Anda di halaman 1dari 12

TRABALHO DE SOCIOLOGIA

MILE DURKHEIM KARL MARX MAX WEBER

1 SEMESTRE B - DIREITO PROF. PEDRO FILARDIS


DIEGO A. DOS SANTOS KAUE F. RICHETI THIAGO PINHEIRO YARA ENTREPORTES COD. 39105 COD. 40038 COD. 39039 COD.

CENTRO UNIVERSITARIO TOLEDO ARAATUBA-SP 2012

1) O que so situaes sociais e como podemos entend-las? R. So situaes coletivas, que s podem se explicadas por relaes estabelecidas entre pessoas ou grupos de pessoas, no podendo ser compreendidas quando tomadas isoladamente. 2) Qual o objetivo de estudo da sociologia? R. A sociologia estuda a realidade com base na observao sistemtica dos fatos sociais.

Durkheim
Sociedade
A sociedade para Durkheim o conjunto de normas pensamentos e sentimentos que esto fora das conscincias individuais, que defende com regras criadas por outras pessoas, mas mais que so aceitas por eles. J os fatos sociais, que segundo Durkheim, o objeto de estudo da sociologia, so as regras e normas que orientam o comportamento do individuo na sociedade.

Fatos sociais
Para Durkheim, fatos sociais so maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao indivduo, dotadas de um poder coercitivo e compartilhadas coletivamente. Variam de cultura para cultura e tem como base a moral social, estabelecendo um conjunto de regras e determinando o que certo ou errado, permitido ou proibido. No podem ser confundidos com os fenmenos orgnicos nem com os psquicos, constituem uma espcie nova de fatos.

Leis
No pensamento durkeiniano a sociedade prevalece sobre o indivduo, pois quando este nasce tem de se adaptar s normas j criadas, como leis, costumes, lnguas, etc. O indivduo, por exemplo, obedece a uma srie de leis impostas pela sociedade e no tem o direito de modific-las. a sociedade, como coletividade, que organiza, condiciona e controla as aes individuais. O indivduo aprende a seguir normas e regras que no foram criadas por ele, essas regras limitam sua ao e prescrevem punies para quem no obedecer aos limites sociais.

Instituies
Durkheim acredita que as instituies sociais uma forma de proteger a sociedade, j que mantm uma organizao e sacia a vontade dos indivduos que formam as instituies sociais, sendo o motivo da qual muitas duram bastante tempo, j que as pessoas procuram sempre manter a ordem e respeitar as normas impostas seja para qual instituio social for. que possui em todos os grupos e que so aceitos pelos indivduos, sendo que muitas dessas instituies sociais so vem fortalecidas e duram por muito tempo, sendo as instituies sociais familiar, educacional, igrejas, etc. Recreao Religio Educao Politica Econmica Famlia

O comportamento imposto nos grupos institucionais sociais geralmente reflete na sociedade de foma positiva ou negativa e assim a mesma demonstrar positivamente ou negativamente sobre a sua opinio das instituies sociais. Lembrando que cada grupo possuem uma cultura, pensamentos, opinies, normas diferenciadas, sendo que necessrio que os prprios indivduos que formam os grupos das instituies sociais saibam respeitar cada pessoa.

MTODO SOCIOLGICO DE DURKHEIM


Podemos dizer que o mtodo sociolgico de Durkheim apresenta algumas ideias centrais, que percorrem toda a extenso de sua viso sociolgica. So elas: 1) Contraposio ao conhecimento filosfico da sociedade: A filosofia possui um mtodo dedutivo de conhecimento, que parte da tentativa de explicar a sociedade a partir do conhecimento da natureza humana. Ou seja, para os filsofos o conhecimento da sociedade pode ser feito a partir de dentro, do conhecimento da natureza do indivduo. Como a sociedade formada pelos indivduos, a filosofia tem a prtica de explicar a sociedade (e os fatos sociais) como uma expresso comum destes indivduos. De outro lado, se existe uma natureza individual que se expressa coletivamente na organizao social, ento se pode dizer que a histria da humanidade tem um sentido, que deve ser a contnua busca de expresso desta natureza humana. Para Adam Smith, por exemplo, dado que o homem , por natureza, egosta, motivado por fatores econmicos e propenso s trocas, a sociedade de livre mercado seria a plena realizao desta natureza. Para Hegel, a histria da humanidade tendia a crescentemente afirmar o esprito humano da individuao e da liberdade. Para Marx, a histria da sociedade era a histria da dominao e da luta de classes, e a tendncia seria a afirmao histrica, por meio de sucessivas revolues, da liberdade humana e da igualdade, por meio do socialismo. Para Durkheim, estas concepes eram insuportveis, pois eram dedues e no tinham validade cientfica, eram crenas fundamentadas em concepes a respeito da natureza humana. Durkheim acreditava que o conhecimento dos fatos sociolgicos deve vir de fora, da observao emprica dos fatos. 2) Os fenmenos sociais so exteriores aos indivduos: a sociedade no seria simplesmente a realizao da natureza humana, mas, ao contrrio, aquilo que considerado natureza humana , na verdade, produto da prpria sociedade. Os fenmenos sociais so considerados por Durkheim como exteriores aos indivduos, e devem ser conhecidos no por meio psicolgico, pela busca das razes internas aos indivduos, mas sim externamente a ele na prpria sociedade e na interao dos fatos sociais. Fazendo uma analogia com a biologia, a vida, para Durkheim, seria uma sntese, um todo maior do que a soma das partes, da mesma forma que a sociedade uma sntese de indivduos que produz fenmenos diferentes dos que ocorrem nas conscincias individuais (isto justificaria a diferena entre a sociologia e a psicologia).

