Anda di halaman 1dari 4

UNIVERSIDADE TECNOLGICA FEDERAL DO PARAN

PR

Ministrio da Educao Universidade Tecnolgica Federal do Paran Campus Curitiba Departamento de Qumica e Biologia Disciplina: ANLISE DE CONTAMINANTES AMBIENTAIS (Prof. Colombo)

PRTICA N5 : CORROSO MATERIAL UTILIZADO: fonte de corrente contnua frasco lavador lixas para metais 1 bquer de 50 mL 1 bquer de 250 mL 1 basto de vidro 1 esptula fio condutor alicate 1 pipeta graduada de 5mL lmina de zinco basto de cobre 2 bastes de ferro soluo de H2SO4 1 mol/L soluo de K3Fe( CN )6 NaCl soluo de fenolftalena

CORROSO GALVNICA EXPERINCIA N 1: Corroso provocada por aerao ( ou oxigenao ) diferencial. a) Limpe uma das superfcies de uma chapa de ferro . b) Coloque sobre a superfcie limpa da chapa de ferro duas gotas de soluo de cloreto de sdio, uma gota de fenolftalena e duas gotas de soluo de fericianeto de potssio. OBS. Colocar as solues uma sobre a outra. c) Aguardar 5 a 10 minutos e observar que na regio central da pelcula lquida , aparece colorao azul ou esverdeada e na regio perifrica aparece colorao rseo avermelhada. QUESTES: 1) Qual o fator que provoca a corroso do ferro?

2) Escreva as semi-reaes ocorridas nas regies andica e catdica da pilha de corroso formada.

EXPERINCIA N 2: Corroso provocada por impurezas metlicas situadas num material metlico a) Adicione em um bquer de 50mL , cerca de 25mL de soluo de cido sulfrico. b) Mergulhe parcialmente, nesta soluo , uma lmina de zinco previamente limpa. Observe que o ataque ao zinco pequeno. c) Mergulhe parcialmente nesta soluo, sem tocar na lmina de zinco, um basto de cobre previamente limpo. Observe que o cobre no atacado. d) A seguir, toque a lmina de zinco com o basto de cobre. Neste experimento pode-se admitir que o cobre funcione como a impureza necessria para formar uma pilha de ao local, na qual o zinco sofre corroso e o cobre no.

EXPERINCIA N 3: Corroso provocada por materiais diferentes a) Com auxlio de esptula metlica, coloque em um bquer de 250mL um pouco de NaCl e junte aproximadamente , 250mL de gua deionizada. b) Adicione soluo obtida, 15 gotas ou 1mL de fenolftalena e 1mL de soluo de ferricianeto de potssio. Homogeinize a soluo utilizando o basto de vidro. c) Ligue um basto de ferro a um de cobre, previamente limpos, atravs de um fio condutor. d) Faa a imerso desses metais, ligados entre si, na soluo NaCl preparada anteriormente e) Observe o aparecimento de colorao rsea-avermelhada em torno do basto de cobre e resduo azul em torno do basto de ferro. QUESTES: 1) Qual dos metais, Fe ou Cu, sofre corroso ( oxidao ) ?

2) Escreva as semi-reaes que ocorrem nas regies andica e catdica da pilha de corroso formada.

3) Qual a razo das coloraes observadas nas regies andicas e catdicas?

EXPERINCIA N 4: Corroso provocada por materiais diferentes. a) Repita o procedimento da experincia n 3, porm usando o basto de ferro e lmina de zinco previamente limpos. b) Aps mergulhar os metais, ligados entre si, na soluo de NaCl , observe o aparecimento de colorao rseo avermelhada em torno do basto de ferro e resduo esbranquiado em torno da lmina de zinco. QUESTES: 1) Qual dos metais ( Fe ou Zn ) sofre corroso ( oxidao ) ?

2) escreva as semi-reaes que ocorrem nas regies andica e catdica da pilha de corroso formada.

3) Qual a razo do aparecimento do resduo esbranquiado em torno da lmina de zinco?

CORROSO ELETROLTICA EXPERINCIA N 5: Corroso provocada por corrente eltrica a) Em um bquer de 250mL coloque um pouco de NaCl , junte gua at cerca de 200mL. Com o basto de vidro efetue a dissoluo do sal. b) Mergulhe na soluo obtida dois eletrodos de ferro , respectivamente ao plo positivo e ao polo negativo de uma fonte de corrente contnua. c) Aps alguns minutos de funcionamento da fonte , desligue-a e agite a soluo.Observe a formao de um resduo castanho de Fe(OH)3 devido a corroso do ferro que funcionou como nodo.

QUESTES: 1) Escreva as semi-reaes ocorridas nas regies andica e catdica do sistema.

2) Escreva a equao da reao de formao do Fe(OH)3 ocorrida nesta experincia.

Anda mungkin juga menyukai