentes os pus. Que fez ela? eu que fiz? No no sei; Mas nessa hora a viver comecei... NO TE AMO No te amo, quero-te: o amor vem dalma. E eu nalma tenho a calma, A calma do jazigo. Ai! no te amo, no. No te amo, quero-te: o amor vida. E a vida nem sentida A trago eu j comigo. Ai, no te amo, no. Ai! no te amo, no; e s te quero De um querer bruto e fero Que o sangue me devora, No chega ao corao.
No te amo. s bela; e eu no te amo, bela.

Quem ama a aziaga estrela Que lhe luz na m hora Da sua perdio? E quero-te, e no te amo, que forado, De mau feitio azado Este indigno furor. Mas oh! no te amo, no. E infame sou, porque te quero; e tanto Que de mim tenho espanto, De ti medo e terror... Mas amar!... no te amo, no.

Em ti a minha sorte,

CASCAIS Acabava ali a terra Nos derradeiros rochedos, A deserta, rida serra Por entre os negros penedos S deixa viver mesquinho Triste pinheiro maninho. E os ventos despregados Sopravam rijos na rama, E os cus turvos, anuviados, O mar que incessante brama... Tudo ali era braveza De selvagem natureza. A na quebra do monte, Entre uns juncos mal medrados, Seco o rio, seca a fonte, Ervas e matos queimados, A nessa bruta serra, A foi um cu na terra. Ali ss no mundo, ss, Santo Deus! como vivemos! Como ramos tudo ns E de nada mais soubemos! Como nos folgava a vida De tudo o mais esquecida! Que longos beijos sem fim, Que falar dos olhos mudo! Como ela vivia em mim, Como eu tinha nela tudo, Minha alma em sua razo, Meu sangue em seu corao! Os anjos aqueles dias Contaram na eternidade: Que essas horas fugidias, Sculos na intensidade, Por milnios marca Deus Quando d aos que so seus. Ai! sim foi a tragos largos, Longos, fundos que a bebi Do prazer a taa: amargos Depois... depois os senti Os travos que ela deixou... Mas como eu ningum gozou. Ningum: que preciso amar Como eu amei ser amado Como eu fui; dar, e tomar Do outro ser a quem se h dado, Toda a razo, toda a vida Que em ns se anula perdida.

66
Ai, ai! que pesados anos Tardios vieram! Oh! que fatais desenganos Ramo a ramo, a desfizeram A minha choa na serra, L onde se acaba a terra! Se o visse... no quero v-lo Aquele stio encantado; Certo estou no conhec-lo, To outro estar mudado, Mudado como eu, como ela, Que a vejo sem conhec-la! Inda ali acaba a terra, Mas j o cu no comea; Que aquela viso da serra Sumiu-se na treva espessa, E deixou nua a bruteza Desta agreste natureza. VOZ E AROMA A brisa vaga no prado, Perfume nem voz no tem; Quem canta o manto agitado, O aroma da flor que vem. A mim tornem-me essas flores Que uma a uma eu vi murchar, Restituam-me os verdores Aos ramos que eu vi secar... E em torrentes de harmonia Minha alma se exalar, Esta alma que muda e fria Nem sabe se existe j. OLHOS NEGROS Por teus olhos negros, negros, Trago eu negro o corao, De tanto pedir-lhe amores... E eles a dizer que no. E mais no quero outros olhos, Negros, negros como so; Que os azuis do muita esprana, Mas fiar-me eu neles, no. S negros, negros os quero; Que, em lhes chegando a paixo, Se um dias disserem sim... Nunca mais dizem que no.

67
JOO DE DEUS (1830-1896)

AMORES, AMORES

No sou eu to tola, Que caia em casar; Mulher no rola, Que tenha um s par: Eu tenho um moreno, Tenho um de outra cor, Tenho um mais pequeno, Tenho outro maior. Que mal faz um beijo, Se apenas o dou, Desfaz-se-me o pejo, E o gosto ficou? Um deles por graa Deu-me um, e depois, Gostei da chalaa, Paguei-lhe com dois. Abraos, abraos, Que mal nos faro? Se Deus me deu braos, Foi essa a razo: Um dia que o alto Me vinha abraar, Fiquei-lhe de um salto Suspensa no ar. Vivendo e gozando, Que a morte fatal, E a rosa em murchando No vale um real: Eu sou muito amada, E h muito que sei Que Deus no fez nada Sem ser para qu.

Amores, amores, Deixai-los dizer; Se Deus me deu flores, Foi para as colher: Eu tenho um moreno, Tenho um de outra cor, Tenho um mais pequeno, Tenho outro maior.

DESALENTO
Ao Dr. F. Ferraz de Macedo

Trago uma cisma comigo: No torna o meu terno amigo! Triste de mim, que farei! Cabelo, j te no ligo ... Nunca mais te ligarei! L se ficou em Castela ... Vede que graa aquela! Ou l mo detm el-rei! Toucas da Serra da Estrela, J nunca mais vos porei! Se um ar alegre assemelho, Ai amigas, sem conselho, Nem juzo, que farei! J me no assomo ao espelho ... Nem jamais me assomarei! Ricas prendas! Todas elas Me deu ele: sim, donzelas, Que no vo-lo negarei! Ah meu cinto de fivelas, Nunca mais te cingirei!

68

ADEUS

LAMENTO

A ti que em astros desenhei nos cus, A ti que em nuvens desenhei nos ares, A ti que em ondas desenhei nos mares, A ti, bom anjo, o derradeiro adeus! Parto! Se um dia (que possvel, flor!) Vires ao longe negrejar um vulto, Sou eu que aos olhos desta gente oculto O nosso imenso desgraado amor. Talvez as feras ao ouvir meus ais, As brutas selvas, as montanhas brutas, Cncavas rochas, solitrias grutas, Mais se condoam, se comovam mais! E l daquelas solides se aqui Chegar gemido que uma pedra estale, Que um cedro vibre, que um carvalho abale, Sou eu que o solto por amor de ti ... De ti, que em folha que varrer o ar, Em rama, em sombra que bandeie a aragem, De fito sempre nessa cara imagem Verei sorrindo, sentirei passar! De ti que em astros desenhei nos cus, De ti que em nuvens desenhei nos ares, De ti que em ondas desenhei nos mares, E a quem envio o derradeiro adeus!

Senhor, Senhor, que um ai nunca me ouviste Na minha dor! Ai vida, vida minha, como s triste! Senhor, Senhor! Quando eu nasci o sol cobriu o rosto, Mal que eu o vi; Tingiu-se o cu de sangue, e era sol-posto Quando eu nasci! Pela manh a rosa era mais alva Que a alva l! E o cravo desmaiou estrela de alva Pela manh! Ao longe o mar se ouviu, leo piedoso, Um ai soltar; Pelas praias se ouviu gemer ansioso, Ao longe o mar! Ningum as viu cair, ondas de espuma Que o cho sumiu; E as lgrimas caam-me uma a uma, Ningum as viu! Oh rouxinol, a ti nasce-te o dia Ao por do sol! Mostre-me a campa a luz que te alumia, Oh! rouxinol!

69
ANTERO DE QUENTAL ( 1842-1891 )

PEQUENINA Eu bem sei que te chamam pequenina E tnue como o vu solto na dana, Que no juzo apenas a criana, Pouco mais, nos vestidos, que a menina ... Que s o regato de gua mansa e fina, A folhinha do til que se balana, O peito que em correndo logo cansa, A fronte que ao sofrer logo se inclina... Mas, filha, l nos montes onde andei, Tanto me enchi de angstia e de receio Ouvindo do infinito os fundos ecos, Que no quero imperar nem j ser rei Seno tendo meus reinos em teu seio E sditos, criana, em teus bonecos!

IDEAL Aquela que eu adoro no feita De lrios nem de rosas purpurinas, No tem as formas lnguidas, divinas Da antiga Vnus de cintura estreita ... No a Circe, cuja mo suspeita Compe filtros mortais entre runas, Nem a Amazona, que se agarra s crinas Dum corcel e combate satisfeita ... A mim mesmo pergunto e no atino Com o nome que d a essa viso,
Que ora amostra ora esconde o meu destino ...

como uma miragem que entrevejo, Ideal que nasceu na solido, Nuvem, sonho impalpvel do Desejo ...

A M. C.

ABNEGAO

No Cu, se existe um cu para quem chora, Cu para as mgoas de quem sofre tanto ... Se l do amor o foco, puro e santo, Chama que brilha, mas que no devora ... No Cu, se uma alma nesse espao mora,
Que a prece escuta e enxuga o nosso pranto ...

Chovam lrios e rosas no teu colo! Chovam hinos de glria na tua alma! Hinos de glria e adorao e calma, Meu amor, minha pomba e meu consolo! D-te estrelas o Cu, flores o solo, Cantos e aroma o ar e sombra a palma, E quando surge a Lua e o mar se acalma, Sonhos sem fim seu preguioso rolo! E nem sequer te lembres de que choro ... Esquece at, esquece, que te adoro ...
E ao passares por mim, sem que me olhes,

Se h pai, que estenda sobre ns o manto Do amor piedoso ... que eu no sinto agora ... No Cu, virgem! findaro meus males: Hei de l renascer, eu que pareo Aqui Ter s nascido para dores. Ali, lrio dos celestes vales! Tendo seu fim, tero o seu comeo, Para no mais findar, nossos amores.

Possam das minhas lgrimas cruis Nascer sob os teus ps flores fiis, Que pises distrada ou rindo esfolhes!

70
A UM CRUCIFIXO HINO RAZO

H mil anos, bom Cristo, ergueste os magros braos

E clamaste da cruz: h Deus! e olhaste, crente, O horizonte futuro e viste, em tua mente, Um alvor ideal banhar estes espaos! Por que morreu sem eco o eco de teus passos, E de tua palavra ( Verbo!) o som fremente?
Morreste...ah! dorme em paz! no volvas, que descrente

Razo, irmo do Amor e da Justia, Mais uma vez escuta a minha prece. a voz dum corao que te apetece, Duma alma livre, s a ti submissa. Por ti que a poeira movedia De astros e sis e mundos permanece; E por ti que a virtude prevalece, E a flor do herosmo medra e via. Por ti, na arena trgica, as naes Buscam a liberdade, entre clares; E os que olham o futuro e cismam, mudos, Por ti, podem sofrer e no se abatem, Me de filhos robustos, que combatem Tendo o teu nome escrito em seus /escudos

Arrojaras de novo campa os membros lassos ... Agora, como ento, na mesma terra erma,
A mesma humanidade sempre a mesma enferma,

Sob o mesmo ermo cu, frio como um sudrio ... E agora, como ento, viras o mundo exangue, E ouviras perguntar de que serviu o sangue Com que regaste, Cristo, as urzes do Calvrio?

