Anda di halaman 1dari 16

DIMAS DE MELO PIMENTA

Sistemas de Ponto e Acesso Ltda.

O sistema VigiCom um software desenvolvido pela DIMEP, para controle de ponto de Vigilantes.

ndice
Instalao do Software.................................................................................. Acessando o Programa ................................................................................. Senha de Acesso ao Sistema.......................................................................... Cadastro de Usurio..................................................................................... Cadastro de iButton...................................................................................... Cadastro de Relgio...................................................................................... Cadastro de Itinerrios.................................................................................. Cadastro de Vigilantes................................................................................... Programao do dia...................................................................................... Configuraes Empregador.......................................................................... Configuraes Parmetro.............................................................................. Configuraes Horrio de Vero................................................................... Configuraes Formato da Tabela................................................................. Pag. Pag. Pag. Pag. Pag. Pag. Pag. Pag. Pag. Pag. Pag. Pag. Pag. 03 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16

Assistncia Tcnica / Suporte: (011) 3646-4000 E-mail: asstecn@dimep.com.br / supmatriz@dimep.com.br

PAG. 2 Site: www.dimep.com.br

DIMAS DE MELO PIMENTA


Sistemas de Ponto e Acesso Ltda.

Instalao do Software
Para instalao, insira o CD-ROM no computador siga os procedimentos abaixo: Surgir aps inserir o CD-ROM a JANELA ABAIXO:

Clique no boto NEXT. Surge a tela abaixo, onde voc deve definir a PASTA(diretrio) de Instalao.

A pasta(diretrio) padro exibida C:\Arquivos de Programas\Dimep\VigiCom Clique no boto Next. Surge a tela abaixo, onde voc vai escolher o nome do grupo, onde ser armazenado o cone.

Assistncia Tcnica / Suporte: (011) 3646-4000 E-mail: asstecn@dimep.com.br / supmatriz@dimep.com.br

PAG. 3 Site: www.dimep.com.br

DIMAS DE MELO PIMENTA


Sistemas de Ponto e Acesso Ltda.

Clique no boto Next. Surge a tela abaixo, clique em Next se as informaes extiverem corretas para dar prosseguimento a instalaao.

Clique no boto FINISH

Assistncia Tcnica / Suporte: (011) 3646-4000 E-mail: asstecn@dimep.com.br / supmatriz@dimep.com.br

PAG. 4 Site: www.dimep.com.br

DIMAS DE MELO PIMENTA


Sistemas de Ponto e Acesso Ltda.

Acessando o Programa
Aps a instalao, o atalho do programa VigiCom por default ir estar no menu Iniciar - Programas Dimep/VigiCom. Antes de executar o programa pela primeira vez, recomendamos que o relgio VigiCom seja conectado a uma porta serial do Computador. Quando o programa for executado pela primeira vez, ser apresentada a tela abaixo para escolher o diretrio de armazenamento do banco de dados do programa. Por padro ser sugerido o mesmo diretrio da instalao do programa.

Para isto basta confirmar clicando no boto Criar.

Assistncia Tcnica / Suporte: (011) 3646-4000 E-mail: asstecn@dimep.com.br / supmatriz@dimep.com.br

PAG. 5 Site: www.dimep.com.br

DIMAS DE MELO PIMENTA


Sistemas de Ponto e Acesso Ltda.

Informando o usurio
Como o VigiCom software multi-usurio, sempre que iniciado deve-se informar o usurio e senha . Existe a opo de cadastrar usurios (o que veremos mais adiante) com acesso total ou restrito do sistema.

