Anda di halaman 1dari 103

O que Vida Saudvel?

Ministrio da Sade
lbum Seriado

Ministrio da Sade

MINISTRIO DA SADE Secretaria de Ateno Sade Departamento de Ateno Bsica Coordenao-Geral da Poltica de Alimentao e Nutrio

O que vida saudvel?


lbum Seriado

Srie F. Comunicao e Educao em Sade

Braslia DF 2004

2004. Ministrio da Sade. permitida a reproduo parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte. Srie F. Comunicao e Educao em Sade Tiragem: 6.000 exemplares
Elaborao, distribuio e informaes: MINISTRIO DA SADE Secretaria de Ateno Sade Departamento de Ateno Bsica Coordenao-Geral da Poltica de Alimentao e Nutrio SEPN 511, bloco C, Edifcio Bittar IV, 4 andar CEP: 70750-543 Braslia, DF Tel.: (61) 448 8040 Fax: (61) 448 8228 E-mail: cgpan@saude.gov.br Home page: www.saude.gov.br/alimentacao Elaboradores: Anelise Rizzolo de Oliveira Pinheiro CGPAN/MS Dillian Adelaine da Silva Goulart CGPAN/MS Elaine Martins Pasquim CGPAN/MS Elisabetta Recine CGPAN/MS Eugnia Lacerda Projeto de Promoo da Sade/SPS/MS Jos Ivo Pedrosa Projeto de Promoo da Sade/SPS/MS Liliane Paula Guimares de Oliveira CGPAN/MS Maria de Ftima Carvalho CGPAN/MS Marlia Mendona Leo CGPAN/MS Mrcio Mancini ABESO Sueli Gonalves Couto INCA/CONPREV Tatiana Lofti de Sampaio Coordenao do Plano de Reorganizao da Ateno Hipertenso Arterial e ao Diabetes Melittus/DAPE/SPS/MS Colaboradores especiais: Carlos Machado Coordenao do Plano de Reorganizao da Ateno Hipertenso Arterial e ao Diabetes Melittus/DAPE/SPS/MS Laurenice Pereira Lima Coordenao do Plano de Reorganizao da Ateno Hipertenso Arterial e ao Diabetes Melittus/DAPE/SPS/MS Romero Bezerra Barbosa Coordenao do Plano de Reorganizao da Ateno Hipertenso Arterial e ao Diabetes Melittus/DAPE/SPS/MS Valria Cunha de Oliveira INCA/CONPREV Vaneide Marcon Cachoeiro Coordenao do Plano de Reorganizao da Ateno Hipertenso Arterial e ao Diabetes Melittus/DAPE/SPS/MS Diagramao e ilustraes: talo Cajueiro de Oliveira Impresso no Brasil / Printed in Brazil

Ficha Catalogrfica

Brasil. Ministrio da Sade. Secretaria de Ateno Sade. Coordenao-Geral da Poltica de Alimentao e Nutrio. O que vida saudvel?: lbum seriado / Ministrio da Sade, Secretaria de Ateno Sade, Coordenao-Geral da Poltica de Alimentao e Nutrio. Braslia: Ministrio da Sade, 2004. 98 p.: il. col. (Srie F. Comunicao e Educao em Sade) ISBN 85-334-0649-5 1. Promoo da Sade. 2. Ateno Bsica de Sade. I. Brasil. Ministrio da Sade. II. Brasil. Secretaria de Ateno Sade. Coordenao-Geral da Poltica de Alimentao e Nutrio. III. Ttulo. IV. Srie. NLM WA 525 Catalogao na fonte Editora MS

