Anda di halaman 1dari 16

UNIVERSIDADE

FEDERAL

DE

MINAS

GERAIS

PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS


S ABRA QUANDO AUTORIZADO.
Leia atentamente as instrues que se seguem: 1 - Voc vai fazer duas pr ovas: uma de Conhecimentos Gerais (este Caderno de Prova) e uma de Redao (Caderno de Prova anexo). 2 - Este Caderno de Prova de Conhecimentos Gerais contm 25 (vinte e cinco) questes constitudas de quatro alternativas , sequencialmente numeradas de 01 a 25, abrangendo um total de treze pginas, numeradas de 3 a 15. As respostas a essas questes devero ser passadas para a Folha de Respostas. 3 - Esta Prova de Conhecimentos Gerais vale um total de 50 pontos ou seja, 2 pontos cada questo. 4 - Ao receber a Folha de Respostas:
ATENO: Os Aplicadores NO esto autorizados provas. NO INSISTA, pois, em pedir-lhes ajuda.

8 - Ao terminar as duas provas, chame a Aplicador, levantando o brao. Ele, ento, ir at voc para recolher sua FOLHA DE RESPOSTAS e seus dois CADERNOS DE PROVAS.

ATENO: O rascunho da FOLHA DE RESPOSTAS s poder ser destacado pelo APLICADOR.

Durao total das duas provas,


a digitais. e coleta das impresses

preenchimento da Folha de Respostas: QUATRO HORAS E TRINTA MINUTOS

completo. Caso haj a algum problema, solici te a substituio deste Caderno. 6 - Para o preenchimento da Folha de Respostas, segunda capa deste Caderno. 7. Essa pgina contm, ainda, uma cpia da Folha de Respostas, que poder ser usada como rascunho do gabarito da Prova de Conhecimentos Gerais.

ATENO: Terminada a prova, recolha seus objetos, deixe a sala e, em seguida, o prdio. A partir do momento em que sair da sala e at estar uso de aparelhos eletrnicos e celulares, bem como no lhe mais permitido o uso dos sanitrios.

Instrues para o preenchimento da Folha de Respostas


Sua resposta NO mais de uma alternativa. NO DEIXE NENHUMA QUESTO SEM RESPOSTA. A Folha de Respostas no deve ser dobrada, amassada ou rasurada.

PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS

CONHECIMENTOS GERAIS
INSTRUO: Para responder s questes de 01 a 10, leia atentamente o texto abaixo.

PARA NO FALAR COM O ESPELHO Escrevo da Aldeia Cachoeirinha, em Miranda (MS), onde acabo de presenciar uma operao arriscada. Vi como desmontaram o gatilho de uma arma infernal que j causou mortes e emudeceu vozes, criando um silncio de cemitrio. O gatilho assassino foi desarmado por dois terena a professora Maria de Lourdes Elias Sobrinho, ex-empregada e seu colega, o professor Celinho Belizrio, ex-cortador de cana. Nessa sexta-feira, 13 de agosto, cada um deles defendeu sua dissertao de Mestrado na Universidade Catlica Dom Bosco (UCDB) de Campo Grande (MS), que abriu seu apoio da Fundao Ford. No entanto a defesa aconteceu o que indito no Brasil no no campus universitrio, mas dentro da prpria aldeia. Fomos ns, os professores da Banca de A Avaliao, que nos deslocamos at l, num movimento que no se limitou a uma simples troca de espao, mas implicou mudana de perspectiva: a Universidade desceu de suas tamancas e com isso ampliou seu universo de conhecimentos. data-show ia projetando o texto da traduo ao portugus, permitindo que a banca e o pblico no em terena e portugus. Essa foi, talvez, a primeira vez no Brasil que um que sabe. O boi baba 25

15

que enriqueciam o patrimnio cultural da humanidade, sepultando com elas cantos, narrativas, poesias, msicas e saberes? foram testemunhadas pela prpria Maria de Lourdes, em sua infncia. 35 Da primeira at a quarta srie do Ensino Fundamental, cursei na Aldeia Cachoeirinha de 1968 a 1972. Minha professora era purutuye (branca). M Quando cheguei sala de aula, meu primeiro impacto foi com a questo da lngua, isto , eu, falante da lngua terena e a professora da lngua portuguesa. professora, Quando ela comeou a explicar a matria, parecia que eu estava em outro mundo, pois no entendia nada do que ela estava falando.

PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS

Lourdes chegou a estudar num convento de freiras, em 1975. L, era tudo estranho, a comear pela lngua. No entendia o que as freiras falavam comigo. Lourdes foi atingida no prprio corpo pelos disparos de uma arma letal, que 45

falante se automutila, na medida em que obrigado a esconder sua identidade. Rito de passagem primeira srie do ensino fundamental, na Aldeia Cachoeirinha, constatou que, apesar 55 maternas, a escola continuava fazendo com as crianas aquilo que havia feito com ela. evaso escolar.

pedaggica da escola, ela elaborou e implantou, , o projeto de alfabetizao e produziu a cartilha Ler e escrever na lngua terena. O portugus passou a ser ensinado A pesquisa de Lourdes no Mestrado teve como objetivo analisar essa experincia. Ela realizou testes de leitura e compreenso de texto com crianas terena alfabetizadas 65 surpreendentes: no primeiro caso, as crianas que liam e escreviam em terena, se

75

Alguns autores [...] serviram aos dois pesquisadores que, alm disso, realizaram observaes na aldeia e na escola. Entrevistaram velhos, professores, alunos, pais de alunos, registraram as falas nas reunies de trabalho, consultaram os textos de autores como Higino Tuyuka, Chiquinha Pareci e Darlene Taukane pesquisa de qualidade, como assinalou a Doutora Marta Azevedo, da Unicamp, membro da Banca. Os Terena esto buscando novas formas de sobreviver em meio a essa direo a ns, vindas do entorno regional pesquisa como a semente de um sonho, porque outros pesquisadores indgenas

forma dramtica de manter sua identidade e sua memria. As pesquisas dos dois novos Mestres fazem parte de uma estratgia, uma esperana para que nenhum terena jamais precise conversar com o espelho. Que Orekajuvakai nos oua!
FREIRE, Jos Ribamar Bessa. Dirio do Amazonas, 15 ago.2010. (Adaptado)

PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS

QUESTO 01
De acordo com o texto, CORRETO

contra lnguas indgenas. B) a pesquisa da professora indgena comprova que mais importante aprender a ler e escrever em portugus que na lngua terena.

primeiro, em portugus. D) os dois pesquisadores terena comprovaram que, no Brasil, uma das armas contra as lnguas

QUESTO 02

[...] onde acabo de presenciar uma operao arriscada (linhas 1-2)


CORRETO A) composto. B) indeterminado. C) inexistente. D) oculto.

QUESTO 03

Vi como desmontaram o gatilho de uma arma infernal que causou mortes e emudeceu vozes, criando um silncio de cemitrio. (linhas 2-3 )
CORRETO afirmar que o tempo verbal das formas desmontaram e criando , respectivamente, A) presente do indicativo B) presente e pretrito perfeito do indicativo. C) pretrito perfeito do indicativo D) pretrito mais-que-perfeito do indicativo

PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS

QUESTO 04
Marque a alternativa que apresenta uma frase gramaticalmente INCORRETA, segundo a norma culta da lngua portuguesa. A) Eu gostaria de dizer-lhe quanta falta ela me faz.

C) Ontem eles tomaro muita chuva. D) Sejas feliz o que desejo.

