Anda di halaman 1dari 13

TEMAS E PROBLEMAS DA ESCOLA ACTUAL

Igualdade de Gnero no Jardim de Infncia

TEMAS E PROBLEMAS DA ESCOLA ACTUAL

NDICE

Agradecimentos 1. Introduo

. .

. .

. .

. .

. .

. .

. .

. .

. .

3 4

2. Aspectos prvios realizao do trabalho 2.1. Motivaes que levaram escolha da temtica . . . . . . . 5 6

2.2. Natureza e forma de recolha da informao apresentada 3. Igualdade de gnero no Jardim de Infncia 3.1. Aspectos a montante familiares e sociais .

. . . . .

. . . . .

7 8 10 12 13

3.2. Prticas e dinmicas no interior do estabelecimento de educao 3.3. Modos de actuao que podem ser melhorados 4. Concluso . . . . . . . . . . . .

Referncias bibliogrficas .

Igualdade de Gnero no Jardim de Infncia

TEMAS E PROBLEMAS DA ESCOLA ACTUAL

Agradecimentos

educadora de infncia Helena B., por se ter disponibilizado em partilhar connosco a sua experincia sobre o modo como as questes da igualdade de gnero so encaradas e trabalhadas em contexto de Jardim de Infncia. Sem ela, a tarefa que nos propusemos realizar no presente trabalho no teria sido, de todo, possvel de concretizar.

Igualdade de Gnero no Jardim de Infncia

TEMAS E PROBLEMAS DA ESCOLA ACTUAL

1. Introduo

Com o presente trabalho, realizado no mbito da disciplina de Temas e Problemas da Escola Actual, do Curso de Formao Especializada em Administrao Escolar (7 edio) do Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaa (CESUCA), pretendemos conhecer algumas prticas e dinmicas levadas a cabo numa classe de Jardim de Infncia com crianas de ambos os sexos, dos trs aos seis anos fomentadoras (ou no) da igualdade de gnero. Simultaneamente, procuramos o estabelecimento de pontes com alguns dos contedos assimilados da leitura da bibliografia consultada e fornecida por uma das docentes da disciplina de Temas e Problemas da Escola Actual, a Professora Doutora Cristina Maria Coimbra Vieira. Em termos de estrutura e organizao, o presente trabalho apresentado em duas partes distintas. Na primeira fazemos referncia a aspectos prvios concretizao do trabalho, particularmente motivaes para a escolha da temtica abordada e natureza e modo de recolha da informao emprica apresentada. Na segunda parte procuramos aferir da existncia de comportamentos e atitudes nas crianas, com origem nos seus ambientes familiares e sociais, reveladores de desigualdade de gnero; apresentamos e analisamos, tirando concluses, as dinmicas e prticas que orientam o modo de funcionamento da classe em estudo, relativamente promoo (ou no) da igualdade de gnero; e, em jeito de balano junto da educadora responsvel pelo grupo, aferimos da necessidade de alterao de algumas prticas e modos de actuao. No captulo Concluso fazemos um balano final do trabalho que nos propusemos realizar.

