Anda di halaman 1dari 32

PRODUO E FABRICAO DE ACAR E LCOOL

A tecnologia sucroalcooleira tem evoludo rapidamente nos ltimos anos, exigindo aperfeioamento nos mtodos de anlise e no controle industrial. Estas modificaes embora no paream relevantes, oferecem uma contribuio no sentido de padronizar as tcnicas e aumentar a confiabilidade dos resultados, permitindo uma melhor determinao da eficincia dos processos. Assim, torna-se necessrio uma reviso e atualizao dos mtodos de anlises e tcnicas de controles operacionais, procurando-se adaptar s implantaes das ltimas inovaes ocorridas. O presente relatrio, descreve as metodologias e o processo de moagem e fabricao de acar, onde o principal objetivo a qualidade e produtividade do produto final.

I INTRODUO O processo de produo de acar a base da economia desta regio. Assim, um nmero cada vez maior de usinas que esto em um processo de desenvolvimento e implantao de processos automticos de controle. O presente trabalho visa o estudo de parmetros de controle e monitoramento dos processos que compem a linha de produo do acar. Este controle d-se a matria-prima, atravs do controle de pragas, melhoramento gentico da cana, corte e transporte da cana at a indstria. Os processos da extrao, destilao, produo do acar tambm vem sendo alvo constante destes estudos, uma vez que, o controle e monitoramento destes, fornecem um aumento significativo da eficincia da indstria

Prof. sulimar

II PERFIL DA MATRIA-PRIMA A composio qumica da cana de acar muito varivel em funo das condies climticas, das propriedades fsicas, qumicas e microbiolgicas do solo, do tipo de cultivo, da variedade. Da idade, do estgio de maturao, do estado sanitrio, entre outros fatores. Da sua composio, 99% so devido aos elementos hidrognio, oxignio e carbono. A distribuio destes elementos no colmo, em mdia de 75% em gua, 25% de matria orgnica. As duas fraes principais da cana de acar para processamento so a fibra e o caldo, sendo esta a rigor, em nosso caso, a matria prima a fabricao de acar e lcool. O Caldo, definido como uma soluo impura de sacarose, glicose e frutose, constitudo de gua ( = 82% ) e slidos solveis ou Brix ( = 18% ), sendo estes agrupados em aucares orgnicos, no aucares e inorgnicos. Os aucares so representados pela sacarose, glicose e frutose. A sacarose, como o componente mais importante, tem um valor mdio de 14%, enquanto os demais, dependendo do estado de maturao, 0,2 e 0,4%, respectivamente para a frutose e glicose. Estes carbohidratos que constituem o acar total, quando expressos em glicose ou acar invertido, apresentam um teor de cerca de 15 16%. Os acares redutores glicose e frutose quando em teores elevados mostram um estgio pouco adiantado de maturao da cana, alm da presena de outras substncias indesejveis ao processamento. No entanto, em cana madura, os aucares redutores contribuem, embora com uma pequena porcentagem, para o aumento do teor de acar total. Os compostos orgnicos no aucares so constitudos de substncias nitrogenadas ( protenas, aminocidos, etc ), cidos orgnicos. As substncias inorgnicas, representadas pelas cinzas, tm como componentes principais: slica, fsforo, clcio, sdio, magnsio, enxofre, ferro e alumnio.

Prof. sulimar

II.1 Definio de diversos tipos de caldo: A ) caldo absoluto Indica todo o caldo da cana, uma massa hipottica que pode ser obtido pela diferena: ( 100 fibra % cana ) = caldo absoluto porcento de cana; B ) caldo extrado Refere-se produo de caldo absoluto que foi extrado por meio mecnico; C ) caldo clarificado Caldo resultante do processo de clarificao, pronto para entrar nos evaporadores, o mesmo que caldo decantado; D ) caldo misto Caldo obtido nas moendas com embebio, sendo portanto formado pela parcela caldo extrado com gua de embebio. II.2 Fibra: Matria seca insolvel em gua contida na cana, chamada fibra industrial quando o valor refere-se a anlise de matria prima e portanto, inclui as impurezas ou matrias estranhas que provocam aumento dos slidos insolveis ( palhas, ervas daninhas, ponteiro de cana, terra, etc ). Em colmos limpos define-se a fibra botnica. II.3 Brix: a porcentagem pesos / peso dos slidos em uma soluo de sacarose, ou seja, o teor de slidos na soluo. Por consenso, admite-se o Brix como a porcentagem aparente de slidos solveis contida em uma soluo aucarada impura ( caldo extrado da cana ). O brix pode ser obtido por aermetros utilizando soluo de sacarose 20 C, sendo denominado brix aeromtrico, ou por refratmetro, que so aparelhos eletrnicos que medem o ndice de refrao de solues de acar sendo denominado brix refratomtrico. II.4 Pol: A pol representa a porcentagem aparente de sacarose contida numa soluo impura de acar, sendo determinada por mtodos polarimtricos (polarmetros ou sacarmetros).

Prof. sulimar

O caldo de cana contm em sua composio basicamente trs aucares:


Sacarose Glucose Frutose

Os dois primeiros so dextro rotatrios ou dextrgiros, isto , provocam desvio do plano da luz polarizada para a direita. A frutose levgira por desviar este plano para a esquerda. Assim quando se analise o caldo de cana, obtm-se a leitura polarimtrica representada pela soma algbrica dos desvios dos trs aucares. Para o caldo da cana madura, o teor de glucose e frutose geralmente muito baixo, menor que 1% comparado ao teor de sacarose, maior que 14%. Isso faz com que o valor da pol, aproxime-se bastante do teor real da sacarose, sendo comumente aceita como tal. Para materiais com altos teores de glucose e frutose, como o melao, a pol e o tor de sacarose diferem significativamente. A sacarose um dissacardeo ( C12H22O11 ) e constitu o principal parmetro de qualidade da cana de acar. o nico acar diretamente cristalizvel no processo de fabricao. Seu peso molecular 342,3 g. com densidade de 1,588 g/cm3. A rotao especfica da sacarose 20 C de +66,53. Este acar hidroliza-se estequiometricamente numa mistura equimolecular de glucose e frutose, quando na presena de certos cidos e temperatura adequada ou ento, pela ao da enzima denominada invertase. A inverso cida ou enzimtica pode ser representada por: C12H22O11 + H2O C6H12O6 + C6H12O6 Dessa forma, 342 g de sacarose absorvem 18 g de gua para produzir 360 g de aucares invertidos (glucose + frutose - oriundos da inverso da sacarose). Pode-se dizer que 100 g de sacarose iro produzir 105,263 g de aucares invertidos ou ento 95 g de sacarose produzem 100 g de aucares invertidos. Uma vez que a pol % do caldo pode ser arbitrada como igual sacarose % caldo, obtm-se: Aucares invertidos % caldo = ( pol % caldo ) / 0,95.

