Anda di halaman 1dari 7

Seo

ROOTS 4

C O N S T R U I N D O A PA Z D E N T R O D A S N O S S A S C O M U N I D A D E S

O que a Bblia diz sobre a reconciliao?


importante examinarmos cuidadosamente o que a Bblia diz sobre a reconciliao. Isto ajuda a formar uma base para o trabalho de desenvolvimento que fazemos. Esta seo examina alguns princpios bblicos, a fim de nos ajudar a pensar sobre os motivos pelos quais os cristos deveriam se envolver no incentivo reconciliao. Estes princpios tambm podem ser compartilhados com os cristos afetados pelo conflito, de forma que eles possam ser piedosos em suas atitudes e aes durante ou aps o conflito.

Reconciliao com Deus


Nosso modelo para a reconciliao a reconciliao com Deus atravs de Jesus Cristo. O primeiro captulo do Gnesis fala sobre a criao de Deus. Deus criou os cus e a terra. Deus viu que o que estava criando era bom. Ele, ento, criou o homem e a mulher e os declarou muito bons. Ado e Eva viviam na terra de Deus sob a beno de Deus (versculo 28). As pessoas tinham shalom (paz) com Deus, umas com as outras e com o meio ambiente.

Shalom

A palavra hebraica shalom usada em muitas passagens da Bblia. Ela traduzida para o portugus como paz. A definio portuguesa moderna de paz a ausncia de tenso ou guerra. Porm, a palavra shalom significa mais do que isto. Ela significa integridade e totalidade com Deus, com os outros e com a criao.

Entretanto, em Gnesis 3, nos dito que a criao de Deus foi danificada pelo pecado. O shalom do jardim do den foi destrudo. As relaes das pessoas com Deus foram rompidas. Isto resultou no rompimento das relaes entre as pessoas e entre as pessoas e o meio ambiente. O resto da Bblia um relato do plano de Deus para restaurar Sua criao trazer sua criao de volta para a relao certa com Ele. Isaas 9 profetiza a vinda de Jesus. O versculo 6 descreve-o como o Prncipe da Paz. O Novo Testamento adota a idia hebraica de shalom como a totalidade na presena de Deus. Shalom, ou paz, vem atravs da morte de Jesus na cruz. Colossenses 1:19-20 diz Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele [em Cristo] habitasse e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que esto na terra como as que esto nos cus. Jesus traz as pessoas de volta relao certa com Deus, umas com as outras e com a criao como um todo. Apocalipse 21:3-4 diz que Deus habitar com o seu povo e no haver mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor.

T E A R F U N D

2 0 0 3

17

O que a Bblia diz sobre a reconciliao?

ROOTS 4

C O N S T R U I N D O A PA Z D E N T R O D A S N O S S A S C O M U N I D A D E S

Reconciliao com os outros


Os cristos devem comprometer-se com a reconciliao das pessoas com Deus. Em Corntios 5:18-20, Paulo diz que Deus nos deu a todos o ministrio da reconciliao. Ele nos chama de embaixadores de Cristo para compartilharmos a mensagem de reconciliao com os outros. Este o nosso chamado para testemunharmos para os que ainda no esto reconciliados com Deus atravs da cruz. Na Bblia, a reconciliao com os outros acompanha a reconciliao com Deus. Nossa resposta graa redentora de Deus expressa atravs da nossa resposta aos outros. A Bblia mostra que as relaes rotas so as razes da pobreza, da marginalizao e do conflito. Estamos vivendo num mundo em que a rebelio humana contra Deus levou ao egocentrismo, o qual, por sua vez, resulta na excluso, na desconfiana, na ganncia e na injustia. A inteno de Deus a reconciliao e a comunidade. H muitas passagens no Novo Testamento em que a unio crist enfatizada e so dadas diretrizes sobre como vivermos em paz uns com os outros. No resto desta seo, examinaremos alguns princpios bblicos, a fim de chegarmos a uma compreenso de por que os cristo deveriam se envolver no incentivo reconciliao.

