Anda di halaman 1dari 2

EXERCCIOS SISTEMA DIGESTRIO

1. Descreva as estruturas do sistema digestrio. 2. Qual a localizao e a funo do estmago? 3. Quais as pores do intestino delgado? 4. Quais as pores do intestino grosso? 5. O que apendicite? 6. O que hemorrida? 7. Quais so as estruturas acessrias do sistema digestrio? 8. Quais as funes fgado? 9. Quais as funes do fgado que no esto relacionadas ao sistema digestrio? 10. Descreva o trajeto que o alimento faz no sistema digestrio. 11. Qual a importncia do palato mole no processo de deglutio? 12. Quais so os estgios do processo de deglutio? 13. Qual a importncia da cartilagem epiglote no processo de deglutio? 14. O que peristaltismo? 15. Que tipo de digesto ocorre no estmago? 16. Qual a funo das enzimas digestivas? 17. Quais os fatores que estimulam a produo de saliva? 18. Quais so as fases da secreo de suco gstrico? 19. De onde provm quase toda energia que utilizada pelo nosso corpo? 20. O que quilfero central? 21. O estmago um rgo em forma de saco onde ocorrem importantes etapas da digesto. Comunica-se com outros componentes do tubo digestivo a partir da abertura de esfncteres. A esse respeito, correto afirmar que: (A) a crdia impede, quando fechada, a passagem do alimento do estmago para o esfago. (B) o piloro se abre durante a deglutio, permitindo a passagem do alimento para o interior do estmago. (C) o piloro permanece fechado durante a passagem do alimento para o duodeno. Essa estrutura encontrada: (A) nos dedos. (B) no estmago. (C) no intestino delgado. (D) no intestino grosso (E) na superfcie celular. 24. O intestino constitui a parte mais longa do sistema digestrio. Compreende regies diferenciadas, ao longo das quais a maior parte do processo de digesto ocorre. A respeito das caractersticas do tubo intestinal correto afirmar que: (A) o trecho mais longo o intestino delgado. (B) o apndice vermiforme est ligado ao duodeno. (C) o intestino grosso conecta-se diretamente ao duodeno. (D) o fgado, o pncreas e o bao so glndulas anexas ao intestino. (E) a conexo entre o ceco e o reto feita pela vlvula leo-cecal. 25. A figura abaixo apresenta alguns rgos encontrados na cavidade abdominal. 22. Assinale a alternativa que indique os rgos que participam do sistema digestrio. (A) Laringe e esfago. (B) Faringe e laringe. (C) Faringe e esfago. (D) Laringe e traquia. (E) Faringe e traqueia. 23. O esquema a seguir representa uma estrutura caracterstica do corpo humano. (D) o piloro evita o refluxo do alimento para o esfago. (E) a crdia se abre para permitir a passagem do alimento semidigerido do estmago para o duodeno

(E) 5 representa o apndice.

27.

Com relao s partes indicadas pelas setas, correto afirmar que: (A) 1 recebe alimentos absorvidos em 5. (B) 2 e 3 levam alimentos para 1 e 4, respectivamente. (C) 4 produz hormnios e no atua na digesto. (D) 5 envia alimentos e lquidos digestivos para 6. (E) 5 e 6 atuam na digesto e na produo de hormnios. 26. Na regio abdominal encontram-se diversos rgos, como os que esto ilustrados no esquema a seguir:

Com relao aos rgos representados no esquema, correto afirmar que: (A) 1 representa o pncreas. (B) 2 representa o colo. (C) 3 representa o ceco. (D) 4 representa o intestino delgado.

Anda mungkin juga menyukai