A UM CRUCIFIXO (Doze anos depois)

DESPONDENCY

No se perdeu teu sangue generoso, Nem padeceste em vo, quem quer que foste, Plebeu antigo, que amarrado ao poste Morreste como vil e faccioso. Desse sangue maldito e ignominioso Surgiu armada uma invencvel hoste ... Paz aos homens e guerra aos deuses! ps-te Em vo sobre um altar o vulgo ocioso ... Do pobre que protesta foste a imagem: Um povo em ti comea, um homem novo: De ti data essa trgica linhagem. Por isso ns, a Plebe, ao pensar nisto, Lembraremos, herdeiros desse povo, Que entre nossos avs se conta Cristo.

Deix-la ir, a ave, a quem roubaram Ninho e filhos e tudo, sem piedade ... Que a leve o ar sem fim da soledade Onde as asas partidas a levaram ... Deix-la ir, a vela que arrojaram Os tufes pelo mar, na escuridade, Quando a noite surgiu da imensidade, Quando os ventos do Sul se levantaram ... Deix-la ir, a alma lastimosa, Que perdeu f e paz e confiana, morte queda, morte silenciosa ... Deix-la ir, a nota despendida
Dum canto extremo ... e a ltima /esperana ...

E a vida ... e o amor... deix-la ir, a vida!

71

O PALCIO DA VENTURA

NOX
A Fernando Leal

Sonho que sou um cavaleiro andante, Por desertos, por sis, por noite escura, Paladino do amor, busco anelante O palcio encantado da Ventura! Mas j desmaio, exausto e vacilante, Quebrada a espada j, rota a armadura ... E eis que sbito o avisto, fulgurante Na sua pompa e area formosura! Com grandes golpes bato porta e brado: Eu sou o Vagabundo, o Deserdado ... Abri-vos, portas de ouro, ante meus ais! Abrem-se as portas douro, com fragor ... Mas dentro encontro s, cheio de dor, Silncio e escurido e nada mais!

Noite, vo para ti meus pensamentos, Quando olho e vejo, luz cruel do dia, Tanto estril lutar, tanta agonia, E inteis tantos speros tormentos ... Tu, ao menos, abafas os lamentos, Que se exalam da trgica enxovia ... O eterno Mal, que ruge e desvaria, Em ti descansa e esquece alguns tormentos ... Oh! antes tu tambm adormecesses Por uma vez, e eterna, inaltervel, Caindo sobre o Mundo, te esquecesses, E ele, o Mundo, sem mais lutar nem ver, Dormisse no teu seio inviolvel, Noite sem termo, noite do No-ser!

MAIS LUZ LACRIMAE RERUM


A Guilherme de Azevedo A Tommazzo Cannizzarro

Amem a noite os magros crapulosos, E os que sonham com virgens impossveis, E os que se inclinam, mudos e impassveis, borda dos abismos silenciosos ... Tu, Lua, com teus raios vaporosos, Cobre-os, tapa-os e torna-os insensveis, Tanto os vcios cruis e inextinguveis, Como aos longos cuidados dolorosos! Eu amarei a santa madrugada, E o meio-dia, em vida refervendo, E a tarde rumorosa e repousada. Viva e trabalhe em plena luz: depois, Seja-me dado ainda ver, morrendo, O claro Sol, amigo dos heris!

Noite, irm da Razo e irm da Morte, Quantas vezes tenho eu interrogado Teu verbo, teu orculo sagrado, Confidente e intrprete da Sorte! Aonde so teus sis, como coorte De almas inquietas, que conduz o Fado? E o homem porque vaga desolado E em vo busca a certeza que o conforte? Mas, na pompa do imenso funeral, Muda, a noite, sinistra e triunfal, Passa volvendo as horas vagarosas ... tudo, em torno a mim, dvida e luto; E, perdido num sonho imenso, escuto O suspiro das coisas tenebrosas ...

72

TESE E ANTTESE IGNOTO DEO I J no sei o que vale a nova idia, Quando a vejo nas ruas desgrenhada, Torva no aspecto, luz da barricada, Como bacante aps lbrica ceia! Sanguinolento o olhar se lhe incendeia ... Respira fumo e fogo embriagada ... A deusa de alma vasta e sossegada Ei-la presa das frias de Media! Um sculo irritado e truculento Chama epilepsia pensamento, Verbo ao estampido de pelouro e obus ... Mas a idia num mundo inaltervel, Num cristalino Cu, que vive estvel ... Tu, pensamento, no s fogo, s luz!

Que beleza mortal se te assemelha, sonhada viso desta alma ardente, Que refletes em mim teu brilho ingente, L como sobre o mar o Sol se espelha?
O Mundo grande e esta nsia me aconselha

A buscar-te na Terra: e eu, pobre crente, Pelo Mundo procuro um Deus clemente, Mas a ara s lhe encontro ... nua e velha ... No mortal o que eu em ti adoro. Que s tu aqui? olhar de piedade,, Gota de mel em taa de venenos ... Pura essncia das lgrimas que choro E sonho dos meus sonhos! se s verdade, Descobre-te, viso, no Cu ao menos!

MORS-AMOR
A Lus de Magalhes

II

Esse negro corcel cujas passadas Escuto em sonhos, quando a sombra desce, E, passando a galope, me aparece Da noite nas fantsticas estradas, Donde vem ele? Que regies sagradas E terrveis cruzou, que assim parece Tenebroso e sublime, e lhe estremece No sei que horror nas crinas agitadas? Um cavaleiro de expresso potente, Formidvel, mas plcido, no porte, Vestido de armadura reluzente, Cavalga a fera estranha sem temor: E o corcel negro diz: Eu sou a Morte! Responde o cavaleiro: Eu sou o Amor!

Num cu intemerato e cristalino Pode habitar talvez um Deus distante, Vendo passar em sonho cambiante O Ser, como espetculo divino: Mas o homem, na terra onde o destino O lanou, vive e agita-se incessante ... Enche o ar da terra o seu pulmo possante ... C da terra blasfema ou ergue um hino ... A idia encarna em peitos que palpitam: O seu pulsar so chamas que crepitam, Paixes ardentes como vivos sis! Combatei pois na terra rida e bruta, T que a revolta o remoinhar da luta, T que a fecunde o sangue dos heris.

73

SOLEMNIA VERBA

NA MO DE DEUS
Exma. Sra. D. Vitria de O. M.

Disse ao meu corao: Olha por quantos Caminhos vos andamos! Considera Agora, desta altura fria e austera, Os ermos que regaram nossos prantos ... P e cinzas, onde houve flor e encantos! E noite, onde foi luz e Primavera! Olha a teus ps o Mundo e desespera, Semeador de sombras e quebrantos! Porm o corao, feito valente Na escola da tortura repetida, E no uso do penar tornado crente, Respondeu: Desta altura vejo o Amor! Viver no foi em vo, se isto a vida, Nem foi de mais o desengano e a dor.

Na mo de Deus, na sua mo direita, Descansou afinal meu corao. Do palcio encantado da Iluso Desci a passo e passo a escada estreita. Como as flores mortais, com que se enfeita A ignorncia infantil, despojo vo, Depus do Ideal e da Paixo A forma transitria e imperfeita. Como criana em lbrega jornada, Que a me leva ao colo agasalhada E atravessa, sorrindo vagamente, Selva, mares, areias do deserto ... Dorme o teu sono, corao liberto, Dorme na mo de Deus eternamente!

OCEANO NOX
A A . de Azevedo castelo Branco

MORS LIBERATRIX
A Bulho Pato

Junto do mar, que erguia gravemente A trgica voz rouca, enquanto o vento Passava como o vo dum pensamento Que busca e hesita, inquieto e intermitente, Junto do mar sentei-me tristemente, Olhando o Cu pesado e nevoento, E interroguei, cismando, esse lamento Que saa das coisas, vagamente ... Que inquieto desejo vos tortura, Seres elementares, fora obscura? Em volta de que idia gravitais? Mas na imensa extenso, onde se esconde O inconsciente imortal, s me responde Um bramido, um queixume, e nada mais ...

Na tua mo, sombrio cavaleiro, Cavaleiro vestido de armas pretas, Brilha uma espada feita de cometas, Que rasga a escurido, como um luzeiro, Caminhas no teu curso aventureiro, Todo envolto na noite que projetas ... S o gldio de luz com fulvas betas Emerge do sinistro nevoeiro.
Se esta espada que empunho coruscante

( Responde o negro cavaleiro andante ), porque esta a espada da Verdade: Firo mas salvo ... Prostro e desbarato, Mas consolo ... Subverto, mas resgato ... E, sendo a Morte, sou a liberdade.

74
OS CATIVOS

Encostados s grades da priso, Olham o Cu os plidos cativos. J com raios oblquos, fugitivos, Despede o Sol um ltimo claro.

Tu que procuras? que viso sagrada Te a cena da solido onde se esconde? Porm o vento passa e s responde: A noite, a escurido, o abismo, o nada!

Entre sombras, ao longe, vagamente, Morrem as vozes na extenso saudosa. Cai do espao pesada, silenciosa, A tristezas das coisas, lentamente.

E os cativos suspiram novamente. Como antigos pesares mal extintos, Como vagos desejos indistintos, Surgem do escuro os astros, lentamente ...

E os cativos suspiram. Bandos de aves Passam velozes, passam apressados, Como absortos em ntimos cuidados, Como absortos em pensamentos graves.

E fitam-se em silncio indecifrvel, Contemplam-se de longe, misteriosos, Como quem tem segredos dolorosos, Como quem ama e vive inconsolvel ...

E dizem os cativos: Na amplido Jamais se extingue a eterna claridade ... A ave tem o vo e a liberdade ... O homem tem os muros da priso!

E dizem os cativos: Que problemas Eternos, primitivos, vos atraem? Que luz fitais no centro donde saem A flux, em jorro, as intuies supremas
Por que esperais? nessa amplido sagrada

Aonde ides? Qual vossa jornada? luz? aurora? imensidade? aonde? Porm o bando passa e mal responde: noite, escurido, ao abismo, ao nada!

Que solues esplndidas se escondem? Porm os astros tristes s respondem: A noite, a escurido, o abismo, o nada!

E os cativos suspiram. Surge o vento, Surge e perpassa esquivo e inquieto, Como quem traz algum pesar secreto, Como quem sofre e cala algum tormento ...

Assim a noite passa. Rumorosos Sussurram os pinhais meditativos. Encostados s grades, os cativos Olham o Cu e choram silenciosos.

E dizem os cativos: Que tristezas, Que segredos antigos, que desditas, Caminheiro de estradas infinitas, Te levam a gemer pelas devassas?