3) Os fatos sociais so uma realidade objetiva: ou seja, para Durkheim, os fatos sociais possuem uma realidade objetiva e, portanto, so passveis de observao externa. Devem desta forma, ser tratados como "coisas". 4) O grupo (e a conscincia do grupo) exerce presso (coero) sobre o indivduo: Durkheim inverte a viso filosfica de que a sociedade a realizao de conscincias individuais. Para ele, as conscincias individuais so formadas pela sociedade por meio da coero. A formao do ser social, feita em boa parte pela educao, a assimilao pelo indivduo de uma srie de normas, princpios morais, religiosos, ticos, de comportamento, etc. que balizam a conduta do indivduo na sociedade. Portanto, o homem, mais do que formador da sociedade, um produto dela.

Conscincia Coletiva
A conscincia coletiva a fora coletiva exercida sobre um indivduo, que faz com que este aja e viva de acordo com as normas da sociedade na qual est inserido. Assim como na vida mental, a conscincia coletiva feita de representaes que transcendem a esfera individual, por sua superioridade e atua com fora sobre as conscincias individuais. A conscincia coletiva fruto de pequenas contribuies individuais, que juntas, formam o todo, no sendo fruto de teorias metafsicas, mas de fatos sociais reais. Segundo Durkheim, existem duas conscincias distintas em cada indivduo: uma aquela que se confunde com o todo da sociedade e ajuda a form-la, a outra a que cada

pessoa tem de particular e que a faz um indivduo diferente dos demais, apesar de fazer parte do todo. Nessa concepo, fica claro que em uma sociedade o todo no apenas o resultado da soma de cada uma de suas partes, mas algo distinto delas. Para Durkheim, a conscincia coletiva o conjunto de crenas e de sentimentos comuns mdia da populao de uma determinada sociedade, formando um sistema com vida prpria, que exerce uma fora coercitiva sobre seus membros, como o devoto que, ao nascer, j encontra as crenas e prticas religiosas estruturadas e em plena atividade. Se estas prticas j existem, porque esto fora dele, mas mesmo assim, exercem influncia sobre seu comportamento e crenas. um sistema que existe fora do indivduo, mas que o controla pela presso moral e psicolgica, ditando as maneiras como a sociedade espera que se comporte. A prpria educao dada s crianas consiste, ainda segundo Durkheim, em um sistema de conscincia coletiva, uma vez que as foramos a comer, beber, vestir-se e falar de acordo com as normas e padres vigentes na sociedade em que estamos inseridos. Qualquer desvio dos padres dessa sociedade, pode provocar o isolamento do indivduo, comparvel a uma pena imposta por lei. Essa presso sofrida pela criana, a presso da sociedade tentando mold-la sua imagem e semelhana. O indivduo se submete sociedade e nessa submisso que ele encontra abrigo. A sociedade que o fora a seguir determinados padres, a mesma que o protege e o faz sentir-se como parte de um todo estruturado e coeso. Essa dependncia da sociedade traz consigo o conforto de pertencer a um grupo, um povo, um pas. Nesse sentido, no h contradio alguma na relao submisso-libertao.

Mtodo Positivista
O Positivismo de Durkheim. Durkheim um pensador positivista. Acredita que a sociedade possa ser analisada da mesma forma que os fenmenos da natureza. A sociologia tem, assim, como tarefa, o esclarecimento de acontecimentos sociais constantes e recorrentes. O papel fundamental da sociologia seria o de explicar a sociedade para manter a ordem vigente. O tipo ideal de positivismo pode ser dito em trs ideias principais:

A primeira a hiptese fundamental do positivismo: "a sociedade humana regulada por leis naturais", leis invariveis, independentes da vontade e da ao humana, como a lei da gravidade ou do movimento da terra em torno do sol, de modo que na sociedade reina "uma harmonia semelhante da natureza, uma espcie de harmonia natural". Segunda, para o positivismo, a concluso epistemolgica de que "a metodologia das cincias sociais tem que ser idntica metodologia das cincias naturais, posto que o funcionamento da sociedade regido por leis do mesmo tipo das da natureza".

A terceira ideia bsica do positivismo, talvez a de maior consequncia, reza que "da mesma maneira que as cincias da natureza so cincias objetivas, neutras, livres de juzos de valor, de ideologias polticas, sociais ou outras, as cincias sociais devem funcionar exatamente segundo esse modelo de objetividade cientfica". Ou seja: o positivismo "afirma a necessidade e a possibilidade de uma cincia social completamente desligada de qualquer vnculo com as classes sociais, com as posies polticas, os valores morais, as ideologias, as utopias, as vises de mundo", pois este conjunto de opes so prejuzos, preconceitos ou prenoes que prejudicam a objetividade das Cincias Sociais.

Karl Marx

Relaes de Produo
Relaes de Produo um conceito elaborado por Karl Marx e que recebeu muitas definies e utilizaes posteriores. Resumidamente, as relaes de produo so as formas como os seres humanos desenvolvem suas relaes de trabalho e distribuio no processo de produo e reproduo da vida material. Segundo a teoria marxista, nas sociedades de classes as relaes de propriedade so expresses jurdicas das relaes de produo. Assim, nas sociedades de classes, as relaes de produo so relaes entre classes sociais, proprietrios e no proprietrios. As relaes de produo, conjuntamente com as foras produtivas so os componentes bsicos do modo de produo, a base material da sociedade. Para Marx, as relaes de produo so consideradas as mais importantes e consistentes relaes sociais. Os valores sociais e culturais, os modelos de famlia, as leis, a religio, as ideias polticas so aspectos cuja explicao est no colapso de diferentes modos de produo. Marx parte do princpio de que a estrutura de uma sociedade qualquer reflete a forma como os homens organizam a produo social de bens, que engloba dois fatores bsicos: as foras produtivas e as relaes de produo. As foras produtivas constituem as condies materiais de toda a produo. As relaes de produo so as formas pelas quais os homens se organizam para executar a atividade produtiva. Essas relaes se referem s diversas maneiras pelas quais so apropriados e distribudos os elementos envolvidos no processo de trabalho: os trabalhadores, as matrias primas, os instrumentos e as tcnicas de trabalho e o produto final. Assim, as relaes de produo podem ser: cooperativistas (como num mutiro), escravistas (como na antiguidade), servis (como na Europa feudal ), capitalista (como na indstria moderna).