Prof. sulimar

II.5 Aucares Redutores: Esse termo empregado para designar a glicose e a frutose por terem a propriedade de reduzir o xido de cobre do estado cprico a cuproso. Emprega-se o licor de Fehling, o qual uma mistura em partes iguais de solues de sulfato de cobre pentahidratado e tartarato duplo de sdio e potssio com hidrxido de sdio. Durante a maturao da cana de acar, medida que o teor de sacarose se eleva, os aucares redutores decrescem de quase 2% para menos de 0,5%. Os monossacardeos so oticamente ativos, sendo a rotao especfica da glucose 20 C de 52,70 e da frutose 92,4 . Quando em propores iguais, a rotao da mistura de 39,70 . Por ser dextrogiratria a glucose denominada dextrose, enquanto a frutose que levgira, receber a denominao de levulose. No caldo de cana foi demonstrado que a relao dextrose/levulose normalmente maior que 1,00, decrescendo de 1,6 1,1 com o aumento do teor de sacarose nos colmos. II.6 Aucares Totais: Os aucares totais ou aucares redutores totais, representam a somatria dos aucares redutores e da sacarose invertida por hidrlise cida ou enzimtica pela invertase, determinados na soluo aucarada por oxiredutimetria na relao peso / peso. Alm da glucose, frutose e sacarose invertida, outras substncias redutoras presentes no caldo de cana so includos na anlise. Pode-se calcular o teor de aucares totais pela equao: AT = aucares redutores + sacarose / 0,95 Para o caldo de cana madura o teor de sacarose no difere significativamente da pol, neste caso pode-se obter AT da seguinte forma: AT = AR + Pol / 0,95 O conhecimento do teor de aucares totais importante para a avaliao da qualidade da matria prima destinada produo de lcool etlico.

Prof. sulimar

II.7 Pureza: A pureza do caldo, expressa normalmente, a porcentagem de sacarose contida nos slidos solveis, sendo denominada pureza real. Quando se utiliza Pol e Brix diz-se pureza aparente ou ainda pureza aparente refratomtrica, quando o Brix foi determinado por refratmetro.

III RECEPO E DESCARREGAMENTO DE CANA A matria prima recebida na Usina, pelas balanas rodovirias, as quais tem tolerncias de 0,25%. Onde so classificadas estatisticamente para anlise. A cana pode ser basicamente de trs tipos:

Cana inteira queimada, por corte manual Cana picada queimada, colhida por mquinas Cana picada crua, colhida por mquinas

A cana classificada para anlise passa pelo laboratrio de Pagamento de Cana por Teor de Sacarose, onde amostrada por sonda nos pontos especficos determinados para a carga. Em seguida, descarregada por equipamentos hilos diretamente na mesa alimentadora de 45 , a qual tem a funo de prover a alimentao da moenda, dando continuidade a moagem. A cana inteira tambm pode ser descarregada por hilos localizados em pateos onde a matria prima estrategicamente armazenada para alimentao da moenda em caso de falta ou deficincia de matria prima, atravs da mesa alimentadora 15. A cana picada descarregada diretamente na mesa alimentadora 45, no podendo ser descarregada ou armazenada no pateo, pois a sua deteriorao mais rpida, uma vez que neste tipo de matria prima a sacarose encontra-se mais exposta aos agentes fermentadores.

IV PREPARO DA CANA IV.1 Nivelador: Na Usina usa-se um nivelador colocado atravs do condutor de cana, girando de maneira que a ponta dos braos, passando perto do estrado do condutor, trabalha em sentido oposto a este.

Prof. sulimar

O nivelador tem a finalidade de regularizar a distribuio da cana no condutor e nivelar a camada a uma medida certa e uniforme, evitando enganos nas facas. Logo aps o nivelador h uma instalao para promover a lavagem da cana, pois devido ao seu carregamento mecnico na lavoura, esta pode vir suja de terra, palha, cinza, etc. inconveniente a lavagem da cana picada, pois tendo ela muitas partes expostas, estas ocasionaro uma perda muito grande de acar. IV.2 Picadores de Cana: Sobre a esteira condutora de cana so instalados 2 conjuntos de picadores, pelos quais a cana passa, dividindo-se em pedaos pequenos e curtos, iniciando o processo de desintegrao, de suma importncia, porque permite maior extrao do caldo, fornecendo moenda um material finalmente dividido, assegurando uma regular alimentao mesma. Os picadores podem ser acionados por trs tipos de motores:

mquina a vapor turbina a vapor motor eltrico

Na Usina, o picador acionado por uma turbina a vapor. IV.3 Desfibrador: Tm como objetivas a preparao e a desintegrao da cana, retalhando-a e fazendo-a em fragmentos, facilitando a extrao pelas moendas. O desfibrador constituda por dois cilindros dispostos horizontalmente, possuindo uma superfcie construda de maneira que rasgue e desfibre a cana para que a moenda possa trabalh-la com eficincia e rapidez. O desfibrador instalado sozinho aps o conjunto de picadores e antes do separador magntico. IV.4 Separador Magntico: instalado ocupando toda a largura do condutor e tem a finalidade de atrair e reter os pedaos de ferro que passam pelo seu campo de ao. Os objetos mais freqentes so pedaos de faca de picadores. Ganchos de leradeiras de palha , porcas, etc.
Prof. sulimar

Pode contar com a eliminao completa dos objetos. Todos os pedaos de ferro so atrado pelo o eletrom at os que se acham na parte inferior da cama de cana. Normalmente, pode-se calcular que o separador magntico evita cerca de 80% dos danos que seriam causados superfcie dos rolos sem o uso. A cana aps passar por estes processos descritos, cuja finalidade prepar-la para posterior moagem, passa pela moenda.

V MOAGEM Acionadas por turbinas a vapor. A moenda utilizada na Usina constituda de 3 cilindros ou rolos dispostos de tal modo que a unidade de seus centros forma um tringulo issceles. Destes trs cilindros, dois se encontram situados mesma altura, girando na mesma direo, recebendo o nome de anterior ( por onde entra a cana ), e posterior ( por onde sai ), o terceiro cilindro chamado superior est colocado entre os dois, em plano superior, girando em sentido contrrio. Cada grupo de 3 rolos compe uma moenda ou terno, um conjunto de ternos forma um tandem com 6 ternos. A cana preparada encaminhada a 1 moenda, onde sofre duas compresses. Uma entre o cilindro superior e o de entrada e a outra entre o rolo superior e de sada. Neste 1 terno possvel obter de 50 a 70% de extrao. O bagao ainda contendo caldo conduzido para uma Segunda moenda onde passa novamente por 2 compresses e um pouco mais de caldo extrado nesta 2 unidade esmagadora. O bagao sofrer tantas compresses quantas foram as unidade esmagadoras e para aumentar a extrao de sacarose, uma embebio com gua e caldo diludo sempre realizada. CUIDADOS HIGINICOS NECESSRIOS S INSTALES DE MOAGEM Nas peas da moenda, tubulaes e caixas por onde transita o caldo, encontram-se diversas bactrias e fungos que podem causar a fermentao do caldo, formando gomas e destruindo a sacarose.
Prof. sulimar

Para se evitar estas fermentaes se recomendam diversos cuidados tais como:


limpeza de todas as peas, condutores e caixas com as quais que serviro de fontes de infeo; lavagem peridica destas partes com gua quente e vapor; desinfeo peridica com anti-spticos.