Apresentao
O enfoque da promoo da sade nas aes de ateno bsica de fundamental importncia. Um dos aspectos da promoo da sade a promoo da alimentao saudvel, que deve estar inserida no cotidiano das pessoas como um momento agradvel e de socializao. Desta forma, no existem regras prescritas e sim recomendaes gerais que podem ser seguidas, de forma que as pessoas dem preferncia aos alimentos mais nutritivos, em quantidades suficientes, de maneira a promover sade e prevenir doenas. As prticas alimentares saudveis devem ter como enfoque prioritrio o resgate de hbitos alimentares regionais, inerentes ao consumo de alimentos in natura ou minimamente processados, produzidos em nvel local, culturalmente referenciados e de elevado valor nutritivo como verduras, legumes e frutas. Estes devem ser consumidos desde os primeiros anos de vida at a fase adulta e a velhice, considerando sempre sua segurana sanitria. Lembramos que uma alimentao saudvel no deve ser cara, pois deve privilegiar alimentos in natura, produzidos na regio onde se vive. Uma alimentao saudvel deve ser tambm baseada em prticas alimentares que assumam a significao social e cultural dos alimentos como fundamento bsico. A alimentao se d em funo do consumo de alimentos e no de nutrientes. Os alimentos tm gosto, cor, forma, aroma e textura e todos estes componentes precisam ser considerados na abordagem nutricional. Os alimentos trazem significaes culturais, comportamentais e afetivas singulares que jamais podem ser desprezadas. O alimento enquanto fonte de prazer tambm uma abordagem necessria para a promoo da sade. Este lbum foi elaborado para apoiar os profissionais da ateno bsica no tema VIDA SAUDVEL, nas atividades educativas que envolvem a promoo da sade e preveno de doenas, enfocando a Promoo da Alimentao Saudvel e da Atividade Fsica. Pode ser trabalhado em grupos de promoo da sade e atividades de sala de espera. composto de trs partes, a serem trabalhadas em seqncia ou em separado, conforme a ocasio e o tempo disponvel para a atividade: Parte 1: Aspectos importantes para uma vida saudvel; Parte 2: Dez passos para uma alimentao saudvel; Parte 3: Doenas relacionadas a prticas alimentares inadequadas obesidade, hipertenso e diabetes e outros hbitos que se constituem em fatores de risco para doenas crnicas no-transmissveis - alcoolismo e tabagismo. Esperamos que este material possa contribuir para o trabalho da equipe de sade, apoiando as aes de promoo da sade e fornecendo subsdio para a discusso do tema vida saudvel no mbito da ateno bsica.

Instrues para uso do lbum Seriado


Este lbum seriado destina-se a complementar as atividades de grupo e familiares na ateno bsica de sade. lbuns seriados podem apoiar com grande eficincia atividades de grupo, economizando tempo e recursos, dinamizando as discusses e a troca de experincias. O tema central deste lbum seriado a promoo da sade, estimulando-se a adoo de modos de vida saudveis, incluindo aes para o desenvolvimento da conscincia e de habilidades para a autonomia e co-responsabilidade do indivduo, na promoo da sua sade.

INICIANDO O TRABALHO:
Observaes Gerais: - Sugerimos que as partes deste lbum seriado sejam trabalhadas em sequncia ou em separado, conforme o tempo disponvel. Pode-se tambm trabalhar em um conjunto de reunies com o mesmo grupo, para que cada tema possa ser desenvolvido com mais cuidado - Estimular a participao de todos - Respeitar opinies e estimular que todos faam o mesmo - Construir conceitos corretos a partir da experincia vivida dos participantes - Iniciar e fechar a atividade com alguma dinmica de grupo - Evitar tempo de fala muito longo, usar sempre que possvel o recurso da pergunta, pedido de opinio, relato de experincia - Dependendo do objetivo especfico do trabalho em grupo, agregar outras dinmicas como teatro, visitas a supermercados, atividades recreacionais, aulas prticas etc. - Aps dar as boas vindas e apresentar-se, sempre interessante usar algum tipo de dinmica para que os participantes tambm se apresentem e criem um clima amigvel e descontrado. - importante que se deixe claro o objetivo do encontro e o tema que se ser desenvolvido.

