Anda di halaman 1dari 5

Ponto Focal de Barreiras Tcnicas s Exportaes

Portal: http://www.inmetro.gov.br/barreirastecnicas Contato: barreirastecnicas@inmetro.gov.br Os artigos assinados so de exclusiva responsabilidade dos autores, no refletindo, necessariamente, a opinio do Inmetro.

Normalizao de ensaios em componentes 1


O Projeto Normalizao de Ensaios em Componentes foi desenvolvido em conjunto pela ASSINTECAL Associao Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calados e Artefatos e pelo CTCCA Centro tecnolgico do Couro, Calados e Afins, e contou com o apoio da APEX Agncia de Promoo de Exportaes. O objetivo fundamental do Projeto foi determinar a equivalncia das normas, nacionais e internacionais, utilizadas para o controle de qualidade dos principais componentes para calados. O trabalho foi desenvolvido sobre os componentes mais testados e os ensaios mais realizados nos principais laboratrios do pas. Os componentes contemplados foram os solados, os laminados sintticos, os txteis, as palmilhas e os metais. Como resultado, so apresentados, para cada componente quais os mtodos de ensaio equivalentes e quais so aqueles que apresentam diferenas estatisticamente significativas. Assim, as empresas de componentes podero informar aos seus clientes as correlaes entre diferentes mtodos de ensaio, evitando duplicidade de testes sobre materiais e facilitando a resoluo de problemas advindos de diferenas entre testes, realizados por mtodos distintos.

Trabalho de maro de 2000. Realizao da Assintecal (Associao Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calados e Artefatos) E-mail: assintecal@assintecal.org.br e Elaborao: CTCCA ( Centro Tecnolgico do Couro, Calado e Afins) E-mail: ctcca@ctcca.com.br

Componentes e ensaios realizados

Solados Densidade Abraso Dureza Resistncia flexo

Laminados Sintticos Resistncia costura Mtodo esttico Resistncia costura Mtodo dinmico Frico Fixao de corantes Trao e alongamento

Palmilhas Absoro e dessoro Resistncia flexo Trao e alongamento Delaminao

Txteis Frico Fixao de corantes Trao e alongamento

Componentes metlicos Resistncia corroso Resistncia trao

Ensaios em solados

NORMAS ESTUDADAS OBSERVAES DIN 53479 Ensaios em materiais sintticos e elastmeros Determinao da densidade Mtodo da Sustentao ASTM D 297 Densidade Normas equivalentes para ASTM D 792 Mtodo de ensaio padro para DENSIDADE densidades superiores a 1,0 determinao do peso especfico e densidade g/cm. de plsticos por deslocamento ABNT 11:300.03-006 Solas, solados e materiais para este fim Determinao da densidade. DIN 53420 Determinao da densidade Normas equivalentes aparente (indicadas para materiais DENSIDADE ABNT 11:300.03-008 Solas, solados e expandidos). materiais para este fim Determinao da densidade Mtodo dimensional. DIN 53420 Determinao da densidade aparente DENSIDADE DIN 53479 Ensaios em materiais sintticos e Normas no equivalentes. elastmeros Determinao da densidade para materiais compactos. DIN 53516 Teste de borracha e elastmero Determinao da abraso SATRA PM 174 Resistncia abraso Mtodo do cilindro rotativo ABRASO Normas equivalentes. ABNT 11:300.03-023 Construo superior do calados - Solas, solados e materiais para este fim Determinao da resistncia ao desgaste por abraso por perda de volume. DIN 53505 Teste de elastmeros Teste de dureza conforme Shore A e D ASTM D 2240 Mtodo de ensaio padro para propriedades da borracha Dureza Durmetro DUREZA Normas equivalentes. ABNT 11:300.03-009 Solas, solados e materiais para este fim Determinao da dureza Shore A e D ABNT 11:300.03-010 Solas, solados e materiais para este fim Determinao da dureza Asker C. SATRA PM 60 Ensaio de flexo com Normas equivalentes equipamento Ross Flex Resistncia ao (aplicadas para materiais com RESISTNCIA crescimento do corte sobre flexes superfcies regulares). FLEXO ASTM D 1052 Medida do desgaste da Borracha Crescimento do corte utilizando o equipamento Ross Flex. DIN 53543 Ensaios de materiais semiduros em poliuretano (PUR) expandido em pele integral material para solados e componentes RESISTNCIA para calados Normas equivalentes FLEXO ABNT 11:300.03-013 Solas, solados e materiais para este fim Determinao da resistncia flexes contnuas. Material ensaiado: Placa de EVA (ensaio de flexo) e placa de TR (para demais ensaios).