V.1 Embebio: O bagao resultante da extrao pela ltima moenda contm ainda uma certa quantidade de caldo constitudo de gua e slidos solveis. Apresenta no geral uma umidade mnima de 40 a 45%. Este caldo fica retido nas clulas que escapam ao esmagamento, entretanto adicionando-se certa quantidade de gua a esse bagao, o caldo residual fica diludo. Submetendo-se esse bagao assim tratado a uma nova moagem consegue-se aumentar a extrao do caldo ou sacarose. A umidade permanece a mesma, ocorrendo simplesmente a substituio do caldo original por certa quantidade de gua que se adicionou. Evidentemente o bagao torna-se menos aucarado. De uma extrao a seco, de um modo geral, a umidade do bagao aps a 1 moenda de 60%, aps a 2 de 50%, podendo chegar a 40% no ultimo terno. A prtica de se adicionar gua ou caldo diludo ao bagao entre uma moenda e outra com a finalidade de diluir a sacarose remanescente chamada de embebio. V.2 Embebio Simples: Entende-se por embebio simples a distribuio de H2O sobre o bagao, aps cada moenda. A embebio simples pode ser nica, dupla, tripla, etc. Se a adio de gua for feita em um, dois, trs ou mais pontos entre as moendas. V.3 Embebio Completa: Entende-se por embebio composta a distribuio da gua em um ou mais pontos da moenda e do caldo diludo obtido de uma nica moenda para embeber o bagao no terno anterior.

Prof. sulimar

V.4 Bagacilho: Muitos pedaos de bagao caem debaixo das moendas, provenientes do espao entre o chute e o rolo de entrada, ou sendo extrados dos pelos pentes ou, ainda, caindo entre a bagaceira e o rolo de sada. Esta quantidade de bagao fino muito varivel, porm, alcana em geral, 1 a 10 g, calculados em matria seca por Kg de caldo, levando em considerao os pedaos grandes, mas apenas os bagacilhos em suspenso. O separador de bagacilho colocado aps as moenda que serve para peneirar os caldos fornecidos pelas moendas e mandar novamente o bagao retido para um condutor intermedirio. O separador de bagacilho denominado de cush-cush, que se eleva e arrasta consigo esse bagacilho e verte-o por um meio de uma rosca sem fim, sobre o conduto de bagao de 1 moenda. O bagao final a medida que vai saindo da ltima moenda sendo encaminhado para as caldeiras, servindo pois como combustvel.

VI SULFITAO O caldo misto resultante da moagem tem um aspecto verde escuro e viscoso; rico em gua, acar e impurezas, tais como: bagacilhos, areias, colides, gomas, protenas, clorofila e outras substncias corantes. Seu pH varia entre 4,8 a 5,8. O caldo aquecido de 50 a 70 C e bombeado para o sulfitador para ser tratado com SO2. O gs sulfurico tem a propriedade de flocular diversos colides dispersos no caldo que so os corantes e formar com as impurezas do caldo produtos insolveis. O SO2 adicionado em uma corrente em sentido contrrio at que o pH abaixe entre 3,4 a 6,8. O gs sulfuroso age no caldo como purificador, neutralizador, descorador e preservativo.

Prof. sulimar

VI.1 Produo de SO2: O gs sulfuroso produzido por um queimador rotativo de enxofre que consta de um cilindro giratrio no qual se faz a combusto do S. S + O2 SO2

Devido a energtica ao inversiva do H2SO4 preciso evitar a sua formao, durante a sulfitao do caldo. Os cidos diludos no caldo sobre a sacarose sofre um efeito hidroltico, pelo qual uma molcula de sacarose com outra de gua do uma de glicose e uma de levulose. C12H22O11 + H2O C6H12O6 + C6H12O6 Esse um fenmeno de inverso e o acar, invertido. VI.2 Calagem: O caldo depois de sulfitado encaminhado para o tanque de calagem, recebendo leite de cal, at pH 7,0 7,4. de mxima importncia adicionar a cal, com maior exatido possvel, pois se a quantidade adicionada for insuficiente o caldo permanecer cido, e consequentemente ser turvo, mesmo depois de decantado, correndo ainda o perigo da perda de acar por inverso. Se a quantidade de cal adicionada for excessiva haver a decomposio de aucares redutores, com a formao de produtos escuros, que dificultam a decantao, a filtrao e a cristalizao, como tambm escurecem e depreciam o acar fabricado. VI.3 Preparao do Leite de Cal: Partindo-se da cal virgem, junta-se gua em quantidade suficiente para no permitir a secagem da massa, deixa-se repousar durante 12 a 24 horas. Em seguida, dilui-se essa massa com gua e mede-se a densidade do caldo. Os caldos com densidade superior a 14 Be, passam com dificuldade nas bombas e nos encanamentos. Deve se usar um cal virgem com 97 98% de xido de clcio e 1% de xido de magnsio. Teores mais elevados de magnsio causam incrustaes nos evaporadores.
Prof. sulimar

VII AQUECIMENTO O caldo sulfitado e caleado segue para os aquecedores ( 04 aquecedores de cobre ), onde atinge temperatura mdia de 105 C. Os principais objetivos do aquecimento do caldo so:

Eliminar microorganismos por esterilizao; Completar reaes qumicas; Provocar floculao.

Os aquecedores so equipamentos nos quais tem a passagem de caldo no interior dos tubos e a circulao do vapor pelo casco ( calandra ). O vapor cede calor para o caldo e condensa-se. Os aquecedores podem ser horizontais ou verticais, sendo os primeiros, os mais utilizados. Esses equipamentos constam de um cilindro fechado nas duas extremidades por chapas perfuradas de cobre ou ferro fundido, chamadas de chapas tubulares ou espelhos, onde so mandriados ou soldados os tubos de circulao do caldo. Nas extremidades desse conjunto existem dois cabeotes que por sua vez, apoiam suas bases sobre o espelho, sendo fixados neste por pinos. Na outra extremidade dos cabeotes localizam-se as tampas com dobradias, presas por meio de parafusos de borboletas. Os cabeotes so divididos internamente por chicanas em vrios compartimentos, denominados ninhos ou passe. Os desenhos dos cabeotes superior e inferior so diferentes, a fim de propiciar a circulao em vaivm do caldo, caracterizando o sistema de passagens mltiplas. As perfuraes do espelho, seguem uma distribuio tal que cada conjunto de tubos forma um feixe que conduz o caldo em sentido ascendente e outro descendente. O nmero de tubos por feixe depende do dimetro do tubo e da velocidade desejada. A eliminao dos gases realizada quando se envia o caldo aquecido para o balo de flash. A temperatura do caldo deve ser superior 103 C. se o flasheamento no ocorre, bolhas de gs aderidas aos flocos diminuiro a velocidade de decantao.