ALGUNS CONCEITOS IMPORTANTES:


1. O que Promoo da Sade? Segundo a Carta de Ottawa (1986), promoo da sade o processo de capacitao da comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e sade, incluindo uma maior participao nesse processo. A promoo da sade representa um amplo processo social e poltico, ela no engloba apenas as aes dirigidas para o fortalecimento das habilidades e capacidades dos indivduos, mas tambm das aes direcionadas para as mudanas nas condies sociais, ambientais e econmicas, de forma a aliviar seu impacto sobre a sade pblica e individual. A promoo da sade o processo que possibilita s pessoas aumentar o controle sobre determinantes da sade e dessa forma, melhor-la (Carta de Ottawa, 1986). 2. Aspectos de uma vida saudvel Ter uma vida saudvel mais do que ter um corpo saudvel. O viver saudvel inclui diversos aspectos relacionados ao modo como vivemos. Dependem da cultura, da crena e dos valores que compartilhamos com a comunidade em que fomos criados. Essa combinao de aspectos individuais e coletivos, associada a fatores como as reaes emocionais, estresse, nervosismo, medo, ou tranqilidade, alegria, entusiasmo, nos mostra o quanto complexo pensar a sade e falar de modo de viver saudvel.

O que vida saudvel?

O que vida saudvel para vocs? Permita que os participantes exponham suas opinies como em uma tempestade de idias, antes de passar segunda folha; Estimule a reflexo e a manifestao dos participantes em relao aos fatores que compem uma vida saudvel e se consideram que tm uma vida saudvel, explicando o porqu.

O que Vida Saudvel?

Componentes de uma vida saudvel.

Comentar sobre os fatores que compem uma vida saudvel, estimulando os participantes a fazer colocaes sobre esses e outros que no tenham sido citados.

O que Vida Saudvel?

Amor Sexo Alimentao Paz Educao

Emprego Salrio

Saneamento Atividade Fsica

Transporte Segurana

Lazer

Como posso construir uma vida mais saudvel?

Discutir com o grupo como construir uma vida mais saudvel e lev-lo a reconhecer a importncia da interao dos fatores individual, familiar e comunitrio na sade. Estimular os sujeitos a apresentarem exemplos de atividades/aes que, realizadas nesses diferentes nveis, sejam capazes de promover a sade de todos e de cada um.

REFERENCIAL TERICO
A sade e sua relao com o modo de viver: A sade depende muito pouco da gentica. Evidncias mostram que ela est muito mais relacionada ao modo de viver das pessoas. O sedentarismo e a alimentao no saudvel, o consumo de lcool, tabaco e outras drogas, a correria da vida cotidiana, a competitividade, o isolamento do homem nas cidades so condicionantes diretamente relacionados produo das doenas modernas. A busca da autonomia e sua relao com os outros e com a sociedade A sade somente pode ser conseguida quando o indivduo no depende excessivamente dos profissionais e da rede de sade para ter uma vida saudvel; quando tem maior autonomia para conseguir isso. A busca da autonomia deve estar voltada ao prprio conceito ampliado de sade, que no s um viver saudvel consigo mesmo, mas uma construo deste viver com os outros e com a natureza. Um viver com solidariedade e tolerncia. Entendendo o outro com iguais direitos na sociedade e em suas diferenas enquanto sujeitos. A promoo da sade pressupe que a soluo dos problemas est no potencial de contar com parceiros e a mobilizao da sociedade; trabalha com o princpio da autonomia dos indivduos e das comunidades e refora o planejamento e o poder local.

Como posso construir uma vida mais saudvel?

Eu comigo mesmo

Sade

Eu com minha famlia

Eu com minha comunidade

Como posso construir uma vida mais saudvel?

Mostrar situaes que exemplifiquem como trabalhar a sade nos diversos nveis; Verificar dvidas e esclarecer que os itens listados no esgotam todos os fatores que se relacionam sade.

Como posso construir uma vida mais saudvel?

Eu comigo mesmo
Alimentao Saudvel Atividade Fsica Lazer Higiene Se Gostar F/Espiritualidade Prazer de viver

Como posso construir uma vida mais saudvel?

Eu com minha famlia


Famlia compartilhando momentos/ Dilogo/ Cooperao/ Integrao Carinho/ Cuidado Mtuo/ Ateno e Dedicao Lazer

Como posso construir uma vida mais saudvel?

Eu com minha comunidade


Jogar lixo no lixo/ Plantar uma rvore/ Preservao dos espaos pblicos/ Participar e incentivar a participao das pessoas em grupos ou associaes comunitrias

Como comear?