Igualdade de Gnero no Jardim de Infncia

TEMAS E PROBLEMAS DA ESCOLA ACTUAL

2. Aspectos prvios realizao do trabalho

2.1. Motivaes que levaram escolha da temtica De entre os assuntos abordados na disciplina de Temas e Problemas da Escola Actual, a problemtica das questes de socializao diferenciada na famlia e na escola, em particular as questes de gnero, despertou em ns, desde logo, enorme interesse. Aps a leitura do livro Educao Familiar. Estratgias para a Promoo da Igualdade de Gnero, da autoria da Professora Doutora Cristina Maria Coimbra Vieira, uma das docentes da anteriormente referida disciplina, reformos o interesse pela estudo e reflexo das questes de igualdade de gnero. nesse livro que assenta a temtica problematizada no presente trabalho. Como pai de cinco crianas, meninos e meninas, percebemos que no estamos totalmente isentos embora isso nos deixa at um pouco embaraados de algumas prticas diferenciais de educao dos/as nossos/as filhos/as, em funo da respectiva categoria sexual de pertena (Vieira, 2007, p. 20), facto que nos obriga a investir, o mais possvel, numa mudana de atitudes
e modos de actuao mais reflectidos, conscientes e cuidados. Tambm na nossa prtica profissional diria na escola reconhecemos que alguns esteretipos de gnero (Vieira, 2007, p. 104) nos condicionam e influenciam na nossa forma de actuar junto dos alunos, raparigas e rapazes. Embora isso acontea de uma forma subliminar e inconsciente, temos, neste momento e mais do que nunca, a noo das nossas responsabilidades educativas junto das geraes mais novas e por isso consideramos urgente reflectir sobre as provveis consequncias negativas, a longo prazo, ao nvel cognitivo e afectivo, de um tratamento diferencial das raparigas e dos rapazes assente em falsas pressuposies (Block, 1981, citado por Vieira, 2007, p. 104). A escolha do contexto educativo de Jardim de Infncia e, consequentemente, da faixa etria que ele alberga crianas dos trs aos seis anos de idade foi absolutamente intencional, uma vez que, estamos convictos, este o primeiro pilar educativo na vida das crianas a surgir fora do ambiente da famlia e, por isso, aquele em que primeiro, de uma forma mais precoce, podero ser empreendidas medidas de correco e/ou de reforo em prol da igualdade de gnero entre meninos e meninas. Um outro aspecto tambm por ns considerado interessante e digno de reflexo o facto de no contexto do Jardim de Infncia ser a mulher educadora ou auxiliar a assumir um papel de quase exclusividade no convvio educativo e no desenvolvimento das tarefas concretizadas com as crianas, o que, julgamos, at poder ser um estmulo involuntrio inculcao de esteretipos de gnero nas prprias crianas. A este propsito recordamos os estgios pedaggicos do curso de educao pr-escolar

Igualdade de Gnero no Jardim de Infncia

TEMAS E PROBLEMAS DA ESCOLA ACTUAL

que realizmos h j quase 20 anos e a admirao e satisfao das crianas dos Jardins de Infncia em que estagimos, simplesmente, pelo facto de sermos educador de infncia do sexo masculino. A conjugao e consequente reflexo sobre a pertinncia e interesse dos aspectos referidos levaram a que o mbito da temtica por ns escolhida seja aquele que enunciamos no ttulo do presente trabalho a Igualdade de gnero no Jardim de Infncia.

2.2. Natureza e forma de recolha da informao apresentada Com o objectivo de conhecer de uma forma fundada algumas das prticas e dinmicas fomentadoras (ou no) da igualdade de gnero em contexto de Jardim de Infncia, optmos pela recolha de um testemunho, atravs de uma breve entrevista, junto de uma profissional do referido grau de educao e ensino, a educadora Helena B.. Evidentemente que a recolha de um nico testemunho, pese embora a larga experincia e reconhecida competncia da educadora entrevistada, no nos permite generalizar as concluses obtidas, mas tambm no essa a nossa motivao. Queremos to somente, e apenas, aferir da existncia, e em que moldes, de modos de actuao na educao pr-escolar que contribuam para a promoo da igualdade de oportunidades de desenvolvimento e de aprendizagem (Vieira, 2007, p. 104) dos meninos e das meninas que frequentam este tipo de instituies educativas. As questes abordadas assentam em diversos aspectos que vo desde a percepo que a educadora tem das vivncias mais ou menos estereotipadas que as crianas evidenciam e trazem de casa, forma como so mediadas e abordadas as situaes geradoras de tratamento desigual de gnero nas histrias contadas, nas brincadeiras, em outras actividades entre pares, nas vivncias de casa que as crianas partilham e em outros tipos de situaes , ao modo de actuao dos adultos na sala de aula (especialmente a educadora, mas tambm a auxiliar), nomeadamente quanto percepo e reconhecimento de algumas falhas e limitaes e, no seguimento, avaliao consciente da necessidade de implementar e alterar estratgias de actuao.