Prof. sulimar

O aquecimento do caldo pode ser prejudicado pela presena de incrustao nos tubos dos aquecedores. Para isso so realizadas limpezas peridicas nos mesmos. A remoo dos gases incondensveis e a descarga dos condensadores tambm so necessria para uma boa transferncia do calor do vapor para o caldo em um aquecedor, por isso esses equipamentos possuem vlvulas no seu corpo para retirada dos mesmos. VII.1 Temperatura do Caldo: A experincia tem demonstrado que a melhor prtica aquecer o caldo temperatura de 103 105 C, sendo a temperatura de aquecimento muito importante para a clarificao. Temperaturas insuficientes de aquecimento podem causar:

Formao de flocos deficientes devido reaes qumicas que no se completam; Coagulao incompleta, no permitindo a total remoo das impurezas; Incompleta eliminao dos gases, ar e vapor do caldo

Em caso de temperatura alta, podem ocorrer:


Destruio e perda de acar; Formao de cor no caldo devido decomposio de substncias; Caramelizao do acar, causando aumento de substncias; Consumo excessivo e desnecessrio de vapor.

Logo, os termmetros existentes na linha de caldo de aquecedores devem ser inspecionados periodicamente, evitando-se valores incorretos de temperatura durante a operao. VII.2 Presso e Temperatura do Vapor Escape: O vapor utilizado nos aquecedores o vapor sangrado dos pr evaporadores ( vapor vegetal ). A presso do vapor vegetal em torno de 0,7 Kgf/cm2 com temperatura de 115 C. Presses baixas incorrem em baixas temperaturas, afetando a eficincia dos trocadores de calor. A quantidade de calor necessrio para aquecer o caldo do seu calor especfico, que por sua vez, varia em funo da concentrao da soluo, principalmente de sacarose. Os demais componentes que fazem parte da composio do
Prof. sulimar

caldo se apresentam em pequenas concentraes ( glicose, frutose, sais, etc ) e influem muito pouco em seu calor especfico. A gua possui um calor especfico igual a 1 e o 0 da sacarose que entra na soluo em maior quantidade igual a 0,301. Para o clculo do calor especfico das solues de sacarose, Trom estabelece a seguinte frmula: C = Ca.Cs(1X) Onde: C = calor especfico do caldo, em cal / C C a = calor especfico da gua 1cal / C C s = calor especfico da sacarose 0,301 cal / C X = porcentagem de gua no caldo. Pela interpretao desta frmula, pode-se concluir que quanto maior o brix do caldo, menor ser o valor do caldo especfico. Um caldo com 15 Brix apresenta calor especfico de aproximadamente 0,895 Kcal / 1 C e um xarope de 60 Brix aproximadamente 0,580 Kcal / 1 C. Hugot estabelece uma frmula prtica com resultado bastante aproximado: C = 1 - 0,006 B Onde: C = calor especfico em cal / C B = brix da soluo VII.3 Velocidade e Circulao do Caldo: A velocidade adotada para a circulao do caldo importante, pois ela aumenta o coeficiente de transmisso de calor por concepo. Essa velocidade de circulao do caldo no deve ser inferior 1,0 m/s, pois quando isso ocorre, h maior incrustao e a temperatura do caldo vai rapidamente com o passar do tempo de uso. Velocidade maiores que 2 m/s tambm so indesejveis, visto eu as perdas de cargas so grandes. As velocidades mdias mais recomendveis esto entre os valores de 1,5 2,0 m/s quando a eficincia da transmisso de calor e a economicidade da operao se equacionam.

Prof. sulimar

VIII DECANTAO VIII.1 Dosagem de Polmero: Finalidades: Promover formao de flocos mais densos nos processos de clarificao do caldo, visando:

Maior velocidade de sedimentao; Compactao e reduo do volume de lodo; Melhoria na turbidez do caldo clarificado; Produzir lodo com maior filtrabilidade, ocasionando um caldo filtrado mais limpo; Menores perdas de sacarose na torta.

VIII.2 Caractersticas Floculantes / Quantidades Adicionadas: As principais caractersticas dos floculantes so: peso molecular e grau de hidrlise. A seleo do polmero mais adequado feita por tentativa em testes preliminares no laboratrio, testando-se polmeros de diferentes graus de hidrlise e pesos moleculares. Outro fator importante a quantidade adicionada. Normalmente a dosagem varia de 1 3 ppm em relao matria prima. A adio de grandes quantidades pode provocar efeito contrrio, ou seja, em vez de provocar atrao das partculas, acontece a repulso. VIII.3 Floculao / Decantao: Aps o aquecimento, o caldo passa pelos bales de flash e entram para os decantadores, onde na cmara aquecedora, na entrada do decantador aquecido e recebe o polmero. Os principais objetivos da decantao, do ponto de vista prtico so:

Precipitao e coagulao to completa quanto possvel dos colides; Rpida velocidade de assentamento; Mximo volume de lodos; Formao de lodos densos; Produo de caldo, o mais claro possvel.

Prof. sulimar

Entretanto, esses objetivos podem no ser atingidos, se no houver uma perfeita interao entre a qualidade do caldo a ser clarificado, a qualidade e a quantidade dos agentes clarificantes, o pH e a temperatura do caldo para decantao e o tempo de reteno nos decantadores, pois esses determinam o carter fsico desse sistema slido lquido. Segundo estudos realizados, resultados desfavorveis na clarificao do caldo podem originar-se devido s seguintes causas: 1 - Precipitao incompleta dos colides que podem ocorrer por: - Pequeno tamanho das partculas; - Ao coidal protetora; - Densidade de algumas que pode ocorrer devido os seguintes fatores: 2 - Precipitao lenta que pode ocorrer devido os seguintes fatores: - Alta viscosidade; - Excessiva rea superficial das partculas; - Pequena diferena de densidade entre o precipitado e o lquido. 3 - Grande volume de lodos, que pode advir da grande quantidade de material precipitveis, principalmente fosfatos. 4 - Baixa densidade dos lodos que pode ocorrer : - Forma e tamanho das partculas precipitadas; - Hidratao das partculas. Como o processo de precipitao formado no lquido feito por sedimentao, a produo de flculos bem formados muito importante. A velocidade de sedimentao das partculas depende de seu tamanho, forma e densidade, bem como a densidade e viscosidade do caldo. A lei que rege a sedimentao das partculas atravs da resistncia do meio e sob a gravidade foi estabelecida por Stokes: V = D2 ( d1 - d2 ) g/18u Onde: V = velocidade de sedimentao D = dimetro das partculas d1 = densidade das partculas d2 = densidade do meio
Prof. sulimar

g = acelerao da gravidade u = viscosidade do lquido. As partculas grandes de forma mais ou menos esfrica so as que sedimentam mais rapidamente. De incio, com a clarificao qumica h formao de flculos que apresentamse amorfos. Com o emprego da temperatura, ocorre maior movimentao, pondo em contato umas partculas com as outras, o que faz aumentar o tamanho e a densidade das mesmas. Alm do mais o calor desidrata os colides e diminui a densidade e a velocidade do meio. IX DECANTADORES Os decantadores constituem-se basicamente de equipamentos nos quais o caldo tratado entra continuamente, com sada simultnea de caldo clarificado, lodo e escumas. O melhor projeto aquele em que tem-se velocidades mnimas ma entrada e nos pontos de sada, diminuindo as correntes interferentes. Os decantadores com mltiplos pontos de alimentao e sada de caldo so mais difceis de controlar. O decantador fornece meios para obteno do caldo a partir da etapa de alcalinizao com boas condies para recuperao do acar. Isto significa um produto estril, relativamente livre de matria insolvel e um nvel de pH apto a fornecer um xarope com pH de aproximadamente 6,5. O equipamento, portanto provm as seguintes funes:

Remoo de gases; Sedimentao; Remoo de escumas; Retirada de caldo clarificado; Espessamento e remoo do lodo.

