Anda di halaman 1dari 8

45

A MORTE E O CULTO AOS ANCESTRAIS NAS RELIGIES AFRO-BRASILEIRAS DEATH AND ANCESTOR WORSHIP IN AFRICAN-BRAZILIANS RELIGIONS
Lus Cludio Cardoso Bandeira Mestre e doutorando em Histria Social PUC SP lclaudiobandeira@yahoo.com.br Resumo: O presente artigo, dentro da perspectiva dos Estudos Culturais, tem como ponto de partida, investigar, examinar e desenvolver algumas interpretaes sobre a morte e seus mecanismos rituais presentes nas religies afro-brasileiras, particularmente o Candombl nas naes Iorub, Fon e Bantu. Questionamentos acerca da origem ou criao da morte, bem como dos rituais funerrios dedicados aos mortos, denominados de Axex, Sirrum e Mukundu, se fazem presentes, recorrendo-se para isso aos itans; assim como a concepo de mundo, cosmoviso presente nos mesmos e a atualizao destes pelo povo-de-santo que com cantos, danas, comidas e bebidas, celebram um ciclo religioso e vital que inicia-se no Bor, complementa-se com a feitura, tem continuidade com as obrigaes temporais e fechando com o axex o ciclo da vida das pessoas. Palavras-chave: Vida e morte, Candombl, Axex, Ar-orum, Egum. Abstract: This article, from the perspective of Cultural Studies, has as its starting point, investigate, examine and develop some interpretations of death rituals and their mechanisms present in the African-Brazilian religions, particularly the Candombl, in nations Yoruba, Fon and Bantu. Questions about the origin or creation of death as well as funeral rituals dedicated to the dead, called Axex, and Sirrum Mukundu, are present, resorting to this to Itans, as well as the design world, this worldview and the same Update of the people of the saint that with singing, dancing, food and drink, and celebrate a religious cycle vital that starts at Bori, complemented by the making, is continuous with the temporal duties and closing with the Axex cycle of life of people Key-words: Life and Death, Candombl, Axex, Ar-orum, Egum.

ltimo Andar (19), 1-70, 2 Semestre, 2010 ISSN 1980-8305

46 Em nossa sociedade, a morte e o medo da mesma faz parte do cotidiano das pessoas. Elas fazem de tudo para aumentar seus anos de vida, no entanto, nesta mesma sociedade, reina uma cultura de morte: o aumento da indstria blica, o trfico de drogas, a violncia desenfreada e o desrespeito ecolgico. Na presente comunicao, pretende-se examinar e desenvolver algumas interpretaes sobre a concepo de morte e seus mecanismos rituais presentes nas religies afro-brasileiras. Na cultura africana, o morrer com idade avanada e ter um funeral digno, com muita festa, so sinnimos de uma boa morte. Para os povos Iorub, Fon, Bantu, assim como para outras naes africanas, a morte em si no o fim, mas um momento de vivo contentamento, pois o momento de encontro da pessoa com seus ancestrais. Diferentes culturas e sociedades possuem concepes prprias do tempo, dos fatos acontecidos, do transcurso da vida e da morte. As sociedades de cultura mtica tm uma noo de tempo circular, acreditando que a vida uma eterna repetio do que j aconteceu num passado remoto narrado pelo mito1. As religies afro-brasileiras, constitudas a partir de tradies africanas, tem uma noo de tempo ligada noo de vida e morte. Os adeptos das religies afro-brasileiras, o chamado povo-de-santo2, dos mais variados segmentos ou naes: Ketu, Angola, Efon, Ijex, Jeje, Nag-Vodum, Congo, Caboclo, Umbanda, entre outros, partilham de crenas, prticas, rituais e vises de mundo, que incluem concepes de vida e morte. No entanto, quando falamos em morte, um questionamento nos vem: a morte sempre existiu ou foi criada? Qual a origem da morte nas religies afro-brasileiras? Para responder a estes questionamentos recorreremos aos itans. Itan o termo yorub para o conjunto de todos os mitos, canes, histrias e outros componentes culturais dos yorubs, esses so passados oralmente de gerao em gerao. Conforme nos conta Prandi (2001), ouamos com ateno:
1