ENSAIOS

Ensaios em laminados sintticos

NORMAS ESTUDADAS OBSERVAES PFI Resistncia costura SATRA PM 33 Resistncia em ngulos retos aos perfuros da costura em materiais para RESISTNCIA cabedal Resultados equivalentes. COSTURA ABNT 11:300.01-024 Construo superior do MTODO ESTTICO calado Laminados sintticos Determinao da resistncia costura em ensaio dinmico e esttico de trao. PFI Resistncia costura RESISTNCIA ABNT 11:300.01-024 Construo superior do Grande variabilidade dos COSTURA calado Laminados sintticos resultados. MTODO DINMICO Determinao da resistncia costura em ensaio dinmico e esttico de trao. NBR 11671 Couro Determinao esttica FIXAO DE da fixao de substncias extraveis em gua Normas equivalentes. CORANTES PFI Fixao de corantes Teste da tira DIN 53354 Ensaio de trao em laminado sinttico tecido TRAO E ABNT 11:300.01-016 Construo superior do Normas no equivalentes. ALONGAMENTO calado Laminados sintticos Determinao da resistncia trao e alongamento na ruptura. SATRA PM 31 Mtodo de teste fsico Mquina de abraso Resultados equivalentes Martindale da SATRA para materiais de cabedal e forro. quando da avaliao do FRICO material abrasivo. No DIN 53339 Ensaio de couro Determinao equivalentes na avaliao do da solidez frico do tingimento e acabamento material SATRA PM 167 Resistncia da cor frico Teste com aparelho Crockmeter. Material ensaiado: Laminado sinttico com base em tecido.

ENSAIOS

Ensaios em palmilhas

NORMAS ESTUDADAS OBSERVAES DIN 4843 Calados de proteo Exigncias tcnicas de segurana Testes ABSORO E Absoro de gua, aumento de volume; Resultados equivalentes. DESSORO Dessoro de gua. PFI Absoro de gua, aumento de volume; Dessoro de gua. BS 5131/4.2 ndice de flexo de chapas de RESISTNCIA fibra. Normas equivalentes. FLEXO SATRA PM 3 Teste de resistncia flexo para chapas de fibra. SATRA PM 2 Teste de trao para chapas Normas SATRA PM2 e BS de fibra e chapas para palmilhas 5131/4.5 equivalentes. TRAO E BS 5131/4.5 Resistncia trao de chapas Comparando-as norma da ALONGAMENTO de fibra DIN 53328 apresenta DIN 53328 Ensaio de trao em couros. equivalncia dos resultados somente trao. BS 5131/4.1 Resistncia delaminao da DELAMINAO palmilha de montagem. Normas no equivalentes. PFI Resistncia delaminao Material ensaiado: Palmilha de celulose.

ENSAIOS

Ensaios em componentes metlicos

NORMAS ESTUDADAS OBSERVAES SATRA PM 141 Mtodos de ensaio qumico Manchamento em atmosfera de sulfeto e RESISTNCIA Norma SATRA CM 10 mais corroso em soluo salina CORROSO DIN 4843 Calados de proteo Exigncias rigorosa que DIN 4843 tcnicas de segurana Testes Resistncia corroso de ganchos, ilhoses e tringulos. SATRA PM 141 Fora de ruptura de fivelas Mtodos dos trs pontos. ABNT 11:300.05/009 - Componentes RESISTNCIA Normas no equivalentes. metlicos e plsticos (fivelas, enfeites e TRAO reboques/paralamas) Determinao da resistncia compresso e trao Mtodos A, B, C e D. Material ensaiado: Fivelas metlicas confeccionadas em zamac e revestimento final em nquel, ouro velho ou em nquel oxidado.

ENSAIOS

Anda mungkin juga menyukai