O caldo clarificado passa pelas peneiras estticas, onde peneirado para retirada de impurezas que ainda possam ter permanecido em suspenso. IX.1 Paradas do Decantador: As perdas normais na clarificao, excluindo-se a filtrao, atingem 0,2%. Este valor inclui perdas por inverso da sacarose, destruio e manuseio. As perdas nas quais o caldo mantido no decantador, como em paradas so

Prof. sulimar

maiores, principalmente as que ocorrem por inverso da sacarose. Estas perdas tambm dependem da temperatura e do pH do caldo. Para manter as perdas num nvel mnimo, a temperatura deve ser mantida acima de 71 C, para impedir ou prevenir o crescimento de microrganismos. O pH tende a cair com as paradas, assim, a adio de leite de cal realizada para impedir que desa abaixo de 6,0. Normalmente, caldo parados nos decantadores por mais de 24 horas, so bastante prejudicados, devido dificuldade em manter a temperatura. O crescimento de microrganismo no pode ser tolerado, pois no apenas ocorrem perdas de sacarose, como as operaes subsequentes de cozimento de acar so afetados.

X FILTRAO A decantao separa o caldo tratado em duas partes:


Caldo claro ( ou sobrenadante ); Lodo, que se espessa no fundo do decantador;

O caldo claro aps peneirado estaticamente, segue para a Destilaria / Fbrica, enquanto o lodo filtrado para que se separe o caldo do material precipitado, contendo os sais insolveis e bagacilhos. O lodo separado no decantador de carater gelatinoso, no podendo ser submetido diretamente filtrao, sendo necessrio adicionar uma certa quantidade de bagacilho. Est servir como elemento de filtrao, aumentando a porosidade do bolo. Alm disso, as perfuraes da tela filtrante so muito grande para reter os flocos, da tambm a necessidade do auxiliar de filtrao. X.1 Adio de Bagacilho: Das esteiras moendas / caldeiras retirado o bagacilho ( bagao fino ) que funciona como elemento coadjuvante da filtrao. O bagacilho misturado ao lodo na caixa misturadora, tomando o mesmo passvel de filtrao, uma vez que proporciona ao lodo consistncia e porosidade. A quantidade e o tamanho do bagacilho a ser adicionado so muito importante para a eficiente reteno do filtro. Estudos tericos demonstram que o tamanho desejvel de bagacilho deve ser menor que 14 mesh.

Prof. sulimar

A quantidade de bagacilho a ser adicionado para a filtrao, no geral, est entre 4 a 12 Kg de bagacilho por tonelada de cana. Em seguida, a mistura filtrada em dois filtros rotativos vcuo e um filtro prensa para a separao do caldo e da torta. X.2 Funcionamento do Filtro Rotativo Vcuo: Essencialmente, uma estao de filtrao vcuo, consta das seguintes partes:

Filtros Rotativos; Acessrios dos filtros; Misturados de lodo; Instalao pneumtica para transporte de bagacilho.

O filtro rotativo um equipamento constitudo por um tambor rotativo que gira ao redor de um eixo horizontal, sendo construdo na forma cilndrica, em chapa de ao carbono ou inoxidvel. A sua superfcie est dividida em 24 sees longitudinais independentes, formando um ngulo de 15 com a circunferncia. Essas divises so desmarcadas por barras colocadas no sentido do comprimento do equipamento. Nos filtros grandes, existe uma diviso no centro do tambor, feita para que haja distribuio do vcuo de dois cabeotes. Externamente, o tambor revestido por grades de polipropileno, que permitem a drenagem e circulao do caldo filtrado. Sobre essa base, sobrepem-se as telas, que podem ser de cobre, lato ou ao inoxidvel. Ao iniciar o movimento giratrio, uma seo de tambor entra em comunicao com a tubulao de baixo vcuo. O lquido ento aspirado, formando na superfcie do tambor uma fina camada proveniente dos materiais em suspenso. O lquido que atravessa esta seo turvo, pois arrasta parte do lodo. Em seguida, a seo passa pela tubulao de alto vcuo, aumentando a espessura da torta, at sair do lquido em que estava parcialmente submersa, obtendo-se, consequentemente, um lquido filtrado mais claro. Jateia-se gua quente sobre a torta, deixando-se secar em seguida.
Prof. sulimar

Antes da mesma seo entrar novamente em contato com o lquido a ser filtrado, um raspador horizontal convenientemente regulado, retira a torta que ficou impregnada na superfcie do tambor, sendo a mesma conduzida at o sistema de armazenamento X.3 Mecanismo de Funcionamento de Filtro Rotativo Vcuo: Para iniciar a operao de filtrao, colocam-se em movimento os agitadores da mistura, para logo a seguir, admitir-se a mistura de lodo e bagacilho na calha, at a altura de transbordamento. Nesse instante, ligam-se a bomba de vcuo e as de filtrado, dando-se incio movimentao do filtro. Aps o sistema entrar em regime normal de trabalho, observa-se logo que uma seo de filtro mergulhada no lquido, e o baixo vcuo de 10 a 25 cm de Hg comea a agir, a fim que se forme uma camada filtrante uniforme. Nesse momento o resultado da filtrao um caldo turvo, que sai atravs das canalizaes e vai at o local correspondente, de onde retirado por bomba centrifuga, sendo enviado fase de clarificao. Da quantidade de caldo recuperado, 30 a 60% constituda pelo caldo turvo. Logo que a torta se formou sobre a superfcie filtrante, o vcuo se eleva ao redor de 20 a 25 cm de Hg, e o caldo obtido claro. A elevao do vcuo necessria, pois a torta se espessa e a resistncia filtrao aumenta. A quantidade de caldo claro obtido nesta fase corresponde de 40 a 70% do volume. Quando a seo emerge do lquido, recebe a seguir, em vrios pontos, gua quente, que vai arrastando o acar da torta, enquanto o tambor continua em movimento. Aps a ltima seo de bicos injetores de gua, a qual geralmente se localiza na parte superior do filtro, inicia-se a fase de secagem da torta, ainda pela ao do vcuo. A fase seguinte consiste em remover a torta formada da superfcie de filtrao, que conseguido mediante o rompimento do vcuo e sob a ao do raspador. A torta desprendida cai no sistema transportador, sendo conduzida para o sistema de armazenamento, donde ser transportada para o campo, para utilizao como adubo.