Classes Sociais
Uma classe social um grupo de pessoas que tm status social similar segundo critrios diversos, especialmente o econmico. Diferencia-se da casta social na medida em que ao membro de uma dada casta normalmente impossvel mudar de status. Segundo a ptica marxista, em praticamente toda sociedade, seja ela pr-capitalista ou caracterizada por um capitalismo desenvolvido, existe a classe dominante, que controla direta ou indiretamente o Estado, e as classes dominadas por aquela, reproduzida inexoravelmente por uma estrutura social implantada pela classe dominante. Segundo a mesma viso de mundo, a histria da humanidade a sucesso das lutas de classes, de forma que sempre que uma classe dominada passa a assumir o papel de classe dominante, surge em seu lugar uma nova classe dominada, e aquela impe a sua estrutura social mais adequada para a perpetuao da explorao. A diviso da sociedade em classes consequncia dos diferentes papeis que os grupos sociais tm no processo de produo, seguindo a teoria de Karl Marx. do papel ocupado por cada classe que depende o nvel de fortuna e de rendimento, o gnero de vida e numerosas caractersticas culturais das diferentes classes. Classe social define-se como conjunto de agentes sociais nas mesmas condies no processo de produo e que tm afinidades polticas e ideolgicas.

Capitalismo
O Capital foi a suprema conquista de Marx, o centro da obra de sua vida. Seu objeto era, "revelar a lei econmica do movimento da sociedade moderna". Pensadores econmicos anteriores haviam captado um ou outro aspecto do funcionamento do capitalismo. Marx procurou entend-lo como um todo. Coerente com o mtodo de anlise e concepo de histria, Marx analisou o capitalismo no como o fim da histria, como a forma de sociedade correspondente natureza humana, mas como um modo de produo historicamente transitrio cujas contradies internas o levariam queda. Para Marx, a base de cada sociedade humana o processo de trabalho, seres humanos cooperando entre si para fazer uso das foras da natureza e, portanto, para satisfazer suas necessidades. O produto do trabalho deve, antes de tudo, responder a algumas necessidades humanas. Deve, em outras palavras, ser til. Marx chama-o valor de uso. Seu valor se assenta primeiro e principalmente em ser til para algum. A necessidade satisfeita

por um valor de uso no precisa ser uma necessidade fsica. Um livro um valor de uso, porque pessoas necessitam ler. Igualmente, as necessidades que os valores de uso satisfazem podem ser para alcanar propsitos vis. O fuzil de um assassino ou o cassetete de um policial um valor de uso tanto quanto uma lata de ervilhas ou o bisturi de um cirurgio. Sob o capitalismo, todavia, os produtos do trabalho tomam a forma de mercadorias. Uma mercadoria, como assinala Adam Smith, no tem simplesmente um valor de uso. Mercadorias so feitas, no para serem consumidas diretamente, mas para serem vendidas no mercado. So produzidas para serem trocadas. Desse modo cada mercadoria tem um valor de troca, "a relao quantitativa, a proporo na qual valores de uso de um tipo so trocados por valores de uso de um outro tipo". Assim, o valor de troca de uma camisa poder ser uma centena de lata de ervilhas. Valores de uso e valores de troca so muito diferentes uns dos outros. Para tomar um exemplo de Adam Smith, o ar algo de um valor de uso quase infinito aos seres humanos, j que sem ele ns morreramos, mas que no possui um valor de troca. Os diamantes, por outro lado, so de muito pouca utilidade, mas tem um valor de troca muito elevado. Mais ainda, um valor de uso tem que satisfazer algumas necessidades humanas especficas. Se voc tem fome, um livro no poder satisfaz-lo. Em contraste, o valor de troca de uma mercadoria simplesmente o montante pelo qual ser trocado por outras mercadorias. Os valores de troca refletem mais o que as mercadorias tm em comum entre si, do que suas qualidades especficas. Um po pode ser trocado por um abridor de latas, seja diretamente ou por meio de dinheiro, mesmo que suas utilidades sejam muito diferentes. O que isso que eles tm em comum, que permite a ocorrncia dessa troca? A resposta de Marx que todas as mercadorias tem um valor, do qual o valor de troca simplesmente o seu reflexo. Esse valor representa o custo de produo de uma mercadoria sociedade. Pelo fato de que a fora de trabalho a fora motriz da produo, esse custo s pode ser medido pela quantidade de trabalho que foi devotada mercadoria. Mas por trabalho Marx no se refere ao tipo particular de trabalho envolvido em, digamos, assar um po ou manufaturar um abridor de latas. Esse trabalho real, concreto, como disse Marx, variado e complexo demais para nos fornecer a medida de valor que necessitamos. Para encontrar essa medida ns devemos abstrair o trabalho de sua forma concreta. Marx escreve: "Portanto, um valor de uso ou um bem possui valor, apenas, porque nele est objetivado ou materializado trabalho humano abstrato". Marx no estava interessado especificamente em preos de mercado. Sua meta era entender o capitalismo como uma forma de sociedade historicamente especfica, descobrir o que faz o capitalismo diferente das formas anteriores de sociedade, e que contradies levariam sua futura transformao. Marx no queria saber em que medida o trabalho formava o valor de troca das mercadorias, mas em que forma o trabalho realizava essa funo e porque sob o capitalismo a produo era de mercadorias para o mercado e no de produtos para uso direto como nas sociedades anteriores. O que faz o valor de uma mercadoria? Eis uma pergunta que instigou os economistas da Escola Clssica e que levou Marx a desenvolver o conceito da mais-valia, que descrita por Paul Singer no excerto abaixo: Marx repensa o problema nos seguintes termos: cada capitalista divide seu capital em duas partes, uma para adquirir insumos (mquinas, matrias-primas) e outra para comprar fora de trabalho; a primeira, chamada capital constante, somente transfere o seu valor ao produto final; a segunda, chamada capital varivel, ao utilizar o trabalho dos assalariados, adiciona um valor novo ao produto final. este valor adicionado, que maior que o capital varivel (da o nome "varivel": ele se expande no processo de produo), que repartido entre capitalista e trabalhador. O capitalista entrega ao trabalhador uma parte do valor que este ltimo produziu, sob forma de salrio, e se apropria do restante sob a forma de mais-valia. Na verdade, o trabalhador produz mais do que foi calculado, ou seja, a fora de trabalho cria um valor superior ao estipulado inicialmente. Esse trabalho excedente no pago ao trabalhador e serve para aumentar cada vez mais o capital. Insere-se neste ponto a questo da alienao - o produtor no se reconhece no que produz; o produto surge como um poder separado do produtor. O produto surge ento como algo separado, como uma realidade soberana o fetichismo da mercadoria. Mas o que faz com que o homem no perceba? A resposta, de acordo com Marx, est na ideologia dominante, que procura sempre retardar e disfarar as contradies politicamente. Portanto, a luta de classes s pode ter como objetivo a supresso dessa extorso e a instituio de uma sociedade na qual os produtores seriam senhores de sua produo.