QUESTO 05

colunas de fogo que se alastram em direo a ns, vindas do entorno regional [...] (linhas 76-78 )
De acordo com o texto, CORRETO colunas de fogo corresponde a

A) incndios criminosos provocados por outras tribos indgenas. B) invases de fazendeiros que se apossam de terras indgenas terena. C) obstculos enfrentados pelo povo Terena na luta por seus direitos.

QUESTO 06
CORRETO entre os Terena se devia T

C) falta de professores preparados na escola. D) incapacidade dos estudantes indgenas.

PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS

QUESTO 07
Analisando-se a trajetria dos dois pesquisadores terena, CORRETO

C) tem sido pouco respeitado e vem diminuindo cada vez mais. D) no , ainda, uma realidade garantida aos povos indgenas.

QUESTO 08

A) tinha enlouquecido e no sabia mais o que falava ou fazia. B) precisava mostrar como era difcil para um falante de lngua indgena aprender a falar portugus.

portugus. D) tentava, desse modo, esquecer os momentos difceis que tinha vivenciado no passado.

QUESTO 09

[...] implicou mudana de perspectiva: a Universidade desceu de suas tamancas e com isso ampliou seu universo de conhecimentos. (linhas 14-15)
No trecho acima, a palavra perspectiva substituda por A) calendrio. B) lngua. CORRETAMENTE

D) regio.

PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS

QUESTO 10
CORRETO realizadas pelos Terena se deveu, principalmente, ao uso de

B) entrevistas com diferentes tipos de pessoas. C) fontes tanto orais quanto escritas. D) obras de autores estrangeiros.

QUESTO 11

no Brasil. INCORRETO A) foi garantido aos povos indgenas o direito de se organizar politicamente, de maneira autnoma. B) foi proibido o ensino da lngua materna nas escolas indgenas, tornando-se obrigatria a

C) foi reconhecido o direito dos povos indgenas a se manter culturalmente distintos da sociedade nacional. D) foram garantidos aos indgenas a posse e o usufruto de suas terras, cabendo Unio demarclas e proteg-las.

QUESTO 12
CORRETO que A) a quantidade de pessoas que se reconhecem como indgenas tem diminudo a cada ano que passa. B)

C s no indgenas. D)

PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS

QUESTO 13
CORRETO

A)

, nas cadeias alimentares, estvel e constante.

B) as diversas teias alimentares de uma mesma cadeia envolvem vrios produtores. C) cadeias complexas. D) produtor.

QUESTO 14
Em face da eminente escassez mundial de petrleo, a humanidade vem buscando alternativas de energia limpa, ou seja, ecologicamente corretas. Considerando-se essas novas formas de energia, INCORRETO A) moinhos,

B) as placas domsticas captadoras de energia solar transformam energia luminosa diretamente em energia eltrica. C) os biocombustveis, alm de representarem fontes de energia limpa, so inesgotveis devido ciclagem de nutrientes. D) ser transformado em gs.

10

PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS

QUESTO 15
Na e

CO2+ 2H2O

luz

(CH2O) +O2+H2O,

est representado um dos principais fenmenos fsico-qumicos que ocorrem na natureza. INCORRETO

gua.

gua.

precursores.

QUESTO 16
Quando plenamente funcionais, alguns tecidos vegetais apresentam clulas vivas e mortas e tm atividades econmicas. INCORRETO A) a periderme fonte de vrios medicamentos naturais, que so feitos a partir da casca de rvores. B) o colnquima da raiz da mandioca utilizado como fonte de alimento devido grande quantidade de amido que contm.

diversos.