Prof. sulimar

XI TRATAMENTO DO LODO PARA FILTRAO Para melhorar a consistncia do lodo para filtrao, principalmente no filtro prensa so utilizados os polieletrlitos. Segundo observaes de Baikow, o lodo tratado com polieletrlito mais difcil de desaucarar, porque uma floculao mais completa obtida. Entretanto, as pequenas perdas de acar so compensadas pelos filtrados mais claros e a torta que se desprende bem do cilindro, a qual no viscosa. XI.1 Temperatura para Filtrao: A elevao da temperatura dos lodos tem um efeito positivo sobre a filtrao, acelerando o processo. Esse fato ocorre porque a viscosidade do caldo decrescem medida que a temperatura se eleva. Assim sendo, prefervel filtrar a temperaturas elevadas, acima de 80 C. XI.2 Velocidade de Operao e Pol da Torta: A velocidade de operao dos filtros depende da sua regulagem em funo da obteno de pol da torta o menor possvel, mantendo o Brix do caldo clarificado em valores aceitveis, pois caldos com alto Brix so de difcil processamento posterior, em virtude da grande quantidade de gua contida no mesmo. XI.3 gua de Lavagem: Logo que a seo do filtro emerge no lquido, necessrio aplicar gua para a lavagem da torta, visando a aumentar a extrao do caldo. Da gua utilizada a maior parte fica retida na torta, somente 20 a 30% saem no caldo claro. A quantidade de gua a ser aplicada fator determinante para a eficincia do processo. Entretanto, o modo de aplic-la, bem como a sua temperatura, so tambm fatores responsveis pelo bom resultado desta operao. A temperatura da gua deve estar ente 75 a 80 C para melhorar a extrao, pois a cera abaixo dessa temperatura impermeabiliza a torta, dificultando a lavagem. Devido a adio de gua na torta, existe uma diferena de 15 a 25% entre o brix do caldo turvo e o do claro. O emprego de uma quantidade excessiva de gua aumenta a concentrao de impurezas no caldo claro, o que indesejvel. O importante no tanto a quantidade, mas sim a observncia das recomendaes tcnicas.
Prof. sulimar

Vrios so os fatores que concorrem para ineficincia da operao de filtrao, prejudicam a conduo do processo de filtrao, os mais importantes so:

Lodo pouco consistente; pH do lodo inadequado; Excesso de terra no lodo; Quantidade inadequada de bagacilho; Quantidade e modo de aplicao de gua de lavagem de cana; Vcuo deficiente; Velocidade excessiva de rotao do filtro; Falta de resistncia da vlvula automtica; Vcuo deficiente devido a vazamento; Falta de limpeza da superfcie e filtrante.

XII EVAPORAO Os evaporadores correspondem a 4 ou 5 corpos de evaporao de funcionamento contnuo Com a finalidade principal de remoo da maior parte da gua existente no caldo clarificado, que sado dos decantadores enviado para um reservatrio e atravs de bombeamento chega ao 1 corpo de evaporao numa temperatura de mais ou menos 120 125 C sob presso e por intermdio de uma vlvula regulada para passar para o 2 corpo, at o ltimo sucessivamente. Observa-se que o primeiro corpo de evaporadores aquecido por intermdio de vapor vindo das caldeiras ou vapor de escape que j passou por mquina a vapor ou turbina. Ao sair da ltima caixa de evaporao o caldo j concentrado at 56 a 62 brix chamado de Xarope. Para que o vapor vegetal fornecido para cada corpo de evaporao possa aquecer o caldo da caixa seguinte necessrio trabalhar-se com presso reduzida ( vcuo ) a fim de que o ponto de ebulio do lquido seja mais baixo, assim por exemplo, a ltima caixa de evaporao trabalha com 23 a 24 polegadas de vcuo, reduzindo o ponto de ebulio do lquido at 60 C. XII.1 Sangria de Vapor: Como os cozedores a vcuo so corpos de evaporao de simples efeito, uma melhor eficincia quanto ao uso de vapor conseguida pelo aquecimento do vapor de um dos efeitos da evaporao. A economia obtida varia conforme a

Prof. sulimar

posio do efeito de onde sangrado, segundo a frmula: Economia de Vapor = M / N Onde: M = posio do efeito N = nmero de efeitos Assim, a sangria do primeiro efeito de um quadruplo resultaria em uma economia de um quarto do peso de vapor retirado. XII.2 Capacidade: A capacidade de uma seo de evaporao em retirar gua estabelecida pela taxa de evaporao por unidade de rea da superfcie de aquecimento, pelo nmero de efeitos e pela localizao e quantidade de vapor sangrado. Sem o uso de sangria, a capacidade determinada pela performance do efeito menos positivo. O sistema auto equilibrvel. Se um efeito seguinte no consegue usar todo o vapor produzido pelo efeito precedente, a presso no efeito precedente aumentar a e evaporao se reduzir at que o equilbrio seja estabelecido. XII.3 Operao: Na operao da evaporao, o suprimento de vapor de escape para a primeira caixa deve ser controlado de modo a produzir a evaporao total requerida, mantendo-se o xarope numa faixa de 65 a 70 brix. No entanto, uma alimentao uniforme de caldo essencial para uma boa performance da evaporao. XII.4 Controle Automtico: A eficincia da evaporao pode ser aumentada pelo uso de instrumentao de controles automticos. Os elementos essenciais so:

Presso absoluta ( vcuo ); Brix do xarope; Nvel de lquido; Alimentao.

A presso absoluta controlada pela regulagem da quantidade de gua que vai para o condensador, mantendo desse modo uma temperatura do xarope no ltimo corpo ao redor de 55 C.

Prof. sulimar

O valor de ajuste da presso absoluta depender tambm do brix do xarope. Na faixa de 65 70 brix, a presso absoluta ser da ordem de 10 cm de coluna de mercrio. O brix do xarope controlado pela regulagem da vlvula de sada do xarope da ltima caixa, sendo 65 brix, para se prevenir a possibilidade de cristalizao na evaporao. A alimentao dever ser mantida uniforme, utilizando-se tanque de caldo como controle pulmo. Acima de certo nvel, a alimentao sinalizada de modo a reduzir a quantidade de caldo que chega. Abaixo de um certo nvel, reduz-se o suprimento de vapor evaporao, a um nvel mnimo, uma vlvula de gua aberta para manter a evaporao em funcionamento.

XIII CONDENSADORES XIII.1 Condensadores e Sistema de Vcuo: Com um condensador satisfatrio e adequado a capacidade da bomba de vcuo, os pontos importantes na operao so a quantidade e temperatura da gua e vazamentos de ar. Um condensador bem projetado fornecer, na capacidade nominal, uma diferena de 3 C entre a gua descarregada e o vapor sendo condensado. A quantidade de gua necessria depende de sua temperatura, quanto maior a temperatura, maior a quantidade requerida. Os vazamentos de ar constituem usualmente a principal causa do mau funcionamento do evaporador. Todas as caixas e tubulaes devem ser revisadas periodicamente quanto a vazamentos. Outra dificuldade comem o ar contido no caldo alimentado, difcil de ser detectado nos testes para se descobrir vazamento. XIII.2 Remoo de Condensadores: A remoo inadequada dos condensadores pode causar afogamento parcial dos tubos no lado vapor da calndria, com reduo da superfcie efetiva de aquecimento. Os condensados dos pr-aquecedores e evaporadores so geralmente retirados por purgadores instalados nos seus corpos.