75
GOMES LEAL (1848-1921)

A SELVAGEM

HORA DO MEIO-DIA

s vezes, como os grandes fantasistas, Sinto o desejo intenso das viagens ... E ir sozinho habitar entre os selvagens, Como, num ermo, os speros trapistas. As grandes, vastas, lmpidas paisagens, Que sabem ver os imortais artistas ... Teriam novos tons, novas imagens, Longe do mundo avaro e as suas vistas! Com uma virgem flor dessas montanhas Entre os mil sons das rvores estranhas, Dos coqueiros, bambus ... fora feliz!... Dormiria em seus braos nus, lustrosos, E ouviria, entre uns beijos voluptuosos, Tintinar-lhe as argolas do nariz. AS CATEDRAIS

Sozinho no meu quarto retirado, Certas horas do dia calorosas, Quando as flechas do Sol queimam as rosas, Eu cismo no seu corpo esbelto e amado! As curvas do seu colo acetinado, Mais fino que o das rolas amorosas, Dar-me-iam as noites voluptuosas De que falam os doutos do Pecado. Mas, no entanto, l fora o Sol adusto Queima as campinas e o aldeo robusto; Voam abelhas a colher o mel, E eu cheio de tristeza e de ansiedade, Continuo a cismar como um abade Na Virgindade olmpica e cruel.

JANELA

Como vos amo ver, catedrais sozinhas, A recortar o azul das noites consteladas... Erguidos coruchus, msticas andorinhas grandes catedrais do sol ensangentado!

Altas horas da noite, quando a rua deserta da onda crapulosa, No seu caminho em meio, vagarosa, Abro a minha janela, a ver a Lua. Como uma branca divindade nua, Ela avana celeste, e, luz ditosa, Qual copo de cristal que enche uma rosa, O goivo do Pecado em luz flutua. Flutua, e nestas horas recolhidas, Que eu me ergo ento s cpulas subidas, Donde se avista o mstico Ideal... E rio, e admiro o vulgo obcecado, Que cuida ver, nas beiras dum telhado, Abrir-se, num craveiro, a Flor do Mal ...

Como vos amo ver, pombas alvoroadas, Ogivas ideais, anjos de puras linhas, Catacumbas sem luz, aonde embalsamadas
Dormem, de mos em cruz, as santas e as rainhas! Em vo olhais o Cu, sagradas epopias! Flores de renda e luz, de incenso e aroma cheias, Aves celestiais, banhadas da manh! Em vo santos e reis, monges dos desertos, Em vo, em vo rezais, sobre os livros abertos, O Cu, por que chorais, uma fico crist!

76

O VISIONRIO OU COR E SOM


A Ea de Queirs

I
Eu tenho ouvido as sinfonias das plantas

III
O vermelho deve ser como o som De uma trombeta ... UM CEGO

Eu sou um visionrio, um sbio apedrejado, Passo a vida a fazer e a desfazer quimeras, Enquanto o mar produz o monstro azulejado E Deus, em cima faz as verdes Primaveras.
Sobre o mundo onde estou encontro-me isolado,

Alucina-me a Cor! A Rosa como a Lira, A Lira pelo tempo h muito agrinaldada, E j velha a unio, a npcia sagrada,
Entre a cor que nos prende e a nota que suspira. Se a terra, s vezes, brota a flor que no inspira,

E erro estrangeiro ou homem de outras eras, Talvez por um contrato irnico lavrado Que fiz e j no sei noutras sutis esferas. A espada da Teoria, o austero Pensamento, No mataram em mim o antigo sentimento, Embriagam-me o Sol e os cnticos do dia... E obedecendo ainda a meus velhos amores, Procuro em toda a parte a msica das cores, E nas tintas da flor achei a Melodia. II Jai vu les Espces et les Formes, Jai vu lEsprit des Choses BALZAC, Seraphita

A teatral camlia, a branca enfastiada, Muitas vezes, no ar, perpassa a nota alada
Como a perdida cor de alguma flor que expira ...

H plantas ideais de um cntico divino, Irms do obo, gmeas do violino, H gemidos no azul, gritos no carmesim ... A magnlia uma harpa etrea e perfumada. E o cacto, a larga flor, vermelha, ensangentada , Tem notas marciais, soa como um clarim. IV

Bem sei que a planta engana e a Natureza mente,

E que a flecha do Sol nos pode assassinar,


Que a Peste torna o azul sereno e resplendente,

E que a prola sai das infeces do Mar. Tudo Matria, Fora, a Lei onipotente! E enquanto o lrio incensa e azula-se o luar, Impassvel talvez, em baixo, surdamente, A terra cria a flor que me h de envenenar.
Bem sei! mas, na floresta imensa das Teorias,

Mas aquela que adoro, a hiertica duquesa, Nobre como as reais senhoras de Brabante, Como a hei de pintar igual e semelhante, Se no h Som nem Cor em toda a Natureza! Seu colo tem do lrio a rgida firmeza, Seu amor um cu catlico e distante Eleva como a Cor, soa como a Beleza!
Nunca lhe ousei falar, nem sei se amor lhe inspiro. Mas quando enfim morrer, ento, como um suspiro

Eu amo divagar, ouvindo as melodias


Que as plantas musicais do aos astros e aos Cus.

Meu seio florir, em vez do meu amor ... Numa flor que por talvez sobre a janela,
Uma flor rubra e negra, em forma de uma estrela,

Ah! eu vejo Jesus no corao das rosas! S eu vejo as leais flores melodiosas!
E o lrio para mim a hstia onde est Deus.

Como uma sinfonia obscura de terror.

77
GUERRA JUNQUEIRO ( 1950-1923)
FINIS PATRIAE ( extratos ) I
FALAM CHOUPANAS DE CAMPONESES:

Dormi, dormi!... sono darminho, Reparador! O catre bom: tbuas de pinho ... No precisais lenis de linho, Nem cobertor!... Dormi, mortos de cansao, Dormi, dormi na cama nova! Os astros choram pelo espao Bendita a enxada, mais o brao Que ao cavador abriu a cova! Olhai, olhai, vo em manadas Os emigrantes ... Uivos de d pelas estradas, Junto dos cais, nas amuradas Das naus distantes ... Velhinhos, noivas e crianas, Senhor, Senhor! Ao voar das ltimas espranas Crispam as mos, mordendo as tranas, Loucas de dor! L vo levados, vo levados, Pelo alto mar ... Adeus, noites nos eirados ... Adeus, beijos perfumados, Beijos dAgosto luz do luar!... Adeus, divinos horizontes, Inda a cantar nos olhos seus! Adeus, manhs doirando os montes! Erva do campo, gua das fontes, Pra sempre ... adeus! L vo levados, mar sem fundo, Longe das noivas e dos pais!... Terras, Jesus! nos fins do mundo ... Voltaro? Quando, mar profundo? Jamais! Jamais! Morreu a vinha, no d uvas ... morto o velho campons ... Pedras levadas pelas chuvas ... Teto a cair ... rfs e vivas Luto e nudez!

Pulula a infncia na pobreza!... Campos maninhos!... E os beros cheios ... Que tristeza! Como que Deus seca a devesa, Fazendo os ninhos?! Vento, por que que nos arrasas Num turbilho?! Na enxerga fria tremem asas, No lar extinto faltam brasas, Nas arcas negras no h po! O gado morto, a seara morta, Morta a alegria. O sol requeima, a geada corta ... Anda um fantasma nossa porta De noite e dia ... Cadela tsica, sem dentes, Vesgo animal, A fome dolhos reluzentes Uiva, chorando como os doentes Num hospital ... Dobram os sinos, dobram os sinos ... Luto agoireiro!... Enterram velhos e meninos ... Dobram os sinos, dobram os sinos ... Canta o coveiro! Canta o coveiro e canta o cura ... Canto funreo! Pobres! Dormi na sepultura, Que a vossa cama menos dura No cemitrio!

78
II
FALAM POCILGAS DE OPERRIOS:

III
FALAM CASEBRES DE PESCADORES:

Crianas rotas, sem abrigo ... A enxerga pobre e a roupa leve ... Quarto sem luz, mesa sem trigo ... Quem que bate ao meu postigo? A Neve! A usura rouba a luz e o ar E o negro po que a gente come ... Inverno vil ... Parou o tear ... Quem vem sentar-se no meu lar? A Fome! Lume apagado e o bero em pranto Na terra mida, Senhor! A me sem leite ... e o pai a um canto ... Quem vem alm, torva de espanto? A Dor! lcool! Veneno que conforta, Monstro satnico e sublime! ... Beber! beber ... e a mgoa morta!... Quem que espreita nossa porta? O Crime! Doze anos j, e seminua! A me, que dela?... O pai no ofcio ... Corpo em boto daurora e lua!... Quem canta alm naquela rua? O Vcio! A fome e o frio, a dor e a usura, O vcio e o crime .. ignbil sorte! vida negra! vida dura!... Deus! quem consola a desventura? A Morte!

Mar pavoroso, mar tenebroso, Profundo mar! Frias eternas, frias eternas ... Nas ondas negras h cavernas Com monstros verdes a ulular ... Mar soluante, mar trovejante, Noturno mar! Ventos e frios, ventos e frios ... Nas ondas torvas h navios Com marinheiros a cantar ... Mar de tormenta, mar que rebenta, Convulso mar! Noites inteiras, noites inteiras Nas praias tristes h lareiras Com mes e noivas a rezar ... Mar vagabundo, mar furibundo, Soturno mar! Ais e tumultos, ais e tumultos ... Nas ondas roucas andam vultos De marinheiros a boiar ... Mar infinito, mar infinito, Maldito mar! Noite e procelas, noite e procelas ... Entre lenis, restos de velas, H orfozinhos a chorar! ...

79
Cesrio Verde ( 1855-1886 )
DESLUMBRAMENTOS S. Milady, perigoso contempl-la Quando passa aromtica e normal, Com seu tipo to nobre e to de sala, Com seus gestos de neve e de metal. Sem que nisso a desgoste ou desenfade, Quantas vezes, seguindo-lhe as passadas, Eu vejo-a, com real solenidade, Ir impondo toilettes complicadas! Em si tudo me atrai como um tesoiro: O seu ar pensativo e senhoril, A sua voz que tem um timbre de oiro E o seu nevado e lcido perfil! Ah! Como me estonteia e me fascina E , na graa distinta do seu porte, Como a Moda suprflua e feminina, E to alta e serena como a Morte! Eu ontem encontrei-a, quando vinha, Britnica, e fazendo-me assombrar; Grande dama fatal, sempre sozinha, E com firmeza e msica no andar! O seu olhar possui, num jogo ardente, Um arcanjo e um demnio a ilumin-lo; Como um florete, fere agudamente, E afaga como o plo dum regalo! Pois bem. Conserve o gelo por esposo, E mostre, se eu beijar-lhe as brancas mos, O modo diplomtico e orgulhoso Que Ana de ustria mostrava aos cortesos. E enfim prossiga altiva como a Fama, Sem sorrisos, dramtica, cortante; Que eu procuro fundir na minha chama Seu ermo corao, como a um brilhante. Mas cuidado, milady, no se afoite, Que ho-de acabar os brbaros reais; E os povos humilhados, pela noite, Para a vingana aguam os punhais. E um dia, flor do Luxo, nas estradas, Sob o cetim do Azul e as andorinhas, Eu hei-de ver errar, alucinadas, E arrastando farrapos - as rainhas!