QUESTO 17

Marque a alternativa em que as trs

diretamente da falta de

A) B B) D

Chagas e malria Chagas, malria e amarelo

C) Esquistossomose, amarelo e tenase D) E

PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS

11

QUESTO 18
A esto representados os percentuais de escolas Indgenas por lngua em que o ensino era ministrado, em 2008, nas diversas regies do Brasil:

Educao Indgena no Brasil - 2008


100% 90% 80%
72% 89%

88%

70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% Norte


5% 23%

62% 48% 3,6%

32% 20% 5% 6% 8% 4%

2%

Nordeste

Sudeste

Sul
Legenda:

Centro-Oeste

Somente lngua indgena Somente lngua portuguesa Lngua portuguesa e indgena

Fonte: MEC/Inep/Deed. Educacenso: um olhar sobre a Educao Indgena 2008 (Adaptado)

CORRETO A) apenas 8% das escolas indgenas na regio Centro-Oeste no ministravam o ensino em lngua portuguesa. B) o percentual de escolas indgenas, em todas as regies, que ensinavam apenas lngua portuguesa inferior ao percentual das que ensinam as duas lnguas. C) o percentual de escolas indgenas, no Sudeste, que ministravam o ensino apenas em lngua portuguesa era de 48%. D) o percentual mdio de escolas indgenas, em todas as regies, que ministravam o ensino em lngua portuguesa e em lngua indgena era de 60%.

12

PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS

QUESTO 19
Um agricultor ouve, no noticirio matutino do rdio, que h 15% de probabilidade de chover hoje e 20% de probabilidade de cair chuva amanh. informado, ainda, que, se chover no primeiro dia, no h certeza de que vai chover no segundo. CORRETO de que A) a probabilidade de chover hoje maior que a de chover hoje e amanh. B) a probabilidade de chover amanh, se chover hoje, de 5%. C) a probabilidade de no chover nem hoje, nem amanh, de 35%. D) no vai chover nem hoje, nem amanh.

QUESTO 20

intervalos regulares, como indicado neste quadro parcial de horrio:

Linha A 5h40 Linha B 6h 6h20 6h40 7h20 8h ... 6h10 6h40 7h10 7h40 8h h40 9h40 10h10

s 10h25, ele chegou a um ponto em que param os dois nibus. Assim sendo, CORRETO chegou concluso de que A) o prximo nibus a passar pelo ponto ser somente o da inha A. B) o prximo nibus a passar pelo ponto ser somente o da inha B. C) os nibus das linhas A e B vo passar juntos no prximo horrio. D) nenhum nibus das linhas A e B

PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS

13

QUESTO 21

de uma folha delas. Por exemplo, para obter a rea de uma folha, eles fazem o seguinte: colocam essa folha sobre

10 cm

Ento, CORRETO A) 205 cm. B) 225 cm. C) 250 cm. D) 300 cm.

14

PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS

QUESTO 22
Para amenizar as consequncias da seca, que costuma ser prolongada, foi construdo um reservatrio de gua em uma rea indgena. O volume de gua, em litros, armazenado nesse reservatrio, por um perodo de 12 meses, est

18.000 16.000 14.000 12.000 10.000 8.000 6.000 4.000 2.000 0 0 1 2 3 4 5 6 9 8 9 10 11 12

Meses

CORRETO

B) at o quarto ms, o volume de gua aumentou no reservatrio. C) do quarto ms ao oitavo ms, o volume de gua no reservatrio se manteve estvel.

QUESTO 23

CORRETO A) cintica igual a zero. B) cintica mxima. C) potencial igual cintica. D) potencial mnima.

mais alto da sua trajetria, a pedra tem energia

PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS

15

QUESTO 24
Pedro viaja em uma moto, com velocidade constante de 80 km/h, em um trecho retilneo de estrada. CORRETO Pedro A) diretamente proporcional sua velocidade ao quadrado. B) C) igual ao peso da moto. D) nula.

QUESTO 25
A gua que sai de um chuveiro eltrico no est sendo aquecida de maneira satisfatria. CORRETO A) B) C) D) ligar uma resistncia em srie resistncia do chuveiro.

Questes desta prova podem ser reproduzidas mencionada a fonte: Processo Seletivo 2011 FUNAI / UFMG. autorizadas pela Copeve/UFMG.

Anda mungkin juga menyukai