PRINCPIO 1

Bem-aventurados os pacificadores
Em Mateus 5:9, Jesus diz a seus discpulos: Bem-aventurados os pacificadores, porque eles sero chamados filhos de Deus. A pacificao um aspecto essencial do carter cristo. Observe a palavra pacificadores. necessrio fazer as pazes; isto no algo que simplesmente acontece. interessante que nossa natureza pecadora nos torna perturbadores da paz. Isto visto no mundo de hoje tanto quanto na poca de Jesus. Por causa do pecado, as pessoas perturbam a paz com demasiada facilidade. Isto pode ocorrer atravs de guerras em grande escala, conflitos destrutivos entre indivduos e, infelizmente, conflitos entre as igrejas. A relao das pessoas com Deus restaurada atravs do sangue de Cristo. Porm, nestes versculos de Mateus 5, Jesus tambm mostra preocupao com a cicatrizao das feridas dentro da sociedade. Ele quer ver as relaes entre as pessoas restauradas e pressupe que os cristos sejam pacificadores. Isto significa que os cristos deveriam fazer as pazes entre si. Os cristos tambm possuem um papel na criao de oportunidades para que os no cristos em conflito se encontrem e se reconciliem. Ao oferecermos oportunidades para a reconciliao, podemos mostrar o poder reconciliatrio do Evangelho de uma forma visvel. Isto requer que ns prprios estejamos reconciliados com Deus. Significa tambm que o conflito nas igrejas seja resolvido. H muitas passagens no Novo Testamento que lidam com a questo do conflito nas igrejas. Este problema existiu no incio da igreja assim como ainda existe hoje em dia. O conflito nas igrejas no ser visto neste livro, mas uma questo importante. Assim, oferecemos passagens teis da Bblia e recursos na SEO 5.

18

R E C U R S O S

R O O T S

T E A R F U N D

O que a Bblia diz sobre a reconciliao?

ROOTS 4

C O N S T R U I N D O A PA Z D E N T R O D A S N O S S A S C O M U N I D A D E S

Resolver os conflitos entre os cristos assegura que:


s s

estejamos agindo da forma que Deus deseja possamos nos identificar com outras pessoas em conflito, porque sabemos que ns prprios passamos por ele no sejamos acusados de sermos hipcritas os no cristos vejam como os cristos trabalham juntos em harmonia guiemos as pessoas para Jesus, de maneira que elas se possam reconciliar com Deus.

s s s

PRINCPIO 2

Identidade e unidade
As pessoas com quem nos relacionamos melhor geralmente so as com quem temos algo em comum. Deus criou o homem e a mulher Sua imagem, mas nos fez a todos nicos. No existem duas pessoas completamente iguais no mundo. Todos possumos uma identidade diferente. Isto deve-se, em parte, s caractersticas herdadas, tais como nossa etnia. Ela tambm pode ser moldada pelas pessoas com quem convivemos ou por onde trabalhamos. Achamos mais fcil nos relacionarmos com pessoas do mesmo grupo tnico, familiar, lingstico, etrio ou do mesmo sexo, ou com pessoas que possuem interesses semelhantes, tais como esporte ou msica.

Reflexo

s Pense sobre os diferentes elementos da sua identidade (por exemplo: etnia, religio, sexo, classe

social, idade).
s Pense sobre os seus melhores amigos e colegas. Que aspecto da identidade deles permite que vocs

se relacionem bem entre si?