CRISTALIZAES A Bettencourt Rodrigues, meu amigo Faz frio. Mas, depois duns dias de aguaceiros, Vibra uma imensa claridade crua. De ccaras, em linha, os calceteiros, Com lentido, terrosos e grosseiros, Calam de lado a lado a longa rua. Como as elevaes secaram do relento, E o descoberto sol abafa e cria! A frialdade exige o movimento; E as poas de gua, como um cho vidrento, Reflectem a molhada casaria.
Em p e perna, dando aos rins que a marcha agita,

Disseminadas, gritam as peixeiras; Luzem, aquecem na manh bonita, Uns barraces de gente pobrezita E uns quintalrios velhos, com parreiras. No se ouvem aves; nem o choro duma nora! Tomam por outra parte os viandantes; E o ferro e a pedra - que unio sonora! Retinem alto pelo espao fora, Com choques rijos, speros, cantantes. (continua)

80
Bom tempo. E os rapages, morosos, duros, baos,

Cuja coluna nunca se endireita, Partem penedos. Voam-lhe estilhaos. Pesam enormemente os grossos maos, Com que outros batem a calada feita. A sua barba agreste! A l dos seus barretes! Que espessos forros! Numa das regueiras Acamam-se as japonas, os coletes; E eles descalam com os picaretes, Que ferem lume sobre pederneiras. E neste rude ms, que no consente as flores, Fundeiam, como esquadra em fria paz, As rvores despidas. Sbrias cores! Mastros, enxrcias, vergas! Valadores Atiram terra com as largas ps.
Eu julgo-me no Norte, ao frio o grande agente!

Povo! No pano cru rasgado das camisas Uma bandeira penso que transluz! Com ela sofres, bebes, agonizas: Listres de vinho lanam-lhe divisas, E os suspensrios traam-lhe uma cruz! De escuro, bruscamente, ao cimo da barroca, Surge um perfil direito que se agua; E ar matinal de quem saiu da toca, Uma figura fina desemboca, Toda abafada num casaco russa. Donde ela vem! A actriz que tanto cumprimento; E a quem, noite, na plateia, atraio Os olhos lisos como polimento! Com seu rostinho estreito, friorento, Caminha agora para o seu ensaio. E aos outros eu admiro os dorsos, os costados Como lajes. Os bons trabalhadores! Os filhos das lezrias, dos montados: Os das plancies, altos, aprumados; Os das montanhas, baixos, trepadores!

Carros de mo, que chiam carregados, Conduzem saibro, vagarosamente; V-se a cidade, mercantil, contente: Madeiras, guas, multides, telhados! Negrejam os quintais; enxuga a alvenaria; Em arco, sem as nuvens flutuantes, O cu renova a tinta corredia; E os charcos brilham tanto que eu diria Ter ante mim lagoas de brilhantes!
E engelhem muito embora, os fracos, os tolhidos,

Mas fina de feies, o queixo hostil, distinto, Furtiva a tiritar em suas peles, Espanta-me a actrizita que hoje pinto, Neste dezembro enrgico, sucinto, E nestes stios suburbanos, reles!
Como animais comuns, que uma picada esquente,

Eu tudo encontro alegremente exacto, Lavo, refresco, limpo os meus sentidos. E tangem-me, excitados, sacudidos, O tacto, a vista, o ouvido, o gosto, o olfacto! Pede-me o corpo inteiro esforos na friagem De to lavada e igual temperatura! Os ares, o caminho, a luz reagem; Cheira-me a fogo, a slex, a ferragem; Sabe-me a campo, a lenha, a agricultura.
Mal encarado e negro, um pra enquanto eu passo;

Eles, bovinos, msculos, ossudos, Encaram-na, sangunea, brutamente; E ela vacila, hesita, impaciente Sobre as botinas de taces agudos. Porm, desempenhando o seu papel na pea, Sem que inda o pblico a passagem abra, O demonico arrisca-se, atravessa Covas, entulhos, lamaais, depressa, Com seus pezinhos rpidos, de cabra! Lisboa, Inverno de 1878

Dois assobiam, altas as marretas Possantes, grossas, temperadas de ao; E um gordo, o mestre, com ar ralasso E manso, tira o nvel das valetas.
Homens de carga! Assim as bestas vo curvadas!

Que vida to custosa! Que diabo! E os cavadores descansam as enxadas, E cospem nas calosas mos gretadas, Para que no lhes escorregue o cabo.

CONTRARIEDADES A Coelho de Carvalho Eu hoje estou cruel, frentico, exigente; Nem posso tolerar os livros mais bizarros. Incrvel! J fumei trs maos de cigarros Consecutivamente.
Di-me a cabea. Abafo uns desesperos mudos:

81

Um prosador qualquer desfruta fama honrosa, Obtm dinheiro, arranja a sua coterie; E a mim, no h questo que mais me contrarie Do que escrever em prosa. A adulao repugna aos sentimento finos; Eu raramente falo aos nossos literatos, E apuro-me em lanar originais e exactos, Os meus alexandrinos ... E a tsica? Fechada, e com o ferro aceso! Ignora que a asfixia a combusto das brasas,
No foge do estendal que lhe humedece as casas,

Tanta depravao nos usos, nos costumes! Amo, insensatamente, os cidos, os gumes E os ngulos agudos. Sentei-me secretria. Ali defronte mora Uma infeliz, sem peito, os dois pulmes doentes; Sofre de faltas de ar, morreram-lhe os parentes E engoma para fora.
Pobre esqueleto branco entre as nevadas roupas!

E fina-se ao desprezo! Mantm-se a ch e po! Antes entrar na cova. Esvai-se; e todavia, tarde, fracamente, Oio-a cantarolar uma cano plangente Duma opereta nova! Perfeitamente. Vou findar sem azedume. Quem sabe se depois, eu rico e noutros climas, Conseguirei reler essas antigas rimas, Impressas em volume? Nas letras eu conheo um campo de manobras;
Emprega-se a rclame, a intriga, o anncio, a blague,

To lvida! O doutor deixou-a. Mortifica. Lidando sempre! E deve conta botica! Mal ganha para sopas ... O obstculo estimula, torna-nos perversos; Agora sinto-me eu cheio de raivas frias, Por causa dum jornal me rejeitar, h dias, Um folhetim de versos. Que mau humor! Rasguei uma epopeia morta No fundo da gaveta. O que produz o estudo? Mais uma redaco, das que elogiam tudo, Me tem fechado a porta. A crtica segundo o mtodo de Taine Ignoram-na. Juntei numa fogueira imensa Muitssimos papis inditos. A imprensa Vale um desdm solene. Com raras excepes, merece-me o epigrama. Deu meia-noite; e a paz pela calada abaixo, Um sol-e-d. Chuvisca. O populacho Diverte-se na lama. Eu nunca dediquei poemas s fortunas, Mas sim, por deferncia a amigos ou a artistas. Independente! S por isso os jornalistas Me negam as colunas.
Receiam que o assinante ingnuo os abandone,

E esta poesia pede um editor que pague Todas as minhas obras ...
E estou melhor; passou-me a clera. E a vizinha?

A pobre engomadeira ir-se- deitar sem ceia? Vejo-lhe luz no quarto. Inda trabalha. feia... Que vida! Coitadinha!

Se forem publicar tais cousas, tais autores. Arte? No lhes convm, visto que os seus leitores Deliram por Zaccone.

82
NUM BAIRRO MODERNO A Manuel Ribeiro Dez horas da manh; os transparentes Matizam uma casa apalaada; Pelos jardins estancam-se as nascentes, E fere a vista, com brancuras quentes, A larga rua macadamizada. Rez-de-chauss e repousam sossegados, Abriram-se, nalguns, as persianas, E dum ou doutro, em quartos estucados, Ou entre a rama dos papis pintados, Reluzem, num almoo, as porcelanas. Como saudvel ter o seu conchego, E a sua vida fcil! Eu descia, Sem muita pressa, para o meu emprego, Aonde agora quase sempre chego Com as tonturas duma apoplexia. E rota, pequenina, azafamada, Notei de costas uma rapariga, Que no xadrez marmreo duma escada, Como um retalho de horta aglomerada, Pousara, ajoelhando, a sua giga. E eu, apesar do sol, examinei-a: Ps-se de p; ressoam-lhe os tamancos; E abre-se-lhe o algodo azul da meia, Se ela se curva, esgadelhada, feia, E pendurando os seus bracinhos brancos. Do patamar responde-lhe um criado: Se te convm, despacha; no converses. Eu no dou mais. E muito descansado, Atira um cobre ignbil, oxidado, Que vem bater nas faces duns alperces. Subitamente, - que viso de artista! Se eu transformasse os simples vegetais, luz do sol, o intenso colorista, Num ser humano que se mova e exista Cheio de belas propores carnais?! Biam aromas, fumos de cozinha; Com o cabaz s costas, e vergando, Sobem padeiros, claros de farinha; E s portas, uma ou outra campainha Toca, frentica, de vez em quando. E eu recompunha, por anatomia, Um novo corpo orgnico, aos bocados. Achava os tons e as formas. Descobria Uma cabea numa melancia, E nuns repolhos seios injectados. As azeitonas, que nos do o azeite, Negras e unidas, entre verdes falhos, So tranas dum cabelo que se ajeite; E os nabos - ossos nus, da cor do leite, E os cachos de uvas - os rosrios de olhos. H colos, ombros, bocas, um semblante Nas posies de certos frutos. E entre As hortalias, tmido, fragrante, Como de algum que tudo aquilo jante, Surge um melo, que me lembrou um ventre. E, como um feto, enfim, que se dilate, Vi nos legumes carnes tentadoras, Sangue na ginja vvida, escarlate, Bons coraes pulsando no tomate E dedos hirtos, rubros, nas cenouras. O sol dourava o cu. E a regateira, Como vendera a sua fresca alface E dera o ramo de hortel que cheira, Voltando-se, gritou-me, prazenteira:
No passa mais ningum! ... Se me ajudasse?!...

Eu acerquei-me dela, sem desprezo; E, pelas duas asas a quebrar, Ns levantamos todo aquele peso Que ao cho de pedra resistia preso, Com um enorme esforo muscular. Muito obrigada! Deus lhe d sade! E recebi, naquela despedida, As foras, a alegria, a plenitude, Que brotam dum excesso de virtude Ou duma digesto desconhecida. E enquanto sigo para o lado oposto, E ao longe rodam umas carruagens, A pobre afasta-se, ao calor de agosto, Descolorida nas mas do rosto, E sem quadris na saia de ramagens. (continua)

Um pequerrucho rega a trepadeira Duma janela azul; e, com o ralo Do regador, parece que joeira Ou que borrifa estrelas; e a poeira Que eleva nuvens alvas a incens-lo. Chegam do gigo emanaes sadias, Oio um canrio - que infantil chilrada! Lidam mnages entre as gelosias, E o sol estende, pelas frontarias, Seus raios de laranja destilada. E pitoresca e audaz, na sua chita, O peito erguido, os pulsos nas ilhargas, Duma desgraa alegre que me incita, Ela apregoa, magra, enfezadita, As suas couves repolhudas, largas. E, como as grossas pernas dum gigante, Sem tronco, mas atlticas, inteiras, Carregam sobre a pobre caminhante, Sobre a verdura rstica, abundante, Duas frugais abboras carneiras.