Esclarecer que, para facilitar a adoo de uma vida saudvel, pode-se comear por alguns passos. Ressaltar que o mais importante a deciso pessoal pela adoo de atitudes e hbitos saudveis.

Como comear?

Referencial Terico.

O Papel da alimentao na construo de vidas mais saudveis


A defesa de um modo de vida saudvel, como o caso da prtica de atividades fsicas e da alimentao, vem se traduzindo na preocupao exagerada com o corpo, com o preparo fsico e com o consumo inadequado de alimentos, incluindo alimentos industrializados, predominando a esttica sobre o viver saudvel. Sob a perspectiva de promoo da sade, a alimentao saudvel um fator fundamental na medida em que desenvolve a sade, evitando a doena e a invalidez e prolongando a vida. A alimentao saudvel no se dirige determinada doena mas serve para garantir a sade e o bem-estar de qualquer pessoa. Existem alguns mitos relacionados alimentao saudvel. Algumas pessoas consideram que na alimentao saudvel no h prazer, por ser sem sabor. No entanto, a alimentao saudvel deve ser preparada com carinho, temperos saborosos, ter aparncia agradvel, porm, sem exageros no acar, sal, gordura e sem restries absolutas a alimentos. Na verdade, a variedade a melhor escolha.

Como comear?

Superando os pr-conceitos: uma alimentao saudvel sem sabor?

Uma alimentao saudvel sem sabor?

Perguntar o que as pessoas acham disso, estimulando que percebam que no preciso restringir alimentos desde que a alimentao seja variada e no se exagere na quantidade.

Uma alimentao saudvel sem sabor?

Alimentos saudveis nutritivos so saborosos.

Variedade de alimentos: para um grupo/indivduo saudvel no deve ser proibido nenhum tipo de alimento.

Uma alimentao saudvel cara?

Em geral, os alimentos industrializados e comprados em supermercados so mais caros que os que adquirimos em feiras, produzidos e vendidos em nossa prpria comunidade. claro que precisamos ter uma renda adequada para comprar os alimentos necessrios nossa sade, de qualidade e em quantidade suficiente para ns e nossa famlia, por isso, importante lutar por um trabalho digno e pelo acesso sade e educao.

Uma alimentao saudvel cara?

Uma alimentao saudvel cara?

Alimentos in natura so aqueles que no passaram por processos de industrializao, so os alimentos que encontramos na natureza, como verduras, legumes e frutas. So tambm chamados alimentos no-processados.

Uma alimentao saudvel cara?

Alimentao saudvel no significa alimentao de custo elevado, pois baseada, principalmente em alimentos: in natura; da Regio (regionais/locais) da safra. Esses fatores contribuem para a reduo do custo e facilitam o acesso a uma alimentao saudvel.

Uma alimentao saudvel cara?

Na hora de comprar alimentos escolha os mais saudveis. No lugar do refrigerante, suco artificial, bolacha recheada ou chips prefira verduras, legumes, frutas e sucos naturais.

Uma alimentao saudvel difcil de ser encontrada?

Uma alimentao saudvel no difcil de ser encontrada. Na verdade, ela quase sempre est ao nosso alcance, devendo ser preferencialmente composta por alimentos regionais. O importante escolher melhor os alimentos e valorizar aqueles produzidos na regio onde vivemos.

Uma alimentao saudvel difcil de ser encontrada?

Uma alimentao saudvel difcil de ser encontrada?

Alimentos seguros so aqueles limpos e sem contaminao, que tem garantida sua qualidade higinico-sanitria.

Uma alimentao saudvel difcil de ser encontrada?

Alimentao saudvel deve ser: Acessvel a toda a populao; Adequada em quantidade, em qualidade e segura; Composta de alimentos in natura, produzidos na regio e da estao. Lembre-se: alimentao saudvel um direito de todos!

Dez passos para uma alimentao saudvel

Apresente os 10 passos da alimentao saudvel, que podem ser seguidos por toda a famlia. Sugira aos participantes que escolham um passo por vez e assim, comecem a tornar sua alimentao mais saudvel. No preciso seguir a ordem dos passos nem adot-los todos de uma vez. Escolha aquele que ser mais til para voc e procure segui-lo todos os dias. Quando o passo j fizer parte de sua rotina, comece a tentar outro.