Deus adora a idia de grupos, tais como a famlia e os grupos tnicos. O desejo de pertencer a um grupo faz parte da natureza humana, criada por Deus. Infelizmente, a identidade grupal , muitas vezes, abusada, ao invs de celebrada. Quando dois grupos entram em contato, freqentemente so as suas diferenas que so enfatizadas. A identidade grupal tambm , com freqncia, usada como desculpa para o conflito ou para esconder outras questes. Contudo, a Bblia diz que Jesus capaz de unir pessoas de diferentes grupos e dar-lhes uma identidade comum. Os termos famlia, comunidade e nao so todos usados na Bblia para descrever o grupo de cristos (veja Glatas 6:10, Hebreus 2:11, 1 Pedro 4:17, Gnesis 28:3, Gnesis 12:2, Gnesis 18:18, Deuteronmio 26:19, 1 Pedro 2:9-10).

T E A R F U N D

2 0 0 3

19

O que a Bblia diz sobre a reconciliao?

ROOTS 4

C O N S T R U I N D O A PA Z D E N T R O D A S N O S S A S C O M U N I D A D E S

ESTUDO BBLICO

Leia Romanos 10:12-13. O que estes versculos nos dizem sobre a atitude de Deus em relao a grupos diferentes? Leia Efsios 2:11-22. Esta passagem enfatiza o fato de que todas as pessoas podem ter acesso igual a Deus e que Sua paz afeta nossas relaes com as outras pessoas. O povo judeu tinha orgulho de sua circunciso, que era um sinal da aliana de Deus com Israel. Os cristos efsios no eram judeus de nascena. Que garantia Paulo oferece aos efsios nos versculos 11-13? O que os versculos 14-18 dizem sobre a hostilidade entre os gentios e Deus e os gentios e os judeus? Qual foi a fora unificadora? Nos versculos 19-22, como os cristos efsios so descritos? Que papel vital desempenhado por Jesus?

Unidade em Cristo

E cantavam um novo cntico, dizendo: Digno s de tomar o livro e de abrir os seus selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e lngua, e povo, e nao. Apocalipse 5:9

Como esta passagem o desafia em sua relao com outros cristos? Como esta passagem o desafia em sua relao com cristos de uma cultura diferente?
s

Leia Colossenses 3:11 e 1 Corntios 12:12-13. O que estes versculos significam para ns hoje em dia? Substitua palavras tais como gregos e judeus por nomes de grupos da comunidade com a qual voc trabalha.

Leia Romanos 15:5-6. Por que Paulo enfatiza a necessidade de unidade? Muitos parceiros usam a frase Unidade na diversidade, ao invs de uniformidade. Discuta esta frase, considerando as passagens bblicas que acabou de ler.

PRINCPIO 3

Amar o prximo
Muitas vezes, na Bblia, somos chamados a amar nosso prximo. Conforme mostra o estudo bblico abaixo, nosso prximo no apenas a pessoa ao lado ou mesmo algum do mesmo pas.

ESTUDO BBLICO

Veja Levtico 19:18, Mateus 19:19, Marcos 12:28-34 e Romanos 13:9. O que todos estes versculos tm em comum? A parbola do Bom Samaritano explica o mandamento amars o teu prximo. Leia Lucas 10:25-37. A mensagem importante que Jesus est transmitindo que nos devemos amar uns aos outros sem nos limitarmos pelas fronteiras culturais e sociais. Quando o advogado pergunta a Jesus quem o meu prximo?, ele talvez estivesse esperando que Jesus respondesse os outros judeus. Porm, Jesus responde de forma diferente. No nos dito nada sobre o homem que atacado, embora os que estivessem ouvindo fossem judeus e teriam presumido que ele era judeu. Entretanto, um sacerdote e um levita, que eram ambos membros da elite religiosa de Israel na poca, passaram pelo homem ferido. Na poca de Jesus, os samaritanos eram desprezados pelos judeus. Entretanto, nesta parbola, um samaritano viajante quem v o homem ferido e sente compaixo por ele.

Amando o nosso prximo

20

R E C U R S O S

R O O T S

T E A R F U N D

O que a Bblia diz sobre a reconciliao?