Igualdade de Gnero no Jardim de Infncia

TEMAS E PROBLEMAS DA ESCOLA ACTUAL

3. Igualdade de gnero no Jardim de Infncia

3.1. Aspectos a montante familiares e sociais Quando questionada sobre se as crianas evidenciam atitudes, comportamentos e formas de estar e de ser passveis de se ajustarem a esteretipos de gnero, a educadora Helena B. referiu que no grupo de crianas que tem no presente ano lectivo isso visvel. As meninas usam roupas mais coloridas com predominncia das tonalidades rosa e outras cores vivas, dos vestidos e camisolas com florzinhas, bonequinhos e animaizinhos. Usam quase todas cabelo mais comprido, bem penteado, com ganchinhos, bandoletes ou puxinhos, muitas vezes pem pulseiras e anis e trazem para o Jardim peluches e bonecas para brincarem. Os rapazes raramente vestem de cor-de-rosa, nas suas t-shirts esto estampados desenhos de carros, de dinossauros e dos seus heris favoritos, por exemplo o homem-aranha. Eles trazem para a escola carrinhos, dinossauros, bolas e tambm alguns jogos didcticos. A propsito dos brinquedos sobre os quais as crianas manifestam preferncia, quanto mais tpicos de gnero so os brinquedos oferecidos s crianas, mais prematuramente elas comeam a aprender as diferenas entre homens e mulheres e a dar provas da estabilidade do seu gnero (Vieira, 2007, p. 26). Tambm nas conversas que a educadora mantm com as crianas visvel, e no que diz respeito s escolhas das profisses futuras, que as meninas dizem querer vir a exercer profisses iminentemente femininas, por exemplo cabeleireiras, enquanto que os rapazes, alguns querem ter a mesma profisso do pai, ou ento ser futebolistas, bombeiros ou policias. Mais uma vez os esteretipos de gnero esto patentes nos gostos e ambies destas crianas de Jardim de Infncia. A educadora Helena B. referiu que, embora proporcione que todas as crianas brinquem nos diversos espaos da sala de aula, nomeadamente no espao de faz de conta, so as meninas que revelam mais cuidado e aprumo na arrumao dos utenslios de cozinha e das roupinhas do cantinho das bonecas, facto que deixa transparecer alguma assimilao por parte das crianas da atribuio diferencial de tarefas em casa, neste caso s mes. A este propsito Vieira (2007), citando Siegal (1987), refere o seguinte: Porque os filhos e as filhas tendem a ser tratados/as de maneira diferente pelas mes e pelos pais, as meninas

Igualdade de Gnero no Jardim de Infncia

TEMAS E PROBLEMAS DA ESCOLA ACTUAL

costumam envolver-se em actividades femininas e os rapazes em afazeres masculinos, imitando os comportamentos modelados pela me e pelo pai, respectivamente. Os aspectos atrs referidos atestam, com algum grau de segurana e como no poderia deixar de ser, que as crianas absorvem e replicam no Jardim de Infncia os modelos que vivenciam no seio das suas famlias e do seu meio social mais alargado, muitos deles alicerados em esteretipos que conduzem desigualdade de gnero. por isso fundamental o papel dos profissionais que trabalham e interagem com as crianas em outros contextos educativos no familiares (neste caso concreto e com mais responsabilidade a educadora Helena B., no seu Jardim de Infncia) no sentido de contrariar ideias estereotipadas, na sua maioria prejudiciais quer socializao das raparigas, quer dos rapazes (Vieira, 2007, p. 11).

3.2. Prticas e dinmicas no interior do estabelecimento de educao Quando confrontada com a questo da existncia na sua prtica diria da preocupao de estabelecer procedimentos conducentes igualdade de gnero, a educadora Helena B. respondeu peremptoriamente Sim!. Aps o desenvolvimento da resposta, acabou por reconhecer que, em algumas situaes pontuais, porque as coisas esto em ns, existe algum tratamento diferenciado de meninos e meninas em funo da categoria sexual de pertena, mas completou, em contraponto, que tem a preocupao de deixar claro e de explicar que todos podem fazer tudo e no o facto de se ser menino ou de se ser menina que impede de fazer isto ou aquilo. Este procedimento vai ao encontro do que Vieira (2007, p. 108) defende, a necessidade da existncia de estratgias destinadas a assegurar o respeito pelo princpio da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, nos vrios domnios pessoais e sociais e ao longo da vida. A educadora Helena B. referiu tambm que proporciona e estimula os seus meninos e meninas a brincarem em todos os espaos da sala de actividades. Todos brincam com tudo e todas as reas so organizadas para todos, no entanto as crianas acabam por manifestar mais preferncia por algumas reas em detrimento de outras os meninos gostam de brincar mais na garagem e com os dinossauros; j as meninas preferem a casinha das bonecas e ir s compras. Neste exemplo, uma vez mais, se reflectem nos comportamentos das crianas os esteretipos de gnero que estas assimilam junto das respectivas famlias, no seu meio social de pertena, na televiso e em revistas, entre outros.

