Anda di halaman 1dari 4

PROJETO DE LEI N

(Do Sr. Mandetta)

, DE 2011

Acrescenta dispositivo Lei n 11.959, de 29 de junho de 2009, para controlar a pesca, no ambiente natural, de espcies ameaadas de extino, sobreexplotadas ou ameaadas de sobreexplotao.

O Congresso Nacional decreta:

Art. 1 A Lei n 11.959, de 29 de junho de 2009, passa a vigorar acrescida do seguinte artigo: Art. 36-A. Das espcies de peixes e invertebrados aquticos da fauna nativa ameaadas de extino, sobreexplotadas ou ameaadas de sobre-explotao: I so proibidas: a) a pesca comercial por captura, no ambiente natural; b) o transporte, a comercializao e a industrializao, exceto quando se tratar de espcimes comprovadamente provenientes de empreendimento aqucola ou de importao; II so permitidas: a) a pesca amadora, exclusivamente na modalidade pesque e solte; b) a pesca cientfica, mediante autorizao especfica da autoridade competente;

c) a captura de nmero limitado de espcimes no ambiente natural, mediante autorizao especfica da autoridade competente, para servirem como reprodutores ou matrizes; d) a criao em empreendimentos aqucolas devidamente licenciados e os consequentes manejo, despesca, beneficiamento, transporte, comercializao, industrializao e outras atividades. 1 Para efeito do disposto no caput, consideram-se sobre-explotadas as espcies, submetidas pesca extrativa, em cuja populao se observe reduo de biomassa ou do potencial de desova, abaixo do nvel de segurana. 2 A autoridade competente publicar, periodicamente, lista de espcies de peixes e invertebrados aquticos da fauna nativa ameaadas de extino, sobre-explotadas ou ameaadas de sobre-explotao. 3 Enquanto no for excluda dessa condio, em lista publicada em data posterior a 31 de dezembro de 2014, a espcie Salminus maxillosus (dourado) ser considerada sobre-explotada ou ameaada de sobre-explotao para os efeitos desta Lei. (NR) Art. 2 Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao.

JUSTIFICAO

A pesca uma das atividades mais antigas da humanidade. Pesquisas arqueolgicas revelam artefatos utilizados pelo homem primitivo para a captura de peixes e outros seres aquticos. No Brasil, muito antes da chegada do colonizador europeu, as populaes indgenas que aqui habitavam praticavam a pesca. Dado o seu conhecimento de nossos rios e mares, foram os indgenas que forneceram a maior parte das tcnicas de pesca utilizada durante o perodo colonial. Atualmente, praticam-se vrias modalidades de pesca: a comercial, que abrange as categorias artesanal e industrial, nos termos da Lei n 11.959, de 2009; e a no-comercial, compreendendo a pesca amadora, a cientfica e a de subsistncia (art. 8 da referida Lei).

A pesca por captura assim compreendida a extrao de recursos pesqueiros do ambiente natural precisa ser realizada de forma sustentvel; do contrrio, as populaes das espcies tendem a reduzir-se, bem assim o tamanho dos indivduos; prejudica-se o processo reprodutivo, podendo, em situaes extremas, ocorrer a sua extino. Nos ltimos anos, a produo pesqueira nacional vem crescendo de forma gradativa. Embora a pesca extrativa ainda fornea cerca de dois teros da produo total que foi da ordem de um milho e duzentas e quarenta mil toneladas, em 2009 na aquicultura onde se verifica o maior crescimento, sendo imenso o potencial existente em nosso Pas para o desenvolvimento desse setor. No setor extrativo, pelo contrrio: muitas espcies encontram-se sobre-explotadas, algumas at ameaadas de extino, em que pesem as medidas de ordenamento pesqueiro adotadas pelas autoridades. Um exemplo tpico dessa situao concerne espcie Salminus maxillosus o famoso dourado, considerado o rei dos peixes dos rios das bacias do Prata e do So Francisco. Dado o excelente sabor de sua carne, muito valorizada pela pesca comercial, alcanando elevado valor no mercado. tambm uma das espcies mais valorizadas na pesca esportiva, por tratar-se de um peixe brigador, difcil de ser pego. Um exemplar de bom tamanho, quando capturado, tratado como trofu pelos aficionados da pesca desportiva. Alm de sofrer implacvel perseguio, por pescadores profissionais e amadores, o dourado ainda sofre com o represamento de rios, posto ser peixe que habita guas correntes. Por todos esses motivos, os estoques dessa espcie tm-se reduzido de forma drstica nos rios pantaneiros, nos rios Paraguai, Paran, So Francisco e afluentes. Entendemos ser necessrio acrescentar-se Lei n 11.959, de 2009, dispositivo com a finalidade de controlar a pesca, no ambiente natural, de espcies ameaadas de extino, sobre-explotadas ou ameaadas de sobre-explotao. Nos termos do presente projeto de lei, probe-se a pesca comercial por captura, no ambiente natural, dessas espcies, bem assim o seu transporte, comercializao e industrializao, exceto quando se tratar de espcimes comprovadamente provenientes de empreendimento aqucola ou de importao. Ao mesmo tempo, sero permitidas:

a pesca amadora, exclusivamente na modalidade pesque e solte, posto tratar-se de atividade de grande importncia econmica, turstica e desportiva, com desprezvel impacto ambiental; a pesca cientfica, mediante autorizao especfica da autoridade competente, o que poder contribuir para a proteo das espcies ameaadas; a captura de nmero limitado de espcimes no ambiente natural, mediante autorizao especfica da autoridade competente, para servirem como reprodutores ou matrizes, necessrios criao, em empreendimentos aqucolas, das referidas espcies; e a criao em empreendimentos aqucolas devidamente licenciados e os consequentes manejo, despesca, beneficiamento, transporte, comercializao, industrializao e outras atividades. Complementando a norma proposta, caber autoridade competente publicar, periodicamente, lista de espcies de peixes e invertebrados aquticos da fauna nativa ameaadas de extino, sobreexplotadas ou ameaadas de sobre-explotao. A espcie Salminus maxillosus (dourado) ser considerada sobre-explotada ou ameaada de sobre-explotao enquanto no for excluda dessa condio, em lista publicada em data posterior a 31 de dezembro de 2014. Pelo exposto, esperamos contar com o apoio de nossos ilustre Pares para a aprovao deste projeto de lei.

Sala das Sesses, em 08 de junho de 2011.

Deputado Mandetta

2011_6421.doc

Anda mungkin juga menyukai