Cadastro de Usurios
Para incluir um ou mais usurios do sistema no cadastro siga as informaes abaixo: 1 No menu Principal escolha a opo Arquivo;
Assistncia Tcnica / Suporte: (011) 3646-4000 E-mail: asstecn@dimep.com.br / supmatriz@dimep.com.br PAG. 6 Site: www.dimep.com.br

DIMAS DE MELO PIMENTA


Sistemas de Ponto e Acesso Ltda. 2 Dentro do menu Cadastros, escolha a opo Usurios do Sistema; 3 Aparecer no visor, uma tela com informaes dos Usurios j cadastrados, e botes de acesso s funes de cadastro; Na tela h duas colunas uma com o ttulo de Usurio e outra com o ttulo de Nvel, logo abaixo do ttulo Usurio, vem o usurio cadastrado, se logo abaixo deste ttulo estiver vazio porque no h nenhum usurio cadastrado. Logo abaixo do ttulo Nvel est o nvel do usurio, sendo USURIO ou ADMINISTRADOR.

Nome: Digite o nome do Usurio, at 15 caracteres. Nvel: Selecione o tipo do usurio ADMINISTRADOR ou USURIO. OBS: O usurio com nvel administrador tem acesso ao boto Histrico, e o usurio com nvel usurio no tem acesso a esta opo. Senha: Digite a senha do usurio, pode ser letras ou nmeros, com at 10 caracteres.

Confirma: Confirme a senha digitada. Campos de Acesso So campos que indicam cada opo no menu do sistema, e que se clicar nele e estiver marcado, permite o acesso ao usurio, se estiver desmarcado, no permite. Para selecionar todos, basta clicar no boto Marca Todos, para desmarcar todos clique no Desmarca Todos. Depois de preencher todos o campos acima basta clicar no boto Gravar.

Cadastro iButton
Para cadastrar o iButton temos que clicar no menu arquivo e depois pontos. Cdigo : Neste campo devemos cadastrar o numero do iButton Descrio : Neste campo devemos cadastrar a descrio (nome ) do iButton.
Assistncia Tcnica / Suporte: (011) 3646-4000 E-mail: asstecn@dimep.com.br / supmatriz@dimep.com.br PAG. 7 Site: www.dimep.com.br

DIMAS DE MELO PIMENTA


Sistemas de Ponto e Acesso Ltda. Numero do iButton : Neste campo devemos cadastrar o numero do iButton, este numero deve ser localizado no centro do iButton.

Cadastro de Relgio
Para cadastrar um relgio, clique no menu Arquivo e escolha a opo Relgio; Surgir a tela abaixo: 1- No menu principal escolha o menu Arquivos; 2- No menu Arquivos escolha a opo Relgios;

Assistncia Tcnica / Suporte: (011) 3646-4000 E-mail: asstecn@dimep.com.br / supmatriz@dimep.com.br

PAG. 8 Site: www.dimep.com.br

DIMAS DE MELO PIMENTA


Sistemas de Ponto e Acesso Ltda. 3- Aparecer tabela abaixo:

Cdigo: Neste campo deve ser digitado o numero do relgio. Descrio: Neste campo deve ser digitado a descrio (nome) do relogio. Modo de operao: Existem quatro modos de operao: 0, 1, 2 e 3. Modo 0: O relgio no tem um itinerrio programado. Todos os pontos marcados so registrados simplesmente, como marcao efetivamente feita. Se o relgio ler um iButton que no esteja cadastrado, o cadastro feito na hora e o ponto registrado corretamente. Para que isso ocorra, necessrio que a lista de pontos do relgio ainda tenha espao para cadastrar o iButton lido. Modo 1: O relgio no tem um itinerrio programado. Todos os pontos marcados so registrados simplesmente, como marcao efetivamente feita. Se o relgio ler um iButton que no esteja cadastrado, o ponto registrado com cdigo 0 e o nmero do iButton no armazenado. Modo 2: O relgio trabalha com um itinerrio programado, mostrando ao vigilante qual o ponto e o horrio da prxima marcao prevista. Todos os pontos marcados so registrados simplesmente, como marcao efetivamente feita. Se o relgio ler um iButton que no esteja cadastrado, o ponto registrado com cdigo 0 e o nmero do iButton no armazenado. Modo 3: O relgio trabalha com um itinerrio programado, mostrando ao vigilante qual o ponto e o horrio da prxima marcao prevista. O relgio trabalha por exceo, ou seja, as marcaes feitas dentro do horrio previsto no so registradas. So registradas as marcaes no previstas e a falta de marcao no horrio previsto. Se o relgio ler um iButton que no esteja cadastrado, o ponto registrado com cdigo 0 e o nmero do iButton no armazenado. Tolerncia: Intervalo de tempo antes e depois do horrio previsto de um ponto do itinerrio, no qual a marcao considerada vlida. Exemplo: Tolerncia de 10 minutos e a marcao deve ser feita s 23:30. O sistema, neste caso, aceita a marcao desde as 23:20 at as 23:40.