Prof. sulimar

Os condensados so armazenados e analisados, de forma que havendo contaminao, a gua condensada no seja reutilizada para fins como o de reposio em caldeiras, pois esses condensados contm geralmente matria orgnica voltil, as quais so principalmente: lcool etlico, outros lcoois como steres e cidos, sendo indesejveis como fonte de alimentao de caldeiras de alta presso. Em contra partida, podem ser utilizados como fonte quente na fbrica. XIII.3 Gases Incondensveis: Uma quantidade considerada de gases incondensveis ( ar e dixido de carbono ) podem entrar na calandra com vapor de aquecimento. O ar entra tambm atravs de vazamentos nas caixas sob vcuo e o dixido de carbono gerado no caldo. Caso no sejam removidos, estes gases se acumularo, interferindo na condensao do vapor na superfcie do tubo. Os gases incondensveis das calandras sob presso podem ser soprados para a atmosfera. Os que estiverem sob vcuo devem ser soprados para o sistema de vcuo. Os gases saem geralmente por vlvulas de tiragem de gases incondensveis, instaladas no corpo dos equipamentos. XIII.4 Incrustaes: O caldo torna-se saturado no que diz respeito a sulfato de clcio e slica antes que a concentrao dos slidos dissolvidos atinja o nvel desejado de 65 brix para o xarope. A precipitao destes compostos, junto com pequenas quantidades de outras substncias, causa o crescimento de incrustaes duras, principalmente na ltima caixa. A transferncia de calor bastante prejudicada. A quantidade de incrustaes depositadas depende de concentrao total de compostos precipitveis no caldo, mas maior constituinte o sulfato de clcio. Para evitar ou minimiz-las so utilizados produtos denominados antiincrustantes. XIII.5 Arraste: Arraste de caldo com vapor de um efeito para a calandra do efeito seguinte ou para o condensador no efeito final resultam em perda de acar e, alm disso, causam contaminaes dos condensados para alimentao de caldeiras e poluio na descarga das guas dos condensadores.
Prof. sulimar

O caldo expandido do topo dos tubos com uma velocidade suficiente para atomizar o lquido e projetar gotculas a uma altura considervel. A velocidade aumenta da primeira para a ltima caixa, atingindo no ltimo corpo velocidades que podem chegar a 18 m/s, dependendo do dimetro do tubo. O problema mais srio no ltimo efeito, e um separador de arraste eficiente essencial. XIII.6 Irregularidades: Os problemas com o mau funcionamento da evaporao poder ter muitas causas, as principais so:

Baixa presso do vapor; Vazamentos de ar no sistema; Suprimento de gua ao condensador; Bomba de vcuo; Remoo de condensados; Incrustaes; Sangria de vapor.

A dificuldade no suprimento de vapor e no sistema de vcuo e de respeito remoo de gases e condensados e a incrustaes, so percebidos com mais facilidade pela observao da queda de temperatura atravs das caixas. Assim, as medidas da temperatura e presso em caixa devem ser registradas regularmente. Uma irregularidade pode ser visualizada pela mudana dessas medidas. Por exemplo, se o gradiente de temperaturas em uma caixa aumenta, enquanto a queda do conjunto de evaporao permanece a mesma, a que atravs das outras caixas ser menor. Isto significa uma anormalidade na caixa que requer investigao, e talvez decorra de falhas na remoo de condensados ou gases incondensveis. O problema decrscimo na evaporao do conjunto todo pode ser causado pela pouca retirada ( sangria ) do vapor para os aquecedores e cozedores a vcuo. Caso o vapor no seja retirado, a presso aumenta, o que pode ser observado pelas leituras de presso.

Prof. sulimar

XIV COZIMENTO O cozimento efetuado com presso reduzida, a fim de evitar a caramelizao do acar e tambm a temperatura mais baixas para uma cristalizao melhor mais fcil. O xarope lentamente concentrado at que se atinja a condio de supersaturao, quando aparecem os primeiros cristais de sacarose. Nesta operao ainda tem-se uma mistura de cristais da sacarose e mel, conhecido como Massa Cozida. XIV.1 Massa Cozida de Primeira: Falta a cristalizao do xarope, os cristais ainda so muito pequenos, requer ento proceder o seu conhecimento. Tem-se uma certa quantidade de cristais j formados em um dos aparelhos de cozimento e vai se alimentando os mesmos com xarope que est depositado, estes cristais vo crescendo at um certo tamanho desejado, que o operrio pode observar atravs de lunetas dispostas nos aparelhos e tambm por meio de sonda. Costuma-se alimentar os cristais de acar com xarope at certo ponto do cozimento e depois continua adicionando-se mel rico. Os cozimentos devem ser bem controlados, evitando a formao de falsos cristais que prejudicam a posterior turbinagem das Massas Cozidas. XIV.2 Massa Cozida de Segunda: Utiliza-se em p de cozimento feito com xarope e alimenta-se estes cristais com mel pobre. Tanto as massas de 1 como as de 2 so descarregadas dos cozedores em caixas retangulares de fundo cilndrico chamadas cristalizadores. A as massas ficam at o ponto de turbinagem. Para a separao dos cristais e dos mis que os acompanham necessrio proceder-se a turbinao das massas. Isto se faz em centrifugas contnua e descontnuas, sendo que nas descontnuas turbinam-se acares da 1 e nas contnuas os acares da 2 que serviro como p de cozimento para os de 1. As turbinas constam de um cesto metlico perfurado e um motor para acionamento. Pela centrifugao os meios atravessam os furos do cesto, ficando retidos os cristais de acar. No incio da centrifugao a massa levada com gua quente retirando-se o que chamamos de mel rico. O acar retirado no fim da turbinagem pelo fundo do cesto.

Prof. sulimar

Os mis rico e pobre so recolhidos em tanques separados, aguardando o momento proveniente da massa de 2 e de cor amarelo-clara e diludo com gua ou xarope nos d um produto denominado Magma, o qual servir como p de cozimento para as massas de 1 , o mel separado das massas de 2 tem o nome de mel final que ser transformado por fermentao em vinho fermentado e este ser aps destilao em lcool hidratado ou anidro. O acar retirado das turbinas descarregado em uma esteira e conduzido atravs de um elevador de canecas para um cilindro rotativo com passagem de ar com a finalidade de extrair a umidade presente a tal ponto que no permita o desenvolvimento de microorganismos os quais causaria deteriorao com perda de sacarose.

XV OPERAES FINAIS XV.1 Secagem: O acar secado em secador de tambor, o qual consiste de um grande tambor provido internamente de telas. O tambor levemente inclinado em relao ao plano horizontal, entrando o acar na parte superior e saindo na mais baixa. O ar quente penetra em contracorrente ao acar para secagem do mesmo. XV.2 Ensaque e Armazenagem: O acar, aps a secagem, pode ser armazenado a granel temporariamente em silos e depois armazenados em sacos de 50Kg ou Bigbags ou expedidos diretamente dos silos. O acar acondicionado em sacos, ao mesmo tempo em que pesado. As balanas podem ser comuns, mas j so utilizadas tambm automticas e semi-automticas, por serem mais praticas. O armazm deve ser impermevel, sendo o piso preferivelmente asfaltado. As paredes devem ser impermebealizadas pelo menos at o nvel do solo. No deve ter janelas e deve conter poucas portas. A ventilao dever ser mnima, principalmente em lugares onde a umidade relativa alta. Quando o ar exterior estiver mais mido, deve-se manter as portas fechadas.