Dez passos par a alimentao saudvel

uma

Passo 1 - Aumente e varie o consumo de verduras, legumes e frutas. Coma-os 5 vezes por dia. As frutas e verduras so ricas em vitaminas e minerais, nutrientes importantes para a sade, alm de conter fibras, que so componentes dos alimentos que ajudam na digesto e na reduo do colesterol. Este grupo de alimentos tambm ajuda a prevenir doenas como obesidade, diabetes, doenas do corao e alguns tipos de cncer. Sugesto: coma, pelo menos, 4 colheres de sopa de vegetais (verduras e legumes) 2 vezes por dia, no almoo e no jantar. Comece com uma fruta ou uma fatia de fruta no caf da manh e acrescente mais uma nos lanches da manh e da tarde.

Dez passos para uma alimentao saudvel

Passo 1 - Aumente e varie o consumo de verduras, legumes e frutas. Coma-os 5 vezes por dia.

Passo 2 - Coma feijo pelo menos 1 vez ao dia, no mnimo 4 vezes por semana. No mesmo grupo de alimentos do feijo, esto a lentilha, ervilha, gro-debico e fava. Esse grupo chamado de leguminosas, que so gros ricos em ferro, nutriente importante para evitar anemia. Sugesto: o tradicional arroz com feijo uma excelente combinao e pode fazer parte da alimentao do dia-a-dia de crianas e adultos.

Dez passos para uma alimentao saudvel

Passo 2 - Coma feijo pelo menos 1 vez ao dia, no mnimo 4 vezes por semana.

Passo 3 - Reduza o consumo de alimentos gordurosos como carnes com gordura aparente, salsicha, mortadela, frituras e salgadinhos para, no mximo, 1 vez por semana. A gordura em excesso na alimentao faz mal sade, podendo levar a doenas como obesidade e contribuir para outras, como diabetes, presso alta, aumento de colesterol no sangue, doenas no corao e cncer. Sugesto: retire antes do cozimento a pele do frango, a gordura visvel do frango e o couro do peixe. Prefira os alimentos cozidos ou assados e evite cozinhar com margarina, gordura vegetal ou manteiga. Evite frituras e alimentos industrializados que contenham gordura vegetal hidrogenada entre seus ingredientes, que um tipo de gordura prejudicial sade. Acostume-se a ler os rtulos dos alimentos.

Dez passos para uma alimentao saudvel

Passo 3 - Reduza o consumo de alimentos gordurosos como carnes com gordura aparente, salsicha, mortadela, frituras e salgadinhos para, no mximo, 1 vez por semana.

Passo 4 - Reduza o consumo de sal. Tire o saleiro da mesa.

Quem tem hipertenso, a presso alta, deve dar especial ateno a esse passo. O sal contm sdio, um nutriente que, em excesso, pode aumentar a presso. O sdio tambm est presente em vrios alimentos industrializados, como temperos prontos, enlatados, carnes salgadas e embutidos como mortadela, presunto, salsicha e lingia, por isso importante aprender a ler os rtulos. Sugesto: Descubra o valor das ervas e especiarias! Para temperar a comida, o sal pode ser substitudo por temperos naturais, cultivados por voc, como cebola, alho, salsa, cebolinha verde, coentro, alecrim, manjerico, organo, slvia e outros que no sejam industrializados.

Dez passos para uma alimentao saudvel

Passo 4 - Reduza o consumo de sal. Tire o saleiro da mesa.

Passo 5 - Faa pelo menos 3 refeies e 1 lanche por dia. No pule as refeies. mais saudvel fazer um nmero maior de refeies comendo menor quantidade de alimentos. Assim, voc evita que o estmago fique vazio por muito tempo, diminuindo o risco de ter gastrite e de exagerar na quantidade quando for comer. Para lanches e sobremesas prefira frutas.

Dez passos para uma alimentao saudvel

Passo 5 - Faa pelo menos 3 refeies e 1 lanche por dia. No pule as refeies.

