Anda di halaman 1dari 9

ESCOLA DE EDUCAO BSICA IRINEU BORNHAUSEN

PETRLEO

PATRICIA BOITA

GUAS DE CHAPEC-SC MARO/2012

ESCOLA DE EDUCAO BSICA IRINEU BORNHAUSEN DISCIPLINA: QUMICA 3 SRIE ENSINO MDIO

PETRLEO

PATRICIA BOITA

GUAS DE CHAPEC-SC MARO/2012

INTRODUO

A mais de um sculo, o petrleo vem sendo utilizado como a principal fonte de energia, alm de base para fabricao dos mais variados produtos, presentes em nosso dia-a-dia. tambm, base para muitas economias, como o caso dos pases do Oriente Mdio. Como todo combustvel fssil tende a acabar, com o petrleo no ser diferente, pois a alta escala de utilizao contribui para isso. Nesse contexto a busca por novas fontes de energia aumenta a cada dia. Nesse trabalho abordaremos assuntos tais como a origem do petrleo, o seu uso e os produtos derivados. A fim de esclarecer dvidas sobre sua utilizao em geral.

PETRLEO

O petrleo um recurso natural abundante, porm sua pesquisa envolve elevados custos e complexidade de estudos. tambm atualmente a principal fonte de energia, servindo tambm como base para fabricao dos mais variados produtos, dentre os quais se destacam benzinas, leo diesel, gasolina, alcatro e at mesmo medicamentos. J foi causa de muitas guerras e a principal fonte de renda de muitos pases, sobretudo no Oriente Mdio. Alm de gerar a gasolina que serve de combustvel para grande parte dos automveis que circulam no mundo, vrios produtos so derivados do petrleo como, por exemplo, a parafina, GLP, produtos

asflticos, nafta petroqumica, querosene, solventes, leos combustveis, leos lubrificantes, leo diesel e combustvel de aviao. Substncia oleosa e inflamvel, o petrleo a principal fonte de energia na atualidade. O fato de ser um recurso esgotvel, aliado ao seu grande valor econmico, fez com que esse combustvel se tornasse um elemento causador de grandes mudanas geopolticas e socioeconmicas em todo o mundo.

Acredita-se que o petrleo tenha se formado h milhes de anos em razo da decomposio dos seres que compem o plncton, decomposio esta causada pela pouca oxigenao e pela ao de bactrias. Assim, esses seres decompostos teriam se Composto acumulado principalmente no por fundo dos mares alifticos, e lagos. e

hidrocarbonetos

alicclicos

aromticos, o petrleo um leo menos denso que a gua, com colorao que pode variar desde o castanho-claro at o preto. Alm de servir como base para a fabricao da gasolina, principal combustvel para automveis, vrios outros produtos, como gs natural, GLP, nafta, querosene, lubrificantes, etc., so derivados do petrleo. Por ser a principal fonte de energia do planeta, o petrleo j foi motivo de algumas guerras, como a Primeira Guerra do Golfo, a Guerra Ir-Iraque, a luta pela independncia da Chechnia e a invaso estadunidense no Iraque, em 2003. Sem dvida, a existncia de petrleo um sinnimo de riqueza e poder para um pas. O combustvel se tornou ainda mais valorizado aps a criao da OPEP (Organizao

dos Pases Exportadores de Petrleo), que nasceu com o fim de controlar preos e volumes de produo e pressionar o mercado.

O PETRLEO NO BRASIL

Aps a crise petrolfera de 1973, a Petrobrs modificou sua estratgia de explorao petrolfera, que at ento priorizava parcerias internacionais e a explorao de campos mais rentveis no exterior. Entretanto, naquela poca o Brasil importava 90% do petrleo que consumia e o novo patamar de preos tornou mais interessante explorar petrleo nas reas de maior custo do pas, e a Petrobrs passou a procurar petrleo em alto mar. Em 1974 a

Petrobrs descobre indcios de petrleo na Bacia de Campos, confirmados com a perfurao do primeiro poo em 1976. Desde ento esta regio da Bacia de Campos tornou-se a principal regio petrolfera do pas, chegando a responder por mais de 2/3 do consumo nacional at o incio dos anos 1990, e ultrapassando 90% da produo petrolfera nacional nos anos 2000. Em 2007 a Petrobrs anunciou a descoberta de petrleo na camada denominada Pr-sal, que posteriormente verificou-se ser um grande campo petrolfero, estendendo-se ao longo de 800 km na costa brasileira, do estado do Esprito Santo ao de Santa Catarina, abaixo de espessa camada de sal (rocha salina) e englobando as bacias sedimentares do Esprito Santo, de Campos e de Santos. O primeiro leo do pr-sal foi extrado em 2008 e alguns poos como Tupi esto em fase de teste, devendo iniciar a produo comercial em 2010.

