Anda di halaman 1dari 34

VIAS AREAS

VIAS AREAS
O acesso a vias areas tem prioridade, representa risco iminente de morte; A privao de O2 letal para o crebro e outras estruturas vitais; Medidas fundamentais oferecer oxignio suplementar de forma efetiva, atravs da desobstruo e proteo da via area associado ao suporte ventilatrio.

VIAS AREAS
OBJETIVO DO ACESSO A VIAS AREAS: MANTER PERMEABILIDADE
EVITAR BRONCOASPIRAO EFETUAR RESPIRAO ARTIFICIAL

VIAS AREAS
IDENTIFICAO DO PROBLEMA: A posicionamento adequado de via area pode ser o nico procedimento necessrio. Dificuldade respiratria: sugerem comprometimento de via area ou ventilao. Pode ser: progressiva ou repentina.

VIAS AREAS
Via area desobstruda no garante ventilao adequada;
A no melhora da ventilao: podem indicar trauma de crnio, trauma de coluna cervical, trauma de trax causas potenciais.

VIAS AREAS
CAUSAS DE OBSTRUO DE VIAS AREAS: Queda da lngua (perda do tnus muscular da faringe); Corpos estranhos; Vmitos, secrees ou sangue; Reaes alrgicas.

VIAS AREAS
TCNICAS DE MANUTENO DE VIAS AREAS; Elevao do queixo: Desloca a mandbula para frente enquanto faz abertura da boca ***Estabilizar a coluna cervical!!!

VIAS AREAS
Deslocamento anterior da mandbula:

VIAS AREAS
EQUIPAMENTOS BSICOS: Cnula area Orofarngea:

VIAS AREAS
Indicada para pacientes com risco de obstruo por queda da lngua; ***No deve ser usada em pacientes conscientes ou semiconscientes; ***No usar em pacientes com reflexo de tosse ou vmitos; Pode ser usada durante a ventilao com amb;

VIAS AREAS
Tambm usada para aspirao de boca e garganta de pacientes intubados; *** Se COF muito grande pode obstruir a laringe ou causar traumas em estruturas larngeas; ***Se COF muito pequena pode empurrar a lngua para trs;

VIAS AREAS
1. 2. 3. 4. TCNICA PARA COLOCAO DA COF: Remover secrees aspirao; Selecionar tamanho adequado da COF; Inserir a COF virada, girando a 180 graus; Pode-se inseri-la reta, desde que usando um dispositivo para manter a lngua no assoalho da boca.

VIAS AREAS
Cnula nasofarngea:

VIAS AREAS
Alternativa a COF, quando sua insero difcil ou impossvel; Pode ser usada em pacientes conscientes; Pacientes com forte reflexo de vmito, trismo, trauma macio ao redor da boca.

VIAS AREAS
TCNICA PARA COLOCAO DA CNF: 1. Selecionar CNF de tamanho adequado pode utilizar o dimetro do dedo mindinho do paciente como guia. Medir da ponta do nariz at o lbulo da orelha; 2. Lubrificar a via area; 3. Inserir a CNF se resistncia, girar suavemente, ou tentar outra narina;

VIAS AREAS

VIAS AREAS
***Muco, sangue, vmitos ou tecidos moles podem obstruir a CNF, a aspirao pode ser necessria; *** Inserir suavemente; CNF grande pode penetrar no esfago, causando insuflao gstrica e consequente hipoventilao se ventilao com amb; Pode causar laringoespasmo ou vmitos.

VIAS AREAS
Via area definitiva: intubao orotraqueal:

VIAS AREAS
INTUBAO OROTRAQUEAL Montar equipamento necessrio: laringoscpio, TOT com tamanho adequado, seringa 20 ml, estetoscpio, xilocana gel, cadaro, amb, fio guia. OBS: o umidificador com gua destilada j deve estar conectado ao fluxmetro de O2.

VIAS AREAS
Auxiliar o mdico na intubao: ventilar o paciente com amb, necessrio ventilar o paciente uma vez a cada 5 ou 6 segundos = 10 ou 12 VPM) Cada ventilao deve durar 1 segundo e provocar elevao visvel do trax CUIDADO COM MUITAS VENTILAES POR MINUTO A PRESSO INTRA TORCICA, O RETORNO VENOSO E O DBITO CARDACO.

VIAS AREAS

VIAS AREAS
A HIPERVENTILAO TAMBM PODE PROVOCAR INSUFLAO GSTRICA PROVOCANDO VMITOS. Monitorize a saturao de oxignio = 90%; Testar o Cuff; Aps a intubao pelo mdico, insuflar o cuff*; Fixar a bolsa de ventilao;

VIAS AREAS
realizada a confirmao do posicionamento correto do tubo; Fixe o tubo; Monitorizar para evitar deslocamento. ATENO: COM VIA AREA AVANADA APLIQUE 1 VENTILAO A CADA 6 OU 8 SEGUNDOS = 8 A 10 VPM.

VIAS AREAS
Mscara larngea:

VIAS AREAS
Mscara-bolsa-valva (amb):

VIAS AREAS
Mscara-bolsa-valva (amb): Sua capacidade at 1.600 ml de ar; o paciente pode receber 1.000 ml de ar se ventilado com as duas mos, com as duas= 700 ml; aspiramos normalmente 21% de oxignio; o amb sem reservatrio oferece 40%; com reservatrio eleva-se a 90%.

VIAS AREAS
ASPIRAO DE VIAS AREAS Remoo de sangue, vmitos e secrees; Os dispositivos podem ser rgidos ou flexveis; Rgidos: aspirao de partculas da orofaringe, so calibrosos. Flexveis: aspirao atravs de cnulas.

VIAS AREAS
COMPLICAES DA ASPIRAO: Hipoxemia; Arritmias cardacas; PCR.

VIAS AREAS
OBSTRUO DE VIAS AREAS POR CORPO ESTRANHO: O quadro clnico tpico: agitao, grave dificuldade respiratria, cianose, incapacidade em tossir, respirar e falar, colocar as mos ao redor do pescoo. NO INSTITUDO TRATAMENTO: INCOSNCINCIA BITO

VIAS AREAS
CONDUTA EM OBSTRUES Manobra de Heimlich: abraar a vtima por trs, com o punho fechado na altura do ponto entre o umbigo e o apndice xifide, a outra mo colocada sobre a primeira. comprimir sucessivamente para cima, at desobstruir ou a vtima perder a inconcincia.

VIAS AREAS

OBS: Em gestantes e pessoas obesas as compresses so efetuadas no trax. *** Complicaes: leses em fgado e bao, broncoaspirao.

Anda mungkin juga menyukai