Anda di halaman 1dari 4

Reino Monera O reino monera formado por bactrias, cianobactrias e arqueobactrias (tambm chamadas arqueas), todos seres muito

o simples, unicelulares e com clula procaritica (sem ncleo diferenciado). Esses seres microscpios so geralmente menores do que 8 micrmetros ( 1m = 0,001 mm). As bactrias (do grego bakteria: 'basto') so encontrados em todos os ecossistemas da Terra e so de grande importncia para a sade, para o ambiente e a economia. As bactrias so encontradas em qualquer tipo de meio: mar, gua doce, solo, ar e, inclusive, no interior de muitos seres vivos. Exemplos da importncia das bactrias:

na decomposio de matria orgnica morta. Esse processo efetuado tanto aerbia, quanto anaerobiamente; agentes que provocam doena no homem; em processos industriais, como por exemplo, os lactobacilos, utilizados na indstria de transformao do leite em coalhada; no ciclo do nitrognio, em que atuam em diversas fases, fazendo com que o nitrognio atmosfrico possa ser utilizado pelas plantas; em Engenharia Gentica e Biotecnologia para a sntese de vrias substncias, entre elas a insulina e o hormnio de crescimento. Estrutura das Bactrias Bactrias so microorganismos unicelulares, procariotos, podendo viver isoladamente ou construir agrupamentos coloniais de diversos formatos. A clula bacterianas contm os quatro componentes fundamentais a qualquer clula: membrana plasmtica, hialoplasma, ribossomos e cromatina, no caso, uma molcula de DNA circular, que constitui o nico cromossomo bacteriano. A regio ocupada pelo cromossomo bacteriano costuma ser denominada nucleide. Externamente membrana plasmtica existe uma parede celular (membrana esqueltica, de composio qumica especfica de bactrias). comum existirem plasmdios - molculas de DNA no ligada ao cromossomo bacteriano - espalhados pelo hialoplasma. Plasmdios costumam conter genes para resistncia a antibiticos.

Algumas espcies de bactrias possuem, externamente membrana esqueltica, outro envoltrio, mucilaginoso, chamado de cpsula. o caso dos pneumococos (bactrias causadoras de pneumonia). Descobriu-se que a periculosidade dessas bactrias reside na cpsula em um experimento, ratos infectados com pneumococo sem cpsula tiveram a doena porm no morreram, enquanto pneumococos capsulados causaram pneumonia letal. A parede da clula bacteriana, tambm conhecida como membrana esqueltica, reveste externamente a membrana plasmtica, e constituda de uma substncia qumica exclusiva das bactrias conhecida como murena (cido n-acetil murmico)

Reproduo das Bactrias

A reproduo mais comum nas bactrias assexuada por bipartio ou cissiparidade. Ocorre a duplicao do DNA bacteriano e uma posterior diviso em duas clulas. As bactrias multiplicam-se por este processo muito rapidamente quando dispem de condies favorveis (duplica em 20 minutos). A separao dos cromossomos irmos conta com a participao dos mesossomos, pregas internas da membrana plasmtica nas quais existem tambm as enzimas participantes da maior parte da respirao celular.

Repare que no existe a formao do fuso de diviso e nem de figuras clssicas e tpicas da mitose. Logo, no mitose.

Esporulao Algumas espcies de bactrias originam, sob certas condies ambientais, estruturas resistentes denominadas esporos. A clula que origina o esporo se desidrata, forma uma parede grossa e sua atividade metablica torna-se muito

reduzida. Certos esporos so capazes de se manter em estado de dormncia por dezenas de anos. Ao encontrar um ambiente adequado, o esporo se reidrata e origina uma bactria ativa, que passa a se reproduzir por diviso binria. Os esporos so muito resistentes ao calor e, em geral, no morrem quando expostos gua em ebulio. Por isso os laboratrios, que necessitam trabalhar em condies de absoluta assepsia, costumam usar um processo especial, denominado autoclavagem, para esterilizar lquidos e utenslios. O aparelho onde feita a esterilizao, a autoclave, utiliza vapor de gua a temperaturas da ordem de 120C, sob uma presso que o dobro da atmosfrica. Aps 1 hora nessas condies, mesmo os esporos mais resistentes morrem. A indstria de enlatados toma medidas rigorosas na esterilizao dos alimentos para eliminar os esporos da bactria Clostridium botulinum. Essa bactria produz o botulismo, infeco frequentemente fatal. Reproduo sexuada Para as bactrias considera-se reproduo sexuada qualquer processo de transferncia de fragmentos de DNA de uma clula para outra. Depois de transferido, o DNA da bactria doadora se recombina com o da receptora, produzindo cromossomos com novas misturas de genes. Esses cromossomos recombinados sero transmitidos s clulas-filhas quando a bactria se dividir. A transferncia de DNA de uma bactria para outra pode ocorrer de trs maneiras: por transformao, transduo e por conjugao. Transformao Na transformao, a bactria absorve molculas de DNA dispersas no meio e so incorporados cromatina. Esse DNA pode ser proveniente, por exemplo, de bactrias mortas. Esse processo ocorre espontaneamente na natureza. Os cientistas tm utilizado a transformao como uma tcnica de Engenharia Gentica, para introduzir genes de diferentes espcies em clulas bacterianas.

Transduo Na transduo, molculas de DNA so transferidas de uma bactria a outra usando vrus como vetores (bactrifagos). Estes, ao se montar dentro das bactrias, podem eventualmente incluir pedaos de DNA da bactria que lhes serviu de hospedeira. Ao infectar outra bactria, o vrus que leva o DNA bacteriano o transfere junto com o seu. Se a bactria sobreviver infeco viral, pode passar a incluir os genes de outra bactria em seu genoma.

Conjugao Na conjugao bacteriana, pedaos de DNA passam diretamente de uma bactria doadora, o "macho", para uma receptora, a "fmea". Isso acontece atravs de microscpicos tubos proticos, chamados pili, que as bactrias "macho" possuem em sua superfcie. O fragmento de DNA transferido se recombina com o cromossomo da bactria "fmea", produzindo novas misturas genticas, que sero transmitidas s clulasfilhas na prxima diviso celular.

Anda mungkin juga menyukai