Mtodo
Marx percebe que na sociedade moderna, capitalista, os desejos para se transformarem em realidade relacionam-se ao poder verdadeiramente criador do dinheiro. "Certamente, o trabalho, atividade vital, a vida produtiva, aparece agora

para o homem como o nico meio que satisfaz uma necessidade, a de manter a existncia fsica. A vida produtiva, entretanto, a vida genrica. a vida criando a vida. (...) a vida revela-se simplesmente como meio de vida." Este poder reside no fato dele se constituir como mediador na sua vida produtiva, tambm como "ser genrico" mas alienado e auto alienante, entre o ser imaginrio e o ser sensvel, real, transformando as incapacidades humanas no seu contrrio "como poder alienado da humanidade. "Mas para Marx "o homem faz da atividade vital o objeto da vontade e da conscincia. Possui uma atividade vital lcida (...) ser genrico, ser lcido, o trabalho alienado inverte a relao, uma vez que o homem, enquanto ser lcido, transforma a sua atividade vital, o seu ser, em simples meio da sua existncia. Para Marx, diferentemente de outros animais, o homem constri a beleza! Os animais produzem-se apenas numa direo, produzem-se a si mesmos como necessidade da espcie, ao passo que o homem na sua lucidez produza universalmente, e desta forma, reproduz toda a natureza! O dinheiro visto nesta perspectiva vital da produo aparece como o objeto por excelncia em virtude da sua propriedade universal de se apropriar de todos os objetos, como ser onipotente. A sua natureza de poder tudo comprar segundo Marx " a onipotncia da sua natureza." A simples existncia da vida humana possui caractersticas relacionadas aos seus diversos modos de afirmao que no so necessariamente imutveis, diz Marx, pois os objetos existem para a satisfao de necessidades humanas e "a maneira como o objeto para eles existe o modo caracterstico da sua satisfao. Desta maneira ele considera o dinheiro somente na medida da sua existncia tambm como objeto, objeto sensvel. A afirmao do objeto surge como sua anulao, constitui-se na sua afirmao sensvel, pois o homem um ser que possui sentimentos humanos, onde se manifesta sua afirmao objetiva, ou seja, na sua forma independente como, por exemplo, comer, beber e participar na elaborao do prprio objeto. A afirmao objetiva se vincula a uma relao de dependncia mtua com outro indivduo, sendo da mesma forma, a dependncia da sua prpria satisfao como pessoa.

Materialismo
As relaes sociais so inteiramente interligadas s foras produtivas. Adquirindo novas foras produtivas, os homens modificam o seu modo de produo, a maneira de ganhar a vida, modificam todas as relaes sociais. O moinho a brao vos dar a sociedade com o suserano; o moinho a vapor, a sociedade com o capitalismo industrial. Afirma que o modo pelo qual a produo material de uma sociedade realizada constitui o fator determinante da organizao poltica e das representaes intelectuais de uma poca. Assim, a base material ou econmica constitui a "infraestrutura" da sociedade, que exerce influncia direta na "superestrutura", ou seja, nas instituies jurdicas, polticas (as leis, o Estado) e ideolgicas (as artes, a religio, a moral) da poca. Segundo Marx, a base material formada por foras produtivas (que so as ferramentas, as mquinas, as tcnicas, tudo aquilo que permite a produo) e por relaes de produo (relaes entre os que so proprietrios dos meios de produo, as terras, as matrias primas, as mquinas e aqueles que possuem apenas a fora de trabalho).