Prof. sulimar

Convm que os sacos empilhados apresentem a menor superfcie de exposio possvel, por isso, as pilhas altas e grandes so as melhores. O acar armazenado sofre quebra de polarizao, e esta pode ser lenta ou gradual ( normal ) e rpida ( anormal ). A quebra brusca pode ser causada por excesso de umidade ( mais comum ) e pela presena de muitas impurezas, como acares redutores e microorganismos.

XVI RESULTADOS E DISCUSSO O primeiro objetivo da unidade industrial ser rentvel, proporcionando em retorno compatvel com os investimentos realizados. Uma maior rentabilidade est relacionada com uma produtividade mais elevada, o que se consegue, por exemplo, com uma otimizao do processo. O processo somente otimizado quando se conhecem os parmetros que o governam, permitindo introduzir modificaes corretivas eventuais efetivando um controle adequado. O controle do processo feito, tendo como suporte os princpios bsicos de observao e medida que integram a anlise do sistema, possibilitando a interpretao dos resultados, e a consequente tomada de deciso. O conjunto de operaes de medidas, anlises e clculos feitas sobre as diversas fases dos processos, constituem o que se denomina Controle Qumico. As diversas operaes necessrias para realizar o Controle Qumico esto a cargo do Laboratrio Industrial, que dever ter recursos humanos e materiais compatveis com a responsabilidade inerente, constituindo um dos alicerces de contabilidade aucareira, permitindo calcular as reaes custo / benefcio. A eficcia do controle aplicado, evitando perdas extraordinrias, depender da preciso dos nmeros levantados ( funo da amostragem tcnica analtica criteriosa ) da qualidade / qualidade das informaes relativas s condies operacionais e da experincia dos tcnicos envolvidos na avaliao dos nmeros.

Prof. sulimar

FABRICAO DE LCOOL A fabricao de lcool uma unidade anexa, portanto o processo de moagem de cana o mesmo j descrito. I - TRATAMENTO DO CALDO Parte do caldo desviado para tratamento especfico para fabricao lcool. Este tratamento consiste em aquecer o caldo a 105C sem adio de produtos qumicos, e aps isto, decant-lo. Aps decantao, o caldo clarificado ir para a pr-evaporao e o lodo para novo tratamento, semelhante feito ao lodo do acar. II - PR-EVAPORAO Na pr-evaporao o caldo aquecido a 115C, evapora gua e concentrado a 20Brix. Este aquecimento favorece a fermentao por fazer uma "esterilizao" das bactrias e leveduras selvagens que concorreriam com a levedura do processo de fermentao. III - PREPARO DO MOSTO Mosto o material fermentescvel previamente preparado. O mosto na Usina Ester composto de caldo clarificado, melao e gua. O caldo quente que vem do pr-evaporador resfriado a 30C em trocadores de calor tipo placas, e enviado s dornas de fermentao. No preparo do mosto define-se as condies gerais de trabalho para a conduo da fermentao como, regulagem da vazo, teor de acares e temperatura. Densmetros, medidores de vazo e controlador de Brix automtico monitoram este processo. IV - FERMENTAO A fermentao contnua e agitada, consistindo de 4 estgios em srie, composto de trs dornas no primeiro estgio, duas dornas no segundo, uma dorna no terceiro e uma dorna no quarto estgio. Com exceo do primeiro, o restante tem agitador mecnico. As dornas tem capacidade volumtrica de 400.000 litros cada, todas fechadas com recuperao de lcool do gs carbnico. na fermentao que ocorre a transformao dos acares em etanol ou seja, do acar em lcool. Utiliza-se uma levedura especial para fermentao alcolica, a Saccharomyces uvarum. No processo de transformao dos acares em etanol h desprendimento de gs carbnico e calor, portanto, necessrio que as dornas sejam fechadas para recuperar o lcool arrastado pelo gs carbnico e o uso de trocadores de calor para manter a temperatura
Prof. sulimar

nas condies ideais para as leveduas. A fermentao regulada para 28 a 3OC. O mosto fermentado chamado de vinho. Esse vinho contm cerca de 9,5% de lcool. O tempo de fermentao de 6 a 8 horas. V - CENTRIFUGAO DO VINHO Aps a fermentao a levedura recuperada do processo por centrifugao, em separadores que separam o fermento do vinho. O vinho delevurado ir para os aparelhos de destilao onde o lcool separado, concentrado e purificado. O fermento, com uma concentrao de aproximadamente 60%, enviado s cubas de tratamento. VI - TRATAMENTO DO FERMENTO A levedura aps passar pelo processo de fermentao se "desgasta", por ficar exposta a teores alcolicos elevados. Aps a separao do fermento do vinho, o fermento a 60% diludo a 25% com adio de gua. Regula-se o pH em torno de 2,8 a 3,0 adicionando-se cido sulfrico que tambm tem efeito desfloculante e bacteriosttico. O tratamento contnuo e tem um tempo de reteno de aproximadamente uma hora. O fermento tratado volta ao primeiro estgio para comear um novo ciclo fermentativo; eventualmente usado bactericida para controle da populao contaminante. Nenhum nutriente usado em condies normais. VII - DESTILAO O vinho com 9,5% em lcool enviado aos aparelhos de destilao. A Usina Ester produz em mdia 35O m de lcool / dia, em dois aparelhos, um com capacidade nominal para 120 m/dia e outro para 150 m/dia. Produzimos lcool neutro, industrial e carburante, sendo o lcool neutro o produto de maior produo, 180 m/dia. O lcool neutro destinado indstria de perfumaria, bebidas e farmacutica. Na destilao do vinho resulta um subproduto importante, a vinhaa. A vinhaa, rica em gua, matria orgnica, nitrognio, potssio e fsforo, utilizada na lavoura para irrigao da cana, na chamada fertirrigao. VIII - QUALIDADE Todas as etapas do processo so monitoradas atravs de anlises laboratoriais de modo a assegurar a qualidade final dos produtos. As pessoas envolvidas passam por treinamentos especficos, capacitando-as a conduzir o processo de forma segura e responsvel, garantindo a qualidade final de cada etapa que envolve a fabricao de acar e lcool

Prof. sulimar

BIBLIOGRAFIA EMILE HUGOT Manual da Engenharia. Vol. II Trad. Irmtrud Miocque. Ed. Mestre Jou. So Paulo, 1969. 653p. COPERSUCAR Controle Qumico da Fabricao do Acar. So Paulo, 1978. 127p. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS Cana de Acar. Terminologia, NBR.8871. Rio de Janeiro, 1958. 3p.

Prof. sulimar

Anda mungkin juga menyukai