Cadastro de itinerrios

Descrio: Descrio do Itinerrio. Perodo: Durao em dias do itinerrio. Ponto: Cdigo do ponto (cadastrado anteriormente no Cadastro de pontos). Descrio: Descrio do ponto (lida do cadastro de pontos). Horrio: Horrio em que o vigilante deve fazer a marcao no ponto determinado. Dia: Dia dentro do perodo em que o vigilante deve fazer a marcao naquele ponto e horrio determinado, o nmero de dias no pode ser maior que o perodo.
Assistncia Tcnica / Suporte: (011) 3646-4000 E-mail: asstecn@dimep.com.br / supmatriz@dimep.com.br PAG. 9 Site: www.dimep.com.br

DIMAS DE MELO PIMENTA


Sistemas de Ponto e Acesso Ltda.

Cadastro de Vigilantes
Nesta opo so feitos os cadastros dos vigilantes que iro fazer as marcaes. Para cadastrar um vigilante, siga as instrues abaixo: 1- No menu principal escolha o menu Arquivos; 2- No menu Arquivos escolha a opo Vigilante; 3- Aparecer na tela uma tabela de cadastro. Para preench-la, siga as instrues abaixo: Cdigo: Cdigo do vigilante. Descrio: Nome do vigilante. N do iButton: Nmero do iButton associado ao vigilante (no obrigatrio preencher este campo).

Assistncia Tcnica / Suporte: (011) 3646-4000 E-mail: asstecn@dimep.com.br / supmatriz@dimep.com.br

PAG. 10 Site: www.dimep.com.br

DIMAS DE MELO PIMENTA


Sistemas de Ponto e Acesso Ltda.

Programao do dia
Nesta opo so feitos os cadastros das programaes do dia, ou seja, determina-se um vigilante, um relgio e um itinerrio que deve ser seguido na data escolhida. Para cadastrar uma programao do dia, siga as instrues abaixo: 1- No menu principal escolha o menu Arquivos; 2- No menu Arquivos escolha a opo Programao do dia; 3- Aparecer na tela uma tabela de cadastro. Para preench-la, siga as instrues abaixo: Data: Data de incio da programao. Vigilante: Cdigo do vigilante associado programao. Relgio: Cdigo do relgio que o vigilante ir usar para fazer suas marcaes. Itinerrio: Cdigo do itinerrio que devera ser usado na programao desse dia.
Assistncia Tcnica / Suporte: (011) 3646-4000 E-mail: asstecn@dimep.com.br / supmatriz@dimep.com.br PAG. 11 Site: www.dimep.com.br

DIMAS DE MELO PIMENTA


Sistemas de Ponto e Acesso Ltda.

Empregador
Para cadastrar a empresa, clique no menu Utilitrios e escolha a opo Configuraes; Surgir a tela abaixo:

Assistncia Tcnica / Suporte: (011) 3646-4000 E-mail: asstecn@dimep.com.br / supmatriz@dimep.com.br

PAG. 12 Site: www.dimep.com.br

DIMAS DE MELO PIMENTA


Sistemas de Ponto e Acesso Ltda. Nome da Empresa: Neste campo voc digita o nome da Empresa, pois ele ser impresso no cabealho do relatrio. Ele pode ser preenchido, por exemplo, Dimas de Melo Pimenta Sistemas de Ponto e Acesso. Pessoa: Neste Campo dever selecionado se pessoa Fsica (Cpf) ou Jurdica (cnpj). C.N.P.J: Neste campo deve ser digitado o Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica (antigo CGC), que tambm ser impresso no cabealho do relatrio de freqncia do funcionrio. Para preencher este campo bastar clicar nele e digitar o nmero do CNPJ. Ex: 61.092.565/0001-30