Histria e Dialtico
Karl Marx Idealizador de uma sociedade com uma distribuio de renda justa e equilibrada, o economista, cientista social e revolucionrio socialista alemo Karl Heinrich Marx, nasceu na data de 05 de maio de 1818, cursou filosofia, Direito e Histria nas Universidades de Bonn e Berlim e foi um dos seguidores das ideias de Hegel. Algumas influncias no desenvolvimento do pensamento de Marx: leitura crtica da filosofia de Hegel (mtodo dialtico), contato com o pensamento socialista francs e ingls. A viso dialtica da histria nos ensina de modo contundente que as coisas se inter-relacionam, existem em conjunto, determinam umas s outras, ainda que uma delas parea prevalecer e Marx trouxe uma dialtica voltada para questes de economia e infraestrutura, contexto da sociedade, os valores racionais de igualdade e bem-estar humano podem ser conquistados, ou no, por meio da luta dos oprimidos e neste trabalho entraremos na historia da dialtica e a contribuio de Marx para o conceito que prevalece hoje. Dialtica era considerada, na Grcia antiga, como a arte do dilogo. Aos poucos, passou a ser a arte de, no dilogo, demonstrar uma tese por meio de uma argumentao capaz de definir e distinguir claramente os conceitos envolvidos na discusso. Hoje, a dialtica significa outra coisa: o modo de pensarmos as contradies da realidade, o modo de compreendemos a realidade como essencialmente contraditrias em permanente transformao. A dialtica ficou sufocada at o Renascimento. Seu carter instvel, dinmico e contraditrio da condio humana foi corajosamente reconhecido por um pensador mstico e conservador como Pascal (1623 - 1654). Outro filsofo, o italiano Giambattista Vico (1680 - 1744), tambm ajudou a dialtica a se fortalecer. Concluindo, dialtica, em seu sentido etimolgico, significa a arte de relacionar os contraditrios. Marx, ao preservar a primazia da lgica dialtica, afirmou, entretanto, que a tese no o esprito e nem a ideia, e sim a matria, isto a Economia, a infraestrutura. Tanto a dialtica hegeliana quanto a marxista, sustentam que realidade e pensamento so a mesma coisa: as leis do

pensamento so as leis da realidade. A realidade contraditria, mas a contradio supera-se na sntese que a "verdade" dos momentos superados. A dialtica no s pensamento: pensamento e realidade a um s tempo. Mas, a matria e seu contedo histrico ditam a dialtica do marxismo: a realidade contraditria com o pensamento dialtico. O materialismo dialtico uma constante no pensamento do marxismo-leninismo (surgido como superao do capitalismo, socialismo, ultrapassando os ensinamentos pioneiros de Feuerbach).

Max weber
Sociedade
Para Weber a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das aes individuais. Estas so todo tipo de ao que o indivduo faz, orientando-se pela ao de outros. S existe ao social, quando o indivduo tenta estabelecer algum tipo de comunicao, a partir de suas aes com os demais.

Ao Social
A ao social dotada de sentido, este sentido que move o indivduo numa ao social. Este sentido para o individuo subjetivo, mais ele mais que subjetivo, ele intersubjetivo, ou seja este sentido compartilhado por dois ou mais indivduos que o reconhecem e quando interagem o fazem se orientando por este sentido que intersubjetivamente compreendido. Este componente intersubjetivo da ao social significa que este conceito descreve um comportamento que sempre visa um outro, ou seja numa ao social o indivduo nunca visa a si prprio. Pode ocorrer, como geralmente ocorre, que o outro com que nos relacionamos seja um (ou mais) indivduo(s) concreto(s). Entretanto, no raramente este outro ao qual nos remetemos durante uma ao social no um indivduo concreto mais um ser abstrato. o nosso caso ali, na Rua Grande. Nosso comportamento ali no visava exatamente eu e voc mas essa coisa que no tem existncia material e que em grande medida corresponde a uma ideia, ou a um sentimento, que o nosso poderoso Timo. O indivduo como entidade que existe antes da sociedade e que a explica. A diferena, j citada, da Teoria de Max Weber em relao aos outros autores se torna visvel quando entra em cena o ltimo elemento do conceito de ao social, o seu carter probabilstico. Todos se lembram de nossos experimentos e exemplos na sala de aula. Em especial o fenmeno do valor do dinheiro didtico para fixar o que significa este aspecto do conceito de ao social. A moeda (no sentido de pedao de metal) ou a cdula so instrumentos criados para fazer funcionar uma instituio social chamada moeda, que o instrumento que funciona como a mercadoria mais importante no sistema de trocas de mercadorias criado pela sociedade capitalista. A moeda d uma dimenso material e ajuda a quantificar o valor da riqueza produzida e facilita a circulao das demais mercadorias. A moeda enquanto instituio, portanto, a sociedade funcionando. Da forma como Max Weber define a ao social o valor da moeda produto da aceitao e do reconhecimento por parte dos indivduos. Por outro lado, para os indivduos este valor o motivo para trazer consigo a moeda (no sentido de pedao de metal ou de papel). Deste modo pode-se definir que o sentido atribudo a moeda no sentido de pedao de papel fruto da confiana que cada um tem de que os demais reconhece o mesmo valor e importncia a mesma moeda-papel/metal. Ocorre que existe um fenmeno econmico chamado inflao. A inflao a perda do valor (sentido) da moeda (instituio) que se revela na subida dos preos que, por seu turno, a traduo matemtica da perda de importncia da moeda-papel/metal (que uma mercadoria) frente s demais mercadorias. como se em vez de trocar moedapapel/metal ns trocssemos telefones fixos pelas demais mercadorias, por exemplo. Se fosse assim, considerando os preos atuais dos telefones, teramos uma moeda relativamente valorizada. Mas se nosso exemplo for sustentado para simularmos outras coisas, teramos que considerar que a nossa moeda teria hoje um valor bem abaixo daquele que a moeda - telefone fixo - j teve. que ouve um tempo em que as pessoas trocavam telefones por carros ou at por casas. Mas com o passar do tempo, e por alguns motivos, a situao era diferente; e ento j era melhor ficar com o carro, o telefone (como moeda) no valia mais a pena. O fenmeno da inflao trs para os indivduos uma alterao nos valores da moeda-papel/metal (que uma mercadoria). Chega um momento em que, para os indivduos j no

