Anda di halaman 1dari 9

Galvanoscpio

(O sensor de corrente eltrica)


Prof. Luiz Ferraz Netto [Lo] leobarretos@uol.com.br

Objetivo O projeto a seguir constitui um simples, porm sensvel, detetor de corrente eltrica. Ele capaz de acusar intensidades de corrente da ordem dos milionsimos do ampre e, assim, pode ser usado em conjunto com fontes alternativas de energia eltrica, com trabalhos de eletromagnetismo e em primorosas apresentaes em Feiras de Cincias. Realmente, os 'sensores' ou detetores de corrente eltrica, sobre os quais apresentaremos vrios modelos, encontram mltiplas aplicaes nos laboratrios de Eletricidade e campos da Fsica ou eletrnica. A verso aqui descrita, bem simples e construda com material de fcil aquisio, permite sua utilizao nas mais variadas experimentaes, conforme veremos. Princpio de funcionamento De h muito se suspeitava que a 'eletricidade' estava relacionada de alguma forma com o magnetismo. Por exemplo, peas de ferro tinham sido freqentemente encontradas 'magnetizadas' nas vizinhanas de algum lugar onde havia "cado" um raio. Mas a conexo entre as duas cincias no foi descoberta seno em 1820. Naquele ano, o cientista dinamarqus Hans Christian Oersted (1777 ---1851), fez uma grande descoberta que deu origem cincia do eletromagnetismo. Ele descobriu que, um fio conduzindo uma corrente eltrica provoca uma deflexo (desvio) de uma agulha magnetizada. O fio foi primeiramente alinhado em paralelo com a agulha de uma bssola (que repousa na direo norte-sul), no havendo fluxo de corrente eltrica, conforme se v abaixo.

Descoberta, feita por Oersted, da interao entre a eletricidade e o magnetismo. Uma corrente eltrica produz uma fora sobre a agulha magntica que estava inicialmente alinhada com o fio

Quando a corrente comeou a passar, a agulha do compasso girou no sentido indicado, at ficar em quase ngulo reto com o fio. Quando cessou a corrente, a agulha retornou sua direo norte-sul normal. A descoberta de Oersted foi verdadeiramente momentosa. Embora um corpo eletrizado, quer positiva ou negativamente, no tenha efeito sobre

um m, uma fraca corrente de cargas em movimento capaz de exercer foras sobre seus 'plos magnticos' --- foras que so transmitidas atravs do espao vazio. O elo de ligao entre a eletricidade e o magnetismo revelara-se como sendo o movimento. Dessa descoberta, portanto, deriva o 'novo' conhecimento cientfico: "toda corrente eltrica produz ao redor dela um campo magntico" --- esse o efeito magntico da corrente e no admite exceo, no importa se o condutor por onde flui a corrente slido, lquido ou gasoso. Esse campo pode agir sobre determinados corpos magnetizando-os e/ou gerar foras de campo capaz de moviment-los se j estiverem magnetizados. Voc poder repetir, com facilidade, a Experincia de Oersted, usando:
uma bssola de bolso (ou apenas a agulha da bssola e suporte), cerca de 50 cm de fio eltrico comum (rgido ou flexvel), uma pilha comum, de lanterna.

Proceda assim: a) ponha a bssola sobre uma mesa, com o mostrador para cima; espere at que a agulha pare indicando a direo norte-sul; b) ponha a regio central do fio sobre a bssola (ou agulha e seu suporte), cuidando para que o fio fique paralelo com a agulha, ou seja, fique tambm na direo norte-sul, conforme ilustramos abaixo.

c) dobre os extremos do fio, prximos s mos, de modo que suas extremidades fiquem bem perto uma da outra. d) pea ao seu colega de trabalho prtico que encoste uma das extremidades desse fio (j desencapado) na base da pilha (terminal negativo). Uma fita adesiva pode ser usada para fixar essa ponta do fio na pilha. e) pea que encoste a outra ponta do fio no topo da pilha (terminal positivo). A agulha balanar vivamente at estacionar fazendo ngulo de 90o com o fio. Desligue rapidamente esse fio! No nada bom para a pilha suportar essa intensa corrente eltrica por muito tempo! f) Repita tudo, desta vez invertendo os terminais da pilha. A agulha ir se desviar em sentido oposto ao anterior.

