Anda di halaman 1dari 18

1.

INTRODUO Com a grande evoluo tecnolgica e o crescimento da populao ocorre uma grande procura por servios de atendimento emergencial do SAMU, e tendo em vista o melhoramento de seus servios e com isso uma possvel agilidade e controle de atendimento. Um software de fundamental importncia para controlar e guardar em seu sistema, dados essenciais que agilizariam o servio de atendimento. de fundamental importncia e atende a diversos usurios que utilizam diariamente esse tipo de servio. Visando essa agilidade o sistema controlar diversas atividades, pois esse controle e precrio e tem varias falhas e assim prejudicando o atendimento emergencial, ter informaes de seus funcionrios, equipes, ambulncias, material utilizado nos atendimentos e outros, por exemplo, relatrios que possam de certa forma ajudar a obter maiores resultados positivos engrandecer e evoluir cada vez mais esse servio to importante para a sociedade como um todo.

2. JUSTIFICATIVA A cidade de Manaus tem crescido muito nos ltimos anos e em alguns anos recebera uma grande quantidade de pessoas para visitar a cidade, pois preciso de uma organizao por meio dos centros mdicos para prestar um atendimento mdico de urgncia com qualidade e eficincia. No entanto tanto se fala mais nada se faz e hoje temos um servio de atendimento mdico que leva mais de 45 minutos para chegar ao local da ocorrncia. E devido falta de aplicativos informatizados e de maior controle sobre as atividades desenvolvidas, fica cada dia mais difcil desenvolver um trabalho emergencial na cidade de Manaus, isso por que, ainda hoje so usados controles manuais nas unidades de atendimento mvel de Urgncia pois a central de atendimento mvel usam formulrios manuais para abertura de chamados depois so lanados em uma planilha do Excel. Hoje as solicitaes so feitas por telefone atravs de uma central de atendimento, sendo anotado em formulrio de papeis que so repassados para a equipe que estiver disponvel para prestar o atendimento. Pois isso dificulta o trabalho dos responsveis, pois eles no possuem um sistema informatizado eficaz que lhe der relatrio preciso de atendimentos. H tambm o tempo que leva para ser realizado o servio de atendimento mvel. Foi pensando em organizar e controlar os servios de atendimento mvel de Urgncia na cidade de Manaus, e tendo como intuito principal melhorar os servios de atendimento mvel de urgncia, ser desenvolvido o SISAM.

3. MOTIVAO O sistema de atendimento mdico de urgncia vai suprir necessidades em que so mais evidentes e que precisam ser melhoradas e com isso sempre visando prestar um servio de atendimento emergencial digno a populao. O software desenvolvera funes que lhe permite controlar, por exemplo, mdicos com seus dados e assim permitir maior controle de seus respectivos funcionrios de atendimento emergencial. O software desenvolvido tambm ser responsvel de controlar os chamados, que ter sua parte de contribuio para um melhor atendimento. Tambm contara com relatrios que fornecer informaes essenciais para o crescimento e evoluo do sistema emergencial.

4. OBJETIVOS 5.1 GERAL Desenvolver um sistema para gerenciar o controle de servios de atendimento mdico de Urgncia e com isso ter melhor controle da equipe de atendimento mvel emergencial na cidade de Manaus. Desta forma ser possvel os responsveis obterem informaes que poderiam melhorar e torna mais eficaz as tomadas de decises. Tambm ser possvel controlar os tipos de ocorrncia mais comuns na cidade.

5.2 ESPECIFICOS

a) Manter Mdicos. b) Manter Enfermeiro c) Manter Motorista. d) Manter Telefonista. e) Manter Tcnico em Enfermagem.

f) Manter Ambulncia g) Registrar Ocorrncia. h) Visualizar grfico de atendimentos por Equipe. i) Visualizar grfico de tipos de atendimento. j) Visualizar grfico de atendimentos ms. k) Emitir relatrio de tipos de atendimento.