vale mais a pena receber determinadas unidades de moeda-papel/metal. Foi o que aconteceu com a nossa moeda (metal) de 1 centavo. Ela perdeu tanto valor que hoje em dia j no vale mais a pena junt-la no cho. Se voc quiser mais exemplos do que a inflao faz, leia aqui. Os exemplos acima, da inflao, dizem para ns que o sentido que o indivduo atribui a determinada unidade (cdula) de moeda-papel/metal pode no ser forte o suficiente para que esta cdula seja desejada, buscada pelo indivduo. Quando um indivduo entende que no vale mais a pena juntar uma cdula chega-se ao ponto em que o valor da moeda j no tem fora (no sentido de probabilidade) para mover o indivduo. Este entendimento pode ser generalizado, e durante a inflao isso que acontece, de modo que o valor da moeda (e a probabilidade de os indivduos se interessarem por elas) no tem mais fora para mover o indivduo. Ento, o desprezo para com esta moeda-papel/metal explicado pela baixa probabilidade que cada um atribui ao interesse dos demais se interessarem por ela. Este processo de interao de indivduos produz consensos coletivos em torno do sentido que deve ser conferido a moeda, e em grande medida este consenso construdo por indivduo que cria o valor da moeda. Tipologias das Aes sociais Depois de caracterizar o conceito de ao social, Max Weber tambm props uma classificao de tipos de ao social. Basicamente so quatro os tipos. Ao Social Tradicional Este o tipo de ao social em que o comportamento do individuo responde a algum motivo que se justifica pela tradio. So coisas que se faz por que sempre fazemos assim, ou minha famlia sempre fez isso, etc. Ao Social Afetiva a ao social que responde a algum impulso de carter emocional. o caso do comportamento dos jovens numa festa quando esto paquerando. Neste caso a paquera corresponde a uma resposta a situao em que pinta um clima e os aspectos motivacionais do seu comportamento provavelmente no iro se repetir, ao mesmo com a mesma pessoa. Ao Social Racional com Relao a Valores A ao racional o tipo de comportamento guiado por um calculo. Entretanto, alguns clculos que fazemos visam a alcanar um objetivo moral. Neste tipo de situao temos o que Weber chamou e Ao racional com relao a valores. aquilo que um candidato conservador faz numa campanha eleitoral no para barrar a Asceno de um candidato comunista, por exemplo. Atacar o socialista pode no dar votos ao candidato conservador, mas impedir que o comunista cresa entre o eleitorado conservador. Tambm o caso do cristo que entrega o dzimo na igreja. O dzimo produto de um calculo. Mas o crente pode tambm calcular qual o momento do ms mais apropriado para entregar o dzimo sem expor sua famlia a incerteza de um ms eventualmente ruim. Ao Social com Relao a Fins Este o tipo de ao social em que o indivduo calcula o seu comportamento tem em vista alcanar o mximo resultado com o mnimo custo ou esforo. O comportamento econmico o exemplo e modelo mais cristalino deste tipo de ao social.

Instituio
No cerne de relaes sociais, moldadas pelas lutas, Max Weber percebe de fato a dominao, dominao esta, assentada em uma verdadeira constelao de interesses, monoplios econmicos, dominao estabelecida na autoridade, ou seja, o poder de dar ordens, por isso ele acrescenta a cada tipo de atividade tradicional, afetiva ou racional um tipo de dominao particular. Weber definiu as dominaes como a oportunidade de encontrar uma pessoa determinada pronta a obedecer a uma ordem de contedo determinado. Dominao Legal (onde qualquer direito pode ser criado e modificado atravs de um estatuto sancionado corretamente), tendo a burocracia como sendo o tipo mais puro desta dominao. Os princpios fundamentais da burocracia, segundo o autor, so a Hierarquia Funcional, a Administrao baseada em Documentos, a Demanda pela Aprendizagem Profissional, as Atribuies so oficializadas e h uma Exigncia de todo o Rendimento do Profissional. A obedincia se presta no pessoa, em virtude de direito prprio, mas regra, que se conhece competente para designar a quem e em que extenso se h de obedecer. Weber classifica este tipo de dominao como sendo estvel, uma vez que baseada em normas que, como foi dito anteriormente, so criadas e modificadas atravs de um estatuto sancionado corretamente. Ou seja, o poder de autoridade legalmente assegurado. Dominao Tradicional (onde a autoridade , pura e simplesmente, suportada pela existncia de uma fidelidade tradicional); o governante o patriarca ou senhor, os dominados so os sditos e o funcionrio o servidor. O patriarcalismo o tipo mais puro desta dominao. Presta-se obedincia pessoa por