g) Pegue um pedao de papel de (5 x 10) cm e dobre o lado de maior comprimento em pregas de cerca de 1 cm de altura. Ponha o fio sobre a mesa j na direo norte-sul; ponha o papel pregueado sobre ele de maneira que o fio fique debaixo de uma das pregas e, a seguir, coloque a bssola sobre o papel. O papel pregueado serve de suporte para a bssola. Com essa montagem faremos a corrente eltrica passar 'por debaixo da agulha' em lugar de passar 'por cima da agulha' como no experimento anterior. h) Repita o procedimento de ligar as extremidades do fio na pilha. Compare os sentidos de desvio da agulha da bssola nos dois casos: fio por baixo e fio por cima. Conforme vimos acima, o indicador eletromagntico de correntes mais simples a agulha magntica colocada sob ou sobre o condutor (Experincia de Oersted). Aumentamos a sensibilidade do indicador passando o condutor diversas vezes sob e sobre a agulha magntica. Assim se forma o galvanoscpio, antigamente chamado de Multiplicador.
O galvanoscpio de m mvel

Em um pequeno m em forma de barra e suspenso rotativamente em seu ponto central, como ilustrado abaixo, em (a) ou em um m em forma de disco, ilustrao (b), fixado um ponteiro perpendicularmente linha que une os plos N e S. Nesse ponteiro fixado um 'peso' na extremidade inferior. Colocamos esse arranjo no interior de uma bobina, de modo que o ponteiro saia pelo plo superior (o m fica com direo NS perpendicular direo NS da bobina, na ausncia de corrente eltrica). Com a passagem da corrente eltrica, o m procurar girar de modo a tentar ficar com seus plos N e S o mais prximo possvel dos plos S e N da bobina, devido s repulses entre plos de mesmo nome. Todavia, isso no ocorre de maneira total devido ao torque de retrocesso imposto pelo 'peso' fixado na extremidade inferior do ponteiro. Assim, a agulha apenas se desvia da vertical e esse desvio aumenta com o aumento da intensidade de corrente na bobina.

O indicador de corrente de m mvel descrito acima bastante sensvel e se denomina galvanoscpio de agulha.

Se invertermos o sentido da corrente na bobina, o ponteiro se desvia para o outro lado. O galvanoscpio de agulha no indica a corrente alternada da rede que passa por uma lmpada de filamento. O sistema ponteiro/agulha no pode acompanhar a mudana de sentido da corrente que ocorre 120 vezes por segundo; ele assinar porm um grande desvio, quando a lmpada ligada a uma fonte de corrente contnua correspondente. Poderamos analisar a intensidade da corrente pelo desvio do ponteiro, se este no possusse fora de retrocesso? O galvanoscpio de ferro mvel Comecemos propondo a seguinte experincia: coloque duas hastes cilndricas de ferro (podem ser dois pregos sem cabea, como se ilustra abaixo em (a)), juntas, dentro de uma bobina 'deitada'. Aplique uma tenso eltrica bobina, compatvel com o enrolamento dessa. O que voc observa? Sim, isso mesmo! As hastes se repelem e giram procurando se afastar o mximo possvel uma da outra. Isso ocorre porque as duas hastes se magnetizaram com mesma polaridade em suas extremidades unidas.

Apresentemos outro modelo de galvanoscpio de ferro mvel, melhorando essa 'tcnica dos pregos'. Uma chapa de ferro, na qual fixamos um ponteiro P (ilustrao acima em (b) e (c)), introduzida no interior de uma bobina, defrontando outro chapa de ferro fixa na prpria bobina. A chapa mvel fica apoiada por duas pontas, o que permitem que o ponteiro fique em posio vertical. Ao passar a corrente eltrica pela bobina a chapa mvel desvia-se, afastando-se da chapa de ferro fixa. O ponteiro P, assim, desloca-se ao longo de uma escala e, ao mesmo tempo, serve de torque de retrocesso. O comportamento da chapa mvel o mesmo quer se use de corrente contnua ou de corrente alternada.Que explicao voc d para isso? Os instrumentos de medida de ferro mvel comerciais, repousam no princpio de repulso de barras ou chapas de ferro doce. A idia geral ilustrada abaixo. A chapa mvel repelida pela chapa fixa. Qual a funo da mola espiral que est no ponteiro? Por que empregamos ferro doce?

Instrumento de medida de ferro mvel, funciona tanto com AC como com DC.

Voltemos agora ao nosso Galvanoscpio Didtico cujo princpio de funcionamento o mesmo exposto no indicador de corrente de m mvel, com os recursos que intensificam a sensibilidade do aparelho.
Material
4 tiras de laminados MDF (ou papelo duro) de 8cm x 3cm x 2mm; 1 base de madeira de 10cm x 10cm x 1cm; 4 sarrafos de madeira de 3cm x 1cm x 1cm (optativo); 25 m de fio de cobre esmaltado fino (#28 ou #30); 1 lmina de barbear; 1 m permanente; cola de madeira etc.