7.2 Lista de Funes


Nmero de ordem

Caso de uso Manter mdico Manter ambulncia Manter enfermeiro Manter tec. em enfermagem Manter Motorista Manter telefonista Manter Equipe Ocorrncia Registrar Ocorrncia Consultar Ocorrncia Finalizar Ocorrncia Calcular tempo de atendimento Gerar Grfico

Descrio Controle de mdicos disponvel para atendimento Controle de ambulncia em funcionalidade Controle de enfermeiro disponvel para atendimento. Controle de tcnico em enfermagem disponvel para atendimento Controle de Motorista disponvel Controle de telefonista que atendem na unidade. Controle de Equipes de atendimento mvel
Controle de Ocorrncia Receber ocorrncia em aberto para direcion-la ao estado de atendimento. Controle Status de ocorrncia abertas ou finalizadas. Finalizar a ocorrncia e disponibiliza a equipe para estado de disponvel.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 13 14 15 16 17 18

Controla o Tempo gasto no atendimento. Exibi 3(trs) opes de grficos. Que somente pode ser

acessado pelo diretor. Exibir grfico de porcentagem Exibi um grfico em formato de Pizza com a de atendimento por ms porcentagem de atendimentos ms. Exibir grfico de porcentagem Exibe um grfico em formato de Pizza com a de tipos de atendimentos porcentagem de tipos de atendimentos Exibir grfico de porcentagem Exibe um grfico em formato de Pizza com a de atendimento por equipe. porcentagem de atendimentos por equipe Emitir Relatrio de atendimento Exibi um relatrio com atendimentos realizados ms.

Ms

7.3. DIAGRAMA DE CASO DE USO. O diagrama de caso de uso o diagrama mais geral e informal da UML, utilizado normalmente nas fases de levantamento e anlise de requisitos do sistema, embora venha a ser consultado durante todo o processo de modelagem e possa servir de base para outros diagramas. No caso do Sisam podemos visualizar bem a forma de funcionamento do Sisam onde a telefonista responsvel por Manter medico, manter tcnico em enfermagem, manter ambulncia, manter enfermeiro, manter motorista e registro das ocorrncias. J o Diretor tem acesso livre no Sisam e ainda somente o diretor possui o recurso relatrio onde ele vai poder visualizar grficos que mostram atravs de porcentagem o numero de atendimento por equipe, tipos de atendimentos realizados, atendimentos por ms e ainda poder imprimir um relatrio de atendimento ms desta forma poder fazer analise da equipe e tipos de atendimentos mais comuns.

7.4 DESCRIO DE CASO DE USO 7.4.1 MANTER MDICO

Caso de Uso: Manter Mdico (UC01) Objetivo: Incluir, Alterar, Pesquisar e Excluir informaes sobre os Mdicos Atores: Diretor, Administrador Prioridade: Desejvel Pr-condies: Ps-condies: Mdico cadastrado, pesquisado, alterado ou excludo do sistema. Fluxo Principal 1. Este caso de uso inicia quando o ator seleciona a opo cadastrar mdico. 2. O Sistema exibe uma a tela de Cadastro de Mdico. 3. O ator preenche os dados do Mdico. 4. O ator aciona o comando salvar. 5. O Sistema valida os campos obrigatrios. 6. O Sistema armazena os dados no banco de dados. 7. O Sistema exibe a mensagem de cliente cadastrado com sucesso 8. Este caso de uso se encerra. Fluxo alternativo PESQUISAR (FA01) ref.UC01(2) 1. O ator informa o nome ou matricula do Mdico 2. O ator aciona o comando pesquisar. 3. O Sistema exibe a lista de pesquisa na tela Cadastrar Mdico que satisfaz o critrio da busca. 4. O Sistema retorna ao Fluxo Principal passo 2. 5. Este fluxo se encerra Fluxo alternativo ALTERAR (FA02)ref.UC01(2) 1. O ator informa o nome ou matricula do Mdico 2. O ator aciona o comando pesquisar. 3. O Sistema exibe na tela Cadastro Mdico, resultado dos dados do Mdico da pesquisa. 4. O ator seleciona o medico. 5. O ator aciona o comando alterar. 6. O ator altera os dados do mdico. 7. O ator aciona o comando salvar. 8. O Sistema valida os campos obrigatrios. 9. O Sistema salva a alterao no banco de dados. 10. O Sistema exibe uma mensagem de cliente alterado com sucesso. 11. O Sistema retorna para o fluxo Principal no passo 2(dois). 12. Este fluxo se encerra. Fluxo alternativo EXCLUIR (FA03) ref. UC01(2) 1. O ator informa o nome ou matricula do Mdico 2. O ator aciona o comando pesquisar. 3. O Sistema exibe na tela Cadastro Mdico, resultado dos dados do Mdico da pesquisa. 4. O ator aciona o comando Excluir