A IMPORTNCIA DO PETRLEO

A demanda contnua e crescente de energia de baixo custo e a disponibilidade de recursos de hidrocarbonetos coloca ainda o petrleo como uma importante fonte no-renovvel da matriz energtica mundial para as prximas dcadas do sculo XXI. Para atender o suprimento dessa fonte energtica para a sociedade, as empresas se dedicam explorao como um primeiro passo para manter o ciclo de gerao de jazidas. Trata-se de uma atividade estratgica da cadeia produtiva do petrleo composta por uma seqncia complexa de etapas e de processos decisrios, envolvendo investimentos e riscos bastante elevados e de longa maturao na expectativa de descobertas de volumes de petrleo crescentes. A anlise das incertezas constitui um dos elementos-chave das atividades de explorao e produo de petrleo. No passado, em decorrncia do estgio evolutivo e da disponibilidade de prospectos de leo e gs mais facilmente identificveis, a maioria dos processos decisrios para anlise de riscos ainda podia ser realizada de forma simples e intuitiva. Alm disso, os desafios na indstria do petrleo no se apresentavam de forma to diversa e contraditria como se mostram na atualidade. Por exemplo, at recentemente, na anlise dos riscos envolvidos na explorao e produo bastava a observao das variveis geolgicas mais relevantes (volumes, dinmica das acumulaes) e das tendncias gerais do mercado (o preo do leo, a demanda de derivado.), a tal ponto que a possibilidade de descoberta de boas jazidas afastava a necessidade de uso de metodologias complexas e mais abrangentes. As principais dificuldades, so os tipos de informaes utilizadas para as estimativas das reservas (extenses, descobertas, aquisies, revises,

recuperao avanada) e dos dados de custos. Por outro lado, dados apontam de uma maneira geral, elevadas competncias das equipes exploratrias das empresas nesta ltima dcada em que pese as dificuldades crescentes na identificao de reservatrios com elevados volumes e boa qualidade de leo.

Fica evidente a importncia estratgica da atividade de explorao na gerao de novos prospectos visando a manuteno das vantagens competitivas das empresas de petrleo, bem como atender a demanda deste bem mineral para

os diversos mercados. Trata-se de uma das etapas de maior criatividade na longa cadeia dos negcios na indstria do petrleo onde so adicionados valores aos ativos minerais.

ORIGEM

Os restos de matria orgnica, bactrias, produtos nitrogenados e sulfurados no petrleo indicam que ele o resultado de uma transformao da matria orgnica acumulada no fundo dos oceanos e mares durante milhes de anos, sob presso das camadas de sedimentos que foram se depositando e formando rochas sedimentares. O conjunto dos produtos provenientes desta degradao, hidrocarbonetos e compostos volteis, misturados aos sedimentos e aos resduos orgnicos, est contido na rocha-me; a partir da o petrleo expulso sob efeito da compactao provocada pela sedimentao, migrando para impregnar areias ou rochas mais porosas e mais permeveis, tais como arenitos ou calcrios. Uma camada impermevel, quando constitui uma armadilha, permite a acumulao dos hidrocarbonetos, impedindo-os de escapar.

EXTRAO

O sistema de extrao do petrleo varia de acordo com a quantidade de gs acumulado na jazida. Se a quantidade de gs for grande o suficiente, sua presso pode expulsar por si mesma o leo, bastando uma tubulao que comunique o poo com o exterior. Se a presso for fraca ou nula, ser preciso ajuda de bombas de extrao.

JAZIDAS

O petrleo encontrado na natureza no como uma espcie de rio subterrneo ou camada lquida entre rochas slidas. Ele ocorre sempre impregnando rochas sedimentares, como os arenitos. Como essas rochas so permeveis, o leo "migra" atravs delas pelo interior da crosta terrestre. Se for detido por rochas impermeveis, acumula-se, formando ento as jazidas. Das jazidas conhecidas, as mais importantes esto no Oriente Mdio, Rssia e repblicas do Cucaso, Estados Unidos, Amrica Central e na regio setentrional da Amrica do Sul.

SUBPRODUTOS MAIS IMPORTANTES

O gs, uma das fraes mais importantes obtidas na destilao, composto das substncias com ponto de ebulio entre 165 C e 30 C, como o metano, o etano, o propano e o butano. O ter de petrleo tem ponto de ebulio entre 30 C e 90 C e formado por cadeias de cinco a sete carbonos. A gasolina, um dos subprodutos mais conhecidos, tem ponto de ebulio entre 30 C e 200 C, formada de uma mistura de hidrocarbonetos que possuem de cinco a 12 tomos de carbono. Para obter querosene, o ponto de ebulio fica entre 175 C e 275 C. leos mais pesados, com cadeias carbonadas de 15 a 18 carbonos, apresentam uma temperatura de ebulio entre 175 C e 400 C. As ceras, slidas na temperatura ambiente, entram em ebulio em torno de 350 C. No final do processo, resta o alcatro, o resduo slido.

CONCLUSO

Com base em tudo isso, pode-se observar que o petrleo assume hoje um papel de grande importncia mundial, nos mais diversos setores da economia, das cincias e da sociedade, sendo difcil ver uma das grandes empresas que no o tem como base. O mesmo pensar em nossa vida, pois ele indispensvel em nosso padro e modo de vida atual.

Anda mungkin juga menyukai