respeito, em virtude da tradio de uma dignidade pessoal que se julga sagrada. Todo o comando se prende intrinsecamente a normas tradicionais (no legais), a meu ver, seria um tipo de lei moral. A criao de um novo direito , em princpio, impossvel, em virtude das normas oriundas da tradio. Tambm classificado, por Weber, como sendo uma dominao estvel, devido solidez e estabilidade do meio social, que se acha sob a dependncia direta e imediata do aprofundamento da tradio na conscincia coletiva. Dominao Carismtica (onde a autoridade suportada, graas a uma devoo afetiva por parte dos dominados). Ela assenta sobre as crenas transmitidas por profetas, sobre o reconhecimento que pessoalmente alcanam os heris e os demagogos, durante as guerras e revolues, nas ruas e nas tribunas, convertendo a f e o reconhecimento em deveres inviolveis que lhes so devidos pelos governados. A obedincia a uma pessoa se d devido s suas qualidades pessoais. No apresenta nenhum procedimento ordenado para a nomeao e substituio. No h carreiras e no requerida formao profissional por parte do portador do carisma e de seus ajudantes. Weber coloca que a forma mais pura de dominao carismtica o carter autoritrio e imperativo. Contudo, Weber classifica a Dominao Carismtica como sendo instvel, pois nada h que assegure a perpetuidade da devoo afetiva ao dominador, por parte dos dominados. Max Weber observa que o poder racional ou legal cria em suas manifestaes de legitimidade a noo de competncia, o poder tradicional a de privilgio e o carismtico dilata a legitimao at onde alcance a misso do chefe, na medida de seus atributos carismticos pessoais.

Normas
Na teoria administrativa, a abordagem estruturalista surgiu com o crescimento das burocracias, em uma perspectiva de anlise que vai alm dos fenmenos internos da organizao, viso pela qual as escolas de at ento se restringiam. Essa abordagem sintetiza as teorias clssicas e as de relaes humanas, porm ganhando novas dimenses que envolvem todas as variveis da organizao. Max Weber foi o primeiro terico dessa abordagem, que em uma anlise voltada para a estrutura, acreditava que a burocracia era a organizao por excelncia. A preocupao de Weber est na racionalidade, entendida como a adequao dos meios aos fins. E uma organizao racional quando eficiente. Assim, para Weber a burocracia era a forma mais eficiente de uma organizao. Max Weber descreveu um tipo de estrutura burocrtica acreditando que era comum maioria das organizaes formais. Weber no definiu um modelo padro para ser aplicado, apenas esquematizou as principais caractersticas da burocracia existente. Weber ao sistematizar seu estudo da burocracia, comea com a anlise dos processos de dominao ou autoridade. Para Weber, a autoridade a probabilidade de haver obedincia dentro de um grupo determinado. Ele distinguia trs tipos de sociedade e autoridade, descritas a seguir. Na sociedade tradicional (tribo, cl, famlia) predominava caractersticas conservacionistas, patriarcais e patrimonialistas; a autoridade que a preside dita tradicional, na qual a obedincia justificada pela tradio, pelo hbito ou pelo costume. Na sociedade carismtica (partidos polticos, grupos revolucionrios, naes em revoluo), onde geralmente existem caractersticas msticas, arbitrrias e personalsticas; a autoridade (carismtica) que a preside justificada pela influncia de um lder detentor de qualidades que o destacam. As sociedades burocrticas (as grandes empresas, os estados modernos, os exrcitos) so caracterizadas por predominar normas impessoais racionalmente definidas; o tipo de autoridade (burocrtica, legal ou racional) justificado pela tcnica, pela justia na lei e pela meritocracia. A burocracia, segundo Weber, traz consigo diversas vantagens. Primeiramente, devido a sua racionalidade, o que significa dizer que procura os meios mais eficientes para atingir as metas da organizao. A preciso com que cada cargo definido proporciona o conhecimento exato de cada responsabilidade. Como as atividades so organizadas em rotinas e realizadas metodicamente, e, conseqentemente, tornam-se previsveis, acaba por conduzir a confiabilidade entre as pessoas, evitando, assim o atrito entre elas. A rapidez nas decises, obtida pela tramitao de ordens e papis, e pela uniformidade de rotinas e regulamentos que colaboram para a reduo de erros e custos. A facilidade de substituio daquele que afastado e os critrios de seleo apenas por competncia tcnica garantem a continuidade do sistema burocrtico, e este ltimo evita o nepotismo. O trabalho profissionalizado, assim os funcionrios so treinados e especializados pelo seu mrito, trazendo benefcios para as organizaes. O tipo ideal de burocracia weberiana tinha como uma das caractersticas a previsibilidade do seu funcionamento contribuindo para a obteno de maior eficincia organizacional. Porm, autores como Merton, encontraram limitaes na obra de Weber, partindo para uma anlise crtica da realidade descrita por ele. Para Merton no existe uma organizao completamente racional, como proposto por Weber. At porque, o tipo ideal de burocracia tendia a ser modificado pelos homens. Merton notou que a burocracia leva tambm a conseqncias imprevistas que conduzem s ineficincias e s imperfeies, e estas por sua vez, so enfatizadas e

exageradas pelos leigos. A esse fenmeno, Merton denomina de disfunes da burocracia, que sero descritas a seguir, internalizao das regras e apego aos regulamentos, excesso de formalismo e de papelrio, resistncia s mudanas e dificuldade no atendimento a clientes e conflitos com o pblico.