7.4.2 MANTER ENFERMEIRO

Caso de Uso: Manter Enfermeiro (UC02) Objetivo: Incluir, Alterar, Pesquisar e Excluir informaes sobre os Enfermeiros Atores: Diretor, Administrador Prioridade: Desejvel Pr-condies: Ps-condies: Enfermeiro cadastrado, pesquisado, alterado ou excludo do sistema. Fluxo Principal 1. Este caso de uso inicia quando o ator seleciona a opo cadastrar mdico. 2. O Sistema exibe uma a tela de Cadastro de Enfermeiro. 3. O ator preenche os dados do Enfermeiro. 4. O ator aciona o comando salvar. 5. O Sistema armazena os dados no banco de dados. 6. O Sistema exibe a mensagem de cliente cadastrado com sucesso 7. Este caso de uso se encerra. Fluxo alternativo PESQUISAR (FA01) ref.UC02(2) 1. O ator informa o nome ou matricula do Enfermeiro 2. O ator aciona o comando pesquisar. 3. O Sistema exibe a lista de pesquisa na tela Cadastrar Enfermeiro que satisfaz o critrio da busca. 4. O Sistema retorna ao Fluxo Principal passo 2. 5. Este fluxo se encerra Fluxo alternativo ALTERAR (FA02)ref.UC02(2) 1. O ator informa o nome ou matricula do Enfermeiro 2. O ator aciona o comando pesquisar. 3. O Sistema exibe na tela Cadastro Enfermeiro, resultado dos dados do Enfermeiro da pesquisa. 4. O ator aciona o comando alterar. 5. O ator altera os dados do Enfermeiro. 6. O ator aciona o comando salvar. 7. O Sistema valida os campos obrigatrios. 8. O Sistema salva a alterao no banco de dados. 9. O Sistema exibe uma mensagem de cliente alterado com sucesso. 10. O Sistema retorna para o fluxo Principal no passo 2(dois). 11. Este fluxo se encerra. Fluxo alternativo EXCLUIR (FA03) ref. UC02(2) 1. O ator informa o nome ou matricula do Enfermeiro. 2. O ator aciona o comando pesquisar. 3. O Sistema exibe na tela Cadastro Enfermeiro, resultado dos dados do Enfermeiro da pesquisa. 4. O ator aciona o comando Excluir 5. O ator aciona o comando confirma ou cancelar. 6. O Sistema remove os dados do mdico do banco de dados.

7.5.5 DIAGRAMA DE CLASSE

7.5.6 DIAGRAMA DE SEQUENCIA

7.5.6.1 DIAGRAMA DE SEQUENCIA MANTER MDICO

FIGURA 24 DIAGRAMA DE SEQUENCIA ATENDIEMNTO MS

Esse diagrama possui uma particularidade neste diagrama encontramos no s processo quanto a impresso de um relatrio de atendimentos.

7.5.7 DIAGRAMA DE ENTIDADE E RELACIONAMENTO MODELO CONCEITUAL

8. PROJETO DE BANCO DE DADOS 8.1 MAPEAMENTO DO BANCO DE DADOS

Anda mungkin juga menyukai