ROOTS 4

C O N S T R U I N D O A PA Z D E N T R O D A S N O S S A S C O M U N I D A D E S

Quem o seu prximo? Pense nas vezes em que voc achou difcil amar o prximo. Por que voc achou difcil? De que forma a sua atitude em relao aos outros mudar luz desta passagem?

PRINCPIO 4

Amar os inimigos
Muitas vezes, difcil mostrar compaixo para com as pessoas que no conhecemos ou com quem achamos difcil nos relacionar. ainda mais difcil, quando somos odiados ou ameaados pelas pessoas que poderamos ajudar devido nossa situao. O ensinamento bblico sobre a questo de como abordar nossos inimigos bastante clara.

ESTUDO BBLICO

Amando nossos inimigos


s

Leia Mateus 5:43-48. Jesus pede a seus ouvintes que amem seus inimigos. Ele usa o exemplo de Deus, que faz com que o sol se levante e a chuva desa igualmente sobre justos e injustos. Ele est falando do amor incondicional. A maior mostra de amor incondicional a graa de Deus atravs de Jesus Cristo. Ele nos ama apesar do nosso pecado. muito fcil amar e estar com aqueles que nos amam. O que Jesus nos desafia a fazer no versculo 46? O que ele tambm nos desafia a fazer no versculo 47? Que implicaes isto tem para nossas relaes com as pessoas que nos ferem?

A passagem termina com o versculo 48 incentivando-nos a procurar a perfeio ou a integralidade uma idia que est bem prxima da plenitude da paz. Embora nunca venhamos a ser perfeitos nesta terra, devemos procurar seguir o exemplo de Deus, mostrando graa para com nossos inimigos. Isto significa chegar at eles com o amor de Deus, apesar de suas injustias contra os outros e contra ns. Outras passagens para estudo: Lucas 6:27-3 e Romanos 12:14-21.

PRINCPIO 5

Perdoar uns aos outros


O perdo um elemento importante da reconciliao. Para a vtima, o perdo significa desprender-se do ressentimento resultante da dor que lhe foi causada. Isto consiste em encontrar alvio em Cristo, como aquele que suporta a nossa dor. Na Bblia, muitas vezes, somos chamados a perdoarmos uns aos outros (por exemplo: Mateus 6:15, Mateus 18:21-22 e Colossenses 3:13). Philip Yancey, em seu livro, Whats so Amazing about Grace?, mostra como o perdo necessrio para romper a cadeia da falta de graa que existe no mundo. A falta de graa um estado humano natural, enquanto que o perdo um ato desnatural. Assim como a graa, no h nada de justo sobre o perdo. Perdoar uma coisa muito difcil de se fazer.

T E A R F U N D

2 0 0 3

21

O que a Bblia diz sobre a reconciliao?

ROOTS 4

C O N S T R U I N D O A PA Z D E N T R O D A S N O S S A S C O M U N I D A D E S

Emoes, quando somos injustiados

Quando somos injustiados, freqentemente sentimos as seguintes emoes: Eles precisam aprender uma lio

Como posso perdoar, se eles nem esto arrependidos?

No cabe a mim tomar o primeiro passo

No quero incentivar o comportamento irresponsvel

Yancey explica por que devemos perdoar:


s s

A graa e o perdo fazem parte do carter de Deus, e somos chamados a sermos como Deus. Uma das frases da orao do Pai Nosso : Perdoai as nossas ofensas assim como perdoamos a quem nos tem ofendido. Jesus pede que perdoemos neste mundo onde h falta de graa (veja tambm Mateus 18:21-35; a parte fundamental desta parbola o versculo 33). Ao no perdoarmos uns aos outros, estamos, na verdade, sugerindo que as outras pessoas no sejam dignas do perdo de Deus. O perdo rompe o crculo de dor e culpa. Ao desprender-se do ressentimento, a pessoa que perdoa cicatriza suas feridas. H tambm a possibilidade de que o transgressor possa se transformar.