Segundo Marilena Chau, mito deve ser compreendido no seu aspecto etimolgico da palavra grega Mythos, isto , uma narrao pblica de efeitos lendrios, mas tambm no sentido antropolgico, no qual essa narrativa a soluo imaginria para tenses, conflitos e contradies que no encontram caminhos para serem resolvidos no nvel da realidade (2004, p. 09) 2 A expresso Povo-de-Santo tem sentido scio-antropolgico, relacionando-se ao debate sobre a identidade. A expresso aparece como reafirmao identitria, seja em termos de auto-declarao de adeptos das religies denominadas afrodescendentes, seja em termos de exprimir representaes sociais construdas sobre esses segmentos presentes no imaginrio. Significa uma rede humana, que funciona em forma de famlia, com o objetivo de afirmar um espao de referencia espiritual e social para os mais variados segmentos populacionais adeptos das religies afro-brasileiras.

ltimo Andar (19), 1-70, 2 Semestre, 2010 ISSN 1980-8305

47 Obatal cria Iku, a Morte

Quando o mundo foi criado, coube a Obatal a criao do homem. O homem foi criado e povoou a Terra. Cada natureza da Terra, cada mistrio e segredo, foi tudo governado pelos orixs. Com ateno e oferenda aos orixs, tudo o homem conquistava. Mas os seres humanos comearam a se imaginar com os poderes que eram prprios dos orixs. Os homens deixaram de alimentar as divindades. Os homens, imortais que eram, pensavam em si mesmos como deuses. No precisavam de outros deuses. Cansado dos desmandos dos humanos, a quem criara na origem do mundo, Obatal decidiu viver com os orixs no espao sagrado que fica entre o Ai, a Terra, e o Orum, o Cu. E Obatal decidiu que os homens deveriam morrer; Cada um num certo tempo, numa certa hora. Ento Obatal criou Iku, a Morte. E a encarregou de fazer morrer todos os humanos. Obatal imps, contudo, morte Iku uma condio: s Olodumare podia decidir a hora de morrer de cada homem. A Morte leva, mas a Morte no decide a hora de morrer. O mistrio maior pertence exclusivamente a Olorum.

Como podemos ver, Ik uma entidade dotada de significado prprio e especfico, tem seu hwas, isto , existncia e natureza prprias. um ebra pertencente ao grupo de guerreiros do orum, considerado um irunmol-filho. Divindade masculina, no fica num lugar fixo, mas roda em torno do mundo para realizar o seu trabalho, ajudando a manter o equilbrio da natureza. Nos itans, Ik filho de Odudua com Obatal, tendo existncia e ax independentes. considerada uma divindade dbia, estando ligada ao fim da existncia e tambm criao, pois forneceu a Obatal a lama que usou para a confeco de novos moradores do Aiy. a nica divindade que um dia tomar posse da cabea de todos os seres humanos, carregando na mo direita o kumn, um poderoso e perigoso cetro, fabricada em metal, ferramenta indispensvel e auxiliar no cumprimento de suas funes. (KILEUY e OXAGUI, 2009). ltimo Andar (19), 1-70, 2 Semestre, 2010 ISSN 1980-8305

48 Ik: palavra da lngua yorub que significa morte, identificado no jogo do merindilogum3 pelo Odu Owarin; foi permitido e abenoado por Olodumar a conduzir o ciclo da criao. Designada a vir todos os dias ao Aiy escolher os homens e mulheres a ser conduzidos ao Orun, retirando o Emi (sopro da vida), condio imposta para a renovao da existncia. Sua celebrao ritual no axex comemora a volta do homem ao todo primordial, reafirmando o grande mistrio e possibilitando outras vidas. Outro questionamento surge aps ouvirmos acerca da criao da morte. O que Axex? Qual a origem dos rituais funerrios dedicados aos mortos e qual a concepo de mundo, cosmoviso presente nos mesmos? Como o povo-de-santo compreende a morte e celebram o axex atualmente? Conforme nos conta Prandi (2001), ouamos com ateno:

Oi inventa o rito funerrio do Axex

Vivia em terras de Queto um caador chamado Odulec. Era o lder de todos os caadores. Ele tomou por sua filha uma menina nascida em Ir, que por seus modos espertos e ligeiros era conhecida por Oi. Oi tornou-se logo a predileta do velho caador, conquistando um lugar de destaque naquele povo. Mas um dia a morte levou Odulec, deixando Oi muito triste. A jovem pensou numa forma de homenagear o seu pai adotivo. Reuniu todos os instrumentos de caa de Odulec e enrolou-os num pano. Tambm preparou todas as iguarias que ele tanto gostava de saborear. Danou e cantou por sete dias, espalhando por toda parte, com seu vento, o seu canto, fazendo com que se reunissem no local todos os caadores da terra. Na stima noite, acompanhada dos caadores, Oi embrenhou-se mata adentro e depositou ao p de uma rvore sagrada os pertences de Odulec. Olorum, que tudo via, emocionou-se com o gesto de Oi e deu-lhe o poder de ser a guia dos mortos no caminho do Orum. Transformou Odulec em Orix e Oi na me dos espaos dos espritos. Desde ento todo mundo que morre tem seu esprito levado ao Orum por Oi.
3

Merindilogum, tambm chamado dilogum, significa 16, um mtodo divinatrio utilizado por babalwo, babalorixs e yalorixs que conta com 16 bzios. Este diferente do jogo de bzios.

ltimo Andar (19), 1-70, 2 Semestre, 2010 ISSN 1980-8305

49 Antes, porm, deve ser homenageado por seus entes queridos, Numa festa com comidas, cantos e danas. Nasceu assim o funerrio ritual do axex.