83

PROH PUDOR! Todas as noites ela me cingia Nos braos, com brandura gasalhosa; Todas as noites eu adormecia, Sentindo-a desleixada e languorosa. Todas as noites uma fantasia Lhe emanava da fronte imaginosa; Todas as noites tinha uma mania Aquela concepo vertiginosa. Agora, h quase um ms, modernamente, Ela tinha um furor dos mais soturnos, Furor original, impertinente ... Todas as noites ela, oh! sordidez! Descalava-me as botas, os coturnos, E fazia-me ccegas nos ps ...

O SENTIMENTO DUM OCIDENTAL A Guerra Junqueiro I AVE-MARIAS Nas nossas ruas, ao anoitecer, H tal soturnidade, h tal melancolia, Que as sombras, o bulcio, o Tejo, a maresia Despertam-me um desejo absurdo de sofrer. O cu parece baixo e de neblina, O gs extravasado enjoa-me, perturba; E os edifcios, com as chamins, e a turba Toldam-se duma cor montona e londrina. Batem os carros de aluguer, ao fundo, Levando via-frrea os que se vo. Felizes! Ocorrem-me em revista exposies, pases: Madrid, Paris, Berlim, S. Petersburgo, o mundo! Semelham-se a gaiolas, com viveiros, As edificaes somente emadeiradas: Como morcegos, ao cair das badaladas, Saltam de viga em viga os mestres carpinteiros. Voltam os calafates, aos magotes, De jaqueto ao ombro, enfarruscados, secos;
Embrenho-me, a cismar, por boqueires, por becos,

84

Vazam-se os arsenais e as oficinas; Reluz, viscoso, o rio, apressam-se as obreiras; E num cardume negro, hercleas, galhofeiras, Correndo com firmeza, assomam as varinas. Vm sacudindo as ancas opulentas! Seus troncos varonis recordam-me pilastras; E algumas, cabea, embalam nas canastras Os filhos que depois naufragam nas tormentas. Descalas! Nas descargas de carvo, Desde manh noite, a bordo das fragatas; E apinham-se num bairro aonde miam gatas, E o peixe podre gera os focos de infeco!

II - NOITE FECHADA

Ou erro pelos cais a que se atracam botes. E evoco, ento, as crnicas navais: Mouros, baixis, heris, tudo ressuscitado! Luta Cames no Sul, salvando um livro a nado!
Singram soberbas naus que eu no verei jamais!

Toca-se s grades, nas cadeias. Som Que mortifica e deixa umas loucuras mansas!
O Aljube, em que hoje esto velhinhas e crianas,

Bem raramente encerra uma mulher de dom! E eu desconfio, at, de um aneurisma, To mrbido me sinto, ao acender das luzes; vistas das prises, da velha S, das Cruzes,
Chora-me o corao que se enche e que se abisma.

E o fim da tarde inspira-me; e incomoda! De um couraado ingls vogam os escaleres; E em terra num tinir de louas e talheres Flamejam, ao jantar, alguns hotis da moda.
Num trem de praa arengam dois dentistas;

A espaos, iluminam-se os andares, E as tascas, os cafs, as tendas, os estancos Alastram em lenol os seus reflexos brancos; E a lua lembra o circo e os jogos malabares. Duas igrejas, num saudoso largo, Lanam a ndoa negra e fnebre do clero: Nelas esfumo um ermo inquisidor severo,
Assim que pela Histria eu me aventuro e alargo.

Um trpego arlequim braceja numas andas; Os querubins do lar flutuam nas varandas; s portas, em cabelo, enfadam-se os lojistas!

Na parte que abateu no terremoto;


Muram-me as construes rectas, iguais, crescidas;

85
As burguesinhas do Catolicismo Resvalam pelo cho minado pelos canos; E lembram-me, ao chorar doente dos pianos,
As freiras que os jejuns matavam de histerismo.

Afrontam-me, no resto, as ngremes subidas, E os sinos dum tanger monstico e devoto. Mas, num recinto pblico e vulgar, Com bancos de namoro e exguas pimenteiras,
Brnzeo, monumental, de propores guerreiras,

Um pico doutrora ascende, num pilar! E eu sonho o Clera, imagino a Febre, Nesta acumulao de corpos enfezados; Sombrios e espectrais recolhem os soldados; Inflama-se um palcio em face de um casebre. Partem patrulhas de cavalaria Dos arcos dos quartis que foram j conventos; Idade Mdia! A p, outras, a passos lentos, Derramam-se por toda a capital, que esfria. Triste cidade! Eu temo que me avives Uma paixo defunta! Aos lampies distantes, Enlutam-me, alvejando, as tuas elegantes, Curvadas a sorrir s montras dos ourives. E mais: as costureiras, as floristas
Descem dos magasins, causam-me sobressaltos;

Num cutileiro, de avental, ao torno, Um forjador maneja um malho, rubramente; E de uma padaria exala-se, inda quente, Um cheiro salutar e honesto a po no forno. E eu que medito um livro que exacerbe, Quisera que o real e a anlise mo dessem; Casas de confeces e modas resplandecem; Pelas vitrines olha um ratoneiro imberbe. Longas descidas! No poder pintar Com versos magistrais, salubres e sinceros, A esguia difuso dos vossos reverberos, E a vossa palidez romntica e lunar! Que grande cobra, a lbrica pessoa, Que espartilhada escolhe uns xales com debuxo! Sua excelncia atrai, magntica, entre luxo, Que ao longo dos balces de mogno se amontoa. E aquela velha, de bands! Por vezes, A sua trane imita um leque antigo, aberto, Nas barras verticais, as duas tintas. Perto, Escarvam, vitria, os seus mecklemburgueses. Desdobram-se tecidos estrangeiros; Plantas ornamentais secam nos mostradores; Flocos de ps-de-arroz pairam sufocadores,
E em nuvens de cetins requebram-se os caixeiros.

Custa-lhes a elevar os seus pescoos altos E muitas delas so comparsas ou coristas. E eu, de luneta de uma lente s, Eu acho sempre assunto a quadros revoltados: Entro na brasserie, s mesas de emigrados, Ao riso e crua luz joga-se o domin.

III - AO GS E saio. A noite pesa, esmaga. Nos Passeios de lajedo arrastam-se as impuras. moles hospitais! Sai das embocaduras Um sopro que arrepia os ombros quase nus. Cercam-me as lojas, tpidas. Eu penso Ver crios laterais, ver filas de capelas, Com santos e fiis, andores, ramos, velas, Em uma catedral de um comprimento imenso.

Mas tudo cansa! Apagam-se nas frentes Os candelabros,como estrelas, pouco a pouco; Da solido regouga um cauteleiro rouco; Tornam-se mausolus as armaes fulgentes. D da misria! ... Compaixo de mim! ... E, nas esquinas, calvo, eterno, sem repouso, Pede-me sempre esmola um homenzinho idoso, Meu velho professor nas aulas de Latim!

IV - HORAS MORTAS O teto fundo de oxignio, de ar, Estende-se ao comprido, ao meio das trapeiras; Vm lgrimas de luz dos astros com olheiras, Enleva-me a quimera azul de transmigrar. Por baixo, que portes! Que arruamentos! Um parafuso cai nas lajes, s escuras: Colocam-se taipais, rangem as fechaduras,
E os olhos dum caleche espantam-me, sangrentos.

86

Mas se vivemos, os emparedados, Sem rvores, no vale escuro das muralhas! ... Julgo avistar, na treva, as folhas das navalhas E os gritos de socorro ouvir, estrangulados. E nestes nebulosos corredores
Nauseiam-me, surgindo, os ventres das tabernas;
Na volta, com saudade, e aos bordos sobre as pernas,

Cantam, de brao dado, uns tristes bebedores. E eu sigo, como as linhas de uma pauta A dupla correnteza augusta das fachadas; Pois sobem, no silncio, infaustas e trinadas, As notas pastoris de uma longnqua flauta.
Se eu no morresse, nunca! E eternamente Buscasse e conseguisse a perfeio das cousas!

Eu no receio, todavia, os roubos; Afastam-se, a distncia, os dbios caminhantes; E sujos, sem ladrar, sseos, febris, errantes, Amareladamente, os ces parecem lobos. E os guardas, que revistam as escadas, Caminham de lanterna e servem de chaveiros; Por cima, as imorais, nos seus roupes ligeiros, Tossem, fumando sobre a pedra das sacadas. E, enorme, nesta massa irregular
De prdios sepulcrais, com dimenses de montes,

Esqueo-me a prever castssimas esposas, Que aninhem em manses de vidro transparente! nossos filhos! Que de sonhos geis, Pousando, vos traro a nitidez s vidas! Eu quero as vossas mes e irms estremecidas, Numas habitaes translcidas e frgeis. Ah! Como a raa ruiva do porvir, E as frotas dos avs, e os nmadas ardentes, Ns vamos explorar todos os continentes E pelas vastides aquticas seguir!

A Dor humana busca os amplos horizontes, E tem mars, de fel, como um sinistro mar!

87
Antnio Nobre ( 1867-1900 )
MEMRIA
minha Me, ao meu Pai Antnio era o pastor desse rebanho: Com elas ia para os Montes, a pastar, E tinha pouco mais ou menos seu tamanho, E o pasto delas era o meu jantar ... E a serra a toalha, o covilhete e a sala. Passava a noite, passava o dia Naquela doce companhia. Eram minhas Irms e todas puras E s lhes minguava a fala ra serem perfeitas criaturas ... E quando na Igreja das Alvas Saudades ( Que era da minha Torre a freguesia ) batiam as Trindades, com os seus olhos cristianssimos olhavam-me, eu persignava-me, rezava Ave-Maria... e as doces ovelhinhas imitavam-me. Menino e moo, tive uma Torre de leite, Torre sem par! Oliveiras que davam azeite ... Um dia, os castelos caram do Ar! As oliveiras secaram, Morreram as vacas, perdi as ovelhas, Saram-me os Ladres, s me deixaram As velas do moinho ... mas rotas e velhas! Que triste fado! Antes fosse aleijadinho, Antes doido, antes cego ... Ai do Lusada, coitado! Veio a terra, mailo seu moinho: L, faziam-no andar as guas do Mondego, Hoje fazem-no andar as guas do Sena ... negra a sua farinha! Orai por ele! Tende pena! Pobre moleiro da Saudade ... minha Terra encantada, cheia de sol, campanrio, Luas-Cheias, Lavadeira que lavas o lenol, Ermidas, sinos das aldeias, ceifeira que segas cantando, moleiro das estradas, Carros de bois, chiando ... Flores do campo, beios de fadas, Poentes de Julho, poentes minerais, choupos, luar, regas de Vero! (continua)

Aquele que partiu no brigue Boa Nova E na barca Oliveira, anos depois voltou; Aquele santo (que velhinho e j corcova) Uma vez, uma vez, linda menina amou: Tempos depois, por uma certa lua-nova, Nasci eu ... O velhinho ainda c ficou, Mas ela disse: Vou ali adiante, Cova, Antnio, e volto j ...E ainda no voltou! Antnio vosso. Tomai l a vossa obra! S o poeta-nato, a lua, o santo, a cobra! Trouxe-o dum ventre: no fiz mais do que o escrever... Lede-o e vereis surgir do Poente as idas mgoas, Como quem v o Sol sumir-se, pelas guas, E sobe aos alcantis para o tornar a ver! S! LUSITNIA NO BAIRRO LATINO 1 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . S!