Assistncia Tcnica / Suporte: (011) 3646-4000 E-mail: asstecn@dimep.com.br / supmatriz@dimep.com.br

PAG. 13 Site: www.dimep.com.br

DIMAS DE MELO PIMENTA


Sistemas de Ponto e Acesso Ltda.

Parmetros

Nesta opo so configurados alguns parmetros de operao do sistema: Tipo de comunicao: Possui duas opes de porta serial : COM1 e COM2. Transmite todos os pontos cadastrados: Com esta opo selecionada, todos os pontos do cadastro so transmitidos ao relgio, mesmo que no faam parte do itinerrio da programao do dia selecionada. Limpar registro ao fim da coleta: Caso essa opo seja escolhida os registros coletados sero apagados da memria do relgio depois do final da coleta. Confirmar limpeza de registros: Caso essa opo seja escolhida, o sistema perguntar se deve ou no apagar os registros a cada coleta. Caso essa opo no esteja selecionada, os registros sero apagados ou no, de acordo com a opo anterior, mas o sistema no vai perguntar isso ao usurio no momento da coleta. Para configurar estes parmetros, preencha os campos acima e clique em Gravar. Para sair desta opo, clique no boto Sair.

Assistncia Tcnica / Suporte: (011) 3646-4000 E-mail: asstecn@dimep.com.br / supmatriz@dimep.com.br

PAG. 14 Site: www.dimep.com.br

DIMAS DE MELO PIMENTA


Sistemas de Ponto e Acesso Ltda.

Data / Hora - Horrio de Vero


Nesta opo so configurados alguns parmetros do sistema com relao ao horrio de vero: Ativado/Desativado: Esta opo ativa ou desativa o ajuste automtico de horrio de vero para os relgios de vigia. Incio: Data inicial do horrio de vero. Devem ser informados o dia e o ms. Fim: Data final do horrio de vero. Devem ser informados o dia e o ms.

Clique na opo Ativado Entre com o dia e o ms (DD/MM) inicial e final do horrio de vero. Ex: Se for escolhido como data inicial o dia "10/10" e final "16/02" do ano posterior: Observao: A data final do horrio definida pelo governo dever ser cadastrada sempre um dia antes. O governo definiu como fim 16/02 ento voc deve cadastrar 15/02.

Formato da Tabela
Nesta opo so configurados alguns parmetros do sistema, referentes utilizao da memria dos relgios:
Assistncia Tcnica / Suporte: (011) 3646-4000 E-mail: asstecn@dimep.com.br / supmatriz@dimep.com.br PAG. 15 Site: www.dimep.com.br

DIMAS DE MELO PIMENTA


Sistemas de Ponto e Acesso Ltda. Quantidade mxima de pontos de ronda: a quantidade mxima de pontos que o itinerrio cadastrado no relgio pode ter. A quantidade mxima permitida de 255 pontos de ronda. Por exemplo, um itinerrio em que o vigilante tenha que passar pelo ponto 1 s 21:00h, ponto 2 s 21:30h, ponto 1 s 22:00h e ponto 2 s 22:30, tem quatro pontos de ronda. Quantidade mxima de pontos cadastrados: a quantidade mxima de pontos que sero cadastrados no relgio. A quantidade mxima permitida de 255 pontos.

Para configurar estes parmetros, preencha os campos acima e clique em Gravar. Para sair desta opo, clique no boto Sair.

Assistncia Tcnica / Suporte: (011) 3646-4000 E-mail: asstecn@dimep.com.br / supmatriz@dimep.com.br

PAG. 16 Site: www.dimep.com.br

Anda mungkin juga menyukai