Anda di halaman 1dari 3

Preposies

Usando as preposies corretamente


Patrcia Cordeiro Sbrogio* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

Preposio a palavra invarivel que liga duas palavras ou oraes, estabelecendo entre elas relaes de sentido e de dependncia. Sintaticamente, as preposies no desempenham uma funo, soconectivos, ou seja, estabelecem apenas conexes entre termos da orao. Apesar de no exercer propriamente uma funo sinttica, o empregoadequado das preposies essencial para a coeso do texto.
Classificao das preposies

As preposies podem ser classificadas em essenciais e acidentais. Asessenciais so aquelas que sempre funcionam como preposies. J asacidentais so palavras de outras categorias gramaticais que, em determinados contextos, agem como preposio. Veja alguns exemplos:
Essenciais a, ante, aps, at, com contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem sob, sobre, trs Acidentais afora, como, conforme, consoante, durante, exceto, salvo, segundo, visto

Algumas vezes, a relao entre dois termos estabelecida por duas ou mais palavras e no por uma preposio apenas. Nesses casos, a expresso denominada de locuo prepositiva. As locues prepositivas mais usadas so:
abaixo de acima de alm de antes de ao invs de ao lado de apesar de atrs de atravs de de acordo com dentro de depois de embaixo de em frente a em vez de junto de perto de por entre

Combinao e contrao

As preposies podem se unir a outras palavras, formando combinaes e contraes. Ocorre combinao quando a preposio, na unio com outra palavra, mantm todos os seus fonemas, ou seja, no sofre alterao no som. Isso acontece, por

exemplo, na juno da preposio a e o artigo masculino o (s). Veja:

A contrao ocorre quando a preposio, na unio com outra palavra, sofre alteraes fonolgicas, ou seja, h perda de sons. Veja alguns exemplos: da = de (preposio) + a (artigo) no = em (preposio) + o (artigo) numa = em (preposio) + uma (artigo) pelo = per (preposio) + o (artigo) dessa = de (preposio) + essa (pronome demonstrativo) naquela = em (preposio) + aquela (pronome demonstrativo)
Note: A contrao da preposio a com o artigo a ou com os pronomes a, aquele(s), aquela(s), aquilo recebe o nome decrase. Na escrita, esse fenmeno indicado pelo acento grave.

Os valores das preposies

As preposies ao ligarem palavras ou oraes estabelecem determinados valores semnticos, isto , determinados sentidos que sero definidos pelo contexto. Observe os exemplos abaixo retirados da msica O meu guri, de Chico Buarque :
"Chega suado e veloz do batente" "Tanta corrente de ouro, seu moo" No 1 caso, a preposio do relaciona as palavras chega e batente, indicando uma ideia de procedncia. o J no 2 caso, a preposiode relaciona as palavras corrente e ouro, explicitando a matria da qual feita a corrente.
o

Veja alguns sentidos que as preposies podem assumir:

Vou escola todos os dias. (lugar) A biblioteca fica a duas quadras da minha casa. (distncia) A ltima partida do campeonato foi disputada com garra. (modo) Gostaria de ir com voc ao cinema. (companhia e destino) A rvore foi cortada com um machado antigo. (instrumento) O avio veio de Fortaleza. (lugar) O professor estar aqui em 10 minutos. (tempo)

As lojas foram decoradas para o Natal. (finalidade)

Anda mungkin juga menyukai