Montagem

As 4 tiras de laminado MDF devem ter suas extremidades coladas de modo a formar um "quadro" (armao), com os 4 sarrafos colados em seus cantos (para reforo do quadro), conforme se ilustra (observe o modo de colagem das tiras):

A seguir, o fio de cobre esmaltado, fino, dever ser enrolado nesse quadro, deixando uma pequena margem nos bordos. Cerca de 20 cm das duas extremidades dessa bobina devem sobressair e ter suas extremidades raspadas para retirar o esmalte. Cole esse quadro com o enrolamento sobre a base de madeira e fixe as extremidades dos fios em dois pequenos parafusos. Eis um visual do final dessa etapa:

A prxima etapa consiste em magnetizar a lmina de barbear (popular 'gilete') pela tcnica do 'esfregao'. Abaixo esquematizamos uma lmina de ao (representando a de barbear) e o modo de operar.

A lmina deve ser esfregada no m, vrias vezes e sempre no mesmo sentido e no mesmo plo do m, inclinada de 30o a 45o. O esfregao deve se limitar s duas faces da lmina porm sempre com a mesma extremidade tocando o m. ms tirados de alto falantes tambm servem para essa tcnica. Uma agulha de bom ao pode ser magnetizada pela mesma tcnica, esfregando-a deitada no m, sempre do furo para a

ponta e sempre no mesmo plo. Faa essa operao pelo menos umas 20 vezes. Procedida imantao da lmina esta dever ser presa a um fio de seda e amarrada bem no centro da armao da bobina, como se ilustra:

Pronto! Eis nosso galvanoscpio pronto para indicar a presena de campos magnticos produzido pelas tnues correntes eltricas que circularem pela bobina e assim, detetar a presena de uma tenso eltrica ou, no fim da histria, a presena de energia eltrica. Quanto maior a quantidade de energia eltrica disponvel, tanto mais intensa ser a corrente na bobina e tanto maior ser o desvio apresentado pelo indicador (no caso, a lmina de barbear). Aplicaes Eis alguns experimentos para usar nosso sensor de corrente eltrica: A. Testando a sensibilidade do aparelho Usar uma pilha comum de lanterna e vrios resistores (100 ohms, 220 ohms, 470 ohms, 680 ohms, ... , 10k ohms, 15k ohms etc.). A figura abaixo ilustra esse procedimento.

Coloque um novo parafuso na base de madeira; coloque etiquetas com letras A, B e C. De A e C saem dois fios que devero ser ligados aos terminais da pilha de lanterna. Entre A e B devem ser colocados os resistores que serviro, entre outras, para testar a sensibilidade do aparelho. Comece com o resistor de 100 ohms colocado entre A e B, fixe o fio que sai de C ao plo negativo da pilha (use fita adesiva) e toque a extremidade livre do fio que sai de A no plo positivo da pilha. Verifique

se h movimento da lmina. Troque o resistor entre A e B por outro de 220 ohms; toque o fio livre no positivo da pilha; verifique se a lmina se movimenta. Assim, sucessivamente, v colocando resistores de resistncias cada vez maior entre A e B at que no consiga mais perceber qualquer movimento da lmina. O penltimo resistor testado (aquele para o qual ainda se percebe o mais leve movimento da lmina) servir para o clculo da sensibilidade do galvanoscpio montado. Suponhamos que foi observado movimento da lmina com resistores de at 15k ohms (15 000 ohms). Ento a sensibilidade ser, de acordo com a lei de Ohm: I = U/R = 1,5 volts/15 000 ohms = 0,000 1 A = 0,1 mA = 100 A , ou seja, 100 milionsimos do ampre! Dada a alta sensibilidade, deve-se prever a corrente mxima e assim evitar lig-lo diretamente na sada de fontes de alimentao, nos terminais de pilhas mdias e grandes ou ainda utiliz-o perto de ims ou outros dispositivos que produzam campos magnticos. No se esquea de, ao utiliz-lo, colocar a armao (bobina) paralela ao plano da lmina, de modo que (ao circular a corrente eltrica) a lmina receba em suas extremidades a maior intensidade do campo magntico produzido pela bobina. B. Detetando correntes induzidas Se voc construir duas bobinas (para a segunda, dispensar a lmina de barbear), poder usar nosso galvanoscpio para demonstrar a presena de corrente eltrica produzida nessa segunda bobina, quando se movimenta um m em seu interior. a tradicional Experincia de Faraday. Eis o visual da montagem:

Em Feiras de Cincias, alm do projeto do galvanoscpio em si (j um bom projeto!), voc poder us-lo para testar a converso de energia qumica em energia eltrica (usando pilhas feitas de batatas, bananas, mas, mames etc.), de energia mecnica em eltrica (ligar o aparelho num motor de carrinho de brinquedo e girar o eixo com os dedos ou puxando um barbante), de energia elica em eltrica (colocando uma hlice no eixo do motor citado anteriormente), de energia luminosa em

eltrica (colocando uma fotoclula de calculadora ligado ao nosso aparelho) etc. Bom sucesso! Escreva-nos contando suas peripcias, dificuldades etc.

Anda mungkin juga menyukai