Passo 6 - Reduza o consumo de doces, bolos, biscoitos e outros alimentos ricos em acar para no mximo 2 vezes por semana. A ingesto de acar deve ser moderada para todas as pessoas e em todas as fases da vida. Os alimentos ricos em acar geralmente no possuem vitaminas e minerais importantes para uma nutrio adequada. Quem tem diabetes ou histria dessa doena na famlia deve dar especial ateno a este passo, evitando alimentos doces, refrigerantes e acar. Sugesto: as crianas podem ser estimuladas a dar preferncia a frutas e sucos naturais no lugar de doces e refrigerantes ou refrescos artificiais. Diminuir o consumo de acar ajuda a evitar doenas como obesidade, diabetes e cries.

Dez passos para uma alimentao saudvel

Passo 6 - Reduza o consumo de doces, bolos, biscoitos e outros alimentos ricos em acar para, no mximo, 2 vezes por semana.

Reduza o consumo

Passo 7 - Reduza o consumo de lcool e refrigerantes. Evite o consumo dirio. O lcool faz mal sade e causa dependncia. Sugesto: a dependncia do lcool uma doena chamada alcoolismo e tem tratamento. Se voc ou algum da sua famlia dependente, procure o Centro de Sade ou um grupo de apoio mais prximo sua casa.

Dez passos para uma alimentao saudvel

Passo 7 - Reduza o consumo de lcool e refrigerantes. Evite o consumo dirio.

Reduza o consumo

Passo 8 - Aprecie a sua refeio. Coma devagar.

As refeies devem ser um momento de encontro da famlia. No recomendado comer assistindo televiso, pois a tendncia alimentar-se em quantidade maior do que precisa. A qualidade dos alimentos escolhidos no observada, nem se aprecia o sabor dos pratos.

Dez passos para uma alimentao saudvel

Passo 8 - Aprecie a sua refeio. Coma devagar.


EU RECOMENDO!

Passo 9 - Mantenha o seu peso dentro de limites saudveis - veja no servio de sade se o seu IMC est entre 18,5 e 24,9 kg/m2. O IMC (ndice de Massa Corporal) um clculo que fazemos para saber se o peso de uma pessoa est adequado sua altura. Isso importante para a sade, j que o excesso de peso ou o baixo peso aumentam o risco de termos algumas doenas, como anemia, diabetes e hipertenso.

Dez passos para uma alimentao saudvel

Passo 9 - Mantenha o seu peso dentro de limites saudveis veja no servio de sade se o seu IMC est entre 18,5 e 2 24,9 kg/m . ndice de Massa Corporal

Passo 9 - Mantenha o seu peso dentro de limites saudveis - veja no servio de sade se o seu IMC est entre 18,5 e 24,9 kg/m2. O IMC calculado com a seguinte frmula: (mostrar e explicar frmula: o peso em quilos dividido pela altura ao quadrado, ou seja, divide-se o peso pela altura e divide-se o resultado pela altura novamente). O valor encontrado indica se o seu peso est adequado sua altura. Essa tabela uma classificao para adultos e existem classificaes diferentes para adolescentes e idosos.

Dez passos para uma alimentao saudvel

IMC =

Peso (em kilogramas) Altura (em metros)

IMC <18.5 18.5-24.99 25-29.99 >30

Classificao Baixo peso Normal Sobrepeso Obesidade

Passo 10 - Seja ativo. Acumule 30 minutos de atividade fsica todos os dias. A prtica de atividade fsica faz bem sade, ajuda a prevenir doenas e nos deixa mais dispostos para nossas atividades do dia-a-dia. No preciso nenhum equipamento, habilidade, tempo ou conhecimento especial para ser mais ativo.

Dez passos para uma alimentao saudvel

Passo 10 - Seja ativo. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade fsica todos os dias. Caminhe pelo seu bairro. Suba escadas. No passe muitas horas assistindo TV.

Aumente sua atividade fsica! D um passo a mais.