Ai do Lusada, coitado, Que vem de to longe, coberto de p. Que no ama, nem amado, Lgubre Outono, no ms de Abril! Que triste foi o seu fado! Antes fosse ora soldado, Antes fosse pro Brasil ... Menino e moo, tive uma Torre de leite, Torre sem par! Oliveiras que davam azeite, Searas que davam linho de fiar, Moinhos de velas, como latinas, Que So Loureno fazia andar ... Formosas cabras, ainda pequeninas, E loiras vacas de maternas ancas Que me davam o leite de manh, Lindo rebanho de ovelhas brancas; Meus bibes eram de sua l.

88
Que feito de vocs? Onde estais, onde estais? padeirinhas de amassar o po, Velhinhas na roa a fiar, Cabelo todo em caracis! Pescadores a pescar Com a linha cheia de anzis! Zumbidos de vespas, ferres das abelhas, bandeiras! sol! foguetes! toirada! boi negro entre as capas vermelhas! preges de gua fresca e limonada! ;o romaria do Senhor do Viandante! Procisses com msica e anjinhos! Srs. Abades de Amarante, Com trs ninhadas de sobrinhos! Onde estais? onde estais? minha capa de estudante, s ventanias! Cidade triste agasalhada entre choupais! dobres dos poentes s Ave-Marias! Cabo do Mundo! Moreira da Maia! Estrada de Santiago! Sete Estrelo! Casas dos pobres que o luar, noite caa ... Fortalezas de Lipp! fosso do Castelo, Amortalhado em perrexil e trepadeiras, Onde se enroscam como esposas as lagartas! Sr. Governador a podar as roseiras! Bruxa do Padre, que botas as cartas! Joaquim da Teresa! Francisco da Hora! Que feito de vs? Falveis aos barcos que andavam l fora, Pelo porta-voz ... Arrabalde! martrio da Frana, Conta-me a histria da Fermosa Magalona, E do Senhor de Calais, Mais o naufrgio do vapor Perseverana, Cujos cadveres ainda vejo tona ... farolim da Barra, indo de bandeiras, Para os vapores a fazer sinais, Verdes, vermelhas, azuis, brancas, estrangeiras, Dicionrio magnfico de Cores! Alvas espumas, espumando a frgua, Ou rebentando noite, como flores! Ondas do Mar! Serras da Estrela de gua, Cheias de brigues como pinhais ... Morenos mareantes, trigueiros pastores! Onde estais? Onde estais? Convento de guas do Mar, verde Convento, Cuja abadessa secular a Lua E cujo Padre-capelo o Vento! gua salgada desses verdes poos, Que nenhum balde, por maior, escua! Mar jazigo de paquetes, de ossos, Que o sul s vezes arrola praia: Olhos em pedra, que ainda chispam brilhos! Corpo de Virgem, que ainda veste a saia, Braos de Mes, ainda a apertar braos de filhos! Noiva cadver ainda com vu ... Ossadas ainda com os mesmos fatos! Cabea roxa ainda de chapu! Ps de defunto que ainda traz sapatos! Boquinha linda que j no canta ... Bocas abertas que ainda soltam ais ... Noivos em npcias, ainda, aos beijos abraados! Corpo intacto, a boiar (talvez alguma santa ...) defuntos do Mar! roxos arrolados! Onde estais? Onde estais? Boa Nova, ermida beira-mar, nica flor nessa vivalma de areais! Na cal, meu nome ainda l deve estar, chuva, ao Vento, aos vagalhes, aos raios! altar da Senhora, coberto de luzes! poentes da Barra, que fazem desmaios ... Santana, ao luar, cheia de cruzes! lugar do Roldo! vila de Perafita! Aldeia de Gonalves! Mesticosa! Engenheiros, medindo a estrada com a fita ... gua fresquinha da Amorosa! Rebolos de areia! praia da Memria! Onde o Sr. Dom Pedro, Rei-Soldado, Atacou, diz a Histria, No dia ... no estou lembrado; capelinha do Senhor da Areia, Onde o Senhor apareceu a uma velhinha ... Algas! farrapos do vestido da Sereia! Lanchas de Pvoa, que ides sardinha, Poveiros, que ides para as vinte braas, Sol-por, entre pinhais ... Capelas onde o sol faz mortes, nas vidraas! Onde estais?

2
Georges, anda ver meu pas de Marinheiros, O meu pas de Naus, de esquadras e de frotas! Oh as lanchas dos poveiros A sarem a barra, entre ondas e gaivotas! Que estranho ! Fincam o remo na gua, at que o remo tora, espera da mar, Que no tarda a, avista-se l fora! E quando a onda vem, fincando-o a toda a fora, Clamam todos uma: Agra! agra! agra! E, a pouco e pouco, as lanchas vo saindo (s vezes, sabe Deus, para no mais entrar ...) que vista admirvel! Que lindo! Que lindo! Iam a vela, quando j tm mar: D-lhes o Vento e todas, porfia, L vo soberbas, sob um cu sem manchas, Rosrio de velas, que o vento desfia, A rezar, a rezar a Ladainha das Lanchas:

89
Senhora Nagonia! Olha acol! Que linda vai com seu erro de ortografia ... Quem me dera ir l! As lanchas vo traando, flor das guas verdes As armas e os vares assinalados ... L sai a derradeira! Ainda agarra as que vo na dianteira ... Como ela corre! com que fora o vento a impele: Bamos com Deus! Senhora Daguarda! (Ao leme vai o Mestre Z da Leonor) Parece uma gaivota: aponta-lhe a espingarda O caador! Senhora dajuda! Ora pro nobis! Caluda! Smos pobres! Senhora dos ramos Istrela do mar! C bamos! Parece Nossa Senhora, a andar. Senhora da Luz! Parece o Farol ... Maim de Jesus! E tal qual ela, se lhe d o Sol! Senhor dos Passos! Sinhora da Ora! guias a voar, pelo mar dentro dos espaos Parecem ermidas caiadas por fora ... Senhora dos Navegantes! Senhor de Matuzinhos! Os mestres ainda so os mesmos dantes: L vai o Bernardo da Silva do Mar, A mai-los quatro filhinhos, Vascos da Gama que andam a ensaiar ... Senhora dos aflitos! Martyr So Sebastio! Ouvi os nossos gritos! Deus nos leve pela mo! Bamos em paz! lanchas, Deus vos leve pela mo! Ide em paz! Ainda l vejo o Z da Clara, os Remelgados, O Jeques, o Pardal, na Nam te perdes, E das vagas, aos ritmos cadenciados, Lanchas, ide com Deus! ide e voltai com ele Por esse mar de Cristo ... Adeus! adeus! adeus!

3
Georges! Anda ver o meu pas de romarias E procisses! Olha essas moas, olha estas Marias! Caramba! d-lhes belisces! Os corpos delas, v! so ourivesarias, Gula e luxria dos Manis! Tm nas orelhas grossas arrecadas, Nas mos (com luvas) trinta moedas, em anis, Ao pescoo serpentes em cordes, E sobre os seios entre cruzes, como espadas, Alm dos seus, mais trinta coraes! V! Georges, faze-te Manel! Viola ao peito, Toca a balar! D-lhes beijos, aperta-as contra o peito, Que ho de gostar! Tira o chapu, silncio! Passa a procisso. Estralejam foguetes e morteiros. L vem o Plio e pegam ao cordo Honestos e morenos cavalheiros. Altos, to altos e enfeitados, os andores, Parecem Torres de David, ma amplido! Que linda e asseada vem a Senhora das Dores! Olha o Mordomo, frente, o Sr. Conde, Contempla! Que tristes os Nossos Senhores, Olhos leias fitos no vago ... no sei onde! Os anjinhos! Vm a suar: Infantes de trs anos, coitadinhos! Mos invisveis levam-nos de rastros Que eles mal sabem andar. Esta que passa a Noite cheia de astros! (Assim estava, em certo dia, na Judia) aquele o Sol! (Que bom o Sol de olhos pintados!) e aquela outra a Lua Cheia! (continua)

90
Seus doces olhos fazem luar ... Essa, acol, leva na mo os Dados, Mas perde tudo se vai jogar. E esta que passa, toda de arminhos, (V dentro o povo em xtase, olha-a a Me) leva, sorrindo, a Coroa dos Espinhos, criana em flor que ainda os no tem. E que bonita vai a Esponja de Fel! Mal ela sabe, a inocentinha, Nas suas mos, a Esponja deita mel: Abelhas de oiro tomam-lhe a dianteira, L vem a Lana! A bainha Traz ainda o sangue da Sexta-Feira ... Passa o ltimo, o Sudrio! O Corpo de Jesus, Nosso Senhor ... Oh que vermelho extraordinrio! Parece o sol-por ... Que pena faz v-lo passar em Portugal! Ai que feridas! e no cheiram mal ... E a processo passa> Preia-mar de povo! Mar-cheia do Oceano Atlntico! O bom povinho de fato novo, Nas violas de arame solua, romntico, Fadinhos chorosos da sualma beata. Trazem imagens da Funo nos seus chapus. Poeira opaca. Abafa-se. E , no cu, ferro e oiro, O Sol em glria brilha olmpico, e de prata, Como a velha cabea aureolada de Deus! Trombetas clamam. Vai correr-se o toiro. Passam as chocas, boas mes! Passam capinhas. Preges. Laranjas! Ricas cavaquinhas! Po-de-l de Margaride! Aguinha fresca da Moirama! Vinho verde a escorrer da vide! porta dum casal, um tsico na cama, Olha tudo isto com seus olhos de Outro-Mundo, E uma netinha com um ramo de loireiro Enxota as moscas do moribundo. Dana de roda mailas moas o coveiro. Clama um ceguinho: No h maior desgraa nesta vida, que ser ceguinho! outro moreno mostra uma perna partida! Mas fede tanto, coitadinho ... Este sem braos, diz que os deixou na pedreira ... esse, acol, todo o corpinho numa chaga, Labareda de cancros em fogueira, Que o sol atia, e que a gangrena apaga, Georges, v! que excepcional cravina ... Que lindos cravos para pr na botoeira! Tsicos! Doidos! Nus! Velhos a ler a sina! Etnas de carne! Jobes! Flores! Lzaros! Cristos! Mrtires! Ces! Dlias! De pus! Olhos-fechados! Reumticos! Anes ! deliriuns-tremens! Quistos! Monstros, fenmenos, aflitos, aleijados, Talvez l dentro com perfeitos coraes: Todos, uma, mugem roucas ladainhas, Trgicos, uivam uma esmolinha plas alminhas Das suas obrigaes! Pelo nariz corre-lhes pus, gangrena, ranho! E, coitadinhos! fedem tanto: de arrasar ... Qu dos Pintores do meu pas estranho, Onde esto eles que no vm pintar?