Igualdade de Gnero no Jardim de Infncia

TEMAS E PROBLEMAS DA ESCOLA ACTUAL

No que diz respeito s tarefas de arrumao da sala de actividades, todos colaboram arrumando os espaos e os materiais com que estiveram a brincar. No entanto, as meninas revelam mais gosto ao arrumarem a casinha das bonecas roupinhas, cobertores, etc. sendo que os meninos, embora tambm arrumem o referido espao, o fazem de uma forma mais desajeitada e despreocupada. Esta caracterstica evidenciada pelas meninas na realizao da referida tarefa reflecte, talvez, o facto de a rapariga ser encorajada a imitar a me nas suas responsabilidades domsticas (Vieira, 2007, p. 33) e de serem sobretudo as raparigas () que costumam ajudar a me, diariamente, nas tarefas em casa, como cozinhar ou tratar da roupa (Vieira, 2007, pp. 85-86). Relativamente ao relacionamento entre pares, a educadora Helena B. refere que as meninas interagem e brincam de uma forma mais tranquila e organizada, enquanto que as brincadeiras dos meninos so feitas mais na base de lutas com os dinossauros, correrias no recreio e corridas com os carrinhos. A propsito deste tipo de diferenas comportamentais Vieira (2007, p. 38) referiu que os grupos de interaco formados pelas raparigas se caracterizam pela existncia de uma intimidade positiva extremamente valorizada, o que no acontece com os grupos de rapazes, j que nestes assinalvel a forte competitividade. Quanto se comparam os desempenhos cognitivos dos meninos e das meninas a educadora Helena B. tem constatado, ao logo dos anos, que eles so muito similares. No existem diferenas entre as capacidades cognitivas das meninas e dos meninos, embora, por vezes, alguns se destaquem no grupo. No entanto, esta ideia expressa por Helena B. contraria As crenas das mes e dos pais sobre os desempenhos cognitivos das filhas e dos filhos () tanto os pais como as mes tendem a criar expectativas, em geral, mais elevadas, a respeito dos filhos do que das filhas (Vieira, 2007, p. 49). Um modo de contrariar, de certa forma, os esteretipos que so revelados na forma como as meninas e os meninos vem vestidos de casa, poderia ser a adopo de uma indumentria (bata ou bibe) igual para todas as crianas, No entanto, segundo a educadora Helena B., esta no uma prtica corrente nos estabelecimentos pblicos do ensino pr-escolar. Outra das questes colocadas educadora Helena B. pretendia averiguar se, em algum momento da sua carreira, tinha tido no seu grupo de crianas alguma que revelasse comportamentos de gnero trocado e tambm qual a forma que adoptou para lidar com essa situao. De facto tive em tempos um rapaz com seis anos que sistematicamente vestia vestidos e andava pela sala com sapatos de salto alto. Embora eu procurasse no dar muita importncia

Igualdade de Gnero no Jardim de Infncia

TEMAS E PROBLEMAS DA ESCOLA ACTUAL

quele comportamento, devo confessar que aquilo me fazia alguma impresso e que tive alguma dificuldade em lidar com a situao. Confrontmos de seguida a educadora Helena B., e no seguimento da resposta anterior, com uma outra questo relacionada com a primeira: E se em vez de ser um menino com comportamentos de mariquinhas fosse uma menina maria-rapaz, como reagiria? A resposta no se fez esperar: Acho que talvez aceitasse e reagisse melhor; talvez fosse mais, digamos, tolerante para com esse comportamento As respostas anteriores revelam, de alguma forma, que talvez os diversos agentes socializadores reajam pior aos comportamentos de gnero trocados nos rapazes do que nas raparigas por associarem tais actos a manifestaes de homossexualidade naqueles (Basow, 1992, citado por Vieira, 2007, p. 27). A educadora Helena B. mencionou, em jeito de concluso, que uma das estratgias que usa para a promoo da igualdade de gnero tem por base a literatura infantil. A partir da leitura de histrias procuro evidenciar os aspectos que julgo pertinentes relativamente igualdade de gnero. Por vezes acontece tambm que uma das crianas leve um livro para eu ler ao grupo e nesse livro esto estampadas desigualdade de gnero, aproveito logo essa situao para ter uma longa conversa com as crianas no sentido de lhes fazer ver o que est e errado e o que e deve ser correcto.