Como podemos observar, o ritual do axex teve incio com Oi e tem continuidade at os dias atuais nas comunidades-de-santo afro-brasileiras,

especialmente no Candombl, com caractersticas especficas. Esse ritual denominado de axex na nao Iorub, de Sirum pelo povo Fon e de Mukundu ou Ntambi pela nao bantu. No momento da morte, o iniciado, agora denominado ar-orum4, mesmo comandado por Ik, por um curto perodo de tempo, contar com a ajuda de alguns orixs e voduns que se mesclam com a morte e com a terra, como Oi, Nan, Euw, Obaluai, Exu Burucu, Orixal, a fim de que possa melhor compreender sua nova existncia. Cabendo a Euw, que com seu saber e conhecimento de frmulas especiais, ajudar o Egum a fazer sua transposio do Aiy para o Orum com tranquilidade. Segundo Santos (1984), existem representaes, mecanismos e rituais, que esto relacionados como nascimento e a individuao dos elementos que asseguram a realizao pessoal. Neste momento analisamos a passagem dos seres humanos do aiy para o orum, passagem essa que significa uma nova transformao dos elementos relacionados com a diferenciao da matria. Esta passagem marcada por ritos complexos: aqueles que correspondentes aos funerais propriamente ditos, isto , os concernentes manipulao dos elementos-smbolos ou espirituais.

O Ritual do Axex no Candombl

Os atos sagrados so realizados logo aps a morte do iniciado, podendo ser descritos em trs momentos distintos: Num primeiro momento, o ritual possibilita desfazer o que tinha sido realizado na feitura de santo, cortando os elos religiosos, para libert-los das suas ligaes com a aiy. A yalorix ou babalorix, com uma navalha, raspa o topo do crnio do falecido retirando o Oxu, assim como todos os ps utilizados na sua iniciao, em seguida quebrado um ovo e oferecido um Obi, que pintado com efun,
4

O recm-falecido e denominado de ar-orum, traduzido como habitante do orum, do alm na nao Iorub, e na nao Bantu de vmbi ou vumbe.

ltimo Andar (19), 1-70, 2 Semestre, 2010 ISSN 1980-8305

50 wji e ossun, colocando-se um novo oxu. Um pombo sacrificado e seu sangue recolhido, sendo parte do mesmo e dos objetos utilizados enrolados em um pano branco e colocado na sepultura do ar-orum, outra parte recolhida e levada para o terreiro, para outros ritos litrgicos consecutivos. Como foi possvel perceber, neste primeiro momento, temos ritos de dessacralizao, no sentido de liberao do Orix protetor do corpo da pessoa. importante lembrar que o or o primeiro a chegar ao aiy na hora do nascimento, e tambm o primeiro a ser tratado para voltar ao orum. Num segundo momento, temos o axex propriamente dito, um momento de individualizao, dando continuidade ao rompimento de vnculos sagrados, com os integrantes da casa de Candombl, sejam estes humanos ou divinos. Todos os

pertences pessoais do morto, utilizados em obrigaes e sacrifcios, so reunidos, e aps consulta oracular se saber o destino a ser dado a estes. Os objetos determinados pelo jogo de bzios ou dilogum a ser entregues aos herdeiros revelados so lavados em gua sagrada so entregues aos mesmos. Os objetos a serem despachados so separados, as roupas rasgadas, os colares rompidos (dentre eles o kel), os assentamentos quebrados e colocados em uma trouxa e entregues em um local, tambm determinado pelo orculo. Essa trouxa, muitas das vezes acompanhada de um animal sacrificado chamada de Carrego de Egum. Segundo Crossar (2008), o processo de preparao e entrega ou o despacho do Carrego de Egum, pode sofrer variaes conforme a nao em que o ar-orum fora iniciado, mas tambm conforme o grau inicitico ao qual pertencia o morto. Sendo importante lembrar, ou destacar, que est a cerimnia fnebre mnima que se dedica a qualquer iniciado no Candombl quando morre. Num terceiro momento, depois do carrego despachado, antes do pr-do-sol, realizado o ritual do arremate. Neste ltimo dia, canta-se louvando os orixs, em seguida, costuma-se realizar ebs nos participantes e, posteriormente, empreende-se a limpeza ritual dos assentamentos das divindades e do terreiro como um todo, com a eventual participao dos orixs que por acaso tenham se manifestado em seus elegun; abrindo novamente a casa, chamando novamente todas as divindades e a vida para o Terreiro. , portanto, a vida que volta em todo o seu esplendor aps a morte que se retira.