91

O DESEJADO
Vir um dia, carregado de oiros, Marfins e pratas que do cu herdou, O Rei menino que se foi aos moiros, Que foi aos moiros e ainda no voltou. Tem olhos verdes e cabelos loiros, Ah no se enganem, ( ainda no chegou ) Vir El Rei-Menino do Estrangeiro, Numa certa manh de nevoeiro ... Tem loiros os cabelos e criana, Tem olhos verdes de luar noturno: Olhos verdes so olhos de esperana! Olhos verdes so Luas de Saturno! Veio da frica, mas a sua lana Vai pelo mundo, rezando taciturno. To pobrezinho, olhai! estende a mo: Quem d esmola a D. Sebastio? Esperai, esperai, Portugueses, Que ele h de vir, um dia! Esperai. Para os mortos os sculos so meses, Ou menos que isso, nem um dia, um ai. Tende pacincia! finaro revezes; E at l, Portugueses! trabalhai. Que El Rei-Menino no tarda a surgir, Que ele h de vir, h de vir, h de vir.

ENTERRO DE OFLIA

Morreu. Vai a dormir, vai a sonhar ... Deix-la! ( Falai baixinho: agora mesmo se ficou... ) Como Padres orando, os choupos formam ala, Nas margens do ribeiro onde ela se afogou. Toda de branco vai, nesse hbito de opala, Para um convento: no o que Hamlet lhe indicou, Mas para um outro, olhai! que tem por nome Vala, Donde jamais saiu quem, l, uma vez entrou! O doce pr do Sol, que era doido por ela, Que a perseguia sempre, em palcio e na rua, Vede-o, coitado! mal pode suster a vela ... Como damas de honor, Ninfas seguem-lhe os /rastos, E, assomando no cu. Sua Madrinha, a Lua, Por ela vai desfiando as suas contas, Astros!

MENINO E MOO
Tombou da haste a flor da minha infncia alada. Murchou na jarra de oiro o pudico jasmim: Voou aos altos Cus a pomba enamorada Que dantes estendia as asas sobre mim. Julguei que fosse eterna a luz dessa /alvorada, E que era sempre dia, e nunca tinha fim Essa viso de luar que vivia encantada, Num castelo com torres de marfim! Mas, hoje as pombas de oiro, aves da minha infncia, Que me enchiam de lua o corao, outrora, Partiram e no Cu evolam-se, a distncia! Debalde clamo e choro, erguendo aos Cus meus ais: Voltam na asa do Vento os ais que a alma chora, Elas, porm, Senhor! elas no voltam mais ...

92
EUGNIO DE CASTRO (1869-1944)
CANTO STIMO Constana vai morrer ... H longo tempo Que a sua pobre vida anda suspensa Por um fio da Virgem ... Bem sabe ela Que a sua alma ir, nas mos dum anjo, Direita para o cu; j ouve os coros, Que em hosanas de amor ho de inflamar-se, Entre os fumos da mirra e o movimento Das verdes palmas do triunfo, quando, Aos ps de Deus ajoelhar, confusa; Tudo isso escuta e v ... e no entretanto Tem triste o corao, como o dum rfo, Vendo lmpido o espelho, que chegara Da me inerte descorada boca ... Constana vai morrer ... Ins e Pedro Podem amar-se enfim, amar-se s claras, Como as aves sem culpa luz do dia. Ah! mas se acaso os pobres suspeitassem Que so eles que a matam, que por eles Que h tanto tempo vive agonizando, Ah! ento, em lugar do paraso De arrebatado amor por que suspiram, Em rude matagal se embrenhariam, E morreriam ambos lacerados Pelas negras panteras do remorso! essa idia amarga que atribula Os derradeiros dias de Constana ... Ligeira brisa que, ao passar, nem mesmo Fizera balouar leves junquilhos, A deitaria ao cho! de tal maneira A sua grande e terna caridade Enfraquecido tem seu corpo exangue. Mal pode respirar, mal d um passo, Suas mos e seu rosto so de fumo, A sua voz um ciciar de reza, E apesar disso, ao ver Ins e Pedro, Passando sua beira, ainda tem fora Para tentar, risonha, persuadi-los De que nada suspeita; para ambos Redobra de doura e de meiguice; No h mimo gentil que lhes no faa, Fala-lhes sem cessar, a si os chama, E passa-lhes, sorrindo, os dedos fluidos Pelos cabelos, amorosamente ... Mas, com funda tristeza, ela bem sabe Que os no engana ... s vezes, os sorrisos Da emagrecida, loura Ins parece-lhe Que lhe pedem perdo ajoelhados, E nos olhos de Pedro v reflexos Do grande incndio que lhe lavra a alma ... Ai do futuro deles! Que martrio! Que purgatrio! (...) A noite fria e escura: Constana vai morrer ... Ningum vela: Fingindo-se melhor, pediu a todos Que a deixassem a ss, que se deitassem, E apenas consentiu que um pagem moo, Que de h muito a servia lealmente Ficasse porta da gelada cmara ... No vasto leito, sob a cobertura Da rija tela onde se fanam lrios, Que ela bordou em dias venturosos, Mal se advinha o vulto do seu corpo ... Mas eis que se ergue! Branca, seminua, Cambaleando, hesitando e tiritando, Para o lajedo salta, enverga a tnica, Cala os leves chapins. Abre, transida, A espessa porta dum solene armrio, Mergulha as mos num cofre, e enche a escarcela Com torneses de prata e alfonsins de ouro. Que vai ela fazer? Fugir com o pagem! Com ele fugir! Iro pra longe, Por sombrias, recnditas veredas, Caminharo de noite, e, ao vir da aurora, Nos pinheirais se ocultaro ... Chegados Que sejam fronteira, ento Constana Despedir o pagem, dar-lhe- todo, Todo o dinheiro, exigir que faa Pla hstia consagrada o juramento De nunca mais voltar lusa ptria, E, vendo-o enfim partir, ir meter-se (continua)

Em qualquer mata, em qualquer cova, espera Que o alto Deus a chame. No entretanto, Ela virtuosa esposa, ser tida Como a mais ardilosa das adlteras; Seu nome causar vergonha e asco De lama cobriro sua memria; E Ins e Pedro, finalmente quites Do remorso cruel, que enche de espinhos Seus pobres coraes martirizados, Podero finalmente ser felizes! Doridamente, vagarosamente, J para a negra porta se encaminha Com difcil andar, j nos ferrolhos Toca das suas mos o luar dolente: Mas, de repente, vibra e ecoa ao longe Um vagido infantil, a voz do filho! Saltam-lhe logo as lgrimas dos olhos! Oh! no, no partir! Mimoso infante, Escusas de chorar! A me suavssima, Em cujo ventre andaste, ouviu-te a doce Inocente vozinha, que a deteve ... Oh! no, no partir! Lindo menino, Escusas de chorar, dorme em sossego, No ters nunca pejo do teu nome! (...) Rompe agreste a chuvosa madrugada. Constana vai morrer ... Cercam-lhe o leito Ins e Pedro. Dulce est rezando, Com a cabea entre as mos, junto dum trptico ... Constana vai morrer... Adeus, meu Pedro! Com uma sombra de voz exclama ... E Pedro, Dodo de comoo, branco de neve, Marejados de pranto os negros olhos, Enlaa-a febrilmente, e com soluos D-lhe um violento prolongado beijo. Ao fogo desse beijo, a moribunda Parece reviver! Coram-lhe as faces, Nos seus olhos fuzilam meteoros, J no lhe falta o ar, sorri, contente, que esse beijo, o ltimo continha Todo amor, toda a febre do primeiro!

93
Oh! Que morte ditosa lhe deu Pedro! Mas eis que v Ins ... Oh! no, no deve Para a cova levar aquele beijo! Anda c, minha Ins ... diz com um sorriso De infinita doura; nos seus braos Acolhe a linda Ins, abraa-a muito, D-lhe o beijo de Pedro, e logo exala, Serenamente, o ltimo suspiro ...

CANTIGA Embora, Senhora, andeis De finas telas vestida, Por meus olhos sois despida. De clara holanda vestis Vosso corpo, linda Infanta, Belo rocal de rubis Vela-me a vossa garganta; Trazeis manto de veludo, Garbosa saia comprida, Mas, apesar disso tudo, Por meus olhos sois despida. Atravs das ricas vestes, Que nos vestem, linda Infanta, Adivinho os dons celeste Do vosso corpo de santa; Vossas vestes de cetim, Vestes com que andais vestida, De vidro so para mim: Por meus olhos sois despidas.

94
XI
Um sonho. OARISTO ( Excertos ) V UM CACTO NO PLO Julguei que se tinha levado um obelisco mstico no meio da praa; e que o obelisco dava uma / sombra azul; e que tinham acendido um fogo no quarto / mido; e que tinham dado alta ao doente. Julguei que nascia o sol meia noite; e que uma / boca muda me falava; e que esfolhavam lrios sobre o / meu peito; e que havia uma novena ao p do Jardim de / Aclimao. Uma boca muda me falou; mas o obelisco, de tnue que era, no deu sombra; e o fogo no aqueceu o / quarto mido; e o doente teve uma recada. E o clown entrou, folio, na Igreja; e fez jogos / malabares cibrios e os turbulos; e tornou a nevar; e, aps os brandos etsios, soprou o mistral forte. E na alcova branca entrou a Dama expulsa, cujo / corpo de mbar e cera e todo rescendente de um / matrimnio aromal de mirra e valeriana, a Dama dos flexuosos e vertiginosos dedos rosados. E seus cabelos de Czarina eram como a estopa e finos como as teias de aranha; e seu ventre alvo, de estril, era todo azul de tatuagens.
E a Educanda fugiu do Recolhimento; e com a Dama Na messe, que enlouquece, estremece a quermesse ...

O sol, celestial girassol, esmorece ... E as cantilenas de serenos sons amenos Fogem fludas, fluindo fina flor dos fenos ... As estrelas em seus halos Brilham com brilhos sinistros ... Cornamusas e crotalos, Ctolas, ctaras, sistros, Soam suaves, sonolentos, Sonolentos e suaves, Em suaves, Suaves, lentos lamentos De acentos Graves, Suaves ... Flor! Enquanto na messe estremece a quermesse E o sol, celestial girassol esmorece, Deixemos estes sons to serenos e amenos, Fujamos, Flor! flor destes floridos fenos ... Soam vesperais as vsperas ... Uns com brilhos de alabastros, Outros louros como nsperas, No cu pardo ardem os astros ... Como aqui se est bem! Alm freme a quermesse ... No sentes um gemer dolente que esmorece? So os amantes delirantes que em amenos Beijos se beijam, Flor! flor dos frescos fenos ... As estrelas em seus halos Brilham com brilhos sinistros ... Cornamusas e crotalos, Ctolas, ctaras, sistros, Soam suaves, sonolentos, Sonolentos e suaves, Em suaves, Suaves, lentos lamentos De acentos Graves, Suaves ... Esmaece na messe o rumor da quermesse ... No ouves este ai que esmaece e esmorece? um noivo a quem fugiu a Flor de olhos amenos, E chora a sua morta, absorto, flor dos fenos ... (continua)

expulsa passei a noite em branco; e a noite foi toda / escarlate. E no dia seguinte, em vez dos sacros livros, que de ordinrio me deleitam, li Schopenhauer, e achei / Artur Schopenhauer setecentas vezes superior a todos os / Doutores da igreja.