Como vemos que somos capazes de perdoar?


s

Nossa experincia de sermos perdoados por Deus ajuda-nos a achar cada vez mais fcil perdoar os outros. O perdo um ato desnatural. Portanto, precisamos da fora e da graa de Deus para sermos capazes de perdoar os outros.

Justia

Onde a justia se enquadra neste princpio de perdo? Romanos 12:17-21 ajuda-nos a compreender isto. Depois de ler essa passagem, Yancey deu-se conta de que Ao perdoar o outro, estou confiando no fato de que Deus sabe melhor do que eu como fazer justia. Ao perdoar, largo mo do meu prprio direito de vingana e deixo todas as questes de justia para que Deus as resolva (pgina 93).

22

R E C U R S O S

R O O T S

T E A R F U N D

O que a Bblia diz sobre a reconciliao?

ROOTS 4

C O N S T R U I N D O A PA Z D E N T R O D A S N O S S A S C O M U N I D A D E S

importante lembrar que o perdo no absolve um ato de maldade. Como Yancey observa, Embora a injustia no desaparea, quando eu perdo, ela se desprende de mim e passa para as mos de Deus, que sabe o que fazer (pgina 93). Aps esta passagem em Romanos, Paulo passa a falar sobre a autoridade que Deus deu s autoridades governantes para proteger a sociedade. Uma das funes das autoridades governantes castigar o que mal faz (Romanos 13:4). Portanto, mesmo que uma vtima tenha perdoado um transgressor por um crime cometido contra ela, h um mecanismo para fazer justia. Este mecanismo pode ser til, quando no h perdo, porque pode evitar um ciclo de vingana. Entretanto, por causa da natureza pecaminosa dos seres humanos, nenhuma autoridade governante perfeita. Nem todos os governantes so servos de Deus, e eles freqentemente abusam de seu poder. Os sistemas de justia atuais no reconhecem que os crimes magoam as pessoas, alm de quebrarem a lei da terra. Cada vez mais cristos tm argumentado que a justia deveria procurar ajudar a restaurar a relao entre o transgressor e a vtima. Este tipo de justia chamada de justia restaurativa. uma tentativa de personalizar o processo judicirio. A justia restaurativa examina as necessidades das vtimas, das comunidades e dos transgressores, a fim de promover o reparo do dano causado pelo crime e trazer a reconciliao. Muitas vezes, a restituio ocorre durante o processo de justia restaurativa. A restituio o ato de compensar a vtima pela perda, pelo dano ou pelo ferimento. No um elemento necessrio no processo de reconciliao, mas uma resposta adequada para o perdo e o arrependimento. A histria de Zaqueu, o publicano, em Lucas 19:1-10, conta como ele reconheceu Jesus como Senhor. Ele se deu conta de que sua prtica anterior de defraudar os contribuintes estava errada e quis que sua vida mudasse. Ele, assim, restituiu o dinheiro que ganhara atravs da fraude, como resposta ao perdo que havia recebido de Jesus.

Perdo e reconciliao

O perdo leva reconciliao, se a vtima e o transgressor se colocarem frente-a-frente para conversar sobre a maneira como se sentem. Deve haver perdo por parte da vtima e arrependimento por parte do transgressor. Na Bblia, no est claro se o perdo ou o arrependimento que deve vir primeiro, mas eles geralmente ocorrem muito prximos um ao outro. Seja qual for o que vier primeiro, o perdo da vtima crucial para quebrar o ciclo da falta de graa. O transgressor talvez no pea perdo vtima primeiro. Pode ser que a vtima primeiro precise dizer ao transgressor que o perdoa. A injustia do perdo pode, ento, fazer com que o transgressor pense sobre suas aes e se arrependa do que fez. O transgressor e a vtima podem, ento, encontrar-se para se reconciliarem um com o outro.

T E A R F U N D

2 0 0 3

23

Anda mungkin juga menyukai