Estimular os participantes a debaterem sobre as opes e oportunidades que tm para serem mais ativos. Movimentar-se e tornar-se mais ativo essencial para a sade fsica e mental. O lazer, o prazer e o movimento so importantes para um viver saudvel. Procure fazer algo agradvel, se possvel, diferente do seu trabalho no diaa-dia. Fazer atividades recreativas junto com a famlia e amigos melhora a qualidade de vida. Escolha atividades prazerosas como: caminhadas, passeios de bicicleta, jogos em grupo, danas e outros. Movimente-se para ser feliz!

Outras atividades fsicas que voc pode fazer

Lavar o carro

Danar

Pedalar

Descer do nibus um ponto antes

A alimentao saudvel e a atividade fsica so fundamentais para a sade e a qualidade de vida, para qualquer pessoa em qualquer fase da vida. Mas o que pode acontecer quando no cuidamos para que a nossa alimentao seja saudvel? Obesidade Hipertenso Diabetes

Obesidade

Mais do que uma questo de esttica, a obesidade um srio problema de sade, porque o excesso de peso pode levar ao desenvolvimento de outras doenas como diabetes, hipertenso, aumento do colesterol no sangue e cncer. A obesidade uma doena muito ligada ao estilo de vida, pois a alimentao inadequada e a inatividade fsica so praticas comuns hoje em dia. Por isso, importante reavaliar nossos hbitos alimentares e praticar atividades fsicas, para manter um peso saudvel e evitar doenas.

Obesidade
uma doena que acontece quando o gasto de energia menor que o consumo, levando ao acmulo de gordura no corpo. O excesso de gordura no corpo pode causar diversos problemas de sade.

Obesidade

A medida da circunferncia abdominal um dos parmetros usados pelos profissionais de sade para avaliar o risco de desenvolvimento de doenas relacionado gordura corporal.

Obesidade

A medida da cintura indica o grau de risco que a gordura corporal representa para o desenvolvimento de doenas associadas obesidade.

Cintura Homens

Risco moderado Risco elevado Mais que 88cm Mais que 102cm Mais que 94cm

Mulheres Mais que 80cm

Hipertenso arterial ou presso alta

Hipertenso arterial ou presso alta Quando se verifica a presso e o valor igual ou maior que 140/90 mmHg ou 14 por 9, em mais de duas medies, considera-se que o indivduo hipertenso.

Hipertenso arterial ou presso alta

Esses so os fatores de risco para hipertenso. Algum se identifica com algum desses fatores?

Hipertenso arterial ou presso alta

Quem tem mais risco de ter hipertenso?


Quem tem excesso de peso; As pessoas que comem alimentos com muita gordura ou com muito sal; Quem tem diabetes; Quem consome muita bebida alcolica; Fumantes;

Hipertenso arterial ou presso alta

Quem tem mais risco de ter hipertenso?


Pessoas da raa negra; Quem tem uma vida muito estressante; Quem tem familiares com hipertenso.

Hipertenso arterial ou presso alta

Porque importante saber se voc tem hipertenso?


Porque quando a hipertenso no tratada, o principal fator de risco para derrames, doenas do corao, problemas nos rins, entupimento das artrias e problemas na viso.

Hipertenso arterial ou presso alta

Se voc tem hipertenso importante fazer o acompanhamento no centro de sade, receber orientaes sobre alimentao e atividade fsica e usar corretamente os medicamentos, conforme indicado pela equipe de sade.

A hipertenso no tem cura, mas tem controle Voc pode ter presso alta e no ter sintomas Verifique sua presso periodicamente, na unidade de sade.

Diabetes

O que Diabetes Mellitus?


Podemos dizer que uma pessoa tem diabetes quando a quantidade de acar presente no sangue, chamada glicose, est aumentada, igual ou acima de 126 mg/dL, medida em jejum.

Diabetes

Tipos de Diabetes
Tipo 1: mais freqente em crianas e jovens Tipo 2: forma mais comum em adultos, sendo que 80% das pessoas com este tipo tm obesidade O diabetes, como a hipertenso, tambm no tem cura, mas tem controle.

Diabetes

Qualquer pessoa pode ter diabetes, mas o risco no o mesmo para todas
Tem mais chance de ficar diabtico aquele que: Tem excesso de peso (obesidade); Faz pouca atividade fsica (sedentrio); Consome excesso de gordura, frituras, doces e massas;

Diabetes

Tem casos de diabetes na famlia; Tem hipertenso; Possui taxas elevadas de colesterol e triglicerdeos no sangue.