Soam vesperais as vsperas ... Uns com brilhos de alabastros, Outros louros como nsperas, No cu pardo ardem os astros ... Penumbra de veludo. Esmorece a quermesse ... Sob o meu brao lasso o meu Lrio esmorece ... Beijo-lhe os boreais belos lbios amenos, Beijo que freme e foge flor dos flreos fenos ... As estrelas em seus halos Brilham com brilhos sinistros ... Cornamusas e crotalos, Ctolas, ctaras, sistros, Soam suaves, sonolentos, Sonolentos e suaves, Em suaves, Suaves, lentos lamentos De acentos Graves, Suaves ... Teus lbios de cinbrio, entreabre-os! Da quermesse Soam vesperais as vsperas ... Uns com brilhos de alabastros, Outros louros como nsperas, No cu pardo ardem os astros ...

95

O rumor amolece, esmaece, esmorece ... D-me que eu beije os teus morenos e amenos Peitos! Rolemos, Flor! flor dos flreos fenos ... Ah! no resistais mais a meus ais! Da quermesse O atroador clangor, o rumor esmorece ... Rolemos, morena! em contatos amenos Vibram trs tiros florida flor dos fenos ... As estrelas em seus halos Brilham com brilhos sinistros ... Cornamusas e crotalos, Ctolas, ctaras, sistros, Soam suaves, sonolentos, Sonolentos e suaves, Em suaves, Suaves, lentos lamentos De acentos Graves, Suaves ... Trs da manh. Desespero incerto ... E a quermesse? E a flor que sonho? e o sonho? Ah! tudo isso esmorece! No meu quarto uma luz luz com lumes amenos, Chora o vento l fora, flor dos flreos fenos ...

96
CAMILO PESSANHA ( 1867-1926 )

INSCRIO MADALENA Eu vi a luz em um pas perdido. A minha alma Lnguida e inerme. ! Quem pudesse deslizar sem rudo! No cho sumir-se, como faz um verme ...
... e lhe regou de lgrimas os ps, e os enxugou com os cabelos da sua cabea. Evangelho de S. Lucas

ESTTUA

Madalena, cabelos de rastos, Lrio poludo, branca flor intil ... Meu corao, velha moeda ftil, E sem relevo, os caracteres gastos, De resignar-se torpemente dctil ... Desespero, nudez de seios castos, Quem tambm fosse, cabelos de rastos, Ensangentado, enxovalhado, intil, Dentro do peito, abominvel cmico! Morrer tranqilo o fastio da cama ... redeno do mrmore anatmico, Amargura, nudez de seios castos!... Sangrar, poluir-se, ir de rastos na lama Madalena, cabelos de rastos!

Cansei-me de tentar o teu segredo: No teu olhar sem cor frio escalpelo, O meu olhar quebrei, a debat-lo, Como a onda na crista dum rochedo. Segredo dessa alma e meu degredo E minha obsesso! Para beb-lo Fui teu lbio oscular, num pesadelo, Por noites de pavor, cheio de medo. E o meu sculo ardente, alucinado, Esfriou sobre o mrmore correto Desse entreaberto lbio gelado ... Desse lbio de mrmore, discreto, Severo como um tmulo fechado, Sereno como um plago quieto.

SONETOS 1
Quem poluiu, quem rasgou os meus lenis de linho, Onde esperei morrer meus to castos lenis? Do meu jardim exguo os altos girassis Quem foi que os arrancou e lanou no caminho? Quem quebrou ( que furor cruel e simiesco ! ) A mesa de eu cear tbua tosca de pinho? E me espalhou a lenha? E me entornou o vinho? Da minha vinha o vinho acidulado e fresco ... minha pobre me!... No te ergas mais da cova. Olha a noite, olha o vento. Em runa a casa nova ... Dos meus ossos o lume a extinguir-se breve. No venhas mais ao lar. No vagabundes mais. Alma da minha me ... No andes mais neve, De noite a mendigar s portas dos casais.

97
2 4

Quando voltei encontrei os meus passos Ainda frescos sobre a mida areia. A fugitiva hora, reevoquei-a, To rediviva! nos meus olhos baos ... Olhos turvos de lgrimas contidas. Mesquinhos passos, por que doidejastes Assim transviados, e depois tornastes Ao ponto das primeiras despedidas? Onde fostes sem tino, ao vento vrio, Em redor, como as aves num avirio, At que a asita fofa lhes falea ... Toda essa extensa pista para qu? Se h de vir apagar-vos a mar, Como as do novo rasto que comea ...

Esvelta surge! Vem das guas, nua, Timonando uma concha alvinitente! Os rins flexveis e o seio fremente ... Morre-me a boca por beijar a tua. Sem vil pudor! Do que h que Ter vergonha? Eis-me formoso, moo e cesto, forte. To branco o peito! para o expor Morte ...
Mas que ora - a infame! no se te anteponha. A hidra torpe! ... Que a estrangulo ... Esmago-a De encontro rocha onde a cabea te h de, Com os cabelos escorrendo gua, Ir inclinar-se, desmaiar de amor, Sob o fervor da minha virgindade E o meu pulso de jovem gladiador.

AO LONGE OS BARCOS DE FLORES

Imagens que passais pela retina Dos meus olhos, por que no vos fixais? Que passais como a gua cristalina Por uma fonte para nunca mais!... Ou para o lago escuro onde termina Vosso curso, silente de juncais, E o vago medo angustioso domina, Por que ides sem mim, no me levais? Sem vs o que so os meus olhos abertos? O espelho intil, meus olhos pagos! Aridez de sucessivos desertos... Fica sequer, sombra das minhas mos, Flexo casual de meus dedos incertos, Estranha sombra em movimentos vos.

S , incessante, um som de flauta chora, Viva, grcil, na escurido tranqila, Perdida voz que de entre as mais se exila, Festes de som dissimulando a hora. Na orgia, ao longe, que em clares cintila E os lbios, branca, do carmim desflora ... S, incessante, um som de flauta chora, Viva, grcil, na escurido tranqila. E a orquestra? E os beijos? Tudo a noite, fora, Cauta, detm. S modulada trila A flauta flbil ... Quem h de remi-la? Quem sabe a dor que sem razo deplora? S, incessante, um som de flauta chora ...

98

CAMINHO I Tenho sonhos cruis; nalma doente Sinto um vago receio prematuro. Sou a medo ma aresta do futuro, Embebido em saudades do presente ... Saudades desta dor que em vo procuro Do peito afugentar bem rudemente, Devendo, ao desmaiar sobre o poente, Cobrir-me o corao dum vu escuro!... Porque a dor, esta falta de harmonia, Toda a luz desgrenhada que alumia As almas doidamente, o cu de agora, Sem ela o corao quase nada: Um sol onde expirasse a madrugada, Porque s madrugada quando chora. III Fez-nos bem, muito bem, esta demora: Enrijou a coragem fatigada ... Eis os nossos bordes da caminhada, Vai j rompendo o sol: vamos embora. Este vinho, mais virgem do que a aurora, To virgem no o temos na jornada ... Enchamos as cabaas: pela estrada, Daqui inda este nctar avigora!... Cada um por seu lado!... Eu vou sozinho, Eu quero arrostar s todo o caminho, Eu posso resistir grande calma!... Deixai-me chorar mais e beber mais, Perseguir doidamente os meus ideais, E ter f e sonhar encher a alma.

II Encontraste-me um dia no caminho Em procura de qu, nem eu o sei. Bom dia, companheiro, te saudei, Que a jornada maior indo sozinho. longe, muito longe, h muito espinho! Paraste a repousar, eu descansei ... Na venda em que pousaste, onde pousei, Bebemos cada um do mesmo vinho. no monte escabroso, solitrio. Corta os ps como a rocha dum calvrio, E queima como a areia! ... Foi no entanto Que choramos a dor de cada um ... E o vinho em que choraste era comum: Tivemos que beber do mesmo pranto.

99

VIOLONCELO 2 Chorai arcadas Do violoncelo! Convulsionadas, Pontes aladas De pesadelo ... De que esvoaam, Brancos, os arcos ... Por baixo passam, Se despedaam, No rio, os barcos. Fundas, soluam Caudais de choro ... Que runas ( ouam )! Se se debruam, Que sorvedouro!... Trmulos astros ... Soides lacustres ... Lemes e mastros ... E os alabastros Dos balastres! Umas quebradas! Blocos de gelo ... Chorai arcadas Despedaadas, Do violoncelo. VNUS 1 flor da vaga, o seu cabelo verde, Que o torvelinho enreda e desenreda ... O cheiro a carne que nos embebeda! Em que desvios a razo se perde! Ptrido o ventre azul e aglutinoso, Que a onda, crassa, num balano alarga E reflui ( um olfato que se embriaga ) Como em um sorvo, mrmura de gozo. O seu esboo, na marinha turva ... De p flutua, levemente curva; Ficam-lhe os ps atrs, como voando ... E as ondas lutam, como feras mugem, A lia em que a desfazem disputando, E arrastando-a na areia coa salsugem. cores virtuais que jazeis subterrneas, Fulguraes azuis, vermelhos de hemoptise, Represados clares, cromticas vesnias , No limbo onde esperais a luz que vos batize, As plpebras cerrai, ansiosas no valeis. Abortos que pendeis as frontes cor de cidra, To graves de cismar, nos bocais dos museus, E escutando o correr da gua na clepsidra, Vagamente sorris, resignados e ateus, Cessai de cogitar, o abismo no sondeis. Gemebundo arrulhar dos sonhos no sonhados, Que toda a noite errais, doces almas penando, E as asas lacerais na aresta dos telhados, E no vento expirais em um queixume brando, Adormecei. No suspireis. No respireis.

Singra o navio. Sob a gua clara V-se o fundo do mar, de areia fina ... Impecvel figura peregrina, A distncia sem fim que nos separa! Seixinhos da mais alva porcelana, Conchinhas tenuemente cor de rosa, Na fria transparncia luminosa Repousam, fundos, sob a gua plana. E a vista sonda, reconstrui, compara. Tantos naufrgios, perdies, destroos! flgida viso, linda mentira! Rseas unhinhas que a mar partira ... Dentinhos que o vaivm desengastara ... Conchas, pedrinhas, pedacinhos de ossos ...

POEMA FINAL

Anda mungkin juga menyukai