ltimo Andar (19), 1-70, 2 Semestre, 2010 ISSN 1980-8305

51 Durante toda a liturgia, uma srie de preceitos rgidos de comportamento dentro do terreiro deve ser obedecida, pois o morto est presente participando livremente, danando, vigiando. Todos os participantes vestem brancos, pois as vestes brancas neste ritual simbolizam a verdade absoluta, morte e vida. No incio do ritual, para uma maior proteo e sinalizar ao Egum que os presentes so filhos do terreiro, colocada, no brao esquerdo dos participantes, uma tira de mari. Estas tiras, ao final de cada dia de ritual, so retiradas e agrupadas, para serem colocadas junto ao carrego de Egum. Os homens devem estar com os pulsos envoltos em palha da costa e as mulheres com a cabea e o pescoo cobertos. Os inmeros preceitos observados durante todo o processo litrgico visam, entre outras coisas, evitar melindrar o esprito que respeitosamente est sendo despedido. No Candombl, a morte no significa a extino total, ou aniquilamento. Morrer uma mudana de estado, de plano de existncia; fazendo parte do ciclo, ao mesmo tempo religioso e vital, que possui incio, meio e fim. Sabendo-se que quando ocorre a perda do em, os orixs se retiram e Ik dever devolver a y-nl, a terra, a poro smbolo da matria na qual cada indivduo fora encarnado, em seu local de origem. Sendo que cada pessoa humana traz consigo seu or, seu destino; necessrio assegurar que o eterno renascimento de um plano da existncia ao outro, a imortalidade, se cumpra. Sem o ritual do axex, isto ocorrer, porm com maior lentido e dificuldades para o Egum. O iniciado, babalorix ou yalorix, que com sucesso completou a totalidade de seu destino, teve os rituais celebrados conforme os preceitos, transforma-se em ancestre, podendo inclusive ser invocado como gn, no desaparecendo seu ax, ao contrrio, passando a integrar o poderoso ax dos ancestrais do terreiro. Alm dos descendentes gerados durante sua vida no aiy, poder tambm participar da formao de novos seres, nos quais se encarnar como elemento coletivo. A vida para ser festejada, a morte tambm. O morto ao ser homenageado com comidas, bebidas, cantos e danas nos rituais do Sirrum, Axex e Mukundu ou Ntambi, por seus amigos, parentes e povo-de-santo em geral, no ficar sozinho, encontrar as divindades que o recebero e confortaro, pois a morte no o fim, mas representa um recomeo e uma reintegrao.

ltimo Andar (19), 1-70, 2 Semestre, 2010 ISSN 1980-8305

52 Bibliografia Consultada BANDEIRA, L. C. C. Entidades africanas em troca de guas: disporas religiosas desde o Cear. Dissertao (Mestrado em Histria Social). Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo: So Paulo, 2009. CHAU, Marilena. Brasil: mito fundador e sociedade autoritria. So Paulo: Editora Perseu Abramo, vol.1. 5 ed., 2004. CROSSAR, Giselle Omindarew. Aw, O mistrio dos Orixs. Rio de Janeiro: Editora Pallas, 2008. KILEU, Ode; OAGUI, Vera de. O Candombl bem explicado: Naes Bantu, Ioruba e Fon. Rio de Janeiro: Pallas, 2009. MOURA, Carlos Eugnio Marcondes (org.). As Senhoras do Pssaro da noite: Escritos sobre a Religio dos Orixs V. So Paulo: EDUSP, Axis Mundi, 1994. PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos Orixs. So Paulo: Companhia das Letras, 2001. REIS, Joo Jos. A morte uma festa: ritos fnebres e revolta popular no Brasil do sculo XIX. So Paulo: Companhia das Letras, 1991. SANTOS, Juana Elbein dos. Os Nag e a morte: Pd, ss e o culto gun na Bahia. Petrpolis: Vozes, 1984.

ltimo Andar (19), 1-70, 2 Semestre, 2010 ISSN 1980-8305

Anda mungkin juga menyukai