3.3. Modos de actuao que podem ser melhorados A ltima fase da conversa com e educadora Helena B. girou em torno de aspectos e prticas que reconhecidamente podem ser melhoradas na dinmica de funcionamento da sala de actividades com o seu grupo de meninos e meninas, isto no que promoo da igualdade de gnero diz respeito. Como forma de agitamento de conscincia, propusemos-lhe uma breve anlise conjunta da segunda parte do livro Educao Familiar. Estratgias para a Promoo da Igualdade de Gnero, da Doutora Cristina Vieira, no qual se apontam formas de actuao potenciadoras e estimuladoras da igualdade de gnero. A tomada de conscincia dos aspectos que podem ser melhorados acabou por surgir naturalmente. Apresentamos de seguida algumas das frases proferidas pela educadora Helena B. medida que ia folheando o livro e as temticas se iam sucedendo:

Igualdade de Gnero no Jardim de Infncia

10

TEMAS E PROBLEMAS DA ESCOLA ACTUAL

Acho que podemos fazer mais esforo no sentido de envolver mais os pais no acompanhamento dos filhos e das filhas no Jardim de Infncia, pois, se calhar, no estamos a fazer tudo para que eles sintam que o seu papel na educao e acompanhamento dos filhos e das filhas fundamental e at imprescindvel. Embora as crianas brinquem todas em conjunto, provavelmente tenho de realizar mais actividades de cooperao entre pares e grupos formados, simultaneamente, por meninas e meninos. Tambm me parece que tenho de trabalhar um pouco mais os aspectos relacionados com as profisses, pois a ideia de que h profisses s para homens e outras s para mulheres est, de facto, muito enraizada nas crianas. Os elogios capacidade de organizao e arrumao dos espaos da sala de actividades uma coisa que fao com alguma frequncia, mas de facto so as meninas que melhor o fazem Vou ter de reflectir melhor para ver se arranjo uma forma de estimular os meninos para essa performance. De facto as meninas no gostam tanto de actividades fsicas e desportivas como os meninos, mas talvez se lhes proporcionar algumas actividades desportivas diferentes elas se sintam mais motivadas em participar. Dava jeito ter a ajuda de um professor ou de uma professora de Educao Fsica aqui na sala. Quanto educao sexual julgo que fao o essencial mas, se calhar, o papel principal a esse nvel ter de ser feito pelo pai e pela me Aqui no Jardim de Infncia at temos dois meninos de cor, filhos de imigrantes, mas acho que as crianas no esto muito familiarizadas com o convvio com outras crianas de outras raas e culturas. Os livros, o computador ou at talvez algum filme possam ser importantes para lhes proporcionar esse contacto. um aspecto em que podemos tambm melhorar.

Igualdade de Gnero no Jardim de Infncia

11

TEMAS E PROBLEMAS DA ESCOLA ACTUAL

4. Concluso

A realizao do presente trabalho permitiu-nos, em primeiro lugar, uma maior tomada de conscincia para a importncia da temtica da igualdade de gnero, o que motivou em ns a necessidade de alterao da nossa prpria forma de sentir e agir relativamente a este assunto. Em segundo lugar, possibilito-nos o reforar do nosso conhecimento sobre as dinmicas e prticas nesse domnio levadas a cabo no trabalho educativo desenvolvido com crianas que frequentam o Jardim de Infncia. Encaramos a pesquisa que efectumos para a realizao deste trabalho e tambm a sua concretizao como absolutamente enriquecedoras e gratificantes. Talvez porque nos identificamos claramente com os princpios que esto na base da igualdade de gnero a nossa motivao tenha sido elevada e, neste momento, a avaliao que fazemos do trabalho realizado seja francamente positiva. Tambm nos sentimos bastante satisfeitos por, e perdoem-nos alguma imodstia, despertarmos a conscincia de uma colega de profisso, a educadora Helena B., para a temtica que abordmos absolutamente gratificante observar noutra pessoa o mesmo entusiasmo que sentimos. Porque o caminho nunca est terminado, transcrevemos mais uma frase do livro Educao Familiar. Estratgias para a Promoo da Igualdade de Gnero, de Vieira (2007, p. 12), que sintetiza o nosso estado de esprito e a forma de aco que defendemos deve ser mote em todos os estabelecimentos de ensino, junto dos nossas alunos e alunas Ora, sabendo que a educao no discriminatria beneficia tanto os rapazes como as raparigas (ONU, 1995), conduzindo, dessa maneira a relaes mais igualitrias entre sexos, imperioso convidar todos os agentes educativos () a assumir a sua tarefa central na construo de alicerces verdadeiramente robustos, para a edificao de uma sociedade que se deseja mais justa e feliz.

Igualdade de Gnero no Jardim de Infncia

12

TEMAS E PROBLEMAS DA ESCOLA ACTUAL

Referncias bibliogrficas

VIEIRA, Cristina (2007). Educao Familiar. Estratgias para a Promoo da Igualdade de Gnero. Lisboa. Comisso para a Cidadania e Igualdade de Gnero.

Igualdade de Gnero no Jardim de Infncia

13

Anda mungkin juga menyukai