Segundo Weber, a autoridade racional-legal prevalece nas sociedades ocidentais e apresenta o modelo para todas as sociedades. Este modelo, tambm chamado burocrtico, caracteriza-se pelos seguintes elementos:

A lei representa o ponto de equilbrio ltimo, ao qual se deve reportar as regras e regulamentos, constituindo aplicaes concretas de normas gerais e abstratas; A burocracia, em qualquer organizao, estabelecida seguindo o princpio da hierarquia. As relaes hierrquicas entre superiores e subordinados so preenchidas por cargos de direo e chefia e cargos subalternos claramente definidos, de forma que a superviso, a ordem e a subordinao sejam plenamente assimiladas e realizadas; A avaliao e a seleo dos funcionrios so feitas em funo da competncia tcnica. Da a exigncia de exames, concursos e diplomas como instrumentos de base admisso e promoo; As relaes informais no tm razo de existir. O funcionrio burocrtico uma pea de uma mquina, esperando-se dele um comportamento formal e estandardizado, de forma a cumprir com exatido as tarefas e funes que lhes esto destinadas; O funcionrio recebe regularmente um salrio, no determinado pelo trabalho realizado, mas segundo as funes que integram esse trabalho e o tempo de servio; O funcionrio burocrata no proprietrio do seu posto de trabalho, as funes que executa e o cargo que ocupa so totalmente independentes e separados da posse privada dos meios de produo da organizao onde trabalha; A profisso de funcionrio de tipo burocrtico supe um emprego fixo e uma carreira regular; O desempenho de cada cargo por parte dos funcionrios burocrticos pressupe uma grande especializao na execuo das suas tarefas e trabalho.

Weber concebeu a Teoria da Burocracia para tornar a organizao eficiente e eficaz, garantindo rapidez; racionalidade; homogeneidade de interpretao das normas; reduo dos atritos e discriminaes; padronizao da liderana (decises iguais em situaes iguais) e o alcance dos objetivos. A burocracia busca amenizar as consequencias das influncias externas organizao, harmonizar a especializao dos seus colaboradores e o controle das suas atividades de modo a se atingir os objetivos organizacionais, atravs da competncia e eficincia, sem consideraes pessoais.

Mtodo Compreensivo e Historicista


Weber sistematiza sua metodologia sociolgica partindo da perspectiva de que o carter particular e especfico de cada formao social e histrica deve ser respeitado. Suas formulaes podem ser vistas como produtos de seu contexto, visto que somente ao incio do sculo XIX a Alemanha passava pelo seu processo de industrializao tardiamente quando comparado expanso urbana e formao da burguesia industrial na Inglaterra e na Frana ainda no sculo XVIII; onde floresceram o Positivismo, e o Evolucionismo, resultando em uma metodologia sociolgica voltada aos anseios da sociedade industrial, e a ela adaptada. Pode-se dizer que enquanto Comte se valia dos preceitos das chamadas cincias "naturais", como a Biologia, Fsica e Matemtica, em outras palavras como exemplo: darwinismo, mecanicismo e racionalismo; na Alemanha a Sociologia ali surginte estaria sob influncia de outras correntes, que visavam anseios menos expansionistas, e lanando mo das cincias humanas, tal como a Antropologia. Uma dessas correntes filosficas o Historicismo, que aps Hegel foi bastante influente na Alemanha, especialmente dentro de seu Idealismo, e mais tarde presente tambm em Marx e seu Materialismo histrico-dialtico. Portanto, o Historicismo como outras escolas filosficas germnicas, propunha um contexto ao que Weber, para elaborar o tipo ideal como instrumento de seu mtodo, preconizava a preocupao com o estudo das evidncias particulares e compreenso das mesmas, em oposio generalizao e comparao presentes em Comte e Durkheim, prprias da sociologia positivista. Para Weber, portanto, o historiador, ou o socilogo, jamais trabalha com a totalidade dos fatos

histricos, baseando-se na coleta de dados e no esforo interpretativo das fontes lidas, portanto com dados esparsos e fragmentrios. Propondo para essa anlise o mtodo compreensivo, isto , um esforo interpretativo do passado e de sua repercusso nas caractersticas peculiares das sociedades contemporneas. Neste mbito, o tipo ideal surge como forma de compreender a realidade, mas sem de fato corresponder a ela, j que a realidade, no seria possvel de ser alcanada em sua totalidade. Igualmente no seria alcanada a neutralidade total e objetiva do cientista, pois este guiado pelos seus sentimentos, por suas escolhas subjetivas e seus valores.

Tipologias
Na primeira parte da obra Economia e Sociedade, Max Weber expe seu sistema de tipos ideais, entre os quais os de lei, democracia, capitalismo, feudalismo, sociedade, burocracia, patrimonialismo e sultanismo. Todos esses tipos ideais so apresentados por Weber como conceitos definidos conforme critrios pessoais, ou seja, trata-se de conceituaes do que ele entende pelo termo empregado, de forma a que o leitor perceba claramente do que ele est falando. O importante nessa tipologia de Weber reside no meticuloso cuidado com que ele articula suas definies e na maneira sistemtica com que esses conceitos so relacionados uns aos outros. A partir dos conceitos mais gerais do comportamento social e das relaes sociais, Weber formula novos conceitos mais especficos, pormenorizando cada vez mais as caractersticas concretas. A abordagem em termos de tipos ideais feita por Weber coloca-se em oposio, por um lado, explicao estrutural dos fenmenos, e, por outro, perspectiva que v os fenmenos como entidades qualitativamente diferentes. Para Max Weber, as singularidades histricas resultam de combinaes especficas de fatores gerais que, se isolados, so quantificveis, de tal modo que os mesmos elementos podem ser vistos numa srie de outras combinaes singulares. Tudo aquilo que se afirma de uma ao concreta, seus graus de adequao de sentido, sua explicao compreensiva e causal, seriam hipteses suscetveis de verificao. Para Max Weber, a interpretao causal correta de uma ao concreta significa que o desenvolvimento externo e o motivo da ao foram conhecidos de modo certo e, ao mesmo tempo, compreendidos com sentido em sua relao. Por outro lado, a interpretao causal correta de uma ao tpica significa que o acontecimento considerado tpico se oferece com adequao de sentido e pode ser comprovado como causalmente adequado, pelo menos em algum grau. Tal o sistema de tipos ideal pensado por Weber.

Anda mungkin juga menyukai