Diabetes

Algum conhece um caso de diabetes que resultou em problemas mais srios, como estes?

Diabetes

Porque importante saber se voc diabtico?


Caso a glicose no sangue no seja controlada, o diabetes poder trazer srias conseqncias, como:
Nos olhos Nos rins No corao Cegueira Insuficincia Renal (rins param de funcionar) Infarto e Cardaca Insuficincia

Diabetes

Na circulao e nos nervos No crebro Na gravidez

Problemas nas pernas e ps (dores nas pernas, amputao); Impotncia Sexual Derrame cerebral Abortos

Concluso

Como vimos, a alimentao interfere diretamente na nossa sade; se por um lado fonte de sade e prazer, por outro, pode levar ao desenvolvimento de algumas doenas.

Tabagismo (fumo) e Alcoolismo

O fumo e o lcool so drogas que trazem uma sensao de prazer a muitas pessoas. Por isso, muitos tm dificuldade em mudar esses hbitos. Alm disso, tanto o lcool quanto o fumo, quando usados em excesso, causam dependncia qumica no organismo, o que requer, na maioria dos casos, auxlio de profissionais de sade para deixar de consumi-los.

Alm da alimentao inadequada, outros hbitos podem ser causadores de doenas, como o tabagismo (fumo) e o alcoolismo. A nicotina do cigarro e o lcool das bebidas, embora forneam algum prazer, so DROGAS e causam dependncia, tal como a dependncia causada pela maconha, cocana, herona e outras drogas.

Tabagismo e Alcoolismo

O cigarro contm muitas substncias txicas. Ao fumar, voc fica em contato com mais de 4000 substncias, por exemplo:
Gs carbnico; Produtos qumicos usados na fabricao de acetona, naftalina, formol, veneno de rato e desinfetantes.

Tabagismo e Alcoolismo

Voc conhece os malefcios de fumar?


O tabagismo aumenta o risco de: Cncer em geral; Cncer de pulmo; Infarto do corao; Bronquite crnica; Enfisema pulmonar; Derrame cerebral.

Tabagismo e Alcoolismo

No que se refere ilustrao sobre a unidade de lcool, um copo de cerveja de 300ml possui uma unidade de lcool, assim como uma dose de whisky, com 50 ml, ou um copo de cachaa tambm com 50 ml, ou uma taa de vinho com 50ml. Cada unidade de lcool possui 15 ml de lcool puro.

Tabagismo e Alcoolismo

E o lcool?

300ml (01 copo cerveja)

50ml (01 dose whisky)

50ml (01 copo cachaa)

50ml (01 taa vinho)

01 unidade de lcool

Tabagismo e Alcoolismo

O consumo de bebidas alcolicas est relacionado ao aumento de violncia, acidentes de trnsito e tambm a doenas do fgado, como cirrose e hepatite.

Concluso

A sade construda individual e coletivamente, por isso, alm de fazer a nossa parte em casa, com a famlia e na comunidade, importante participar dos conselhos de sade, buscando a garantia de seus direitos como a sade e a alimentao.

Tabagismo e Alcoolismo

E o lcool?
01 unidade de lcool = 15ml de lcool puro
sem bebida alcolica 1 a 7 unidades por semana 8 a 20 unidades por semana Acima de 21 unidades por semana voc contribui para uma vida saudvel voc ainda no corre risco de dependncia voc est em risco; diminua o consumo voc est em perigo e precisa de ajuda!

Braslia-DF, outubro de 2004

MINISTRIO DA SADE SECRETARIA DE ATENO SADE DEPARTAMENTO DE ATENO BSICA COORDENAO-GERAL DA POLTICA DE ALIMENTAO E NUTRIO

Publicao:LBUMSERIADOOQUEVIDASAUDVEL?

ERRATA
Substituirapalavraporquedaspginas87e99pelapalavraporque.

CoordenaoGeraldaPolticadeAlimentaoeNutrio CGPAN/DAB/SAS/MS

Anda mungkin juga menyukai